domingo, 15 de abril de 2012

Vasco vence o Nova Iguaçu e pega o Fla na semifinal da Taça Rio: 3 a 1
Time cruz-maltino termina em segundo lugar no Grupo B. Clássico será no domingo, às 16h
 
 
A CRÔNICA
por Gustavo Rotstein
Um Nova Iguaçu aguerrido e um gramado em péssima condições foram os adversários. Mas mesmo sem jogar bem, o Vasco cumpriu seu objetivo e, com uma vitória por 3 a 1, neste domingo, em Moça Bonita, conseguiu a classificação para a semifinal da Taça Rio. Os gols de Romulo e Alecsandro, duas vezes, levaram o time cruz-maltino a terminar a fase de classificação do segundo turno do Campeonato Carioca em segundo lugar do Grupo B. Assim, vai enfrentar o Flamengo, líder do A, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão.
A partida marcou a volta de Carlos Alberto ao Vasco, clube que havia defendido pela última vez em 27 de janeiro do ano passado. O meia entrou em campo no intervalo, substituindo Eder Luis. Juninho Pernambucano, que retornou ao time, deixou o campo no intervalo após dor muscular na perna direita. O jogo teve público de 1.697 pagantes (2.060 presentes).
Gol logo cedo
Com uma escalação ofensiva, o Vasco mostrou que estava disposto a sair em vantagem logo no início da partida. O objetivo foi cumprido. A presença de Wiliam Barbio como titular foi justificada aos dois minutos de partida. O atacante fez boa jogada pela ponta esquerda e, já quase na pequena área, chutou. O goleiro Jefferson salvou, mas a bola sobrou para Romulo, que só tocou para a rede: 1 a 0.
romulo vasco x nova iguaçu (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Romulo, com os braços erguidos, comemora seu gol (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Apesar da vantagem, a equipe cruz-maltina tinha dificuldades para construir os lances ofensivos. A péssima condição do gramado de Moça Bonita dificultava o domínio, o toque de bola, e as jogadas individuais em velocidade.
Sem poder de articulação, o Vasco foi aos poucos cedendo terreno ao Nova Iguaçu. Com uma marcação frágil no meio-campo, a equipe de Cristóvão Borges viu o adversário se lançar ao ataque até ter um pênalti marcado a seu favor, após toque de mão de Douglas dentro da área. Zambi bateu aos 32 minutos e empatou a partida. Naquele momento os vascaínos ficavam fora da semifinal, já que o Fluminense vencia o Olaria, e o Bangu empatava com o Resende.
O gol sofrido expôs ainda mais a fragilidade do Vasco na marcação. Ao partir ao ataque, a equipe errava muitos passes e abria espaços para o Nova Iguaçu contra-atacar. E depois de passar sufoco em dois lances, o Vasco acabou por voltar à frente do placar valendo-se do oportunismo de seu centroavante e de uma falha individual do adversário. Aos 39 minutos, Romulo lançou da intermediária para Alecsandro, que se aproveitou do erro de Leandrão para cabecear, encobrindo o goleiro Jefferson: 2 a 1.
Carlos Alberto entra na etapa final e quase marca
Machucados, Juninho e Eder Luis não voltaram para o segundo tempo. Assim, Cristóvão Borges colocou Nilton em campo e também promoveu a reestreia de Carlos Alberto. O meia foi muito festejado pela torcida e aplaudido a cada jogada. Coube a ele fazer a ligação entre o meio-campo e o ataque, algo que faltou no primeiro tempo. Com a presença de Nilton, Felipe também passou a ter mais liberdade para atacar e rendeu mais.
alecsandro vasco x nova iguaçu (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Alecsandro, autor do segundo gol do Vasco, tenta dominar a bola (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
Pressionando o Nova Iguaçu em seu campo de ataque, o Vasco teve mais a posse da bola e a passou a ter o domínio da partida. Isso mesmo ainda errando passes e sem mostrar seu melhor poder de marcação. Wiliam Barbio, descendo pelas duas pontas, levava perigo, enquanto Felipe e Carlos Alberto se alternavam na articulação.

E foi do agora camisa 84 a chance mais clara do Vasco no segundo tempo. Aos 31 minutos, Carlos Alberto teve o gol aberto à sua frente após boa jogada e chutou de pé esquerdo, mas a bola foi para fora. Apesar da lamentação, teve como consolo o apoio dos torcedores vascaínos. O perigo de um empate e da consequente desclassificação existia, mas o alívio veio aos 45, com outro gol de Alecsandro. O camisa 9 recebeu na área um belo lançamento de Romulo, livrou-se de um zagueiro e chutou forte, no canto direito do goleiro para fazer o terceiro e garantir a vaga na semifinal
Timão vence em Campinas, termina em primeiro e pega Ponte nas quartas
Corinthians faz 2 a 1 sobre Macaca, no Majestoso, e assume a liderança na última rodada com tropeço do São Paulo, em Lins. Zizao não estreia
 
 
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
Enquanto os titulares descansam para a Taça Libertadores, os reservas deram ao Corinthians a liderança do Campeonato Paulista. Na última rodada da primeira fase, o Timão B ignorou a força da Ponte Preta em Campinas e venceu por 2 a 1, no estádio Moisés Lucarelli, terminando a primeira fase na ponta. O adversário nas quartas de final será a própria Macaca, no próximo fim de semana, no Pacaembu - a Federação Paulista divulga a data na terça-feira.
O Corinthians contou com a ajuda do rival São Paulo para chegar ao topo da tabela. O Tricolor perdeu por 2 a 1 para o Linense, em Lins, e permitiu que o Alvinegro assumisse o posto justamente na partida final. O Timão terminou com 46 pontos contra 43 da equipe dirigida por Emerson Leão.
Mesmo com muitas mudanças na equipe, o Corinthians triunfou sem grandes dificuldades no interior. Os gols saíram apenas no segundo tempo, com Chicão, de pênalti, e Weldinho, aproveitando rebote do goleiro Bruno. Renato Cajá, também em penalidade, descontou nos acréscimos. Com o tropeço, a Macaca estaciona nos 28 pontos e avança ao mata-mata com a última vaga.
A esperada estreia de Zizao não aconteceu. O chinês, relacionado pela primeira vez para uma partida, ficou no banco de reservas, mas não foi chamado por Tite para entrar. O treinador optou por colocar Giovani, Felipe e Matheus no segundo tempo. Com a chegada da fase final do torneio, o meia-atacante asiático dificilmente irá aparecer em duelos oficias.
O Timão mira agora a liderança geral da primeira fase da Taça Libertadores. O clube está classificado no Grupo 6 e enfrenta o Deportivo Táchira-VEN, quarta-feira, às 22h, no Pacaembu. Já a Ponte Preta luta para seguir na Copa do Brasil. Depois de perder por 2 a 1, em Goiânia, recebe o Atlético-GO, quarta-feira, às 19h30m, no Majestoso.
corinthians x ponte preta  (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Vitor Júnior tenta o gol, mas Bruno Fuso impede (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Timão domina o primeiro tempo
Apesar de jogar fora de casa e apenas com um jogador considerado titular (Chicão), o Corinthians teve o controle do primeiro tempo. Não foi uma atuação brilhante, mas, mesmo com tantas modificações, o Timão dominou o adversário e criou as principais chances de marcar. Coube à Ponte Preta priorizar a defesa e buscar os contra-ataques, todos pouco aproveitados pelos homens de frente.
Mais incisiva, a equipe da capital poderia ter largado em vantagem logo aos dois minutos em uma bela jogada de Douglas. O meia partiu em disparada pelo meio e chutou rasteiro da intemediária. O goleiro Bruno soltou a bola e Vitor Júnior fez falta ao tentar pegar o rebote.
O Timão cresceu quando passou a explorar o lado direito do ataque, com Gilsinho e Weldinho. De lá partiu o cruzamento para novamente Vitor Júnior aparecer na segunda trave e cabecear para fora com muito perigo. Douglas, em cobrança de falta com desvio, e Ramon, em chute cruzado, também estiveram próximos de marcar.
A Macaca teve pouca força ofensiva para assustar. Renato, organizador da equipe, quase não produziu e deixou o ataque sem alternativas. O centroavante Roger foi quem mais arriscou, porém, sem incomodar. O melhor momento surgiu perto da ida para o intervalo. Enrico surgiu entre os zagueiros na área e, de cabeça, mandou para fora.

chicão corinthians x ponte preta (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Chicão comemora o primeiro gol sobre a Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Vitória em cinco minutos
O Corinthians não deu tempo para a Ponte Preta perceber o reinício da partida. Aos 20 segundos, Vitor Júnior arrancou pelo lado esquerdo, invadiu a área e cruzou. Gilsinho apareceu livre na pequena área e, antes de finalizar, foi empurrado pelo lateral-esquerdo Renan. Chicão bateu a penalidade e fez 1 a 0.
A desvantagem fez a Macaca entrar em colapso e abrir espaços para o adversário. O Timão não demorou a aproveitar. Vitor Júnior recebeu de Elton pela esquerda e bateu cruzado. Bruno deu rebote e Weldinho, como se fosse uma cobrança de pênalti, aumentou para os paulistanos.
Não restou outra alternativa à Ponte Preta a não ser atacar para tentar descontar. A inspiração, contudo, esteve longe do Majestoso. A equipe só conseguiu assustar com Roger. Primeiro, o camisa 9 apareceu livre na área, mas errou o chute e permitiu que Danilo Fernandes desviasse para escanteio. Em seguida, tocou de cabeça no canto esquerdo e o goleiro corintiano segurou.

Com o jogo praticamente decidido, a expectativa ficou por conta da estreia de Zizao com a camisa do Corinthians. De trás de um dos gols, Zizao viu o treinador colocar Giovani e Felipe, restando apenas uma troca. O sonho do asiático acabou aos 42, quando o técnico chamou Matheus para entrar.

Como um torcedor de luxo, Zizao quase comemorou o terceiro gol do Timão em linda arrancada do zagueiro Marquinhos partindo do meio de campo. Depois, Vitor Júnior e Elton pararam em belas defesas de Bruno. Aos 43, a Ponte descontou. Willian Arão derrubou Maranhão na área e o árbitro marcou pênalti. Renato Cajá descontou, mas já era tarde para reagir.
Neymar e Ganso dão show na Vila, e Santos goleia o Catanduvense
Em ritmo de festa, Peixe não encontra dificuldades para vencer a equipe do interior e goleia por 5 a 0. Nas quartas, Alvinegro vai encarar o Mogi Mirim
 
 
A CRÔNICA
por Fúlvio Feola
Era dia de festa. As comemorações em alusão ao centenário do Santos não poderiam ter conquistado um resultado melhor. Show de Neymar, Ganso e companhia. Sem dó ou piedade do rebaixado Catanduvense, o Peixe passeou na Vila Belmiro e goleou por 5 a 0, em jogo válido pela última rodada da primeira fase, do Paulistão. Ousadia e alegria foi a tônica da partida dentro e fora de campo. Enquantos os jogadores não davam chances ao adversário do interior, os 11.650 torcedores presentes davam um belo espetáculo nas arquibancadas.
Com a vitória, o Peixe permaneceu na terceira posição do Campeonato Paulista, com 39 pontos, e agora vai enfrentar o Mogi Mirim, nas quartas de final, com a vantagem de poder atuar diante de seu torcedor.
Ganso, Neymar e Borges colocaram o adversário na roda, e consequentemente fizeram do Peixe o melhor ataque do Paulistão, com 47 gols marcados. Com muita empolgação e embalado pelo resultado maravilhoso, o gol que abriu o placar, marcado com maestria, por Paulo Henrique Ganso foi digno de placa. O toque de cobertura do camisa 10 abriu com grande estilo a exibição de gala do Peixe.
Após o compromisso contra a Catanduvense o time santista vai encarar nesta quinta-feira, às 19h45m, na Vila Belmiro, o The Strongest, em jogo válido pela última rodada da primeira fase da Taça Libertadores da América. A partida diante do Mogi Mirim, pelo Paulistão, não tem data definida. A Federação Paulista de Futebol vai divulgar a tabela da fase final do torneio apenas na terça-feira.
ganso santos x catanduvense (Foto: Epitacio Pessoa/Agência Estado)Santistas comemoram golaço de Ganso contra o Catanduvense (Foto: Epitacio Pessoa/Agência Estado)

Ganso aparece para furar a retranca e brilhar
No embalo das comemorações do centenário santista, o Peixe começou no ataque. Logo no primeiro minuto de jogo, o volante Arouca realizou boa jogada, que acabou resultando em um ótimo chute e obrigou Filippi a fazer boa defesa.
Apesar da fraca chuva na Baixada, os jogadores do Santos continuaram na pressão, mas com poucas jogadas efetivas. Com o time inteiro na defesa, incluindo os atacantes Samuel e Luis Mario, o Catanduvense dificultou a vida do alvinegro. Isso até o craque aparecer para começar a desequilibrar. Aos 23 minutos, em jogada de Elano, Neymar desviou de cabeça para Ganso, que dominou fora da área, olhou o goleiro Filippi adiantado e deu um toque de categoria, por cobertura, para marcar um golaço e levar a torcida ao delírio.
O segundo gol surgiu aos 32. Neymar fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na medida para o centroavante Borges, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol.
Apesar da desvantagem, o time do interior bem que tentou uma reação, mas o trio de arbitragem anulou corretamente gol de Washington. Mas, aos 38, a Vila parou para ver Neymar. O atacante recebeu sozinho na grande área, dominou com categoria, fez embaixadinha e tentou o tão sonhado gol de bicicleta. Filippi estragou a festa alvinegra e mandou para escanteio.
Com boa vantagem no marcador, e boa atuação de Elano, que distribuiu bons passes pelo meio-campo, o Peixe manteve o ritmo de festa nos minutos finais e fechou o primeiro tempo fazendo a festa da torcida alvinegra na Vila Belmiro.
Neymar e Ganso comemoram gol do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Neymar e Ganso comemoram golaço do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
Festa linda, dentro e fora das quatro linhas
Já rebaixado para a Série A2 do Paulistão, o Catanduvense voltou para o segundo tempo sem esboçar nenhuma reação e se preocupando apenas em não sofrer uma goleada. Tudo em vão. Nem Moreilândia, que entrou na partida apenas para marcar Neymar, conseguiu evitar que a festa santista na Vila Belmiro continuasse.
Depois de cometer quatro faltas no craque do Peixe, recebeu merecido cartão amarelo. Em uma dessas faltas, Elano teve a chance de ampliar o marcador. Na batida do ídolo santista, que foi ovacionado pela torcida, a bola desviou na barreira e obrigou Filippi fazer uma defesa difícil.
Henrique, que voltou do intervalo na lateral direita, fez uma boa jogada em linha de fundo, aos 19 minutos, e cruzou com qualidade para a grande área. A bola passou pelo goleiro e pelo marcador e achou Neymar, que não teve muito trabalho para marcar o gol de número 97 com a camisa do Peixe, o décimo segundo no Paulistão em doze jogos disputados.
Como era dia de festa, Muricy entrou no clima e resolveu dar ritmo para mais um ídolo alvinegro: Léo. O lateral, que havia atuado apenas na estreia do Peixe no estadual, se recuperou de lesão no menisco joelho esquerdo, e voltou ao time, para alegria da torcida.
Apesar da facilidade, o Santos manteve o ritmo alucinante até os minutos finais. Com boa atuação dos protagonistas Neymar, Ganso e Borges, o Alvinegro conseguiu mais dois gols, fato que deixou a equipe com o melhor ataque do Paulistão: 46 gols.
Aos 25, Borges puxou contra-ataque e deu lindo passe para Ganso, que tocou com categoria na saída de Fillipe. Aos 38 minutos, o Santos fechou a grande exibição com mais uma linda jogada. Paulo Henrique deu ótimo lançamento para Neymar, que invadiu a grande área e rolou para Borges marcar seu segundo gol na partida. Depois da festa no centenário, uma linda exibição dos comandados de Muricy Ramalho para presentear a torcida alvinegra.
Grêmio goleia o Ypiranga, rebaixa o time de Erechim e segue no Gauchão
Com dois gols de Werley, equipe de Vanderlei Luxemburgo aplica 4 a 0, no Olímpico. Time agora pega o Canoas, nas semifinais da Taça Farroupilha 
 
 
A CRÔNICA
por Tomás Hammes
gol grêmio x ypiranga (Foto: Wesley Santos/Futura Press)Grêmio demonstrou sua superioridade diante do
Ypiranga (Foto: Wesley Santos/Futura Press)
Sem ser brilhante, mas com uma superioridade gritante durante os 90 minutos, o Grêmio conquistou a classificação às semifinais da Taça Farroupilha - segundo turno do Gauchão. Na tarde deste domingo, o time de Vanderlei Luxemburgo venceu o Ypiranga por 4 a 0 e agora receberá o Canoas em jogo único. O time de Erechim, com a eliminação, acabou rebaixado à Divisão de Acesso em 2013.
O Tricolor gaúcho permaneceu quase toda a partida no campo de ataque. Na primeira etapa, abusou de perder gols. Só conseguiu abrir o placar aos 34 minutos, com Werley. Um minuto depois, André Lima ampliou. Na segunda etapa, o Grêmio diminuiu o ritmo, mas quase não foi ameaçado. Fernando foi o autor do terceiro gol do jogo e Werley marcou o seu segundo, fechando a goleada.
Grêmio começa com Miralles
Ao contrário do que se previa, o Grêmio não repetiu a equipe da última rodada. Pela 13ª vez em seus 13 jogos pelo clube gaúcho, Luxemburgo modificou o time em relação à vitória sobre o Ipatinga por 3 a 0, pela Copa do Brasil. O xodó Facundo Bertoglio deu lugar a Miralles, que vinha de boas atuações. O técnico gremista explicou que o camisa 7 apresentou um desconforto nos últimos dois confrontos e, por isso, optou por preservá-lo.

Empurrado pela torcida, o Tricolor tentou abrir logo o placar. No primeiro minuto, Souza avançou pela direita e cruzou para Léo Gago. O volante, de primeira, emendou. Para não se complicar, Vizzoto tocou para escanteio.
Nos primeiros nove minutos, o Grêmio permaneceu no campo da equipe de Erechim. Os comandados de Leocir Dall'Astra chegaram próximos do gol de Victor apenas aos 10 minutos, após um erro de passe de Léo Gago, mas sem perigo. Ederson lançou Rodrigo de Jesus, mas o camisa 1 gremista protegeu, deixando a bola sair pela linha de fundo.
André Lima, Grêmio (Foto: Lucas Uebel, divulgação Grêmio)André Lima fez um na goleada gremista contra o Ypiranga (Foto: Lucas Uebel, divulgação Grêmio)
O Grêmio seguiu atrás do primeiro gol. Aos 13, quase conseguiu. Após tabelar com Souza, Marco Antônio recebeu livre, dentro da área, de cara para Vizzotto. O camisa 11, entretanto, pegou fraco na bola e o goleiro salvou o Ypiranga. A bola não saía dos pés dos mandantes. Eles trocavam passes atrás do momento correto para abrir o marcador. O time de Erechim mantinha a estratégia de se defender e esperar um erro para surpreender o Tricolor. Aos 22, Jefferson Feijão arriscou da intermediária. A bola quicou na frente de Victor, que ficou com ela.
No minuto seguinte, Souza, quase do meio-campo, tentou o arremate. O camisa 5 pegou muito mal na bola, chutando por cima do gol. O Grêmio não conseguia traduzir o domínio em gol. Tentando marcar a todo custo, os donos da casa arriscavam de qualquer distância.

Grêmio acerta a pontaria e marca dois em dois minutos
A insistência surtiu efeito e, finalmente, o time de Luxa acertou a pontaria. Aos 34, Miralles encontrou Marco Antônio dentro da área. O camisa 11 tocou para trás. Werley recebeu o passe e só teve o trabalho de deslocar Vizzotto. No minuto seguinte, o Grêmio ampliou: André Lima recebeu lançamento de Gabriel, driblou Vizzotto e mandou para o fundo das redes.

O Grêmio retornou à segunda etapa com uma modificação. Gabriel saiu para a entrada de Edílson. O time de Erechim também mudou. Júlio Cesar deixou o campo. Cadu foi o escolhido por Leocir.
E, assim como no primeiro tempo, o time da casa seguiu superior. Aos 10, saiu o terceiro gol. Fernando, cujo pai é funcionário do Ypiranga, ficou com a bola dentro da área. O volante chutou forte, sem chances para Vizzotto.
O gol não diminuiu o ritmo tricolor. Aos 14, Miralles tocou de calcanhar para André Lima. O Guerreiro Imortal arriscou de bico, mas o goleiro do Ypiranga ficou com a bola. No minuto seguinte, Edilson cruzou para Miralles. O argentino encontrou Marquinhos quase na linha do gol. O meia chutou, mas a zaga afastou.
Grêmio x Ypiranga (Foto: Lucas Uebel, divulgação Grêmio)Werley marcou dois gols na partida deste domingo (Foto: Lucas Uebel, divulgação Grêmio)
Sem correr perigos, os donos da casa administravam o resultado. Trocavam passes, esperando o melhor momento para tentar o arremate. Entregue em campo, a equipe de Erechim não levava perigo ao gol de Victor. Aos 29, após cobrança de escanteio, Werley cabeceou, mas a bola saiu por cima do gol de Vizzotto. Quatro minutos depois, a defesa do Ypiranga bobeou. Vizzotto saiu da área para afastar, mas Tomas tirou a bola do goleiro e tocou para o lado. Miralles aproveitou a indecisão e arrematou. O chute, entretanto, saiu pelo lado do gol.

Aos 39, o Grêmio chegou ao quarto gol. Marco Antônio fez um belo passe para Felipe Nunes. O meia deu um lindo toque de peito para Werley. O zagueiro dominou e fuzilou o goleiro do Ypiranga, anotando o seu segundo na partida e colocando números finais no confronto.
São Paulo perde jogo, liderança e novo recorde contra o Linense
Derrota por 2 a 1 tira do Tricolor a primeira colocação, vantagem de decidir em casa até o fim e sequência de vitórias. Time de Lins fica fora da Série D 
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
O São Paulo tinha tudo para terminar a primeira fase do Paulistão com o sentimento de missão mais do que cumprida. Mas um tropeço na última rodada, neste domingo, no Gilbertão, colocou a perder algumas marcas alcançadas ao longo das outras 18 rodadas. Mesmo jogando melhor e pressionando o adversário, o Tricolor saiu derrotado contra o Linense, por 2 a 1, e acabou ultrapassado pelo Corinthians na classificação. Assim, na vice-liderança, pega o Bragantino nas quartas de final.
Para piorar, o time do técnico Emerson Leão perdeu boa chance de entrar parar a história do clube. Com 11 vitórias seguidas, igualou a sequência recorde tricolor (conquistada em 1943 e 1982), mas perdeu justamente no 12º jogo e terá se contentar em “dividir” a marca. Mais uma vez, o zagueiro-artilheiro Rhodolfo marcou de cabeça com assistência de Jadson, mas Paulo Miranda (contra) e Andrade marcaram para o Elefante.
Apesar da vitória, garantida com muito sofrimento, o time de Lins não conseguiu a vaga na Série D do Brasileirão e terminou na 11ª posição. Além de vencer, a equipe do treinador Pintado – que despediu-se do comando do time neste domingo – precisava que o Mirassol perdesse da Portuguesa e que o Paulista não vencesse o Bragantino. A Lusa perdeu por 4 a 2 e foi rebaixada. O Paulista venceu por 2 a 0.
Nas quartas, o São Paulo enfrenta o Bragantino, com mando a favor, em jogo único. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis. Data, horário e local de todos os jogos da próxima fase serão definidos em Conselho Técnico, nesta terça-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol. O Linense deve disputar a Copa Paulista no segundo semestre.
São Paulo melhor, mas com Linense na frente
lucas LINENSE X SÃO PAULO (Foto: Célio Messias/Agência Estado)Lucas não conseguiu superar a forte marcação do Linense (Foto: Célio Messias/Agência Estado)
São Paulo e Linense precisavam da vitória no Gilbertão. As posturas das duas equipes, no entanto, eram diferentes na tentativa de fechar bem a primeira fase do Paulista. Enquanto o Tricolor priorizava a posse de bola, com calma nos avanços, o Linense apostava na correria de seus jogadores de meio e ataque. Em uma chance de bola parada, o time da casa acabou dando sorte e largou na frente no duelo até então aberto e equilibrado.
Luis Fabiano cometeu falta perto da grande área e foi para a barreira. Aos nove minutos, o volante Andrade, ex-Vasco, cobrou de longe, e a batida desviou justamente no Fabuloso. Pior para o goleiro Dênis, que saía para bloquear o canto direito. O goleiro voltou e se esticou, mas a bola entrou devagar no canto esquerdo.
O São Paulo criava mais, chegava com qualidade e o Elefante se segurava na defesa. Só faltava um pouco mais de calma ao Tricolor, atrapalhado pelo forte calor. Em um chute de longe, nasceu a jogada do primeiro gol. Lucas, apagado, bateu firme e o goleiro Douglas espalmou para escanteio – um erro, sabendo da sintonia entre Jadson e Rhodolfo nos últimos jogos. Dito e feito. O camisa 10 levantou na cabeça do zagueiro, que subiu sozinho para marcar seu quinto gol nos últimos seis jogos, aos 23 minutos. Fabão, ex-são-paulino, falhou feio e só assistiu.
A virada só não veio na primeira etapa porque o Tricolor pecava no último passe, apesar de seguir rondando a área adversária. Em cobrança de falta, Denilson soltou a bomba e obrigou o goleiro Douglas a fazer defesa cinematográfica. Até que o São Paulo foi punido mais uma vez. Já aos 44 minutos, André Luiz fez linda jogada e invadiu a área são-paulina driblando pela direita. No cruzamento, Lenílson pressionou e Paulo Miranda acabou desviando para o próprio gol.

Pressão que não resolve
Para o segundo tempo, Leão acreditava que presença de área e faro de gol eram mais importantes que correria e posse de bola no setor ofensivo. Por isso, tirou o pouco incisivo Osvaldo e mandou Willian José a campo. Mas o artilheiro do time na competição, com dez gols, não foi o bastante para superar o Linense – satisfeito com a vantagem de um gol e a primeira vitória sobre um grande na competição.
Com o time da casa recuado, o segundo tempo foi um bombardeio são-paulino. Luis Fabiano, que havia pedido para ser poupado, sentiu o cansaço e pouco ajudou. Os erros de passes ainda eram um problema e, apesar da posse de bola esmagadora, poucas jogadas de perigo foram criadas. Em uma delas, Fabuloso recebeu lindo lançamento na pequena área e enrolou-se com o goleiro Douglas. Pelas laterais, Piris ainda errava todos os cruzamentos e Cortez apoiava pouco.
A retranca do Linense ficou ainda mais evidente com a entrada do volante Ademir Sopa. Mesmo assim, o Tricolor tentava criar a maior parte das jogadas pelo congestionado meio-campo. Os zagueiros do time da casa não se envergonhavam em devolver no chutão para a defesa. Sem trabalho, Rhodolfo e Paulo Miranda jogavam quase sempre no círculo central. Aos 33, Rafinha invadiu a área driblando pela esquerda, cruzou e Willian José chegou tarde.
Mesmo que tivesse chegado ao empate, no entanto, de nada adiantaria - já que o Corinthians vencia com tranquilidade a Ponte Preta em Campinas. O São Paulo precisava da virada. No último minuto, Maicon ainda bateu de longe e o goleiro fez mais uma boa defesa, no último lance do jogo. Após 11 vitórias consecutivas, uma derrota fora de hora.

Jogador do Oeste de Itápolis passa mal em campo e é internado na UTI

Meia Roger desmaia em campo aos 39 minutos do segundo tempo do jogo contra o Ituano

Por GLOBOESPORTE.COM Itápolis, SP
5 comentários
Roger do oeste recebe atendimento médico (Foto: Reprodução/TV TEM)Roger foi levado de ambulância à Santa Casa
de Itápolis (Foto: Reprodução/TV TEM)
O atacante Roger, do Oeste, que caiu desmaiado em campo durante o jogo contra o Ituano e precisou ser levado de ambulância para a Santa Casa de Itápolis, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e não tem previsão de alta.
A recepção confirmou que o atleta está hospitalizado, mas não quis dar detalhes sobre o seu estado de saúde e pediu que a reportagem do GLOBOESPORTE.COM fizesse contato com a direção clínica do hospital, na manhã desta segunda-feira. Segundo ela, seria "antiético" dar entrevistas.
De acordo com o diretor de futebol do Oeste, Mauro Guerra, o jogador sofre de um problema respiratório.
- Ele sempre passa por endoscopia no esôfago para acompanhar, averiguar como está sua saúde. Como ele não vinha atuando nas partidas anteriores e fez um calor infernal aqui em Itápolis durante o jogo, isso pode ter provocado esse desmaio.
Roger caiu em campo e demorou a ser atendido, já que o árbitro e os jogadores não perceberam o mal-estar. A ambulância o levou para o hospital e o jogo ficou interrompido por cerca de 10 minutos, até que o carro voltasse.
Com histórico de mau comportamento em sua passagem pelo São Caetano, no ano passado, Roger chegou ao Oeste no começo deste ano e foi um dos jogadores mais criticados pela torcida durante a má fase da equipe, acusado de exagerar nas noitadas - tanto que ganhou o apelido de "Roger Balada".
O desmaio de Roger ocorre um dia depois da morte do meia italiano Piermario Morosini, do Livorno, durante jogo com o Pescara, pela Série B do país. Morosini teve uma parada cardíaca em campo e morreu antes de chegar ao hospital.
Com dois a mais, Verdão sofre para empatar com o rebaixado Comercial
Bafo sai na frente, tem dois expulsos no início do segundo tempo, e ainda consegue fazer gol no fim. Depois do 2 a 2, palmeirenses vaiam e ironizam
 
 
A CRÔNICA
por Diego Ribeiro
Fim de primeira fase de Campeonato Paulista, e o torcedor do Palmeiras se pergunta: que time vai ver nas fases decisivas do estadual? Aquele elenco sólido que ficou 22 jogos sem perder, ou o deste domingo, que sofreu para empatar com o já rebaixado Comercial por 2 a 2, com dois jogadores a mais, e saiu vaiado do Pacaembu? A fase, definitivamente, virou. A equipe de Ribeirão Preto fez um gol de contra-ataque, segurou-se como pôde no segundo tempo e quase garantiu uma vitória histórica. Fernandão empatou nos minutos finais, o Bafo ainda fez mais um, e Henrique, nos acréscimos, amenizou o clima.
A “sorte” do Verdão é que os resultados ajudaram e o time não precisará pegar o Santos logo de cara nas quartas de final – o Mogi Mirim não venceu o XV de Piracicaba. Com 36 pontos, os comandados de Luiz Felipe Scolari terminam a primeira fase na quinta posição: o adversário será o Guarani, no Brinco de Ouro, no próximo fim de semana. O Comercial, com 12 pontos, está rebaixado, e na lanterna.
O Palmeiras chega à segunda fase com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos do Paulistão. A pressão é grande, e nem mesmo Felipão é poupado. Neste domingo, foi vaiado e teve de ouvir os gritos de “olé” quando o Comercial (é bom lembrar, com dois a menos) passou a tocar a bola no campo de ataque, sem sofrer qualquer reação.
daniel carvalho palmeiras x comercial (Foto: Rahel Patrasso/Agência Estado)Daniel Carvalho disputa jogada com defensor do Comercial (Foto: Rahel Patrasso/Agência Estado)
Bafo engrossa, Gianecchini brilha
O conhecido atacante Leandro, ex-Corinthians, São Paulo, Fluminense, entre outros, mostrou que ainda tem lenha para queimar. O “Gianecchini” fez seu jogo que é conhecido há pelo menos dez anos – e o Palmeiras esqueceu de estudar. Leandro é liso, gosta de driblar e provocar. A defesa alviverde caiu direitinho e deixou o adversário jogar do jeito que queria.
É claro que o Verdão tem muito mais time, ainda mais quando o rival está escalado com três zagueiros, dois laterais destros... O Verdão foi escalado para vencer, com Pedro Carmona e Daniel Carvalho juntos na armação de jogadas. Mas os dois bateram cabeça e pouco produziram – apenas alguns chutes de longe, nenhum com perigo.
E o Comercial nem estava na retranca. Já rebaixado, resolveu arriscar, até levou perigo a Deola nos primeiros minutos. O Palmeiras só teve dois tipos de jogadas no primeiro tempo: a bola parada de Marcos Assunção e os erros bobos da zaga do Bafo, que quase deram um gol a Barcos – seria um golaço da entrada da área, sem deixar a bola cair.
A torcida, já irritada com as recentes más atuações, passou a prestar mais atenção no placar eletrônico, acompanhando os resultados de Santos, Guarani e Mogi Mirim – rivais diretos por um melhor posicionamento na tabela. Dentro de campo, faltou vontade ao Verdão, sobrou disposição a Leandro.
Alternando entre as pontas esquerda e direita, o atacante do Comercial aproveitou bem todos os contra-ataques e fez a zaga alviverde trabalhar. Aos 36 minutos, depois de um lance em que o Palmeiras reclamou de pênalti em Leandro Amaro, o Bafo saiu rapidamente com a bola, Leandro escapou pela direita e viu Diogo Acosta sozinho na área: 1 a 0 Comercial, sem qualquer dificuldade.
Verdão sofre com dois a mais

O Comercial parou de jogar e tentou facilitar a vida do Palmeiras, batendo muito e não dando alternativa à arbitragem: com menos de dez minutos, Marcelo Labarthe e Leandro Camilo foram expulsos por jogadas violentas. Com 11 contra nove, Felipão tentou dar mais organização tática ao time e buscar a virada contra o pior time do Campeonato Paulista. Não foi assim.
Já no intervalo, o técnico havia lançado Fernandão no lugar de Pedro Carmona, deixando o time com dois centroavantes. No meio do segundo tempo, os homens de área já eram três: Vinícius substituiu Maikon Leite, para indignação das numeradas do Pacaembu, que ensaiaram até gritos pejorativos ao comandante do Palmeiras.
Com a entrada de Tinga no lugar de Artur, a insatisfação aumentou. A desorganização em campo também. Quando o meia errou um lançamento fácil para a área, a torcida aplaudiu, mas de forma irônica. Não havia reação que representasse melhor o espirito do jogo.
Na base da disposição, o Verdão só atacou, sem qualquer tipo de jogada pensada. Aos 42, depois de uma infinidade de cruzamentos errados, Fernandão empatou e deu uma esperança à torcida. Aos 45, Diogo Acosta ficou sozinho na área e calou o Pacaembu mais uma vez. Quando boa parte dos palmeirenses já ia embora, Henrique empatou nos acréscimos. A revolta, porém, permaneceu.
Fla vence, rebaixa o Americano e pega o Vasco na semifinal da Taça Rio
Na ressaca da Libertadores, time consegue vitória por 3 a 1, sela primeiro rebaixamento do clube de Campos e reedita semifinal da Taça Guanabara
 
 
A CRÔNICA
por Thales Soares
 Com jogadores poupados, sem suas estrelas principais (Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love) e uma atuação sem empolgar, o Flamengo venceu por 3 a 1 o Americano, neste domingo, no Engenhão, garantiu a primeira colocação do Grupo A da Taça Rio, com 21 pontos, e rebaixou o adversário para a Segunda Divisão do estado pela primeira vez na história do clube de Campos. O time terminou o Campeonato Carioca com apenas nove pontos na classificação geral. Agora, o Rubro-Negro terá uma semana livre para trabalhar antes do clássico contra o Vasco pela semifinal, dia 22, reeditando o confronto da Taça Guanabara. A partida será às 16h, no Engenhão.
O Flamengo atuou com seis jogadores reservas e ainda assim dominou com facilidade o jogo. Galhardo, Marllon, Magal, Kleberson, Thomás e Diego Maurício ganharam uma oportunidade no time depois da eliminação na primeira fase da Taça Libertadores, quinta-feira, quando venceu o Lanús por 3 a 0, mas acabou fora por causa da vitória do Emelec por 3 a 2 sobre o Olimpia, nos últimos minutos.
Sem atrações em campo, com a dor da eliminação da Libertadores e o time já classificado para a semifinal da Taça Rio, o sol de verão em pleno outono no Rio de Janeiro afastou ainda mais o público do estádio. Apenas 2.358 pessoas pagaram para ver o jogo, num total de 4.104 de público presente para uma renda de R$ 55.480,00.
Na tabela de classificação, o Flamengo só perderia o primeiro lugar em caso de tropeço contra o Americano e uma vitória do Botafogo sobre o Boavista, que foi disputado no mesmo horário, em São Januário (terminou 1 a 1). Em campo, com uma escalação bem ofensiva, o time partiu para o ataque, comandado por Kleberson, Deivid e Thomás. A busca pelo gol mostrou o interesse de quem recebeu poucas chances até o momento e procurou aproveitar da melhor maneira possível.
deivid flamengo x americano (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)Deivid comemora gol na vitória do Flamengo
(Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
Não demorou para a pressão se transformar em gol. Depois de uma boa jogada de Thomás e chute no travessão de Kleberson, o Flamengo conseguiu marcar em cobrança de pênalti de Deivid, aos 11 minutos, sofrido por Diego Maurício. O Americano respondeu com uma cabeçada de Xandão, mas parou nas mãos de Felipe, que fez boa defesa.
Fãs femininas gritam por Thomás
A torcida, apesar de pequena, começou a aparecer, principalmente quando Thomás pegava na bola. Os gritos femininos eram facilmente ouvidos em jogadas sem qualquer perigo. Com o incentivo, a revelação rubro-negra parecia um dos mais empolgados em campo, buscando a bola o tempo todo, tentando dribles, tabelas e finalizações.
Thomás, então, teve a chance de fazer a alegria da torcida feminina. Aos 43, Luiz Antonio puxou o contra-ataque e deixou o companheiro livre. Ele deu um belo drible no goleiro, mas chutou para fora, desperdiçando a oportunidade de marcar seu primeiro gol com a camisa do Flamengo e abrir vantagem no marcador. No fim do primeiro tempo, um torcedor aproveitou o pouco público no Engenhão para chamar atenção de Deivid. Mesmo no Setor Oeste Superior, ele se fez ouvir pelo atacante, que atendeu com um aceno.
No intervalo, chamou a atenção o placar no telão do Engenhão, que mantinha o empate por 0 a 0, apesar de o Flamengo ter marcado o seu gol aos 11 minutos. Com o reinício do jogo e a transmissão no telão, a situação voltou ao normal. Mas a cada informação passada pelo locutor, o erro voltava a aparecer.
O Flamengo entrou em campo disperso no segundo tempo, errando muitos passes e permitindo alguns bons ataques do Americano, que precisava virar o jogo para ainda sonhar com a fuga do rebaixamento. Nada que exigisse de Felipe uma grande defesa.
Na parada técnica, o placar estampado no telão antes das informações do jogo finalmente passou a mostrar o resultado correto. Em campo, os erros do Flamengo continuaram ganhando dos acertos e o castigo aconteceu aos 26 minutos, quando Diego empatou, aproveitando bom cruzamento de Alex da direita.
Renato volta a jogar
O técnico Joel  Santana, então, resolveu mudar. Negueba entrou no lugar de Diego Maurício e viu uma cobrança de escanteio estranha bater na trave de Felipe. Mas, no contra-ataque do Flamengo, o atacante fez grande jogada pela ponta direita e cruzou para Thomás, que chutou para fora, aos 28. A substituição seguinte do Flamengo mereceu aplausos, aos 29. Trinta e cinco dias depois de passar por uma cirurgia cardíaca, Renato entrou no lugar de Bottinelli e teve seu nome gritado pelos torcedores.
Negueba estava mesmo decidido a mostrar seu futebol. Empolgado com o seu primeiro lance no jogo, ele voltou a fazer uma grande jogada pela ponta direita, deu vários dribles em um marcador e cruzou na cabeça de Kleberson, que colocou o Flamengo novamente à frente, aos 32. Logo depois, Renato deu ótimo passe para Bottinelli, que perdeu mais uma chance.
Aos 42, o argentino se redimiu e deu passe para Deivid fazer o terceiro. Na ressaca da queda na Libertadores, pelo menos, a vitória no Engenhão e classificação do Bangu, eliminando o Fluminense das semifinais, foram suficientes para a festa dos torcedores que foram ao estádio.

Almir tranquiliza torcida sobre lesão e projeta semifinal: 'Não custa sonhar'

Com dores na coxa direita, meia jogou só os primeiros minutos contra o Resende, mas não pensa em ficar fora contra o Bota: 'Vai ser emocionante'

Por Thiago Lima Resende, RJ
carrossel_almir (Foto: Infoesporte)Almir dá entrevista no Estádio do Trabalhador
(Foto: Thiago Lima/GLOBOESPORTE.COM)
A tarde foi de festa para a torcida do Bangu. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Resende, o Alvirrubro escapou do rebaixamento e ainda se classificou para as semifinais da Taça Rio. Mas um jogador deixou um clima de preocupação em meio às comemorações: autor de três gols no returno e símbolo da recuperação do time, Almir sentiu dores no músculo adutor da perna direita e saiu de campo ainda no início do primeiro tempo. Mas, com uma semifinal pela frente, sábado, às 18h30m (de Brasíia), contra o Botafogo, o meia tratou de tranquilizar os torcedores e garantiu que dificilmente ficará fora da partida.
- Eu senti uma dor na minha coxa direita na sexta-feira, no sábado não treinei, então não tinha feito nenhum movimento de jogo para saber se tinha condições. Mas hoje aqueci bem e pedi para jogar. Só que, na primeira bola que peguei, senti que não dava para forçar. Estava com muita vontade, mas, do jeito que estava, vi que iria atrapalhar o time. Por isso decidi sair. Acho que dá para recuperar, sim. Se tivesse mais uns dois dias antes desse jogo contra o Resende, teria recuperado. Agora tem uma semana e vou me esforçar. Se tiver que tratar de manhã, de tarde e de noite, vou fazer. Quero jogar, acho que posso ajudar de certa forma, os jogadores confiam muito em mim - ressaltou.
Contra o Resende, após ser substituído por Gabriel Galhardo, Almir assumiu o papel de torcedor. Enquanto os companheiros aqueciam atrás do gol, o meia ficou solitário no banco de reservas, mas participou intensamente da partida: a cada lance, levantava para aplaudir ou incentivar o time em campo.
 - Foi difícil. Eu me sinto importante para os jogadores, tanto que me emocionei. Fiquei um pouco nervoso no início porque sabia da situação da equipe. Sofri muito ali na torcida, mas saiu o primeiro gol, o segundo, e ficou mais calmo. O importante é que, mesmo com minha ausência, o time conseguiu lutar, foi guerreiro e conquistou tudo isso com a força do grupo. Aqui no Bangu não tem um jogador só - contou.
Caso tenha condições de enfrentar o Botafogo, Almir vai reencontrar como adversário seu ex-clube, pelo qual foi o destaque da Série B de 2003. Este ano, a estreia pelo Bangu foi justamente contra o Alvinegro, na segunda rodada da Taça Rio, e foi dele o gol do empate por 1 a 1. O meia já se prepara emocionalmente para o novo duelo e sonha com voos mais altos.
- A minha estreia foi contra o Botafogo e fiz um gol. Vai ser outro jogo emocionante, mais um para entrar para a história. É sempre difícil jogar contra time grande, ainda mais uma semifinal. É mais um desafio, a pressão vai ser grande, e vamos manter os pés no chão. A gente sabe que é um jogo difícil, mas já que chegamos até aqui, vamos lutar até o final da competição. Não custa nada sonhar.

Com boa largada, Valdeno vence em Curitiba e embola o campeonato

Paraibano toma a ponta antes da primeira curva e imprime um ritmo forte até a bandeirada; Max Wilson e Átila Abreu vão ao pódio e Cacá abandona

Por Alexander Grünwald Curitiba, PR
Comente agora
Uma boa largada foi a receita para o paraibano Valdeno Brito vencer a segunda etapa da temporada 2012 da Stock Car. Após o vacilo do pole position Allam Khodair, que espremeu Ricardo Maurício no muro, o piloto do carro 77 tomou a ponta antes mesmo da primeira curva e não mais deixou a liderança. O pódio foi completado por Max Wilson, que havia largado em oitavo, e por Átila Abreu, que suportou a pressão de Ricardinho nas voltas finais. Cacá Bueno, que havia chegado a Curitiba na liderança do campeonato, teve um problema de motor logo na quinta volta e abandonou. Outro favorito que ficou pelo caminho foi Thiago Camilo, que acabou fora da pista numa disputa por posição com Luciano Burti.
Stock Car - Valdeno Brito vence pela segunda vez em Curitiba (Foto: Carsten Horst/ divulgação)O paraibano Valdeno Brito comemora sua segunda vitória em Curitiba (Foto: Carsten Horst/ divulgação)
- Não começamos bem o fim de semana e conseguimos um bom acerto na classificação, mas não sabíamos se ele funcionaria na corrida. Fiz uma largada perfeita e vi a confusão pelo retrovisor, mas felizmente não fui envolvido. Dali em diante, procurei manter uma diferença suficiente para caso algum piloto usasse o botão de ultrapassagem atrás de mim, não me superasse – avaliou o vencedor, que é o primeiro a ganhar mais de uma vez em Curitiba desde a adoção do novo chassi, em 2009.
Para alívio dos pilotos, a chuva – que chegou a ameaçar antes da prova, causando duas rodadas na volta de alinhamento – não caiu. Marcos Gomes, que fez uma excelente largada, pulando de décimo para o quarto lugar, terminou em quinto, superado pelo carro 65 de Max Wilson, que estabeleceu um ritmo forte e superou diversos adversários até o segundo lugar. Punido pelo toque com Ricardo Maurício na largada, Allam Khodair foi obrigado a pagar uma punição, passando em baixa velocidade pela pista de rolamento dos boxes.
Com o pódio em Curitiba, igualando o terceiro lugar de Interlagos, Ricardo Maurício assumiu a liderança do campeonato, com 35 pontos. A vitória levou Valdenos aos 34, empatado com Átila Abreu. Daniel Serra (30), Marcos Gomes (26), Nonô Figueiredo e Julio Campos (ambos com 25) ultrapassaram Cacá Bueno, que mantém os 22 pontos da vitória na abertura da temporada, posicionado agora em oitavo lugar. A próxima etata da temporada 2012 está prevista para o dia 6 de maio no circuito Velopark, nos arredores de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Veja o resultado da segunda etapa da Stock Car, em Curitiba:
1º) Valdeno Brito, A. Mattheis – 42m23s030
2º) Max Wilson, RC Competições – a 3s504
3º) Átila Abreu, AMG Motorsport – a 4s867
4º) Ricardo Maurício, RC Competições – 5s603
5º) Marcos Gomes, Full Time – 7s039
6º) Daniel Serra, RBR Mattheis – 11s534
7º) Luciano Burti, Boettger – 14s831
8º) Vitor Meira, ProGP – 16s069
9º) Julio Campos, Carlos Alves Competições – 16s893
10º) Nonô Figueiredo, AMG Motosport – 17s769
11º) Antonio Pizzonia, Nascar JF Racing – 18s010
12º) David Muffato, Boettger – 26s196
13º) Lico Kaesemodel, RCM – 27s989
14º) Ricardo Sperafico, Mico’s Racing – 28s879
15º) Diego Nunes, Hot Car – 29s317
16º) Tuka Rocha, FTS – 31s041
17º) Giuliano Losacco, Bassani Racing – 32s101
18º) Allam Khodair, Vogel – 32s612
19º) Galid Osman, FTS – 32s997
20º) Rodrigo Sperafico, Mico’s Racing – 39s026
21º) Pedro Boesel, Nascar JF Racing – 57s486
22º) Eduardo Leite, Hot Car – 59s109
23º) Alceu Feldmann, A. Mattheis – 1m12s008
24º) Denis Navarro, Vogel – a uma volta
Não completaram:
Popó Bueno, RZ Motorsport
Thiago Camilo, RCM
Ricardo Zonta, RZ Motorsport
Rodrigo Navarro, Carlos Alves
Cacá Bueno, RBR Mattheis
Felipe Maluhy, Bassani Racing

Piloto morre em prova do GP de Motovelocidade em Guaporé, no RS

Willian Onzi, de 32 anos, sofreu queda a mais de 200 km/h

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
6 comentários
O piloto Willian Onzi morreu neste domingo  (Foto: Chacal Fotografias / Divulgação)O piloto Willian Onzi morreu neste domingo no RS
(Foto: Chacal Fotografias / Divulgação)
Um piloto do Grand Prix Gaúcho de Motovelocidade morreu neste domingo em um acidente na pista do Autódromo Internacional de Guaporé, na Serra do Rio Grande do Sul. Willian Onzi, de 32 anos, sofreu uma violenta queda a mais de 200 km/h em uma reta da pista.
Outros dois competidores da categoria Superbike também se envolveram no acidente. Um deles fraturou o pé e o outro não ficou ferido.
Onzi foi atendido prontamente pela equipe médica do evento, mas não resistiu aos ferimentos. Ele participava de corridas de Motovelocidade desde 2004. Natural de Caxias do Sul, o piloto já foi vice-campeão estadual e retornava à competição após um ano afastado das pistas. A corrida deste domingo era a abertura oficial do GP Gaúcho.

Rosberg brilha na China e vence pela primeira vez na carreira; Bruno é o 7º

Button perde chance de vitória após problema em pit stop. Hamilton passa Vettel no fim e assume liderança do campeonato. Massa chega em 13º

Por GLOBOESPORTE.COM Xangai, China
94 comentários
Nico Rosberg teve um fim de semana inesquecível em Xangai. Um dia depois de conquistar uma inédita pole position, o piloto voltou a brilhar e venceu o GP da China, terceira etapa do Mundial de Fórmula 1. Foi a primeira vez que o alemão de 26 anos subiu no lugar mais alto do pódio em 111 corridas na categoria. Rosberg chegou a ter a vitória ameaçada por Jenson Button. Entretanto, o britânico teve problemas no pit stop na 39ª volta e viu as chances de brigar pela ponta irem embora, tendo que se contentar com a segunda colocação. Companheiro de Button na McLaren, Lewis Hamilton garantiu o terceiro lugar no pódio com uma ultrapassagem sobre Sebastian Vettel, da RBR,  na penúltima volta. Confira, no vídeo ao lado, os melhores momentos da corrida.
Com o resultado, Hamilton assumiu a liderança do campeonato, com 45 pontos, dois a mais que o compatriota Button, vice-líder da competição. O espanhol Fernando Alonso, que desembarcou em Xangai como líder, terminou apenas na nona posição e caiu para o terceiro lugar na classificação geral, com 37 pontos.
Por pouco a prova não terminou para os brasileiros logo na primeira curva. Felipe Massa precisou frear mais forte para evitar colidir com a Lotus de Romain Grosjean e acabou sendo tocado na traseira por Bruno Senna, que chegou a perder um pedaço da asa dianteira da Williams. O dano parece não ter afetado o desempenho do carro de Bruno, que, com mais uma boa exibição, voltou a marcar pontos. Em 14º no grid, o brasileiro optou por largar com pneus médios (ao lado de Massa e da dupla da STR) e teve sucesso na estratégia de duas paradas nos boxes, terminando na sétima colocação, uma posição à frente do companheiro de Williams, Pastor Maldonado. Senna chegou aos 14 pontos, mas apesar do bom resultado, caiu da oitava para a nona posição no Mundial de Pilotos, sendo superado por Rosberg, vencedor da etapa chinesa.
F1 Gp da China Nico Rosberg (Foto: Getty Images)Nico Rosberg e Jenson Button festejam no pódio após o GP da China (Foto: Getty Images)
Situação bem diferente de Bruno vive Felipe Massa, que continua zerado na tabela. Mesmo com estratégia de corrida semelhante à do compatriota (largando com pneus médios e realizando dois pit stops), o piloto da Ferrari não conseguiu um bom ritmo de corrida e ficou apenas com o 13º lugar. Massa novamente ficou atrás do companheiro Fernando Alonso, que, com três pit stops, chegou em nono.
Os pilotos voltam à pista no próximo fim de semana, para o polêmico GP do Bahrein, que chegou a ser ameaçado por problemas de segurança no país. O treino classificatório está marcado para as 8h de sábado, e a corrida, para 9h de domingo - ambos transmitidos pela TV Globo e acompanhados em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Boa largada de Rosberg
Nem parecia que era a primeira vez de Rosberg na pole. O alemão largou bem e manteve a ponta sem ser ameaçado (veja no vídeo ao lado). Os dois pilotos da McLaren também fizeram ótimas largadas. Button pulou da quinta para a terceira posição, enquanto Hamilton subiu de sétimo para quinto. Massa e Bruno levaram um susto com o toque logo no início. É a segunda vez que os brasileiros se chocam na temporada - a primeira foi no GP da Austrália, em que ambos tiveram que abandonar.
F1 Gp da China Bruno Senna (Foto: Reuters)Bruno Senna tenta se manter na pista: o brasileiro fez mais uma boa corrida (Foto: Reuters)
Rosberg logo abriu vantagem confortável na liderança. Em dez voltas, colocou 4s de vantagem sobre o companheiro de Mercedes, Michael Schumacher. A prova do heptacampeão acabou cedo. Na 13ª volta, o alemão teve um problema na roda dianteira direita no pit stop e abandonou a corrida poucas curvas após sair dos boxes.
McLaren atrapalha Button
Enquanto Rosberg administrava a liderança, a dupla da McLaren ganhava posições. Bem ao seu estilo técnico e pragmático, Button mantinha um bom ritmo. O britânico chegou a assumir a liderança na 35ª volta, mas quatro passagens depois, os mecânicos tiveram dificuldade para fixar a roda traseira esquerda da McLaren durante o pit stop (confira no vídeo ao lado). Resultado: o piloto perdeu segundos valiosos na luta pela vitória, praticamente entregando o ouro para Rosberg. Mesmo assim, o inglês ainda conseguiu terminar na segunda colocação. Quem completou o pódio foi seu compatriota Hamilton, após ganhar a posição de Vettel na penúltima volta. O bicampeão, que tinha largado em 11º, ainda perdeu mais um posto, para o companheiro de RBR, Mark Webber, mas fechou a boa corrida de recuperação no quinto lugar.
F1 Gp da China Nico Rosberg (Foto: Reuters)Após a bandeirada, festa da equipe Mercedes com a vitória de Nico Rosberg (Foto: Reuters)
Confira o resultado final do GP da China:
1 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1h36m26s929
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 20s626
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 26s012
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 27s924
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 30s483
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 31s491
7 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 34s597
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 35s643
9 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 37s256
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 38s720
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 41s066
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 42s273
13 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s700
14 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 50s500
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 51s200
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 51s700
17 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1min03s100
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) -  a 2 voltas
23 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 3 voltas
Não completou:
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 43 voltas

Vasco encara o Nova Iguaçu em
busca da vaga na semi da Taça Rio

Gigante da Colina, que terá o retorno de Carlos Alberto, precisa vencer para não correr o risco de ser eliminado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Juninho no treino do Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Juninho volta ao Vasco contra o Nova Iguaçu
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Na última quinta-feira o Vasco encerrou sua participação na primeira fase da Libertadores cumprindo o objetivo de se classificar para as oitavas de final - embora tenha ficado em segundo lugar do Grupo 5. Neste domingo, o time volta a campo para alcançar outra meta: alcançar a vaga na semifinal da Taça Rio. Para chegar lá sem depender de outros resultados, o time cruz-maltino precisa vencer o Nova Iguaçu, às 16h (de Brasília), em Moça Bonita. O Bangu lidera o Grupo B com 12 pontos, e o time cruz-maltino vem a seguir, com 11. O Fluminense, que é o terceiro lugar com dez pontos, fica à espreita de um tropeço dos seus adversários diretos.
Por conta da importância do jogo deste domingo, Juninho sequer viajou para encarar o Nacional-URU na última quinta-feira, e ficou no Rio para se preparar para o duelo que também marca o retorno de Carlos Alberto ao time cruz-maltino. O jogador vai ficar no banco e pode entrar no decorrer da partida.
Rodrigo Nunes de Sá apita a partida, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antonio Muniz de Oliveira. A Rede Globo transmite o jogo ao vivo para os estados do RJ, ES, DF, PB, SE, MA, AL, RN, PI e toda a Região Norte. O Premiere também exibe o duelo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

header as escalações 2
Nova Iguaçu: o técnico Leonardo Condé já confirmou o time do time do Nova Iguaçu que vai a campo neste domingo. A equipe começa o jogo com Jefferson, Marcelinho, Naylhor, Vagner Eugênio e Chiquinho; Dirceu, Amaral, Filipe e Dieguinho; Leandrão e Lukian.
Vasco: por orientação do departamento jurídico, o clube decidiu não escalar os três jogadores que foram citados na súmula após a confusão do clássico contra o Flamengo. Portanto, o Vasco não terá Rodolfo, Fellipe Bastos e Eduardo Costa. Juninho Pernambucano volta a ficar entre as opções, assim como Felipe, que se recuperou de uma tendinite no ombro direito. Carlos Alberto, que foi reintegrado ao elenco, fica no banco. O Vasco deve atuar com a seguinte formação: Fernando Prass, Allan, Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri; Romulo, Nilton, Juninho e Felipe; Eder Luis e Alecsandro.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Nova Iguaçu: o time da Baixada não tem atletas suspensos para a partida. O técnico Leonardo Condé manda a campo o que tem de melhor.
Vasco: Diego Souza e Fagner estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Carlos Tenorio segue se recuperando de ruptura do tendão de Aquiles do pé direito. Rodolfo, Fellipe Bastos e Eduardo Costa ficarão fora do jogo por orientação do departamento jurídico do clube.

header fique de olho 2
Nova Iguaçu:
com quatro gols neste Campeonato Carioca, o atacante Leandrão é um dos artilheiros do Nova Iguaçu na competição. Ele formará dupla de ataque com Lukian na partida deste domingo.
Vasco: sem atuar juntos nos últimos quatro jogos oficiais do Vasco, Juninho e Felipe voltam a ser relacionados para a mesma partida e devem começar na equipe titular. Caberá aos experientes meias a função de dar qualidade ao toque de bola e fazer a bola chegar com frequência a Eder Luis e Alecsandro.
header o que eles disseram

Leonardo Condé, técnico do Nova Iguaçu: “O primeiro objetivo das equipes de menor investimento é conseguir a permanência na primeira divisão, conseguimos com três rodadas de antecipação. Agora, nosso objetivo é tentar uma boa apresentação contra o Vasco, tentar o resultado positivo para ficar entre os oito primeiros, o que dá uma melhor condição ano que vem. Ganhar é sempre bom, principalmente em se tratando de um grande como o Vasco”.
Felipe, meia do Vasco: “É um jogo decisivo. Sabemos que a responsabilidade é toda do Vasco. O importante é o time se impor, se acostumar logo ao calor e às condições do gramado. Quem quer ser campeão precisa superar todas as dificuldades."

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* A história registra apenas três confrontos entre Vasco e Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca, com duas vitórias vascaínas e uma do time da Baixada.
* Esta é a terceira vez que o Vasco atua em Moça Bonita neste Campeonato Carioca. Pela terceira rodada da Taça Guanabara, o time derrotou o Bangu por 3 a 1. Já na segunda rodada da Taça Rio, venceu o Olaria por 2 a 0.

* Depois de três anos na Segunda Divisão, o Nova Iguaçu retornou ano passado à elite do futebol carioca. A equipe da Baixada disputa apenas pela quarta vez a Primeira Divisão do
Campeonato Carioca.
header último confronto v2
Nova Iguaçu e Vasco se enfrentaram pela última vez na Taça Guanabara do ano passado. Em Volta Redonda, no dia 23 de janeiro, o time da Baixada Fluminense levou a melhor e bateu a equipe cruz-maltina por 3 a 2. A derrota foi a segunda seguida do Vasco, que não acumulava o feito no início do Carioca fazia 27 anos. Hoje carregando a cruz de malta no peito, William Barbio marcou o gol da vitória do Nova Iguaçu. Alex Moraes e Maycon fizeram os outros. Romulo e Marcel anotaram os tentos vascaínos.

Agora no grupo dos tricampeões, Luizomar faz promessa por atletas

Eufórico após terceiro título da Superliga, segundo no Maracanãzinho, técnico do Osasco irá a Aparecida para acender uma vela para cada jogadora

Por Leo Velasco Rio de Janeiro
3 comentários
Assim que Thaisa fez o último ponto do jogo da final da Superliga feminina, contra o Rio de Janeiro, Luizomar de Moura correu eufórico pela quadra. Tinha muito para comemorar. Voltava a ser campeão no Maracanãzinho, ginásio onde conquistou seu primeiro título do torneio 11 anos antes. Virava também um dos três tricampeões da competição. Mas a promessa que ele vai cumprir na próxima semana não tem nada a ver com isso. O técnico do Osasco quer ir a Aparecida do Norte para agradecer pela saúde de suas comandadas.
Luizomar de Moura na final da Superliga (Foto: Alexandre Arruda / divulgação CBV)Luizomar de Moura comemora a vitória com suas jogadoras (Foto: Alexandre Arruda / divulgação CBV)
– Vou fazer o que eu faço sempre. Semana que vem vou a Aparecida do Norte acender vela. Não pelo título, mas uma velinha para cada menina, porque elas chegaram a essa final sem se machucar – disse.
Mas a corrida eufórica e aparentemente atabalhoada ao fim do jogo tinha direção. Luizomar procurava sua mulher e seu filho na arquibancada. Quando os encontrou, chegou a subir na mureta que separa a quadra das cadeiras. A única coisa que ele queria era comemorar e muito.

- Eu sempre fui um cara muito vibrante. Eu tenho um grande prazer de jogar aqui no Maracanãzinho e nunca escondi isso de ninguém. Foi aqui que minha história começou, em um Flamengo x Vasco até mais cheio do que neste sábado. Hoje fiz questão de a minha mulher e do meu filho estarem aqui, porque da outra vez eles estavam em São Paulo. Dedico este título primeiro para minha família, que me colocou de pé várias vezes. E também ao meu patrocinador, que me dá apoio e segurança – afirmou o técnico.

Luizomar de Moura já está entre os grandes campeões do torneio. Ele entrou neste sábado para o seleto grupo de tricampeões da Superliga feminina. Ao seu lado estão José Roberto Guimarães e Sérgio Negrão. À frente, apenas Bernardinho, com sete.
Eu gostaria muito de poder manter este grupo. Foi maravilhoso. "
Luizomar
- É especial. Em 18 anos de Superliga feminina, apenas seis técnicos conquistaram o título. Entrei agora no grupo dos tricampeões. Eu fiz sete finais e conquistei três títulos – comemorou.

Mas a alegria de Luizomar não era só a dele. Era também a felicidade de suas atletas e das conquistas pessoais de cada uma.

- Essa medalha um dia vai ficar velha, mas o que fica são as lembranças, os ensinamentos. A Tandara de ponteira, a Fabiola, que sempre jogou em times menores e ganhou minha confiança, a Adenízia foi fantástica e cresce a cada Superliga, a Brait, que fica na seleção seis meses e joga pouco. Por isso que esse título é uma emoção muito grande. Por ver as meninas jogando em alto nível. Eu gostaria muito de poder manter este grupo. Foi maravilhoso. Mas as meninas que vão ter que decidir o destino delas - diz o treinador.
 

Rosberg brilha na China e vence pela primeira vez na carreira; Bruno é o 7º

Button perde chance de vitória após problema em pit stop. Hamilton passa Vettel no fim e assume liderança do campeonato. Massa chega em 13º

Por GLOBOESPORTE.COM Xangai, China
80 comentários
Nico Rosberg teve um fim de semana inesquecível em Xangai. Um dia depois de conquistar uma inédita pole position, o piloto voltou a brilhar e venceu o GP da China, terceira etapa do Mundial de Fórmula 1. Foi a primeira vez que o alemão de 26 anos subiu no lugar mais alto do pódio em 111 corridas na categoria. Rosberg chegou a ter a vitória ameaçada por Jenson Button. Entretanto, o britânico teve problemas no pit stop na 39ª volta e viu as chances de brigar pela ponta irem embora, tendo que se contentar com a segunda colocação. Companheiro de Button na McLaren, Lewis Hamilton garantiu o terceiro lugar no pódio com uma ultrapassagem sobre Sebastian Vettel, da RBR,  na penúltima volta. Confira, no vídeo ao lado, os melhores momentos da corrida.
Com o resultado, Hamilton assumiu a liderança do campeonato, com 45 pontos, dois a mais que o compatriota Button, vice-líder da competição. O espanhol Fernando Alonso, que desembarcou em Xangai como líder, terminou apenas na nona posição e caiu para o terceiro lugar na classificação geral, com 37 pontos.
Por pouco a prova não terminou para os brasileiros logo na primeira curva. Felipe Massa precisou frear mais forte para evitar colidir com a Lotus de Romain Grosjean e acabou sendo tocado na traseira por Bruno Senna, que chegou a perder um pedaço da asa dianteira da Williams. O dano parece não ter afetado o desempenho do carro de Bruno, que, com mais uma boa exibição, voltou a marcar pontos. Em 14º no grid, o brasileiro optou por largar com pneus médios (ao lado de Massa e da dupla da STR) e teve sucesso na estratégia de duas paradas nos boxes, terminando na sétima colocação, uma posição à frente do companheiro de Williams, Pastor Maldonado. Senna chegou aos 14 pontos, mas apesar do bom resultado, caiu da oitava para a nona posição no Mundial de Pilotos, sendo superado por Rosberg, vencedor da etapa chinesa.
F1 Gp da China Nico Rosberg (Foto: Getty Images)Nico Rosberg e Jenson Button festejam no pódio após o GP da China (Foto: Getty Images)
Situação bem diferente de Bruno vive Felipe Massa, que continua zerado na tabela. Mesmo com estratégia de corrida semelhante à do compatriota (largando com pneus médios e realizando dois pit stops), o piloto da Ferrari não conseguiu um bom ritmo de corrida e ficou apenas com o 13º lugar. Massa novamente ficou atrás do companheiro Fernando Alonso, que, com três pit stops, chegou em nono.
Os pilotos voltam à pista no próximo fim de semana, para o polêmico GP do Bahrein, que chegou a ser ameaçado por problemas de segurança no país. O treino classificatório está marcado para as 8h de sábado, e a corrida, para 9h de domingo - ambos transmitidos pela TV Globo e acompanhados em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Boa largada de Rosberg
Nem parecia que era a primeira vez de Rosberg na pole. O alemão largou bem e manteve a ponta sem ser ameaçado (veja no vídeo ao lado). Os dois pilotos da McLaren também fizeram ótimas largadas. Button pulou da quinta para a terceira posição, enquanto Hamilton subiu de sétimo para quinto. Massa e Bruno levaram um susto com o toque logo no início. É a segunda vez que os brasileiros se chocam na temporada - a primeira foi no GP da Austrália, em que ambos tiveram que abandonar.
F1 Gp da China Bruno Senna (Foto: Reuters)Bruno Senna tenta se manter na pista: o brasileiro fez mais uma boa corrida (Foto: Reuters)
Rosberg logo abriu vantagem confortável na liderança. Em dez voltas, colocou 4s de vantagem sobre o companheiro de Mercedes, Michael Schumacher. A prova do heptacampeão acabou cedo. Na 13ª volta, o alemão teve um problema na roda dianteira direita no pit stop e abandonou a corrida poucas curvas após sair dos boxes.
McLaren atrapalha Button
Enquanto Rosberg administrava a liderança, a dupla da McLaren ganhava posições. Bem ao seu estilo técnico e pragmático, Button mantinha um bom ritmo. O britânico chegou a assumir a liderança na 35ª volta, mas quatro passagens depois, os mecânicos tiveram dificuldade para fixar a roda traseira esquerda da McLaren durante o pit stop (confira no vídeo ao lado). Resultado: o piloto perdeu segundos valiosos na luta pela vitória, praticamente entregando o ouro para Rosberg. Mesmo assim, o inglês ainda conseguiu terminar na segunda colocação. Quem completou o pódio foi seu compatriota Hamilton, após ganhar a posição de Vettel na penúltima volta. O bicampeão, que tinha largado em 11º, ainda perdeu mais um posto, para o companheiro de RBR, Mark Webber, mas fechou a boa corrida de recuperação no quinto lugar.
F1 Gp da China Nico Rosberg (Foto: Reuters)Após a bandeirada, festa da equipe Mercedes com a vitória de Nico Rosberg (Foto: Reuters)
Confira o resultado final do GP da China:
1 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1h36m26s929
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 20s626
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 26s012
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 27s924
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 30s483
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 31s491
7 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 34s597
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 35s643
9 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 37s256
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 38s720
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 41s066
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 42s273
13 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s700
14 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 50s500
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 51s200
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 51s700
17 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1min03s100
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) -  a 2 voltas
23 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 3 voltas

Galvão Bueno ‘se entrega’ pelo Flamengo no Altas Horas

Narrador diz que título mundial do Rubro-Negro em 1981 é momento que ele jamais esquecerá

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
62 comentários
Galvão Bueno, Altas Horas (Foto: Divulgação)Galvão Bueno no Altas Horas (Foto: Divulgação)
Galvão Bueno foi atração no programa Altas Horas, na madrugada deste domingo. Em conversa com Serginho Groisman e com a plateia, o narrador da TV Globo foi questionado sobre um jogo de clube que tenha marcado sua vida. Galvão, então, se declarou pelo Flamengo. Ou, nas palavras dele, “se entregou”.
- O cara chega em certa idade em que tem o direito de falar: Flamengo campeão em Tóquio, no título mundial. Já me entreguei. Pronto – disse ele.
O narrador justificou: é nascido no Rio de Janeiro. E comentou que é comum torcedores tentarem identificá-lo com clubes paulistas.
- Sou carioca. Todo mundo fica perguntando se sou corintiano. Aí o corintiano olha pra mim e diz: “Você é palmeirense. Você é são-paulino”. Eu sou carioca, cara. Sou tijucano. Sou salgueirense. Então, tenho meu direito.
Galvão também lembrou que se encantava com o Santos de Pelé. Ele comentou que o Rei chegou a passar a mão em sua cabeça, quando ainda era menino, em uma partida em São Paulo.
- Quando garoto, eu matava aula para ver o Santos. Eu ia ver Pelé no Pacaembu. Tenho uma ligação muito forte com aquele Santos do Pelé.
 

De aniversário, D'Ale volta e encanta Dorival: 'Dos maiores meias que vi"

Técnico celebra retorno do argentino, que, em 45 minutos, conduz Inter ao escore de 3 a 0 e à classificação para a semifinal do Gauchão

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
Comente agora
Neste domingo, D'Alessandro completa 31 anos. E começou as comemorações de seu aniversário no salão de festa predileto de qualquer bom jogador: no gramado - e longe do departamento médico.
Afastado do time desde 11 de março, quando se lesionou contra o Santa Cruz, D'Alessandro começou no banco diante do Cerâmica, pelas quartas de final da Taça Farroupilha. Depois de um primeiro tempo sofrível, com um modorrento 0 a 0, Dorival Júnior deu o presente que o argentino mais gostaria de receber na véspera de seu aniversário: a chance de voltar a jogar futebol.

Com o camisa 10, o time acendeu, ganhou vida. Aos dois minutos, o jogador já deixou Dátolo em condições de marcar. Foi dele também o gol que encerrou o placar. Cobrou pênalti com as usuais categoria e precisão. E deixou o chefe encantado:

- Respeito o D'Alessandro em todos os sentidos, como um dos maiores meias que já vi atuar. Ele sabe quando dar velocidade e também o momento de segurar o jogo. É um jogador que nos passou uma confiança maior.  A volta dele foi importante - reconhece Dorival.
dalessandro inter cerâmica gauchão (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)D'Ale "ganha" retorno de presente e devolve com boa atuação (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
Apesar dos elogios, Dorival pede calma. Ainda não vê D'Alessandro completamente "inteiro" após a lesão. Precisa de uma sequência maior para voltar a ser o velho armador de sempre, acredita o técnico.
O grupo ajuda muito, é muito qualificado, tem muito cara experiente. Me ajudou muito"
D'Alessandro
O argentino também parece estar ciente disso. Tanto que colocou boa parte de sua atuação na conta do grupo, afirmando que os demais jogadores deram o suporte para ele, mesmo sem o melhor ritmo de jogo, ter um bom desempenho.
- O grupo ajuda muito, é muito qualificado, tem muito cara experiente, me ajudou muito - avalia.
- O D'Ale é o cara que dá o ritmo para a equipe. É o armador que a gente havia perdido - devolve Kleber.
Na quinta, o Inter enfrenta o Juan Aurich, no Peru, no encerramento da fase de grupos da Libertadores. Uma vitória classifica o Colorado, sem a necessidade de torcer por um insucesso do The Strongest, diante do Santos. Na segunda, treina em gramado sintético em Porto Alegre para se adaptar ao piso da casa do rival. A viagem rumo ao Peru ocorre na terça. No próximo fim de semana, recebe o Veranópolis, no Beira-Rio, pela semifinal da Taça Farroupilha.