domingo, 20 de março de 2011

Ângela e Raquel desbancam Juliana e Larissa e levam título em Camboriú

Segunda colocada na etapa, dupla não perde liderança do ranking brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Camboriú, SC
De virada, Ângela e Raquel superaram Juliana e Larissa, neste domingo, e conquistaram a etapa de Camboriú do Circuito Brasileiro. As parciais foram 14/21, 21/19 e 15/13. Este foi o primeiro título de Raquel, medalha de bronze na quadra nas Olimpíadas de Sidney, na competição nacional.
vôlei de praia ângela raquel etapa de santa catarina (Foto: Maurício Kaye / CBV)Parceria de Ângela e Raquel sobe pela primeira vez no topo do pódio (Foto: Maurício Kaye / CBV)
O título veio em boa hora para a parceria. Sem os resultados esperados neste início de ano, Ângela e Raquel tinham estabelecido um prazo, que terminaria na próxima etapa do brasileiro, em Santa Maria (RS), para definir um destino para suas carreiras.
- As pessoas sempre falam que quando uma dupla está para terminar os resultados aparecem. Agora não sei o que vai acontecer. A ficha ainda não caiu, mas estou muito feliz - disse Raquel.
vôlei de praia raquel etapa de santa catarina (Foto: Maurício Kaye / CBV)Raquel vibra com primeiro título no Circuito e
lembra Bernardinho (Foto: Maurício Kaye / CBV)
A jogadora, que definiu a conquista com um ponto de bloqueio, fez questão de lembrar  Bernardinho, seu treinador nos tempos em que atuava nas quadras e atual comandante do Rio de Janeiro na Superliga feminina.

- O Bernardo sempre gritava comigo para melhorar o bloqueio. Ele foi meu treinador tanto em clube como na seleção e esse título tem muito dele. Passa um filme na minha mente com essa conquista – disse.

Apesar do revés, Juliana e Larissa seguem na liderança do ranking do Circuito Nacional.

- Nós erramos muito na partida deste domingo. Isso mostra que temos muito o que melhorar mas elas tiveram um grande torneio e mereceram a vitória – disse Juliana.
 

Stoner confirma favoritismo e termina Moto GP do Qatar em primeiro

Pilotos fazem homenagem às vítimas de terremoto e tsunami no Japão

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar
Casey Stoner motociclismo qtar bandeira japão (Foto: AP)No alto do pódio, Stoner segura bandeira do Japão
em homenagem às vitimas do terremoto (Foto: AP)
Casey Stoner confirmou seu favoritismo e chegou na frente no GP de Doha, no Qatar, na tarde deste domingo. Dono do melhor tempo nos três treinos livres e no classificatório, o australiano liderou a prova de ponta a ponta e terminou a corrida 3,440 segundos à frente do segundo colocado, o atual campeão da categoria, Jorge Lorenzo. Enquanto aguardava a entrega do troféu no pódio, Stoner carregou uma bandeira do Japão. Antes do início da corrida, todos os esportistas respeitaram um minuto de silêncio em homenagem às vitimas do terremoto e tsunami que atingiram o país na última semana.
japão 1 minuto de silêncio motociclismo qtar (Foto: AFP)Pilotos respeitam um minuto de silêncio em homenagem ao Japão antes do GP de Doha (Foto: AFP)
Valentino Rossi, que largou na nona posição, chegou em sétimo, mais de 16 segundos atrás do líder. Essa foi a primeira prova do italiano na Ducati, sua nova equipe.
Confira a classificação geral:
1- STONER C. - Repsol Honda Team – após 22 voltas
2- LORENZO J.- Yamaha Factory Racing +3.440
3- PEDROSA D. - Repsol Honda Team+5.051
4- DOVIZIOSO A. - Repsol Honda Team+5.942
5- SIMONCELLI M.- San Carlo Honda Gresini+7.358
6- SPIES B.- Yamaha Factory Racing+10.468
7- ROSSI V. - Ducati Team+16.431
8- EDWARDS C. - Monster Yamaha Tech 3+26.293
9- HAYDEN N. - Ducati Team+27.416
10- AOYAMA H. - San Carlo Honda Gresini+28.920
11- CRUTCHLOW C. - Monster Yamaha Tech 3+34.539

Após 2010 ruim, Thiago Camilo vence a primeira prova do ano da Stock Car

Piloto da RCM, que largou na 11ª colocação, surpreende e ganha a etapa de Curitiba; Max Wilson e Zonta ficam, respectivamente, em segundo e terceiro

Por Rafael Honório Curitiba, PR
 Em corrida emocionante do início ao fim, Thiago Camilo venceu a etapa de abertura da Stock Car, em Curitiba. O piloto da RCM Motorsport completou as 32 voltas na frente de 30 competidores. Os corredores Max Wilson, da RC, e Ricardo Zonta, da RZ Motorsport, cruzaram a linha de chegada em segundo e terceiro lugares, respectivamente. O mais surpreende é que o vencedor largou na 11ª colocação e teve de ultrapassar dez carros em pouco menos de uma hora de prova.
Após um "casamento" de sete anos com a Vogel Motorsport, o piloto se transferiu para a RCM e começou a temporada logo com uma vitória. No ano passado, o paulista não conseguiu nenhum triunfo. A última vitória dele tinha sido em Interlagos, em 2009. Na véspera da corrida, o dono do carro 21 tinha se destacado em dois treinos livres. Entretanto, em 2010, ele sequer passou para os playoffs.
- Mudei de equipe depois de um longo tempo e estava receoso, não sabia como seria minha adaptação. De qualquer forma, a vitória me deixa confiante. Não poderia ter sido melhor. O Meinha me recebeu de braços abertos e adaptação foi rápida. Tanto que liderei dois treinos, fui segundo no outro. Fiquei de fora do Q2, mas sabia que tinha um equipamento para andar bem, só não esperava ganhar, porque a categoria é equilibrada e largar mais atrás é sempre complicado - comemorou.

Sensibilizados com a tragédia no Japão, os pilotos da Stock Car fizeram um minuto de silêncio antes de a corrida começar em homenagem às vítimas das regiões afetadas por terremotos e tsunamis. O piloto da Full Time Nonô Figueiredo acabou punido por entrar nos boxes durante os treinos classificatórios de sábado e largou na última colocação do grid.
Max Wilson demonstra o que é capaz logo na largada

Logo nos minutos iniciais da prova, Max Wilson acelerou para cima de Marcos Gomes e assumiu a ponta. Mas o piloto do carro 65 perdeu a liderança na curva seguinte. Na segunda volta, Xandinho Negrão abandonou a corrida. Após se recuperar do grave acidente nos treinos livres de Piracicaba em menos de um mês, a estratégia do piloto e equipe já era esperada. Na quarta volta, Felipe Maluhy, da Officer ProGP, ultrapassou Max Wilson e ficou com a segunda colocação. E Luciano Burti rodou depois de levar um toque de Valdeno Brito na curva. Só que o piloto conseguiu controlar o carro e continuou na prova.
Stock Car: Thiago Camilo cruza a linha de chegada (Foto: Duda Bairros / Stock Car)De casa nova, Thiago Camilo começou bem a temporada 2011 da Stock, em Curitiba (Foto: Duda Bairros)
Em seguida, na sexta volta, Allam Khodair teve o pneu traseiro da sua "máquina" furado. O dono do carro 18 da Vogel Motorsport rodou na pista, foi parar na grama e abandonou a corrida. Na sétima volta, Ricardo Maurício também teve problemas com o seu carro. O campeão da Stock Car em 2008 foi parar na grama, por conta de um falha mecânica nos pneus. No entanto, ele conseguiu se recuperar, voltou à corrida e entrou nos boxes. Na volta de número 8, Lico Kaesemodel derrapou na curva, e acabou parando na grama.

Foi o suficiente para o carro de segurança entrar na pista: a prova ficou mais lenta por quatro voltas. Durante o safety car, vários pilotos entraram nos boxes. Marcos Gomes, que era o primeiro colocado, foi um deles. O tricampeão da Stock Car, Caca Bueno, foi outro. Como os boxes são um ao lado do outro, os pilotos se enrolaram e acabaram perdendo alguns segundos. Após essa parada, Daniel Serra foi para a pista com o tanque de etanol ainda engatado no bocal do carro.

Felipe Maluhy assume a ponta depois do safety car
Na décima volta, um dos mecânicos da A.Mattheis sofreu um acidente durante o pit stop. O homem foi atendido pela equipe de paramédicos da categoria. Já na saída do safety car, Felipe Maluhy era o líder, seguido por Diego Nunes e Denis Navarro. Todos eles sem pit stop. Thiago Camilo, que estava em quarto lugar e já tinha parado nos boxes, demonstrou que fez a melhor estratégia. Na 16ª volta, ele ultrapassou Diego Nunes e assumiu a segunda colocação.
Daniel Serra e Claudio Ricci foram punidos com passagens nos boxes. Em seguida, Ricardo Mauricio voltou a ter problemas no carro. O pneu do carro 90 da RC furou, e o paulista teve que guiar em baixa velocidade para os boxes. Acabou abandonando a prova.
Na 22ª volta, Alan Hellmeister perdeu o pneu do carro 2 da Scuderia 111. O acessório continou quicando na pista até bater no muro de proteção. Por sorte, o objeto não acertou nenhum carro. Ao mesmo tempo, Felipe Maluhy, que era o ponta, parou nos boxes e acabou dando brecha para Thiago Camilo assumir a primeira colocação. O piloto da RCM era seguido, respectivamente, por Átila Abreu e Max Wilson.
Marcos Gomes e Daniel Serra foram punidos com uma vistoria tecnica nos boxes, na 24ª volta. Na volta 30, os três primeiros eram: Thiago Camilo, Max Wilson e Ricardo Zonta. Na última volta, Thiago Camilo apelou para a reza: ao passar a linha de chegada, o piloto fez três sinais da cruz.
E a "mandinga" deu sorte. A vitória ficou com o piloto do carro número 21 da RCM Motorsport. Um resultado contrastante com a temporada 2010 do paulista. Enquanto no ano passado, ele não conquistou nenhuma vitória, em 2011 Thiago já começa com um excelente resultado logo na abertura do campeonato.
Confira o resultado final da etapa de Curitiba
1 - Thiago Camilo
2 - Max Wilson
3 - Ricardo Zonta
4 - Átila Abreu
5 - Luciano Burti
6 - Popó Bueno
7 - Julio Campos
8 - David Muffato
9 - Duda Pamplona
10 - Giuliano Losacco
11 - Cacá Bueno
12 - Felipe Maluhy
13 - Eduardo Leite
14 - Marcos Gomes
15 - Daniel Serra
16 - Rodrigo Sperafico
17 - Cláudio Ricci
18 - Diego Nunes
19 - Alceu Feldmann
20 - Denis Navarro
21 - Tuka Rocha
22 - Rodrigo Navarro
23 - Allam Khodair
24 - Willian Starostik
25 - Alan Hellmeister
26 - Valdeno Brito
27 - Ricardo Mauricio
28 - Betinho Valerio
29 - Lico Kaesemodel
30 - Nonô Figueiredo
31 - Xandinho Negrão

Torcida do Milan no Mundialito de Clubes é formada por fãs de Kaká

Uniformizados e com bandeira, membros de time de pelada chamam a atenção na arena montada na Represa de Guarapiranga

Por Igor Christ São Paulo
Um grupo de 15 torcedores com camisas do Milan e uma grande bandeira chamou a atenção durante a partida entre o Flamengo e o clube italiano, neste domingo, pelo Mundialito de Futebol de Areia. Eram os membros do Esporte Clube Milan, um time de pelada do Jardim Itajaí (Zona Sul de São Paulo), criado em 2003 como forma de homenagear o meia Kaká, que se transferiu para a equipe rossonera naquele ano.
torcida milan Mundialito de Futebol de Areia (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Torcida do Milan marca presença no Mundialito de Futebol de Areia (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)
Fundador do time de Itajaí, Agildo de Souza, de 31 anos, era um dos mais animados nas arquibancadas da arena montada na Represa de Guarapiranga.
- A nossa torcida vai seguir até o fim do torneio. Não é porque o Kaká saiu do Milan que nós iríamos deixar o nosso time de bairro acabar. Ele foi para o Real Madrid-ESP, mas um dia voltará a jogar aqui no Brasil. Ele é um ídolo e tomara que volte para o São Paulo - disse.
Outro membro do Milan genérico, o estudante Thiago da Silva, de 21 anos, contou que vai tentar acompanhar os jogos durante a semana, mas lamentou o fato de o São Paulo não ter um time no Mundialito.
- Já que o Tricolor não está jogando, decidimos vir aqui torcer para o Milan. Estou ansioso para ver um jogo contra o Corinthians. Seremos minoria, mas vamos gritar bastante - destacou.
 

Veja a programação de jogos do Mundialito de Futebol de Areia

TV Globo e SporTV transmitem a competição, disputada em São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
GRUPO A:
Corinthians
Santos
Seatlle Sounders
Sporting Portugal
Lokomotiv Moscou
GRUPO B:
Vasco de Gama
Flamengo
Boca Juniors
Barcelona
Milan
Sábado, dia 19/03
08h30m - Lokomotiv Moscou 3 x 2 Seattle Sounders
10h - Corinthians 4 x 3 Sporting Portugal
11h15m - Boca Juniors (9) 4 x 4 (10) Milan
12h30m - Vasco da Gama 4 x 5 Barcelona
Domingo, dia 20/03
08h30m - Lokomotiv Moscou 4 x 3 Santos
10h - Flamengo 3 x 2 Milan
11h15m - Vasco da Gama (3) 3 x 3 (2) Boca Juniors
12h30m - Corinthians (2) 2 x 2 (1) Seattle Sounders
Segunda, dia 21/03
13h - Seattle Sounders x Sporting Portugal (SPORTV2)
14h15m - FC Barcelona x Boca Juniors (SPORTV2)
15h30m - Vasco de Gama x Flamengo (SPORTV2)
16h45m - Santos x Corinthians (SPORTV)
Terça, dia 22/03
13h - Lokomotiv Moscou x Sporting Portugal (SPORTV2)
14h15m - FC Barcelona x Milan (SPORTV2)
15h30m - Santos x Seattle Sounders (SPORTV2)
16h45m - Flamengo x Boca Juniors (SPORTV)
Quarta, dia 23/03
13h - Vasco da Gama x Milan (SPORTV2)
14h15m - Santos x Sporting Portugal (SPORTV2)
15h30m - Lokomotiv Moscou x Corinthians (SPORTV2)
16h45m - Flamengo x Barcelona (SPORTV)
Quinta, dia 24/03
13h - quartas de final
14h15m - quartas de final
15h30m - quartas de final
16h45m - quartas de final
Sexta, dia 25/03
15h30m - semifinal
16h45m - semifinal
Sábado, dia 26/03
08h30m - disputa de 3º e 4º lugares
10h - final

Corinthians passa pelo Seattle nos pênaltis e segue invicto no Mundialito

Triunfo deixa os paulistas na liderança do Grupo A ao lado do Lokomotiv

Por Igor Christ São Paulo
beach soccer corinthians do Mundialito de Futebol de Areia (Foto: Divulgação)Corinthians vence o Seattle em partida bastante
disputada (Foto: Divulgação)
Após bater o Sporting na estreia, o Corinthians voltou a vencer no Mundialito de Futebol de Areia. Com nova dose de emoção, o Timão precisou levar a partida contra o Seattle Sounders, neste domingo, para a disputa de pênaltis, depois de um jogo amarrado que terminou 2 a 2 com a bola rolando. Nas penalidades, a equipe paulista marcou duas vezes contra apenas uma dos americanos e manteve a invencibilidade.
- Foi um jogo muito difícil e tivemos que nos empenhar ainda mais do que na estreia. Cometemos duas falhas de marcação, sofremos dois gols e conseguimos nos recuperar e empatar a partida, mesmo com o goleiro deles (Nico) em tarde inspirada. Nos pênaltis, eu fiquei bastante concentrado e sabia que estávamos preparados para conquistar a vitória - disse o goleiro Mão.
Com o triunfo, o time paulista, que enfrenta o Santos nesta segunda, soma agora cinco pontos e lidera o Grupo A ao lado do Lokomotiv. Já o Seattle segue sem pontuar na competição e tenta se reabilitar no duelo contra o Sporting de Portugal, que também não pontuou até agora.
Timão reage e leva para os pênaltis
O Corinthians foi surpreendido logo no início com dois gols do Seattle, um de Morales e outro de Cati. O Timão não se abateu e tratou de diminuir no fim do período, em cobrança de pênalti de Buru.
No segundo período, o Timão começou com tudo e empatou o jogo num chutaço de Juninho Alagoano na saída de bola. O Alvinegro seguiu pressionando e quase empatou numa bomba de Buru, que acertou a trave.
Com o empate no placar, as duas equipes passaram a arriscar menos e criaram poucas chances no terceiro período. O Corinthians só levou perigo em um chute de longe de Juninho Alagoano, que passou rente à trave.
A partida foi para a prorrogação, mas a falta de pontaria persistiu no tempo extra e a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, melhor para o Timão, que marcou com Juninho e Benjamin. Moreira marcou para o Seattle, mas Frank bateu para fora a sua cobrança, e o Timão venceu o duelo.

Vasco derrota o Boca nos pênaltis e fatura a primeira vitória no Mundialito

Em duelo com alta dose de emoção, time carioca reage no segundo período e se recupera do revés diante do Barcelona na estreia na competição

Por Igor Christ São Paulo
rafinha vasco beach soccer mundialito (Foto: Divulgação)Vasco, de Rafinha, leva a malhor sobre o Boca
(Foto: Divulgação)
Já é quase uma regra no Mundialito de Clubes de Futebol de Areia: jogo da competição tem que ser decidido de forma dramática e o placar tem que ser apertado. Foi assim também no duelo deste domingo entre Boca Juniors e Vasco, pelo Grupo B. Após os dois primeiros confrontos do dia serem resolvidos na prorrogação (Lokomotiv Moscou 4 x 3 Santos e Flamengo 3 x 2 Milan), os cariocas venceram nos pênaltis, após empate por 3 a 3 no tempo normal.
Com o triunfo, o Vasco soma dois pontos. Isso porque a vitória no tempo normal vale três, enquanto o triunfo na prorrogação ou nos pênaltis vale apenas dois. Dessa forma, o Vasco conquista seus primeiros pontos no Mundialito, já que havia perdido na estreia para o Barcelona. O Boca, por sua vez, acumula a segunda derrota na competição - a primeira foi para o Milan também nos pênaltis.
- Precisávamos da vitória e entramos com uma postura diferente da última partida. Nossa qualidade técnica e também a parte ofensiva funcionaram bem e conseguimos nosso primeiro triunfo - disse Betinho, do Vasco.
O próximo rival do Vasco no Mundialito será o Flamengo, que venceu o time italiano neste domingo na prorrogação. Já o Boca Juniors terá o Barcelona pela frente. As duas partidas estão marcadas para a tarde desta segunda-feira.
Vasco reage e leva a partida para os pênaltis
Um dos favoritos ao título do Mundialito, o Vasco tomou um susto no primeiro período, quando o Boca saiu para o intervalo com a vantagem de 2 a 0 no placar. Os gols do time argentino na etapa inicial foram marcados pelo brasileiro Bruno Malias e pelo uruguaio Nicolas.
A reação vascaína, porém, não demorou muito a acontecer. Logo no início do segundo período, Gabriel acertou um lindo chute de longa distância e diminuiu a diferença. Em seguida, foi a vez de Jorginho, em cobrança de pênalti, deixar tudo igual na arena montada na Represa de Guarapiranga.
Após arrancar o empate, o Vasco foi para cima na terceira etapa e, por muito pouco, não virou com Rafinha. Para infelicidade da equipe carioca, o Boca marcou logo em seguida, com Franceschini, retomando a dianteira no marcador. Rafinha, no entanto, se redimiu rapidamente e, menos de um minuto após o gol argentino, marcou o terceiro vascaíno no partida, deixando tudo igual e levando a decisão para a prorrogação.
Após os times passarem em branco na prorrogação, o duelo foi para a disputa de pênaltis. Melhor para os cariocas. Na terceira cobrança do Boca, o goleiro Salgueiro defendeu o pênalti de Lopes, e Betinho cobrou em seguida para garantir a vitória vascaína nas penalidades por 3 a 2.

Com Obama em dia de Mick Jagger, Fla fica no 0 a 0 com o Cabofriense

No dia em que o presidente recebeu camisa na sede do clube, time responde: não, nós não podemos jogar sem Ronaldinho e Thiago Neves

por GLOBOESPORTE.COM
O objetivo de Vanderlei Luxemburgo era provar que existe vida na Gávea sem Ronaldinho e Thiago Neves. E no dia em que o clube recebeu Obama em sua sede, o time respondeu: não, nós podemos. Sem as estrelas, o Flamengo sofreu. A arquibancada vazia já sinalizava que estava em campo um time bem menos atraente. E os rubro-negros saíram de Macaé com um melancólico 0 a 0, resultado que deixa a equipe em segundo lugar no Grupo A da Taça Rio, um ponto atrás do líder Boavista. Obama teve seu dia de Mick Jagger, celebridade que ganhou fama de pé-frio na última Copa do Mundo.
Na próxima rodada, o time pega o Madureira, também em Macaé. Willians e Renato receberam o terceiro amarelo e estão fora da partida.
Bottinelli e Negueba fracassam no primeiro tempo
Sem seus dois principais jogadores, o Flamengo encontrou dificuldade para chegar ao ataque desde os primeiros minutos. Negueba quase não tocou na bola. Bottinelli apareceu mais, caiu pelos dois lados do campo, mas não conseguiu dar continuidade às jogadas. Seu lance que mais chamou a atenção foi uma falta por trás na lateral, entrada que lhe rendeu um cartão amarelo. O pontapé de Bottinelli não foi a única jogada violenta do primeiro tempo. Logo no início, Wanderley acertou o tornozelo de André Paulino. Merecia ter sido advertido, mas passou impune.
diego mauricio flamengo x cabofriense (Foto: Paulo Sergio/Lancepress)Diego Mauricio melhorou o Flamengo na segunda etapa, mas parou na trave (Foto: Paulo Sergio/Lancepress)

No primeiro tempo, a maior parte das finalizações rubro-negras surgiu de longe, com Renato e Willians. De dentro da área, foram apenas dois lances de perigo. O primeiro com Wanderley, em uma cabeçada perigosa, aos 28, depois de cruzamento de Renato. A segunda grande chance surgiu aos 34. Depois de escanteio cobrado por Negueba, Renato desviou de cabeça e a bola sobrou limpa para Willians. Mas o forte do camisa 8 não é finalização. Muito menos de perna esquerda. Willians não pegou bem na bola e mandou próximo do goleiro Flávio, que não precisou se esticar muito para espalmar.
Para piorar, do outro lado Felipe foi incomodado duas vezes, em chutes de Everton e Zotti. Vanderlei Luxemburgo precisaria agir no vestiário.
Lentidão do time tira Luxemburgo do sério
O treinador rubro-negro optou por sacar Maldonado e Negueba. Colocou Fierro no meio e Diego Maurício avançado. O chileno teve uma boa chance aos cinco, mas mandou por cima do travessão. Diego Maurício procurou se movimentar no ataque e em dez minutos apareceu mais do que  Negueba em todo o primeiro tempo.
Antes que o relógio chegasse a 15 minutos, Luxemburgo quis ainda mais presença ofensiva. Bottinelli continuou mal como no primeiro tempo. Saiu para a entrada de Deivid, que não jogava desde a semifinal da Taça Guanabara, contra o Botafogo. Os espaços apareciam. Aos 19, Diego Maurício acertou a trave em chute de fora da área. O gol não saía, e o treinador rubro-negro se desesperava. Na parada técnica, tirou os óculos e gritou com o time até o rosto ficar vermelho. Puxava o escudo em sua camisa e pedia mais alma.
- Entra lá e ganha esse jogo! - berrou no fim  do sermão.
Mas a prática não era tão simples, e o time voltou a campo com a mesma apatia. Renato teve uma chance aos 28 e mandou pelo lado de fora da rede. Aos 33, Egídio colocou a bola na cabeça de Deivid. Era só fazer. Mas ele não fez. Cabeceou por cima do travessão. Um erro que vira argumento para os que sonham com a volta de Adriano, vetado por Luxemburgo. Três minutos depois, Diego Maurício acertou o travessão em finalização que o Imperador assinaria embaixo. Mas o Flamengo parou por aí.
E o cenário poderia ter sido ainda pior, não fosse a força de Felipe em jogada aos 44. Léo Itaperuna entrou sozinho na área, mas o goleiro foi mais rápido e conseguiu chutar a bola para lateral.
Nesta noite, Ronaldinho Gaúcho reberá grande parte do elenco rubro-negro para comemorar o aniversário de 31 anos. Para a festa ser mais animada, é recomendável aos convidados não falarem sobre futebol.
Cabofriense 0 x 0 Flamengo
Flávio, Arilson, Zé Carlos, Everton e Luciano Totó; Marcelo Cardoso, André Paulino, Zotti (Jajá) e Diego Sales (Café); Léo Itaperuna, Assumpção (Allan). Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Maldonado (Fierro), Willians, Renato e Bottinelli (Deivid); Negueba (Diego Maurício) e Wanderley.
Técnico: Lucho Nizzo Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões Amarelos: David Braz, Welinton, Bottinelli, Egídio, Léo Moura, Renato, Willians (Flamengo); Everton, Assumpção, Luciano Totó,  Allan, Léo Itaperuna (Cabofriense)
Data: 20/3/2011 Local: Moacyrzão, em Macaé
Árbitro: Rodrigo Nunes, auxiliado por Lilian Bruno e Andréa Sá

Timão 'japonês' faz 1 a 0 no Americana e lidera provisoriamente

Em dia de homenangem às vítimas do terremoto no Japão, Corinthians conta novamente com a inspiração do artilheiro para vencer no Pacaembu

por Leandro Canônico
Enquanto nos bastidores do Corinthians o assunto é a contratação de Adriano, dentro de campo quem resolve é Liedson. Na tarde deste domingo, mais uma vez, o atacante voltou a brilhar. Foi dele o gol da vitória do Timão por 1 a 0 sobre o Americana, no estádio do Pacaembu, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista. Agora, o camisa 9 tem nove gols em oito jogos pelo Alvinegro.
O triunfo colocou o Corinthians provisoriamente na liderança do estadual, com 31 pontos. Mas para manter a posição, a equipe precisa torcer para o São Paulo não vencer o Grêmio Prudente, no complemento da rodada deste domingo. Em queda, o Americana, com 16 pontos, se afasta cada vez mais do G-8.
Na partida desta tarde, os jogadores do Corinthians atuaram com uma camisa especial em homenagem às vítimas do terremoto (seguido de tsunami) no Japão. Além dos nomes dos atletas estarem escrito em japonês, uma bandeira do país foi estampada ao lado do escudo e também a frase “Força, Japão”.
Tite pediu ao seu elenco para ter paciência contra as retrancas dos adversários nos jogos no Pacaembu. E os jogadores obedeceram. O Americana iniciou a partida marcando muito forte, sem dar espaços. Mas o bom toque de bola foi o antídoto corintiano.
Apostando na velocidade de Liedson, o Timão procurava chegar à área com as armações de Bruno César e Morais. Mas apesar da rápida troca de passes, as chances de gol não apareciam. Porém, quando surgiu, foi fatal. Especialmente porque o dono da bola foi Liedson, artilheiro do Corinthians na temporada.
liedson dentinho brunocesar alessandro corinthians x americana (Foto: Agência Estado)Jogadores do Corinthians se abraçam para comemorar o gol de Liedson (Foto: Agência Estado)
Aos nove minutos de jogo, Ralf rolou para Paulinho. O volante ajeitou e chutou forte de longa distância. O goleiro Jaílson não conseguiu segurar, rebateu para o meio da área e Liedson, oportunista, completou para as redes. Foi o nono gol do Levezinho em oito partidas após o seu retorno.
Sem conseguir se encontrar em campo, o Americana começou a abusar das faltas. O jogo duro do time do interior, porém, demorou a ser punido com o cartão amarelo. Somente aos 28 minutos é que o árbitro Cleber Wellington Abade deu advertência ao zagueiro Jorge Luiz.
Com a bola rolando, o Corinthians teve espaço para criar mais. Porém, o excesso de toques de efeito foi prejudicial. O Americana pressionou antes do intervalo, mas o goleiro Julio Cesar e os zagueiros Chicão e Leandro Castán salvaram o Timão.
Sem emoção
As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. E aceleradas. O Americana tentou ir para cima do Corinthians logo de cara em busca de uma reação. Mas o Timão estava atento e por pouco não ampliou aos quatro minutos. Morais chutou de longe e obrigou Jaílson a se estiver para defender.
Diferentemente do primeiro tempo, os donos da casa já não conseguiam mais achar o bom toque de bola. A solução, então, foi arriscar os arremates de fora da área. E o Timão tentou com Bruno César e depois com Dentinho. As duas tentativas, porém, passaram longe do gol.
Percebendo que havia espaço, o Corinthians tentou acelerar o ritmo. Mas não deu certo. O Americana logo se retraiu no campo de defesa. Aos 20 minutos, porém, uma jogada bem trabalhada. Morais rolou para Alessandro na direita, e o lateral serviu Liedson. O atacante desviou para o gol, mas a bola foi para fora.
Na tentativa de mudar um pouco a armação alvinegra, Tite mandou a campo o peruano Luis Ramírez e sacou Bruno César. Mas a marcação do Americana era dura. Às vezes até demais. Ao Corinthians, portanto, restou apostar nos contra-ataques com Dentinho e Liedson.
Mas Dentinho cansou. E Tite o substituiu por Willian. A tarde, no entanto, foi de Liedson. O gol dele deu a vitória ao Corinthians, que se recuperou da derrota para a Ponte Preta diante dos seus torcedores, duas rodadas atrás. Já o Americana, sensação no começo da competição, segue em queda livre.
A próxima partida do Corinthians no Campeonato Paulista será nesta quarta-feira, às 21h50m, contra o Oeste, novamente no  Pacaembu. O Americana, por sua vez, segue como visitante. Também na quarta-feira, só que às 17h, o time visita o Mirassol. Os dois duelos são pela 15ª rodada do estadual.
CORINTHIANS 1 X 0 AMERICANA
Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Morais (Danilo) e Bruno César (Ramírez); Dentinho (Willian) e Liedson. Jaílson; Jorge Luiz, Thiago Gomes e Júlio César (Carlinhos); Luiz Felipe, Sandro (Rafinha), Jackson, Léo Silva, Fumagalli e Magal; Lúcio Flávio (Jhon).
Técnico: Tite. Técnico: Toninho Cecílio.
Gol: Liedson, aos 9 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Morais (COR); Jorge Luiz, Jackson (AME).
Público: 16.673 pagantes. Renda: R$ 530.979,00.
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 20/3/2011. Árbitro: Cleber Wellington Abade. Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo e Fausto Augusto Viana Moretti.

Palmeiras 'duas caras' começa bem, mas cede empate ao São Caetano

Verdão tem 30 minutos muito bons no primeiro tempo, mas cai de produção, comete erros e sai do ABC com 1 a 1 no placar. Deola salva no fim

por Diego Ribeiro
Os primeiros 30 minutos do Palmeiras contra o São Caetano foram de empolgar: time entrosado no ataque, sufocando o adversário e saindo em vantagem no placar. Depois, porém, erros na defesa e chances desperdiçadas lá na frente permitiram a reação do Azulão e o empate por 1 a 1 neste domingo, no Anacleto Campanella. O Palmeiras só não sofreu a virada porque Deola salvou no fim. Com o resultado, o Alviverde foi a 29 pontos, dois a menos que o Corinthians. E o São Caetano continua sendo a eterna pedra no sapato palmeirense, responsável, por exemplo, pela demissão de Muricy Ramalho no ano passado.
O Verdão jogou bem no início, mas sofreu com problemas recorrentes na segunda etapa e não conseguiu repetir a bela atuação da goleada por 4 a 0 sobre o Uberaba, na quarta-feira passada. O Azulão, por sua vez, soube aproveitar o dia pouco inspirado do rival para ao menos garantir um pontinho. Agora, o time do ABC vai a 17 na tabela, mas permanece longe do G-8.
Na próxima rodada, o Palmeiras pega o Linense na Arena Barueri, quarta-feira, às 19h30m (de Brasília). O São Caetano recebe o Bragantino também na quarta, às 17h, no Anacleto Campanella.
Inversão de papéis
Normalmente, a defesa do Palmeiras sofre pouco na marcação, enquanto o ataque precisa criar inúmeras oportunidades para fazer um gol. No Anacleto, a situação foi um pouco diferente no primeiro tempo, com o setor ofensivo criando muito e a defesa perdendo todas as disputas em bolas aéreas.
A opção de Luiz Felipe Scolari por escalar três atacantes surtiu efeito graças à constante movimentação do setor formado por Kleber, Luan e Adriano. O Palmeiras conseguiu confundir a marcação do São Caetano e abrir espaços pelas laterais, permitindo assim a chegada dos homens de meio de campo. A cada ataque, o Verdão subiu com cinco, seis, às vezes até sete jogadores depois da intermediária.
O resultado veio logo aos cinco minutos. Aproveitando falha da marcação, Marcos Assunção fez longo lançamento procurando Kleber. O lateral Artur, enquanto olhava para a bola no alto, atropelou o Gladiador: pênalti marcado por Guilherme Ceretta de Lima. Os jogadores do Azulão reclamaram, alegando se tratar apenas de um esbarrão. Na cobrança, Kleber colocou a bola no canto esquerdo de Luiz e abriu o placar.
O São Caetano demorou a se encontrar no jogo. Enquanto isso, o Verdão seguia aproveitando as brechas pelas pontas, principalmente com Cicinho na direita. Na melhor jogada, o camisa 2 rolou para Marcos Assunção, que chutou da entrada da área e exigiu grande defesa de Luiz. Em outra bela subida do ataque, com nada menos do que seis palmeirenses próximos à área, Adriano recebeu sozinho de Luan, mas chutou nas arquibancadas do Anacleto Campanella.
Tudo corria muito bem, mas bastou um leve relaxamento da equipe para o São Caetano começar a pressionar, sempre em bolas alçadas na área. Na primeira, Deola fez milagre em cabeçada de Jean. Minutos depois, a trave salvou o Verdão em um voleio de Eduardo na pequena área. No lance seguinte, não teve jeito. Aos 35, Walter Minhoca cobrou escanteio na cabeça de Artur, que se redimiu do pênalti cometido e empatou a partida. Mesmo sendo um dos mais altos do time da casa, com 1,83m, o lateral subiu sem marcação no lance. Marcos Assunção era quem deveria estar com Artur.
kleber palmeiras x são caetano (Foto: Agência Estado)O Palmeiras de Kleber parou na marcação do São Caetano: 1 a 1 no Anacleto  (Foto: Agência Estado)
Cabeça quente
O bom futebol do Palmeiras ficou nos vestiários. Bem mais contido em campo com a entrada de Tinga no lugar de Adriano, o time teve dificuldades em furar a defesa do Azulão. Do outro lado, o time de Ademir Fonseca enxergou a possibilidade de vitória e passou a marcar no campo de ataque, tentando roubar a bola e engatar um contragolpe.
No entanto, o excesso de jogadas duras e o pavio curto dos atletas acabaram prejudicando as duas equipes. Em um entrevero antes de cobrança de falta do Palmeiras, Thiago Heleno empurrou Aílton. Tomando as dores do companheiro, o zagueiro Anderson Marques levou a mão ao pescoço do palmeirense. Resultado: Anderson e Thiago expulsos.
Com mais espaços para atacar, o Palmeiras até esboçou uma pressão, mas esbarrou no problema que já é recorrente: o desperdício de oportunidades. Primeiro com Kleber, depois com Gabriel Silva, o time perdeu duas chances claras de fazer 2 a 1.
A cabeça quente da equipe contagiou a torcida, que se irritava a cada lance perdido. Um jogo depois de ter feito dois gols e ajudado o Verdão a eliminar o Uberaba na Copa do Brasil, Luan deixou o campo vaiado pelos palmeirenses. A apreensão aumentou quando o Azulão pressionou e quase virou o jogo. Se não fosse uma defesa salvadora de Deola em cabeçada de Luciano Mandi, a tarde poderia ter sido ainda pior para o Palmeiras.
são caetano 1 x 1 palmeiras
Luiz, Jean Rolt, Anderson Marques e Thiago Martinelli; Artur, Augusto Recife, Aílton (Henrique Dias), Walter Minhoca (Kleber) e Bruno; Antônio Flávio (Luciano Mandi) e Eduardo Deola, Cicinho (Chico), Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Patrik; Luan, Kleber e Adriano (Tinga)
Técnico: Ademir Fonseca Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Kleber, aos 6, Artur, aos 35 do primeiro tempo
Cartões amarelos: Artur, Thiago Martinelli, Jean Rolt, Augusto Recife, Henrique Dias (SCA); Luan (PAL). Cartões vermelhos: Anderson Marques (SCA) e Thiago Heleno (PAL)
Estádio: Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP). Data: 20/03/2011. Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima. Auxiliares: Carlos Barbosa de Oliveira e Carlos Alberto Funari. Público: 9.527 pagantes. Renda: R$ 275.800,00.

Com Escudero em time reserva, Grêmio vence o Porto Alegre

Partida foi disputada na grama artificial do Estádio Passo D'Areia, do São José-Poa

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Com time reserva, o Grêmio venceu o Porto Alegre na tarde deste domingo, por 3 a 0. A partida, válida pela terceira rodada do Grupo 2 da Taça Farroupilha - o segundo turno do Campeonato Gaúcho - foi disputada no gramado sintético do Estádio Passo D'Areia.
Ainda no primeiro tempo, Escudero e Júnior Viçosa marcaram dois gols tricolores. Vinícius Pacheco completou o 3 a 0 aos 45 da etapa final. A vitória deixa o Grêmio com 3 pontos, em uma partida a menos. O Porto Alegre segue com apenas 1, e na classificação geral hoje estaria rebaixado o clube presidido pelo empresário Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho.
gol escudero porto alegre x grêmio (Foto: Wesley Santos/PRESSDIGITAL)Escudero comemora primeiro gol com os jogadores do Grêmio (Foto: Wesley Santos/PRESSDIGITAL)
De volta às raízes
No segundo semestre de 2010, o Grêmio de Renato Gaúcho se notabilizou pela postura agressiva com a bola. Em poucos minutos a equipe partia para cima dos adversários, buscando a definição da vitória quase que imediatamente acionando os atacantes com muita frequência. E os jogadores conseguiram reproduzir este comportamento contra o Porto Alegre.
No 4-4-2 com meio-campo em quadrado, o treinador gremista alinhou Mithyuê e Pessalli na articulação. Escudero foi o atacante pela esquerda, com Júnior Viçosa na referência. Distribuição tática que, aliada ao empenho dos atletas, funcionou.
Com 4 minutos, o Grêmio reprisou as imagens do ano passado. Mithyuê cruzou para a área, e o argentino Escudero colocou a bola nos 90 graus do ângulo reto formado pelo travessão e pelo poste direito: 1 a 0. Aos 23, foi Pessalli quem lançou de esquerda, na região onde são cobrados os pênaltis, e Júnior Viçosa ampliou de cabeça.
Dois gols marcados em curto intervalo de tempo, pelos atacantes, em combinações pelos lados do campo. Apesar das oportunidades criadas pelo Porto Alegre, em contra-ataques, o Grêmio terminou a etapa inicial com bom desempenho, resgatando a imagem recente.
O mandante, que sediou a partida na casa do São José-Poa porque o regulamento exige capacidade mínima de 20 mil torcedores em confrontos com a dupla Gre-Nal, teve um gol anulado, sob alegação de impedimento, em lance que provocou dúvidas.
Sob controle
Persistiu no segundo tempo o controle gremista. Renato Gaúcho fez alterações táticas - os meias inverteram-se, passando Mithyuê à direita, e Pessalli à esquerda; Escudero também saiu da canhota para o outro lado do campo. Faltaram, entretanto, boas conclusões.
As combinações, apesar da carência de chutes perigosos, apareceram. Bruno Collaço e Mithyuê formaram boa dupla, assim como Escudero trouxe mais o improvisado lateral Maylson ao jogo. Próximo aos 15 finais, Renato já havia realizado três alterações quase simultâneas: Vinicius Pacheco substituiu Júnior Viçosa; Leandro entrou no lugar de Escudero; e Mithyuê deu lugar a Mateus Magro.
O ritmo da partida perdeu intensidade nos últimos minutos. Victor, único titular do Grêmio, ainda teve tempo de realizar boa defesa com os pés, assegurando a vitória sem sofrer gols. Aos 45, Vinicius Pacheco fechou o placar em 3 a 0.
Próximos jogos
Na próxima quinta-feira, dia 24 de março, o Grêmio recebe o Inter-SM às 19h30m, pela quarta rodada do Grupo 2 da Taça Farroupilha. No mesmo dia, às 20h, o Porto Alegre visita o Pelotas.
Porto Alegre 0 x 3 Grêmio
Giovani; Airton (Saraiva), André Ribeiro, Mailson e Sityá; Junior, André Luiz, Rodolfo e Juninho (Yuri); Da Silva e Vanilson (Fábio). Victor; Maylson, Saimon, Neuton e Bruno Collaço; Fernando, Willian Magrão, Pessalli e Mithyuê (Mateus Magro); Escudero (Leandro) e Júnior Viçosa (Vinicius Pacheco).
Técnico: Luis Antônio Zaluar. Técnico: Renato Gaúcho.
Data: 20 de março de 2011. Local: Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. Árbitro: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por Alexandre Antônio Kleiniche e Tatiana Jacques de Freitas.
Gols: Escudero (Grêmio), aos 4min; Júnior Viçosa (Grêmio), aos 27min, no primeiro tempo. Vinicius Pacheco (Grêmio), aos 45min do segundo tempo.
Cartões amarelos: André Ribeiro, Saraiva (Porto Alegre); Neuton (Grêmio).

Nos acréscimos, Atlético-MG
bate o Villa Nova-MG de virada

Anderson Uchoa faz 2 a 1 no fim da partida na Arena do Jacaré
e o Galo volta a vencer no estadual depois de dois tropeços

Por Marco Antônio Astoni Sete Lagoas, MG
Foi sofrido, mas o Atlético-MG voltou a vencer no Campeonato Mineiro. Na tarde deste domingo, o Galo bateu o Villa Nova-MG por 2 a 1, de virada, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e evitou o terceiro tropeço seguido no estadual - o time vinha de empate com o Ipatinga (2 a 2) e derrota para o América-MG (2 a 1). Palermo abriu o placar para o Leão do Bonfim, e Ricardo Bueno e Anderson Uchoa (contra), este aos 47 minutos do segundo tempo, fizeram os gols da vitória atleticana.
Com o resultado, o Atlético-MG assumiu a segunda posição na tabela, com 16 pontos, ao lado do América-MG, mas leva vantagem no número de gols marcados (19 contra 16 do Coelho). O Villa Nova-MG manteve-se com 11 pontos, na sexta colocação, a um ponto do Tupi (quinto lugar, mas com um jogo a mais) e do América de Teófilo Otoni, último time do G-4.
O Atlético-MG volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), quando recebe o Uberaba, novamente em Sete Lagoas. O Villa Nova enfrentará o Ipatinga, no domingo, às 16h, no estádio Castor Cifuente, em Nova Lima.
Enquanto os jogadores do Galo conquistavam a vitória em campo, o presidente do clube, Alexandre Kalil, estava na Ucrânia, onde onde acertou a contratação do atacante Guilherme, ex-Cruzeiro.
Villa ofensivo, Galo apático
Apesar de jogar fora de casa, o Villa Nova não começou recuado. O Leão do Bonfim também saiu para o jogo, o que tornou a partida aberta e bem disputada. Antes mesmo de o Galo criar a primeira chance efetiva de gol, os visitantes abriram o placar. O goleiro Wagner lançou a bola para o argentino Palermo, que dominou, invadiu a área e bateu na saída de Renan Ribeiro. Foi a quinta vez, em sete jogos no Campeonato Mineiro, que o Atlético-MG saiu atrás no placar.
O gol do Villa não mudou a forma de jogar do Galo, que seguiu lento e desorganizado em campo. As jogadas mais perigosas eram as bolas cruzadas para Ricardo Bueno tentar o cabeceio, mas nenhuma delas assustou o goleiro Vagner. Em contrapartida, o Leão chegava bem ao ataque, em várias oportunidades, principalmente pelo setor direito, aproveitando brechas deixando pelo jovem Eron.
Aos 35, por muito pouco o Villa não ampliou. Allan fez bela jogada e deu excelente passe para Marinho. O veterano atacante, de frente com Renan Ribeiro, chutou em cima do goleiro atleticano. As chances ficaram mais raras até o fim do primeiro tempo. Leonardo Silva ainda tentou de cabeça, e Ricardo Bóvio, de falta, mas o Villa Nova conseguiu levar a vantagem parcial para o intervalo.
No último lance, a torcida alvinegra perdeu de vez a paciência com Ricardo Bueno, após um gol perdido pelo atacante, aos 44 minutos. Além de vaiá-lo, gritou insistentemente o nome de Neto Berola.

Mudanças e jogo equilibrado
O técnico Dorival Júnior atendeu ao pedido da torcida, mas em parte. Mandou Neto Berola para o jogo no segundo tempo, mas o sacado não foi Ricardo Bueno, e sim Wesley. Se o Atlético-MG não voltou do intervalo jogando com brilhantismo, pelo menos demonstrou mais vontade. Neto Berola e Jobson jogavam abertos pelas pontas, enquanto Bueno era o homem de referência na área.
O Villa Nova vivia de contra-ataques, mas a lentidão de Marinho atrasava a maioria das jogadas. O empate do Galo saiu aos 18 minutos. Mancini aproveitou a bobeira da defesa do Villa, roubou a bola e cruzou na medida para Ricardo Bueno cabecear e deixar tudo igual na Arena do Jacaré.
O jogo esquentou e ficou aberto após o empate do Atlético-MG, com os dois times criando várias oportunidades. Tanto o Galo quanto o Leão tiveram gols bem anulados pelo árbitro Renato Cardoso Conceição. Palermo fez o do Villa, e Mancini, o do Atlético-MG.
No fim, Magno Alves, que entrou no lugar de Jobson, fez grande jogada pela esquerda e tocou para a área. No bate-rebate, a bola tocou em Anderson Uchoa, que mandou para o fundo das próprias redes. No último lance, Jackson, que já tinha cartão amarelo, ainda foi expulso.
atlético-mg 2 x 1 villa nova
Renan Ribeiro; Jackson, Leonardo Silva, Réver e Eron (Mancini); Toró, Richarlyson, Renan Oliveira e Wesley (Neto Berola); Ricardo Bueno e Jobson (Magno Alves). Vagner; Alex Santos, Bruno Lourenço, Carciano e Raniery; Anderson Uchoa, Ricardo Bóvio (Marquinhos), Gedeon (Felipe) e Palermo; Marinho (Edmílson) e Allan.
Técnico: Dorival Júnior. Técnico: Wilson Gottardo.
Motivo: sétima rodada do Campeonato Mineiro. Data: 20/3/2011. Horário: 16h (de Brasília). Árbitro: Renato Cardoso Conceição. Auxiliares: Jair Albano Félix e Pablo Almeida Costa.
Público: 9.745 pagantes. Renda: R$ 47.847,50. Cartões amarelos: Gedeon, Marinho, Anderson Uchoa, Carciano, Palermo e Bruno Lourenço (Villa Nova); Jackson e Toró (Atlético-MG). Cartão vermelho: Jackson (Atlético-MG).
Gols: Palermo (Villa Nova), aos 10 minutos do primeiro tempo; Ricardo Bueno (Atlético-MG), aos 18 minutos, e Anderson Uchoa (contra, para o Atlético-MG), aos 47 minutos do segundo tempo.

Jogo entre Vélez e San Lorenzo é suspenso por briga. Torcedor morre

Árbitro para partida com seis minutos no estádio José Amalfitani

Por Agências de notícias Buenos Aires
reprodução olé: Briga entre torcidas de Vélez e San Lorenzo (Foto: Reprodução/Olé)Site do 'Olé' mostra foto de torcedores arrancando
alambrado do estádio (Foto: Reprodução/Olé)
A partida entre Vélez Sarsfield e San Lorenzo, válida pela sexta rodada do Torneio Clausura do Campeonato Argentino, foi suspensa aos seis minutos do primeiro tempo neste domingo por conta de briga entre torcedores nas arquibancadas do estádio José Amalfitani, em Buenos Aires. Pelo menos uma pessoa morreu por causa dos conflitos.
O árbitro Sergio Pezzotta, que teve que atrasar o início do jogo para que vários objetos atirados no gramado fossem recolhidos, suspendeu o duelo quando o placar apontava 0 a 0 por conta da violência dos "barras bravas" do San Lorenzo.
BRASIL MUNDIAL FC: veja os vídeos com cenas da violência dentro do estádio
- Não tinha como continuar daquele jeito - declarou Pezzotta após anunciar sua decisão, enquanto parte da torcida visitante tentava invadir o campo.
O diretor do Sistema de Atendimento Médico de Emergência (Same), Alberto Crescenti, confirmou que um torcedor do San Lorenzo, de 36 anos, morreu em uma rua perto do estádio após conflitos. O nome dele seria Ramón Aramayo. De acordo com a imprensa argentina, pelo menos quatro policiais ficaram feridos.
Esta não é a primeira vez que a partida entre Vélez e San Lorenzo acaba em tragédia no futebol argentino. Há três anos, o torcedor Emanuel Alvarez também morreu por causa de brigas antes do jogo.
BLOG DO FUTEBOL ARGENTINO: comente sobre a tragédia em Buenos Aires
Na última sexta, os presidentes de Véles - Fernando Raffaini - e do San Lorenzo - Carlos Abdo -, se encontraram para pedir paz aos torcedores. Os dirigentes estavam confiantes em não ter brigas e por isso liberaram a presença dos seguidores do San Lorenzo na partida.
- Não sabemos o que aconteceu. Acho que os próximos jogos serão realizados sem a presença de torcida visitante. Cada um tem que ver suas responsabilidades. A reunião de quinta-feira foi boa, mas... Isto claramente mostra que há um problema social. Estou triste, preocupado, me sinto impotente. Não se pode acabar um jogo assim. Dá vergonha. Havia um clima raro antes da partida - disse Raffaini.

'Operação Obama' dá certo e Fla entrega camisa a presidente dos EUA

Patrícia Amorim dá a própria blusa do Flamengo que usava a Barack Obama e conversa com ele no gramado da Gávea

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A torcida do Flamengo já pode gritar: 'Obama é melhor que Eto'o'. A operação montada pelo clube para presentear o presidente americano funcionou, e ele recebeu a camisa das mãos da presidente Patrícia Amorim, por volta de 11h da manhã deste domingo, no campo da Gávea.
A 'operação Obama' contou com lances inusitados e um diálogo entre presidentes. Como o forte esquema de segurança impede que Obama receba qualquer pacote ou envelope, Patrícia Amorim adotou uma estratégia ousada: foi vestida com a camisa do Fla para entregar ao convidado ilustre. Com uma blusa social por baixo, ela tirou a do Fla que vestia e a entregou a Obama. Na camisa, estava o número 10 com 'Barack Obama' escrito abaixo.
MONTAGEM - Patricia amorim camisa flamengo obama (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Patricia Amorim encontra Obama no gramado e passa camisa a ele (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Confira a cobertura de Obama no Brasil no G1
Segundo um dirigente rubro-negro, o encontro durou menos de cinco minutos, mas o suficiente para o seguinte diálogo entre Obama e Patrícia:
Patrícia Amorim: Seja bem-vindo, é uma grande honra ter o senhor e sua família aqui no Flamengo.
Barack Obama: Você é a primeira presidente de clube mulher, parabéns - respondeu Obama.
Patrícia Amorim: E agora você é o mais novo jogador do Flamengo.
Barack Obama: Mas essa camisa é minha?
Patrícia Amorim: É sua (e tirou a camisa)
Barack Obama: Não, não tire, por favor - disse Obama.
Patrícia Amorim: Não, mas é sua. Eu trouxe pra você.
Barack Obama: Obrigado então.
Confira a galeria de fotos da passagem de Obama pela Gávea
Gávea barack obama camisa Flamengo patricia amorim (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Patricia conversa com Obama e sua famíla
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Segundo o dirigente que reproduziu o diálogo, Patrícia Amorim conversou também com a esposa do mandatário americano, Michelle Obama e suas duas filhas, Malia e Sasha. A elas, prometeu mandar camisas do Flamengo por meio da Embaixada Americana no Brasil.
Para o site oficial do Flamengo, Patricia contou como foi o momento da entrega da camisa ao presidente americano.
- Falei com a esposa e as filhas dele. Então expliquei que o Flamengo é o clube de futebol mais popular do Brasil. Eu brinquei que tínhamos agora um jogador que era conhecido mundialmente e mostrei o nome dele nas costas da camisa. Ele me perguntou se era a dele. Eu disse que sim e perguntei se ele queria. Por duas vezes ele disse que sim. Tirei então a camisa e repassei para ele - disse a dirigente.
Barack Obama esteve na Gávea porque o local foi escolhido para o pouso e decolagem dos helicópteros da comitiva americana. O presidente, que já tinha descido no campo rubro-negro na noite de sábado, esteve novamente lá na manhã deste domingo. Ele embarcou em direção à Cidade de Deus e, depois de visitar a favela na Zona Oeste do Rio, retornou ao local novamente de helicóptero.
 

André decide na prorrogação, e Fla estreia com vitória no Mundialito

Time carioca bate o Milan por 4 a 3 em duelo emocionante pelo Grupo A

Por Igor Christ São Paulo
 Fora da rodada de abertura do Mundial de Clubes de Futebol de Areia, o Flamengo estreou neste domingo na competição com uma vitória emocionante na prorrogação sobre o Milan, na arena montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Após empate em 2 a 2 no tempo normal, o atacante André marcou o gol do triunfo da equipe carioca por 3 a 2. André ainda fez o segundo do Fla, enquanto Anderson abriu o marcador para os brasileiros. Stankovic anotou os dois do Milan.
- É fruto do nosso trabalho e do nosso treinamento. Mas temos que ressaltar também o apoio dos companheiros. Não adianta fazermos os gols lá na frente, se o time não marcar o adversário. Foi emocionante e agradeço muito a presença da torcida - disse André.
Mesmo tendo vencido, o time carioca, que integra o Grupo A da competição, somou apenas dois pontos. Isso porque a vitória no tempo normal vale três, enquanto o triunfo na prorrogação ou nos pênaltis vale apenas dois. O Flamengo enfrenta agora o Vasco, nesta segunda-feira, em seu segundo compromisso na competição. Já o Milan, que, na estreia, bateu o Boca Juniors na disputa de pênaltis, encara o Barcelona na terça.
beach soccer atacante André Flamengo do Mundialito de Futebol de Areia milan (Foto: Divulgação / Deco Pires)André se destaca na vitória do Flamengo sobre o Milan (Foto: Divulgação / Deco Pires)
André decide para o Fla na prorrogação
O primeiro tempo foi dominado pelo Flamengo, e a boa atuação do goleiro Zanini, do Milan, foi determinante para que as equipes saíssem para o intervalo com o zero no placar. André até chegou a balançar as redes do clube rossonero no meio da primeira etapa, mas o juiz invalidou a jogada, alegando falta do atacante brasileiro.
Na volta para a segunda etapa, no entanto, o goleiro do Milan não conseguiu frear o ataque carioca. Logo no início, em cobrança de pênalti, Anderson bateu forte, rasteiro, sem dar chances para Zanini. O Fla só não contava com a estrela de Stankovic, que, também de bola parada, soltou uma bomba e deixou tudo igual.
André ainda deixou o rubro-negro carioca novamente em vantagem no segundo período, após roubar a bola da defesa adversária no campo de ataque e soltar um foguete para marcar o segundo do Fla. Mas, logo em seguida, Stankovic voltou a mostrar seu talento ao marcar de bicicleta o gol de empate: 2 a 2.
torcida flamengo mundialito de beach soccer (Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)Torcida do Fla faz a festa nas arquibancadas
(Foto: Igor Christ / Globoesporte.com)
Com o maior domínio da posse de bola, o Flamengo voltou para o terceiro período disposto a definir o jogo o quanto antes, mas esbarrava na forte marcação italiana, que ameaçava nos contra-ataques e nas bolas paradas. A etapa final persistiu dessa forma até o cronômetro zerar, e o duelo foi para a prorrogação. No tempo extra, André recebeu no ataque, dominou com estilo e finalizou para marcar o terceiro gol carioca na partida. A equipe rossonera não teve forças para reagir, e o Fla estreou com vitória.
 
 

Santos reage três vezes, mas perde para o Lokomotiv na prorrogação

Equipe paulista estreia com derrota no Mundialito de Clubes: 4 a 3

Por Igor Christ São Paulo
O Santos estreou com derrota no Mundialito de Clubes de Futebol de Areia. Após empate em 3 a 3 nos três períodos regulamentares, o time russo marcou o quarto na prorrogação e garantiu sua segunda vitória na competição, que está sendo disputada na arena montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Por conta da necessidade de prorrogação, o Lokomotiv somou apenas dois pontos pelo triunfo. Xará do capitão do tetra, o defensor Dunga, de 27 anos, foi o destaque do Peixe na partida, com três gols marcados.
- Não é desculpa, mas treinamos pouco durante a semana e quando conseguimos empatar, não soubemos administrar o jogo. Além disso, sofremos três gols em jogada de lateral. Entregamos o jogo para eles - lamenta o defensor João Nepomuceno, conhecido como Dunga, devido à garra mostrada em quadra.
O Santos, que estreou neste domingo na competição, volta a jogar nesta segunda, no clássico contra o Corinthians, às 16h45m. O Lokomotiv Moscou, por sua vez, descansa nesta terça-feira e só entra em quadra agora na terça-feira, em duelo contra o Sporting Portugal, às 13h. Na estreia, o time russo bateu o Seattle Sounders por 3 a 2.
Santos reage, mas perde na prorrogação
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque e tentando superar a fria manhã deste domingo em São Paulo. Mas foi o Lokomotiv quem marcou primeiro, com Maciuca aproveitando a sobra e batendo para a rede. Na saída de bola, o Santos empatou com Dunga, com um chute venenoso do meio-campo: 1 a 1.
beach soccer santos do Mundialito de Futebol de Areia (Foto: Divulgação / Deco Pires)Santos estreia com derrota no Mundialito de Futebol de Areia (Foto: Divulgação / Deco Pires)
No segundo período, o time russo voltou mais ligado e tratou de desempatar logo aos dois minutos, com o brasileiro Daniel. O Lokomotiv seguiu pressionando e quase ampliou em cobrança de falta de Lenov, que o goleiro Du Alves espalmou. Desorganizado em quadra, o Peixe se limitou aos chutes de longa distância e quase não levou perigo à meta adversária.
Dunga fez mais um gol na saída de bola e deixou tudo igual novamente. Em seguida, Shaykov dominou na coxa, girou rápido e bateu no cantinho. Atrás no placar, o Peixe partiu para cima e Dunga, em cobrança de falta, levou o jogo para prorrogação: 3 a 3 no tempo normal. No início da etapa complementar, Lenov bateu lateral na área, Kuman tentou afastar mas a bola sobrou na medida para Shaykov completar de cabeça e garantir a segunda vitória dos russos no torneio.
 
 

'Trem Bala' x 'Muralha' marca duelo entre Vasco e Botafogo no Engenhão

Clássico coloca frente a frente empolgação do ataque cruzmaltino e equilíbrio do Alvinegro, dono da melhor campanha da Taça Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
De um lado, uma equipe que mostrou, nas últimas partidas, uma incrível força ofensiva. De outro, um grupo forte defensivamente, mas que também não deixa de fazer seus gols. Com esses elementos aliados à tradicional rivalidade, Vasco e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 18h30m, no Engenhão, pela quarta rodada da Taça Rio.
Os nove gols marcados nas três primeiras rodadas da Taça Rio, somandos às recentes goleadas, fizeram a torcida apelidar o Vasco de "Trem Bala". No entanto, a equipe cruzmaltina ainda luta contra a instabilidade defensiva, já que sofreu sete gols no segundo turno e perdeu para o Macaé na primeira rodada. Assim, a equipe tem apenas seis pontos somados e ocupa apenas a quinta colocação do Grupo A, após os jogos desse sábado.
Já o Botafogo tem a melhor campanha entre as 16 equipes que disputam o segundo turno do Campeonato Carioca. São três vitórias, com nove gols marcados (o mais positivo da Taça Rio) e apenas dois sofridos, liderando o Grupo B com nove pontos. Mesmo assim, ainda luta para convencer sua torcida, que costuma mostrar insatisfação com o futebol nada bonito exibido pela equipe de Joel Santana.
O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste confronto será Péricles Bassols Pegado Cortez, que terá os auxiliares Jackson Lourenço Massarra dos Santos e Wagner de Almeida Santos.

header o que esta em jogo
Vasco: a vitória, além de encerrar um jejum de um ano sem vencer um clássico regional - o último foi sobre o Fluminense no Carioca do ano passado - será de suma importância na luta pela classificação, além de aumentar a confiança do grupo.
Botafogo: com três vitórias nas três primeiras rodadas da Taça Rio, o Botafogo disputa seu primeiro clássico do segundo turno buscando se consolidar na liderança do Grupo B. Além disso, uma vitória sobre o Vasco daria maior tranquilidade a uma equipe ainda busca de estabilidade.

header as escalações 2
Vasco: Diego Souza fará sua estreia no time do Vasco. Mas ainda não se sabe com qual formação. O lateral-direito Fagner está suspenso e o seu substituto é a única dúvida. A tendência é Ricardo Gomes escalar o meia Allan improvisado. Com isso, Romulo segue no meio e Elton sai para a entrada do camisa 10. A outra opção é deslocar Romulo para a lateral e colocar Diego no meio mantendo dois atacantes. O time provável é: Fernando Prass; Allan (Elton), Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Romulo, Felipe, Bernardo e Diego Souza; Eder Luis.
Botafogo: Joel Santana manteve o mistério em torno da escalação para o clássico. Antônio Carlos segue fora por causa de dores na panturrilha esquerda. Marcelo Mattos está recuperado da lesão no pé direito, mas o treinador ainda não confirma se o volante começará jogando. Na lateral esquerda, também há segredo quanto à escalação de Márcio Azevedo ou Somália. A formação alvinegra deve ser a seguinte: Jefferson, Lucas, João Filipe, Márcio Rosário e Márcio Azevedo (Arévalo); Rodrigo Mancha, Marcelo Mattos, Somália e Everton; Herrera e Loco Abreu.

header fique de olho 2
Vasco: o grande protagonista vascaíno é mesmo Diego Souza. O camisa 10 vai ter bastante liberdade para encostar no ataque caso Elton seja sacado do time. Foi desta maneira que, no coletivo, ele marcou um gol de cabeça. Caso Elton seja mantida, Diego Souza vai ter de ajudar na marcação alternando com Felipe.
Botafogo: único jogador com características ofensivas no meio-campo, Everton vem fazendo a diferença. O camisa 10 subiu de produção nas últimas partidas e mostra-se confiante. Boa movimentação e velocidade são seus principais trunfos para o clássico.

header o que eles disseram
Diego Souza, meio-campo do Vasco: "Estou pronto para fazer a minha estreia. Estou com saudade de jogar bem. O ano de 2010 foi conturbado, fiquei quase dois meses parado, e isso prejudica. Foi frustrante por causa do ano de 2009 que fiz. Aposto em 2011, espero ter um rendimento igual a antes. Quero voltar à Seleção, ser um dos melhores."
Joel Santana, técnico do Botafogo: "Clássico transforma o ambiente. O Vasco vai jogar sua cartada e contratou para isso. Uma derrota deixaria nosso adversário em situação difícil, e, para nós, a vitória seria muito boa. Mas ainda não estamos totalmente prontos. Faltam alguns detalhes para sermos aquela equipe do ano passado."
header números e curiosidades
* O Botafogo nunca venceu o Vasco jogando no Engenhão: foram quatro partidas sendo uma vitória do Vasco e três empates.
* Joel Santana assumiu o Botafogo após Estevam Soares ter sido demitido por causa da goleada sofrida para o Vasco. Ele hoje é o técnico que está há mais tempo no comando de um clube carioca.
* Uma partida entre Vasco e Botafogo não termina empatada em 0x0 há cinco anos (ou 13 jogos). O último empate sem gols aconteceu dia 24/9/2006, em partida disputada no Maracanã e válida pelo Brasileiro.

header último confronto v2 
O último clássico foi pelo Brasileiro do ano passado e terminou empatado em 2 a 2. O Vasco largou na frente com gols de Ramon e Eder Luis. Mas o Botafogo correu atrás e chegou ao empate com Herrera e Loco Abreu no último minuto. O Vasco, na época com PC Gusmão, entrou em campo com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Titi e Ramon; Rafael Carioca, Nilton, Felipe Bastos e Zé Roberto (Felipe); Rafael Coelho (Carlos Alberto) e Eder Luis (Nunes). Já o Botafogo de Joel Santana entrou com: Jefferson, Danny Morais, Antônio Carlos (Caio) e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Renato Cajá (Edno), Maicosuel (Herrera) e Somália; Loco Abreu