domingo, 15 de abril de 2012

Brasil abre a temporada atrás de tetra feminino e fim de jejum no masculino

Juliana e Larissa buscam quarto título seguido na etapa de Brasília, enquanto times masculinos tentam quebrar série de vitórias de Rogers e Dalhausser

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF
Comente agora
O ano olímpico do vôlei de praia começa neste domingo. Em Brasília, 145 duplas masculinas e femininas vão disputar o título da etapa de abertura do Circuito Mundial, primeira das seis que darão pontos preciosos na briga pela classificação aos Jogos de Londres. Com 22 parcerias brasileiras na disputa, o país tentará manter a hegemonia no feminino e quebrar um incômodo jejum entre os homens. Enquanto Juliana e Larissa buscam o tetracampeonato na capital, a equipe verde e amarela terá o desafio de parar os americanos Rogers e Dalhausser, vencedores das duas últimas edições.

O country cota feminino, na tarde deste domingo, será o primeiro aperitivo para o público candango. A chave principal das mulheres começa apenas na terça-feira e, já no dia seguinte, será disputado o country cota masculino, com a competição geral com início na quinta-feira. As semifinais serão transmitidas pelo canal SporTV e, as finais, pela Rede Globo.
Juliana e Larissa comemoram vitória no Circuito Mundial de vôlei de praia (Foto: FIVB)No lugar mais alto do pódio em 2011, Juliana e Larissa brindam com as adversárias (Foto: FIVB)

Campeãs em Brasília nos últimos três anos, Juliana e Larissa esperam repetir a dose mais uma vez. A cearense, que tem ótimas lembranças da cidade, espera um bom resultado em casa para chegar com moral à disputa do ouro olímpico, único título que falta à parceria.
Está é a quarta vez que Brasília recebe o Circuito Mundial. Em outros anos, Rio de Janeiro, Fortaleza, Vitória, Salvador e Guarujá foram sedes da disputa. Juliana e Larissa e Rogers e Dalhausser são os atuais campeões
- A etapa em si é um amuleto para mim. Foi nela, em 2009, que disputei o primeiro torneio internacional depois da minha lesão no joelho (que a tirou dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008) e saímos com o título, assim como nos dois anos seguintes. O Circuito este ano vai ser um teste para a gente chegar bem aos Jogos Olímpicos com confiança, preparadas para um título que a gente quer muito.

Alison e Emanuel, que levaram a prata em 2010 e 2011, esperam finalmente triunfar juntos em uma decisão no Distrito Federal. Apesar de as Olimpíadas serem o principal objetivo na temporada, os campeões mundiais garantem força máxima no Circuito Mundial.

- Mesmo com os Jogos na nossa frente, vamos lidar com esse ano do Circuito como fizemos nos anteriores, com foco e comprometimento. Nessa competição vamos construir mais um degrau da base para chegar na melhor forma física e mental em Londres – disse Emanuel.
Rogers e Dalhausser x Alison e Emanuel, Vôlei de praia (Foto: Divulgação / João Pires/FIVB)Rogers e Dalhausser superaram Alison e Emanuel nas duas últimas edições (Foto: João Pires/FIVB)
O caminho até o título
A etapa de Brasília começa com a disputa do country cota, em que atletas do mesmo país duelam entre si. É uma forma de triagem para que o número de inscritos seja reduzido até ficar igual ao de vagas. No feminino, Maria Clara/Raquel, Ágatha/Bárbara Seixas, Val/Shaylyn, Renata/Elize Maia, Neide/Rebecca, Chell/Michelle Carvalho e Thati/Érica Freitas disputam, no domingo, três vagas. A Alemanha é o único outro país que também terá eliminatória interna: Victoria Bieneck/Julia Grobner e Karla Borger/Britta Büthe se enfrentam para seguirem na competição.
As duplas que se classificarem avançam ao qualifying, marcado para segunda-feira. Na terça, começa a chave principal, que já conta com Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Taiana/Vivian e Ângela/Lili, estas últimas presenteadas com um wild card dos organizadores.
No masculino, o mesmo processo se repete, mas a partir de quarta-feira. Até o momento, Harley/Evandro (wild card), Alison/Emanuel, Márcio/Pedro Solberg e Ricardo/Pedro Cunha estão garantidos na chave principal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário