quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Peixão no mar! Rodrigo Santoro surfa em praia do Rio

Ator esteve na praia da Macumba nesta quinta-feira, 18.
Do EGO, no Rio
Tamanho da letra
Rodrigo Santoro aproveitou a quinta-feira, 18, para se jogar no mar da praia da Macumba, Zona Oeste do Rio. O ator, que faz participação na série "Afinal, o que querem as mulheres?", mostrou sua habilidade com a prancha e corpão na camisa coladinha.

.Dilson Silva/-Ag news

Rodrigo Santoro surfou as ondas da praia da Macumba


.Dilson Silva/-Ag news

Rodrigo Santoro a espera das ondas



.Dilson Silva/-Ag news

Rodrigo Santoro



.Dilson Silva/-Ag news

Rodrigo acena para o paparazzo


.Dilson Silva/-Divulgação

Rodrigo Santoro

Copa no Beira-Rio: candidatos a presidente têm visões diferentes

Luigi só investirá na ideia se tiver a certeza de que reforma não prejudicará o clube, e Affatato tem projeto como prioridade

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Giovanni Luigi Pedro Affatato InternacionalLuigi e Affatato disputam presidência do Inter
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
O Beira-Rio será, muito provavelmente, a sede gaúcha da Copa do Mundo de 2014, seja quem for o presidente eleito pelos sócios do Inter em 4 de dezembro. Mas é visível uma diferença na visão dos candidatos (e de seus grupos, especialmente) sobre o tamanho do esforço que o clube deve fazer para receber o Mundial. Giovanni Luigi usa a cautela; Pedro Affatato, a empolgação.
E é justificável. Do lado de Luigi, estão os dirigentes mais ligados ao futebol do Inter. Na sustentação a Affatato, aparecem nomes que, nos últimos anos, estiveram mais vinculados às pastas administrativas. O segundo grupo teve um vínculo maior com todo o projeto de reformulação do Beira-Rio para ser sede da Copa. Foi o próprio candidato quem encabeçou o projeto.
Entre a turma do futebol, causou preocupação a série de exigências feita pela Fifa há cerca de um mês. O encarecimento do projeto, orçado inicialmente em R$ 150 milhões, desanimou alguns dirigentes. “Que deixem isso com o Grêmio”, chegou a dizer um deles. No final das contas, o bicho não parece tão feio. Um dos pedidos da Fifa, o rebaixamento do campo, está em vias de ser contornado pelo clube.
Luigi quer a Copa do Mundo no Beira-Rio. Mas faz ressalvas. Em resumo, vê o Mundial como algo importante para o clube, mas não necessário.
- Temos que analisar com todo o cuidado os ganhos que o associado do Inter terá se recebermos a Copa. Nossa prioridade sempre será o futebol. Não adianta um presidente querer colocar seu nome como o dirigente que reformou o Beira-Rio para a Copa se isso não for bom para o clube e para os sócios – disse Luigi.
Affatato, por ter maior envolvimento com o projeto, fala das reformas no Beira-Rio com empolgação. Fazer do estádio a sede da Copa é uma plataforma política dele.
- Eu tenho mais interesse no projeto do que qualquer outro colorado. Fui eu que organizei o projeto – afirmou Affatato.
Os dois candidatos garantem que o futebol não será afetado pelas reformas exigidas para o Beira-Rio receber a Copa. Serão orçamentos diferentes, dizem eles. O que cada um dos postulantes analisará é se vale a pena pegar um empréstimo e endividar o clube por causa do Mundial. Luigi promete analisar a situação com todo o cuidado. Affatato assegura que o projeto é auto-sustentável.

Superliga feminina dá pontapé inicial com homenagem à seleção brasileira

Treze das 14 vice-campeãs mundiais vão disputar a competição

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
Das 14 jogadoras brasileiras que disputaram o Mundial do Japão, 13 vão disputar a Superliga feminina. A competição, que começa no dia 27, foi apresentada nesta quinta-feira com uma homenagem ao time que conquistou a prata em Tóquio e às campeãs olímpicas. Das jogadoras que chegaram esta semana do Japão, apenas Natália e Carol Gattaz não estiveram presentes. Das medalhistas em Pequim, somente Fofão, que está jogando no Fenerbahçe, na Turquia, não participou do evento.
jogadoras no lançamento da Superliga de vôleiJogadoras recebem homenagem no lançamento da Superliga de vôlei (Foto: Márcia Feitosa / VIPCOMM)
- O desempenho foi extraordinário, mas agora vamos para a maior Superliga de todos os tempos, com todas as campeãs olímpicas, menos a Fofão, aqui. Nenhum país tem a capacidade de ter tantos campeões mundiais de todas as categorias em campeonatos como aqui - disse o presidente da CBV, Ary Graça, lembrando também da disputa masculina.
Dos 12 times da Superliga, o que conta com mais atletas da atual seleção é o Osasco, com seis: Adenízia, Camila Brait, Jaqueline, Natália, Thaisa e Sassá.
O Rio de Janeiro tem quatro - Carol Gattaz, Dani Lins, Fabi e Sheilla, mas em breve contará com a volta de Mari, que se recupera de uma cirurgia no joelho e, por isso, não pôde ir ao Japão.
No Vôlei Futuro, situação parecida. O time de Fabiana e Joycinha espera a recuperação de Paula Pequeno, também cortada antes do Mundial. Fabíola, do Pinheiros, completa a lista das vice-campeãs mundiais na Superliga. A exceção é Fernanda Garay, que joga no NEC, do Japão.
 

Anderson Varejão e Nenê concorrem a vaga no All-Star Game

NBA divulga lista de 120 atletas que podem ser escolhidos pelos fãs

Por GLOBOESPORTE.COM Los Angeles, EUA
montagem varejão e e nenê NBAVarejão e Nenê tentam um lugar no All-Star Game
(Foto: AFP)
A NBA divulgou nesta quinta-feira o nome dos jogadores que estão concorrendo a uma vaga no All-Star Game, que será disputado no dia 20 de fevereiro de 2011, no Staples Center, em Los Angeles. Dos quatro brasileiros na liga, Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, e Nenê, do Denver Nuggets, foram indicados para a votação popular, que acontece até 23 de janeiro.
Os dois jogadores fazem parte de uma lista de 120 atletas, 60 de cada conferência, escolhidos por um grupo de jornalistas que cobre regularmente a NBA. Varejão concorre a um lugar como pivô no leste, ao lado de nomes como Dwight Howard, do Orlando Magic, e Shaquille O'Neal, do Boston Celtics, e Joakim Noah, do Chicago Bulls.
Nenê disputa uma vaga na mesma posição, só que no time do oeste. Yao Ming, do Houston Rockets, Emeka Okafor, do New Orleans Hornets, Marc Gasol, do Memphis Grizzlies, e Andrew Bynum, do Los Angeles Lakers.

Capitão, Léo Moura pede atitude ao Fla para conseguir derrotar o Bugre

Lateral-direito diz que o time precisa impor seu ritmo desde o início da partida deste sábado. Jogador elogia qualidade do ataque rubro-negro

Por Felippe Costa e Richard Souza Rio de Janeiro
Treino do Flamengo - Leo MouraLéo Moura durante treino do Fla, no Ninho do Urubu
(Foto: Ricardo Ramos / Vipcomm)
Um dos jogadores mais identificados com o Flamengo, Léo Moura espera que o time tenha atitude para conseguir a vitória na importante partida contra o Guarani, neste sábado, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão. No coletivo desta quinta-feira, o capitão incentivou muito seus companheiros, principalmente após jogadas ofensivas que eram desperdiçadas. Segundo ele, além da vontade, é preciso aproveitar o momento ruim do adversário.
- Os jogadores da frente precisam do apoio. Às vezes, quando perdem um gol feito, temos de cobrar, mas ao mesmo tempo incentivar, dar moral. Como capitão, quero ajudar com uma palavra de incentivo. Eles vão dar o retorno dentro de campo. Vamos fazer um bom jogo. Pelos treinos, a equipe está confiante. Precisamos respeitar o Guarani, que está em situação muito mais complicada. Dentro do Engenhão, temos de fazer o nosso papel, tirando proveito do momento do adversário. Não podemos ficar só esperando as coisas acontecerem. Temos de ter atitude para conseguir logo o resultado. Tranquilidade, seriedade e concentração. O Flamengo assim dificilmente é batido - afirmou.
Mesmo não tendo um bom rendimento no Campeonato Brasileiro, o ataque rubro-negro foi elogiado pelo capitão. Para Leo Moura, o time tem jogadores de qualidade, o que facilita na criação das jogadas. Contra o Bugre, Luxemburgo vai promover o retorno do ataque D2. Diogo e Deivid terão uma nova chance de funcionar. No treino desta quinta, a dupla se esforçou, buscou jogo e criou o gol dos reservas sobre os titulares, nos 50 minutos abertos à imprensa. Diogo pressionou a saída de bola da equipe adversária e passou para Deivid concluir.
- É bom para quem joga pelos lados, temos mais referência dentro da área, dois jogadores inteligentes, que sabem se movimentar. Kleberson e Renato dão opções. Vai ser bom chegar na linha de fundo e ter dois, três jogadores dentro da área. A equipe está evoluindo. O coletivo de ontem (quarta) foi bom, hoje também criamos jogadas, os jogadores de frente estão fazendo gols, isso dá mais motivação, mais confiança para quem está atrás defender e quem está na frente definir o jogo - frisou.
A provável escalação do Rubro-Negro: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Correa (Maldonado), Kleberson e Renato; Diogo e Deivid.
Com 40 pontos na classificação, o Flamengo precisa de uma vitória diante do Guarani, que tem 37, para definir seu futuro no Nacional. Apesar de não ter figurado no Z-4 uma vez sequer, está sob ameaça de rebaixamento. Os jogadores do Fla já iniciaram a concentração para a partida. Nesta sexta, farão o último treino, à tarde, no CT, em Vargem Grande.

Robert Scheidt e Bruno Prada são campeões de Star no Rio

Torben Grael e Marcelo Ferreira são os vices, e Lars Grale e Ronald Seifert terminam a competição na terceira colocação

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Robert Scheidt e seu proeiro Bruno Prada ganharam o título brasileiro de Star, no Rio de Janeiro, superando Torben Grael e Marcelo Ferreira, que foram os vice-campeões, e Lars Grael e Ronald Seifert, os terceiros colocados. Scheidt e Prada garantiram a conquista com um sétimo e um décimo lugares nas duas regatas disputadas sob ventos fracos nesta segunda-feira na Baía da Guanabara.
A competição foi a primeira seletiva para a formação da equipe brasileira de vela olímpica para 2011.
- Os ventos estavam mesmo muito fracos e fomos mal na primeira regata, que o Torben (Grael) e o Marcelo (Ferreira) acabaram vencendo - disse Scheidt.
- Fizemos uma segunda prova de muita marcação. Fomos mal de novo, ficamos em décimo, mas o Torben e o Marcelo terminaram em 14º e ficamos com o título - acrescentou Prada.
Classificação final do Brasileiro de Star após seis regatas e o descarte do pior resultado:
1º Robert Scheidt e Bruno Prada, 12 pontos perdidos (1+2+1+1+7+10)
2º Torben Grael e Marcelo Ferreira, 15 pontos perdidos (3+3+2+6+1+14)
3º Lars Grael e Ronald Seifert, 18 pontos perdidos (7+1+8+3+6+1)
4º André Mirsky e Maurício Bueno, 18 pontos perdidos (2+9+3+10+2+2)
5º Gastão Brun e Gustavo Kunze, 20 pontos perdidos (4+4+6+11+3+3)

Após o título de Vettel, saiba quem sobe e quem desce na Fórmula 1

Temporada 2010 viu o crescimento da RBR e o retorno frustrante de Schumi

Por Rafael Lopes Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes
A temporada da Fórmula 1 chegou ao fim no domingo com um desfecho surpreendente: título para Sebastian Vettel, o garoto de 23 anos que se torna o mais jovem campeão da história da categoria. Mas o roteiro do campeonato não se resume ao piloto alemão. Ao longo das 19 etapas, teve gente subindo e gente descendo. Do crescimento da RBR à decepção com Michael Schumacher, saiba quem se deu bem e quem se deu mal em 2010.
QUEM SOBE:
Vettel GP Abudhabi
Sebastian Vettel (RBR)
Após um início irregular, o jovem alemão cresceu na reta final do campeonato e foi decisivo nas últimas corridas, com vitórias em Interlagos e Abu Dhabi. Acbou se tornando o campeão mais jovem da história da F-1.
Mark Webber no GP da Coréia de F1
Mark Webber (RBR)
Não ganhou a taça, mas provou que tem condições de disputar o título mundial. Aos 34 anos, pode ter perdido a chance de sua vida, mas foi o piloto que menos errou ao longo da temporada 2010 da Fórmula 1.
Alonso nos boxes do treino da F1 em Abu Dhabi
Fernando Alonso (Ferrari)
Apesar do polêmico episódio do GP da Alemanha, quando fez pressão para que a equipe fizesse Massa lhe ceder a liderança, também andou bem na reta final. Levou o carro nas costas em várias ocasiões.
Vettel no treino em Abu Dhabi
RBR
Construiu o melhor carro do ano e deu igualdades de condições a seus dois pilotos ao longo de toda a temporada (à exceção do lapso no GP da Inglaterra). No fim das contas, foi a vitória do time que foi mais esportivo.
fórmula 1 kobayashi saiuber gp da coreia do sul Yeongam
Kamui Kobayashi (Sauber)
O japonês surpreendeu e se destacou com suas ultrapassagens ousadas, que lhe renderam muitos fãs na F-1. Vale destacar também sua habilidade em andar rápido com os pneus duros no início das corridas.
QUEM DESCE:
Michael Schumacher em Suzuka, GP do Japão
Michael Schumacher (Mercedes)
No retorno após três anos afastado, atravessou uma temporada para esquecer. O alemão teve um desempenho pífio e foi amplamente superado pelo companheiro de equipe, Nico Rosberg. Não conseguiu um pódio sequer.
Felipe Massa
Felipe Massa (Ferrari)
Não se entendeu com os pneus deste ano e acabou amplamente superado por Fernando Alonso, que acaba de chegar à Ferrari e já tomou sua frente. Não correspondeu às expectativas depositadas nele.
Jarno Trulli nos boxes da Lotus
Jarno Trulli (Lotus)
Veterano, o italiano foi amplamente superado pelo companheiro Heikki Kovalainen, que não é nenhum espetáculo. Desmotivado, parece estar nos últimos capítulos de sua carreira na Fórmula 1.
Massa no treino da F1 em Abu Dhabi
Ferrari
Ao contrário da RBR, a equipe italiana sai marcada pelo incidente do GP da Alemanha, quando cedeu aos apelos de Alonso e mandou Massa dar passagem. Na última prova do ano, acabou castigada com a perda do título.
Bruno Senna Hispania treino livre GP do Japão Suzuka
Hispania
Há muito tempo não se via uma equipe tão ruim na Fórmula 1. Bruno Senna, Karun Chandhok, Sakon Yamamoto e Christian Klien sofream ao volante do péssimo carro da equipe espanhola.
 

Ascanelli, que trabalhou com Senna, diz que Vettel é do nível do brasileiro

Em entrevista à revista Autosport, diretor técnico da STR afirma que foi tocado pela perfeição duas vezes na sua carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes
sebastian Vettel RBR do gp de Abu Dhabi bandeiradaCampeão no domingo, Vettel está com moral alta
(Foto: agência Reuters)
Sebastian Vettel se tornou no último domingo o piloto mais novo a ser campeão da Fórmula 1. E para Giorgio Ascanelli, diretor-técnico da STR, ele pode chegar muito mais longe. O dirigente teria dito à revista Autosport que o alemão de 23 anos tem um talento do nível de Ayrton Senna.
Ascanelli conheceu bem os dois pilotos. Ele trabalhou com Senna na McLaren em 1992 e 93, e com Vettel na STR em 2007 e 2008.
- Eu sou um homem muito sortudo, porque no início da minha carreira e agora no fim, eu fui tocado pela perfeição. Eu disse há dois anos que Sebastian Vettel seria campeão do mundo e aqui estamos.
Apesar de comparar os talentos, o italiano prefere não fazer previsões sobre quantos títulos Vettel vai ganhar ou se ele vai igualar o tricampeonato de Ayrton Senna, ou chegar perto do hepta de Michael Schumacher.
- Não dá para saber quantos campeonatos ele pode vencer. Citando Ron Dennis, vencer um campeonato é relativamente fácil, mas estar de maneira consistente no topo é muito difícil. Esta é a parte complicada, mas acho que Sebastian tem a força de vontade para isso. Ele vai ser um grande competidor por muito tempo.

Montillo treina leve e deve estar pronto para enfrentar o Vasco, no domingo

Argentino não sente mais dores na mão esquerda e deve ficar à disposição

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
Montillo CruzeiroMontillo treina na Toca II (Foto: Divulgação)
O torcedor cruzeirense pode respirar aliviado se depender do meia Montillo. Com um osso da mão esquerda trincado e um edema no tornozelo esquerdo, o jogador está otimista quanto à sua escalação diante do Vasco, neste domingo, às 19h30m (de Brasília), na Arena da Jacaré, em Sete Lagoas.
Montillo foi a campo nesta quinta-feira, pela primeira vez na semana, e fez apenas corridas leves em volta do gramado. De acordo com ele, as dores não incomodaram.
- Hoje me senti bem, trotei um pouco e não senti dor. Amanhã, se Deus quiser, quero poder treinar com o grupo para estar à disposição de Cuca para domingo.
O jogador deixou nas mãos do treinador a sua participação na partida de domingo, mas mostrou que quer estar em campo para ajudar.
- Se puder ser útil a equipe, eu vou estar em campo. Sem prejudicar. Se sentir que não estou bem para ajudar a equipe, não vou. Se Cuca pensar que posso ajudar o Cruzeiro, com certeza estarei à disposição. Espero que amanhã eu me sinta melhor que hoje.
 

Guerrón oferece 'garra e sangue' pela classificação para a Libertadores

Em boa fase no Atlético-PR, atacante equatoriano vê confronto difícil contra o Grêmio, neste sábado, na briga pela quarta posição do G-4

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Guerrón na partida do Atlético-PR contra o PrudenteGuerrón em campo na vitória sobre o Prudente por
2 a 1: 'Toda atenção será pouca'  (Foto: Ag. Estado)
Vindo de três vitórias consecutivas, o Atlético-PR se prepara para enfrentar um adversário direto na luta pela quarta vaga da Libertadores. O jogo com o Grêmio, neste sábado, no Olímpico, pode decidir qual equipe fica no G-4. Com 56 pontos somados, o Rubro-Negro está uma posição à frente do time gaúcho, que tem o mesmo número de pontos. O atacante Guerrón aproveita a boa fase e garante que raça não vai faltar para superar o rival.
- Sempre entro em campo com muita garra e disposto a dar sangue pelo meu time. Tive uma sequência grande de jogos, marquei gols e servi meus companheiros. Isso é importante. Uma motivação a mais - disse o equatoriano.
Para o jogador, o time paranaense deve ficar atento nesta reta final do Brasileirão para que a classificação para a Libertadores se torne uma realidade.
- Só dependemos dos nossos resultados e, se fizermos tudo certo, nos classificaremos. Faltam apenas três partidas para acabar o campeonato e, da mesma maneira que podemos ficar próximos de uma classificação, em caso de vitória, uma derrota complica bastante. Por isso, toda atenção com o Grêmio será pouca - alertou 'La Dinamita'.

Joel pede marcação implacável: ‘Quero atazanar a vida deles’

Com palavras firmes durante coletivo, treinador cobra pressão sobre o Internacional em jogo deste domingo, no Engenhão

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
joel santana no treino do botafogoJoel não dá mole no treino (Foto: Photocâmera)
Joel Santana comandou na tarde desta quinta-feira mais um coletivo visando ao jogo contra o Internacional, neste domingo, no Engenhão. E para mostrar o espírito de decisão que deseja ver incorporado nos jogadores do Botafogo, usou frases firmes para cobrar pressão no sistema de marcação, principalmente na saída de bola do adversário.
- Eu quero destruir. Eu quero atazanar a vida deles! - gritou.
Em outro momento, exigiu seriedade e futebol simples com objetividade:
- Não tem conversa e não tem jogo bonito!
O treinador parou o coletivo em diversas oportunidades para corrigir o posicionamento e mostrar a melhor opção de jogada. Joel Santana não restringiu suas instruções à marcação. Em alguns momentos cobrou agressividade no ataque e também lembrou a importância de simplificar, destacando que as bolas aéreas continuam o ponto forte do Botafogo. No fim, empate em 0 a 0 entre titulares e reservas.
- Termina a jogada na área, senão eu tomo o contra-ataque. Se está ruim, bota no feijão.
Caio botafogoGripado, Caio foi ao treino de chinelos e bermuda
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Leandro Guerreiro, um dos principais nomes defensivos do Botafogo, destacou a importância de uma marcação eficiente para anular as principais peças do Internacional e fazer a equipe mostrar sua autoridade dentro do Engenhão.
- O time que deseja ganhar precisa fazer boa marcação, e essa é a preocupação do treinador. O Botafogo tem que pressionar para vencer, pois é o único resultado que interessa - destacou.
Assim como na véspera, Jobson treinou separadamente em General Severiano e Caio seguiu vetado por causa de uma gripe. Ambos ainda são dúvida para o jogo contra o Internacional, com menos chances para o primeiro, punido por indisciplina. Depois de defenderem suas respectivas seleções, Jefferson e Loco Abreu retornam ao Botafogo nesta sexta. A equipe titular nesta quinta-feira foi Renan, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Márcio Rosário; Alessandro, Fahel, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Alex e

Vasco quer usar rúgbi como ‘mola propulsora’ para construção de Arena

Clube começa a traçar um plano estratégico para os próximos cinco anos

Por Fred Huber e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
São JanuárioSão Januário pode passar por grandes obras
e se tornar Arena (Foto: Globoesporte.com)
Inicialmente vista apenas como uma chance de melhorias de São Januário, a adesão do Vasco ao projeto olímpico pode se desdobrar em algo muito maior. A diretoria cruzmaltina trabalha com a ideia de aproveitar a inserção nas Olimpíadas para desenvolver um projeto de modernização geral do estádio. Impulsionado pelos investimentos para os Jogos, o clube quer transformar seu “caldeirão” em uma Arena nos padrões exigidos pela Fifa para receber grandes eventos.
A verba para isso viria de duas fontes. A primeira, dos governos federal, estadual e municipal, que se encarregarão dos ajustes necessários para a adequação para o rúgbi. Para o projeto se transformar na Arena, o clube teria o apoio de empresas privadas que, em troca, teriam algumas concessões, no linha do que fez o Grêmio.
- O cavalo encilhado está passando. Precisamos aproveitar a oportunidade e colocar os interesses do clube em primeiro lugar. Além dos investimentos públicos no estádio, há o projeto de revitalização de São Cristóvão, através do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento, do governo federal). Isso vai contribuir para melhorar a acessibilidade de São Januário e facilitar a viabilização da exploração comercial da Arena. O Vasco tem que sair da inércia. Temos que pensar grande e trabalhar para isso. A Arena é um projeto possível. O clube colocaria suas receitas em um patamar superior ao atual, como por exemplo a exploração de modernos camarotes e assentos de negócio. O rúgbi vai ser a mola propulsora para a Arena. Se todos trabalharem juntos pelo clube, podemos conseguir – explica Cristiano Koehler, Diretor Geral do Vasco.
O projeto para a Arena será elaborado apenas depois que todos os trâmites envolvendo o rúgbi sejam solucionados. No momento, o clube espera a aprovação do Conselho Deliberativo para enviar ao COI o Termo de Garantia de Cessão. Depois disso, o Vasco receberá da entidade o Termo de Referência para a elaboração do projeto básico para as Olimpíadas.
- Vamos ver o que o projeto básico do rúgbi exige e comparar com o que queremos para a Arena. A partir daí, desenvolvemos o projeto geral. A ideia é que a Arena seja multiuso, moderna, coberta, rentável e adversa para os concorrentes esportivos, com maior interação da torcida. Ela vai ser construída para isso. Mas também vai poder ser usada para eventos diversos, como shows e feiras. Queremos uma Arena com opções de entretenimento para os torcedores, que hoje São Januário não tem, com restaurantes, praças de alimentação, assentos de negócio, área comercial...Nosso objetivo é um local com padrões Fifa, que poderá nos trazer muitas fontes de renda – afirma Koehler.
Plano Estratégico para cinco anos
Está muito bem encaminhada essa questão (conseguir terrenos para contrução de CT). Até o fim do ano poderemos anunciar onde são esses terrenos. Enquanto o CT for construído, vamos usar uma estrutura particular que já existe"
Cristiano Koehler, diretor geral do Vasco
Além da Arena, o Vasco se debruça hoje sobre um grande projeto. O clube começou nesta quarta a fazer reuniões para a elaboração de um plano estratégico para os próximos cinco anos. A intenção é traçar metas a serem cumpridas para que o Vasco desenvolva sua estrutura física, diminua sua dívida e aumente a receita.
- Queremos construir um CT para os profissionais e outro para as categorias de base, nossa fábrica de talentos. Também queremos construir um centro de esportes olímpicos, desde que seja auto-sustentável. A lei de incentivo ao esporte pode ser usada para captar recursos necessários na concretização destes projetos. No remo, tradição do clube, já obtivemos a aprovação do projeto para a revitalização do prédio da Sede Náutica e a construção de um moderno píer às margens da Lagoa. Temos que saber o que queremos fazer e como vamos fazer. O projeto não é para essa ou aquela diretoria. É um plano de desenvolvimento para o Vasco, ele está acima de todos nós. Devemos buscar a satisfação dos torcedores com vitórias e conquistas de títulos, aliando a gestão esportiva competitiva com a gestão organizacional, fundamental para gerar recursos para a manutenção do ativo de atletas. Nosso objetivo é conseguir a viabilidade financeira do clube, tornando-o superavitário (mais receitas que despesas) com maior capacidade de investimento no futebol, nosso foco principal.
Para a construção dos centros de treinamento, o clube ainda busca terrenos, que serão cedidos pelo governo, uma vez que o Vasco não pode fazer aquisições por conta de suas dívidas. O acerto está próximo.
- Está muito bem encaminhada essa questão. Até o fim do ano poderemos anunciar onde são esses terrenos. Enquanto o CT for construído, vamos usar uma estrutura particular que já existe. A ideia é que São Januário fique apenas para os jogos oficiais para preservar o campo.
Dívidas e Eletrobrás
Cristiano - diretor geral do VascoCristiano Koehler explica projetos do Vasco
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Grande barreira do Vasco, a dívida do clube é estimada em mais de R$ 300 milhões, entre questões trabalhistas, cíveis e tributárias. Esta última, inclusive, impede que o clube receba o patrocínio da Eletrobrás de forma direta. Um problema que a diretoria tem que contornar.
- Ou o clube quita sua dívida tributária que tem impedido a obtenção das certidões, o que é impossível com a disponibilidade financeira atual, já que ela (a dívida) é expressiva e parte inegociável, ou busca alternativas jurídicas argumentando e comprovando junto ao Tribunal Regional do Trabalho a necessidade de honrar os compromissos salariais com seus funcionários, como temos feito. A Justiça do Trabalho tem compreendido a situação financeira atual do clube e tem sido receptiva neste processo junto ao nosso patrocinador. A verba é relevante, por isso precisamos legalmente encontrar o melhor caminho, sem afetar a relação entre as partes envolvidas. Não há só questão tributária, estamos trabalhando forte para buscar também soluções ao passivo cível e trabalhista, com objetivo de minimizar gradativamente o impacto no caixa do clube.
O Plano Estratégico ficará pronto até o fim do ano para que possa ser colocado em prática já nos primeiros dias de 2011. Segundo Cristiano, todos os setores do clube participam do processo.

imon apita Vitória x Corinthians. Heber é sorteado para São Paulo x Flu

Gaúcho Leandro Vuaden vai arbitrar Cruzeiro x Vasco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Representante do Brasil nas últimas três Copas do Mundo, Carlos Eugênio Simon será o árbitro de Vitória x Corinthians, no próximo domingo, no Barradão. Já Heber Roberto Lopes terá a responsabilidade de apitar São Paulo x Fluminense, na Arena Barueri, no mesmo dia.
Os árbitros dos dez jogos da 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro foram decididos em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A definição dos juízes foi acompanhada por dirigentes de Flamengo, Fluminense e Cruzeiro.
Irritados com a atuação do Sandro Meira Ricci na partida contra o Corinthians, no último sábado, representantes do clube mineiro estiveram na entidade também para entregar um dossiê com supostos erros de arbitragem contra a equipe.
O próximo jogo do time celeste, contra o Vasco, domingo, em Sete Lagoas, será apitado pelo gaúcho Leandro Vuaden.
Sorteado para o próximo jogo do Fluminense, Héber Roberto Lopes foi alvo de críticas por parte de jogadores do Grêmio por não ter apontado um suposto pênalti de Leandro Euzébio sobre Jonas na partida disputada entre os tricolores no dia 28 de outubro, em jogo pela 32ª rodada. Já Simon tem uma polêmica relacionada ao Corinthians no currículo. No primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2002 (Corinthians 2 x 1 Brasiliense), o árbitro validou um gol em que o atacante Gil, então no time paulisa, teria feito falta em um defensor do time do Distrito Federal.
Confira os árbitros para os jogos da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Sábado - 19h30m
Grêmio x Atlético-PR - Sálvio Fagundes (SP)
Flamengo x Guarani - Wilton Sampaio (DF)
Grêmio Prudente x Ceará - Elmo Cunha (CE)
Domingo
17h
Vitória x Corinthians - Carlos Eugênio Simon (RS)
São Paulo x Fluminense - Heber Roberto Lopes (PR)
Botafogo x Internacional - Ricardo Ribeiro (MG)
Palmeiras x Atlético-MG - Marcos Chagas (RS)
19h30m
Cruzeiro x Vasco - Leandro Vuaden (RS)
Avaí x Atlético-GO - Evandro Rogério Roman (PR)
Goiás x Santos - Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Flu prefere esperar partida com o Palmeiras, e Emerson está vetado

Sentindo dores residuais no tornozelo esquerdo, Sheik não pega o São Paulo. Comissão decide esperar mais uma semana para escalá-lo

Por Cahê Mota e Diego Rodrigues Rio de Janeiro
Emerson no treino do FluminenseEmerson com a mão no tornozelo lesionado em
treino nesta quinta (Jorge Wiliam / Agência O Globo)
Ainda não vai ser dessa vez que o Fluminense terá Emerson de volta. Sentindo dores residuais no tornozelo esquerdo, o Sheik não está em plenas condições de enfrentar o São Paulo, domingo, às 17h (de Brasília), na Arena Barueri, pela 36ª rodada do Brasileirão, e a comissão técnica entrou em consenso de que a melhor opção é poupá-lo para o confronto com o Palmeiras, no dia 28, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
Emerson, que já tinha se queixado de um incômodo no mesmo local e ficou fora da partida contra o Goiás, treinou com o grupo na quarta e quinta-feira, mas não conseguiu se livrar das dores. A intenção era de que o Sheik fizesse uma reavaliação nesta sexta, antes da viagem para São Paulo, entretanto ficou decidido que o mais prudente é esperar mais uma semana. Com isso, Rodriguinho, Tartá e Washington disputam uma vaga ao lado de Fred no ataque.
Esta será a sexta partida consecutiva da equipe sem Emerson, que sofreu uma torção no tornozelo no empate por 0 a 0 com o Botafogo pela 30ª rodada. A partida marcava justamente seu retorno ao time após 42 dias se recuperando de um estiramento na coxa esquerda. O atacante entrou em campo nove vezes com a camisa do Flu neste Brasileirão e marcou sete gols.
Com 62 pontos, o Tricolor é o segundo colocado na competição, atrás apenas do Corinthians, que tem 63 e encara o Vitória, também domingo às 17h (de Brasília), no Barradão, em Salvador.
 

Boneco de Ronaldo some de placa histórica em Presidente Prudente

Objeto foi roubado dias atrás. Prefeitura da cidade mandou fazê-lo em homenagem ao primeiro gol do atacante com a camisa do Corinthians

Por Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo
placa homenagem ronaldo corinthiansA placa em homenagem a Ronaldo à época da
inauguração (Foto: Agência Lance)
A placa em homenagem ao primeiro gol de Ronaldo com a camisa do Corinthians não tem mais o atacante. Fixada ao lado do gramado do estádio Eduardo José Farah, o Prudentão, em Presidente Prudente, ela foi encontrada danificada dias atrás. E o boneco do Fenômeno que era soldado na placa foi roubado.
- Deve ter sido alguém do Rio de Janeiro que pegou para fazer macumba e o Corinthians não ser campeão – disse Seu Chico, zelador do Prudentão há 15 anos. O Fluminense, com um ponto a menos, briga pelo título brasileiro com o Timão.
Essa homenagem foi confeccionada pela Prefeitura de Presidente Prudente e inaugurada em julho do ano passado. O primeiro gol do camisa 9 pelo Timão foi marcado no dia 8 de março de 2009, no empate por 1 a 1 com o Palmeiras. Na comemoração, o Fenômeno subiu no alambrado com outros jogadores.
Só que o emaranhado de arame não agüentou e cedeu. Além da placa em homenagem ao gol, a prefeitura batizou o novo alambrado de “Fenomenal”.
Pelo Twitter, Ronaldo foi avisado do roubo por um internauta. Incrédulo, o craque corintiano apenas retwittou a mensagem e disse: “Sério????”.
 

Homenageado pelo São Paulo, Eder Jofre diz que time 'não entregará'

Pugilista festeja 50 anos do primeiro título mundial e diz que Tricolor não vai perder para o Flu apenas para prejudicar o Corinthians

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
Homenagem Eder JofreEder Jofre foi homenageado nesta quinta-feira
(Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
Ao olhar o grande painel recheado com fotos e sua trajetória, Eder Jofre conteve as lágrimas. Exatos 50 anos depois de se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de boxe, ao derrotar o mexicano Eloy Sanchez, no Olimpic Auditorium, em Los Angeles, o maior pugilista brasileiro recebeu uma homenagem do São Paulo, clube que defendeu sobre os ringues. Emocionado e com o tradicional bom humor, o ex-boxeador agradeceu o tributo.
- Eu não tenho outras palavras a não ser “muito obrigado”. Quero agradecer a todos do clube e aos torcedores, que escolheram muito bem. Aqui é meu clube, minha casa. Estou muito feliz, emocionado e contente – disse Eder, de 74 anos.
Durante a cerimônia, Eder foi presenteado com um quadro lembrando os 50 anos da conquista e um par de luvas autografado por todos os jogadores, comissão e diretoria do São Paulo. O evento foi prestigiado por dirigentes – o presidente Juvenal Juvêncio não compareceu por conta de uma viagem de urgência a Brasília.
O ex-pugilista aproveitou para dizer que o São Paulo não perderá de propósito para o Fluminense. Ao contrário de grande parte dos torcedores do São Paulo, ele não quer que o time perca a partida pelo Brasileirão, no próximo domingo, somente para prejudicar o rival Corinthians. Flu e Timão, além do Cruzeiro, são os clubes que estão na briga pelo título nacional.
- Que entregar... (a vitória para o Fluminense). Se o São Paulo entregasse algum jogo, eu não seria são-paulino – brincou.

O campeão mundial não espera o surgimento de um outro Eder no país (“Meu pai e minha mãe já morreram”, brincou). Ele, no entanto, pediu mais apoio ao esporte.
- O Brasil deveria reconhecer melhor seus atletas. Não é só o futebol, que eu adoro. Mas o Brasil tem muitas outras coisas. Precisamos dar valor aos atletas. Falta patrocínio. Se tivéssemos, teríamos outros nomes. Infelizmente, o boxe não evoluiu como deveria.
Sobre a luta do título, Eder se lembra bem. Recorda dos golpes, da torcida contra e do adversário. O pugilista, no entanto, guarda com carinho o momento final.
- O juiz me pegou pelo braço e disse que eu era o campeão. Olhei para o canto e vi meu pai, minha mãe. Não dá para esquecer. Você sozinho no ringue e com milhões de brasileiros na torcida.
Homenagem Eder JofreEder Jofre recebeu um quadro lembrando os 50 anos do seu título mundial (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)

Por toda a América, Libertadores 2011 começa a definir seus participantes

Sorteio dos grupos será no dia 25 de novembro, em Assunção, no Paraguai. 19 clubes já garantiram vaga na competição

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
Comemoração Giuliano gol Internacional, jogo Chivas Libertadores 2010Atual campeão, o Internacional vai defender o título
em 2011 (Foto: AFP)
No próximo dia 25 de novembro a Conmebol realizará no Centro de Convenções de Assunção, no Paraguai, o sorteio dos grupos da Libertadores 2011. Com pompas, o evento terá presenças ilustres, como o atacante paraguaio Salvador Cabañas – em recuperação de uma tentativa de assassinato -, além dos colorados Guiñazu e Giuliano (eleito o melhor jogador do torneio em 2010). Porém, mesmo antes da festa, a competição mais importante de clubes da América começa a tomar forma e a conhecer seus participantes.
Em sua 52ª edição, a Libertadores terá o mesmo formato dos anos anteriores. Além dos dez representantes sul-americanos, o México, mais uma vez, terá três clubes na competição. No total, serão 38 equipes, mas apenas 32 disputarão a fase de grupo. 19 já garantiram participação.
No Brasil, os únicos classificados são Internacional (atual campeão) e Santos (campeão da Copa do Brasil). Líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians pode carimbar o passaporte neste final de semana. O Fluminense também, mas depende de uma combinação de resultados.
Na Argentina, os gigantes Boca Juniors e River Plate ficarão de fora da disputa, assim como já aconteceu neste ano. Carrascos dos times brasileiros nas últimas edições, América-MEX (já classificado), LDU e Universidad de Chile estão muito perto de garantirem suas participações na competição.
A principal novidade é a vaga para o vencedor da Copa Sul-Americana. Com isso, o país do campeão perderá um posto em seu campeonato nacional. Palmeiras, Goiás, Indenpendiente-ARG e LDU-EQU disputam as semifinais.
Argentina Garantidos: Argentinos Juniors e Estudiantes
Situação de momento: Campeão do Clausura, o Argentina Juniors já garantiu seu lugar. O Estudiantes, que ainda briga pelo título do Apertura, também já carimbou sua vaga, pois tem uma média suficiente para disputar a Libertadores. Só um desastre tira o Vélez Sársfield da competição.
A grande novidade deve ser o Godoy Cruz. O clube pequeno da província de Mendoza nunca disputou a competição continental, mas está próximo da vaga com a segunda melhor média Argentina. Newell's Old Boys, Banfield e Racing brigam pela vaga na Pré-Libertadores. Vantagem para o primeiro. No entanto, caso o Indepiendiente conquiste a Sul-Americana, os três dançam na disputa.
Com temporadas pífias, marcada por vexames, Boca Juniors – segundo maior vencedor da Libertadores – e River Plate estão fora.
Bolivia Garantido: Jorge Wilstermann
Situação de momento: Campeão do Apertura 2010 com um gol de Niltão, ex-zagueiro da base do Flamengo, o Jorge Wilstermann já garantiu seu lugar na fase de grupos. A duas rodadas do fim do Campeonato Boliviano, Oriente Petrolero e Bolívar disputam o título. O campeão garante vaga, e o vice disputará a Pré-Libertadores. San José , Aurora e Real Potosí correm por fora e anda têm chances matemáticas.
O destaque fica por conta do atacante Zé Carlos, ex-Botafogo e Flamengo, mais conhecido como Zé do Gol. O jogador é um dos destaques do Bolívar e disputa a artilharia do Campeonato Boliviano, com 11 gols. Dois a menos do que seu companheiro de ataque, o uruguaio Ferreira.
brasil Garantidos: Internacional e Santos
Situação de momento: Colorado e Peixe já garantiram vagas na fase de grupo. Na briga pelo título do Brasileirão, Corinthians, Fluminense e Cruzeiro também estão perto. A quarta vaga está em aberto. Atlético-PR, Botafogo e Grêmio a disputam ponto a ponto a três rodadas do fim. Se vacilarem, o São Paulo está de olho. No entanto, tudo pode ir por terra abaixo caso Palmeiras ou Goiás conquiste a Copa Sul-Americana.
Chances de classificação de acordo com o matemático Tristão Garcia: Corinthians (99%), Fluminense (99%), Cruzeiro (99%), Botafogo (45%), Atlético-PR (37%), Grêmio (20%) 2 São Paulo (1%).
Chile  Garantido: Colo-Colo
Situação de momento: Devido ao grande terremoto que atingiu o país no início do ano, o Chile teve de mudar o sistema de classificação para a Libertadores. Com isso, o Colo-Colo se beneficiou por ter realizado a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Chileno e já tem lugar cativo na Libertadores 2011.
A três rodadas do fim, o time também disputa ponto a ponto com a Universidad Católica o título do Campeonato Chileno. Por sua vez, o Católica deve herdar a segunda vaga chilena na fase de grupos.
Carrasco do Flamengo neste ano, a Universidad de Chile ainda tem chances remotas de levantar o caneco. Porém, pelo andar da carruagem, terá de disputar um mini-torneio com Audax Italiano, Unión Española e Unión San Felipe. O vencedor disputará a Pré-Libertadores.
colômbia Garantido: Junior de Barranquilla
Situação de momento: Campeão do Apertura, o Junior de Barranquilla já garantiu a vaga. As outras duas vagas sairão do ‘Finalización 2010’. O vencedor se classifica diretamente para a fase de grupos, e o vice disputa a Pré-Libertadores. O torneio terá início neste final de semana. Tolima, Huila, Santa Fé, La Equidad, Atlético Nacional, Cúcuta, Quindio e Once Caldas estão na disputa.
equador Garantido: Emelec
Situação de momento: Campeão do primeiro turno do Campeonato Equatoriano, o Emelec já está classificado. Líder do segundo turno, a LDU está muito próxima de pegar a segunda vaga na chave de grupos. A campeã de 2008 ainda pode carimbar o passaporte com a conquista da Copa Sul-Americana.
Melhor campanha dos dois turno, o Deportivo Cuenca deve disputar a Pré-Libertadores. Faltam cinco rodadas para o fim do Campeonato Equatoriano.
Mexico Garantidos: América do México, San Luis e Jaguares
Situação de momento: Tudo resolvido no México. Como os três primeiros colocados (Cruz Azul, Monterrey e Santos) do Campeonato Mexicano não disputam a Libertadores por estarem na Liga dos Campeões da Concacaf, América-MEX (4º) e San Luis (5º) disputarão a competição. Sexto colocado, o Jaguares disputará a Pré-Libertadores.
Paraguai Garantido: Guaraní
Situação de momento: Situação praticamente definida na Terra de Larissa Riquelme. Campeão do Apertura, o Guaraní já garantiu seu lugar. No Clausura, o Libertad lidera com tranqüilidade, deve carimbar o título neste final de semana e ficar com a segunda vaga. O tradicional Cerro Porteño deve disputar a Pré-Libertadores.
Peru Garantido: Universitario San Martín
Situação de momento: O Universitario San Martín sobrou na atual temporada no futebol peruano. Após conquistar a primeira fase do Campeonato Peruano – o que já ó garantiu vaga na Libertadores – a equipe lidera o segundo turno e deve ficar com o título. Universitario e Alianza Lima correm por fora. O segundo lugar garante vaga na fase de grupos, enquanto o terceiro disputa a Pré-Libertadores.
Uruguai Garantidos: Peñarol, Nacional e Liverpool
Situação de momento: Na Terra de Forlán e Luis Suárez, os tradicionais Peñarol e Nacional voltaram a comandar o futebol do país. O Peñarol entra direto na fase de grupos, pois conquistou o Clausura. O Nacional levou o Apertura. Com a melhor média nos dois campeonatos, o Liverpool vai jogar a Pré-Libertadores.
Venezuela Garantidos: Caracas, Táchira e Deportivo Itália
Situação de momento: Campeão do Apertura, o Caracas também briga pelo título do Apertura e já tem lugar assegurado na Libertadores 2011. Também já garantidos, Táchira e Deportivo Itália disputam um lugar na fase de grupos. O perdedor jogará a Pré-Libertadores.