domingo, 14 de dezembro de 2014

Esparza finaliza Namajunas e é a primeira campeã peso-palha do UFC

Mata-leão no terceiro round define a dona do cinturão da divisão até 52kg

Por Las Vegas
O wrestling de Carla Esparza fez a diferença na hora de definir a primeira campeã do peso-palha (até 52kg) do UFC. Na madrugada desta sexta-feira para sábado, a lutadora utilizou seu ótimo jogo de quedas para bater Rose Namajunas. O triunfo veio com um mata-leão aos 1m26s do terceiro round, na luta principal do TUF 20 Finale, em Las Vegas (EUA). Agora ela tem 10 vitórias e duas derrotas na carreira, enquanto Namajunas, que poderia ter se tornado a campeã mais nova da história do Ultimate, aos 22 anos, tem duas vitórias e dois reveses.
Esparza fez parte do time de Anthony Pettis no TUF 20 e era a campeã da divisão até 52kg no Invicta FC. Ela fez valer o seu favoritismo e a sua experiência para se tornar dona do cinturão no UFC. Sua próxima rival pode sair neste sábado, quando a brasileira Cláudia Gadelha enfrenta Joanna Jedrzejczyk, no UFC: Cigano x Miocic, em Phoenix (EUA).
Carla Esparza x Rose Namajunas TUF 20 (Foto: Getty)Carla Esparza comemora o título do peso-palha no UFC (Foto: Getty Images)
A luta
Namajunas começou dominando o centro do octógono e utilizando combinações que terminavam em chutes altos. Em uma delas, Esparza aproveitou para derrubar a rival, que não ficou no chão por muito tempo. Namajunas continuou indo pra cima na trocação, e Esparza voltou a derrubá-la, só que, novamente, não manteve a rival com as costas no chão. Mesmo com o wrestling sendo a especialidade de Carla Esparza, Namajunas não se privava de chutar e conectava alguns pisões frontais. Com cerca de 1m30s para acabar o round, Esparza entrou nas pernas da adversária e conseguiu outra queda. Namajunas conseguiu empurrar a oponente com as pernas e se desvencilhou, mas recebeu alguns socos no rosto. Elas clincharam no fim e trocaram algumas joelhadas. Ainda deu tempo de outra queda a favor de Esparza.
Namajunas continuou tomando a iniciativa na luta em pé, enquanto Esparza esperava as brechas para conseguir utilizar seu wrestling. E logo que viu a oportunidade, colocou sua rival com as costas no chão. Mas é difícil ficar na guarda de Namajunas, que tem pernas longas e busca o ataque por baixo o tempo todo. Mais uma vez Esparza foi obrigada a ficar de pé. Namajunas tentou surpreender com um double leg, mas acabou facilitando a vida da adversária, que fez a defesa e caiu por cima. Desta vez conseguiu estabilizar melhor a posição e jogar algumas cotoveladas. Esparza ainda conseguiu a montada e golpeou duramente do ground and pound, mas o cronômetro salvou Namajunas.
No terceiro round, Carla Esparza precisou de menos de 15 segundos para conseguir derrubar. Desta vez conseguiu pegar as costas, e Namajunas parecia sem saber o que fazer a esta altura. Esparza colocou os ganchos e aplicou muitos socos na cabeça. Ela partiu para o mata-leão, e Namajunas deu os três tapinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário