segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dedé acerta com o Cruzeiro e não deve mais atuar pelo Vasco

Clubes ainda não oficializam acordo, mas tendência é que zagueiro seja apresentado após amistoso da seleção brasileira

Por Gustavo Rotstein e Raphael ZarkoRio de Janeiro
4999 comentários
Dedé comemora, Vasco x Quissamã (Foto: Guilherme Pinto/Agência O Globo)Dedé em possível último jogo pelo Vasco
(Foto: Guilherme Pinto/Agência O Globo)
O anúncio oficial ainda não foi feito por nenhuma das partes. Mas Dedé já disse sim à proposta do Cruzeiro. Nesta segunda-feira, o zagueiro de 24 anos deve formalizar seu novo contrato - válido por três ou quatro temporadas - com o clube mineiro. Pela negociação o Vasco vai receber 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 14 milhões), referentes aos 45% dos direitos econômicos a que tem direito.
Em São Januário, comenta-se que Dedé não vai enfrentar o Madureira, no próximo sábado, mas só vai se apresentar ao Cruzeiro depois do amistoso da seleção brasileira contra o Chile, dia 24 de abril, que, por coincidência, será no Mineirão. Em seu novo clube, o zagueiro vai receber quase R$ 100 mil a mais de salário do que ganha atualmente no Vasco.
As partes teriam chegado a um acordo no último sábado. Naquele dia, o diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, esteve no hotel onde o Vasco se concentrou para o jogo contra o Quissamã e conversou com Dedé, seus empresários e dirigentes cruz-maltinos. Na ocasião, o zagueiro avisou que daria uma resposta nesta segunda-feira.
Os clubes, entretanto, preferem ainda não anunciar o acordo, já que restam alguns acertos a serem definidos, como os exames médicos e a forma de pagamento. Além disso, o Vasco pretende contar com jogadores do Cruzeiro, que chegariam por empréstimo.
Um dos atletas que devem entrar na negociação é o meia Alisson, de 19 anos. Ele já foi liberado pela diretoria do Cruzeiro para conversar com o Vasco. Promovido das categorias de base do clube mineiro em 2012, depois de fazer parte do grupo que conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-20, o jogador chegou a atuar em algumas partidas do Brasileirão do ano passado, sob o comando do técnico Celso Roth.
O diretor geral do Vasco, Cristiano Koehler garante que ainda não há um acordo para a venda de Dedé, embora admita a existência das conversas com o Cruzeiro.
- Há negociação, mas não está concluída. Pode ser que até o fim da semana isso seja resolvido, mas (a venda para o Cruzeiro) também pode não acontecer - afirmou o dirigente.
Dedé se reapresentou para os treinos do Vasco na tarde desta segunda-feira, em São Januário, e fez um trabalho regenerativo ao lado dos outros titulares na vitória por 3 a 1 sobre o Quissamã. O zagueiro marcou o gol que abriu o placar da partida do último sábado.