domingo, 14 de dezembro de 2014

Miocic dá muito trabalho, mas Cigano retorna com vitória em grande duelo

Brasileiro é surpreendido pelo adversário no começo da luta, mas se supera e, com o boxe de sempre e ótima resistência, sai vencedor por unanimidade

Por Direto de Phoenix, EUA
Junior Cigano enfrentou uma barreira bem maior do que muitos esperavam na noite deste sábado, em Phoenix, nos EUA. Do outro lado estava um duríssimo Stipe Miocic, que mostrou mão pesada, queixo duro e muito coração. Mas o brasileiro superou as dificuldades impostas pelo adversário e também os 14 meses em que esteve parado por lesão e retornou ao octógono com uma vitória por decisão unânime dos jurados (48 a 47, 49 a 46 e 49 a 46). Para isso, ele precisou de seu boxe, da boa defesa de quedas e ainda levar sua resistência ao limite. O espetáculo foi aplaudido de pé pelos torcedores que lotaram o US Arways Center. E agora Cigano está de fato de volta ao bolo de lutadores que ocupam o topo da categoria.
- Deixa eu pedir um grande aplauso para Miocic. Ele é um grande lutador, e para mim foi um prazer. Foi uma grande luta, e é difícil voltar. Foi muito duro para mim. Ele me surpreendeu pelas derrubadas que ele tentou. Ele não constuma fazer isso. Sempre que os juízes decidem as lutas é perigoso para nós, lutadores. Fiquei com medo, mas felizmente as coisas deram certo para mim - disse o catarinense após o triunfo.
UFC Phoenix, Stipe Miocic e Junior dos Santos (Foto: Getty Images)Junior Cigano joga a esquerda em Stipe Miocic (Foto: Getty Images)
Cigano já começou acertando bom direto de direita no rosto de Miocic, que foi nas pernas e botou o brasileiro na grade. Cigano se defende bem, e eles voltaram a centro. Miocic tentou quedar de novo e quase conseguiu. Ele jogou bom golpe no rosto do adversário na sequência. Cigano respondeu com um cruzado, mas não demorou a levar dois diretos. O brasileiro se acalmou e encaixou três bons golpes. A luta ficou aberta, e Miocic também jogou duas direitas potentes que pegaram em cheio. No finzinho do round, o brasileiro conectou a mão no oponente.
Miocic esquivou de um cruzado e voltou a tentar botar para baixo no inicío do segundo assalto, mas novamente não foi eficiente. Cigano jogou vários socos e foi acertado por um direto de direita potente. Com o rosto já bem machucado, Cigano foi encurralado por Miocic por um momento e foi botado de costas na grade. Cigano conectou bons cruzados, e Miocic não o deixou sem resposta. O americano enfim conseguiu a queda no fim do round, mas o brasileiro rapidamente se levantou.
Miocic agarrou a perna de Cigano no terceiro round e o quedou, mas o brasileiro inverteu a posição e se levantou. O duelo esfriou um pouco, com muitos golpes jogados no vazio. Um gancho de Cigano passou raspando o queixo do americano. Miocic atacou, Cigano fez a esquiva e contra-atacou com um cruzado de direita que levou o rival ao chão. Cigano aplicou marretadas, mas Miocic se recuperou. O brasileiro ganhou terreno, conectou bom direto e levou outro.
O americano acertou um chute nas partes íntimas de Cigano na volta para o quarto round, e o duelo foi interrompido para a recuperação do brasieiro. O ex-campeão acertou bons jabs e defendeu mais uma tentativa de queda. Após um momento na grade, Cigano acertou um gancho, depois levou um direto. Miocic conectou outro direto e foi para cima, mas foi travado pelo rival. Com as costas na grade, Cigano deu uma rasteira em Miocic no minuto final e caiu por cima, só que não conseguiu mantê-lo por ali.
Antes do quinto round, o público do ginásio aplaudiu os dois lutadores de pé, satisfeitos com o espetáculo. Contagiados pela torcida, os dois se cumprimentaram e sorriram no ínicio do assalto. E a boa troca de socos continuou, com o brasileiro acertando mais do que o americano. Cigano jogou um diretaço de direita no rosto de Miocic, que novamente não deixou sem resposta e também conectou bons diretos. O último deles empurrou Cigano na grade. O público se animou ainda mais no fim e ficou de pé, gritando de emoção. Cigano conectou um cruzado e uma joelhada no corpo. E foi fim de combate. Após o anúncio da decisão, Miocic se irritou e deixou o octógono rapidamente, com cara de poucos amigos, sem ficar nem para a entrevista.
Aos 30 anos, Cigano agora tem um cartel de 17 vitórias e três derrotas. Stipe Miocic, de 32 anos, sofreu o segundo revés em 14 lutas na carreira e teve interrompida uma sequência positiva de três combates - tinha vencido Roy Nelson, Gabriel Napão e Fábio Maldonado.

Rafael dos Anjos acaba com a marra de Nate Diaz e pede disputa de título

Brasileiro castiga o americano durante três rounds, conquista a oitava
vitória em nove lutas e dá mais um passo rumo à disputa do cinturão

Por Direto de Phoenix, EUA
A disputa não foi justa. De um lado, um lutador que se preparou para uma luta profissional. Do outro, um lutador sem qualquer compromisso com o profissionalismo e que parece acreditar nas bravatas que ele mesmo faz. Com uma atuação segura e consistente, o peso-leve brasileiro Rafael dos Anjos venceu o americano Nate Diaz por decisão unânime dos juízes (30-26, 30-26 e 30-27) com total tranquilidade, chegando a se dar o luxo de castigar o americano com mais intensidade nos dez últimos segundos do duelo. Esta foi a 23ª vitória do carioca em 30 lutas, e a oitava nas últimas nove lutas. Já Diaz, que estava sem lutar há mais de um ano e excedeu o limite da categoria em mais de 2kg, sofreu a décima derrota em 27 lutas como profissional.
- Estou muito feliz. Por favor, Dana e Lorenzo, me deem a disputa de título. Quero minha disputa de título, por favor - pediu Rafael ao fim do combate.
A luta começou com os dois lutadores buscanndo os chutes baixos, e Rafael dos Anjos movimentando-se melhor e com mais velocidade. Aparentemente fora de sua melhor forma, o americano tentava os socos de longa distância, mas não tinha velocidade suficiente para acertar o brasileiro. Dos Anjos, por sua vez, minava as pernas de Diaz com fortes chutes baixos. A 1m30s do intervalo, o brasileiro levou a luta para o chão, ficando por cima e castigando o rival. Dias tentou uma chave de perna, mas Rafael dos Anjos livrou-se do golpe e voltou a dominar as ações, terminando o round por cima do americano, aplicando cotoveladas. No intervalo, o córner de Diaz aplicou gelo em sua coxa direita, já bem magoada pelos chutes do brasileiro
Rafael dos Anjos voltou para o segundo round mantendo os chutes na perna direita de Diaz, encurralando o americano na grade buscando os diretos de direita. Diaz não coneguia acompanhar a movimentação do carioca, e acabou sendo derrubado antes da metade do round. Rafael dos Anjos castigava o americano na grade e, após algum tempo por cima, aplicando o ground and poud, o brasileiro viu a luta voltar a ser disputada em pé. Com melhor movimentação e preparo físico, dos Anjos não era ameaçado pelo americano, e ditava o ritmo da luta. A 15s do intervalo, um chute alto do brasileiro derrubou Diaz, que acabou o round por baixo no chão, sendo pressionado.
No terceiro round, após ter um corte no rosto examinado pelos médicos no intervalo, Diaz voltou buscando se movimentar, mas já não tinha fôlego ou velocidade para rivalizar com Rafael dos Anjos. O carioca tentou aplicar um chute alto, sem sucesso, e depois derrubou o americano, ficando na sua guarda e mantendo-o sob controle no chão. Diaz já não tinha mais fôlego para atacar Rafael dos Anjos, e apenas se defendia dos golpes do brasileiro, que mantinha a estratégia de "amassá-lo" no solo. Com cotoveladas e socos constantes nos segundos finais, Rafael afastou Diaz com rispidez assim que a luta acabou.
- Eu vi as lutas anteriores dele, e ele nao bloqueia os golpes. Treinei muitos chutes na perna com minha equipe. Foi tudo ótimo - afirmou o vencedor.

Maria Clara fica entre as 50 atletas mais "saradas" em lista de revista

Brasileira do vôlei de praia fica com a 33ª colocação em lista que conta também com Serena Williams, do tênis, Alana Blanchard, do surfe, e Maria Sharapova, do tênis

Por Rio de Janeiro
A brasileira Maria Clara Salgado entrou na lista das 50 atletas mais em forma feita pela revista americana "Sports Illustrated", dos Estados Unidos. A jogadora de vôlei de praia, filha de Isabel, ex-atleta da modalidade, e irmã de Carol Salgado, ficou na 33 colocação da lista que tem nomes como a velocista americana Allyson Felix em primeiro e a tenista Serena Williams em segundo. A surfista Alana Blanchard é a sexta na lista. Ela é a única atleta brasileira na lista.
- Uma das 50 atletas mais em forma na lista da @sportsillustrated?! Chocada mas feliz haha! Orgulho por ser uma das escolhidas, ao lado de tantas mulheres incríveis como a @kerrileewalsh! Ah, valeu Menguinho por me manter no shape hehe - disse a brasileira pelas redes sociais.
Maria Clara Salgado, vôlei de praia (Foto: Getty Images)Maria Clara Salgado, vôlei de praia (Foto: Getty Images)
Maria Clara Salgado, vôlei de praia (Foto: Getty Images)Maria Clara Salgado, vôlei de praia (Foto: Getty Images)

Confira a lista completa
01 - Allyson Felix
02 - Serena Williams
03 - Simone Biles
04 - Kristin Armstrong
05 - Abby Wambach
06 - Alana Blanchard
07 - Anastasia Ashley
08 - Angel McCoughtry
09 - Ashely Fiolek
10 - Camille Leblanc-Bazinet
11 - Candice Dupree
12 - Candace Parker
13 - Caroline Wozniacki
14 - Christie Rampone
15 - Claressa Shields
16 - Dana Vollmer
17 - Darya Domracheva
18 - Darya Klishina
19 - Dawn Harper-Nelson
20 - Gretchen Bleiler
21 - Hannah Teter
22 - Hayley Wickenheiser
23 - Hilary Knight
24 - Ireen Wust
25 - Jamie Anderson
26 - Jennifer Suhr
27 - Jessica Ennis-Hill
28 - Josephine Pucci
29 - Kacy Catanzaro
30 - Katarina Johnson-Thompson
31 - Katie Taylor
32 - Kerri Walsh Jennings
33 - Maria Clara Salgado Rufino
34 - Maria Sharapova
35 - Mariana Pajon
36 - Marit Bjorgen
37 - Maya Moore
38 - Miesha Tate
39 - Mikaela Shiffrin
40 - Miroslava Knapková
41 - Missy Franklin
42 - Misty Copeland
43 - Nicola Spirig
44 - Ronda Rousey
45 - Samantha Briggs
46 - Skylar Diggins
47 - Stephanie Gilmore
48 - Sydney Leroux
49 - Tianna Bartoletta
50 - Tina Charles

Lais Souza comemora aniversário com recado de Neymar e festa surpresa

Atleta que se acidentou em janeiro conta sobre sua recuperação, mostra nova tatuagem e revela: 'Essa é a maior competição da minha vida'

13/12/2014 às 18h52
Atualizado em 13/12/2014 às 19h25
Lais ganha o carinho de Luciano Huck (Foto: Camila Serejo / Gshow)Lais ganha o carinho de Luciano Huck (Foto: Camila Serejo / Gshow)
Dia de muita emoção no Caldeirão! Luciano Huck recebeu Lais Souza no palco do programa e celebrou o aniversário da atleta, que comemora 26 anos hoje.
Após sofrer um grave acidente em janeiro, enquanto se preparava para competir nos jogos olímpicos de inverno realizados em Sochi, na Rússia, Lais perdeu a sensibilidade do pescoço para baixo. De volta ao Brasil, ela contou sobre sua recuperação.
"A situação estava bem crítica. A recuperação foi lenta, mas para mim foi rápida. Uma superação incrível. Foi uma energia de todo mundo. Cada semana acontece uma coisa diferente, é um passinho a mais que a gente dá. Minha sensibilidade está melhor, estou me sentindo melhor fisicamente”, disse Lais, que recebeu vídeos de parabéns de Neymar, Ana Carolina e mais.
"Muitas felicidades e que Deus te abençoe muito. Fica com Deus", desejou Neymar direto de Barcelona. "Estou tocada com sua história e feliz com sua recuperação. Que seus objetivos sejam alcançados", disse Ana Carolina. As músicas da cantora fizeram parte da trilha do período de recuperação de Lais.
A atleta contou que já recuperou alguns movimentos dos ombros, dos pés, da barriga. “Um pouquinho a mão, os braços também melhoraram bastante”, completou Lais. “O espírito do esportista é para frente, é se superar a cada dia. Essa é a maior competição da minha vida”, resumiu.
No palco do Caldeirão, ela mostrou suas novas tatuagens, uma delas representando o novo desafio de sua vida. “É o objetivo agora”, explicou Lais sobre o desenho que mostra uma figura humana levantando de uma cadeira de rodas e caminhando.
Como aniversário tem que ter festa, Lais ganhou mais parabéns de Diego Hypólito, Daniele Hypólito, Daiane dos Santos e outros atletas que vieram ao palco especialmente para ver a colega. No final, um presente especial de Luciano Huck: um carro especial adaptado para as necessidades da atleta. Ela merece!

Joanna Jedrzejczyk vence Claudia Gadelha e frustra planos da brasileira

Brasileira leva knockdown no primeiro round, "amarra" a adversária nos
dois assaltos seguintes e sai derrotada por decisão dividida dos jurados

Por Direto de Phoenix, EUA
Favorita a ser a primeira desafiante ao cinturão dos pesos-palhas do UFC, a brasileira Claudia Gadelha foi surpreendida pela polonesa Joanna Jedrzejczyk, que a derrotou por decisão divididia dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28) na luta que fechou o card preliminar do "UFC: Cigano x Miocic", em Phoenix, nos EUA, na noite deste sábado. O combate foi marcado por momentos tensos e alguma provocaçção de ambas as partes. Com a derrota, Gadelha perde a invencibilidade de 12 lutas, enquanto Jedrzejczyk se mantém invicta em oito lutas na carreira.
MMA, UFC Phoenix, Claudia Gadelha e Joanna Jedrzejczyk  (Foto: Getty Images)Claudia Gadelha (E) foi derrotada por Joanna Jedrzejczyk (Foto: Getty Images)
A luta começou com alto grau de tensão no ar. As duas buscavam a luta em pé, trocando socos seguidamente. Gadelha foi a primeira a buscar a luta agarrada, pressionando na grade e derrubando-a, ficando por cima no chão. A brasileira tentou encaixar um katagatame, mas a polonesa conseguiu livrar-se da posição, voltando a ficar de pé, mas com as costas na grade, sendo pressionada por Gadelha. A 45 segundos do intervalo, Jedrzejczyk inverteu a posição, mas Gadelha afastou-se. A luta voltou a ser disputada no centro do octógono, e a polonesa conectou um duro uppercut, conseguindo o knockdown a segundos do fim do round.
Na volta ao combate, Claudia Gadelha derrubou logo no início a polonesa, que se levantou mas foi pressionada na grade, a exemplo do que aconteceu na maior parte do primeiro round. Jedrzejczyk livrou-se rapidamente da posição e a luta voltou a ser disputada no centro, com uma nova troca de socos constante. Gadelha mais uma vez encurtou a distância e buscou a derrubada, ficando por cima no chão. A polonesa tentou livrar-se, mas desta vez terminou o round em posição de desvantagem.
No terceiro e último round, após alguns instantes de trocação, Gadelha reclamou de ter sofrido uma cabeçada não intencional. O árbitro interrompeu o combate para a brasileira ser atendida pelo médico, que interrompeu o sangramento e permitiu que a luta continuasse. No retorno à luta, Gadelha mais uma vez derrubou a polonesa e ficou por cima no chão. Com a meia-guarda passada, a brasileira levantou e derrubou Jedrzejczyk mais uma vez e desferiu diversos golpes no seu rosto. Gadelha mantinha a luta na grade, evitando a trocação com a rival, mas Jedrzejczyk conseguiu livrar-se da posição e buscou a trocação, mas não havia tempo para mais nada. Ao fim da luta, Gadelha acertou um soco na polonesa quando o árbitro já as afastava, sendo vaiada pelo público. A brasileira ainda tentou se desculpar, mas Jedrzejczyk não aceitou. Antes do anúncio do resultado, Gadelha voltou a se desculpar e foi abraçada pela adversária e sua equipe.
Veja um resumo das demais lutas do card preliminar em Phoenix:
John Moraga vira luta após levar golpe sem estar esperando e vence Willie Gates
Lutador nascido em Phoenix, o peso-mosca John Moraga sofreu para conseguir a vitória diante de Willie Gates na penúltima luta do card preliminar. Após sofrer um knockdown em uma distração, onde o rival aproveitou para atacar, Moraga recuperou-se e precisou de quase toda a luta para finalizar Gates com um mata-leão aos 4m06s do terceiro round, conquistando sua 16ª vitória em 19 lutas. Já Gates, que estreava no UFC, teve interrompida uma sequência de cinco vitórias e sofreu a quinta derrota em 16 lutas como profissional.
MMA, UFC Phoenix, Willie Gates e John Moraga (Foto: Getty Images)Willie Gates não resiste a John Moraga (Foto: Getty Images)
Após quase todo o primeiro round de luta equilibrada, Moraga reclamou de ter sofrido um chute na árrea genital, e Gates chegou a reclamar que não havia acertado o local. Mas como o árbitro Jason Herzog não considerou o golpe ilegal, Gates aproveitou-se que Moraga deu-lhe as costas e acertou um soco de esquerda que derrubou o adversário. Mesmo muito vaiado, Gates tentou aplicar o mata-leão no chão, mas Moraga defendeu o golpe. A torcida foi ao delírio, apoiando o lutador da casa, que levantou-se e terminou o round recuperado. Inflamado pela torcida, Moraga voltou para o segundo round determinado a pressionar Gates. Percebendo o plano do rival, Gates buscou lutar nos contra-ataques, usando sua maior envergadura para manter Moraga à distância. Mas Moraga conseguiu pressioná-lo na grade até o intervalo. No round final, Moraga mostrou-se afobado para levar a luta para o chão, e Gates aproveitou-se disso para tentar travá-lo na grade. Moraga conseguiu aplicar um direto no rosto de Gates, e depois tentou encaixar uma guilhotina e, por fim, conseguiu a montada, castigando duramente o rival até conseguir encaixar um mata-leão perfeito que obrigou Gates a desistir. A vitória de Moraga levantou o público, que vibrou muito com o resultado.
- Eu não ouvi o árbitro dizer para lutarmos, e ele deve ter ouvido. Eu estava tentando dizer a ele que eu havia sido atingido, mas ele parece ter mandado a luta seguir sem que eu percebesse e Willie aproveitou para me golpear - disse Moraga após a luta.
Lesão em queda força Joe Riggs a desistir de luta contra Ben Saunders
Exatamente oito anos após deixar o UFC pela segunda vez, no mesmo dia 13 de dezembro, o veterano Joe Riggs retornou ao evento e não conseguiu reestrear com vitória. Em apenas 57s no primeiro round, Ben Saunders conseguiu a vitória após ser derrubado por Riggs e este cair de mau jeito sobre o seu cotovelo, provavelmente sofrendo uma lesão na cabeça ou na coluna, e sendo forçado a desistir do combate prematuramente. Esta foi a 15ª derrota de Riggs em 56 lutas na carreira, enquanto Saunders somou sua 18ª vitória em 26 duelos na carreira.
MMA, UFC Phoenix, Joe Riggs e Ben Saunders (Foto: Getty Images)Ben Saunders aplica chute em Joe Riggs (Foto: Getty Images)
Drew Dober vence duelo de desesperados e aposenta Jamie Varner
Não chegou a durar dois minutos a luta de pesos-leves entre os americanos Drew Dober e Jamie Varner. Com ambos vindos de derrotas seguidas - Dober vinha de dois reveses e Varner, de três - outro revés poderia representar a demissão do UFC para o perdedor. Com uma atuação decepcionante, Varner não resistiu ao ímpeto de Dober e, após ser derrubado no início da luta - e cair de forma preocupante, levando o árbitro Herb Dean a quase encerrar o combate -, o ex-campeão dos leves do WEC não conseguiu voltar ao estado normal e foi finalizado com um esgana-galo em apenas 1m52s de luta no primeiro round. Esta foi a 15ª vitória de Dober em 21 lutas - e sua primeira vitória no UFC. Já Jamie Varner sofreu sua 11ª derrota em 35 lutas como profissional, e a quarta consecutiva no UFC. Logo após a luta, Varner pediu o microfone para anunciar que estava se aposentando do MMA.
- Eu havia decidido isso há algum tempo. Minha família já sabia que esta seria a minha última luta. Gostaria de agradecer a todos vocês pelo apoio durante toda a minha carreira. Falei com o Drew que ele fez uma boa luta e isso aqui foi um sonho que vivi, poder lutar aqui tanto tempo. Agradeço a todos, amo todos vocês. Nós conseguimos! - disse Varner após o combate, sendo ovacionado pelo público.
MMA, UFC Phoenix, Jamie Varner e Drew Dober (Foto: Getty Images)Jamie Varner é finalizado por Drew Dober (Foto: Getty Images)
Bryan Barberena estreia no UFC com nocaute sobre Joe Ellenberger
Com uma atuação segura a partir do segundo round, o estreante peso-leve Bryan Barberena conseguiu uma importante vitória por nocaute técnico aos 3m24s do terceiro round sobre Joe Ellenberger na quarta luta do card preliminar do "UFC: Cigano x Miocic", neste sábado. A vitória foi a 10ª de Barberena em 12 lutas na carreira, aumentando sua série invicta para sete lutas, enquanto Ellenberger sofreu sua segunda derrota em 17 combates como profissional. Após alguns momentos de estudos no primeiro round, Joe Ellenberger derrubou Bryan Barberena, que levantou-se rapidamente. Com mais recursos técnicos, Ellenberger conseguia atingir o rival e evitar ser atingido. Atuando com a guarda baixa e se movimentando melhor, Ellenberger conectava mais golpes e causava mais danos ao adversário. No segundo round, após uma dura troca de golpes em que Barberena levou a melhor, Ellenberger passou a receber chutes nas pernas e a se movimentar menos, tornando-se um alvo mais fácil. Barberena passou a comandar o combate, dominando Ellenberger até o intervalo. No terceiro round, mais inteiro na luta, Barberena continuou a castigar Ellenberger, que caiu após uma sequência de golpes a três minutos do fim. Mesmo muito castigado no chão, Ellenberger recusava-se a desistir e, como não conseguia reagir, o árbitro Herb Dean encerrou o combate, dando a vitória a Barberena.
MMA, UFC Phoenix, Joe Ellenberger e Bryan Barberena (Foto: Getty Images)Bryan Barberena ataca Joe Ellenberger (Foto: Getty Images)
David Michaud vence luta morna contra Garrett Whiteley por decisão unânime
Em uma luta pouco empolgante, o peso-leve David Michaud venceu Garrett Whiteley por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27). Natural de Phoenix, Michaud chegou à sua oitava vitória em nove lutas na carreira, enquanto Whiteley sofreu a terceira derrota em dez lutas - todas pelo UFC. A luta começou muito equilibrada, com ambos os lutadores buscando a mesma estratégia, de lutar em pé. Michaud tomou mais a iniciativa do combate e pressionou Whiteley a maior parte do tempo, inclusive na grade e no chão. No segundo round, após receber um golpe de Whiteley, Michaud o derrubou e ficou por cima no chão, mas apresentando um corte no supercílio direito, que sangrava muito. Apesar do ferimento, Michaud manteve o domínio no round e impediu a reação de Whiteley, que não tinha forças para reagir. No terceiro round, com a vantagem construída nos rounds anteriores, David Michaud cadenciou mais a luta, ficando por cima de Whiteley no chão, evitando os ataques do adversário, derrubando-o novamente assim que a luta era reiniciada.
MMA, UFC Phoenix, David Michaud x Garett Whiteley (Foto: Getty Images)David Michaud joga uma esquerda em Garett Whiteley (Foto: Getty Images)
Henry Cejudo estreia no UFC com vitória incontestável sobre Dustin Kimura
Campeão olímpico de wrestling em Pequim-2008, o peso-galo Henry Cejudo estreou no UFC com uma vitória incontestável, por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). O resultado manteve a invencibilidade de Cejudo no MMA, agora com sete lutas, e impôs a Dustin Kimura sua terceira derrota em 14 combates profissionais. Começando o duelo com muita agressividade, encontrando rapidamente a distância e variando socos e chutes, Cejudo conseguiu um knockdown ainda no primeiro round e castigou bastante Kimura, que suportou a pressão mas não conseguiu contra-atacar. O campeão olímpico manteve a pressão no segundo round, encurralando Kimura e impondo seu jogo a todo momento, e surpreendentemente levando clara vantagem na trocação, sem usar o wrestling. Sem diminuir o ritmo no terceiro round, Cejudo manteve o controle sobre Kimura até o fim da luta, conseguindo uma vitória emblemática, sem jamais levar a luta para o chão e impondo-se na trocação.
- Eu sei que minha especialidade é o wrestling, mas eu queria mostrar mais que isso. Quis mostrar aos fãs o porquê deles pagarem o ingresso. Ele é um cara grande comparado a mim. Mérito dos meus treinadores, que me ajudaram tanto. Normalmente peso em torno de 66kg e quero uma chance de tentar voltar ao peso-mosca - disse Cejudo após o combate.
MMA, UFC Phoenix, Henry Cejudo x Dustin Kimura (Foto: Getty Images)Henry Cejudo (à direita) domina Dustin Kimura (Foto: Getty Images)
Ian Entwistle abre o evento finalizando Anthony Birchak com chave de tornozelo
A luta que abriu o card preliminar em Phoenix, entre os pesos-galos Anthony Birchak, dos EUA, e Ian Entwistle, da Inglaterra, teve a vitória de do inglês por finalização em apenas 1m04s do primeiro round. Após começar mostrando agressividade buscando atacar o adversário, Birchak foi pego em uma chave de tornozelo e, após tentar livrar-se girando pelo octógono, o lutador não conseguiu suportar a pressão aplicada no local e desistiu, deixando o octógono mancando e sentindo muitas dores no tornozelo direito. Esta foi a nona vitória de Ian Entwistle em 11 lutas - e a primeira em dois combates no UFC -, e apenas a segunda derrota de Anthony Birchak, que estreou no UFC neste sábado e teve interrompida uma sequência de cinco vitórias.
Anthony Birchak e Ian Entwistle, UFC Phoenix (Foto: Getty Images)Anthony Birchak é finalizado por Ian Entwistle (Foto: Getty Images)

Esparza finaliza Namajunas e é a primeira campeã peso-palha do UFC

Mata-leão no terceiro round define a dona do cinturão da divisão até 52kg

Por Las Vegas
O wrestling de Carla Esparza fez a diferença na hora de definir a primeira campeã do peso-palha (até 52kg) do UFC. Na madrugada desta sexta-feira para sábado, a lutadora utilizou seu ótimo jogo de quedas para bater Rose Namajunas. O triunfo veio com um mata-leão aos 1m26s do terceiro round, na luta principal do TUF 20 Finale, em Las Vegas (EUA). Agora ela tem 10 vitórias e duas derrotas na carreira, enquanto Namajunas, que poderia ter se tornado a campeã mais nova da história do Ultimate, aos 22 anos, tem duas vitórias e dois reveses.
Esparza fez parte do time de Anthony Pettis no TUF 20 e era a campeã da divisão até 52kg no Invicta FC. Ela fez valer o seu favoritismo e a sua experiência para se tornar dona do cinturão no UFC. Sua próxima rival pode sair neste sábado, quando a brasileira Cláudia Gadelha enfrenta Joanna Jedrzejczyk, no UFC: Cigano x Miocic, em Phoenix (EUA).
Carla Esparza x Rose Namajunas TUF 20 (Foto: Getty)Carla Esparza comemora o título do peso-palha no UFC (Foto: Getty Images)
A luta
Namajunas começou dominando o centro do octógono e utilizando combinações que terminavam em chutes altos. Em uma delas, Esparza aproveitou para derrubar a rival, que não ficou no chão por muito tempo. Namajunas continuou indo pra cima na trocação, e Esparza voltou a derrubá-la, só que, novamente, não manteve a rival com as costas no chão. Mesmo com o wrestling sendo a especialidade de Carla Esparza, Namajunas não se privava de chutar e conectava alguns pisões frontais. Com cerca de 1m30s para acabar o round, Esparza entrou nas pernas da adversária e conseguiu outra queda. Namajunas conseguiu empurrar a oponente com as pernas e se desvencilhou, mas recebeu alguns socos no rosto. Elas clincharam no fim e trocaram algumas joelhadas. Ainda deu tempo de outra queda a favor de Esparza.
Namajunas continuou tomando a iniciativa na luta em pé, enquanto Esparza esperava as brechas para conseguir utilizar seu wrestling. E logo que viu a oportunidade, colocou sua rival com as costas no chão. Mas é difícil ficar na guarda de Namajunas, que tem pernas longas e busca o ataque por baixo o tempo todo. Mais uma vez Esparza foi obrigada a ficar de pé. Namajunas tentou surpreender com um double leg, mas acabou facilitando a vida da adversária, que fez a defesa e caiu por cima. Desta vez conseguiu estabilizar melhor a posição e jogar algumas cotoveladas. Esparza ainda conseguiu a montada e golpeou duramente do ground and pound, mas o cronômetro salvou Namajunas.
No terceiro round, Carla Esparza precisou de menos de 15 segundos para conseguir derrubar. Desta vez conseguiu pegar as costas, e Namajunas parecia sem saber o que fazer a esta altura. Esparza colocou os ganchos e aplicou muitos socos na cabeça. Ela partiu para o mata-leão, e Namajunas deu os três tapinhas.

Gabriel Napão é nocauteado por Matt Mitrione com 1m59s do primeiro round

Peso-pesado brasileiro estava bem no combate até ser acertado por um cruzado de esquerda do adversário. Ele sofreu a segunda derrota seguida

Por Direto de Phoenix, EUA
O peso-pesado Gabriel Napão foi nocauteado pelo americano Matt Mitrione no duelo que abriu o card principal do "UFC: Cigano x Miocic", em Phoenix, nos EUA, na noite deste sábado. O brasileiro levou um knockdown com um cruzado de esquerda aplicado pelo adversário, que foi para cima e liquidou a fatura com mais alguns socos potentes. O ábitro Herb Dean interrompeu a luta com 1m59s do primeiro round, decretando o nocaute técnico.
- Eu quero os melhores do mundo. Aprendi com os meus erros e cresci. Sobre a luta, percebi que ele estava um pouco grogue e sabia que tinha uma boa chance de finalizar a luta ali, e foi o que eu fiz - disse Mitrione após a vitória.
UFC Phoenix, Matt Mitrione e Gabriel Napão (Foto: Getty Images)Matt Mitrione joga a esquerda no rosto de Gabriel Napão (Foto: Getty Images)
Os dois começaram se movimentando bastante. Napão atacou com um direto que pegou bem, e Mitrione respondeu. Napão acertou outro direto e na sequência ameaçou ir para cima, quando Mitrione se desequilibrou sozinho. O brasileiro se esquivou bem de uma combinação do americano, atacou de novo, mas acabou sendo atingido por um cruzado de equerda de Mitrione ao abaixar a cabeça. Napão foi ao chão, Mitrione seguiu batendo, mas Herb Dean não interrompeu o combate a princípio. Mitrione parou e, quando Napão ia se levantando, o americano soltou uma direita e voltou a derrubá-lo, desta vez sim para a interrupção do árbitro.
Foi a segunda derrota seguida de Gabriel Napão, que havia perdido para Stipe Miocic em janeiro. Aos 35 anos, ele tem um cartel de 18 vitórias e nove reveses. Matt Mitrione, um ano mais velho, acumulou o terceiro triunfo consecutivo e chegou a nove vitórias e três derrotas na carreira.

Overeem passa por cima de Struve e volta a nocautear após três anos

Em duelo de holandeses pela divisão peso-pesado, polêmico faz bom
trabalho de ground and pound e "apaga" o compatriota no primeiro round

Por Direto de Phoenix, EUA
O "campeão" da Holanda está definido: Alistair Overeem. No confronto de holandeses pelo card principal do "UFC: Cigano x Miocic", em Phoenix, nos EUA, na noite deste sábado, Overeem nocauteou o compatriota Stefan Struve aos 4m13s do primeiro round. O duelo marcou o reencontro do polêmico peso-pesado com os nocautes depois de três anos. O último conquistado por ele foi em dezembro de 2011, quando venceu Brock Lesnar em sua estreia no Ultimate por nocaute técnico.
Após quase um minuto de estudo, Overeem agarrou Struve e aplicou joelhadas no corpo. Os dois se soltaram, e Overeem coseguiu uma bela queda no adversário, caindo por cima. Ele jogou alguns socos, e Struve ironizou a posição, colocando as mãos na cabeça. Overeem entrou na guarda de Struve e atacou com força. Com um bom trabalho de ground and pound, ele encaixou uma série de golpes bastante potentes no rosto de Struve, que "apagou". O árbitro Big John McCarthy, então, interrompeu o combate.
O triunfo dá um belo gás a Overeem, que vinha de três derrotas nas últimas quatro lutas. Aos 34 anos, ele agora tem um cartel de 38 vitórias, 14 reveses e um "no contest" (sem resultado). Stefan Struve, de 26 anos, sofreu o sétimo revés em 32 duelos na carreira. Foi o retorno dele após mais de um ano e meio parado, uma vez que se recuperou de problemas no coração.

Esparza finaliza Namajunas e é a primeira campeã peso-palha do UFC

Mata-leão no terceiro round define a dona do cinturão da divisão até 52kg

Por Las Vegas
O wrestling de Carla Esparza fez a diferença na hora de definir a primeira campeã do peso-palha (até 52kg) do UFC. Na madrugada desta sexta-feira para sábado, a lutadora utilizou seu ótimo jogo de quedas para bater Rose Namajunas. O triunfo veio com um mata-leão aos 1m26s do terceiro round, na luta principal do TUF 20 Finale, em Las Vegas (EUA). Agora ela tem 10 vitórias e duas derrotas na carreira, enquanto Namajunas, que poderia ter se tornado a campeã mais nova da história do Ultimate, aos 22 anos, tem duas vitórias e dois reveses.
Esparza fez parte do time de Anthony Pettis no TUF 20 e era a campeã da divisão até 52kg no Invicta FC. Ela fez valer o seu favoritismo e a sua experiência para se tornar dona do cinturão no UFC. Sua próxima rival pode sair neste sábado, quando a brasileira Cláudia Gadelha enfrenta Joanna Jedrzejczyk, no UFC: Cigano x Miocic, em Phoenix (EUA).
Carla Esparza x Rose Namajunas TUF 20 (Foto: Getty)Carla Esparza comemora o título do peso-palha no UFC (Foto: Getty Images)
A luta
Namajunas começou dominando o centro do octógono e utilizando combinações que terminavam em chutes altos. Em uma delas, Esparza aproveitou para derrubar a rival, que não ficou no chão por muito tempo. Namajunas continuou indo pra cima na trocação, e Esparza voltou a derrubá-la, só que, novamente, não manteve a rival com as costas no chão. Mesmo com o wrestling sendo a especialidade de Carla Esparza, Namajunas não se privava de chutar e conectava alguns pisões frontais. Com cerca de 1m30s para acabar o round, Esparza entrou nas pernas da adversária e conseguiu outra queda. Namajunas conseguiu empurrar a oponente com as pernas e se desvencilhou, mas recebeu alguns socos no rosto. Elas clincharam no fim e trocaram algumas joelhadas. Ainda deu tempo de outra queda a favor de Esparza.
Namajunas continuou tomando a iniciativa na luta em pé, enquanto Esparza esperava as brechas para conseguir utilizar seu wrestling. E logo que viu a oportunidade, colocou sua rival com as costas no chão. Mas é difícil ficar na guarda de Namajunas, que tem pernas longas e busca o ataque por baixo o tempo todo. Mais uma vez Esparza foi obrigada a ficar de pé. Namajunas tentou surpreender com um double leg, mas acabou facilitando a vida da adversária, que fez a defesa e caiu por cima. Desta vez conseguiu estabilizar melhor a posição e jogar algumas cotoveladas. Esparza ainda conseguiu a montada e golpeou duramente do ground and pound, mas o cronômetro salvou Namajunas.
No terceiro round, Carla Esparza precisou de menos de 15 segundos para conseguir derrubar. Desta vez conseguiu pegar as costas, e Namajunas parecia sem saber o que fazer a esta altura. Esparza colocou os ganchos e aplicou muitos socos na cabeça. Ela partiu para o mata-leão, e Namajunas deu os três tapinhas.

- Atualizado em

Do Bronx revela provocação de rival
depois de duelo: “Foi antidesportivo"

Lutador paulista derrotou Jeremy Stephens na co-luta principal do TUF 20 Finale: “Meu presente de Natal e de Ano Novo”, comemorou

Por Las Vegas, EUA
Charles do Bronx conseguiu uma vitória importante nesta sexta-feira ao derrotar o décimo colocado no ranking peso-pena, Jeremy Stephens, pela co-luta principal do TUF 20 Finale, que aconteceu no Palms Hotel e Cassino, em Las Vegas, nos EUA. A vitória veio na decisão unânime (30x27, 29-28 e 29x28) depois de Charles pressionar o rival nos dois primeiros rounds e ter feito um jogo seguro no terceiro assalto, mostrando evolução na trocação e domínio do jogo de solo. Ao final do duelo, o americano disse algumas palavras para Do Bronx, ainda dentro do octógono, em tom de provocação:
-  Eu não falo muito inglês e eu até perguntei para os meus treinadores o que era, mas eles disseram para eu deixar para lá. Então, eu acho que ele deve ter falado alguma coisa que não era pra eu ter escutado. Mas está bom. Eu o agradeci por ter lutado comigo, quero lutar com os melhores. Não tenho raiva dele, ele estava de cabeça quente como qualquer um que perde uma luta, ainda mais do jeito que foi, comigo andando para frente, jogando a mão nele, trabalhando bem. No último round, eu pulei na guarda ali porque vim com uma lesão no braço e senti um pouco no finalzinho, mas estou com o gás em dia. Se fosse para lutar de novo, eu lutaria. Acho que ele não gostou de mim, me deu o dedo, falou coisas que não devia. Acho que isso é contra o esporte, é antidesportivo, mas está valendo. Deus sabe o que faz e eu mostrei o meu valor. Agora é entrar entre os melhores do mundo, meu presente de Natal e de Ano Novo. Estou muito feliz. Fiz uma promessa para o Luiz Carlos Titi, mas ele faleceu, e mais uma vez eu continuei cumprindo, andando para frente e mostrando que todas as lutas vão ser para ele.
Charles do Bronx TUF 20 (Foto: Evelyn Rodrigues)Charles do Bronx respondeu com vitória às provocações do americano (Foto: Evelyn Rodrigues)
Titi era um companheiro de treinos de Charles, que faleceu em maio, aos 16 anos de idade, por conta de um câncer. Desde então, Do Bronx vem cumprindo a promessa de manter o foco e vencer seus duelos, tanto é que ele acaba de conquistar sua terceira vitória seguida na divisão.
- Esse ano que passou foi um ano muito difícil para a minha carreira, mas graças a Deus, estou no time perfeito, tenho a família perfeita e um monte de pessoas que me amam de verdade. O Erick sentou comigo e perguntou: “Você quer ser um homem ou um moleque?”. E eu disse que queria ser um homem. Então esse duelo foi para mostrar que eu sou homem, posso lutar contra qualquer um da categoria, vou respeitar, mas vai ser do mesmo jeito. Não pode vacilar lá em cima, se não eu finalizo. Eu estou preparado, treino demais para isso.  Para aguentar o meu ritmo, tem que ser muito bom. Graças a Deus, fui abençoado mais uma vez e pude vencer.
Charles do Bronx TUF 20 (Foto: Evelyn Rodrigues)O lutador paulista não escondeu a satisfação o duelo com Stephens (Foto: Evelyn Rodrigues)
Durante o duelo desta sexta-feira, Do Bronx chegou a encaixar diversas finalizações perigosas, com Stephens conseguindo se defender de forma incrível em algumas situações. A agilidade e a técnica do rival, no entanto, não surpreenderam o atleta paulista:
- Não fiquei surpreso, a gente está no UFC…só tem cara duro aqui, é um melhor do que o outro e eu acho que, do mesmo jeito que eu treinei para poder trocar com ele, ele deve ter treinado para defender as minhas técnicas de finalização. O que me deixou surpreso foi que todas as chaves de braço que eu peguei estavam bem justas, tanto que você pode ter escutado a minha equipe no fundo gritando “Já era”,  porque tinha pegado. E eu não finalizei, mas isso mostrou que eu posso trocar porrada com qualquer um. Claro que dói, mas eu andei para frente, mostrei serviço.
Charles do Bronx e equipe TUF 20 (Foto: Evelyn Rodrigues)Do Bronx e equipe comemoram o sucesso no TUF 20 (Foto: Evelyn Rodrigues)
O atleta também aproveitou a oportunidade para novamente pedir desculpas aos fãs brasileiros por não ter batido o peso para o duelo contra Stephens. Na pesagem do evento, na ultima quinta-feira, Charles marcou 66,7 kg, cerca de 500 gramas a mais do que o limite da categoria para lutas que não valem o cinturão (que é de 66,2 kg). Com uma hora para perder o peso excedente, ele bateu 66,4 kg na segunda tentativa e teve que passar 10% de sua bolsa para o adversário:
- Eu queria pedir desculpas aos brasileiros por eu não ter batido o peso. Eu não gosto disso, sei que é uma falta de respeito para com o meu adversário. Mas, mais uma vez, eu não sei o que aconteceu. Vou voltar para casa e rever tudo o que houve. Ficaram faltando 600 gramas,o Junior está aqui e ele viu o tanto que eu batalhei, que eu sofri. Poxa, fiz sauna, fiz banheira, corri, plantei até bananeira, mas quando não é para ser, não é e infelizmente eu não bati o peso. As pessoas falam demais, mas eu vim aqui e mostrei a que vim. Entrei lá para dar show e fiz isso. Não importa quem vai ser, pode me chamar que eu caio para dentro! - finalizou.

Dana diz que, se vencer Joanna, Gadelha pode tentar cinturão do palha

Chefão também defendeu punições mais severas para “cutucadas no olho”
em lutas: “Isso fará com que lutadores mantenham as mãos fechadas”, diz

Por Las Vegas, EUA
Nesta sexta-feira, o UFC realizou um evento histórico em Las Vegas que contou, pela primeira vez, com 16 mulheres participando de um card do Ultimate. O evento também coroou Carla Esparza como vencedora do TUF 20 e primeira campeã peso-palha do Ultimate. Após a luta, o presidente da organização, Dana White, conversou com o Combate.com e fez um balanço dessa edição do reality show:
- Foi uma boa temporada do The Ultimate Fighter, obviamente muito diferente e única. Eu digo em toda temporada que os melhores sempre sobem ao topo no TUF e você viu isso hoje à noite.
Dana White UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana abriu caminho para Claudia entar o cinturão (Foto: Evelyn Rodrigues)
Rose era a grande favorita dos fãs e também era a grande favorita nas casas de aposta. Acho que ela estava com -200, era a favorita por 2 a 1 aqui hoje à noite, e Carla Esparza mostrou porque ela chegou até aqui. Ela foi inacreditável, dominante. Foi uma grande luta.
A nova categoria feminina tem uma luta importante neste sábado, com a brasileira Claudia Gadelha enfrentando a polonesa Joanna Jedrzejczyk pelo card preliminar do “UFC: Cigano x Miocic”, em Phoenix. A atleta da equipe Nova União tem um histórico de rivalidade com Esparza e, segundo Dana, caso a potiguar vença, ela pode ser a próxima a disputar o cinturão:
- Sim…essa é uma possibilidade. Obviamente essa é uma luta muito importante para a divisão de até 52kg, mas (Carla x Gadelha) é uma luta que faz sentido na sequência.
Único brasileiro a entrar no octógono na noite deste sábado, Charles do Bronx teve a estratégia perfeita para anular o jogo de Jeremy Stephens. A performance do atleta paulista, que venceu na decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28), agradou o presidente do UFC:
- Aquela foi uma grande luta. Ele pareceu inacreditável. Jeremy Stephens é um monstro, esse cara entra lá e tenta arrancar a sua cabeça e ainda conseguiu sair de um monte de finalizações desagradáveis. Foi uma grande luta e uma grande vitória para o Charles.
O chefão também comentou o incidente que acabou fazendo com que o duelo entre KJ Noons e Daron Cruikshank acabasse sem resultado. Durante troca de golpes no segundo round, Noons acertou o dedo no olho de Daron, que tentou se recuperar, mas teve que deixar o duelo por não conseguir enxergar com o olho esquerdo:
Dana White UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)O chefão do UFC falou após o TUF 20 Finale (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Eu não sei o que fazer sobre isso a não ser dizer para as pessoas manterem as mãos fechadas. Tem sido um problema e, infelizmente ele se machucou hoje e vai ter que passar por uma cirurgia, mas só para arrumar a parte exterior, porque ele sofreu um corte. Até onde sabemos, não houve danos ao olho. Mas, em sua última luta, Daron se machucou feio e teve que ficar fora por um bom tempo. Eu não sei o que fazer a não ser que os árbitros controlem isso e os lutadores mantenham as mãos fechadas - declarou.
Na coletiva de imprensa pós-luta, Dana voltou a falar sobre o assunto e defendeu punições mais severas para os lutadores que cometerem esse tipo de infração. Acertar o olho do adversário é considerado golpe ilegal no MMA:
- Os árbitros têm que dar punições mais severas. Se você cutucar o olho de um cara, tem que haver algo como você perde o round ou coisa assim. Tem que haver penalidades mais duras e isso vai fazer com que homens e mulheres mantenham as suas mãos fechadas - finalizou

Empurrado por Diaz após pesagem, Dos Anjos garante: "Vou destruí-lo"

Cláudia Gadelha conta o que Joanna Jedrzejczyk disse a ela na encarada e que provocou a discussão entre as duas após saírem da balança em Phoenix

Por Direto de Phoenix, EUA
Os bastidores da pesagem do "UFC: Cigano x Miocic" foram tão ou mais quentes do que o que se viu no palco do Centro de Convenções de Phoenix na sexta-feira. Uma das encaradas mais tensas aconteceu entre o brasileiro Rafael dos Anjos e o americano Nate Diaz. Após passarem pela balança e Diaz ter estourado o limite dos pesos-leves em cerca de 2kg, os lutadores posaram para a encarada. O americano chegou com a mão perto demais do rosto do brasileiro, que deu um tapa nela para baixo. O clima esquentou e, após saírem do palco, houve um desentendimento.
Rafael dos Anjos x Nate Diaz (Foto: Getty)Rafael dos Anjos e Nate Diaz se encaram em Phoenix (Foto: Getty)
- Na encarada ele botou a mão muito perto do meu rosto e eu tirei. No treino aberto foi tudo normal, mas hoje (sexta) ele aproximou demais a mão da minha cara, e ainda por cima não bateu o peso. Nos bastidores, no encontro dos lutadores, eu estava pegando algumas frutas na mesa e ele veio andando para cima de mim dizendo que eu tinha tirado a mão dele da minha cara. Eu até achei que ele ia apertar a minha mão, mas ele já chegou me dando um empurrão no peito. Eu disse que nós iríamos lutar amanhã (sábado) e o pessoal chegou rápido para separar - disse Rafael.
Esse cara é um abusado. Eu não estou aqui de brincadeira. Eu tenho família, tenho filho para criar e esse cara é um fanfarrão. Vou destruí-lo no octógono"
Rafael dos Anjos
Dos Anjos não se conformou com a atitude de Diaz e garantiu que dará o troco na luta:
- Ele não é nem um pouco profissional, e isso me deixou bem chateado. Amanhã eu vou cair forte para dentro dele. Esse cara é um abusado. Eu não estou aqui de brincadeira. Eu tenho família, tenho filho para criar e esse cara é um fanfarrão. Vou destruí-lo no octógono.
Claudia Gadelha provocada
Outra brasileira a ter enfrentado problemas com a provocação adversária em Phoenix, a peso-palha Claudia Gadelha revelou o que a polonesa Joanna Jedrzejczyk disse a ela na encarada que acabou provocando a discussão entre as duas:
- Eu já sabia que ela ia tentar alguma brincadeira, porque ela sempre faz isso. Mas eu respeito todo mundo, nunca subestimo ninguém e nunca fiz isso em pesagem nenhuma. Eu tentei manter a calma porque sabia que ela ia tentar tirar uma ondinha comigo, e tirou. Não consegui ficar quieta. Ainda tentei respirar fundo para não revidar, mas não consegui. O instinto de nordestina foi mais forte do que eu. Ela falou que seria a desafiante número um amanhã (sábado), e eu respondi que a gente veria. A resposta eu vou dar dentro do octógono. Eu nem esperava que fosse ser isso tudo, mas o clima esquentou e na luta a gente vai ver quem vai vencer de verdade.
Claudia Gadelha x Joanna Jedrzejczyk (Foto: Getty)Claudia Gadelha e Joanna Jedrzejczyk se estranham no palco (Foto: Getty)
O "UFC: Cigano x Miocic" terá transmissão ao vivo do Combate a partir das 18h15 deste sábado (horário de Brasília), e o Combate.com vai acompanhar todos os detalhes em Tempo Real direto de Phoenix.
UFC: Cigano x Miocic
13 de dezembro de 2014, em Phoenix (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Junior Cigano x Stipe Miocic
Peso-leve: Rafael dos Anjos x Nate Diaz
Peso-pesado: Alistair Overeem x Stefan Struve
Peso-pesado: Gabriel Napão x Matt Mitrione
CARD PRELIMINAR
Peso-palha: Claudia Gadelha x Joanna Jedrzejczyk
Peso-mosca: John Moraga x Willie Gates
Peso-meio-médio: Joe Riggs x Ben Saunders
Peso-leve: Jamie Varner x Drew Dober
Peso-médio: Ed Herman x Derek Brunson
Peso-leve: Joe Ellenberger x Bryan Barbarena
Peso-leve: David Michaud x Garrett Whiteley
Peso-galo: Henry Cejudo x Dustin Kimura
Peso-galo: Anthony Birchak x Ian Entwistle

Cobiçado por rivais, Dudu foi quem mais provocou cartões na Série A 2014

Atacante, que interessa ao Inter e a outros quatro times, causou 25 amarelos atuando pelo Grêmio no Brasileirão. Na média por jogo, só perde do palmeirense Valdivia

Por Rio de Janeiro
Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)


Alvo do interesse de vários clubes, como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Internacional, além do próprio Grêmio, pelo qual disputou o Brasileirão 2014, o atacante Dudu tem uma característica que não costuma ser tão evidenciada quanto sua qualidade técnica, mas que também é importante para uma equipe. De acordo com o levantamento do Espião Estatístico, Dudu foi o jogador que mais provocou cartões nos adversários ao longo da competição. Ao todo, foram 25 advertências a seus marcadores, todas na forma de cartões amarelos.
O número supera os de outro jogador gremista no Brasileirão de 2013, Kleber, que causou 19 cartões, assim como Rildo - então da Ponte Preta -, mas ainda bem atrás dos impressionantes 36 cartões que Neymar (Santos) provocou no Brasileirão de 2012. Quem mais apelou contra Dudu neste ano foram os jogadores do Botafogo (Gabriel, duas vezes; Airton e Carlos Alberto) e do São Paulo (Souza, Maicon, Hudson e Douglas), com quatro cartões cada, além dos do Figueirense (Nirley, Paulo Roberto e Marco Antônio), que somaram três.
Valdivia Palmeiras x Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)Valdivia puxou menos cartões que nove jogadores, mas tem a média mais alta: 0,81 por partida (Foto: Marcos Ribolli)

O segundo maior puxador de cartões do Brasileirão 2014 foi Marcelo, do Atlético-PR, com 19. Em terceiro, o volante Petros, do Corinthians, é o primeiro da lista que não é atacante, com 16. O detalhe é que, ao contrário de Dudu e de Marcelo, que só provocaram amarelos, Petros forçou três cartões vermelhos nos adversários. Em seguida, empatados com 15 cartões no total, vêm Paolo Guerrero (Corinthians), Everton (Flamengo), Zé Eduardo (Coritiba) e Ganso (São Paulo).
Marcelo Atlético-PR Goiás (Foto: Gustavo Oliveira/ Site oficial Atlético-PR)Marcelo, do Atlético-PR, provocou 19 cartões
(Foto: Gustavo Oliveira/ Site oficial Atlético-PR)
A relação dos principais puxadores de cartões em números absolutos tem ainda como um dos destaques o meia palmeirense Valdivia. O chileno é "apenas" o décimo colocado empatado com outros três jogadores - Conca (Fluminense), D'Alessandro (Internacional) e Lucas Lima (Santos) - com 13 cartões causados aos adversários (confira abaixo a lista com os principais puxadores de cartões). Porém, Valdivia fez somente 16 jogos, tendo uma média bem mais alta que a maioria, de 0,81 cartões provocados por jogo, a maior dos líderes.
Conca, por exemplo, também tem 13 cartões puxados, mas fez 37 partidas e tem média de 0,35, a mais baixa dos listados. O líder em números absolutos, Dudu, também chama atenção na comparação entre o total de cartões que provocou nos rivais e o número de jogos que disputou (35), ficando atrás apenas do argentino do Flu, com 0,71 cartões por partida.
Tabela de puxadores de cartões do Brasileirão 2014 (Foto: Editoria de Arte)

Vitorio Piffero é eleito presidente do Inter com 71,75% dos votos

Marcelo Medeiros ficou com 28,25% dos votos na eleição que também renovou 150 cadeiras do Conselho Deliberativo. Eleito, Piffero admitiu que falou com Tite e Abel

Por Porto Alegre
Está eleito o presidente do Inter que comandará o clube pelos próximos dois anos. Vitorio Piffero foi o preferido da maioria dos 21.292 (20.978 válidos) sócios que votaram neste sábado, de forma presencial, no Gigantinho, ou pela internet. O candidato da oposição, pela Chapa 2, conseguiu 15.051 votos (71,75%), enquanto Marcelo Medeiros, da Chapa 1, da situação, teve 5.927 votos (28,25%). O novo comandante, que já presidiu o clube, assumirá o cargo em janeiro de 2015.
O Inter esperava em torno de 30 mil votos no total, o que não ocorreu. O tempo instável em Porto Alegre, com momentos de chuva e intervalos com sol durante o dia, pode ter espantado alguns colorados. Estavam cadastrados e aptos a participar do pleito 63.403 colorados. Mesmo assim, foi a maior eleição da história de 105 anos do clube.
Pedro Affatato Vitorio Piffero Luiz Henrique Nuñez Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Piffero é o novo presidente do Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)

Após ser eleito, Piffero se manifestou. Agradeceu pelos votos e não negou que conversou com Tite, mas afirmou que ainda não há definição sobre quem comandará a equipe:
- Assim que eu tiver o meu vice anunciado, e não vai ser hoje, vamos anunciar o técnico - disse, antes de ser questionado sobre Tite. - Óbvio que eu conversei com o Tite, mas só conversei com ele, assim como com o Abel. Não conversei com o Muricy por detalhe, mas até teve gente falando com Muricy - completou.
- Uma grande vitória, democrática. Tivemos essa excepcional votação, mas quem ganha na verdade é o Internacional. Estou muito feliz. Vamos juntos com a torcida e o Conselho - declara o novo presidente.
Piffero evita anunciar reforços. Durante a candidatura foi assim, e permanece. Ainda não divulgou como será composto o seu departamento de futebol, tampouco quem comandará o vestiário caso vença o pleito. O que garantiu é que investirá cerca de R$ 15 milhões mensais no futebol.
Eleição Inter Beira-Rio Gigantinho (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Militantes de Piffero tomaram pátio (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)


A eleição também renovou 150 cadeiras do Conselho Deliberativo. Quinze chapas estavam inscritas e, para ultrapassar a cláusula de barreira, era necessário fazer 15% do total dos votos. Confira o resultado:
Chapa 01 - A situação certa: 4.887 votos - 23,7% - 39 conselheiros.
Chapa 02 - PIFFERO - Juntos, Somos Gigantes: 6.829 votos - 32,37% - 55 conselheiros.
Chapa 03 - Tô com o Siegmann: 2.344 votos - 11,11% - não alcançou a cláusula de barreira.
Chapa 04 - Nosso Clube Sem Barreiras: 3.834 votos - 18,17% - 31 conselheiros.
Chapa 09 - Inove Inter: 3.201 votos - 15,17% - 25 conselheiros.
Eleição Inter Beira-Rio Gigantinho (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Eleição ocorreu das 9h às 17h deste sábado (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)

Sócios do Santos elegem Modesto Roma Júnior o novo presidente

Apoiado por Marcelo Teixeira, que presidiu o clube entre 2000 e 2009, candidato obteve 1.321 votos e comanda o Peixe nos próximos três anos

Por Santos, SP
Modesto Roma Júnior (Foto: Reprodução / Instagram Fábio Maradei)Modesto Roma Júnior e César Conforti, que será vice-presidente (Foto: Reprodução / Instagram Fábio Maradei)
Após polêmicas e adiamento das eleições, o empresário Modesto Roma Júnior, de 62 anos, da chapa "Santos Gigante", é o novo presidente do Santos. No pleito realizado neste sábado, na Vila Belmiro e na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, ele recebeu 1.321 votos e comandará o clube no triênio 2015/2017. A apuração das cédulas (as urnas eletrônicas apresentaram problemas logo no início da votação) durou cerca de duas horas. Modesto se elegeu com o apoio de Marcelo Teixeira, que comandou o clube entre 2000 e 2009.
- Somos todos Santos Futebol Clube. Agradeço a todos vocês pela campanha positiva, de alto nível e muito pertinente. Esta é uma eleição que marca a história do Santos. Pretendemos também marcar a história positivamente do Santos. Agradeço ao Odílio Rodrigues (atual presidente), que já me ligou. Agradeço a todo o Santos. Muito obrigado - disse o novo presidente do Santos.
Em segundo lugar, com 1.139 votos, ficou o candidato José Carlos Peres, da chapa “Santos Vivo”. Na sequência, com 1.077 votos, ficou o candidato Fernando Silva, da chapa “Mar Branco”. O quarto lugar ficou com Orlando Rollo, da chapa "Pense Novo Santos", que obteve 855 votos. Em último, com 735 votos, o candidato de situação, Nabil Khaznadar, da chapa "Avança Santos". A eleição no Santos, que começou às 10h40, se encerrou por volta das 18 horas. Dos cerca de 20 mil associados aptos a votar neste sábado, 4.500 votaram.
Apesar de a posse simbólica já ser neste sábado, Modesto Roma Júnior terá 15 dias para assumir o comando do clube da Vila Belmiro. Nos próximos dias, ele também precisa nomear os sete membros do Comitê de Gestão. O presidente eleito e seu vice, César Conforti, são membros fixos do colegiado, de acordo com estatuto do clube.
O novo mandatário saberá, a partir da próxima segunda-feira, qual é a real situação financeira do clube. Recentemente, Odílio Rodrigues, que entregou o cargo neste sábado, admitiu, em entrevista ao GloboEsporte.com, que o clube deve R$ 75 milhões e tem enfrentado problemas para quitar os débitos fiscais.
O novo presidente do Alvinegro deveria ter sido conhecido no último sábado, mas diversos problemas impediram a sequência do processo eleitoral. Primeiramente, as urnas eletrônicas pararam de funcionar. Por isso, os votos passaram a ser feitos em cédulas, mas um dos mesários colocou dois papéis em branco em uma das urnas. O correto é o próprio sócio escrever o número da chapa escolhida e depositar a cédula. Os opositores reclamaram de fraude e alegaram que não havia condições para as eleições continuarem. Assim, a assembleia foi transferida.
Histórico
Modesto Roma Júnior é filho de Modesto Roma, presidente do Santos entre 1975 e 1978. O novo grupo que presidirá o Peixe é uma união dos membros oposicionista União Alvinegra, Associação Santos Sempre Santos, Re9 e Orgulho de Ser Santos.
Durante seu mandato, Modesto Roma Júnior contará com o apoio do ex-presidente Marcelo Teixeira e do ex-jogador Léo.
Durante a gestão de Teixeira, Modesto Roma Júnior foi um criadores do time de futebol feminino no Santos, que contou com a craque Marta, conquistou diversos títulos, mas encerrou por falta de patrocínio.
Durante campanha, Roma defendeu a reestruturação da Vila Belmiro para que o torcedor volte a frequentar o estádio. Ele criticou a contratação do atacante Leandro Damião e, segundo ele, o empréstimo contraído para a viabilizar a contratação é "alto e perigoso" - o Peixe pediu ao grupo de investimentos Doyen Sports R$ 42 milhões para viabilizar a contratação e tem cinco anos para pagar, com juros anuais de 10%. Além disso, Modesto disse que o marketing do Santos precisa ser revisto. Ele afirmou que conseguirá um patrocínio master para o Peixe e não terá "soberba" de recusar patrocínios.

Brincou! Falcão aplica sequência de três chapéus contra o São José

Craque consegue completar o drible em Betinho, mas acaba interceptado por Léo na semifinal da Liga Paulista. Sorocaba consegue a vaga à decisão

Por Paulínia, SP
O craque Falcão não balançou a rede na partida entre Sorocaba e São José pela semifinal da Liga Paulista, mas uma jogada sua foi digna de registro. No fim do primeiro tempo, o camisa 12 aplicou uma sequência de três "chapéus" no meio da quadra (assista no vídeo ao lado). Os dois primeiros foram aplicados no ala Betinho, que ficou sentado no chão. O terceiro foi no pivô Léo, que conseguiu evitar que Falcão completasse o drible. O Sorocaba conseguiu a classificação à final depois de empatar em 2 a 2 no tempo normal e vencer por 2 a 1 de virada na prorrogação.
A decisão será na próxima semana contra o Orlândia, equipe por onde Falcão atuou nas duas últimas temporadas. O duelo será uma reedição da final da Liga Futsal, quando o Sorocaba ficou com o título após uma virada épica na prorrogação do segundo jogo, em Uberlândia (MG). A Federação Paulista de Futsal ainda não divulgou as datas da final, mas, pelo regulamento, o Sorocaba fará o segundo jogo sob seus domínios por ter a melhor campanha ao longo de toda a competição.
Falcão Sorocaba São José Liga Paulista Futsal (Foto: Danilo Camargo/Divulgação)Falcão comandou o Sorocaba em mais uma classificação (Foto: Danilo Camargo/Divulgação)

Contra corrupção, atletas de Cruzeiro e Sesi-SP usam narizes de palhaço

Atletas protestam contra as suspeitas de corrupção na Confederação Brasileira
de Vôlei (CBV), que fizeram o Banco do Brasil suspender verbas para a entidade

Por São Paulo
Assim como os atletas de Canoas e Taubaté, os jogadores de Sesi-SP e Cruzeiro entraram em quadra com narizes de palhaço para duelo pela Superliga Masculina de vôlei, neste sábado. Antes do começo da partida, depois dos times ficarem perfilados para o hino nacional, os dois times vestiram os narizes. Todos mostraram indignação contra as suspeitas de corrupção na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Mesmo fora de ação, já que ainda se recupera de uma raspagem no ombro direito, o ponteiro Murilo, do Sesi-SP, foi quem comandou a ação de protesto. Chegou-se a cogitar o boicote à competição, porém, as partidas deste fim de semana foram confirmadas.
- Nós vamos continuar cobrando. A nova gestão da CBV precisa resolver os problemas. É um caminho sem volta. Nós vamos brigar para que o vôlei brasileiro recupere a sua honra e honestidade - disse Murilo.
vôlei, jogadores Cruzeiro e Sesi, nariz de palhaço (Foto: David Abramvezt)Jogadores de Sesi e Cruzeiro usam narizes de palhaço (Foto: David Abramvezt)
Entre os jogadores que protestaram estão os atletas da seleção brasileira: Lucarelli, Murilo, e Lucão, do Sesi-SP; Wallace e Éder, do Cruzeiro. Também merece destaque Serginho, campeão olímpico e tricampeão mundial e Marcelinho, vice-campeão olímpico em Pequim 2008
A auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) identificou irregularidades em contratos que juntos têm o valor de R$ 30 milhões em pagamentos feitos entre 2010 e 2013. O primeiro efeito colateral da crise foi a suspensão do pagamento de verbas do Banco do Brasil para a CBV. A parceria dura 23 anos.
vôlei, jogadores Cruzeiro e Sesi, nariz de palhaço (Foto: David Abramvezt)Atletas dos dois times se abraçaram após o hino nacional (Foto: David Abramvezt)

Slater dá show, mas condições ruins adiam bateria de Medina em Pipeline

Americano vence havaiano Reef Mcintosh na repescagem, avança à terceira fase e
segue na luta por 12º título mundial. Pupo, Filipinho e Jadson também se classificam

Por Direto de Oahu, Havaí
Após perder na estreia para o australiano Adam Melling, com uma virada nos últimos segundos, Kelly Slater deu um show na repescagem para a terceira fase e continua vivo na luta pelo 12º título mundial, no Havaí. No entanto, se Gabriel Medina avançar para a quarta fase, acaba com as chances do americano. O vento forte atrapalhou os surfistas na última etapa do Circuito Mundial de Surfe (WCT), em Pipeline, e a organização optou por paralisar as disputas após a segunda fase, em um dia ensolarado de ondas pesadas, de 5 a 6 metros. Slater foi um dos que reclamaram das condições ruins e contou que preferia não ter competido. Alguns atletas se machucaram na bancada havaiana nas inúmeras "vacas" (caldos) do dia, marcado por muitas pranchas quebradas. A organização do evento esperou por mais de uma hora, a fim de ver a evolução da maré, mas, às 21h55 (de Brasília, 13h55 local), decidiu pelo adiamento. A próxima chamada será no domingo, às 15h30 (de Brasília).
kelly slater surfe pipeline repescagem (Foto: Pedro Gomes Photography)Kelly Slater deu show nos tubos de Pipeline, no Havaí (Foto: Pedro Gomes Photography)
Os brasileiros Miguel Pupo, Filipe Toledo e Jadson André venceram suas baterias pela repescagem e também asseguraram a vaga na terceira fase, enquanto Raoni Monteiro se despediu da elite do surfe após uma temporada ruim, sem vencer uma bateria sequer.
Em busca do histórico título mundial para o Brasil no surfe, Medina volta à agua na sexta bateria da terceira fase em uma prova de fogo contra o local Dusty Payne. O havaiano, campeão da primeira joia da Tríplice Coroa Havaiana, em Haleiwa, é muito perigoso nos tubos de Pipeline. Slater e Mick Fanning também disputam o caneco. O australiano mede forças com o francês Jeremy Flores, enquanto o americano enfrenta o brasileiro Alejo Muniz. 
Atual campeão do Pipe Masters e dono de sete vitórias na “Meca” do surfe, Slater foi o primeiro a competir neste sábado. A organização optou por um sistema idealizado por ele em 2007: duas baterias ao mesmo tempo, para poupar tempo. Cada duelo tinha 40 minutos, em vez de 30, e a primeira dupla a entrar na água ficava os 20 minutos iniciais com prioridade.
Slater entrou nervoso e demorou a se encontrar. Foram algumas “vacas” até achar uma onda. O local Reef Mcintosh, que entrou na disputa pela triagem, vencia por 5,27 a 2,63. Demorou, mas o mito acordou. Após entubar uma onda com muita velocidade e equilíbrio, arrancou um 7,43 dos juízes e entrou para o jogo. Em seguida, encontrou outro belo tubo com profundidade e desapareceu atrás da onda. Saiu com estilo e finalizou com um aéreo, levando o público ao delírio. Com um 9,57 na melhor onda, o americano somou 17,00, contra 7,00 do havaiano. 
kelly slater surfe pipeline repescagem (Foto: Pedro Gomes Photography)Slater desapareceu em um dos tubos em bateria da repescagem (Foto: Pedro Gomes Photography)
- Estava ventando muito, eu preferia que não tivesse competição hoje, porque está muito difícil de surfar. Mas eu fiz de tudo para conseguir pegar boas ondas. Faltavam cinco minutos e eu precisava tomar as decisões certas. Por sorte, eu consegui. No fim da bateria, tínhamos as mesmas opções e tivemos que tomar as mesmas decisões. Foi desafiador Tive que controlar os ânimos, continuei tentando e acabei conseguindo encontrar boas ondas. Reef não estava pressionado por resultados, apenas procurou boas ondas. É um grande surfista de ondas grandes - disse Slater.
As ondas perfeitas de Pipeline são o sonho todos os surfistas profissionais, porém, podem ser perigosas. Nem mesmo os mais experientes são capazes de fugir da força do mar. Em uma das "vacas" que levou, Slater sentiu a costela, mas, nada que o atrapalhasse em seu caminho. Já o sul-africano Jordy Smith deslocou o ombro ao ser engolido por uma onda, abandonou e foi para um hospital da região. Quem se deu bem com isso foi Dusty Payne, que ficou livre, melhorou a sua pontuação, somou 4,30 e superou Jordy no critério de desempate (melhor nota da bateria, um 3,03 contra um 3,00 do sul-africano).
Filipe Toledo, surfe, Pipeline (Foto: Pedro Gomes Photography)Filipe Toledo foi um dos brasileiros a avançar à 3ª fase, assim como Jadson e Pupo (Foto: Pedro Gomes Photography)
O melhor brasileiro do dia foi Jadson André. O atleta da vila de Ponta Negra pegou um tubo e agradou os juízes e o público, que bateu palmas e comemorou a principal manobra do surfe. Apenas com a nota 9,37 que tirou, ele venceria oito das nove baterias já encerradas na repescagem. Ele só não teve um somatório maior do que Slater. Com 12,70, Jadson despachou o português Tiago Pires, que não conseguiu se encontrar e foi eliminado, com 2,73.
surfe pipeline Julian Wilson leva vaca (Foto: Pedro Gomes Photography)Julian Wilson leva uma "vaca" (Foto: Pedro Gomes Photography)
Ema uma bateria verde-amarela, Miguel Pupo levou a melhor sobre Raoni Monteiro: 7,17 a 4,13. Filipe Toledo, o Filipinho, que terminou o ano como líder do WQS (Divisão de Acesso), precisou de 7,64 para derrotar o irlandês Glenn Hall.
- As ondas estavam difíceis, com muito vento. Fiquei feliz que consegui acertar um aéreo, essa é uma onda tubular. O mar está perigoso - disse Filipinho.
baterias da Terceira fase
1. John John Florence (HAV) x Adam Melling (AUS)
2. Owen Wright (AUS) x Fred Patacchia (HAV)
3. Michel Bourez (TAH) x Matt Wilkinson (AUS)
4. Josh Kerr (AUS) x Jadson André (BRA)
5. Miguel Pupo (BRA) x Filipe Toledo (BRA)
6. Gabriel Medina (BRA) x Dusty Payne (HAV)
7. Kolohe Andino (EUA) x Julian Wilson (AUS)
8. Bede Durbidge (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
9. Mick Fanning (AUS) x Jeremy Flores (FRA)
10. Joel Parkinson (AUS) x Sebastien Zietz (HAV)
11. Nat Young (EUA) x Kai Otton (AUS)
12. Kelly Slater (EUA) x Alejo Muniz (BRA)
baterias da segunda rodada/ repescagem
1: Kelly Slater (EUA) 17,00 x Reef McIntosh (HAV) 7,00
2: Michel Bourez (TAH) 5,00  x Makai McNamara (HAV) 3,17
3: Jordy Smith (AFS) 4,30 x Dusty Payne (HAV) 4,30
4: Nat Young (EUA) 8,50 x Mitch Coleborn (AUS) 4,77
5: Miguel Pupo (BRA) 7,17 x Raoni Monteiro (BRA) 4,13
6: Filipe Toledo (BRA) 7,64 x Glenn Hall (IRL) 7,07
7: Adrian Buchan (AUS) 3,47 x Travis Logie (AFS) 1,43
8: Kai Otton (AUS) 7,16 x Brett Simpson (EUA) 6,83
9: Fredrick Patacchia (HAV) 6,90 x Mitch Crews (AUS) 1,57
10: Jadson André (BRA) 12,70 x Tiago Pires (PRT) 2,73
11: Julian Wilson (AUS) 4,50 x 0,84 Dion Atkinson (AUS)
12: Matt Wilkinson (AUS) 4,13 x 3,24 Aritz Aranburu (ESP)
o que medina precisa para ser campeão
- se for eliminado até a terceira fase => precisa que Kelly Slater não vença a etapa e que Mick Fanning não chegue às semifinais. Se Fanning for eliminado nas quartas, decide o título da temporada numa bateria homem a homem com o brasileiro.
- se for eliminado na quinta fase => Mick Fanning não pode chegar à final;
- se for eliminado nas quartas ou nas semifinais => Mick Fanning não pode vencer a etapa;
- se chegar à final => conquista o título, independentemente da campanha de seus rivais