segunda-feira, 20 de junho de 2011

recanto das aguas ES

Marlos revela choro de Lucas, e se diz preparado para assumir função

Camisa 7 se despediu do time e vai disputar Copa América com a Seleção Brasileira. Sem ele, contestado Marlos deve ganhar sequência no São Paulo

Por Diego Ribeiro São Paulo
A ausência de Lucas pelos próximos sete jogos do Campeonato Brasileiro deixa o São Paulo com um problema no meio-campo. Na despedida provisória do elenco, o camisa 7 se emocionou e prometeu acompanhar a equipe de longe – o Tricolor é atual líder do Brasileirão, com 15 pontos e 100% de aproveitamento em cinco jogos. Ainda nos vestiários do Presidente Vargas, local da vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, neste domingo, o meia fez um discurso diante de todo o grupo. Quem “entregou” o choro foi o meia Marlos.
- O Lucas agradeceu ao grupo todo, chegou a chorar. Fico feliz por um menino da qualidade dele chegar onde chegou e ter feito o que fez. No vestiário, ele se emocionou muito e disse que iria torcer por nós de longe. Espero que ele tenha muito sucesso por lá – disse Marlos.
O técnico Paulo César Carpegiani terá de procurar alguém no elenco que possa, ao menos, cumprir parte das funções exercidas por Lucas. Autor de um gol diante do Ceará, Marlos já se candidata a ocupar o espaço deixado pelo garoto. Neste domingo, o camisa 11 jogou mais adiantado, ao lado de Henrique, mas avisa que prefere atuar na armação de jogadas, servindo os companheiros de ataque.
Marlos durante entrevista do São Paulo (Foto: Diego Ribeiro / GLOBOESPORTE.COM)Marlos se diz preparado para substituir Lucas
(Foto: Diego Ribeiro / GLOBOESPORTE.COM)
- Eu gosto de jogar mais recuado, na armação mesmo. Dessa vez joguei à frente e deu certo, consegui fazer um gol e jogar bem. Mas minha posição original é no meio, espero ter sucesso enquanto o Lucas nos representa na Seleção – destacou Marlos.
O meia fez gol pelo segundo jogo consecutivo – também marcou nos 3 a 1 sobre o Grêmio, no Morumbi. Antes criticado, ele vive fase positiva no São Paulo e deve ser o responsável pela armação de jogadas no clássico contra o Corinthians, no próximo domingo, no Pacaembu. Sem Lucas, a responsabilidade de levar o time ao ataque fica toda nas costas de Marlos.
- Estou preparado para assumir essa função. Se o Carpegiani me escolher, farei de tudo para me destacar nesse clássico. É um jogo diferente, e precisamos vencer para manter esse aproveitamento e disparar na tabela – afirmou o camisa 11.
Para o clássico de domingo, Carpegiani já sabe que terá outros desfalques além de Lucas: suspensos, Juan e Rodrigo Souto estão fora. Em compensação, Dagoberto estará de volta, recuperado de dores abdominais. O departamento médico também espera recuperar Miranda, Rhodolfo, Fernandinho e Willian José, todos machucados.

Mano admite ansiedade por 1º desafio oficial e fala do favoritismo argentino

Técnico canarinho diz que fator casa ajuda, mas que na prática tudo pode mudar. Sobre expectativa, ele brinca: 'frio na barriga vai sempre existir'

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Argentina favorita ao título da Copa América por atuar dentro de casa. Tempo curto de preparação. E ansiedade pela primeira competição oficial à frente da Seleção Brasileira. Esses foram os principais temas abordados pelo técnico Mano Menezes na coletiva antes da viagem do time canarinho para o torneio continental, que será disputado entre os dias 1º e 24 de julho, no país vizinho.
Mano Menezes durante coletiva da Seleção Brasileira (Foto: AP)Mano Menezes durante a coletiva desta segunda-feira, em São Conrado (Foto: AP)
No primeiro contato com os jornalistas, Mano também aproveitou falar que a equipe titular do Brasil será a base do grupo que foi utilizado nos sete amistosos que a Seleção realizou até o momento. Foram quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Porém, bateu o martelo em uma decisão tática: três zagueiros (ou defensores), como preferiu falar, jamais.
- Dessas variações todas citadas, menos uma. Não vamos jogar com três zagueiros ou três defensores. Vamos jogar com uma linha de quatro. As outras maneiras são variações normais de jogo. Você fica com três atacantes e na parte defensiva com dois. Isso vai acontecer mais em função do que estamos conseguindo fazer em produção de equipe. Quando você quer propor o jogo, você precisa se sujeitar menos aos adversários - analisou.
Abaixo confira os principais trechos da entrevista do comandante canarinho:
GLOBOESPORTE.COM: O tempo de preparação para a Copa América é curto?
MANO MENEZES:
É o tempo possível. Importante ressaltar que os jogadores que atuam na Europa necessitavam de no mínimo duas semanas para ter um pequeno descanso. Seria temeroso fazer um treino logo em seguida. Eles ficariam mais próximos de um desgaste maior do que de um treino de qualidade. Se aproveitarmos bem, não acontecer nada em cima do planejamento, será um bom tempo para fazer o que queremos na estreia diante da Venezuela. Depois teremos mais cinco dias de um jogo para o outro e estaremos em uma condição melhor diante do Paraguai.
Da mesma maneira que o Brasil é favorito para ganhar a Copa de 2014"
Mano Menezes, sobre o favoritismo da Argentina na Copa América por jogar em casa
A Argentina é a favorita para o torneio?Da mesma maneira que o Brasil é favorito para ganhar a Copa de 2014. Se analisarmos o fator local, se considerarmos o jejum que eles atravessam em termos de conquista, eles fizeram um planejamento para fazer o melhor. Mas isso é mera teoria. A competição começa no dia 1º e só aí vamos ver quem é o favorito de fato.
Qual é a importância da Copa América no seu trabalho? É um risco?Quando ouço a palavra risco no meio da pergunta tenho a tendência de querer ser mais claro. Não tenho mais preocupação, nem menos preocupação com a Copa América em função de não participarmos das eliminatórias. As oportunidades estão surgindo nos grandes jogos, vão surgir em competições. Nós vamos saber aproveitar cada momento para nos prepararmos muito bem para o futuro.
Ainda bate aquele frio na barriga, a ansiedade da estreia?Claro que sim. Sempre vai existir. Quando perdermos esse frio na barriga é melhor fazer outra coisa. É a primeira competição oficial. Nosso comportamento vai ser diferente. Vamos estar um pouco mais fechados, mais dirigidos para o nosso objetivo. Vamos ver um comportamento diferente dos amistosos. Você pode ficar um pouco mais preso, vai errar menos. É assim que vamos estar nesse período.
mano menezes seleção brasileira (Foto: Reuters)Mano inicia preparação para a Copa América nesta
segunda-feira, no Rio de Janeiro (Foto: Reuters)
O Santos tem três jogadores na Seleção Brasileira. A tendência é que o clube seja a base da Seleção Brasileira na Copa América?
Temos uma base que foi utilizada na maioria dos jogos e provavelmente essa maioria vai estar no jogo de estreia diante da Venezuela. Se vão estar os três jogadores do Santos ou não, nós vamos esperar um pouco. Temos alguns dias para fazer essa preparação e vamos ver como os jogadores vão se comportar nesse período. O importante é ter uma Seleção forte e numa fase de grupos é importante se classificar bem.
Qual é o adversário mais forte do grupo da Seleção Brasileira?Teoricamente o Paraguai pode ser mais difícil. Não estou dizendo com isso que Equador e Venezuela não nos tragam dificuldades. Vimos o jogo da Venezuela contra a Espanha, que se não tivesse tido falhas individuais, teria feito um jogo parelho. Você respeita todos. Hoje, o nosso adversário mais difícil será a Venezuela, que será o primeiro a ser enfrentado.
 

Divertido, Joel Santana é apresentado e avisa : 'Agora o bicho vai pegar'

Na primeira entrevista como novo comandante do Cruzeiro, treinador solta pérolas e fala que ir para Minas é 'a cereja do bolo' de uma vitoriosa carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Joel Santana durante apresentação no Cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Joel Santana: 'vim para ser artista principal'
(Fotos: Washington Alves / VIPCOMM)
Joel Santana chegou animado ao seu novo clube. Na primeira entrevista como treinador do Cruzeiro, soltou diversas pérolas e, também, falou sério ao comentar o mais novo desafio da carreira de 30 anos à beira do gramado. Disse, por exemplo, que teve sorte ao ser o eleito pelo presidente Zezé Perrella para assumir a vaga de Cuca, mas ressaltou que o dirigente também teve sorte de tê-lo escolhido.
Joel Natalino de Santana, 62 anos, nasceu no dia 25 de dezembro - por isso o segundo nome, em homenagem à data. Ele ressaltou que comandar o Cruzeiro será a 'cereja do bolo' de uma carreira vitoriosa, durante a qual passou por diversos clubes, em várias regiões do país.
Depois de rodar por diversos estados, pela primeira vez vai trabalhar no futebol mineiro. Assinou contrato de seis meses com o Cruzeiro e chegou falando em conquistar uma vaga na Libertadores de maneira mais ambiciosa: conquistando o título do Campeonato Brasileiro, não apenas ficando no G-4.
Apesar da campanha ruim da equipe mineira no Brasileirão, confia em uma volta por cima. E, utilizando o bordão que ficou famoso com o filme 'Tropa de Elite', avisou: 'Agora o bicho vai pegar'.
Confira os principais trechos da entrevista de Joel Santana:
Experiência
Nunca deixei de trabalhar nos clubes por onde passei. Nâo é à toa que trabalhei quatro, cinco vezes em uns, três vezes em outros. Rodei o Brasil todo e algumas partes do mundo também. Minha vida é tão corrida que posso ter esquecido de colocar alguma coisa na mala. Mas vocês vão ter tempo para me conhecer melhor, saber quem sou eu, de onde eu vim.
Cereja do bolo
Conhecia quase tudo e, agora, vou completar um ciclo de ter trabalhado no Rio, em São Paulo, no Sul, no Nordeste. Agora é a cereja do bolo. Esse dia 20 vai ficar marcado. Sou feliz por estar aqui.

Time de cara nova?
Tenho de conversar com os jogadores primeiro. Futebol é igual a romance, você só sabe quando está nele. Via tudo de fora. Sei a maneira como eles jogam, vinha acompanhando, mas é preciso conversar. Vamos jogar com o que tivermos de melhor, pois queremos vencer. Vamos ter o primeiro contato com os jogadores. É difícil, pois são 30, e eles ficam desconfiados. Mas não temos tempo: é arregaçar as mangas e começar a trabalhar.
Prancheta
Tenho meus métodos, minhas manias, meus hábitos. Tenho a prancheta, faz parte da história. Como deixar de lado um objeto que me ajudou a ser campeão oito vezes? Então, só porque agora as coisas estão melhores vou colocá-la debaixo da gaveta? É ela que coloca comida lá em casa. Como vou chegar no vestiário se não tiver anotado tudo aquilo que vi em 45 minutos? Tenho que anotar.
Joel Santana durante apresentação no Cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Novo técnico do Cruzeiro pede apoio da torcida
Sem promessas
Não vim aqui para ser mais um, para jogar conversa fora. Não vou ficar falando, prometendo. Sou apenas um treinador à moda antiga. Não adianta vir para cá e prometer mundos e fundos para a torcida, mas o time jogar um futebol medíocre.
Realizações
Sou um homem realizado, já atingi meus objetivos. Não sairia da minha casa e mudaria de estado se não acreditasse no meu trabalho. Podeira ter ficado lá no Leblon (bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro), indo à praia, lendo jornal. E por falar nisso, engordei nesses três meses que passei de férias. Fiquei vendo tudo quanto é tipo de jogo. Mas não é a minha área. Minha área é dentro de campo, orientando jogadores.
Ajuda da torcida
É uma torcida que está acostumada a ser campeã. O Cruzeiro é um clube forte, era para estar disputando (a final da) Libertadores depois de amanhã (quarta-feira). Tenho que chegar aqui alegre, satisfeito, pois trabalho em uma grande empresa. Não estou aqui à toa, estou para buscar o melhor para esse clube, o melhor que eu posso fazer, claro que com ajuda do poder maior, que é o torcedor. E agora é que nós estamos precisando mesmo, pois estamos lá atrás, não estamos na pole position.
Energia boa
A vida renova-se todo dia. Só gosto de pensar em coisa boa, o que me machuca eu deleto. Estou começando uma nova vida, em um novo estado, em um novo clube. Só quero pensar em coisa boa. Não estou aqui para machucar minha saúde. A primeira coisa que fiz quando entrei foi colocar o pé no chão, para sentir a energia. É gratificante chegar aqui. E eu já cheguei. Agora, o bicho vai pegar!

Minas Gerais
Mineiro não fala muito. Isso é bom de negócio. Esse baixinho (aponta para o presidente Zezé Perrella) aqui é difícil de negociar. Mas é franco. Minas é boa terra, tem uma comida maravilhosa.  Mas nem posso falar muito porque engordei. Adoro um torresmo. O doce aqui é maravilhoso.
Cara do time
Torcida quer luta, garra, sentimento. Tem dia que dá para ganhar na bola, tem dia que é na correria. Você não vai jogar bem 38 jogos. Tem dia que esse sacrifício é maior. Todo mundo que joga com o Cruzeiro vem com o pé atrás, porque é o Cruzeiro, que vai para Libertadores e luta para ser campeão. Tem sido assim nos ultimos quatro anos. Temos tudo para chegar.
Joel Santana durante apresentação no Cruzeiro (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)Perrella revela que tentou contratar Joel em 2007
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
Papai Joel
Trato bem os jogadores, podem me chamar de Papai Joel mesmo! E eles vão ser cobrados. Quando me tratam assim, porque jogadores sabem como eu os trato, como filhos. Com meus filhos, quando tem coisa errada, não preciso dizer nada, só olhar. E com jogador vai ser assim.

Problemas no Cruzeiro
Se estivesse tudo direitinho aqui eu seria chamado? Vim para arrumar um quadro que está meio torto. E isso vai acontecer. Por isso que estou aqui. Por isso o presidente me chamou e me trouxe. E se eu não tivesse certeza do meu trabalho chegaria aqui feliz como cheguei? O time  é bom, mas não sei o que está acontecendo. Tenho que conhecer a casa.

Artista principal
Não vim aqui para ser coadjuvante, vim para ser artista principal. Tenho seis meses para trabalhar e mostrar por que estou aqui. Se estiver legal vamos continuar.
Cara sortudo
Olhe para mim. Está vendo a felicidade? Se o presidente tocasse um sininho avisando que estava precisando de técnico, ia chover gente querendo trabalhar aqui. Mas ele me escolheu. Sorte minha. E dele também.
Sonho antigo do Cruzeiro
O presidente Zezé Perrella revelou, durante a entrevista que deu antes da apresentação do novo treinador, que a contratação de Joel Santana era o sonho antigo. Em 2007, era ele a primeira opção, mas a diretoria acabou trazendo Paulo Autuori para comandar a equipe naquele ano.
 


 ‘Intruso’, Ademílson faz dois gols e dá vitória ao Brasil na estreia do Mundial

Fora da campanha no Sul-Americano, atacante do São Paulo ainda dá o
passe para o gol de Wallace nos 3 a 0 sobre Dinamarca, em Guadalajara


Por GLOBOESPORTE.COM Guadalajara, México
Nem Adryan, nem Lucas Piazon, tampouco Guilherme. Foi um “intruso” o grande nome da vitória da Seleção Brasileira sub-17 na estreia do Mundial da categoria, contra a Dinamarca, por 3 a 0, nesta segunda-feira, no Estádio Guadalajara, no México, pelo Grupo F. Fora da campanha do Sul-Americano, o atacante Ademílson, do São Paulo, brilhou ao marcar dois gols e dar o passe para o outro, de Wallace, do Fluminense no pontapé da caminhada rumo a um possível pentacampeonato.
Veja a classificação atualizada e a tabela de jogos do Mundial sub-17
Com três pontos na chave, a equipe do técnico Emerson Ávila dá passo importante para garantir uma vaga nas oitavas de final - os dois melhores de cada grupo se classificam, além dos quatro melhores terceiros colocados. Austrália e Costa do Marfim, outras adversárias, se enfrentam ainda nesta segunda.
A Seleção volta a campo já na próxima quinta-feira, na mesma cidade. Às 17h (de Brasília) e 15h locais, o Brasil encara a Austrália. Os escandinavos, que necessitam de uma vitória, encaram os africanos na sequência.
Brasil 3 x 0 Dinamarca: confira como foi a partida, lance a lance
Ademilson comemora gol do Brasil sub-17 contra a Dinamarca (Foto: EFE)Ademílson comemora um de seus dois gols na estreia vitoriosa do Brasil em Guadalajara (Foto: EFE)
Pressão inicial é da Dinamarca
Semifinalista da Eurocopa sub-17 em maio, a Dinamarca foi quem mandou no primeiro tempo. Adiantou a marcação, contou com uma ajuda do nervosismo brasileiro e pressionou nos momentos iniciais. Mas não foi o suficiente para brecar a individualidade brasileira. Em um dos poucos ataques nos 45 minutos, os campeões sul-americanos acharam o gol que, se não fazia justiça no placar, ao menos premiava a competência nas finalizações.
Foi de Ademílson, o menos badalado do setor ofensivo, o gol que deu a vantagem no intervalo: aos 32, em chute cruzado e de fora da área, que tocou nos dedos do goleiro Korch e na trave antes de entrar. Foi exatamente a segunda grande oportunidade da equipe do técnico Emerson Ávila, que contou com boa atuação do goleiro Charles e um chute prévio de Lucas Piazon aos 29.
Até os 16 minutos, três boas chances já haviam sido criadas pelos escandinavos. O arqueiro apareceu bem em duas delas. Na que ele somente olhou, logo aos três minutos, Norgaard encontrou espaço e chutou para fora, da entrada da área.
Emerson na partida da Seleção sub 17 contra a Dinamarca (Foto: Getty Images)Sob olhares de Adryan, lateral Emerson, do Santos,
tenta levar o Brasil ao ataque pela esquerda (Getty)
Preocupado, Charles sinalizou uma falha na marcação - os volantes brasileiros davam espaço suficiente para a Dinamarca chegar com perigo. Foi assim aos 5, quando Norgaard, de novo, invadiu a grande área, limpou a zaga e rolou para trás. Zohore finalizou com força, mas em cima de Charles, que mostrou reflexo apurado.
Enquanto a torcida gritava nas arquibancadas quando Piazon ou Adryan tocavam na bola, os destaques brasileiros seguiam com dificuldade para armar jogadas. Nas poucas vezes em que a bola chegava, batiam cabeça. E a Dinamarca aproveitava. Aos 16, Olsen lançou Norgaard, sempre ele, que deu um sem pulo e obrigou Charles a fazer a melhor defesa da partida.
Os nórdicos também tinham outros bons valores individuais. O atacante Fischer, por exemplo, quase anotou um golaço aos 38. Recebeu na ponta-esquerda, deu um drible rápido em Wallace, cortou Matheus e chutou para a defesa de Charles. O Brasil, agora com rapidez, respondeu aos 40, mas Ademilson preferiu consagrar Adryan quando poderia finalizar e errou o passe.
Brasil sobra no segundo tempo e mata o jogo
O Brasil voltou em ritmo ainda mais forte e se impôs com facilidade na primeira metade da etapa final. Até os 12, quando marcou com Wallace, desperdiçou quatro grandes chances, com Piazon, Guilherme, duas vezes, e Ademílson, este último em linda conclusão após cabeçada de Adryan. O gol saiu com naturalidade: Ademílson descolou lindo passe para Wallace para o lateral, que invadiu a área e optou corretamente pelo chute forte, no alto.
A Dinamarca parecia cansada e assustava apenas nas bolas paradas. O Brasil, inteiro, ainda iria perder outros gols, com Adryan, Ademílson e Nathan. E também iria fechar o placar. Aos 32, Ademílson confirmou ser o nome do jogo ao receber de Adryan e emendar bonito chute, também de fora da área.
brasil 3 x 0 dinamarca
Charles, Wallace, Marquinhos, Matheus e Emerson; Marlon Bica e Hernani (Bruno Sabiá); Lucas Piazon (Misael), Guilherme (Nathan) e Adryan; Ademílson. Korch, Aaquist, Holst, Johannessen e Durmisi; Vigen, Olsen, Norgaard (Andersen) e Amankwaa; Zohore (Yurary) e Fischer (Rochester).
Técnico: Emerson Ávila. Técnico: Thomas Frank.
Gols: Ademílson, aos 32 minutos do primeiro; Wallace, aos 12, e Ademílson, aos 32 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marquinhos e Misael (Brasil); Olsen, Poulsen e Aaquist (Dinamarca).
Estádio Guadalajara. Data: 20/06/2011. Árbitro: Ali Albadwawi (EAU). Assistentes: Hamad Al Maya (OMA) e Reza Sokhandan (IRN)

Médico santista libera Ganso para os 90 minutos da final

Rodrigo Zogaib afirma que meia está pronto para a decisão. Caberá a Muricy Ramalho decidir como aproveitar o camisa 10

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Santos, SP
Ganso no treino do Santos (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)Tempo de Ganso em campo só depende de Muricy
(Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)
O meia Paulo Henrique Ganso, do Santos, está liberado para jogar todos os 90 minutos (e mais os acréscimos) da final da Taça Libertadores, contra o Peñarol, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no Pacaembu. De acordo com o médico santista Rodrigo Zogaib, o jogador está plenamente recuperado da lesão que sofreu na coxa direita, dia 8 de maio, contra o Corinthians, primeira partida da decisão do Paulistão.
- Quando liberamos o jogador para o treinador, já o fazemos com ele pronto para jogo. O Ganso fez um trabalho importante de condicionamento físico e está bem perto do ideal. Acredito que ele possa jogar a partida inteira. Só depende da decisão técnica – afirmou Zogaib.
Há a questão do ritmo de jogo. O médico alvinegro lembra que um jogador que passa algum tempo sem atuar, sente algumas dificuldades. No entanto, afirma que Ganso pode superar isso com tranquilidade.
- Como ele é um jogador muito técnico, não vai sentir muitas dificuldades por causa de ritmo. Ele sabe se dosar bem – concluiu.
20/06/2011 09h16 - Atualizado em 20/06/2011 10h33

Ferrari tenta contratar Button para vaga de Massa em 2012, diz jornal

Segundo outra publicação, McLaren estaria disposta a conceder aumento salarial para segurar o piloto, atual vice-líder do Mundial de Pilotos

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
jenson button mclaren felipe massa ferrari gp da turquia (Foto: agência Getty Images)No GP da Turquia, Button à frente do brasileiro
Felipe Massa (Foto: agência Getty Images)
As boas corridas de Jenson Button na temporada fizeram a Ferrari crescer os olhos e começar a se movimentar no bastidores visando à temporada 2012. A informação é da publicação “News of the World”, que afirma que o nome do inglês surge com força para substituir o brasileiro Felipe Massa como companheiro do espanhol Fernando Alonso.

A escuderia italiana estaria insatisfeita com o desempenho de Massa, responsável por apenas 30% dos pontos da equipe desde a chegada de Alonso e que, ao contrário do espanhol, ainda não conseguiu nenhum pódio este ano.

A possibilidade de mudança de ares seria uma forma de Button escapar de um contrato longo. Na última semana, Martin Withmarsh revelou a intenção da McLaren de estender o vínculo com o corredor por mais temporadas, mas o inglês não mostrou entusiasmo.

- Não vejo muito sentido neste tipo de acordo – comentou.
De acordo com o jornal “Daily Mail”, a equipe inglesa estaria disposta a conceder um aumento salarial para contar com o piloto pelo menos até o fim de 2012, já que todos estão satisfeitos com suas corridas – no último fim de semana, venceu o GP do Canadá. A expectativa é que, já na próxima semana, lhe ofereçam um contrato com mais benefícios.
 

Hoje ídolo, Juninho por pouco não foi dispensado por Eurico: 'Não aceitei'

Ao fim de 95, time não ia bem, e Vasco sofreu para pagar ao Sport pelo meia e por Leonardo. Craque relembra momentos marcantes de sua passagem

Por André Casado e Marcelo Guimarães Rio de Janeiro
Por muito pouco, a bela história escrita por Juninho Pernambucano com a camisa do Vasco não ficou sem seus principais capítulos. Nada de festa especial no retorno dez anos depois, que, aliás, teria tudo para nem sequer acontecer. Que torcedor consegue imaginar tal cenário? Alguns dias no fim do ano de 1995, porém, puseram em xeque a passagem vitoriosa do hoje ídolo da Colina. Em visita ao SporTV, na última semana, o meio-campo relembrou esse caso e dissecou parte de seus sentimentos ao longo dos nem sempre brilhantes seis anos em São Januário.

Apesar de pouco conhecido, o obstáculo para a permanência de Juninho era financeiro. O departamento de futebol do clube carioca, comandado pelo então vice-presidente, Eurico Miranda, não foi capaz de quitar os US$ 3 milhões junto ao Sport Recife, como acordado. Entre a revelação do Brasileiro de 94 e o atacante Leonardo, em mais evidência na ocasião, o escolhido para sair seria o primeiro. Ele teria hesitado, diante da má participação da equipe no campeonato, mas na hora de responder à diretoria, garante ter sido firme.

Veja o vídeo acima e confira a entrevista na íntegra
- Chegamos (ele e Leonardo) sob pressão por resultados, o time não se encaixou e éramos muito jovens para assumir e sermos tão importantes para o Vasco. Esse joga, vai para o banco, joga e vai para o banco é normal. Acontece com todos. Mas o pior foi que, no fim dos seis meses, o Vasco pensou em nos devolver. Foi o momento mais crítico. Eu não aceitei e disse: vim para ficar! Logo surgiu uma proposta do Corinthians pelo Léo e tudo se resolveu assim - esclareceu.
A escalada de sucesso, a partir daí, não demorou. Juninho se recorda que, quando passou a ser mais efetivo na parte ofensiva, foi caindo nas graças da torcida.
O pior foi que, no fim dos seis meses, o Vasco pensou em nos devolver. Foi o momento mais crítico. Eu disse: vim para ficar! Logo surgiu uma proposta do Corinthians pelo Léo e tudo se resolveu assim"
Juninho Pernambucano
- Já no Carioca de 96, fiz grandes jogos nas finais contra o Flamengo. No Brasileiro, fiz mais gols e essa adaptação aconteceu, era uma peça mais importante. Em 97, com a chegada do Edmundo, Mauro Galvão, Ramon, que já estava em 96, me firmei de vez com o time que já tinha uma base boa e foi campeão. Edmundo arrebentou, mas, para mim, foi o momento da afirmação, não saí mais do time até ir embora.
Lamentos, mesmo, só restaram para a perda de contato com o amigo Leonardo. Ambos não tiveram a base juntos, mas se aproximaram bastante até que, ao serem separados, jamais voltaram a se ver em campo.
- Nós nos encontramos em Recife, ano passado, depois de muito tempo, as férias não batiam. Sempre fomos amigos e nem conversamos sobre futebol, pois o Léo já parou. Foi uma coincidência como a vida nos uniu e separou. Ele veio do Piauí para o Sport, nos conhecemos, fomos campeões de juniores e chegamos à Seleção de novos e viemos juntos para o Vasco. Mas foram seis meses de convivência apenas. No fim, acabei ficando mais tempo no Vasco, pude aproveitar mais. Léo seguiu a carreira dele, jogou no Corinthians, no Cruzeiro, no Palmeiras, rodou bem aqui no Brasil e fico feliz pelo sucesso dele também - comentou.

Gols, título e nome na história
Quando o assunto são as principais recordações do meia, alguns se destacam na cabeça do Reizinho, como, em especial, a efusiva e inesperada celebração diante da torcida cruz-maltina no Palestra Itália, depois de um dos gols de Romário na incrível virada sobre o Palmeiras, que deu ao Vasco o título da Copa Mercosul de 2000.
- Houve vários momentos fortes. Tristes de derrota também, mas grandes momentos marcantes de vitória. Esse gol contra o River (pela semifinal da Libertadores de 1998) foi especial, e aquele lance ali na Mercosul que marcou, eu nunca imaginava que fosse acontecer. No calor do jogo, perdendo de 3 a 0, Juninho Paulista e Romário jogando muito no segundo tempo... Todos reagiram bem. E eu estava em frente à torcida e quis passar algo como "não vamos largar esse jogo!". Mas tiveram outros também, como a final do Brasileiro de 2000, no qual fiz gol, outros jogos muito importantes, a própria final do Mundial contra o Real Madrid. Mas fiz parte de uma geração, muito longe de ser sozinho. Fiz parte de uma engrenagem que funcionava. Por ainda estar jogando hoje, o torcedor lembra mais. Mas é lógico que Romário, Edmundo e Roberto Dinamite estão acima de todos - ressaltou Juninho.
rogerio palmeiras juninho pernambucano vasco final brasileiro 1997 (Foto: agência Gazeta Press)Marcado por Rogério, Juninho, aos 23 anos, disputa a final do Brasileiro de 97 (Foto: agência Gazeta Press)
Espanto estrangeiro pelo novo compromisso

Articulado, o jogador acredita que o incomum contrato que propôs ao clube pode ser mais usado por outros jogadores em situação semelhante à dele. Na França e no Catar, onde atuou na década passada, a atitude causou repercussão.
- Eu não estava mais no Lyon agora, mas a imprensa noticiou, sim, e ficaram surpresos. Todos se espantaram um pouco, mas não é algo de outro mundo para quem tem 36 anos, está próximo de parar e tem ligação com o clube. É normal até e acho que outros podem optar por isso também. O futebol brasileiro é bem disputado, tem mais pressão, não dá para ter certeza do desempenho. O que não pode é perder o foco do campo. Lá, todos são iguais, independente de salário. É assim que vou me concentrar e fazer o melhor pelo Vasco - finalizou.

Confira os bastidores da participação de Juninho no "Tá na Área" 
Auxiliado pela antecipação da abertura da janela de transferências internacionais, Juninho, em ótima forma física, já está se preparando para reestrear, o que deve acontecer no dia 2 de julho, contra o Corinthians, no Pacaembu.
Na noite desta segunda-feira, no "SporTV News", você ainda vai conferir um outro material especial com o craque, que foi entrevistado pela apresentadora Vanessa Riche. Articulado, ele falou sobre assuntos como o que encontra de diferente no futebol nacional desde que foi para o exterior, sua passagem um pouco frustrante pela Seleção e que se sentiu realmente constrangido com a recepção de gala que teve no Vasco. Além disso, revelou um modo pessoal de agir que, segundo ele, vai fazê-lo se arrepender ao fim da carreira. O programa vai ao ar às 23h. Fique ligado!

Com estiramento e lesão óssea, Cortês para por até quatro semanas

Lateral por pouco não teve lesão no ligamento parecida com Maicosuel

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
cortes botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Cortes vai desfalcar o Botafogo por até um mês
(Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Contratado como solução para o problema da lateral esquerda, Cortês vinha dando conta do recado e agradando à torcida do Botafogo. Mas uma lesão vai tirá-lo dos gramados de três a quatro semanas. Com estiramento no ligamento cruzado e lesão óssea no joelho direito, o jogador, que se machucou contra o Flamengo, neste domingo, terá que ficar em tratamento antes de voltar aos campos.
A notícia, apesar de ruim, poderia ser pior. Por pouco o jogador não rompeu o ligamento do joelho, assim como aconteceu com Maicosuel e Fábio Ferreira no ano passado. Caso isso acontecesse, o tempo de tratamento seria muito maior (cerca de sete ou oito meses). Cortês fará tratamento no clube e não precisará passar por cirurgia.
A opção imediata para a lateral esquerda é Marcio Azevedo. A outra alternativa é deslocar Everton para a lateral e escalar um jogador no meio. Bruno Tiago e Thiago Galhardo disputariam, então, a vaga.
Neste domingo, o Botafogo encara o Grêmio. O jogo, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, será disputado no Engenhão, a partir das 16h (horário de Brasília).

Kassab foca esforços no estádio do Corinthians: 'Não tem plano B'

Prefeito descarta Pacaembu, Morumbi e Arena Palestra para a Copa do Mundo de 2014. 'Não temos tempo para nenhuma outra alternativa', diz ele

Por Letícia Macedo Do G1, em São Paulo
estádio corinthians obras (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Estádio do Corinthians deve ficar pronto até o fim
de 2013 (Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, participou de uma sabatina promovida pelo jornal “Folha de S.Paulo”, no Teatro Folha, no Shopping Higienópolis, na região central de São Paulo. A construção do estádio do Corinthians em Itaquera, na Zona Leste, foi um dos assuntos comentados pelo prefeito. Kassab afirmou que São Paulo concentra todos os esforços para que o “Fielzão” seja escolhido para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014.
- Não tem plano B. O nosso único plano é o (estádio do) Corinthians. Não temos tempo para nenhuma outra alternativa. Essa é a razão do nosso esforço, do nosso trabalho para procurar ajudar o Corinthians a viabilizar a construção do seu estádio – disse o prefeito, descartando, assim, a possibilidade de utilização do Pacaembu (que é do município), da nova Arena Palestra ou do Morumbi.
Kassab negou, porém, que a isenção fiscal da qual a construção do novo estádio vai se beneficiar constitua investimento público.
- Não é bem dinheiro público. Existe uma lei de incentivo (para investimentos na Zona Leste) para qualquer investidor. Portanto, não é algo direcionado para o Corinthians - declarou.
De acordo com o prefeito, segundo dados da SPTuris, a cidade de São Paulo conseguirá captar entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão durante o evento.
Na semana passada, o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, afirmou que só depende da Câmara Municipal votar e aprovar o projeto de incentivos fiscais para que para que o futuro estádio do clube, o Fielzão, faça a abertura da Copa do Mundo em 2014. O projeto de lei, que prevê incentivos de até R$ 420 milhões, foi encaminhado por Kassab na semana retrasada aos vereadores e precisa ser aprovado até 1º de julho, quando começa o recesso, pois no fim de julho, a Fifa escolhe o estádio que abrirá o campeonato mundial de futebol.
- Sem o dinheiro dos incentivos fiscais não tem como ter a abertura da Copa - afirmou Sanches, no canteiro de obras em Itaquera, Zona Leste da cidade.
O estádio está sendo projetado para receber 65 mil pessoas.
 

Delegado: Dudu admite que bebeu 10 garrafas de cerveja antes do acidente

Policial diz ser impossível jogador do Figueirense ser enquadrado por embriguez ao volante na batida que matou 3 pessoas em Florianópolis

Por Diário Catarinense Florianópolis
O atacante do Figueirense Dudu, de 31 anos, teria admitido ao delegado Ricardo Guedes, da 1ª Delegacia de Polícia de Florianópolis, que bebeu dez garrafas de cerveja em uma boate na madrugada de domingo, antes do acidente em que se envolveu no qual três pessoas morreram. De acordo com o delegado, o jogador afirmou que estava voltando de uma festa quando bateu o carro que dirigia na Via Expressa Sul, na capital catarinense, e não foi preso por homicídio doloso (com intenção de matar), porque não havia prova técnica que atestasse a sua embriaguez.
Dudu do Figueirense se envolve em acidente de carro (Foto: Ag. RBS)Carro de Dudu após o acidente em que se envolveu na noite de domingo (Foto: Ag. RBS)


- Ele relatou que era o motorista do carro, que tinha ingerido em torno de dez garrafas de cerveja. Encontrava-se muito abalado, estava chorando. Não conseguia sequer falar com alguns parentes ao telefone. Estava bem abatido - afirmou o delegado, acrescentando que o jogador não tem habilitação, mas dirige há muito tempo.
Na madrugada do acidente, Dudu teria dito ao delegado que foi ao Sul da Ilha para levar uma amiga em casa, após ir a uma boate. Na volta, o Hyundai que o jogador dirigia bateu em um poste no km 5,8 da rodovia, perto da passarela. Outras quatro pessoas estavam no veículo que seguia no sentido bairro-centro por volta das 3h30m.
O outro sobrevivente do acidente confirmou o depoimento de Dudu ao delegado. Por falta de informações no momento do registro da ocorrência, o jogador deve responder por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, mas a qualificação pode ser mudada no decorrer do processo.
- O Direito tem várias vertentes. Há quem entenda que uma pessoa, ao ingerir certa quantidade de bebida alcoólica, mais velocidade excessiva, que ela assume o risco de produzir o resultado morte. Particularidade minha: eu não aplico esse entendimento na fase pré-processual, do inquérito. Demanda mais observações, mais questionamentos - explicou Ricardo Guedes.
O delegado acredita que Dudu estaria dirigindo em alta velocidade no momento do acidente. O jogador, que nunca teve carteira de habilitação, pagou uma fiança no valor de cinco salários mínimos (R$ 2.725) e foi liberado. O delegado explicou por que o jogador não foi submetido ao teste do bafômetro:
- É isso que talvez a sociedade não entenda. A Constituição prevê que não há possibilidade de a pessoa produzir prova contra si mesma. Ele estava embriagado. Agora eu não tenho como aferir se ele se encontrava com 0,6 decigramas de álcool por litro de sangue. É impossível enquadrá-lo por embriaguez ao volante. Isso vai continuar para sempre enquanto não mudar a legislação. A embriaguez eu comprovei. Só que não o autuei, pelo fato da impossibilidade dele produzir prova contra si mesmo. Todo mundo sabe que ele estava embriagado. Mas ele se recusou a fazer o bafômetro.

Piloto escapa de grave acidente a 355 km/h em prova de dragsters nos EUA

Roger Burgess bate forte, mas machuca apenas o tornozelo em Bristol

Por GLOBOESPORTE.COM Bristol, Inglaterra
O americano Roger Burgess, de 60 anos, sofreu um grave acidente em uma prova de dragsters em Bristol, nos Estados Unidos. Ele perdeu o controle do carro durante a arrancada, a 355 km/h, atravessou a pista e bateu com força no muro. Por sorte, escapou só com o tornozelo machucado.
Roger Burgess acidente (Foto: Reprodução/Corriere dello Sport)O carro de Roger Burgess ficou destruído após o acidente em Bristol (Foto: Reprodução/Corriere dello Sport)
CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
São Paulo
15
5
5
0
0
9
1
8
100
2
Palmeiras
11
5
3
2
0
10
3
7
73.3
3
Corinthians
10
4
3
1
0
7
3
4
83.3
4
Figueirense
10
5
3
1
1
6
2
4
66.7
5
Atlético-MG
8
5
2
2
1
9
5
4
53.3
6
Botafogo
8
5
2
2
1
6
4
2
53.3
7
Vasco
8
5
2
2
1
9
8
1
53.3
8
Atlético-GO
7
5
2
1
2
7
6
1
46.7
9
Grêmio
7
5
2
1
2
6
6
0
46.7
10
Flamengo
7
5
1
4
0
9
5
4
46.7
11
Fluminense
6
5
2
0
3
3
6
-3
40
12
Internacional
6
5
1
3
1
8
7
1
40
13
Santos
5
4
1
2
1
5
4
1
41.7
14
Bahia
5
5
1
2
2
6
8
-2
33.3
15
América-MG
5
5
1
2
2
7
11
-4
33.3
16
Coritiba
4
5
1
1
3
8
8
0
26.7
17
Ceará
4
5
1
1
3
5
11
-6
26.7
18
Cruzeiro
3
5
0
3
2
4
6
-2
20
19
Atlético-PR
1
5
0
1
4
1
8
-7
6.7
20
Avaí
1
5
0
1
4
4
17
-13
6.7
  • Sab 18/06/2011 - 18h30 Engenhão
    FLU
    0 1
    BAH
  • Sab 18/06/2011 - 21h00 Arena do Jacaré
    AMG
    1 1
    CRU
  • Dom 19/06/2011 - 16h00 Canindé
    PAL
    5 0
    AVA
  • Dom 19/06/2011 - 16h00 Engenhão
    FLA
    0 0
    BOT
  • Dom 19/06/2011 - 16h00 Olímpico
    GRE
    1 1
    VAS
  • Dom 19/06/2011 - 16h00 Orlando Scarpelli
    FIG
    2 0
    CAP
  • Dom 19/06/2011 - 16h00 Presidente Vargas
    CEA
    0 2
    SPO
  • Dom 19/06/2011 - 18h30 Arena do Jacaré
    CAM
    2 2
    ATG
  • Dom 19/06/2011 - 18h30 Couto Pereira
    CFC
    1 1
    INT
  • Qua 10/08/2011 - 21h50 Vila Belmiro
    SAN
    COR
Taça LibertadoresSul-AmericanaRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

recanto das aguas ES

brasileirão série b 2011

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Ponte Preta
13
6
4
1
1
15
5
10
72.2
2
Portuguesa
11
6
3
2
1
16
7
9
61.1
3
Paraná
11
6
3
2
1
8
4
4
61.1
4
Americana
11
6
3
2
1
8
6
2
61.1
5
Vitória
10
6
3
1
2
8
7
1
55.6
6
ABC
10
6
2
4
0
10
7
3
55.6
7
Criciúma
9
6
2
3
1
5
5
0
50
7
Sport
9
6
2
3
1
5
5
0
50
9
Náutico
9
6
2
3
1
6
7
-1
50
10
Vila Nova
8
6
2
2
2
7
5
2
44.4
11
Guarani
8
6
2
2
2
9
8
1
44.4
12
Salgueiro-PE
8
6
2
2
2
6
5
1
44.4
13
Ituiutaba
8
6
2
2
2
4
4
0
44.4
14
Barueri
7
6
2
1
3
5
7
-2
38.9
15
Goiás
6
6
2
0
4
5
9
-4
33.3
16
São Caetano
6
6
1
3
2
4
6
-2
33.3
17
Icasa
5
6
1
2
3
6
9
-3
27.8
18
Bragantino
5
6
1
2
3
7
13
-6
27.8
19
ASA
4
6
1
1
4
4
13
-9
22.2
20
Duque de Caxias
2
6
0
2
4
5
11
-6
11.1
  • Ter 21/06/2011 - 21h00 Anacleto Campanella
    SCA
    DUQ
  • Ter 21/06/2011 - 21h00 Nabi Abi Chedid
    BRG
    GUA
  • Sex 24/06/2011 - 21h00 Ilha do Retiro
    SPT
    CRI
  • Sex 24/06/2011 - 21h00 Durival de Britto
    PAR
    ICA
  • Sex 24/06/2011 - 21h00 Melão
    ITU
    BAR
  • Sab 25/06/2011 - 16h20 Moisés Lucarelli
    PON
    VIT
  • Sab 25/06/2011 - 16h20 Décio Vitta
    AME
    SAL
  • Sab 25/06/2011 - 16h20 Serra Dourada
    GOI
    POR
  • Sab 25/06/2011 - 16h20 Frasqueirão
    ABC
    NAU
  • Sab 25/06/2011 - 21h00 Municipal Arapiraca
    ASA
    VIL
Série ASérie C
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento