sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ronda Rousey é confirmada como atleta convidada do UFC em Brasília

Campeã dos pesos-galos estará na cidade dando autógrafos e tirando fotos com os fãs, além de responder perguntas da torcida antes da pesagem

Por Brasília
Ads by s(?)Hide ads
encarada UFC Ronda Rousey (Foto: Evelyn Rodrigues)Ronda Rousey estará em Brasília como convidada do
"UFC: Pezão x Arlovski" (Foto: Evelyn Rodrigues)
A primeira edição do UFC em Brasília ganhou nesta sexta-feira uma atração especial. Ronda Rousey, campeã dos pesos-galos da organização, foi anunciada como atleta convidada do evento, que acontece dia 13 de setembro. A lutadora dará autógrafos e tirará fotos com os fãs, além de participar do tradicional bate-papo com a torcida antes da pesagem, que acontece na véspera do torneio. No dia do evento, ela acompanhará todas as lutas na primeira fileira.
Esta será a primeira vez que Ronda Rousey virá ao Brasil para acompanhar uma edição do UFC. Quando lutava judô, a loura esteve no país algumas vezes, sendo a mais famosa no Rio de Janeiro, quando conquistou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos, derrotando a brasileira Mayra Aguiar na final.

UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro de 2014, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Gleison Tibau x Piotr Hallmann
Peso-leve: Léo Santos x Efrain Escudero
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Wendell Negão
Peso-galo: Iuri Marajó x Russell Doane
Peso-galo: Jessica Andrade x Larissa Pacheco
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Godofredo Pepey x Dashon Johnson
Peso-meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Leandro Buscapé
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Sean Spencer
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford

Adversária de Bethe Correia provoca: "Serei a lição mais dura de sua vida"

Mas Shayna Baszler diz que brasileira foi brilhante ao desafiar quarteto de Ronda: "Ela é jovem o suficiente em sua carreira para não sentir medo"

Por Direto de Sacramento, EUA
Considerada uma das precursoras do MMA feminino, a americana Shayna Baszler finalmente vai realizar o sonho de lutar no Ultimate. No próximo sábado, ela enfrenta a brasileira Bethe Correia no card principal do UFC 177, que acontece em Sacramento, nos EUA. O confronto será quatro meses depois que a atleta da Pitbull Brothers derrotou Jessamyn Duke, companheira de treinos de Shayna. As duas são integrantes do time "Four Horsewomen" ("As Quatro Amazonas", na tradução para o português), liderado pela americana Ronda Rousey, atual campeã peso-galo feminino do UFC. E Baszler promete evitar a todo custo que Bethe consiga mais uma baixa em seu quarteto:
- Um dos maiores perigos da Bethe é que ela é jovem o suficiente em sua carreira para não ter medo. Muitas garotas que prestaram atenção na história do MMA feminino teriam medo de enfrentar a Julie Kedzie em sua estreia no UFC. A Julie é uma excelente lutadora e é uma veterana do esporte, mas a Bethe não se intimidou com ela e isso funcionou a seu favor. Mas também preciso dizer que cada lutadora que chega a esse nível de competição passa a ser "sinistra" porque derrotou um monte de garotas e conseguiu ficar invicta. Talvez nós tenhamos vencido algumas lutas sem merecer, mas todas temos que aprender uma lição da forma mais dura. Acho que eu vou ser a lição mais dura da vida dela - declarou em conversa com o Combate.com durante um evento com jornalistas em Sacramento na quinta-feira.
Shayna Baszler será a rival de Bethe Correia neste sábado (Foto: Evelyn Rodrigues)
Aos 34 anos e com um cartel de 15 vitórias e oito derrotas, Baszler integrou o time de Ronda ao lado de Jessamyn na temporada número 18 do The Ultimate Fighter nos EUA. Com o fim do show, elas estreitaram ainda mais o relacionamento com a campeã e passaram até a
morar na mesma casa:
- Nós das "Quatro Amazonas" não só treinamos juntas, mas moramos na mesma casa, estamos na vida uma da outra o tempo todo, seja para ir à academia, ao mercado, cozinhar e até ligar uma para a outra quando nos decepcionamos com algum rapaz. Nós fazemos tudo juntas. É uma ligação muito maior do que a maioria dos times tem. Para falar a verdade, o fato da Bethe ter nos desafiado foi sensacional. Isso foi muito inteligente da parte dela, porque garantiu que ela conseguisse me enfrentar e, se ela vencer, pode conseguir furar a fila e disputar o cinturão. A história deu audiência, mas infelizmente eu sou a próxima da fila dela e acho que a noção e conhecimento que a Bethe tem de mim se restringe ao que ela viu no TUF e talvez no Youtube. Só posso dizer que a "Pitbull" está dando uma mordida maior do que ela pode mastigar.
De uma forma geral, o que a
Bethe fez foi brilhante. Se ela tivesse desligado a câmera ou
feito outra jogada, talvez nós não tivéssemos lutando no card principal deste sábado"
Shayna Baszler
Shayna também afirmou ter se sentido subestimada pela brasileira, que atualmente ocupa a décima posição no ranking da divisão. Apesar disso, a americana reconhece que só fará a sua estreia em um card principal do UFC devido ao esforço de Bethe em criar a rivalidade com seu time:
- Acredito que ela esteja me subestimando, pois já está falando de enfrentar a Ronda antes mesmo de o nosso duelo acontecer. Mas, de uma forma geral, o que a Bethe fez foi brilhante. Se ela tivesse desligado a câmera ou feito outra jogada, talvez nós não tivéssemos lutando no card principal deste sábado. Eu sempre gosto mais da história por trás de cada luta do que de vender o duelo, mas os fãs estão empolgados e a rivalidade está aí. Eu adorei.
A "Rainha de Espadas" se disse empolgada para finalmente pisar no octógono mais famoso do mundo e reconhece que a sua participação no TUF abriu muitas portas em sua carreira:
- Muitas coisas mudaram. Primeiro, há uma audiência maior. Mais pessoas sabem quem eu sou e há uma aceitação maior quando digo que sou uma lutadora profissional. Hoje posso dizer que sou uma lutadora do UFC, e isso já dá um tom totalmente diferente para a conversa. Mas nunca tive dinheiro ou o cinturão do UFC como um objetivo, porque isso não estava disponível para as mulheres quando iniciei minha carreira. Hoje esse sonho do cinturão se tornou real e é possível se viver de MMA, mas como eu vim dessa "era", eu tenho uma fome diferente da que as garotas que estão começando hoje no esporte têm.
A luta entre Renan Barão e TJ Dillashaw é a principal do UFC 177, que será realizado na Sleep Train Arena, em Sacramento, neste sábado. O Combate transmite tudo a partir das 19h45 (de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real. Nesta sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem oficial às 19h55.
UFC 177
30 de agosto de 2014, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: TJ Dillashaw x Renan Barão
Peso-leve: Danny Castillo x Tony Ferguson
Peso-galo: Bethe Correia x Shayna Baszler
Peso-leve: Ramsey Nijem x Carlos Diego Ferreira
Peso-leve: Yancy Medeiros x Damon Jackson
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Lorenz Larkin x Derek Brunson
Peso-mosca: Scott Jorgensen x Henry Cejudo
Peso-pesado: Ruan Potts x Anthony Hamilton
Peso-galo: Anthony Birchak x Joe Soto
Peso-leve: Cain Carrizosa x Chris Wade

Bilharinho se lesiona, e luta por título feminino vira destaque do Jungle 72

Duelo pelo cinturão dos pesos-galos é cancelado após luxação sofrida pelo campeão. Maiara Alves e Ericka Almeida disputam cinturão peso-palha

Por Brasília
Jonas Bilharino, MMA (Foto: Leonardo Fabri)Bilharinho com o cinturão do Jungle Fight, após
vitória sobre Mário Israel (Foto: Leonardo Fabri)
O novo campeão dos pesos-galos do Jungle Fight vai esperar um pouco mais antes de defender seu título pela primeira vez. A organização do evento anunciou que Jonas Bilharinho, atual detentor do cinturão, sofreu uma luxação no tornozelo esquerdo nos treinos e foi forçado a desistir do combate contra David Tatá, que serviria como evento principal do Jungle Fight 72, no próximo dia 6 de setembro, em São Paulo. A luta foi cancelada, e agora o torneio tem como destaque a já anunciada primeira disputa de cinturão dos pesos-palhas femininos, entre Maiara Alves e Ericka Almeida.
Segundo a assessoria de imprensa do Jungle, Bilharinho se lesionou na quinta-feira, durante atividade de jiu-jítsu com o companheiro de equipe Francisco de Assis. Ele lamentou ficar fora do evento, que marca a comemoração de 11 anos da companhia, e disse não ter previsão de retorno.
- Liguei para o Wallid (Ismail, presidente do Jungle Fight) e falei sobre a lesão, que não daria para lutar. Ele ficou muito chateado por estar em cima do evento. Além disso, não é um evento qualquer, é o aniversário de 11 anos do Jungle. Mas garanto que ninguém está mais chateado do que eu - declarou o lutador através da assessoria de imprensa do torneio.
Maiara Alves e Ericka Almeida em imagem de divulgação: cinturão inaugural do peso-palha (Foto: Divulgação)
Seria a primeira defesa de Bilharinho desde que conquistou o título, em março passado, em vitória por decisão dividida contra o ex-campeão Mário Israel. Uma revanche entre os dois chegou a ser anunciada, mas caiu quando Israel rompeu laços com o Jungle, revoltado com o resultado.
O novo evento principal é o ex-coevento principal do torneio. Pela primeira vez na história da companhia, lutadoras do peso-palha (até 52,2kg) se apresentarão no cage circular do Jungle Fighte disputarão o cinturão inaugural da categoria, recentemente adotada também pelo UFC. A paulista Ericka Almeida, invicta em cinco lutas profissionais de MMA, enfrenta a amapaense Maiara Alves, também vitoriosa em três lutas na carreira.
O SporTV e o Combate transmitem o evento ao vivo a partir de 21h no dia 6 de setembro. Confira o card atualizado:
Jungle Fight 72 - edição especial 11 anos
6 de setembro de 2014, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP)
CARD DO EVENTO:
​Maiara Alves x Ericka Almeida - Cin​turão feminino até 52kg
Rene "Soldado" Pessoa x José Diaz "Suavecito" - até 77kg
​Fernando Di Pierro x Douglas Bertazini - até 84kg
Martin Ottaviano "La Maquina" x Charles Leite - 93kg
​Matheus "Adamas" Mattos x Allan Miguel - até 61kg
Valdines Silva x Allan "Popeye" - até 66kg
Paulo Oliveira "Capoeira" x Diego Paiva - até 57kg​​
Gregory "Robocop" Rodrigues x Bruno Lopi - até 84 kg

Raphael Assunção reclama em caixa alta: “Luta pelo título devia ser minha”


sex, 29/08/14
por ultimmato |
twitter-raphaelassuncaoO peso-galo brasileiro Raphael Assunção ficou revoltado ao saber do problema que tirou Renan Barão da disputa de cinturão da categoria contra TJ Dillashaw. Terceiro colocado do ranking do UFC e considerado o desafiante número 1 da divisão, o pernambucano reclamou que merecia a luta contra o americano, a quem derrotou em sua sequência de seis vitórias consecutivas, mas foi preterido por Barão. Escalado para enfrentar Bryan Caraway em outubro, Assunção não foi chamado de última hora para encarar Dillashaw, que enfrentará Joe Soto, estreante no UFC e ex-campeão do Bellator e do Tachi Palace Fights. Soto já estava no card, numa luta contra o também estreante Anthony Birchak, e foi promovido por já estar no peso certo para a disputa de cinturão.
- Muito respeito e melhores considerações a Barão, MAS ESSA LUTA PELO TÍTULO DEVERIA SER MINHA. Eu estava pronto, em forma, saudável e com uma série de seis vitórias – lamentou o lutador pernambucano em post na sua conta pessoal no Twitter.

Campeão olímpico tem problema com peso, e UFC 177 perde uma luta

Henry Cejudo, medalhista de ouro no wrestling em Pequim-2008, faria sua estreia no octógono neste sábado. Ele tem histórico negativo com peso

Por Direto de Sacramento, EUA
Henry Cejudo com a medalha olímpica (Foto: Getty Images)Henry Cejudo com a medalha olímpica do ouro ganha
nos Jogos de Pequim, em 2008 (Foto: Getty Images)
Campeão olímpico de wrestling (luta olímpica) em Pequim-2008, Henry Cejudo não fará mais sua estreia no octógono neste sábado, no UFC 177, em Sacramento (EUA). O atleta americano, que também foi medalha de ouro no Pan-Americano do Rio em 2007, passou mal durante a madrugada desta sexta-feira por conta do corte de peso, e sua equipe e o Ultimate optaram por retirá-lo do card, onde ele enfrentaria Scott Jorgensen pela categoria dos moscas. O evento, portanto, agora segue com apenas nove lutas.
O Combate.com confirmou as informações com o time de Cejudo. O lutador deveria bater no máximo 57,2kg na pesagem oficial desta sexta-feira e, segundo a equipe, conseguiu chegar a 59kg na noite de quinta. No entanto, ele não esteve apto a continuar o processo. O curioso é que, no wrestling, o atleta competia na divisão inferior a 55kg.
Henry Cejudo tem 27 anos e um cartel no MMA de seis vitórias em seis duelos. O problema com o peso, por sinal, não é novidade para ele. Esta é a quarta vez num espaço de nove meses que o lutador tem sérios problemas nesse sentido. Além do UFC 177, Cejudo já havia sido retirado do duelo contra Damacio Page no Legacy FC por conta disso. E, nas duas vezes em que de fato lutou no Legacy, ele não bateu o peso, e os duelos foram num peso combinado até 58kg. No começo da carreira nas artes marciais mistas, Cejudo lutou na categoria de cima, a dos galos (até 61kg).
A luta entre Renan Barão e TJ Dillashaw é a principal do UFC 177, que será realizado na Sleep Train Arena, em Sacramento, neste sábado. O evento também terá os brasileiros Bethe Correia e Carlos Diego Ferreira em ação no card principal. O Combate transmite tudo a partir das 20h45m (de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real, transmitindo em vídeo a primeira luta da programação, entre os pesos-leves Cain Carrizosa e Chris Wade.
UFC 177
30 de agosto de 2014, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: TJ Dillashaw x Renan Barão
Peso-leve: Danny Castillo x Tony Ferguson
Peso-galo: Bethe Correia x Shayna Baszler
Peso-leve: Ramsey Nijem x Carlos Diego Ferreira
Peso-leve: Yancy Medeiros x Damon Jackson
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Lorenz Larkin x Derek Brunson
Peso-pesado: Ruan Potts x Anthony Hamilton
Peso-galo: Anthony Birchak x Joe Soto
Peso-leve: Cain Carrizosa x Chris Wade



Renan Barão passa mal e está fora da luta contra TJ Dillashaw pelo UFC 177

Brasileiro passa mal durante o processo de perda de peso e é levado ao hospital para avaliação. Joe Soto enfrenta TJ Dillashaw pelo cinturão

Por Rio de Janeiro e Sacramento, EUA
ambulância evento UFC Renan Barão (Foto: Combate.com)Ambulância que transportou Renan Barão no início da
sexta-feira em Sacramento (Foto: Combate.com)
Renan Barão está fora da luta contra TJ Dillashaw no UFC 177. O brasileiro sentiu-se mal durante a manhã desta sexta-feira em Sacramento e foi levado para um hospital na cidade para ser avaliado. Barão foi medicado e ainda não retornou ao hotel onde está hospedado, ficando sem condições de lutar pelo cinturão dos pesos-galos do UFC.
Barão estava em processo de perda de peso na banheira do seu quarto no hotel em Sacramento, e ao se levantar, sentiu uma tontura. O lutador, que estava a 700g do limite de 61,2kg da categoria dos galos, perdeu momentaneamente os sentidos e caiu, sendo amparado pela equipe, que chamou Burt Watson, responsável pelos lutadores do UFC, que chamou uma ambulância. O lutador foi transportado de maca, seguiu inconsciente acompanhado pelo seu treinador de muay thai, Alex Chadud, e recebeu soro na veia - procedimento normal em casos como esse - e a partir deste momento não teria condições de atingir o peso para lutar pelo cinturão. Barão só recobrou a consciência quando já era atendido pelos médicos e foi imediatamente cortado da luta..
Com a saída de Renan Barão, o UFC informou que Joe Soto, ex-campeão do Bellator e estreante no UFC, substiturá Renan Barão e disputará o cinturão dos pesos-galos contra TJ Dillashaw. A luta de Soto contra Anthony Birchak foi retirada da programação, que está fechada com oito lutas. Dois brasileiros estão no card: Bethe Correia e Carlos Diego Ferreira. Mais cedo, Henry Cejudo também teve problemas com o peso e sua luta contra Scott Jorgensen foi retirada da programação.

UFC 177
30 de agosto de 2014, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Joe Soto x TJ Dillashaw
Peso-leve: Danny Castillo x Tony Ferguson
Peso-galo: Bethe Correia x Shayna Baszler
Peso-leve: Ramsey Nijem x Carlos Diego Ferreira
Peso-leve: Yancy Medeiros x Damon Jackson
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Lorenz Larkin x Derek Brunson
Peso-pesado: Ruan Potts x Anthony Hamilton
Peso-leve: Cain Carrizosa x Chris Wade

Dana White: Raphael Assunção provavelmente é o próximo da fila

Peso-galo brasileiro vem de seis vitórias seguidas, uma delas sobre o campeão TJ Dillashaw no ano passado, e fez reclamação em rede social

Por Direto de Sacramento, EUA
Raphael Assunção (Foto: Evelyn Rodrigues)Raphael Assunção tem série de seis vitórias
seguidas no UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)
Após Renan Barão passar mal e ser retirado da luta contra TJ Dillashaw no UFC 177, Dana White afirmou que o potiguar não terá uma chance imediata pelo cinturão dos pesos-galos (até 61,2kg) quando retornar. Com isso, abre-se espaço para outro brasileiro, ainda segundo Dana. Perguntado se Raphael Assunção seria o próximo da fila pelo título, o presidente do Ultimate respondeu de forma animadora para o lutador:
- Sim, provavelmente - disse ao Combate.com.
Pouco depois de o UFC ter anunciado a saída de Barão do card, Raphael Assunção foi ao Twitter e fez uma reclamação:
- Muito respeito e melhores considerações a Barão, mas essa disputa de cinturão deveria ter sido minha. Eu estava pronto, em forma, saudável e vindo de seis vitórias consecutivas - escreveu.
O detalhe é que Assunção tem duelo marcado contra o americano Bryan Caraway no "UFC: MacDonald x Saffiedine", card do dia 4 de outubro em Halifax (CAN). Tirá-lo da luta e deixá-lo esperando pela disputa de título não está descartado.
Assunção, de 32 anos, tem um cartel de 22 vitórias e quatro derrotas. Quase um ano atrás, ele venceu o próprio TJ Dillashaw no card realizado em Barueri-SP, por decisão dividida dos jurados. Ele seria o adversário de Barão no UFC 173, mas estava machucado, por isso Dillashaw foi escolhido. Com a surpreendente vitória do americano, a organização optou por promover a revanche imediata com Barão, em vez de dar uma chance ao pernambucano.
A luta entre Joe Soto e TJ Dillashaw é a principal do UFC 177, que será realizado na Sleep Train Arena, em Sacramento, neste sábado. O evento terá os brasileiros Bethe Correia e Carlos Diego Ferreira em ação no card principal. O Combate transmite tudo a partir das 20h45m (de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real, transmitindo em vídeo a primeira luta da programação, entre os pesos-leves Cain Carrizosa e Chris Wade.
UFC 177
30 de agosto de 2014, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: TJ Dillashaw x Joe Soto
Peso-leve: Danny Castillo x Tony Ferguson
Peso-galo: Bethe Correia x Shayna Baszler
Peso-leve: Ramsey Nijem x Carlos Diego Ferreira
Peso-leve: Yancy Medeiros x Damon Jackson
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Lorenz Larkin x Derek Brunson
Peso-pesado: Ruan Potts x Anthony Hamilton
Peso-leve: Cain Carrizosa x Chris Wade

Dana White diz que Renan Barão não terá luta imediata pelo título ao voltar

Presidente especula que ex-campeão não consegue mais bater limite do peso-galo e ironiza : "Tem dinheiro para contratar nutricionista de verdade"

Por Sacramento, EUA
Renan Barão lutador de MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Renan Barão na véspera da pesagem: lutador não
participa mais do UFC 177 (Foto: Evelyn Rodrigues)
O incidente durante o corte de peso para o UFC 177 deve custar a Renan Barão a oportunidade de recuperar o cinturão dos pesos-galos. Em entrevista a um grupo seleto de jornalistas após a pesagem do evento, nesta sexta-feira, o presidente do Ultimate, Dana White, afirmou que o lutador brasileiro, que passou mal horas antes de rumar à Sleep Train Arena para subir à balança e acabou retirado do torneio, não receberá nova chance imediata de disputar o título quando se recuperar.
- Esta era sua chance. Ele estava recebendo sua revanche. Agora, Dillashaw vai lutar amanhã. Se ele vencer, ele segue para o próximo cara, e Barão vai enfrentar outra pessoa quando estiver pronto para voltar - disse White, de acordo com o site "MMA Junkie".
O dirigente confirmou informações de que o lutador já passava bem e disse entender o que o brasileiro passou - contou já ter sofrido com a perda de eletrólitos ao se desidratar. Por outro lado, criticou o trabalho feito pela equipe de Barão no corte de peso e ironizou.
- Ele tem dinheiro para contratar um nutricionista de verdade. Você tem que ter um cara de verdade te observando quando está cortando peso desse jeito, apenas te entregando comida. É uma coisa a menos para se preocupar. (Um cara que) Te dá sua comida, (diz) "Isso é o que você deve beber". E te monitora, garantindo que você está onde deve estar. E, obviamente, o cara dele não era bom o bastante. Ele precisa ter um nutricionista de verdade - afirmou o dirigente.
White ainda especulou que Barão simplesmente não aguenta mais bater o limite dos pesos-galos, de 61,2kg, e poderia subir ao peso-pena, categoria com limite de 65,8kg e cujo campeão é um companheiro de equipe do potiguar, José Aldo.
- Talvez essa seja outra opção: (Barão) vai para 65,8kg, e, se ele não quiser enfrentar Aldo, aí Aldo sobe para 70,3kg e enfrenta (Anthony) Pettis - especulou.
O outro lutador que passou mal e foi forçado a desistir de seu combate no evento, Henry Cejudo, foi mais criticado por White. O dirigente disse que o lutador americano, medalhista de ouro olímpico na luta livre em Pequim-2008, tem histórico de não bater o peso na categoria peso-mosca (até 56,7kg), e não continuará no UFC a não ser que suba para o peso-galo.
- Ele pode voltar e tentar num peso mais pesado, ou não tentar novamente - disse White.
A luta entre Joe Soto e TJ Dillashaw é a principal do UFC 177, que será realizado na Sleep Train Arena, em Sacramento, neste sábado. O evento terá os brasileiros Bethe Correia e Carlos Diego Ferreira em ação no card principal. O Combate transmite tudo a partir das 20h45m (de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real, transmitindo em vídeo a primeira luta da programação, entre os pesos-leves Cain Carrizosa e Chris Wade.
Confira os pesos dos atletas:
CARD PRINCIPAL
Peso-galo (até 61,2kg)*: TJ Dillashaw (61,2kg) x Joe Soto (61,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Tony Ferguson (70,5kg) x Danny Castillo (70,8kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Bethe Correia (61,5kg) x Shayna Baszler (61,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Ramsey Nijem (70,8kg)** x Carlos Diego Ferreira (70,5kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Yancy Medeiros (70,8kg)** x Damon Jackson (70,3kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-médio (até 84,4kg): Lorenz Larkin (84,4kg) x Derek Brunson (84,4kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Ruan Potts (112,5kg) x Anthony Hamilton (115,7kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Chris Wade (70,5kg) x Cain Carrizosa (70,5kg)
* Por ser uma disputa de cinturão, não há tolerância de uma libra (0,454kg)
** Ramsey Nijem e Yancy Medeiros bateram o peso na segunda tentativa

Após baixas no card, pesagem do UFC 177 tem vaias e críticas a Barão

Ramsey Nijem e Yancy Medeiros superam o limite das categorias. Bethe Correia e Carlos Diego provocam seus rivais nas encaradas após a balança

Por Sacramento, EUA
Após as saídas de Henry Cejudo e Renan Barão do card, a pesagem do UFC 177, que aconteceu nesta sexta-feira em Sacramento, nos EUA, transformou-se em um evento secundário na programação da semana. Com todas as atenções voltadas para o acidente do brasileiro, que perdeu os sentidos no processo de corte de peso, os lutadores que farão as oito lutas da programação subiram à balança debaixo do anticlímax que se instalou na Sleep Train Arena. O público presente, ao ser informado que Barão não lutaria no sábado, vaiou o início da pesagem, e Dana White chegou a fazer menção de se desculpar com os presentes no palco.
Na nova luta principal, TJ Dillashaw e Joe Soto se cumprimentaram e fizeram uma encarada respeitosa. Sendo entrevistado, o campeão dos pesos-galos não poupou Renan Barão de críticas.
TJ Dillashaw encara seu novo rival, Joe Soto, após a pesagem do UFC 177 (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Ele está com medo, não quis me enfrentar.Ele nunca teve problemas para bater o peso, é engraçado que ele tenha tido esse problema bem agora. Eu visto a camisa da empresa e vou enfrentar quem quer que eles colocarem à minha frente. Eu quero vencer todo mundo, especialmente por Sacramento. Torçam por mim, me apoiem, quero que vocês façam muito
barulho - disse Dillashaw.
Já Soto mostrou-se surpreso com a chance que ganhou.
- A primeira coisa que veio à minha mente é que eu tinha que perder esses 454g, e assim que eu perdi estava pronto. É um pouco estranho, mas eu treinei para isso, é por isso que eu treino o dia todo, todos os dias. Então estou pronto para ir lá e fazer um grande show - disse Soto, que há um mês e meio treuino na equipe Alpha Male, justamente a de TJ Dillashaw.
A pesagem teve dois lutadores acima do limite de suas categorias: Yancy Medeiros e Ramsay Nijem, com 71kg e 70,9kg, respectivamente - o limite é de 70,8kg. Na encarada com Nijem, seu adversário, o brasileiro Carlos Diego Ferreira, tocou a testa na do americano, provocando-o. Nijem devolveu a provocação e Dana White teve de intervir. Após serem separados, Diego sorriu ironicamente para o americano de origem palestina, que parecia incomodado com a atitude do rival. Após não bater o peso na primeira tentativa, quando chegou a ficar sem roupa, Nijem voltou para a segunda tentativa e conseguiu atingir o limite dos pesos-leves.
Outra encarada quente aconteceu entre a brasileira Bethe Correia e Shayna Baszler. Após ambas baterem o peso, Bethe, que usava um conjunto de calcinha e sutiã vermelhos bastante provocante, aproximou-se demais da americana, que empurrou a brasileira com a testa. Bethe devolveu o movimento e Dana White novamente precisou separá-las para evitar o confronto. As duas ficaram se provocando à distância, mostrando que a rivalidade entre a brasileira e as integrantes do grupo de lutadoras "Four Horsewomen" está maior que nunca.
Bethe Correia e Shayna Baszler fizeram uma encarada duríssima após a pesagem (Foto: Evelyn Rodrigues)
A luta entre Joe Soto e TJ Dillashaw é a principal do UFC 177, que será realizado na Sleep Train Arena, em Sacramento, neste sábado. O evento terá os brasileiros Bethe Correia e Carlos Diego Ferreira em ação no card principal. O Combate transmite tudo a partir das 20h45m (de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real, transmitindo em vídeo a primeira luta da programação, entre os pesos-leves Cain Carrizosa e Chris Wade.
Confira os pesos dos atletas:
CARD PRINCIPAL
Peso-galo (até 61,2kg)*: TJ Dillashaw (61,2kg) x Joe Soto (61,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Tony Ferguson (70,5kg) x Danny Castillo (70,8kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Bethe Correia (61,5kg) x Shayna Baszler (61,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Ramsey Nijem (70,8kg)** x Carlos Diego Ferreira (70,5kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Yancy Medeiros (70,8kg)** x Damon Jackson (70,3kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-médio (até 84,4kg): Lorenz Larkin (84,4kg) x Derek Brunson (84,4kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Ruan Potts (112,5kg) x Anthony Hamilton (115,7kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Chris Wade (70,5kg) x Cain Carrizosa (70,5kg)
* Por ser uma disputa de cinturão, não há tolerância de uma libra (0,454kg)
** Ramsey Nijem e Yancy Medeiros bateram o peso na segunda tentativa

 

Kleber é punido com três jogos de suspensão: "Agora é manter a calma"

Ato do atacante contra o Vila Nova foi descaracterizado pelo STJD de agressão física, e punição, que poderia ser de 12 jogos, foi mais branda. Clube pede efeito suspensivo

Por Rio de Janeiro
O atacante Kleber foi punido novamente nesta sexta-feira - agora com três jogos de suspensão da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O jogador do Vasco foi julgado sob acusação de agressão física ao zagueiro Gustavo Geladeira, do Vila Nova, com base no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A Quarta Comissão Disciplinar, porém, descaracterizou a ação do Gladiador na partida contra o time goiano como agressão física. Ele poderia ser punido de quatro até 12 jogos pelo artigo 254-A. Com isso, o lance foi considerado indisciplina à ética esportiva, o que configurou o artigo 258-A e possibilitou um gancho menor. Imediatamente, a defesa entrou com um pedido de efeito de suspensivo, o que ainda pode garantir a presença em campo contra o Avaí.

A partida em questão foi realizada no dia 19 de agosto, no Mané Garrincha, pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na saída do campo para o intervalo, o jogador vascaíno deu um tapa no rosto do adversário - os dois já haviam se estranhado durante o primeiro tempo.

O ato foi considerado reincidente pela Quarta Comissão Disciplinar do STJD, já que Kleber atuava diante do Vila Nova sob efeito suspensivo para dois jogos de outra acusação: lance na vitória por 1 a 0 sobre o Paraná, em São Januário, por ato hostil, artigo 250-A. A Comissão considerou a conduta grave, mas mesmo assim optou por uma pena mais branda.
Kleber Vasco julgamento  (Foto: Globoesporte.com)Kleber compareceu ao julgamento no STJD nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro (Foto: Globoesporte.com)
Na tentativa de diminuir a possível punição de Kleber, o advogado do Vasco, Osvaldo Sestário, mostrou vídeos de dois lances de Fred (contra Vasco e Grêmio) e um de Sheik (também contra o Tricolor gaúcho) em que os atacantes dos times cariocas protagonizaram lances polêmicos que não foram caracterizados como agressão física.

Em seu depoimento, Kleber explicou o lance e afirmou que não houve a intenção de agredir fisicamente o adversário Gustavo Geladeira.

- Nós estávamos caminhando para o vestiário na saída para o intervalo. Um menino do Vila Nova veio me pedir desculpas por algum lance do jogo. Chegou o Gustavo e disse que não era para o menino pedir desculpas. Ele me xingou, eu respondi. Ele veio na minha direção, e eu empurrei o rosto dele. Em momento algum eu tive a intenção de agredir. Empurro para afastá-lo de mim.
É meu jeito de ser, de me entregar sempre. Às vezes, isso acaba prejudicando. Agora é manter a calma e tentar evitar esse tipo de situação 
Kleber
Perguntado por um dos integrantes da Comissão se é perseguido pelo STJD, o atacante negou.

- Não me sinto perseguido pelo STJD. O que eu já disse é que dentro de campo, realmente, a arbitragem tende a tomar mais cuidado com certos jogadores, e eu me incluo nesse caso.

Já fora da sala de julgamento, o Gladiador lamentou o fato de desfalcar o Vasco em três partidas e disse que tentará evitar esse tipo de conduta nos próximos compromissos com a camisa da equipe carioca.

- Infelizmente vou ficar um tempo sem ajudar o Vasco. Uma pena, porque eu gostaria de estar em campo. São momentos decisivos da competição. É difícil você se manter frio o tempo todo. É meu jeito de ser, de me entregar sempre. Às vezes, isso acaba prejudicando. Agora é manter a calma e tentar evitar esse tipo de situação - finalizou.

O Vasco já encaminhou pedido de efeito suspensivo para a punição. Caso seja acatado, Kleber estará apto a jogar neste sábado, com o Avaí, em São Januário, mas o tempo é curto. O técnico Adilson Batista, já pensando na possível ausência do Gladiador, realizou treinamento o desta sexta-feira com Guilherme Biteco e Thalles no ataque.

* Por Sofia Miranda, estagiária, sob a supervisão de Renata Domingues

Mayra Aguiar entra para seleta lista de campeãs mundiais: relembre os títulos

Basquete, vôlei de praia, ginástica artística, taekwondo, maratona aquática, atletismo, remo, handebol e judô são os esportes em que as mulheres brasileiras já triunfaram

Por Rio de Janeiro
O título que transformou Mayra Aguiar na maior medalhista do Brasil na história dos Mundiais de judô entrou também para a seleta lista de conquistas das mulheres do país em competições de esportes olímpicos deste porte. Apesar de ainda modesto, o número de brasileiras a subir no lugar mais alto do pódio em Mundiais vem crescendo exponencialmente, tendo 2011 e 2013 como os anos mais dourados para o esporte feminino verde-amarelo. Relembre na lista abaixo outros feitos individuais e coletivos das mulheres do país.
Mayra Aguiar com medalha Mundial de Judô (Foto: EFE)O sorriso de campeã: Mayra Aguiar entra em lista seleta de mulheres campeãs mundiais do Brasil (Foto: EFE)

hortência e Magic paula guiam título do basquete
Hortência e Paula Basquete mundial 1994 (Foto: Divulgação / CBB)Hortência e Paula Basquete mundial 1994 (Foto: Divulgação / CBB)
O título do Mundial de basquete de 1994 é até hoje o maior da história da seleção feminina brasileira. Com Miguel Ângelo da Luz no comando fora da quadra e Hortência e Magic Paula arrasadoras dentro dela, o time foi de desacreditado a campeão na Austrália. Na primeira fase, a equipe venceu Taipé e Polônia e perdeu para a Eslováquia. Na segunda etapa, venceu Cuba e Espanha e perdeu para a China. Nas semifinais, a seleção superou os Estados Unidos em um jogo épico e, na decisão, deu o troco nas chinesas e consagrou aquela talentosa geração, que contava também com nomes como Janeth, Leila e Alessandra.
Vôlei de praia é único esporte com bicampeãs mundiais
Com presença constante das brasileiras nos pódios das competições internacionais desde o início da década de 1990, o vôlei de praia é o único esporte em que há brasileiras bicampeãs mundiais. Adriana Behar e Shelda, que também possuem duas pratas olímpicas, venceram em Marselha 1999 e Kaglenfurt 2001. Os títulos deram continuidade à hegemonia do Brasil, que havia conquistado a primeira edição da competição, realizada no Brasil, com Jackie Silva e Sandra Pires. Após quatro edições dominadas pelos Estados Unidos, Juliana e Larissa levaram o ouro e  fizeram o Hino Nacional ser executado no Foro Itálico de Roma em 2011.
vôlei de praia adriana behar shelda Misty May Kerri Walsh final olímpica atenas 2004 (Foto: COB)Shelda (fundo) e Adriana Behar são as únicas bicampeãs mundiais do Brasil (Foto: COB)

a brasileirinha Daiane dos Santos
Daiane dos Santos no Mundial de 2003 (Foto: Getty Images)Daiane dos Santos no Mundial de 2003, com apenas 20 anos (Foto: Getty Images)
Em 2003, Daiane dos Santos atrelou o choro “Brasileirinho” eternamente a sua carreira. Em ritmo de samba, a música foi a trilha sonora da apresentação da brasileira na final do solo do Mundial de Anhaheim, na Califórnia, Estados Unidos. Com um duplo twist carpado, movimento que depois seria batizado de “Dos Santos” em sua homenagem, Daiane superou as rivais e conquistou o primeiro título mundial do Brasil na ginástica artística.

falavigna brilha no taekwondo
Natália Falavigna conquistou o maior título de sua carreira no taekwondo em abril de 2005. Em Madri, na Espanha, a brasileira venceu as cinco lutas que disputou e sagrou-se campeã da categoria até 72kg. Na final contra a britânica Sarah Stevenson, a brasileira saiu atrás, e a consagração só veio no quarto assalto do golden point.
Ana marcela e poliana - meninas de ouro das águas abertas
pódio maratona aquatica 10k ana marcela poliana okimoto (Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA)Mundial de Esportes Aquáticos de 2013 tem dobradinha brasileira (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Em julho de 2011, Ana Marcela Cunha deu uma volta por cima em grande estilo em Xangai. Depois de ser apenas a 11ª colocada na prova de 10km e perder a classificação olímpica para os Jogos de Londres, a baiana completou a maratona aquática de 25km em 5h29m22s – tempo apenas três segundos mais baixo que o da alemã que defendia o título - e sagrou-se campeã mundial.
Dois anos depois, o Brasil voltaria ao topo do pódio de uma prova em águas abertas com Poliana Okimoto. Na prova de 10km em Barcelona, a maratonista conquistou a mais valiosa de suas três medalhas naquela edição do Mundial, a quarta na carreira. O pódio foi ainda mais especial por ter dobradinha brasileira com Ana Marcela em segundo lugar.
murer faz história e unifica títulos
No final de outubro de 2011, Fabiana Murer escreveu seu nome na história do atletismo do Brasil como a primeira atleta do país a sagrar-se campeã mundial. Na disputa do salto com vara em Daegu, na Coreia do Sul, a paulista saltou 4,80m para faturar o ouro, unificando os títulos mundiais, já que havia sido campeã indoor em 2010, em Doha. A conquista teve gosto ainda mais especial porque a recordista mundial Yelena Isinbayeva estava na disputa e saltou apenas 4,65m, terminando em sexto lugar.
Fabiana Murer comemoração Mundial de Daegu 2011 (Foto: EFE)Fabiana Murer dá volta olímpica no estádio após unificar títulos no Mundial de Daegu 2011 (Foto: EFE)

fabiana beltrame se consagra no remo
fabiana beltrame remo single skiff medalha de ouro (Foto: Agência Reuters)Fabiana Beltrame com a filha Alicia após conquistar o inédito ouro em Bled (Foto: Agência Reuters)
Bled, na Eslovênia, foi o cenário de mais uma conquista inédita para o Brasil. Na final do single skiff leve (LW1x), Fabiana Beltrame liderou de ponta a ponta e tornou-se a primeira a atleta do país, entre homens e mulheres, a subir ao topo do pódio em um Mundial de Remo. Com o tempo de 7m44s58, a remadora do Flamengo teve vantagem de quase dois barcos para as rivais. No pódio, ela emocionou o público ao segurar a filha Alicia no colo.
handebol quebra tabus e recorde
Brasil handebol campeão taça (Foto: AP)A taça inédita para o handebol do Brasil (Foto: AP)
Após ser eliminada em casa nas quartas de final do Mundial de 2011, a seleção brasileira de handebol quebrou uma série de escritas em 2012. Na Sérvia, a equipe comandada pelo dinamarquês Morten Soubak tornou-se o primeiro time não europeu à chegar a uma semifinal de mundial desde 2013. As brasileiras foram além e, na decisão, com direito ao maior público pagante da história da competição (19.467 espectadores), conquistaram invictas o inédito título do país na modalidade diante das donas da casa.

rafaela silva se redime em casa
Desclassificada dos Jogos de Londres 2012 após executar um golpe ilegal, Rafaela Silva se redimiu com os fãs e consigo mesma em um cenário de sonhos. No Rio de Janeiro, diante de familiares e amigos, a carioca da Cidade de Deus mostrou seu potencial máximo nos tatames e sagrou-se a primeira campeão mundial do Brasil no judô feminino. Contra a americana Marti Malloy, a lutadora aplicou o golpe perfeito e venceu por ippon em casa. Então com 21 anos, Rafaela sorriu, chorou, e fez o público entoar orgulhoso o Hino Nacional.
rafaela silva torcida campeã mundial rio 2013 judo (Foto: Leandra Benjamin/MPIX )Rafaela Silva é levantada nos braços pelas companheiras de seleção: a 1ª campeã mundial do país (Foto: Leandra Benjamin)

Botafogo-PB e Icasa são excluídos das Séries C e B por acionarem Justiça

Punição é imposta pelo STJD, mas presidente diz que clubes devem ser mantidos até novo julgamento. Cianorte é absolvido, enquanto CSP e Tiradentes-CE multados

Por Rio de Janeiro
A briga do Superior Tribunal de Justiça Desportiva com clubes que recorrem à Justiça comum ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira. O STJD puniu Icasa e Botafogo-PB com a exclusão de seus respectivos campeonatos. Por determinação da Quarta Comissão do Tribunal, o Verdão do Cariri não disputa mais a Série B, e o Belo está fora da Série C. Ambos foram punidos pelo mesmo motivo: foram à Justiça antes de esgotadas todas as instâncias esportivas. Cianorte, Tiradentes-CE e CSP, que não estão em divisão alguma, foram julgados no mesmo artigo, o 231. O time paranaense foi absolvido, e os outros dois multados em R$ 10 mil.
A CBF ainda irá se pronunciar sobre o destino dos pontos disputados pelas duas equipes. A tendência é que todos os times que jogaram e os que futuros adversários dos dois times ganhem por WO. Os punidos ainda podem recorrer ao Pleno do STJD. O Tribunal ainda não divulgou se o cumprimento da pena será imediato, ou se será feito somente após o julgamento na última instância da Justiça Desportiva. Tal decisão será feita pelo presidente da entidade, Caio Rocha. Ele analisará os casos na próxima segunda, mas acredita que os clubes sejam mantidos nos campeonatos até novo julgamento.
- Não é comum que a decisão espere por um pronunciamento. Normalmente as decisões têm eficácia imediata, mas sei que há uma preocupação em decorrência dos jogos marcados, amanhã tem jogo do Botafogo-PB. Seria inviável alterar a programação dos clubes. Só vou analisar tudo na próxima segunda. Os clubes continuam nas competições até que eu aprecie os casos. Sei que são fatos excepcionais, precisam ser analisados com cautela. Não vou antecipar meu entendimento, vamos ver se há recursos. Se houver recurso, há a tendência de que seja concedido o efeito suspensivo até o julgamento do Pleno. Excluir da competição pode causar transtorno para tabela, campeonato. Acredito que seja prudente seja mantê-los no campeonato até o julgamento do Pleno – disse Caio Rocha, por telefone, ao GloboEsporte.com.
O Verdão do Cariri tem jogo marcado contra a Ponte Preta na próxima sexta, dia 5, em Juazeiro do Norte. O time paraibano joga com o CRB neste sábado, em Maceió. O advogado do Belo, Luiz Augusto Crispim Filho, garante que a partida será realizada. Segundo ele, não há tempo hábil para a publicação da decisão. Todos os clubes foram enquadrados no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário.
Clubes foram julgados pela Quarta Comissão Disciplinar do STJD nesta sexta-feira (Foto: Sofia Miranda)
Além da exclusão, o Icasa foi multado em R$ 50 mil. O cube cearense, que terminou a Série B de 2013 em quinto, tentou, no início do ano, obter uma vaga na Série A do Brasileirão. A diretoria da equipe entrou com uma ação no STJD alegando que o Figueirense havia escalado o volante Luan de maneira irregular na partida contra o América-MG, no dia 28 de maio. No entanto, a CBF afirmou que o jogador não estava irregular, e o STJD arquivou a denúncia. Em abril, o Verdão do Cariri conseguiu liminar na Quarta Vara Cível do Rio de Janeiro para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, mas foi cassada pela CBF.  
O Botafogo-PB também foi multado, mas em R$ 30 mil. O caso do Belo se refere à estreia do clube paraibano na Copa do Nordeste deste ano, em jogo contra o Sport no Estádio Almeidão, em João Pessoa. A torcida pernambucana entrou em confronto com a Polícia Militar, e o jogo chegou a ser paralisado. Na época, o estádio estava em reformas e foi interditado pelo STJD. O Botafogo, assim, foi obrigado a jogar no Estádio Nazarenão, em Goianinha-RN.   
O time aceitou a punição e chegou a viajar para a cidade potiguar para jogar contra o Náutico, mas uma ação movida na Justiça da Paraíba pelo vereador Renato Martins, de João Pessoa, reabriu o Almeidão e obrigou que os jogos do clube fossem na arena esportiva da cidade. Advogado dos dois clubes no julgamento, Osvaldo Sestário vê exagero nas punições e questiona se a decisão seria parecida caso os réus fossem clubes grandes.  
- Nós tivemos no começo do ano o Flamengo, o Fluminense, a Portuguesa tentando se beneficiar com ações de terceiros. Entraram com a ação. E cadê a denúncia? Aconteceram? O porquê eu não sei. Quem está aqui hoje no no STJD é o Icasa, Tiradentes, Botafogo-PB, Cianorte... Fica esse meu questionamento - declarou.  
Cianorte é absolvido; Tiradentes-CE e CSP são multados  
O Cianorte também foi enquadrado no artigo 231 do CBJD e julgado pela Quarta Comissão Disciplinar do Tribunal, mas foi absolvido. A equipe paranaense entrou na Justiça comum pedindo sua inclusão na Série C do Campeonato Brasileiro de 2013 alegando que o regulamento da competição não foi cumprido, quando o torneio foi disputado por 21 clubes após decisão do Supremo Tribunal Federal.  
Os paranaenses conseguiram liminar para atuar na Terceira Divisão deste ano, mas perdeu a disputa jurídica com a CBF. No julgamento desta sexta, houve empate por 2 a 2 na votação dos auditores da Comissão, mas o Tribunal entendeu que o Cianorte esgotou as instâncias desportivas antes de ir à Justiça Comum e absolveu o clube.
Tiradentes-CE e CSP foram multados em R$ 10 mil. O time cearense recorreu à Justiça Comum para tentar jogar a Série C e conseguiu, em junho, às vésperas da Copa do Mundo, que o juiz da 6ª Vara Cível de Fortaleza emitisse liminar favorável ao clube, mas o documento também foi cassado pela CBF. O Tigre da PM pleiteava uma vaga na competição após o rebaixamento do Betim.  
No CSP, a denúncia ainda se refere à Copa do Brasil do ano passado, quando o time paraibano ficou fora do torneio após decisão do STJD. A entidade entendeu que a seletiva estadual disputada por apenas três clubes não poderia dar um lugar na competição. O Sousa, vice-campeão paraibano de 2012, ganhou a vaga. O clube entrou com uma ação na Justiça comum, e chegou a cancelar a partida entre Sousa e Coritiba. No entanto, a liminar foi cassada por um desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba.
*Sofia Miranda, estagiária, sob supervisão de Daniel Mundim