sábado, 4 de agosto de 2012

Grã-Bretanha vacila nos pênaltis e está fora: Coreia do Sul pegará o Brasil

Donos da casa perdem cobranças durante o empate de 1 a 1 e na disputa após a prorrogação e estão eliminados do torneio de futebol masculino

Por GLOBOESPORTE.COM Cardiff, País de Gales
27 comentários
A Grã-Bretanha está fora do torneio de futebol masculino em casa. O "Team GB" vacilou nos pênaltis neste sábado, em Cardiff (País de Gales), e foi eliminado pela Coreia do Sul, que enfrentará o Brasil na semifinal de terça-feira, em Manchester. Após o empate de 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, os asiáticos venceram por 5 a 4 na disputa de penalidades.
Ramsey, do Arsenal, e Sturridge, do Chelsea, foram os vilões no Millennium Stadium lotado com 74 mil pessoas. O primeiro marcou de pênalti após a Coreia sair na frente com Dongwon Ji, mas depois desperdiçou uma cobrança ainda no primeiro tempo que poderia ter mudado a história do jogo. Na disputa de penalidades, o atacante dos Blues errou a última batida britânica e viu os rivais venceram por 5 a 4.
Jung Sung-ryong goleiro da Coreia do Sul defende pênalti contra a Grã-Bretanha (Foto: AP)Jung pega o pênalti de Ramsey, que poderia ter mudado a história do jogo em Cardiff (Foto: AP)
A Coreia também teve dois heróis no gol. O primeiro pênalti, perdido por Ramsey aos 38 da etapa inicial, foi defendido por Sungryong Jung. Mas o goleiro saiu machucado no segundo tempo e viu o substituto, Bumyoung Lee, brilhar na cobrança de Sturridge na decisão.
A eliminação da Grã-Bretanha mantém a sina da seleção inglesa, que forma a base do "Team GB", de sofrer com disputas de pênaltis em grandes competições: em 1990, os ingleses foram derrotados pela Alemanha na semifinal da Copa do Mundo; em 1996, caíram de novo para os alemães na semifinal da Eurocopa; em 1998, foi a vez da Argentina eliminá-los nas oitavas de final do Mundial na França; em 2004 e 2006, Portugal venceu nas quartas da Eurocopa e da Copa, respectivamente; e neste ano, o "English Team" deu adeus à Euro contra a Itália nas quartas. A última vitória nos pênaltis foi na Euro de 1996 contra a Espanha, pelas quartas.
A partida entre Brasil e Coreia será terça às 15h45m (de Brasília), no Estádio Old Trafford, com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM. A outra semifinal será no mesmo dia entre México e Japão, às 13h, no Estádio de Wembley, em Londres. A disputa da medalha de bronze será na próxima sexta, às 15h45m, em Cardiff, enquanto a final está marcada para o sábado, às 11h, em Wembley.
No futebol feminino, as semifinais serão na segunda: França x Japão (13h, Londres) e Canadá x Estados Unidos (15h45, Manchester). A briga pelo terceiro lugar e a decisão do ouro serão na quinta, às 9h e às 15h45m, respectivamente.
Braço quebrado logo aos seis minutos
jogadores da Coreia do Sul comemoram vitória sobre a Grã-Bretanha futebol (Foto: AFP)Ji comemora o gol da Coreia que abriu o placar no confronto com a Grã-Bretanha (Foto: AFP)
Logo aos seis minutos, uma imagem chocante: o britânico Allen deu um carrinho em Changso Kim, que caiu e quebrou o braço. O coreano teve que ser substituído por Jaesuk Oh logo em seguida.
Melhor em campo, a Coreia do Sul abriu o placar aos 28 com ajuda do goleiro Butland: Dongwon Ji arriscou de fora da área, o camisa 1 da Grã-Bretanha pulou atrasado e engoliu o frango.
Mas a reação dos donos da casa veio rápido. Aos 33, Bertrand chutou, a bola bateu no braço de dois asiáticos dentro da área e o árbitro colombiano Wilmar Roldan deu pênalti. Ramsey cobrou no canto direito, o goleiro Sungryong Jung chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol de empate: 1 a 1.
O time treinado por Stuart Pearce teve a grande chance de virar aos 38, quando o juiz marcou outro pênalti para a Grã-Bretanha: Seokho Hwang derrubou Sturridge na área, mas Ramsey bateu no canto esquerdo, Sungryong Jung pulou certo e defendeu.
Na etapa final, o goleiro coreano teve que ser substituído aos 16 por Bumyoung Lee após choque com Micah Richards na área. O britânico também levou a pior e deixou o gramado para a entrada de Dawson.
O veterano Giggs, ídolo do Manchester United, só entrou em campo aos 39 do segundo tempo, no lugar do atacante Bellamy. Com o 1 a 1 no placar, a partida foi para a prorrogação. A Coreia do Sul chegou a assustar a Grã-Bretanha, mas as duas equipes tiveram poucas chances.
Nos pênaltis, Ramsey abriu a disputa marcando para os donos da casa. Em seguida, Jacheol Koo, Cleverley, Sungdong Baek, Dawson, Seokho Hwang, Giggs e Jongwoo Park também balançaram a rede. Sturridge perdeu a quinta cobrança da Grã-Bretanha, com defesa de Lee  no canto esquerdo. Sungyueng Ki bateu bem e fechou a vitória da Coreia do Sul por 5 a 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário