quinta-feira, 28 de junho de 2012

A pedido da Infraero e da polícia, Timão evita multidão em Cumbica

Mais de 200 torcedores vão ao aeroporto recepcionar a equipe, mas vê apenas Emerson, que desiste de encontrar a Fiel

Por Leandro Canônico São Paulo
84 comentários
O empate em 1 a 1 com o Boca Juniors na Bombonera, conquistado com um gol de Romarinho aos 40 minutos do segundo tempo, fez aumentar a confiança do torcedor corintiano na conquista do inédito título da Taça Libertadores da América. Na tarde desta quinta-feira, mais de 200 "fiéis" foram ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, recepcionar a delegação, na volta de Buenos Aires. Mas a multidão só pôde ver o atacante Emerson, e rápido.
A pedido da Infraero e da polícia militar, um esquema de segurança especial foi montado para evitar que os jogadores passassem pelo saguão. Eles desceram do avião e entraram diretamente num ônibus do clube. Muitos torcedores se dirigiram até a grade que cerca a pista e, de lá, acenaram para os atletas, que responderam ao carinho também com acenos.
Ao contrário dos outros jogadores, porém, o Sheik não embarcou no ônibus do Timão. Um carro o esperava. Por isso, o jogador seria o único a passar pelo saguão. Ele até apareceu na saída do desembarque, só que uma ameaça de invasão de torcedores e jornalistas fez o atacante voltar e procurar uma porta alternativa.
torcida do Corinthians no desembarque (Foto: Ag. Estado)Mais de 200 corintianos foram ao Aeroporto de Cumbica recepcionar o Timão (Foto: Ag. Estado)

Após 'testar' nome de Dunga, Fla faz contato com Jorge Sampaoli

Rejeição ao ex-técnico da Seleção Brasileira serve de termômetro para a diretoria e fortalece o interesse no argentino, que comanda La U

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
554 comentários
Técnico Jorge Sampaoli, do Universidad de Chile, concede entrevista coletiva (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Jorge Sampaoli tem bons resultados com La U
(Foto: Janir Júnior/Globoesporte.com)
O técnico mais cotado para ser o sucessor de Joel Santana no Flamengo é Jorge Sampaoli. Apesar de o cargo ainda estar ocupado por Joel, o treinador do Universidad de Chile já foi procurado por dirigentes rubro-negros. O primeiro contato foi realizado nesta quarta-feira. A resposta inicial do argentino foi positiva, mas a negociação só vai poder ser concretizada a partir da próxima terça-feira, dia seguinte ao segundo e decisivo jogo do Torneio Apertura chileno. La U começa a decidir o título nesta quinta, contra o O'Higgins.
Até esta quarta, Dunga era, de fato, um nome forte para assumir o posto. O ex-comandante da Seleção Brasileira, no entanto, serviu apenas de balão de ensaio. Integrantes da cúpula de futebol rubro-negro planejaram divulgar a possibilidade de contratá-lo para ter uma ideia da repercussão. Tendo a imprensa, redes sociais, entre outras manifestações no mundo real e virtual, como termômetro, alguns dirigentes ficaram assustados com o índice de rejeição ao capitão do tetra, companheiro do diretor de futebol Zinho na Copa do Mundo de 1994.
Antes da chegada de Joel Santana, há quase cinco meses, algumas correntes do clube defendiam com fervor a contratação de Jorge Sampaoli como substituto de Vanderlei Luxemburgo, entre eles o vice de relações externas Walter Oaquim e o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho. Ambos eram contrários ao acerto com Joel, mas tiveram o voto vencido.

O nome tem o apoio dos torcedores. Em enquete realizada na página do Flamengo no GLOBOESPORTE.COM, os rubro-negros, por uma boa margem, aprovaram a opção. Foram 23.982 votos. Destes, 56% (13.330) responderam que acham o argentino a melhor alternativa. Outros três treinadores que entraram na pauta do clube foram envolvidos na pesquisa: Dunga, ex-comandante da Seleção Brasileira, Marcelo Oliveira, do Coritiba, e Adilson Batista, atualmente sem clube. O tetracampeão recebeu 25% dos votos (5.796), Marcelo foi o terceiro mais votado, com 12% (3.114), e Adilson foi a possibilidade que menos agradou, com 7% dos votos (1.742).
Em entrevista publicada nesta quarta pelo diário chileno “La Tercera”, Sampaoli disse que está concentrado na decisão do título e que não pensa no interesse de clubes brasileiros. Sem falar diretamente de qualquer equipe, afirmou que só depois da segunda partida ele irá conversar com dirigentes do Universidad de Chile para tratar do futuro – ele tem contrato até 2013 - e do plantel que terá à disposição para o segundo semestre.
- Tenho que pensar em muitas coisas depois da final. Temos que ver se será possível continuar com um projeto que nos dê a possibilidade de brigar por títulos e de estarmos presentes no cenário internacional. Se o grupo for desmontado, será muito difícil armar uma nova equipe em quatro dias ( para o início do Clausura).
Aos 52 anos, fã de Marcelo Bielsa, Sampaoli tem se destacado desde 2011 no Universidad de Chile. Conquistou o título chileno e a Copa Sul-Americana. Na atual temporada, levou La U à semifinal da Libertadores da América, mas acabou eliminado pelo Boca Juniors, da Argentina.

Joel tem chances de dirigir o Flamengo no domingo

Em meio ao processo de fritura e ciente de que sua demissão é questão de tempo, Joel Santana tem comandado normalmente os treinos do Flamengo. Depois da derrota por 2 a 0 para o Grêmio na última rodada do Brasileirão, que tornou a situação dele no clube insustentável, o time volta a campo domingo, quando enfrenta o Atlético-GO, no Engenhão, pela sétima rodada. A tendência é que Joel esteja na área técnica e comande a equipe.

Clique e assista a vídeos do Flamengo

Loco Abreu sofre torção no joelho, mas não há lesão grave

Atacante do Botafogo deve estar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para enfrentarmo Bahia, dia 7 de julho, no Engenhão

Por Thales Soares Rio de Janeiro
8 comentários
Loco Abreu, Botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)Loco Abreu sofre torção no joelho
(Foto: Thales Soares / globoesporte.com)
O exame de imagem realizado na quarta-feira não detectou qualquer lesão grave no joelho direito do atacante Loco Abreu. O jogador sofreu um torção leve no local, ainda sente dores, mas deve estar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para o confronto com o Bahia, dia 7 de julho, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
Nesta quinta-feira, Loco Abreu apenas correu na esteira na academia do clube em General Severiano. O uruguaio sofreu a torção na derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, domingo, no Engenhão, e chegou a receber atendimento em campo.
Além de Loco, outros jogadores não participaram do treinamento da manhã. Andrezinho, gripado, e Fellype Gabriel, que convive com um problema no joelho direito, foram poupados. Já o zagueiro Fábio Ferreira pode ser uma preocupação a mais para Oswaldo. Ele se queixou de dores no tendão de Aquiles do pé esquerdo.

Documento final do contrato com o Botafogo já está nas mãos de Seedorf

Todas as cláusulas acordadas com a empresária do jogador já estão no papel. Expectativa é a de que o jogador assine até esta sexta-feira

Por Thales Soares Rio de Janeiro
154 comentários
seedorf coletiva (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Seedorf se despediu oficialmente do Milan há uma
semana (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
O Botafogo está prestes a fazer o anúncio de uma das maiores contratações do futebol brasileiro. O clube enviou nesta quinta-feira o documento final do contrato com o holandês Seedorf para ser assinado até sexta-feira pelo jogador. Todas as cláusulas acordadas com sua agente, a americana Deborah Martin, foram equacionadas, e a expectativa é a de que possa oficializar a contratação até sábado.
A novela Seedorf se desenrola desde maio do ano passado, quando foi feito o primeiro contato com o jogador, que se despediu oficialmente do Milan há uma semana. A promessa do meia era definir seu novo clube justamente até o fim deste mês.
Os dirigentes do Botafogo continuam com a estratégia de manter o silêncio sobre a negociação com Seedorf e evitar o vazamento de informações. O impasse na questão da divisão dos percentuais dos direitos de imagem quase encerrou as conversas entre os dirigentes e Deborah Martin, que esteve no Brasil no começo do mês.
Na entrevista em que Seedorf anunciou sua despedida do Milan, ele inicialmente também anunciaria o seu novo clube, o que acabou não acontecendo. Na noite anterior, a expectativa era a de que o acordo entre Botafogo e o jogador fosse finalizado, o que não ocorreu em razão das divergências sobre os direitos de imagem.
Clique aqui e assista a vídeos do Botafogo

Fim da apreensão: Eder Luis e Alecsandro voltam aos treinos

Dupla de ataque se mostra recuperada, mas Juninho, Romulo e Thiago Feltri não participam de atividade desta quinta-feira

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
24 comentários
O ônibus do Vasco chegou ao Cefan (Centro de educação física da Marinha) com duas boas notícias. Eder Luis e Alecsandro participaram do treinamento realizado na manhã desta quinta-feira, mostrando recuperação dos problemas que os deixaram em dúvida para o jogo contra a Ponte Preta.
Eder Luis não treinou na última quarta-feira por causa de dor muscular na perna direita. Já Alecsandro deixou o coletivo, no mesmo dia, depois de sofrer uma pancada no tornozelo direito. No entanto, a dupla de ataque titular do Vasco trabalhou sem limitações, ficando praticamente confirmada para a partida deste sábado, em São Januário, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
Alecsandro, Treino do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Após deixar treino de quarta-feira, Alecsandro trabalha sem restrições nesta quinta (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Entretanto, o técnico Cristóvão Borges comandou a atividade desta quinta-feira sem três jogadores, que pemaneceram em São Januário. Com um problema gastrointestinal, Romulo foi poupado do treinamento, mas, em princípio, não preocupa. Juninho Pernambucano fez exercícios físicos específicos na sala de musculação, e Thiago Feltri continua em tratamento por causa de dores no joelho direito.

Terceiro colocado do Campeonato Brasileiro com 13 pontos, a um do líder Cruzeiro, o Vasco recebe a Ponte Preta às 18h30m deste sábado, em São Januário.
  •  
Eder Luis, Treino do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Eder Luis também voltou a treinar com os companheiros (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Clique e veja vídeos do Vasco

Com lesão no joelho esquerdo, Rodolfo pode ser operado no sábado

Exame revela problema no menisco, mas Vasco prefere divulgar situação somente nesta sexta-feira. Zagueiro deverá ficar 30 dias afastado

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
16 comentários
Rodolfo treino Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Rodolfo foi submetido a exame no joelho nesta
quinta (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
Preocupação do dia no Vasco, Rodolfo deverá ficar 30 dias afastado da equipe. Nesta quinta-feira o zagueiro foi submetido a um exame no joelho esquerdo, que revelou uma lesão no menisco. O departamento médico do clube ainda aguarda o resultado de outros exames, mas a tendência é que o zagueiro passe por uma artroscopia - um procedimento cirúrgico - neste sábado.
Rodolfo sentiu dor no joelho esquerdo durante o aquecimento no treino da manhã desta quinta-feira. Ele logo deixou a atividade, preocupando departamento médico e comissão técnica. Mais tarde, a lesão se confirmou, mas o Vasco ainda prefere não se pronunciar oficialmente por ainda aguardar o resultado de novas imagens. A situação definitiva será explicada nesta sexta.
Assim, Renato Silva será o companheiro de Dedé na partida contra a Ponte Preta, neste sábado, em São Januário. O contrato de empréstimo do zagueiro se encerra no dia do jogo, mas nesta sexta o Vasco deve oficializar a contratação em definitivo do jogador, que assinará vínculo até o fim de 2014. A tendência é que no banco de reservas fique Douglas ou Fabrício.
Rodolfo participou dos seis jogos do Vasco neste Campeonato Brasileiro e marcou seu primeiro gol na partida de sábado, na derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro.
Clique e veja vídeos do Vasco

Vasco anuncia venda de Romulo para o Spartak Moscou

Volante de 21 anos é negociado com clube russo pelo equivalente a R$ 20,7 milhões e não joga mais pelo time de São Januário

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
382 comentários
romulo vasco x cruzeiro (Foto: Bia Figueiredo/Futura Press/Agência Estado)Romulo: último jogo pelo Vasco contra o Cruzeiro
(Foto: Bia Figueiredo/Futura Press/Ag. Estado)
O Vasco anunciou nesta quinta-feira, em seu site oficial, a negociação de Romulo com o Spartak Moscou, da Rússia. O volante de 21 anos, que chegou ao clube em 2009 para integrar a equipe de juniores, teve seus direitos econômicos negociados por 8 milhões de euros (o equivalente a R$ 20,7 milhões). O Spartak também divulgou em seu site oficial a negociação.
Romulo viajou na tarde desta quinta-feira para a Rússia para assinar contrato de cinco anos. Ele não jogará mais pelo Vasco, que é dono de 50% dos direitos econômicos e, assim, deverá receber cerca de R$ 10 milhões. O Porto de Caruaru (PE) é dono de 25%, e os 25% restantes pertencem a um grupo de investidores. O jogador tinha vínculo até 31 de dezembro de 2015 com o Vasco, que investiu R$ 500 mil na sua contratação.
O Galatasaray, da Turquia, era outro clube na briga por Romulo. Enviou uma carta ao Vasco, demonstrando seu interesse, mas não apresentou uma proposta oficial. O nome do volante também foi especulado em clubes da Itália neste ano, como Juventus, Inter de Milão e Napoli.
O Vasco é dono de 50%
dos direitos econômicos de Romulo e, com isso, deverá receber cerca de R$ 10 milhões
Titular nos amistosos da Seleção contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina, Romulo é nome considerado certo na lista do técnico Mano Menezes para os Jogos Olímpicos deste ano. A lista dos 18 jogadores será divulgada na próxima quinta-feira. Na semana seguinte, a equipe se reúne para treinamentos no Rio de Janeiro, e no dia 17 de julho viaja para a Inglaterra.
Essa é a segunda revelação do Vasco vendida nesta temporada. Em maio, o volante Allan foi negociado com o Udinese, da Itália, pelo equivalente a R$ 7 milhões, mas o clube cruz-maltino teve direito a apenas 20% deste valor.
Romulo disputou 106 jogos com a camisa do Vasco desde 2009, marcando oito gols. No ano passado, ele foi chamado pela primeira vez para a Seleção, para os amistosos contra a Argentina. No Spartak Moscou, Romulo se juntará a Welliton, Ari e Rafael Carioca - com quem atuou no Vasco.
Confira a nota divulgada pelo site do Vasco:
A Diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama vem a público informar que, nesta data, foi firmado contrato com o SPARTAK – Moscow, da Rússia, para a transferência do volante ROMULO BORGES MONTEIRO para o referido clube.
A Diretoria destaca, ainda, a qualidade do profissional ROMULO, desejando-lhe continuado sucesso.
Club de Regatas Vasco da Gama

Couture, sobre triunfo do Spider sobre Sonnen: 'Não venceu de verdade'

Ex-campeão do UFC vê o americano em desvantagem para a final porque acredita que Anderson deve mudar o estilo de luta para o dia 7 de julho

Por SporTV.com Rio de Janeiro
2 comentários
Mini header anderson silva e Chael sonnen luta do século (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
Randy Couture, UFC (Foto: Agência Getty Images)Randy Couture está aposentado do MMA desde
abril do ano passado (Foto: Agência Getty Images)
Três vezes campeão do peso-pesado e duas vezes do meio-pesado do UFC, Randy "The Natural" Couture é um dos sete lutadores no "Hall do Fama" da organização. Tem moral de sobra para falar sobre qualquer combate e foi solicitado pelo site "MMA Fighting" para dar o seu palpite sobre Anderson Silva x Chael Sonnen do dia 7 de julho, em Las Vegas (EUA), no UFC 148. Couture considera que o brasileiro está em vantagem para o próximo duelo. E a explicação é no mínimo curiosa. De acordo com o "The Natural", o Spider é quem precisa mudar a forma como lutou contra o americano em 2010, o que dificultaria qualquer previsão do rival. Já Sonnen vai querer que tudo saia do mesmo jeito, mas, obviamente, sem sofrer uma nova finalização no fim.
- É meio estranho. Normalmente, eu diria que o ônus está sobre o cara que venceu a primeira luta para antecipar as mudanças que o perdedor vai fazer e conseguir o mesmo resultado. Mas se você olhar para Anderson e Chael, Anderson venceu por triângulo com dois minutos restando. Ele não venceu a luta de verdade. Ele apanhou, literalmente, por mais de quatro rounds. É quase como se, apesar de Chael ter de fazer alguns ajustes e obviamente descobrir como impedir o triângulo, é como se ele fosse o cara que venceu, porque ele quer que a luta aconteça do mesmo jeito, menos o triângulo. Mas o que o Anderson vai fazer? Ele não quer apanhar por quatro rounds e virar a luta, ele quer que seja completamente diferente. É quase como se Anderson estivesse em uma boa posição, pois ele está em uma posição em que pode fazer ajustes, e Chael vai ter de prever o que ele mudou.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
 Depois de sofrer diversas quedas e ser castigado no ground and pound por quatro rounds e meio, Anderson Silva venceu Chael Sonnen por triângulo a 1m50s do fim, naquela que foi a sétima defesa de cinturão dele no UFC. O Spider foi o quarto atleta a aplicar essa chave no americano. Demian Maia, Renato Babalu e Forrest Griffin já venceram Sonnen da mesma maneira. Por conta disso, Couture acredita que o compatriota não poderia ter perdido o combate com aquele golpe.
- Não sei se ele (Sonnen) cansou, houve um ritmo muito forte, mas o triângulo tem sido o calcanhar de Aquiles na sua carreira desde o primeiro dia. Não foi a primeira vez que foi pego nessa técnica. Chael foi um pouco descuidado, quando poderia ter feito taticamente muitas coisas diferentes, como trazê-lo de volta para a luta em pé e controlado mais.
UFC 148
7 de julho de 2012, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chael Sonnen
Tito Ortiz x Forrest Griffin
Cung Le x Patrick Côté
Demian Maia x Dong Hyun Kim
Chad Mendes x Cody McKenzie
Ivan Menjivar x Mike Easton
CARD PRELIMINAR
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões
Riki Fukuda x Costa Philippou
John Alessio x Shane Roller
Yoislandy Izquierdo x Rafaello Oliveira

Dia de herói: elogios, autógrafos, fotos... só dá Romarinho no Timão

Autor do gol de empate contra o Boca, atacante vira celebridade por onde passa no retorno a São Paulo após a primeira final da Libertadores

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
91 comentários
O time de operários do Corinthians ganhou uma estrela em potencial. Romarinho, autor do gol salvador no empate por 1 a 1 contra o Boca Juniors, na Bombonera, na primeira partida da decisão da Taça Libertadores, viveu uma quinta-feira de astro ainda na Argentina. Como esperado, o garoto de 21 anos foi o jogador mais assediado durante o dia e no voo que trouxe a delegação de volta a São Paulo.
A busca por uma recordação do herói da partida que deixou o Timão a uma vitória do inédito título começou ainda no hotel em que o grupo ficou concentrado, no centro de Buenos Aires. Corintianos que permaneceram na cidade foram até o local para celebrar o triunfo e encontrar o novo xodó.
No aeroporto, mais fotos e autógrafos com os alvinegros que também embarcavam. Assim que os atletas desceram do ônibus, um grupo foi até o encontro do atacante e o abraçou para festejar mais um pouco. Tímido, ele mostrou que ainda está se adaptando com a vida de famoso.
Eu não
esperava por todo esse carinho, não"
Romarinho, atacante do Timão
– Eu não esperava por todo esse carinho, não! – disse Romarinho, sendo puxado por seguranças do clube.
O assédio continuou já perto do embarque. Enquanto os jogadores mais experientes foram às compras no free shop, o atacante apenas passeou em meio aos produtos eletrônicos e logo parou com outro grupo de jogadores que aguardava a liberação da entrada do avião. Por ordem da diretoria, ele não concedeu entrevistas.
O esperado sossego dentro da aeronave não aconteceu. Membros da tripulação e outros passageiros saíram à caça dele para mais fotografias. Com os companheiros por perto, ele não escapou das brincadeiras.
– Faz cara de mau aí, Romarinho – gritaram alguns atletas enquanto o atacante atendida o pedido de uma fã para uma foto.
Quando o avião partiu, os corintianos aproveitaram para relaxar. O elenco e quase toda a diretoria viajaram na classe econômica, a menos confortável. Mesmo assim, todos dormiram. Nos momentos acordados, o técnico Tite e, claro, Romarinho voltaram a ser requisitados para as recordações.
– É, Romarinho! Vai aprendendo a lidar com essa vida de estrela! – brincou o meia Alex.
A tendência, porém, é que o estrelato diminua um pouco nos próximos dias. O jogador não está autorizado a falar com a imprensa fora do CT Joaquim Grava, incluindo a participação em programas de televisão. A direção teme que possa haver um deslumbramento por parte dele, o que poderia fazê-lo perder o foco no momento de adaptação a um grande clube.
O Corinthians volta a treinar nesta sexta-feira à tarde, no CT Joaquim Grava. Com o adiamento da partida contra o Botafogo para o dia 11 de julho, o Timão volta se preparar para a segunda final diante do Boca, na próxima quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu. Jorge Henrique, com uma lesão na coxa direita, pode desfalcar a equipe. Liedson e Romarinho são as principais opções para a vaga. E a estrela do garoto pode brilhar novamente.
Romarinho, Corinthians, Voo (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Romarinho foi o mais assediado no voo do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Zinho procura Diego, mas preço assusta. Argentinos são oferecidos

Meia do Wolfsburg recebe salário parecido com o de Ronaldinho Gaúcho. Vice de finanças planeja ir à Alemanha para negociar pessoalmente

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
217 comentários
Diego, Atlético de Madrid x Athletic Bilbao (Foto: Reuters)Diego foi campeão da Liga Europa pelo Atlético de
Madri, mas é do Wolfsburg (Foto: Reuters)
Diego é um desejo do diretor de futebol Zinho para vestir a camisa 10 do Flamengo. O problema é o preço para contratar o meia, de 27 anos, revelado pelo Santos em 2002. Após boa passagem por empréstimo pelo Atlético de Madri na última temporada, o Wolfsburg, da Alemanha, conta com o retorno do jogador a partir de 1º de julho. O vínculo entre as partes tem duração de mais dois anos. O Rubro-Negro procurou o jogador, mas para contratá-lo em definitivo teria de investir cerca de R$ 30 milhões, algo inviável para o combalido cofre do clube.

Nem a opção de empréstimo facilitaria o acerto. Diego recebe um salário de € 5 milhões (R$ 12,9 milhões) anuais, quase R$ 1,1 milhão por mês. Pelos corredores da Gávea, o valor já lhe rendeu o apelido de novo Ronaldinho, numa referência ao ex-camisa 10, que recebia R$ 1,25 milhão. Apesar de sonhar com o jogador, Zinho já disse que não há como pagar um salário deste nível a nenhum reforço.
No entanto, o interesse persiste. O vice de finanças Michel Levy aguarda uma resposta positiva do jogador e do Wolfsburg para embarcar para a Alemanha e iniciar a negociação. O Flamengo apresentou valores preliminares para análise, mas não uma proposta oficial. Se a sinalização chegar, Levy partirá para negociar pessoalmente.

Diego foi um dos destaques do Atlético de Madri na conquista da Liga Europa e pretendia continuar na Espanha. No Wolfsburg, ele teve uma saída tumultuada. Na ocasião, ao tomar conhecimento que ficaria no banco de reservas na última rodada do Campeonato Alemão, contra o Hoffenheim, recusou-se a participar da partida na temporada 2010/2011.

Argentinos são oferecidos
Montagem - Hector e Diego Morales (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com) Héctor e Diego Morales foram oferecidos ao Fla
(Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
A procura do Flamengo por um armador deixa empresários atentos. Esta semana, dois nomes chegaram ao clube, ambos são argentinos e defendem equipes daquele país. O meia Héctor Canteros, de 23 anos, do Vélez Sarsfield, e o meia-atacante Diego Molares, de 25, que está no Tigre. Para comprar 50% dos direitos econômicos de Morales, o clube teria de pagar R$ 5,2 milhões.

Clique e assista a vídeos do Flamengo

Gols para a mãe e melhor atuação da carreira: a noite de Balotelli por Mario

Decisivo na vitória sobre a Alemanha, atacante mostra-se especialmente feliz com a presença materna no estádio e garante que artilharia não é importante

Por GLOBOESPORTE.COM Varsóvia
31 comentários
O GLOBOESPORTE.COM, a TV Globo e o SporTV transmitem Itália x Espanha a partir das 15h45m (de Brasília) de domingo
O atacante Mario Balotelli foi decisivo para a classificação italiana à final da Eurocopa, que será no próximo domingo contra a Espanha. Ele marcou os dois gols da vitória sobre a Alemanha nesta quinta-feira e, segundo as palavras do próprio, teve a melhor atuação de sua carreira. E não foi só isso. O jogo teve um sabor ainda mais especial para o atacante pelo fato de sua mãe adotiva, Silvia, ter acompanhado tudo de perto.
- Essa foi a maior noite da minha carreira, mas espero que domingo seja ainda melhor. Eu dedico meus gols à minha mãe. Ela é idosa e estava no estádio nesta noite. Estou feliz porque gostaria de ter feito um gol para ela. No domingo, meu pai estará aqui também e eu gostaria de marcar novamente - disse o atacante, em entrevista ao canal italiano RAI.
Balotelli e sua mãe, Itália (Foto: Agência EFE)Balotelli com a mãe Silvia (Foto: Agência EFE)
Mesmo com a atuação de gala, Balotelli não recebeu o prêmio de melhor do jogo, que ficou nas mãos de Pirlo. Outro consolo poderia ser a artilharia da Eurocopa. Afinal, ele divide atualmente o posto de goleador com Cristiano Ronaldo (Portugal), Alan Dzagoev (Rússia), Mario Mandzukic (Croácia) e Mario Gómez (Alemanha) - todos com três gols marcados. Mas nada disso impressiona Balo, que está obcecado no título europeu.
Confira mais notícias da Eurocopa
Mario Balotelli marca gol da Itália contra a Alemanha (Foto: AP)Mario Balotelli acerta um chute indefensável para fazer Itália 2 x 1 Alemanha (Foto: AP)
- Artilharia? Vamos ver. Gostaria mesmo era de marcar na final. Mas não ligo como vai ser minha atuação no domingo. O que eu quero é vencer - disse o atacante.
Para levantar a taça da Euro, Balotelli e companhia terão que passar pela Espanha na final deste domingo. As duas seleções já se enfrentaram na primeira fase – no empate por 1 a 1 – e os italianos esperam tirar proveito disso.
- Não temos medo da Espanha. Sabemos como eles jogam e sabemos como batê-los. Nós temos que ter paciência e esperá-los. Eles trocam muitos passes nas sabemos como vencer - acrescentou Balotelli.
Sonho italiano
Já o lateral-esquerdo Giorgio Chiellini, que era dúvida para o duelo desta quinta, disse que a classificação para a final representa um sonho.
- Há dez dias, jogar esta partida era apenas um sonho. Tenho que agradecer ao departamento médico e ao técnico por me ajudarem a me recuperar. Estamos vivendo um sonho junto com milhões de italianos - disse Chiellini.

Torcedoras polonesas salvam clube de crise financeira com ensaio sensual

Calendário produzido para ajudar o Hutnik Krakow já teve mais de 30 mil exemplares vendidos. Torcedoras prometem repetir a dose em 2013

Por Polônia sportv.com
10 comentários
O que você faria por amor ao seu time do coração? Milhares de manifestações são flagradas diariamente, mas foi na Polônia que um grupo de seis belas torcedoras chamou atenção pela iniciativa para lá de ousada para ajudar o modesto  Klub Sportowy Hutnik Krakow, da 4º divisão do futebol polonês, a se livrar da crise financeira. Elas toparam tirar a roupa para um ensaio sensual e produzir um calendário para arrecadar fundos.
A aposta deu certo e o ensaio foi um sucesso. Mais de 30 mil exemplares do calendário foram vendidos desde janeiro em Cracóvia, no interior da Polônia. A iniciativa transformou o clube e cidade em sucesso de popularidade. E conseguiu salvar o Hutnik da crise financeira.
- Resolvi me exibir pois sou fã do Rutnik e queria ajudar o meu time a ganhar dinheiro. O calendário ficou famoso também em outros países. Os asiáticos também ficaram interessados. O time e a cidade ganharam em popularidade - comemorou a torcedora Alicia Kivic, ao “Tá na Área”.
O sucesso da iniciativa rendeu as seis torcedoras o convite para posarem nuas em uma revista masculina. Mas Alicia, namorada do gerente de futebol do Hutnik, Daniel Urbanek, não aceitou a proposta. E, sem ela no elenco, as outras torcedoras resolveram desistir da ideia. Mas para a alegria dos marmanjos de Cracóvia, as torcedoras já toparam produzir um novo calendário do Rutnik para 2013.
- Sabemos que precisamos fazer coisas enormas e um pouco estranhas para chamar a atenção. E esse calendário é um pouco isso - disse Daniel Urbanek.
torcedora do Hutnik posa nua (Foto: Reprodução)Catálogo do Hutnik com torcedoras nuas teve mais de 30 mil exemplares vendidos  (Foto: Reprodução)

Técnico do Galaxy avalia chance de levar Seedorf: 'Uma em um milhão'

Bruce Arena diz que gostaria de contar com o meia, que negocia com o Botafogo e tem treinado no clube americano, mas admite não ser viável

Por GLOBOESPORTE.COM Los Angeles
15 comentários
Seedorf (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)Seedorf diz ainda não saber seu futuro
(Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)
Após deixar o Milan na última semana, o meia Seedorf ainda não decidiu qual será seu futuro. Enquanto avalia propostas, entre elas uma do Botafogo, o holandês treina para manter a forma no Los Angeles Galaxy.
O técnico do clube americano, Bruce Arena, praticamente descartou a possibilidade de contratar Seedorf. Arena elogiou o meia, de 36 anos, mas disse que a chance de tê-lo no LA é "uma em um milhão".
- Clarence (Seedorf) está na cidade apenas para treinar um pouco. Eu ficaria feliz em contratá-lo. E se Messi viesse à cidade, eu faria o mesmo - disse Arena.
Perguntado pela imprensa local sobre seu futuro, Seedorf manteve o mistério.
- Eu não sei - limitou-se a dizer.
Segundo a previsão inicial do próprio Seedorf, seu futuro deveria ser definido até o fim desta semana. O Botafogo enviou nesta quinta-feira o documento final do contrato com o holandês para ser assinado até sexta-feira. Todas as cláusulas acordadas com sua agente, a americana Deborah Martin, foram equacionadas, e a expectativa é a de que possa oficializar a contratação até sábado.

‘Gritei com o gol do Boca e depois quase me arrebentaram’, diz Marcos

Ex-goleiro e ídolo do Verdão abre torcida pela equipe argentina na final da Libertadores. Nativo do país vizinho, Barcos também seca o Corinthians

Por Diego Ribeiro São Paulo
40 comentários
Marcos, Bruno, Mauricio Manieri, Palmeiras (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Marcos, Bruno e Mauricio Manieri em evento no
Palmeiras (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
O ex-goleiro Marcos é ídolo do Palmeiras, carrasco do Corinthians e agora torcedor do Boca Juniors. Descontraído, o “Santo” admitiu nesta quinta-feira que torceu pela equipe argentina na primeira partida da final da Taça Libertadores, e fará o mesmo na próxima quarta-feira, no Pacaembu. Apesar de reconhecer que o rival do Verdão deu um grande passo para sua primeira conquista sul-americana com o empate em 1 a 1 em Buenos Aires, Marcos mantém a esperança na mística da equipe argentina.
– Eu gritei quando o Boca fez gol, aí quando empatou os caras quase arrebentaram a minha casa com rojões (risos). Eu brinco quando a gente ganha, e brincam comigo quando eu perco, é normal. Se o Corinthians for campeão, vou ter de aguentar. Caso contrário, eles que me aguentem – brincou o “Santo”, durante evento do Palmeiras na Arena Palestra.
Se o Corinthians for campeão, vou ter de aguentar. Caso contrário, eles que me aguentem!"
Marcos
Marcos fez muitos elogios à equipe treinada por Tite, principalmente ao sistema defensivo, que sofreu apenas quatro gols na Libertadores. Mesmo assim, mostrou confiança em Riquelme e companhia para o jogo da próxima quarta-feira, no Pacaembu.
– O Corinthians não chegou onde chegou por acaso. O Tite fez um grande trabalho, a defesa toma poucos gols e o time é bem organizado. Mas, como palmeirense, sou Boca e não perco a esperança – avisou Marcos.
Quem também seca o Corinthians na decisão é o atacante Barcos, nascido na Argentina. Apesar de dizer que não torcia pelo Boca na infância, Barcos entende que a rivalidade com o time alvinegro é grande. Por isso, não quer saber de festa corintiana na semana que vem.
– Tenho que torcer para o Boca, são duas grandes equipes, mas vou torcer para que vençam nosso rival – disse Barcos.
A dupla esteve presente no lançamento do plano sócio-torcedor Avanti, nesta quinta-feira, no prédio administrativo da Arena Palestra. Ambos se preparam para a decisão da Copa do Brasil contra o Coritiba, que começa no próximo dia 5, na Arena Barueri – Barcos como titular do ataque, Marcos como torcedor e embaixador do clube.
Marcos comemora penalti defendido de Marcelinho Carioca na Libertadores, Plameiras x Corinthians (Foto: Agência Estado)Foto histórica: Marcos comemora defesa em pênalti de Marcelinho na Libertadores (Foto: Agência Estado)

Damm cutuca Gasparzinho: 'Lugar
de assombração é no cemitério'

Capixaba comemora vitória sobre o desafeto no UFC 147 e diz: 'Meus treinadores e eu traçamos uma estratégia e foi exatamente como ocorreu'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
9 comentários
rodrigo damm anistavio gasparzinho ufc 147 mma (Foto: Getty Images)Damm finaliza Gasparzinho com um mata-leão no
primeiro round no UFC 147 (Foto: Getty Images)
Rodrigo Damm e Gasparzinho tiveram a oportunidade de resolver, no octógono, as desavenças que tiveram no The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões. Depois de algumas discussões e até uma troca de empurrões na casa, os dois se enfrentaram no UFC 147, no último sábado, em Belo Horizonte, em um duelo que terminou com vitória do capixaba, por mata-leão, no primeiro round. Normalmente mais sério, Damm abriu espaço para uma cutucada no oponente, que se chama Anistávio Medeiros e tem apelido de um famoso fantasma de desenho animado.
- Na casa do TUF pude confirmar que lugar de assombração é no cemitério (risos). Brincadeiras à parte, essa foi a luta em que pude visualizar muito claramente a necessidade de estar concentrado, focado na luta e no adversário - disse ao site da revista "Graciemag".
Feliz e satisfeito com a vitória, uma vez que finalizou Gasparzinho com apenas 2m12s de combates, Rodrigo Damm agradeceu aos treinadores e disse que conseguiu cumprir perfeitamente o que lhe foi passado por eles:
- A luta com o Gaspar foi como tínhamos imaginado. Meus treinadores e eu traçamos uma estratégia e foi exatamente como ocorreu. Trabalhei a mão dura e, na hora que ele sentiu, pude desenvolver meu Jiu-Jitsu no chão e finalizá-lo.
Gasparzinho e Rodrigo Damm se encaram na pesagem do UFC 147 (Foto: Reprodução/UFC)Os dois lutadores se desentenderam também na pesagem do evento (Foto: Reprodução/UFC)

Após passar por cirurgia, Daniel Sarafian volta a treinar aos poucos

Paulista faz exercícios sob os comandos do preparador Diego Andriello

Por SporTV.com Rio de Janeiro
6 comentários
lutador Daniel Sarafian (Foto: Twitter / Daniel Sarafian)lutador Daniel Sarafian (Foto: Twitter / Daniel Sarafian)
Fora da final do peso-médio do TUF Brasil por conta de uma lesão no bíceps do braço esquerdo, Daniel Sarafian se prepara para voltar logo ao MMA. Por enquanto, o lutador, que teve que passar por uma cirurgia, vai pegando leve nos trabalhos e ainda não pode exercitar o membro operado.
- Treinando o que já está liberado pelo médico com o preparador Diego Andriello - postou Sarafian no Twitter.
Daniel Sarafian venceu Richardson Monstrão na primeira eliminatória do reality show, o que lhe garantiu a presença na casa do programa. Depois, bateu Renée Forte nas quartas de final e, na sequência, superou Serginho Moraes nas semis.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Serginho acabou substituindo Sarafian na final, mas Cezar Mutante foi o vencedor ao bater o adversário por decisão unânime dos jurados.

Wallid Ismail: de lutador 'muito doido' a 'Dana White' do MMA brasileiro

Presidente do Jungle Fight faz duras críticas a treinadores que produzem eventos no Brasil e esclarece polêmicas com Erick Silva e John Lineker

Por Ivan Raupp, especial para o SporTV.com Direto de Macapá, AP
5 comentários
Careca, agitado, fanático por MMA e trabalhador compulsivo. Quem junta essas características em uma pessoa só logo pensa na figura de Dana White, o presidente e manda-chuva do gigante UFC. Mas também pode ser, sem tirar nem pôr, Wallid Ismail, o presidente do Jungle Fight, apesar de o próprio rejeitar a comparação. Ex-lutador de jiu-jítsu e vale-tudo, a versão antiga do MMA, o manauara comanda o principal evento de artes marciais mistas da América Latina. O objetivo dele é transformar a organização na segunda principal do mundo. A concorrência no Brasil, para Wallid, passa longe, e sobram várias alfinetadas nos "adversários".
walid ismail mma (Foto: Divulgação)Lorenzo Fertitta, Wallid Ismail e Dana White: dom para os negócios (Foto: Divulgação)
- Fico muito chateado quando um professor produz evento, porque os alunos nunca perdem. Bota luta fácil, isso é um aburdo. Eu sou totalmente contra professor escolher luta para o aluno. Isso é o fim do mundo. E foi isso que acabou com o boxe. Os produtores tinham ligação com o manager, que fazia a carreira do cara subindo a escada. Por isso que tem que ser casca-grossa para lutar no Jungle. Vários professores dizem para mim: "Wallid, meu lutador ainda não está pronto para lutar no Jungle, deixa ele lutar em eventos menores primeiro" - disse.
Em meio à produção de mais um evento, o Jungle Fight 40, em Macapá, no último dia 15, Wallid Ismail conversou com o SPORTV.COM no hotel onde estava hospedado na capital amapaense. Com a língua afiada, o presidente do Jungle esclareceu o caso de John Lineker, que chegou sozinho aos Estados Unidos em sua última luta, e o de Erick Silva, quando, após a vitória do capixaba sobre Charlie Brenneman, Wallid foi traduzí-lo no microfone e alongou a declaração propositalmente para agradecer a alguns patrocinadores e colaboradores, como o senador Magno Malta (PR-ES).
walid ismail mma (Foto: Divulgação)Walid comemora histórica vitória sobre Royce
Gracie no jiu-jítsu, em 1998 (Foto: Divulgação)
- É um cara que sempre ajudou. É que as pessoas não entendem que não deixo de agradecer aos caras que ajudam. Essa gratidão é sempre importante. O Erick teve problema no visto para os EUA, e ele (Magno Malta) ajudou a tirá-lo mais rápido. Teve um problema, e foi necessária a ajuda de pessoas influentes. O senador se prontificou a ajudar. Como não vou agradecer? Só vagabundo e pilantra não reconhece quem ajuda. A maior virtude de um homem é a gratidão. Quem não é grato, paga o preço, e nunca quero e nem vou pagar esse preço - justificou.
Wallid contou ainda como foi o início do Jungle Fight e admitiu que já teve de tirar dinheiro do próprio bolso para sustentar o evento. Atualmente, por outro lado, ele disse que a situação está mudando para melhor. Empresário de atletas do UFC, garantiu que não tem saudade de lutar e afirmou que a versão "madura" do dirigente Wallid é melhor do que o lutador "muito doido" de antigamente, que chegou a ficar conhecido como o "Exterminador de Gracies". Confira, a seguir, a entrevista na íntegra:
Como surgiu a ideia de criar o Jungle Fight?Eu lutava na época e era representado por um japonês chamado Antonio Inoki, que era o diretor executivo do Pride, o maior evento do mundo na época. E foi um estouro. Tivemos o patrocínio da Konami, uma empresa japonesa, e a ideia era chamar a atenção do mundo para a Amazônia. Ele (Inoki) sempre foi ligado à natureza. Tive a ideia, falei com o Inoki, e na hora ele já lançou para a imprensa de todo o Japão. A repercussão foi animal. No primeiro show, batemos recorde de audiência, fomos transmitidos pelo SporTV, teve Lyoto Machidax Stephan Bonnar, Fabricio Werdum x Gabriel Napão... Mas uma coisa é interessante: nenhum desses caras era conhecido ainda. Que nem neste evento do Amapá, você vê garotos que daqui a pouco vão estar despontando. Eu me lembro do que falavam do Erick Silva: "Nossa, Erick Silva? Que card ruim." Falavam também do Yuri Marajó. E está aí, vários desses caras vão ser grandes estrelas internacionais.
Você e o japonês investiam no Jungle?Não, nós conseguimos esse patrocínio da Konami. Tive o apoio também do atual governador do Amazonas, Omar Aziz, que gostou da ideia.
E o Inoki ainda participa?Não. Tenho falado com ele, estou marcando até uma reunião em Los Angeles. Sou um cara que nunca esquece quem me ajuda.
Ele saiu quando?Saiu no Jungle Fight 3. Aí eu assumi. Além de ser do Pride, ele tinha uma outra firma, na qual ele tinha outros interesses. A Konami saiu junto. Desde então, sou eu sozinho, guerreiro.
Erick Silva, Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Senador Magno Malta, Yuri Marajó, Erick Silva, Wallid e Yuri Pelaes (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
O Jungle Fight sempre foi rentável?Não, várias vezes tive que tirar dinheiro do meu próprio bolso. Dinheiro que ganhei na minha carreira de atleta, e depois ainda botei dinheiro de uma ação, que pouca gente sabe, de quando ganhei uma indenização muito legal de uma empresa criada por mim, depois que tive problemas com meu sócio. Agora é que está começando a virar. Ainda é a guerra, nada é mole. Ainda não está uma maravilha, mas está começando a virar. O mercado está começando a entender que realmente é um esporte, com grandes patrocinadores.
O UFC é a Copa do Mundo, e o Jungle é a Libertadores da América. O UFC é o maior evento do mundo, não tenho a pretensão de concorrer com eles, mas eu quero meu lugar no mundo, que é ser o segundo maior e o maior da América Latina"
Wallid Ismail
Você diria que o lucro vale o esforço?Eu diria que o prazer vale o esforço. O homem que vê só o lucro dificilmente faz sucesso. É a mesma coisa do lutador que só vê o lucro. Sou muito feliz, é uma vida de louco, mas sou o cara mais feliz do mundo. Trabalho com o que eu amo, viajo o mundo todo, sou respeitado no mundo todo. Quantos e quantos atletas passaram pela minha mão no Jungle e hoje são milionários? Vários ficaram ricos e puderam dar uma vida melhor às famílias. Só espero que possa ter esse reconhecimento de todos esses atletas que passaram pelo Jungle. E pode anotar: vamos ver muitos outros ainda.
E esse reconhecimento seria em que sentido?Quero que as pessoas lembrem do Jungle Fight. Não precisa falar, lembrar. Mas o legal é que as pessoas lembram, isso é muito legal, sempre agradecem. Somos um evento diferenciado.
Que distância você vê entre o Jungle Fight e o UFC?O UFC é a Copa do Mundo, e o Jungle é a Libertadores da América. O UFC é o maior evento do mundo, não tenho a pretensão de concorrer com eles, mas eu quero meu lugar no mundo, que é ser o segundo maior e o maior da América Latina. Já sou o maior da América Latina, mas trabalho para manter. No Brasil, não tem um segundo maior evento, tem um bolo de vários eventos. E o Jungle é disparado o melhor. Mas isso quem me falou foi o Boninho. Sempre gosto de falar dele porque sempre tive grandes ideias vindas dele. É realmente um amigo, um irmão, um cara que me ajuda e me dá vários conselhos legais. Foi o cara que sempre apoiou o MMA. Um dia ele me falou: "Wallid, tem que ser Arena Jungle (o nome da jaula onde ocorrem as lutas do evento)! Tem que ser um nome para marcar".
walid ismail mma (Foto: Divulgação)Ana Furtado (esposa de Boninho), Boninho, Wallid
Ismail e a esposa Daniele (Foto: Divulgação)
E o Boninho tem alguma ligação direta com o Jungle?Não, só de conselhos mesmo. Ele é um conselheiro, um amigo e irmão meu que gosta de mim e me dá vários conselhos legais, de imagem, de colocar telões. Ele é um grande conselheiro nesse sentido.
De onde vem sua amizade com ele?Vem de vários anos, mais ou menos uns dez. A gente começou a malhar junto quando eu ainda morava nos Estados Unidos, e ficamos amigos. E é muito legal, pois ele é um cara vitorioso. Ninguém trabalha como eu trabalho, mas esse cara é um psicopata. O Boninho é um workaholic. É um cara especial, as ideias dele são especiais. Sempre procurei ouvir muito os amigos que sei que querem o melhor para mim e para o meu trabalho.
Você acha que o Jungle pode passar o Strikeforce e o Bellator, ou já passou?Não tenho dúvida de que já passou o Bellator. O Strikeforce é da Zuffa (empresa que é dona do UFC), você não pode considerar.
Então você considera o Jungle o terceiro maior evento do mundo?Eu considero um dos grandes do mundo. Uma coisa que as pessoas não sabem: o Jungle Fight e o Ultimate são os dois eventos mais antigos do mundo. Vários eventos vieram depois.
Alguns campeões do Jungle foram para o UFC, como Erick Silva, Yuri Marajó e o Marcelo Guimarães. Isso já é combinado por você com o Dana White e com o Lorenzo Fertitta?Eu estive com o Joe Silva (casador de lutas do UFC), e ele sabe. As pessoas têm que entender: o Jungle Fight não é feito por um professor. Eu não sou professor. Os lutadores são os melhores. O cara, para ser campeão do Jungle, tem que ser muito bom. E você vê que todos os caras do Jungle fizeram um baita show no Ultimate. Isso me credencia. Eles sabem que os melhores saem do Jungle, porque não sou professor, padrinho, nem nada. Por isso que tem tempo ruim. Quando os caras me perguntam: "Ah, com quem vou lutar?". Eu digo: "Olha, tem dois braços e duas pernas". Tem que se preparar para qualquer um.
Fico muito chateado quando um professor produz evento, porque os alunos nunca perdem. Bota luta fácil, isso é um aburdo. Eu sou totalmente contra professor escolher luta para o aluno. Isso é o fim do mundo"
Sobre eventos concorrentes no Brasil
Você faz esse meio de campo dos atletas com o UFC? Tem contato direto com o Joe Silva?Eu que faço. O Joe Silva é meu camarada desde a época em que eu era lutador. Ele está no negócio há muitos anos. Então você realmente tem credibilidade, tem uma raiz ali. Não sou um cara que caiu de paraquedas. Fico muito chateado quando um professor produz evento, porque os alunos nunca perdem. Bota luta fácil, isso é um aburdo. Eu sou totalmente contra professor escolher luta para o aluno. Isso é o fim do mundo. E foi isso que acabou com o boxe. Os produtores tinham ligação com o empresário, que fazia a carreira do cara subindo a escada. Por isso que tem que ser casca-grossa para lutar no Jungle. Vários professores dizem para mim: "Wallid, meu lutador ainda não está pronto para lutar no Jungle, deixa ele lutar em eventos menores primeiro".
Você se considera o Dana White brasileiro?Não, eu me considero o Wallid. Acho que o Dana White é único, um cara realmente especial e iluminado. Ele teve a determinação e a ousadia de querer comprar o UFC por US$ 2 milhões. Mas pouca gente sabe que ele, o Lorenzo e o Frank Fertitta investiram US$ 44 milhões. Então não compraram só por US$ 2 milhões. Esses caras têm todo o valor do mundo. Todo dinheiro que recebem é merecido. Eles sabem fazer. Eu estava na luta do Erick agora (vitória sobre Charlie Brenneman), e o Dana White é realmente apaixonado por isso. O Joe Silva também, até brinquei com ele quando o Erick estava entrando no octógono, e o Joe estava saindo. Falei: "Joe, você está maluco? Volta ou você não vai ver essa luta, porque vai ser rápida" (risos). Aí ele: "Pô Wallid, você é maluco". Entendeu? Tem essa interatividade com os caras, e eles sabem que sou do ramo. Eu entendo disso. Vivo, respiro MMA 24 horas.
walid ismail mma (Foto: Divulgação)O ex-lutador e a esposa, Daniele (Foto: Divulgação)
Você é casado há alguns anos. Sua esposa lida bem com a sua rotina?Ela já se acostumou, já me conheceu assim. Não dá para mudar a pessoa.
E filhos?Ainda não tenho, mas isso (a rotina atribulada) é um dos problemas. Tudo na vida tem um preço. Eu pago esse preço por viver viajando e ter essa vida de louco. Acham que é mole? Tem que ser doido. O cara que produz evento e faz essa loucura que eu faço não pode ser normal. Só na última semana: fui a São Paulo resolver uns problemas; voltei para o Rio, depois para os Estados Unidos, para uma reunião com os chineses em Los Angeles; fui para a luta do Erick; cheguei ao Rio e fiquei um dia; vim aqui para o Amapá; segunda-feira vou para uma reunião em São Paulo, depois vou para Belo Horizonte com o Yuri (Marajó, que perdeu para Hacran Dias no UFC 147). Não para, mas eu adoro. Foi a vida que eu escolhi. É a vida que eu sempre quis.
Vai fazer algum Jungle nos Estados Unidos?Não, fui lá só para ver acordos de transmissão. Meu negócio é Brasil. Estou focado aqui. Cheguei a fazer na Europa, mas o Brasil é muito grande e ainda tem que ser muito explorado. Quero solidificar muito aqui. É aquela história: não tem segundo lugar na América Latina.
Você é empresário do John Lineker também?Cara, nós tivemos um problema agora e estamos vendo como vai ser. Por quê?
Porque houve esse problema com o Lineker, que viajou aos EUA para lutar no UFC e parece que ficou meio "abandonado" por lá. O que aconteceu?Houve um problema. A gente tem contrato assinado, mas o treinador não foi com ele, não pôde ir, e eu não pude ir também. São coisas do ofício, mas está tudo sendo resolvido.
Você já disse ao SPORTV.COM que o Erick Silva é o Neymar do MMA. Acha que ele é o futuro do MMA brasileiro?Sem dúvida alguma. Ele vai ser o melhor peso-por-peso do mundo. As pessoas me criticaram muito que traduzi coisas que ele não falou. Quem me conhece sabe, falo sempre o que vem à minha cabeça. Mas, para mim, o que interessa é o Ultimate gostar. Se não tivessem gostado, já teriam cortado (a fala dele no microfone).
walid ismail mma capa revista (Foto: Divulgação)Capa de revista no Japão (Foto: Divulgação)
Você falou do senador Magno Malta...
É um cara que sempre ajudou. É que as pessoas não entendem que não deixo de agradecer aos caras que ajudam. Essa gratidão é sempre importante. O Erick teve problema no visto, e ele (Magno Malta) ajudou a tirá-lo mais rápido. Teve um problema, e foi necessária a ajuda de pessoas influentes. O senador se prontificou a ajudar, e ajudou. Como não vou agradecer? Só vagabundo e pilantra não reconhece quem ajuda. A maior virtude de um homem é a gratidão. Quem não é grato, paga o preço, e nunca quero e nem vou pagar esse preço. Você vê o caso do (colchões) Ortobom. Meu primeiro patrocínio foi deles, em 1991. O Francisco Dias, dono da empresa, é meu amigo e foi ele quem teve a ideia de fazer os eventos nas UPPs. Foi um sucesso e nós vamos voltar a fazer. Só que o Jungle ficou muito grande. Vamos fazer uma segunda marca. Não era para falar, mas vou voltar com o MMA World League (em português: Liga Mundial de MMA), uma marca separada, tão grande quanto o Jungle Fight. Vai ser um evento com lutas entre países. Já tenho essa marca desde 2006 e vai voltar agora, sempre no Brasil, com foco sempre aqui.
Voltando à questão do senador: ele investe dinheiro no Jungle?
Não, ele é um apaixonado por lutas. São pessoas boas que estão do nosso lado e amam a luta.
Qual a sua relação com os atletas que empresaria? É próximo deles, amigo mesmo?
Tem que ligar sempre. Ligo sempre para o Erick, para o Yuri, com o Marcelo estou estreitando mais a relação agora. Lógico que meu tempo é uma loucura. Mas uma coisa em que sou bom é: o que está faltando? Pode perguntar para qualquer atleta meu.
Você tem receio de que, algum dia, esses atletas virem as costas para você?
Acontece. De vez em quando acontece, mas faz parte do jogo. Uns têm contrato, outros não, entendeu? Mas uma coisa é certa: a máquina gira. Dou apoio total a quem tem o cinturão do Jungle. Vou falar do caso do John Lineker. Ele foi campeão do Jungle e estava trabalhando no porto. Perguntei para ele: "John, de quanto você precisa por mês para sobreviver?". Eu tenho isso tudo anotado. Ele disse que era tanto, aí falei que o queria focado somente no MMA para ser o melhor lutador que existe. E fiquei pagando a ele por mês antes de ser contratado pelo UFC. Com o Erick Silva foi a mesma coisa. Eu cheguei nele em uma segunda-feira no Rio, e ele me disse que tinha R$ 30 para ficar até domingo. Perguntei de quanto ele precisava, e dei: "Você é o campeão do Jungle, então vou te apoiar". Não falo isso para ninguém, mas eu banco. Acredito que os caras que são campeões do Jungle podem ser campeões em qualquer evento, porque eles não tiveram moleza. Não escolheram adversário.
Wallid Ismail posa ao lado de Ivo Meirelles e do casal de mestre-sala e porta-bandeira da Mangueira (Foto: Divulgação)Em 2011, o Jungle realizou eventos em comunidades carentes no Rio, como a Mangueira (Foto: Divulgação)
Esses caras que são campeões do Jungle hoje, como Adriano Martins (peso-leve) e Kléber Orgulho (meio-pesado), estão perto de ir para o UFC?Sobre esses dois, eu estou pressionando totalmente. Estive com o Joe Silva, tenho até os e-mails dele, que falou: "Mantenha-os lutando". Hoje o Ultimate tem 478 atletas. Estão demitindo muito. Não adianta só ganhar, tem que ganhar dando show. Eu perturbo o tempo todo lá, mas os caras são meus camaradas.
Vamos falar agora sobre o ex-lutador Wallid. Sente saudades dessa vida de competição?
Cara, hoje a minha vida é tão louca que sou um cara totalmente realizado. Tenho pessoas boas ao meu lado, estamos crescendo. Não sinto falta nenhuma de lutas. Eu me dedico tanto a esse esporte que tanto amo, que é uma coisa impressionante. Como uma vez, quando vi o Lyoto Machida e o Ronaldo Jacaré se abraçando. Conheci o Jacaré quando ele tinha que andar uma hora e meia para chegar ao treino. Vi o Lyoto dormir em academia no Japão. São pessoas que vi na guerra, que não tinham boas condições financeiras e hoje são patrões. Esses caras eu ajudei.
walid ismail mma (Foto: Divulgação)Walid dorme e recebe o carinho do mestre, o já
falecido Carlson Gracie (Foto: Divulgação)
O Lyoto tem gratidão por você?
O Lyoto é sensacional. Uma vez eu estava em Belém e liguei para ele, fazia muitos anos que não o via por causa da vida corrida. Aí ele: "Vem cá, Wallid. Não vai me chamar para ir ao Jungle?". E eu: "Pô, você já é estrela, ganha dinheiro para ir aos eventos. Você quer ir?". Ele falou: "Claro! Está maluco?". As pessoas dizem que ele fala muito no Jungle, o Jacaré também. O Fabricio Werdum me chama de padrinho até hoje. Brinco com ele que sou muito novo para ser padrinho. O Renato Babalu também, começou no Jungle. O Renan Barão tem passagem também, o Alessio Sakara... O Sakara fez um documentário sobre a vida dele e veio me entrevistar. As pessoas reconhecem que o Jungle Fight fez um ótimo trabalho. Deus sempre me ajudou a escolher os lutadores certos. E eu sou do ramo, olho para o lutador e sei se ele é bom ou não. Sou um bom olheiro.

E você era mesmo o "Exterminador de Gracies"?

Isso é uma outra fase da minha vida, né? Sou um cara que lutei muito pelo meu mestre Carlson Gracie, que é da família Gracie, então acabava que eu defendia a família Gracie. Mas como as lutas eram contra os Gracies, ganhei esse apelido, mas na realidade sempre defendi meu grande mestre.
Você lembra quantas vitórias teve sobre os Gracie?
Foram três oficiais (sobre Ralf, em 1992; Renzo, em 1993; e Royce, em 1998), e outra foi uma briga com o Ryan. Mas, para ser sincero, isso faz parte do passado. Nem me vanglorio muito disso. Os caras são muito importantes para o esporte. Na época tinha uma rivalidade, eu os odiava. Em uma época na minha vida, quando um cara gostava de mim e eu não gostava dele, fazia de tudo para ele não gostar de mim também. Eu realmente fui um cara "tempo ruim" o tempo todo, tocava o terror. Era outra fase da minha vida, mas não me arrependo de tudo o que eu fiz. Acho que valeu. Ninguém ganhava dinheiro com isso, e eu ganhava com o MMA e com o jiu-jítsu. Fui o primeiro cara a viver profissionalmente da luta no mundo. E nunca precisei dar aula. Sempre tive esse dom do comércio. Meu pai, de origem árabe, me ensinou isso muito bem. Ele me falava que eu tinha de saber vender, e eu sempre soube vender muito bem o Jungle.
walid ismail mma renzo gracie (Foto: Divulgação)Vitória no jiu-jítsu sobre Renzo Gracie, em 1993 (Foto: Divulgação)
Como foi essa briga com o Ryan Gracie?
Foi uma cotovelada que ele me deu no Mundial de Jiu-Jítsu. Mas, como ele já está em outra vida (Ryan morreu em 2007), nunca falo de quem já morreu. Não é legal, ele não está aqui para se defender. Só desejo a ele, onde estiver, tudo de bom, porque faz parte do passado. Uma coisa que até o Renzo fala, que a minha lealdade ao Carlson supria qualquer desavença. Todo mundo gosta de quem é leal, sujeito homem, e eu sempre fui assim. O pior inimigo é aquele que está do seu lado e pode dar uma facada a qualquer momento.
Em toda a sua carreira, a vitória da qual você mais se vangloria foi a sobre Royce Gracie no jiu-jítsu?
Não, a de que mais me vanglorio foi a vitória sobre a luta livre em 1991. Lutamos ao vivo na TV Globo, foram três lutas, e na época era uma rivalidade muito grande. Quando eu vi que a luta livre estava crescendo muito, fui lá e desafiei os caras, para mostrar que o jiu-jítsu era superior. Eu fui o cara que trouxe o vale-tudo de volta ao Rio de Janeiro, depois de dez anos sem lutas.
Não é inegociável. É um negócio, mas o UFC não precisa comprar o Jungle. Eles compram os eventos para pegar os atletas, certo? Os atletas do Jungle já vão para o UFC, então para que vão comprar o Jungle?"
Sobre a possibilidade de vender o Jungle
Qual a melhor versão do Wallid: o lutador ou o dirigente?
O dirigente (risos). O lutador era muito doido. Achavam que eu fazia marketing, mas não era marketing não. Eu realmente queria brigar com o mundo, mas sempre fui leal aos amigos e às pessoas do meu time. Hoje estou mais maduro. Um cara que me ensinou muito foi o Inoki. Ele sempre me disse que eu não poderia ter um time. O cara que tem um time não poderia ser dono de evento. Dono de evento tem que trabalhar com todos os times. É totalmente desleal e inacreditável. Meu time hoje é o Jungle Fight, e que vença o melhor. É uma franquia que vale muito, teve uma avaliação internacional enorme, e para isso tem que ter credibilidade. Trouxe o Paulo Borracha, por exemplo, para ser árbitro aqui no Amapá, os jurados também. Eles estão criando a própria comissão. E pode perguntar: eu não me meto em decisão dos jurados.
Se o UFC fizesse uma proposta para comprar o Jungle, o que acha que aconteceria? O Jungle é inegociável?
Não é inegociável. É um negócio, mas o UFC não precisa comprar o Jungle. Eles compram os eventos para pegar os atletas, certo? Os atletas do Jungle já vão para o UFC, então para que vão comprar o Jungle? Mas não existe o "se" na vida. O que você vai ver são bons lutadores atuando no Jungle Fight, vários astros que vão poder dar uma vida melhor para as suas famílias. Essa é uma grande alegria.
* O repórter viajou a convite da organização.