sábado, 4 de agosto de 2012

Inter entra no G-4 ao bater o Verdão, que segue na zona do rebaixamento
Com bela atuação no primeiro tempo, Colorado vence em Barueri e deixa o Palmeiras em situação complicada no Brasileirão
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    35 do 1º tempo

    Jajá cobra falta e coloca a bola na cabeça de Ygor, que testa no canto esquerdo de Bruno, fazendo o único gol do jogo em Barueri.
  • deu errado
    tudo no Verdão

    Uma partida para ser esquecida. O time de Felipão mostrou erros na defesa, não teve consistência no meio e falhou no ataque.
  • decepção
    Forlán

    Calma, torcedor colorado! O uruguaio jogou bem! A decepção fica por conta da pontaria torta - ele chegou a perder um "gol feito".
A CRÔNICA
por Marcelo Prado
24 comentários
Irregular nas mãos de Dorival Júnior, o Internacional parece ter encontrado um rumo nas mãos de Fernandão. Com uma bela atuação no primeiro tempo, quando dominou amplamente a partida, e um desempenho seguro na etapa complementar, o Colorado passou com toda justiça por um desorganizado Palmeiras - venceu por 1 a 0, na noite deste sábado, na Arena Barueri. Com mais capricho nas finalizações, a equipe gaúcha poderia até ter saído de campo com um placar maior. Forlán, por exemplo, perdeu um gol incrível logo no começo do jogo.
Com 10 pontos conquistados nos últimos 12 disputados, a equipe gaúcha, após nove rodadas, volta a figurar no G-4 do Campeonato Brasileiro. O time é o quarto colocado, com 26 pontos - mas pode ser ultrapassado pelo rival Grêmio, que joga neste domingo contra o Bahia, no Olímpico.
Situação bem diferente da enfrentada pelo Palmeiras, que, com o tropeço, completou sua décima rodada na zona de rebaixamento. O Verdão ocupa a 18ª posição, com dez pontos. Se o Figueirense derrotar a Lusa no jogo que terá início às 21h, o time cairá uma posição e fechará a rodada como penúltimo. O aproveitamento de pontos até agora é de time rebaixado: apenas 23%. O sinal de alerta foi ligado no Palmeiras, que foi campeão da Copa do Brasil no último dia 11, mas, desde então, somou uma vitória apenas no Brasileirão, com dois empates e três derrotas.
Os dois times voltam a jogar na quarta-feira. O Internacional recebe o Náutico no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 19h30. Já o Palmeiras tem uma partida mais difícil -encara o Botafogo, às 21h50, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro.
Forlan na partida do Internacional contra o Palmeiras (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)Forlán, do Internacional, protege de Leandro Amaro, do Palmeiras (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)
Inter domina e abre o placar no primeiro tempo
Henrique, Valdivia, Daniel Carvalho, Wesley, Luan, Maikon Leite e Thiago Heleno de um lado. D’Alessandro, Dagoberto, Kleber, Dátolo, Otavio e Leandro Damião do outro. Com 13 desfalques no total, Palmeiras e Internacional entraram em campo com as aspirações diferentes, mas com armas parecidas: seus artilheiros estrangeiros. O Verdão, que tem Barcos em grande fase, precisava vencer para sair da zona de perigo. O Colorado, que contava com Forlán, sonhava com o resultado positivo para figurar no grupo da Taça Libertadores da América.
Na etapa inicial, o uruguaio apareceu muito mais que o argentino. O Inter dominou completamente o primeiro tempo, e Forlán era o destaque. Com espaço para tocar a bola desde o início, os gaúchos não demoraram a criar chances. O Verdão, com deficiência na marcação, deixou Forlán aparecer sozinho na cara de Bruno aos oito, mas o atacante bateu por cima, perdendo chance incrível. Elton assustou aos 19 e novamente Forlán, aos 22, acertou a trave esquerda adversária.
O Palmeiras não tinha criatividade no meio-campo. Apesar de esforçados, Márcio Araújo, João Vítor e Fernandinho não tinham qualidade com a bola nos pés. Mazinho voltava muito para buscar a bola e isso tornava a vida de Barcos mais difícil no ataque. O Pirata não teve nenhuma oportunidade de gol nos 45 minutos iniciais. O Verdão chegou apenas uma vez, em cabeçada de Leandro Amaro, que bateu na trave direita de Muriel, após cobrança de escanteio de Marcos Assunção pela esquerda.
O tempo passava e os vacilos defensivos do Palmeiras continuavam. Bruno, aos 25, evitou gol de Fabrício. Leandro Amaro e Maurício Ramos ficavam sobrecarregados a todo o instante. De tanto chegar, o Inter abriu o marcador aos 35: após nova bola cruzada na área, Ygor testou no canto de Bruno: 1 a 0, com toda justiça.
Oito minutos depois, o Inter marcou o segundo gol, mas a arbitragem anulou acertadamente - após cruzamento de Forlán, Artur fez contra. O problema é que dois atletas gaúchos estavam impedidos na origem da jogada, próximos a Artur - ou seja, estavam participando do lance.
Verdão tenta reagir. Em vão
Preocupado com a apatia ofensiva de sua equipe, Felipão mexeu no intervalo, sacando Mazinho para a entrada de Obina. Nada mudou. O Palmeiras seguiu com muita vontade, mas nenhuma inspiração. O meio-campo sentia muito a falta de alguém capaz de municiar o ataque. O Inter, por sua vez, voltou com uma estratégia diferente, atuando de maneira mais recuada, para tentar matar o jogo em um contra-ataque.
Aos 17, Scolari fez sua segunda mudança, colocando Patrik na vaga de João Vítor. Em seu primeiro lance, Patrik criou a única jogada lúcida do Verdão com a bola rolando: ele deu passe açucarado para Juninho, que foi ao fundo e cruzou na medida para Barcos, que errou o arremate. Forlán respondeu aos 21 e só não marcou em chute cruzado porque Bruno fez grande defesa.
Irritado com a equipe, Felipão fez a terceira mudança, com o garoto João Denoni na vaga de Márcio Araújo, que saiu mancando. Do lado gaúcho, Fernandão resolveu mudar o esquema tático. Para conter Barcos e Obina, o técnico colocou o beque Rodrigo Moledo na vaga do meia Elton. Essa mudança deu ainda mais tranquilidade ao Inter, que só foi incomodado em um ataque de Obina, aos 42, bem defendido por Muriel. No último lance da partida, Bruno fez bela defesa em arremate de Marcos Aurélio.
 
Seedorf faz belo gol e alavanca virada do Botafogo sobre o Atlético-GO
Holandês marca pela primeira vez com a camisa do Alvinegro (de falta), que vence por 2 a 1 e volta a ver G-4 de perto. Goianos seguem na vice-lanterna
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
17 comentários
Depois de realizar três jogos no Engenhão, Seedorf, principal contratação do Botafogo no ano, fez neste sábado sua primeira partida pelo Alvinegro fora de casa. E foi contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, que o holandês marcou seu primeiro gol com a camisa do novo time. O Glorioso ganhou pelo placar de 2 a 1, de virada. Fellype Gabriel, que entrou na etapa final, fez o segundo gol botafoguense, ao passo que o goleiro Márcio, de pênalti, anotou o tento dos goianos.
Com o resultado, o Botafogo chegou a 23 pontos em 14 rodadas deste Brasileirão. O time subiu para o sexto lugar e conseguiu sua quarta virada no campeonato. O Alvinegro é quem mais virou jogos na edição 2012. Curiosamente, as outras três reviravoltas a favor do Bota haviam acontecido nas cinco primeiras rodadas (São Paulo, Coritiba e Inter).
O Dragão, por sua vez, aparece na penúltima posição, com nove pontos. O time pode acabar a rodada na lanterna caso o Figueirense, que tem oito pontos e joga ainda neste sábado, contra a Portuguesa, no Canindé, vença a partida.
Na próxima rodada, o Atlético-GO visita o Corinthians, no Pacaembu. O jogo acontece nesta quarta-feira. No mesmo dia, o Botafogo recebe o Palmeiras, no Engenhão.
Variação tática alvinegra dá errado. De novo
O técnico Oswaldo de Oliveira resolveu tentar, uma vez mais, escalar o time no esquema 4-4-2. Elkeson teve como companheiro de ataque Rafael Marques. O expediente havia dado errado no último fim de semana, contra o Figueirense. Naquela ocasião, a opção foi deixada de lado no segundo tempo, e o time conseguiu buscar a vitória por 1 a 0. Na quarta-feira, contra o Palmeiras, pela Sul-Americana, Oswaldo optou pelo esquema que vem usando costumeiramente, com só um atacante (Elkeson), e o time dominou o primeiro tempo (perdeu por 2 a 0, com gols no segundo). Neste sábado, outra vez com dois homens de frente, quem jogou melhor a etapa inicial foi o Atlético-GO.
Seedorf comemora gol do Botafogo contra o Atlético-GO (Foto: Carlos Costa / Futura Press)Seedorf comemora seu primeiro gol pelo Botafogo (Foto: Carlos Costa / Futura Press)
O time da casa, que tem no ex-botafoguense Joílson a cabeça pensante do meio de campo, esteve muito eficiente na marcação e deu pouco espaço para o Botafogo armar jogadas. Logo aos 2 minutos, o Dragão esteve perto de abrir o placar, em cabeçada de Patric que saiu rente ao travessão.
A única jogada de perigo do Botafogo na etapa inicial se deu aos 12 minutos, quando Seedorf fez lançamento longo para Elkeson, que bateu na rede pelo lado de fora. Melhor em campo, o Atlético armou uma blitz nos minutos seguintes e esteve perto de abrir o placar. Primeiro, após belo passe de Joílson, Ricardo Bueno entrou na área e foi abafado no momento certo pelo goleiro Jefferson.
Márcio, o camisa 1 artilheiro
Aos 17, o Dragão teve uma nova grande chance. Joílson levantou a bola na área, Jefferson saiu e cortou mal. A bola sobrou para Marcos, na entrada da área, que bateu por cobertura e viu Rafael Marques salvar de cabeça em cima da linha.
O Atlético, de tanto tentar, abriu o marcador aos 27 minutos. Joílson avançou pelo meio e deu passe para o lateral-esquerdo Eron, que invadiu a área em velocidade. O rubro-negro foi calçado por trás pelo zagueiro Fábio Ferreira, e o árbitro Nielson Nogueira Dias (PE) marcou pênalti. O goleiro Márcio, como de costume, se apresentou para a cobrança. O camisa 1 bateu no meio do gol e Jefferson ainda tocou na bola, mas ela foi parar no fundo da rede. Foi o terceiro gol de Márcio neste Brasileirão (todos de pênalti). Ele divide a artilharia do time com Felipe.
O Botafogo ainda tentou criar algo antes do intervalo, principalmente pelo setor direto de ataque, mas não levou perigo ao Atlético-GO. Na volta para a etapa final, o técnico Oswaldo de Oliveira mexeu na equipe. O Alvinegro voltou ao esquema que mais tem usado, com apenas um atacante. Rafael Marques, que esteve apagado, saiu para a entrada do meia Fellype Gabriel.
Seedorf mostra categoria
O time visitante começou a etapa final adiantando a marcação e pressionando a saída de bola do Dragão. Os anfitriões encontraram dificuldades para chegar ao campo de ataque. Embora com mais volume, o Botafogo não criou grandes chances de gol nos primeiros minutos da etapa final.
Seedorf na partida do Botafogo contra o Atlético-GO (Foto: Carlos Costa / Futura Press)Seedorf recebe a marcação do lateral Eron, do Atlético-GO (Foto: Carlos Costa / Futura Press)
Aos 15 minutos, Oswaldo teve de processar sua segunda substituição: o lateral-direito Lennon, que jogou na vaga do lesionado Lucas, caiu aparentemente com cãibras e deu lugar a Gabriel.
Pouco depois, o Botafogo acabou por ter a iniciativa ofensiva premiada. Seedorf bateu falta da intermediária, a bola bateu na barreira e sobrou para Antônio Carlos, na meia-lua. O zagueiro foi derrubado e Seedorf ganhou nova chance, desta vez em posição mais favorável. Aos 19, o holandês bateu com estilo, na gaveta, e empatou o jogo. O goleiro Márcio nem foi na bola. Muita comemoração de Seedorf, que foi abraçado quase que por todos os companheiros alvinegros.
Ato contínuo ao empate do Bota, o técnico Jairo Araújo fez sua primeira alteração no Atlético-GO. O atacante Ricardo Bueno deu lugar a Felipe, também homem de frente. Mas foi o Glorioso que continuou melhor.
Fellype Gabriel decreta a virada
A virada foi ficando madura e se concretizou aos 29 minutos. Tudo começou numa bobeira do lateral Marcos. O jogador mandou para escanteio uma bola que poderia escolher opções melhores: ou sair jogando, ou mandar no mínimo para lateral. Seedorf cobrou o tiro de canto e a bola foi desviada na área, indo para o outro lado do campo. Elkeson recolheu, cruzou novamente e Fellype Gabriel cabeceou para grande defesa de Márcio. Antônio Carlos brigou pelo rebote com a defesa atleticana e a bola subiu na direção de Fellype Gabriel, que desta vez testou para a rede.
Em vantagem, o Botafogo tomou conta de vez do jogo. O Atlético ainda tentou nova mexida no ataque, com Patric dando lugar a Vanderlei, mas o panorama pouco mudou. No final, os alvinegros ainda passaram por momentos de tensão. Já nos acréscimos, o goleiro Márcio teve chance de cobrar uma falta da entrada da área. A bola, porém, desviou na barreira e foi a escanteio. Após a  cobrança do tiro de canto, Felipe cabeceou com muito perigo, mas a bola foi para fora. Festa e alívio para os alvinegros.
 

Ricardo Gomes faz nova visita ao grupo do Vasco em São Januário

Perto de completar um ano de AVC, treinador esteve com elenco neste sábado, mas não apareceu no campo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
34 comentários
Na arquibancada de São Januário, centenas de torcedores mostraram apoio aos jogadores durante o treino da manhã deste sábado. No vestiário, Ricardo Gomes mais uma vez visitou o grupo do Vasco, transmitindo mais um incentivo na véspera da partida contra o Corinthians, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Foi a terceira vez que Ricardo Gomes esteve no clube desde que sofreu um AVC, em 28 de agosto, durante o clássico contra o Flamengo, no Engenhão. Mas ao contrário da última oportunidade em que esteve em São Januário, o ex-treinador vascaíno não apareceu no gramado. Sua confraternização com o grupo aconteceu apenas no ambiente interno do clube.

- É sempre um grande prazer vê-lo cada dia melhor #ProfessorRicardoGomes!! Minha semana já tinha começado ótima. Lhe vendo, melhorou mais!! - postou o zagueiro Dedé, no Twitter.
Ricardo Gomes ainda não tem previsão de retorno ao trabalho como treinador. Ele segue realizando trabalhos de recuperação para minimizar as sequelas do AVC, que completa um ano no fim do mês. Desde então, Cristóvão Borges, seu ex-auxiliar, assumiu o comando da equipe e hoje é o titular da função. O contrato de Ricardo Gomes com o Vasco terminou em 31 de dezembro de 2011.
O treinador esteve em São Januário na véspera do clássico contra o Botafogo pela final da Taça Rio e um dia antes da vitória do Vasco por 3 a 2 sobre a Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro.

Fabrício promete 'simples e bonitinho'
em nova chance no Vasco

Zagueiro, que vai substituir Dedé contra o Corinthians, admite ansiedade, mas garante estar tranquilo para jogo deste domingo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
3 comentários
Fabrício amarrando a chuteira treino Vasco (Foto: MarceloSadio / Vasco.com.br)Fabrício garante tranquilidade em jogo do Vasco
(Foto: MarceloSadio / Vasco.com.br)
Fabrício chegou em março e disputou três partidas pelo Vasco. Mas sua prova de fogo será neste domingo. Ele vai compor com Douglas a zaga titular na partida contra o Corinthians, em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enfrentar o atual campeão da Libertadores tendo entrado em campo apenas três vezes pelo clube – sendo que um amistoso – é reconhecido como um grande desafio. Mas ele garante estar preparado para encará-lo e tem a receita para o sucesso.
- Sempre tem aquela ansiedade antes de disputar um clássico. Há algum tempo não jogo, mas é gostoso ter isso. Estou tranquilo, trabalhando e esperando a oportunidade chegar. A dupla de zaga vai mostrar empenho e seriedade. Vamos fazer o simples e bonitinho - brincou o zagueiro, que entra no lugar de Dedé, suspenso.
Fabrício jogou pela última vez no último sábado, quando disputou 12 minutos do empate em 0 a 0 com o Internacional após Douglas deixar o campo machucado. Antes disso, o zagueiro de 22 anos foi titular da equipe mista do Vasco que venceu por 4 a 1 o Macaé, dia 31 de março, pelo Campeonato Carioca, e estreou saindo do banco no amistoso de despedida de Edmundo, dia 28 de março, quando o time cruz-maltino fez 9 a 1 no Barcelona de Guayaquil.
Embora admita que pode sentir falta de ritmo de jogo, Fabrício afirma estar seguro de que fará uma boa partida, mesmo tendo pela frente um adversário que, segundo ele, necessite de cuidado constante.
- É preciso estar atento o tempo inteiro. Se piscar, o Corinthians faz um gol. Então é simplificar em campo para mostrar eficiência - explicou o zagueiro.

Tenorio é relacionado para enfrentar o Corinthians cinco meses após lesão

Atacante equatoriano antecipa volta aos gramados em um mês e garante lugar no banco em partida deste domingo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
45 comentários
juninho pernambucano tenório  VASCO (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Tenorio se destacou em coletivo de quinta-feira
(Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)
O Vasco terá uma novidade importante neste domingo. Carlos Tenorio foi relacionado pelo técnico Cristóvão Borges para integrar o elenco que enfrenta o Corinthians, neste domingo, em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o equatoriano começará a partida no banco de reservas, finalizando o processo de recuperação da ruptura do tendão de Aquiles do pé direito, sofrida há cinco meses.
Desde a cirurgia, Tenorio recebeu muitos elogios no Vasco por sua dedicação ao trabalho de recuperação. A previsão inicial era de que o atacante retornasse aos gramados em setembro, mas ele surpreendeu positivamente os médicos e preparadores do clube, antecipando a volta em um mês.
Na última terça-feira, Tenorio fez seu primeiro treino físico com o todo o elenco do Vasco, em atividade na praia. Na quinta, foi o destaque do coletivo, marcando os dois gols da equipe reserva na vitória sobre os titulares.
Tenorio chegou ao Vasco em janeiro e tem apenas três jogos e um gol pelo clube. A última partida foi em 3 de março, quando sofreu a grave lesão na vitória por 2 a 0 sobre o Olaria, pelo Campeonato Carioca.

Forte pelo alto, Timão coloca Vasco em estado de alerta para evitar bis

Equipes já se enfrentaram na Libertadores da América, e a vaga na semifinal foi decidida, a favor dos paulistas, justamente na bola aérea

Por Gustavo Rotstein e Leandro Canônico Rio de Janeiro e São Paulo
30 comentários
Em 13 rodadas de Campeonato Brasileiro, nenhum time levantou tanta bola na área quanto o Corinthians. As estatísticas da competição apontam que o time já fez essa jogada 225 vezes. Portanto, um motivo a mais para o Vasco, adversário dos paulistas neste domingo, às 16h, no Rio de Janeiro, ficar atento.
Nas quartas de final da Libertadores da América, por sinal, os cariocas foram eliminados justamente em uma jogada de bola aérea. Depois de empatar por 0 a 0 em São Januário, o Corinthians venceu por 1 a 0 no Pacaembu, com um gol de cabeça de Paulinho, após escanteio batido por Alex.
- O gol do Paulinho foi falta de atenção nossa, tanto que ele subiu sozinho para cabecear. Desde então o Cristóvão vem reforçando a importância do nosso posicionamento, e agora nos encaixamos nesse aspecto. Principalmente eu, Dedé e Douglas acertamos, e nosso time vem crescendo nas bolas paradas - disse Nilton.
Mas Dedé, xerife da zaga vascaína, não vai estar nessa partida: está suspenso pelo terceiro cartão amarelo levado contra o Inter. O goleiro Fernando Prass, no entanto, não está preocupado. Confia na equipe e pede atenção também com outros pontos fortes do Timão.
TOP 5 DE BOLAS LEVANTADAS
CLUBE NÚMERO
Corinthians 225
Cruzeiro 211
Atlético-MG 185
Portuguesa 185
Coritiba 177
- Claro que é preciso ter atenção, mas não exatamente pelo fato de termos levado aquele gol do Paulinho na Libertadores. O Corinthians tem jogadores que aparecem bem na área para cabecear, mas, se nos concentramos apenas num aspecto, não teremos a mesma atenção a outros pontos fortes do adversário - avaliou o goleiro.
Para o corintiano Paulinho, a força na bola aérea é fruto do trabalho do técnico Tite, que sempre foca os cruzamentos nos seus treinos.
- É fruto de muito treino. Há uma insistência do Tite nos treinos para aprimorarmos a bola parada. A repetição nos deixou assim (bons). E o meu gol contra o Vasco, na Libertadores, é conseqüência disso - completou Paulinho.
Na tabela do Campeonato Brasileiro, após 13 rodadas, o Vasco aparece em segundo lugar, com 30 pontos, enquanto o Corinthians está em nono, com 16.
Corinthians x Vasco, Paulinho (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulinho comemora após escanteio em jogo pela Libertadores (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Vaiado de novo, Neymar diz que não mudará estilo: ‘Não deixo me afetar’

Marcado pelos ingleses por quedas em faltas sofridas no amistoso contra a Grã-Bretanha antes dos Jogos, atacante volta a ser perseguido pela torcida

Por Márcio Iannacca Direto de Newcastle, Inglaterra
113 comentários
Neymar sofreu quatro faltas e marcou um gol na vitória da seleção brasileira por 3 a 2 sobre Honduras, neste sábado, em partida válida pelas quartas de final do torneio masculino de futebol das Olimpíadas. Em uma das infrações, o atacante acabou gerando a expulsão do zagueiro Crisanto. A partir daí, a cada toque na bola, vaias dos torcedores que lotaram o St. James Park, em Newcastle.
Situação parecida aconteceu antes dos Jogos, no amistoso com a Grã-Bretanha (2 a 0), em Middlesbrough, quando o craque do Santos também foi vaiado pelos torcedores ingleses. Para Neymar, as vaias não têm explicação. Na opinião do atacante, ele precisará saber conviver com esse tipo de situação ao longo da carreira.
- Estou sempre preparado para tudo. Ser vaiado, ser aplaudido... É normal do jogo. Na única vez que eu caí, o cara foi expulso. Não deixo me afetar em nada. Quero seguir jogando e ajudando a Seleção. Não vejo problema de ter reclamações ou vaias dos torcedores – disse o atacante.
O camisa 11 afirmou ainda que o seu estilo de jogo não mudará por conta das cobranças dos adversários.
- O meu jogo não muda em nada. Se no Brasil sou aplaudido, mas aqui sou vaiado, eu tenho que viver os dois momentos. Tenho que estar com a cabeça boa para jogar um bom futebol. Só isso.
O atacante aproveitou ainda para explicar os motivos que o levaram a trocar de chuteiras em duas oportunidades durante o confronto deste sábado.
- Estava com uma chuteira de borracha no primeiro tempo e troquei. No segundo tempo, eu coloquei a antiga de novo - contou.
Para a disputa das semifinais, a delegação da seleção brasileira vai seguir para Manchester neste domingo. Na cidade, o time canarinho encarar a Coreia do Sul, que eliminou a Grã-Bretanha nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. O confronto será transmitido ao vivo pelo Sportv e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Neymar, Brasil e honduras, Futebol (Foto: Agência EFE)Neymar, mais uma vez, sofreu com vaias da torcida inglesa ao cair em faltas (Foto: Agência EFE)

Brasil descarta entregar jogo para evitar EUA nas semis do basquete

Pesquisa de jornal da Espanha mostra que torcida quer derrota no último jogo da fase de grupos; Magnano reage: 'No meu dicionário não há a palavra medo'

Por Rodrigo Alves Direto de Londres
35 comentários
Se eu pedir para os meus jogadores perderem agora, como vou pedir para ganharem mais adiante?"
Rubén Magnano, técnico do Brasil
Como de hábito, as especulações começaram. Com a última rodada do basquete masculino se aproximando, torcedores já discutem se vale a pena perder agora para garantir uma estrada teoricamente mais fácil na disputa pela medalha. Brasil e Espanha estão no centro do debate, já que a vitória na segunda-feira vale a vice-liderança do grupo e, por consequência, um caminho que provavelmente vai incluir a Argentina nas quartas de final e os Estados Unidos nas semis. Quem terminar em terceiro pode enfrentar a França e, se passar, a Rússia. Ao ser perguntado sobre a possibilidade, Rubén Magnano soltou um riso descrente para, em seguida, falar sério:
- Sobre especulações na seleção da Espanha, não falo uma palavra. Mas se eu pedir para os meus jogadores perderem agora, como vou pedir para ganharem mais adiante? Vamos entrar para vencer. No meu dicionário basqueteiro, a palavra medo não existe. Tenho preocupações, mas não medo de enfrentar este ou aquele adversário - afirmou Magnano, com a autoridade de quem já derrubou os americanos duas vezes, no Mundial de 2002 e nas Olimpíadas de 2004, ambos quando treinava a Argentina.
Caio Torres e Shipeng Wang, Brasil x China, Basquete (Foto: Agência Getty Images)Após bater a China, o Brasil decide o 2º lugar do grupo com a Espanha (Foto: Agência Getty Images)
O jornal espanhol Marca levantou a questão, e até a tarde deste sábado, mais de 60% dos leitores queriam que sua seleção perdesse para o Brasil, evitando assim o cruzamento com os americanos nas semifinais. O brasileiro Marcelinho Huertas não acredita que os atuais vice-campeões olímpicos entrem para perder na segunda. Ele cita o caso do badminton, em que duplas da China, Coreia do Sul e Indonésia tentaram entregar seus jogos no fim da primeira fase para pegar um adversário teoricamente mais fraco. Oito atletas foram excluídas dos Jogos de Londres.
- Pode ser até arriscado para eles. Depois do que aconteceu com o badminton, está todo mundo de olho. Seria uma mancha muito grande para o basquete espanhol. Não acredito que façam isso, pelo menos de maneira descarada. Além do mais, os Estados Unidos vinham de uma atuação brilhante contra a Nigéria, quebraram não sei quantos recordes, e hoje ganharam da Lituânia por milagre - avaliou Huertas após a vitória tranquila sobre a China neste sábado.
Diante da possibilidade de os espanhóis perderem para evitar o confronto com os americanos nas semis, o brasileiro Guilherme Giovannoni brincou:
- Mas aí eles não precisariam disputar as quartas antes? Pulariam direto para a semi? A gente pensa um jogo de cada vez. Temos que fazer o nosso melhor e entrar para ganhar. A Espanha continua sendo favorita a uma medalha, com jogadores que estão na NBA, outros que saíram da NBA. Mas também temos qualidade - afirmou o ala-pivô.

Grã-Bretanha vacila nos pênaltis e está fora: Coreia do Sul pegará o Brasil

Donos da casa perdem cobranças durante o empate de 1 a 1 e na disputa após a prorrogação e estão eliminados do torneio de futebol masculino

Por GLOBOESPORTE.COM Cardiff, País de Gales
27 comentários
A Grã-Bretanha está fora do torneio de futebol masculino em casa. O "Team GB" vacilou nos pênaltis neste sábado, em Cardiff (País de Gales), e foi eliminado pela Coreia do Sul, que enfrentará o Brasil na semifinal de terça-feira, em Manchester. Após o empate de 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, os asiáticos venceram por 5 a 4 na disputa de penalidades.
Ramsey, do Arsenal, e Sturridge, do Chelsea, foram os vilões no Millennium Stadium lotado com 74 mil pessoas. O primeiro marcou de pênalti após a Coreia sair na frente com Dongwon Ji, mas depois desperdiçou uma cobrança ainda no primeiro tempo que poderia ter mudado a história do jogo. Na disputa de penalidades, o atacante dos Blues errou a última batida britânica e viu os rivais venceram por 5 a 4.
Jung Sung-ryong goleiro da Coreia do Sul defende pênalti contra a Grã-Bretanha (Foto: AP)Jung pega o pênalti de Ramsey, que poderia ter mudado a história do jogo em Cardiff (Foto: AP)
A Coreia também teve dois heróis no gol. O primeiro pênalti, perdido por Ramsey aos 38 da etapa inicial, foi defendido por Sungryong Jung. Mas o goleiro saiu machucado no segundo tempo e viu o substituto, Bumyoung Lee, brilhar na cobrança de Sturridge na decisão.
A eliminação da Grã-Bretanha mantém a sina da seleção inglesa, que forma a base do "Team GB", de sofrer com disputas de pênaltis em grandes competições: em 1990, os ingleses foram derrotados pela Alemanha na semifinal da Copa do Mundo; em 1996, caíram de novo para os alemães na semifinal da Eurocopa; em 1998, foi a vez da Argentina eliminá-los nas oitavas de final do Mundial na França; em 2004 e 2006, Portugal venceu nas quartas da Eurocopa e da Copa, respectivamente; e neste ano, o "English Team" deu adeus à Euro contra a Itália nas quartas. A última vitória nos pênaltis foi na Euro de 1996 contra a Espanha, pelas quartas.
A partida entre Brasil e Coreia será terça às 15h45m (de Brasília), no Estádio Old Trafford, com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM. A outra semifinal será no mesmo dia entre México e Japão, às 13h, no Estádio de Wembley, em Londres. A disputa da medalha de bronze será na próxima sexta, às 15h45m, em Cardiff, enquanto a final está marcada para o sábado, às 11h, em Wembley.
No futebol feminino, as semifinais serão na segunda: França x Japão (13h, Londres) e Canadá x Estados Unidos (15h45, Manchester). A briga pelo terceiro lugar e a decisão do ouro serão na quinta, às 9h e às 15h45m, respectivamente.
Braço quebrado logo aos seis minutos
jogadores da Coreia do Sul comemoram vitória sobre a Grã-Bretanha futebol (Foto: AFP)Ji comemora o gol da Coreia que abriu o placar no confronto com a Grã-Bretanha (Foto: AFP)
Logo aos seis minutos, uma imagem chocante: o britânico Allen deu um carrinho em Changso Kim, que caiu e quebrou o braço. O coreano teve que ser substituído por Jaesuk Oh logo em seguida.
Melhor em campo, a Coreia do Sul abriu o placar aos 28 com ajuda do goleiro Butland: Dongwon Ji arriscou de fora da área, o camisa 1 da Grã-Bretanha pulou atrasado e engoliu o frango.
Mas a reação dos donos da casa veio rápido. Aos 33, Bertrand chutou, a bola bateu no braço de dois asiáticos dentro da área e o árbitro colombiano Wilmar Roldan deu pênalti. Ramsey cobrou no canto direito, o goleiro Sungryong Jung chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol de empate: 1 a 1.
O time treinado por Stuart Pearce teve a grande chance de virar aos 38, quando o juiz marcou outro pênalti para a Grã-Bretanha: Seokho Hwang derrubou Sturridge na área, mas Ramsey bateu no canto esquerdo, Sungryong Jung pulou certo e defendeu.
Na etapa final, o goleiro coreano teve que ser substituído aos 16 por Bumyoung Lee após choque com Micah Richards na área. O britânico também levou a pior e deixou o gramado para a entrada de Dawson.
O veterano Giggs, ídolo do Manchester United, só entrou em campo aos 39 do segundo tempo, no lugar do atacante Bellamy. Com o 1 a 1 no placar, a partida foi para a prorrogação. A Coreia do Sul chegou a assustar a Grã-Bretanha, mas as duas equipes tiveram poucas chances.
Nos pênaltis, Ramsey abriu a disputa marcando para os donos da casa. Em seguida, Jacheol Koo, Cleverley, Sungdong Baek, Dawson, Seokho Hwang, Giggs e Jongwoo Park também balançaram a rede. Sturridge perdeu a quinta cobrança da Grã-Bretanha, com defesa de Lee  no canto esquerdo. Sungyueng Ki bateu bem e fechou a vitória da Coreia do Sul por 5 a 4.

Seis gols, muita emoção, erros e até voadora: México vence e vai à semi

Mexicanos batem Senegal por 4 a 2 na prorrogação e vão enfrentar o Japão nas semifinais do futebol masculino

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
18 comentários
Naquela que talvez tenha sido a melhor partida até o momento do torneio de futebol masculino, o México derrotou Senegal por 4 a 2 e avançou às semifinais dos Jogos Olímpicos. Em jogo repleto de chances de gol, muita bola na rede e até uma voadora desleal de Souare, os mexicanos chegaram a abrir dois gols, mas cederam o empate e precisaram da prorrogação para carimbar a classificação, em Wembley.
Com o resultado, o torneio de futebol masculino já tem sua primeira semifinal definida. Na terça-feira, também em Wembley, os mexicanos enfrentam o Japão, que eliminou o Egito. A outra semifinal será decidida ainda neste sábado. O vencedor de Brasil x Honduras enfrentará quem avançar do confronto entre Coreia do Sul x Grã-Bretanha.
javier aquino mexico gol senegal futebol londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Javier Aquino celebra o segundo gol mexicano (Foto: Agência Reuters)
Gol mexicano. Pressão senegalesa
O jogo começou movimentado em Wembley. Senegal tomou a iniciativa mas, com o meio-campo leve e rápido, o México chegava bem nos contra-ataques. E em um deles, logo aos dez minutos, Giovanni dos Santos foi derrubado. Na cobrança, o próprio camisa 10 levantou na área e, de costas para o gol, Enriquez desviou de cabeça, surpreendendo o goleiro Ousmane Mane: 1 a 0.
O gol não intimidou os senegaleses. Pelo contrário. Agressivos, os africanos se mandaram ao ataque e tiveram boas oportunidades para empatar na primeira etapa. Debaixo de chuva, os torcedores viram Senegal chegar forte, principalmente pela esquerda, com Sadio Mane e Souare. Artilheiro do torneio olímpico, Moussa Konaté teve pelo menos duas chances de gol, mas pecou na pontaria.
Konaté, de apenas 19 anos, também foi alvo de vaias. Aos 26, ele invadiu a área e caiu após dividida com Jimenez. O africano pediu a marcação de um pênalti, mas foi imediatamente vaiado pela torcida inglesa, que tem horror a simulações.
Apesar da pressão de Senegal, foi o México que quase ampliou no fim do primeiro tempo. Aos 42, após contra-ataque puxado por Giovanni dos Santos, Fabian cruzou da esquerda na cabeça de Peralta, que tirou do goleiro, mas a bola passou rente à trave.

Chuva de gols perdidos
Na volta para o segundo tempo, o temporal deu uma trégua, e o sol brilhou em Wembley. Em campo, no entanto, uma chuva de gols perdidos. Senegal voltou a mil por hora. Koyate arriscou com muito perigo de longe, o goleiro mexicano Corona operou um milagre em cabeçada de Souare, Yero e Sadio Mane chutaram sem direção de dentro da área. Tudo isso antes dos 15 minutos da etapa final.
Konate Comemoração, senegal x méxico, Futebol (Foto: Agência EFE)Artilheiro do torneio, Konaté marcou seu quinto gol, mas deu adeus aos Jogos (Foto: Agência EFE)
O México também esteve perto de ampliar. Após linda tabela de Giovanni dos Santos com Fabian, o camisa 10 invadiu a área, mas o pé do goleiro salvou Senegal. Com o jogo totalmente aberto, não demorou para o México chegar ao segundo. Após contra-ataque, Aquino aproveitou o rebote de Mane e chutou forte para ampliar: 2 a 0.
Superação e covardia
Jogo decidido? Não para Senegal. Com Souare endiabrado pela esquerda, a seleção africana continuou atacando com perigo. E aos 23, a bola que tanto teimou em não entrar finalmente acabou na rede mexicana. Souare cruzou na medida para Konaté marcar seu quinto gol na competição e se isolar ainda mais na artilharia do torneio.
O gol incendiou ainda mais a partida. Com uma velocidade impressionante, Senegal encurralou o México em seu campo de defesa. E, de tanto insistir, chegou ao empate. Souare cobrou escanteio, e Balde subiu mais alto para marcar o segundo dos africanos. Emoção dentro e fora do gramado de Wembley. O técnico Addoukarime Diouf foi aos prantos no banco de reservas. Tudo igual, aos 30 minutos do segundo tempo.
O gol do empate senegalês pôs fogo na partida, mas a bola foi deixada de lado nos 15 minutos finais do tempo regulamentar. Tensas, as duas seleções apelaram para faltas duras e até agressões. Em uma delas, Souare - um dos responsáveis pela reação de Senegal - acertou uma voadora covarde na nuca de Herrera. A arbitragem viu o lance, mas deu apenas o amarelo para o meia.
Falhas bisonhas dão vitória ao México
Em um jogo de tantas mudanças e domínios alternados, a prorrogação foi do México. Com o time aparentemente mais inteiro fisicamente, os mexicanos se mandaram ao ataque, mas esbarraram, em um primeiro momento, no goleiro Mane – uma espécie de muralha senegalesa no tempo extra.
O arqueiro fez defesas sensacionais em chutes de Fabian e Herrera. Porém, nada pôde fazer diante de falhas tão bisonhas de sua dupla de zaga. Primeiro, antes do fim da primeira etapa, Gueye escorregou na área, Giovanni dos Santos roubou a bola e bateu na saída do goleiro: 3 a 2. Na segunda etapa, foi a vez de Ba. Ao tentar recuar uma bola para o goleiro, o capitão de Senegal cabeceou fraco, Herrera se antecipou, deu um chapéu no goleiro e selou a classificação mexicana: 4 a 2.

Roma pode oferecer R$ 30 milhões pelo são-paulino Rhodolfo, diz jornal

Apesar de já ter contratado Leandro Castán, 'Corriere dello Sport' indica interesse do clube italiano pelo brasileiro. Mercado fecha no fim do mês

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália
105 comentários
rhodolfo são paulo Rhodolfo (Foto: João Pires/VIPCOMM)Rhodolfo seria alvo do Roma (João Pires/VIPCOMM)
O Roma viu Juan voltar ao Brasil, mais precisamente para o Internacional, mas ainda assim poderia ter uma zaga formada por brasileiros. Depois de contratar Leandro Castán, do Corinthians, o clube italiano poderia oferecer até € 12 milhões (R$ 30 milhões) para ter Rhodolfo, do São Paulo. As informações são do jornal "Corriere dello Sport".
De acordo com a publicação, o São Paulo não desejaria vender o seu defensor por um valor inferior a € 15 milhões (R$ 37,35 milhões). Rhodolfo tem contrato até 2016 e seria desejo do clube há algum tempo. O diretor Walter Sabatini, inclusive, estaria à frente das negociações e espera um princípio de acordo na segunda-feira.
Se o negócio não der certo, o Roma já tem um outro brasileiro como alvo: Douglas, do Twente, naturalizado holandês recentemente. Além de Castán, ele se juntaria ao lateral-esquerdo Dodô, aos meio-campistas Marquinho, Taddei e Jonatan Lucca.