quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Homenageado pelo São Paulo, Eder Jofre diz que time 'não entregará'

Pugilista festeja 50 anos do primeiro título mundial e diz que Tricolor não vai perder para o Flu apenas para prejudicar o Corinthians

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
Homenagem Eder JofreEder Jofre foi homenageado nesta quinta-feira
(Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
Ao olhar o grande painel recheado com fotos e sua trajetória, Eder Jofre conteve as lágrimas. Exatos 50 anos depois de se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de boxe, ao derrotar o mexicano Eloy Sanchez, no Olimpic Auditorium, em Los Angeles, o maior pugilista brasileiro recebeu uma homenagem do São Paulo, clube que defendeu sobre os ringues. Emocionado e com o tradicional bom humor, o ex-boxeador agradeceu o tributo.
- Eu não tenho outras palavras a não ser “muito obrigado”. Quero agradecer a todos do clube e aos torcedores, que escolheram muito bem. Aqui é meu clube, minha casa. Estou muito feliz, emocionado e contente – disse Eder, de 74 anos.
Durante a cerimônia, Eder foi presenteado com um quadro lembrando os 50 anos da conquista e um par de luvas autografado por todos os jogadores, comissão e diretoria do São Paulo. O evento foi prestigiado por dirigentes – o presidente Juvenal Juvêncio não compareceu por conta de uma viagem de urgência a Brasília.
O ex-pugilista aproveitou para dizer que o São Paulo não perderá de propósito para o Fluminense. Ao contrário de grande parte dos torcedores do São Paulo, ele não quer que o time perca a partida pelo Brasileirão, no próximo domingo, somente para prejudicar o rival Corinthians. Flu e Timão, além do Cruzeiro, são os clubes que estão na briga pelo título nacional.
- Que entregar... (a vitória para o Fluminense). Se o São Paulo entregasse algum jogo, eu não seria são-paulino – brincou.

O campeão mundial não espera o surgimento de um outro Eder no país (“Meu pai e minha mãe já morreram”, brincou). Ele, no entanto, pediu mais apoio ao esporte.
- O Brasil deveria reconhecer melhor seus atletas. Não é só o futebol, que eu adoro. Mas o Brasil tem muitas outras coisas. Precisamos dar valor aos atletas. Falta patrocínio. Se tivéssemos, teríamos outros nomes. Infelizmente, o boxe não evoluiu como deveria.
Sobre a luta do título, Eder se lembra bem. Recorda dos golpes, da torcida contra e do adversário. O pugilista, no entanto, guarda com carinho o momento final.
- O juiz me pegou pelo braço e disse que eu era o campeão. Olhei para o canto e vi meu pai, minha mãe. Não dá para esquecer. Você sozinho no ringue e com milhões de brasileiros na torcida.
Homenagem Eder JofreEder Jofre recebeu um quadro lembrando os 50 anos do seu título mundial (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário