quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Assunção decide mais uma vez, e Palmeiras abre vantagem na semi

Alviverde paulista vence o goiano, por 1 a 0, no Serra Dourada, e sai na frente no confronto que dá uma vaga na final da Copa Sul-Americana

Por Carolina Elustondo Goiânia
marcos assunção comemora gol do palmeiras sobre o goiásMarcos Assunção comemora o gol (Foto: Reuters)
Marcos Assunção decidiu novamente. Sempre ele. Com um gol em cada fase da Copa Sul-Americana, o volante deixou o Palmeiras com um pé na final da competição. Nesta quarta-feira, ele fez o gol da vitória por 1 a 0, sobre o Goiás, no Serra Dourada, pelo jogo de ida da semifinal. Foi o quarto gol de Assunção no torneio continental, o artilheiro do time, e o décimo pelo Verdão na temporada, goleador ao lado de Kleber.
Em uma partida decisiva para as duas equipes salvarem o ano, a disposição superou a qualidade técnica. O duelo foi bastante truncado no meio-campo, e os visitantes souberam usar melhor as suas armas ofensivas para chegar ao gol. O time do técnico Luiz Felipe Scolari marcou bem as bolas aéreas para Rafael Moura e garantiu a vitória em um petardo de Marcos Assunção no segundo tempo.
Na próxima quarta-feira, no Pacaembu, as duas equipes voltam a se enfrentar para decidir uma vaga na final. Quem avançar enfrenta o vencedor de LDU, do Equador, e Independiente, da Argentina. Antes disso, entram em campo pelo Brasileirão, no domingo. O Palmeiras encara o Atlético-MG, em Araraquara, enquanto o Goiás recebe o Santos, em Goiânia.
Torcida PalmeirasEm bom número, torcida do Palmeiras fez festa em Goiânia (Foto: Carolina Elustondo / Globoesporte.com)

Muitas faltas e pouca criatividade
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio e pela falta de inspiração de ambos os lados. Até nas arquibancadas as duas torcidas verdes estavam em número praticamente igual, com leve vantagem para os goianos. Dentro de campo, o volume de jogo maior foi da equipe palmeirense, que chutou mais a gol, mas nada que justificasse uma superioridade no marcador.
Jogando em casa, o Goiás adotou o esquema 3-5-2 dando liberdade para os alas Douglas e Wellington Saci. Das duas dúvidas que o time tinha por problemas médicos, apenas Carlos Alberto se recuperou e começou jogando. Jones não foi nem para o banco, e Felipe foi titular. O time do técnico Artur Neto insistiu nos chuveirinhos para a área buscando o artilheiro Rafael Moura, mas a zaga adversária se portou bem. A única boa chance foi com Felipe, aos 30 minutos, que acabou errando o alvo.
Já o Palmeiras sentiu falta de alguém para criar no meio-campo e suprir a ausência de Valdivia. Com Lincoln sem conseguir sair da marcação de Carlos Alberto, Tinga e Kleber tentaram se movimentar, mas o excesso de faltas dos donos da casa travou os visitantes, deixando Felipão irritado. Com isso, foi com o chutador Marcos Assunção que o Verdão levou perigo em três oportunidades. O volante tirou tinta da trave aos 6, cobrou falta que Harlei deu rebote e Lincoln chutou na zaga aos 20, e exigiu defesa do goleiro aos 30.
Assunção decide
A leve superioridade palmeirense foi refletida em gols logo no início da segunda etapa. Aos 3 minutos, Marcos Assunção chutou de longe e marcou um golaço: 1 a 0. O volante já havia balançado as redes diante de Vitória, Universitario de Sucre e Atlético-MG pela Copa Sul-Americana.
Com o resultado positivo, o Verdão passou a ter mais tranquilidade e não teve que se desesperar para ir à frente. Kleber ainda teve uma boa chance de ampliar, mas Harlei fez boa defesa. Por outro lado, o Goiás teve que sair mais para o ataque para diminuir o prejuízo dentrop de casa. Se por um lado Felipão tirou os meia Lincoln e Tinga para as entradas do volante Pierre e do zagueiro Leandro Amaro, Artur Neto lançou os atacantes Otacílio Neto e Everton Santos nas vagas de Felipe, que saiu vaiado, e de Ernando.
A partir daí, o Goiás conseguiu chegar perto da área com mais frequencia, mas pouco assustava Deola. Na grande chance, o goleiro defendeu chute de Otacílio Neto. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Otacílio Neto mandou a bola para as redes após cobrança de falta de Marcelo Costa, o a arbitragem acertou e anulou o gol marcando impedimento do atacante.
Após o apito final, alegria do alviverde paulista e decepção dos goianos na primeira parte da semifinal. Sentimentos que podem ser confirmados ou alterados na próxima quarta-feira.
GOIÁS 0 X 1 PALMEIRAS
Deola; Márcio Araújo, Danilo, Maurício Ramos e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Tinga (Leandro Amaro) e Lincoln (Pierre); Luan e Kleber Harlei, Rafael Toloi, Ernando (Everton Santos) e Marcão; Douglas, Carlos Alberto, Amaral, Marcelo Costa e Wellington Saci; Felipe (Otacílio Neto) e Rafael Moura
Técnico: Luiz Felipe Scolari Técnico: Artur Neto
Gols: Marcos Assunção, aos 3min do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Carlos Alberto, Douglas (Goiás); Gabriel SIlva, Edinho (Palmeiras)
Público: 14.129 pagantes. Renda: R$ 274.480,00
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia. Data: 17/11/2010. Árbitro: Evandro Rogério Roman (BRA). Auxiliares: Roberto Braatz (BRA) e Márcio Santiago (BRA)

Copa no Qatar pode trazer risco à saúde, diz Fifa

Sede do amistoso entre Brasil e Argentina, país se esforça em mostrar boa estrutura
Getty ImagesGetty Images
A arena Khalifa Stadium, no Qatar, que recebe o amistoso Brasil x Argentina
Publicidade
A candidatura do Qatar para sediar a Copa do Mundo de 2022 poderia apresentar um sério risco à saúde por conta do forte calor em pleno verão, apesar das propostas para resfriar os estádios, disse a Fifa nesta quarta-feira (17) em seu relatório técnico.

Ronaldinho e Messi levam multidão a estádio no Qatar

Inglaterra, Rússia, Espanha/Portugal e Bélgica/Holanda estão concorrendo para sediar a Copa do Mundo de 2018, enquanto Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Austrália e Qatar são candidatos para 2022. A Fifa anunciará os dois países anfitriões no dia 2 de dezembro, em Zurique.

O resumo da Fifa sobre a candidatura de Qatar começou elogiando suas credenciais na questão ambiental, mas o texto do relatório apontou que sediar uma Copa do Mundo em um país tão pequeno pode ser um problema.

- O fato de que dez dos 12 estádios estarão localizado em um raio de 25 a 30 quilômetros poderia representar um desafio operacional e logístico. Qualquer atraso para completar os projetos de transporte poderia ter um impacto nas operações do torneio da Fifa. Além disso, parece ser difícil testar o conceito do transporte antes do evento sob condições comparáveis à da Copa do Mundo.

O extremo calor que atinge a região no meio do ano, porém, é a principal preocupação da Fifa.

- O fato de a competição estar planejada para junho/julho, os dois meses mais quentes do ano na região, é preciso ser considerado como possível risco à saúde para os jogadores, autoridades, representantes da Fifa e espectadores, e requer a tomada de precauções.
A entidade que controla o futebol mundial também alertou que o tamanho do território pode ser um problema nos casos de Estados Unidos, Austrália e Rússia. Além disso, a Fifa questionou a ideia de dividir o torneio em dois países, postura que pode prejudicar as candidaturas de Espanha/Portugal e Bélgica/Holanda para 2018.

Meias brilham e Portugal arrasa força
máxima da campeã mundial Espanha

Time luso abriu o placar no primeiro tempo e definiu goleada por 4 a 0 na etapa final
Da Gazeta Press
Miguel Riopa/AFPMiguel Riopa/AFP
Meia Carlos Martins comemora após marcar na goleada da Espanha sobre Portugal
Publicidade
Quatro meses depois de conquistar o inédito título mundial, a Espanha, com todo o elenco campeão na África do Sul, foi massacrada pela seleção de Portugal. Liderados pela agilidade dos meio-campistas Cristiano Ronaldo, Nani e João Moutinho, os lusos impuseram um ritmo alucinante e venceram o clássico ibérico por 4 a 0.

Desde os primeiros minutos, Portugal mostrou que não iria se intimidar com o momento dos espanhóis. Prova disso foram as investidas do meia Nani, o qual se contundiu dias antes do início da Copa e acabou fazendo muita falta.

Outro trunfo dos lusos é a fase infernal de Cristiano Ronaldo. Implacável no Real Madrid, o Gajo evidenciou o tamanho de seu leque de jogadas e acabou desequilibrando. Quando o primeiro tempo encaminhava para o 0 a 0, Ronaldo deu um elástico em Busquets e soltou uma bomba. Casillas soltou e Carlos Martins inaugurou o placar, aos 44min.

Com Fernando Torres no banco e com David Silva como única novidade no time de Vicente Del Bosque, a Fúria tomou outro golpe logo no início da etapa complementar. João Moutinho arrancou pela direita e cruzou rasteiro. Hélder Postiga se antecipou aos defensores adversários e arrematou de letra.

Com o gol, a Espanha ficou ainda mais perdida no Estádio da Luz e, aos 22min, viu João Moutinho encontrar outra vez Postiga na área. O atacante não perdoou e bateu na saída do goleiro Casillas. Nos acréscimos, Hugo Almeida deixou sua marca e aumentou a crise na Espanha que, em seu último amistoso, também foi goleada por 4 a 1 pela Argentina.
Além de desbancar o vizinho continental, (a partida serviu também para promover a candidatura conjunta para sede do Mundial de 2022), o triunfo teve um sabor de vingança, pois foram os espanhóis os responsáveis pela eliminação de Portugal, nas oitavas de final da Copa do Mundo na África do Sul. Outros resultados desta quarta-feira (17)
 Polônia 3 x 1 Costa do Marfim
Austria 1 x 2 Grécia
Irlanda 1 x 1 Noruega
Irlanda do Norte 1 x 1 Marrocos
Eslovênia 1 x 2 Georgia

Astros podem "virar" campeões brasileiros

Gazeta Press

Este Santos da década de 1970 tem vários campeões do mundo: Gilmar, Zito, Mauro, Coutinho, Pelé e Pepe. Nenhum deles, no entanto, foi campeão brasileiro, mas todos eles podem passar a ostentar este título se a CBF aceitar o pedido liderado pelo Santos e reconhecer a Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, que aconteceu entre 1967 a 1970.
O Santos, hoje bicampeão brasileiro, seria octa se a demanda fosse aceita, já que ganhou cinco vezes a Taça Brasil e uma o Robertão. E um dos motivos alegados pelos clubes (os outros são Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Bahia) é que grandes gênios do futebol do país não merecem ficar sem o título de campeões brasileiros. Veja nas próximas fotos outros craques que se enquadram neste caso

QUEM VAI GANHAR.

  • Série A
CorinthiansPontos 63Jogos 35
FluminensePontos 62Jogos 35
CruzeiroPontos 60Jogos 35
Atlético-PRPontos 56Jogos 35

Lionel Messi marca, quebra tabu, e Argentina bate Seleção em Doha

Craque do Barcelona balança a rede e conquista primeira vitória diante dos brasileiros atuando nos profissionais. Ronaldinho tem atuação razoável

A fera acordou. Com um golaço de Lionel Messi aos 46 minutos do segundo tempo, a Argentina derrotou a Seleção por 1 a 0, no Khalifa International Stadium, em Doha, no Qatar, e acabou com um jejum de cinco anos sem triunfos sobre o arquirrival. Além disso, "La Pulga" acabou com o tabu de nunca ter vencido o time canarinho atuando pela equipe principal dos hermanos. Pelo lado brasileiro, Ronaldinho foi o destaque, mas foi substituído no segundo tempo (assista ao gol no vídeo ao lado).
O tabu de Messi já durava quatro partidas. Foram três derrotas e um empate com o time canarinho. Ele também nunca havia marcado um gol na Seleção Brasileira. E justamente no primeiro jogo de Sergio Batista como técnico efetivo da Argentina, "La Pulga" fez a diferença.
Com o resultado, a Seleção Brasileira perdeu a invencibilidade sob o comando de Mano Menezes. Eram três vitórias em três jogos e nenhum gol sofrido. O setor defensivo, formado por Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos, não sabia o que era buscar a bola na rede há 451 minutos.
O Brasil volta a campo apenas no ano que vem. A equipe de Mano Menezes vai enfrentar a França, no dia 2 de fevereiro, em Paris. Já os hermanos devem voltar a atuar na mesma data, contra a Inglaterra, em Wembley. O amistoso será confirmado nos próximos dias pela Associação de Futebol Argentina (AFA).
DÉCIO LOPES: derrota em meio minuto de desatenção. Leia e comente!
Primeiro tempo morno em Doha. Messi e Ronaldinho comandam as ações
ronaldinho e mascherano, brasil x argentinaRonaldinho tem atuação destacada no primeiro
tempo do jogo desta quarta (Foto: Mowa Press)
Os olhos do planeta estavam voltados para os donos da camisa 10 de Brasil e Argentina. De um lado Ronaldinho Gaúcho, do outro Lionel Messi. E a primeira chance foi do brasileiro. Aos quatro minutos, Neymar deu um corte em Pareja e sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, Ronaldinho acertou a barreira. Na sobra, André Santos pegou o rebote e chutou à esquerda do goleiro Romero. Os hermanos responderam um minuto depois. Zanetti recebeu pelo lado direito, entrou na área e chutou de canhota. Victor caiu com segurança para defender.
Ronaldinho seguiu se movimentando, bem diferente do que costuma fazer no Milan, quando atua mais pelo lado esquerdo. O brasileiro carimbava todos os lances do meio-campo da Seleção, tentando criar os lances para Neymar e Robinho, que jogaram mais avançados. Aos 18, Daniel Alves tabelou com David Luiz e chutou de primeira. A bola estourou no travessão de Romero. Quase o primeiro gol do Brasil.
E tudo sob o olhar atento do francês Zinedine Zidane, embaixador do Qatar na disputa para ser sede da Copa do Mundo de 2022. Além do ex-jogador, o holandês Ronald De Boer, os pilotos de Fórmula-1 Rubens Barrichello e Felipe Massa e o tetracampeão do mundo Bebeto estavam presente no Khalifa International Stadium.
VEJA GALERIA DE FOTOS DO CLÁSSICO SUL-AMERICANO NO QATAR
Três minutos, Neymar bateu escanteio da esquerda e no bate-rebate, a bola sobrou para Ronaldinho na entrada da pequena área. Sem muitas opções, o atacante deu um lindo toque de calcanhar e quase marcou. O goleiro Romero fez a defesa. No intervalo, o brasileiro aproveitou para explicar o lance.
- Pena que eu estava de costas, não vi se tinha marcador e tentei o gol daquela maneira. É maravilhoso retornar à Seleção. Temos mais 45 minutos para tentar a vitória - disse o camisa 10 da Seleção Brasileira.
BLOG DO FUTEBOL ARGENTINO: Messi garante bom início do efetivado Batista
Zidane na partida entre Brasil e ArgentinaZidane, embaixador da candidatura do Qatar a sede da Copa de 2022, assistiu ao jogo desta quarta (AFP)
Mas a etapa inicial não ficou só por aí. Aos 28, a Argentina foi quem assustou. Aos 28, após cobrança de escanteio, Higuaín cabeceou e Victor fez uma linda defesa. Na sobra, o atacante do Real Madrid chutou e o goleiro voltou a salvar a Seleção. O árbitro, porém, parou o lance e assinalou impedimento do ataque hermano.
E Ronaldinho seguiu tentando deixar a sua marca em seu retorno ao time canarinho. Aos 37, ele voltou a assustar Romero. O jogador cobrou falta do bico da grande área e o goleiro argentino espalmou para fora.
Um minuto depois, Messi, que vinha sendo bem marcado por David Luiz, assutou a Seleção. O jogador do Barça recebeu na intermediária e arriscou da entrada área. A bola passou à direita de Victor, que voou para tentar a defesa. Aos 43, Neymar deu um drible com um quê de Ronaldinho. O atacante do Santos deu um corte em Zanetti, que ficou caído no chão, e cruzou. A zaga argentina afastou o perigo antes da chegada de Robinho. Fim de papo no primeiro tempo.
Messi marca um golaço, e Argentina bate o Brasil após cinco anos
messi comemora, brasil x argentinaMessi comemora o gol da vitória sobre a Seleção
no amistoso em Doha, no Qatar (Foto:Mowa Press)
O segundo tempo começou como o primeiro. Aos sete, Ronaldinho cobrou falta da esquerda buscando um dos zagueiros brasileiros. Porém, a bola passou à esquerda do gol de Romero. Três minutos depois, Lavezzi, que entrou na vaga de Higuaín no intervalo, fez ótima jogada pela direita e cruzou. Victor se esticou todo para a bola não chegar a Pastore. Na sobra, Messi chutou em cima da defesa e perdeu a chance de abrir o marcador.
Aos 17, David Luiz, que estava bem na marcação de Messi, exagerou na dose e acertou duas vezes o camisa 10 argentino. Falta marcada pelo árbitro. Enquanto o zagueiro retornava ao setor defensivo canarinho, Ronaldinho pedia desculpas ao adversário e o recolocava de pé. No lance seguinte, Ramires e Banega se estranharam após uma dividida no meio-campo.
O Brasil voltou a assustar em uma cobrança de falta aos 21. Mais uma vez com Ronaldinho Gaúcho. O camisa 10 cobrou da intermediária e o goleiro Romero defendeu no meio do gol. A partir dos 22 minutos, a Seleção perdeu o meio-campo, e a Argentina passou a dominar o jogo, mas sem levar perigo ao gol de Victor.
Aos 27, Ronaldinho deixou o gramado aplaudido pelos torcedores que estavam no Khalifa International Stadium. O jogador deu lugar a Douglas, do Grêmio. Quatro minutos depois, Neymar saiu para a entrada de André, ex-Santos e atualmente no Dínamo de Kiev. Nada mudou, e a Seleção seguiu sem posse de bola, virtude cobrada por Mano.
O jogo caiu muito de produção, mas no fim um lampejo decidiu o clássico. Douglas perdeu a bola no meio campo para Banega, que tocou para Lavezzi. O jogador do Napoli rolou para Messi, que tabelou duas vezes com o companheiro e recebeu na intermediária. Com um pique, o craque passou por David Luiz e Lucas. Já dentro da área e pressionado por Thiago Silva, o argentino chutou cruzado para marcar o gol da vitória dos hermanos, que não venciam a Seleção há cinco anos.
BRASIL MUNDIAL FC: no último treino, David Luiz dá 'caneta' em Ronaldinho. Veja!
BRASIL0  X 1 ARGENTINA
Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires (Jucilei) e Elias; Robinho, Neymar (André) e Ronaldinho Gaúcho (Douglas). Romero, Zanetti, Burdisso, Pareja e Heinze; Banega, Mascherano e Pastore (D´Alessandro); Dí Maria, Messi e Higuaín (Lavezzi).
Técnico: Mano Menezes Técnico: Sergio Batista
Gols: Messi, aos 46 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Mascherano (Argentina)
Árbitro: Abdalá Balideh (Qatar)
Local: Khalifa International Stadium, em Doha, no Qatar

O Que é Hóquei de sala

O hóquei de sala (Portugal) ou hóquei indoor (Brasil) (Indoor Hockey, em inglês) é uma variante do hóquei em campo.

História

O hóquei de sala foi criado na Alemanha nos anos 1950, se espalhando rapidamente pelos outros países europeus. Por sorte, a Bélgica se tornou um dos países que adotaram a variante do hóquei de campo, e em 1966 Rene Frank, nascido na Bélgica, se tornaria mais tarde presidente da Federação Internacional de Hóquei (FIH), persuadido pela Associação Alemã de Hóquei para oferecer a responsabilidade acima das regras de hóquei de sala para a FIH. Esta levou a FIH a reconhecer o hóquei de sala na constituição de 1968.[3]
O primeiro campeonato oficial sancionado pela FIH em hóquei coberto foi realizado em 1972.

Diferenças

O hóquei de sala difere do hóquei em campo por vários motivos:
  • O pavilhão (indoor) é um pouco menor do que ao ar livre (outdoor). Tem 18m a 22m de largura por 36m a 44m de comprimento, dividido por uma linha central. A área é composta de um semicírculo que mede cerca de 9m de cada baliza. As linha laterais marcam os lados do campo ajudando a manter a bola no campo recorrendo para isso a tabelas. O campo é feito de madeira ou de resina sintética.
  • As balizas são semelhantes: 2m de altura por 3m de largura e o mínimo de 1m de profundidade e são um pouco maiores que às usadas no Handebol.
  • A equipa é composta por 6 jogadores (5 jogadores e 1 Guarda Redes) em cada uma das equipas (total de 12 jogadores).
  • O jogo é composto por 2 tempos de 20 minutos (em alguns países como Portugal/Alemanha etc., o tempo a nível de competição interna é de 25 min. cada parte).
  • Os jogadores não podem bater na bola (stickar), mas somente puxá-la, desviá-la, ou empurrá-la e também não pode levantar a bola excepto na área e com a hipótese de marcar um golo.
  • As bolas e os sticks são semelhantes, mas os jogadores preferem os sticks mais finos do que ao ar livre, já que este é um jogo que não é possível "stickar" a bola (acto de levantar o stick acima da cintura e bater a bola).
  • Não existem reposições de linha lateral já que são usadas tabelas (15 cm), que fazem parte integrante do jogo.
  • Quando a bola sai pela linha de fundo, mesmo que defendida pelo Guarda Redes (ou goleiro), não é marcado canto a favor da equipa que ataca, mas sim bola de saída para a equipa que defende, já que o canto quando é marcado é idêntico ao canto curto da variante de hóquei de campo, ou seja, pune uma falta dentro da área ou então uma bola jogada de propósito para fora por um defesa.
  •  

Temporada

Em alguns países o hóquei de sala é jogado o ano inteiro (existindo até países como a Holanda que tem atletas que só jogam principalmente uma variante: Campo ou Sala), em outros como a Alemanha e a Áustria, Portugal e Espanha a temporada de hóquei de sala é dividida entre o hóquei ao ar livre (outdoor) no verão e ao hóquei coberto (indoor) no inverno. Há muita crítica porque isso gera impasse desses países nas oportunidades de uma competição internacional, mas em outro lado o clima do norte europeu favorece o hóquei coberto no inverno, e as partidas ao ar livre podem ser injogáveis devido à neve e ao gelo. Na Alemanha o hóquei coberto é bastante popular entre vários jogadores, e devido aos campos menores e ao uso de aparadores o jogo corrido é mais rápido. Também é tecnicamente e fisicamente muito exigente.

Portugal

Em Portugal os melhores resultados têm sido obtido nesta variante, conseguindo a selecção sub-21 já ter conquistado um 4º lugar na divisão principal AA.
A nível de equipas, a A.Académica de Espinho e a A.Desportiva de Lousada já marcaram presença na Taça dos Campeões Europeus Divisão A (principal divisão europeia em que jogam os melhores jogadores do mundo). Internamente, Sport Club do Porto, Associação Académica de Espinho e Associação Desportiva de Lousada já conquistaram campeonatos nacionais nesta variante. Actualmente a equipa da A.D. Lousada distingue-se uma vez que venceu os últimos campeonatos, sendo a equipa com mais títulos nacionais em todos os escalões nesta variante. Nos últimos anos, a fama e o mérito dos jogadores Portugueses tem sido reconhecidos nesta variante, levando a que alguns joguem em Espanha em equipas semi-profissionais ou mesmo profissionais.
Ao nível dos femininos o Dramático de Cascais foi sem dúvida a melhor equipa, tendo sido campeã nacional por sete vezes consecutivas. Conquistando também uma taçã dos campeões europeus e mais algumas classificações bastante positivas. Apesar disso a AD Lousada venceu os últimos campeonatos nacionais femininos de Portugal.

Copa do Mundo

A primeira copa do mundo de hóquei de sala foi realizada em Leipzig, Alemanha, em 2003, onde a seleção da casa ganhou a competição no masculino e no feminino. Eles defenderam o título, em Viena, Áustria em Fevereiro de 2007 no masculino, mas foram eliminados no feminino pela seleção da Espanha, que perdeu a final contra a seleção dos Países Baixos. Geralmente as finais do hóquei de sala nos campeonatos europeus e internacionais, tanto a nível de seleções, como a nível de clubes, são disputadas pela Alemanha e Polónia.


Motorola MB502 Desbloqueado on Superfones

Motorola MB502 Desbloqueado on Superfones
36ª rodada
Sábado, 20 de novembro
  • Prudente
    X
    Ceará
    19h30
    Prudentão

  • Flamengo
    X
    Guarani
    19h30
    Engenhão

  • Domingo, 21 de novembro
  • Botafogo
    X
    Internacional
    17h00
    Engenhão

  • Palmeiras
    X
    Atlético-MG
    17h00
    Fonte Luminosa

  • Vitória
    X
    Corinthians
    17h00
    Barradão

  • Avaí
    X
    Atlético-GO
    19h30
    Ressacada

  • Goiás
    X
    Santos
    19h30
    Serra Dourada

  • Cruzeiro
    X
    Vasco
    19h30
    Arena do Jacaré

  • Sempre 'na média no Armandão', Danilo ganha apoio e elogios de Tite

    Meia está na zona intermediária do Troféu Armando Nogueira, mas técnico ressalta que ele tem sempre jogado bem quando entra

    Por Diego Ribeiro e Leandro Canônico São Paulo
    Danilo treino Corinthians Danilo no treino do Corinthians
    (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Estado)
    Nenhum jogador do Campeonato Brasileiro atua tão "na média" quanto o meia Danilo, pelo menos de acordo com as notas do Troféu Armando Nogueira. Opção de segundo tempo desde Mano Menezes, passando por Adilson Batista e agora com Tite, o camisa 11 do Corinthians costuma entrar para cadenciar o jogo e segurar o resultado quando o time está ganhando, ou tentar um toque mais refinado nos momentos de dificuldade. Mas, em qualquer situação, sempre tem recebido avaliações parecidas. Por isso, tem média 5,0 em 28 jogos disputados. Esta é a nota dada para um jogador que não compromete, mas também não faz a diferença.
    Para o técnico Tite, Danilo tem papel tático importante na equipe sempre que participa. O jogador não é dos mais adorados pela torcida porque lhe falta uma característica que sobra na maioria dos titulares: a velocidade, que proporciona os contra-ataques que são marca do Timão. Mesmo assim, o comandante elogia a atuação de seu meia e conta com ele para a dura reta final do Brasileirão.
    - O Danilo entrou bem em todos os jogos em que aqui estive. Todos! Ele entrou bem em um jogo no qual estávamos sofrendo pressão do São Paulo, participou da jogada do segundo gol (2 a 0, no Morumbi). Entrou bem de novo no último jogo, a equipe conseguiu vencer com a presença dele. Agora, não cobrem dele a velocidade que tem Jorge Henrique, Dentinho, porque são características diferentes. Ele tem entrado bem e tem sido muito fácil trabalhar com o Danilo.
    Sem Bruno César, suspenso, Danilo deve ser titular contra o Vitória, domingo, às 17h (de Brasília), no Barradão. Assim, o meio-de-campo corintiano fica um pouco mais lento, e precisando contar com mais saídas de Elias e Jucilei, já que o meia gosta de jogar aberto pelo lado esquerdo. Tite reiterou a confiança no seu camisa 11.
    - Tecnicamente estou dizendo que o Danilo está bem, sim. Tecnicamente, está muito bem.
    Entre os "médios" do Troféu Armando Nogueira, quem está mais próximo dele é o zagueiro Ernando, do Goiás, que tem a mesma média 5, mas em 27 jogos - um a menos do que o corintiano. A maioria dos jogadores com essa nota têm poucas partidas disputadas, o que facilita a obtenção de uma média tão regular. Se jogar bem, Danilo não só sairá dessa zona intermediária, mas também ajudará a pavimentar o caminho do Timão rumo ao pentacampeonato brasileiro.

    Ainda revoltado, Thiago Ribeiro
    já tenta se concentrar no Vasco

    Atacante busca motivação para vencer os três jogos que restam no Brasileiro

    Por Leonardo Simonini Belo Horizonte
    thiago ribeiro no embarque do cruzeiroThiago Ribeiro já pensa no jogo contra o Vasco
    (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)
    O jogo entre Cruzeiro e Corinthians já passou, mas a lembrança ruim ainda é forte na Toca da Raposa II. O atacante Thiago Ribeiro, protagonista de vários lances polêmicos que deixaram torcedores, jogadores, comissão técnica e dirigentes revoltados, ainda tenta esquecer o que se passou para dar continuidade a seu trabalho nas três partidas que restam para o fim da competição.
    - A gente pensa no Vasco, mas é inegável que fomos prejudicados contra o Corinthians. É claro que o campeonato ainda está em aberto, e não podemos ficar lamentando a derrota, pois nos restam três jogos. Todo mundo ficou triste porque, durante a semana, sempre falei que meu maior medo era a arbitragem, e acabou que no jogo foi como foi. Não acredito em armação, mas que com alguns times os árbitros se sentem pressionados, para mim, não resta dúvida. Só não vê quem é cego ou quem não quer ver.
    Para encarar o Vasco, neste domingo, às 19h30m (de Brasília), na Arena do Jacaré, o atacante lembrou que vai ser bom voltar ao estádio, e é preciso repetir a boa atuação do último fim de semana.
    - Vamos manter o foco e tentar repetir o mesmo nível de atuação. A gente espera vencer, porque Corinthians e Fluminense têm jogos difíceis, e nós estamos em casa. O Vasco não tem mais chances de Libertadores ou de cair, mas por isso podem ser perigosos. Eles vão jogar tranqüilos, e pode acontecer como entre Fluminense e Goiás. Além disso, eles têm um ótimo time, rápido no ataque e que explora a velocidade.
    Quanto ao retorno à Arena do Jacaré, Ribeiro fez elogios.
    - Lá é pressão, e não perdemos nenhum jogo. Apresentamos a nossa força, juntamente com nossa torcida e temos tudo para ganhar.
    Mas quando o assunto é o apito, a tom de voz muda.
    - Não quero nem pensar em juiz mais. A gente temia e aconteceu. É melhor não pensar para não ter problema. Vamos nos preocupar com o futebol. Vamos deixar as manifestações para os torcedores, a gente até tem vontade, mas se falar alguma coisa que desagrade pode pegar gancho de um ano.
    Malas branca e preta
    Ao falar da ‘mala’ que sempre aparece na reta final do Brasileirão, o atacante tem opiniões divergentes.
    - Acho válido (mala branca), mas acredito que o profissional não precisa de um incentivo para exercer o seu trabalho. Eu acho que ela existe, mas não preciso disso, apesar de não achar incorreto. Mas um time entregar para o outro, creio que isto ao existe mais no futebol.
     

    Emerson volta a treinar, e Deco é liberado da atividade desta quarta

    Como previsto, Sheik realiza atividades de recondicionamento físico, enquanto luso-brasileiro não comparece devido a problemas particulares

    Por Cahê Mota e Diego Rodrigues Rio de Janeiro
    Emerson no treino do FluminenseEmerson faz treino físico nas Laranjeiras (Foto:
    Jorge Wiliam / Agência O Globo)
    Conforme previsto, Emerson está de volta aos treinamentos do Fluminense e deve reforçar a equipe na partida contra o São Paulo, domingo, às 17h (de Brasília), na Arena Barueri, pela 36ª rodada do Brasileirão. Recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo, o atacante participou do aquecimento com o restante do elenco e em seguida fez trabalhos físicos com o preparador Ronaldo Torres na manhã desta quarta-feira. A expectativa é de que o Sheik trabalhe normalmente nesta quinta.

    Durante a atividade, os reservas enfrentaram os juniores em jogo-treino, com a presença de nomes como Washington e Diguinho, que não iniciaram a partida de domingo, contra o Goiás. Enquanto isso, os titulares disputaram partidas de futevôlei ao lado do campo. A ausência foi o luso-brasileiro Deco, liberado para resolver problemas particulares.

    Com 62 pontos, o Fluminense é o segundo colocado no Brasileirão, atrás do Corinthians, que tem 63. O clube paulista encara o Vitória, também no domingo, às 17h (de Brasília), no Barradão.

    Goiás e Palmeiras iniciam decisão para salvar o ano de um dos times

    Após fracassos na temporada, alviverdes goiano e paulista fazem o primeiro duelo da semifinal da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, em Goiânia

    Por Carolina Elustondo e Tiago Leme Goiânia e São Paulo
    Goiás e Palmeiras apostam todas as suas fichas para salvar o ano de 2010 na Copa Sul-Americana. Apenas o título - e a consequente vaga na Libertadores -, pode fazer com que os clubes terminem o ano de maneira positiva, após uma série de decepções. No entanto, apenas uma das equipes terá a chance de brigar pela taça internacional na decisão contra LDU-EQU ou Independiente-ARG. O duelo de ida da semifinal entre os brasileiros, encarado como o jogo da vida por ambos, é nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Serra Dourada.
    Rafel Moura Kleber Goiás x PalmeirasRafael Moura e Kleber são as principais armas ofensivas de Goiás e Palmeiras no duelo (Foto: Ag. Estado)
    Goianos e paulistas fracassaram nos Estaduais, na Copa do Brasil e em seus objetivos no Campeonato Brasileiro nesta temporada. Com poucas chances de escapar do rebaixamento para a Série B, o Goiás esqueceu o nacional e decidiu escalar força máxima na Sul-Americana para tentar supreender o time de Luiz Felipe Scolari. O atacante Rafael Moura, artilheiro do torneio com seis gols marcados, é a principal esperança do técnico Artur Neto.
    O Palmeiras também abriu mão da competição nacional ao perceber que a vaga na Libertadores por aquele caminho estava mais difícil. Com isso, Felipão e os jogadores passaram a priorizar o mata-mata continental. Sem Valdivia, machucado, o substituto Lincoln, Kleber e Marcos Assunção, além do espírito copeiro de Scolari, são os trunfos paulistas no duelo decisivo.
    O jogo terá um trio de arbitragem brasileiro. Evandro Rogério Roman apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz e Márcio Santiago. A TV Globo transmite a partida para os estados de RS, SC, PR, SP, ES, GO, DF e as cidades de Recife/PE, Caruaru/PE, Resende/RJ, Juiz de Fora/MG, Uberlândia/MG, Ituiutaba/MG e Araxá/MG, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do jogo em Tempo Real, com vídeos.
    header o que esta em jogo

    Goiás: Perto de ser rebaixado no Brasileiro, o time se agarra à possibilidade de ser campeão internacional e dar à torcida a alegria de disputar a Taça Libertadores de 2011. O objetivo é conseguir vencer este primeiro jogo em casa sem sofrer gols, para não chegar ao segundo duelo em desvantagem.
    Palmeiras: com poucas chances de conseguir a classificação para a Taça Libertadores via Brasileirão, o Palmeiras abriu mão do torneio nacional. Com isso, a prioridade total do clube é o título da Copa Sul-Americana para garantir a vaga na principal competição do continente no próximo ano.
    header as escalações 2

    Goiás: Artur Neto deixou dúvidas na escalação. Com Carlos Alberto e Jones no departamento médico, ele aguarda a avaliação da dupla pouco antes do jogo para definir a equipe. Mas Rafael Toloi deve mesmo voltar à zaga, e Felipe tem grandes chances de ser escalado no ataque. O Goiás deve ir a campo com: Harlei, Rafael Toloi, Ernando e Marcão; Douglas, Amaral, Jonílson (Carlos Alberto), Marcelo Costa e Wellington Saci; Felipe (Jones) e Rafael Moura..
    Palmeiras: Sem Valdivia, machucado, Felipão vai escalar o meia Lincoln como o principal armador da equipe. O Palmeiras vai a campo com a força máxima disponível: Deola; Márcio Araújo, Danilo, Maurício Ramos e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Lincoln; Luan e Kleber.
    quem esta fora

    Goiás: Wellington Monteiro segue em recuperação de uma lesão na coxa e novamente desfalca o time.
    Palmeiras: o meia Valdivia, com uma lesão muscular na coxa esquerda, é o principal desfalque do Verdão. O chileno só deve voltar a atuar em 2011. O goleiro Marcos, que ainda sente dores após machucar o joelho, segue fora da equipe. Já o meio-campista reserva Rivaldo não foi relacionado para o jogo devido a um problema muscular na coxa.
    header fique de olho 2

    Goiás: Em grande fase, Rafael Moura é o principal destaque do Goiás nesta Copa Sul-Americana. o atacante já é o maior artilheiro brasileiro da competição, com oito gols (seis nesta edição) e, no domingo, foi o autor do gol que pelo menos garantiu o empate do time diante do Fluminense por 1 a 1, pelo Brasileiro. Ele marcou primeiro, mas o time carioca empatou com Conca, de pênalti. Os companheiros confiam na pontaria do He-Man para garantir a vitória em casa.
    Palmeiras: Com a ausência do meia Valdivia, o atacante Kleber é a principal esperança dos palmeirenses para decidir a partida em uma jogada individual ou em um lance de genialidade.
    header o que eles disseram


    Artur Neto (técnico do Goiás): "Hoje no mata-mata temos necessidade de fazer gols e de preferência não tomar. Essa é a regra, e vamos em busca disso. O Palmeiras tem grandes jogadores e um excelente treinador. Temos que cuidar do Palmeiras e vencer o jogo".
    Luiz Felipe Scolari (técnico do Palmeiras): "O 0 a 0 não é um resultado que nos serve, porque a medida que você faz gols a possibilidade aumenta dentro da sua casa. Então, temos que sair para o jogo também. Paciência e inteligência fazem parte do jogo".
    header números e curiosidades


    * Nas fases anteriores da Copa Sul-Americana, o Goiás passou por Grêmio, Peñarol e Avaí. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota, com nove gols a favor e seis contra. Jogando como mandante, o time goiano tem uma vitória e dois empates, com quatro gols marcados e três sofridos.
    * Já o Palmeiras eliminou Vitória, Universitario de Sucre-BOL e Atlético-MG. O Verdão tem quatro vitórias, um empate e uma derrota nos seis jogos disputados pela Sul-Americana deste ano, com dez gols marcados e quatro sofridos. Fora de casa, os palmeirenses venceram uma vez, empataram uma e perderam também uma, tendo feito dois gols e sofrido três.
    header último confronto v2
    Palmeiras e Goiás se enfrentaram pela última vez no Brasileiro deste ano, e faz pouco tempo. O encontro foi no dia 30 de outubro, na Arera Barueri, em São Paulo, e o anfitrião venceu por 3 a 2.
    Tinga abriu o placar para o Palmeiras, e a bola ainda desviou em Rafael Toloi antes de entrar. O segundo gol palmeirense só veio aos 35 minutos do segundo tempo, com Márcio Araújo. O visitante, que tinha crescido na segunda etapa, descontou com Jones. Mas Dinei ampliou para os paulistas. Restou ao Esmeraldino diminuir com Everton Santos.

    De olho em verba extra, Vasco e Santos fazem amistoso no Piauí

    'De férias', equipes escalarão apenas reservas para o duelo no Albertão

    Em Teresina
    keirrison santos treinokeirrison é a grande atração do amistoso
    (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
    Sem grandes aspirações no Campeonato Brasileiro, Santos e Vasco irão se enfrentar nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Albertão, em Teresina. Com a realização do amistoso, além de um reforço no cofre dos clubes neste fim de ano, os times poderão fazer testes para 2011, já que não usarão a equipe principal. Apesar de o jogo não valer muito, os torcedores locais prometem fazer uma grande festa.
    O técnico interino do Santos, Marcelo Martelotte, tem como missão neste fim de ano aprontar um relatório para Adilson Batista, que assume o comando do time em dezembro. Por isso, vai aproveitar esse amistoso para observar jogadores que têm sido pouco utilizados. Com isso, o Peixe viajou para Teresina com um time alternativo.
    Entre os atletas que serão melhor observados, estão o zagueiro Vinicius Simon, o volante Rodrigo Possebon e o meia Breitner. Será também um teste importante para o atacante Keirrison, que foi contratado em julho, para substituir o atacante André, vendido para o
    Dínamo de Kiev-UCR, mas ainda não conseguiu deslanchar com a camisa santista.
    No Vasco, a situação é semelhante. O time será comandado pelo auxiliar Acácio, já que PC Gusmão ficará no Rio de Janeiro com o time principal. O amistoso será a oportunidade para atletas como Tiago, Fernando, Jadson Viera, Allan e Rafael Coelho mostrarem serviço.
    Acácio acredita que o fato de estes jogadores treinarem bastante juntos dará um padrão de jogo para a equipe.
    - Será uma oportunidade para eles mostrarem ao PC, que estará de olho. Jogador tem que incomodar o treinador. Estes atletas estão treinando juntos há bastante tempo. Vamos com três zagueiros por causa das circunstâncias. Acho que temos como fazer um jogo satisfatório.
    Prováveis escalações:
    SANTOS:
    Rafael; Danilo, Vinicius Simon, Bruno Aguiar e Alex Sandro; Roberto Brum, Rodrigo Possebon, Breitner e Alan Patrick; Madson e Keirrison.
    VASCO
    Tiago; Jadson Viera, Fernando e Titi; Ari, Romulo, Allan, Fumagalli e Carlinhos; Rafael Coelho e Nunes.
    ARBITRAGEM: Afonso Amorim de Sousa será o árbitro. Os auxiliares serão Francisco Pereira de Lima Júnior e Rogério de Oliveira Braga.

    Cheerleaders roubam holofotes nos Jogos Asiáticos; atletas reclamam

    Líderes de torcida chinesas usam biquínis nas partidas de vôlei de praia

    Por GLOBOESPORTE.COM Guangzhou, China
    Líderes de torcida, por vezes, roubam os holofotes nos eventos que tentam animar. Nos Jogos Asiáticos, porém, elas causaram polêmica durante as partidas de vôlei de praia da competição. Os jogadores reclamaram que elas, vestidas apenas com biquínis, acabam atrapalhando.
    cheerleaders no vôlei de praia durante os Jogos AsiáticosCheerleaders no vôlei de praia durante os Jogos Asiáticos (Foto: AFP)
    - Elas afetam meu jogo. Acredito que elas tiveram alguma coisa a ver com a nossa derrota – afirmou Adeeb Mahfoudh, do Iêmen, que perdeu para uma dupla da Indonésia.
    A organização do torneio, em Guangzhou, contratou quatro grupos de cheerleaders, cada uma com oito meninas de biquínis. Em suas apresentações, misturam dança com elementos de artes marciais. Mahfoudh, depois, se rendeu à beleza das meninas.
    - Essas meninas são muito bonitas. Com elas aqui, mais pessoas vão prestar atenção no vôlei de praia. Se eu puder, espero vê-las atuando na próxima partida – brincou.

    Australiano da RBR supera tempo de Vettel e voa em teste para jovens

    Daniel Ricciardo é o mais rápido em Abu Dhabi depois de melhorar marca que deu pole a campeão no GP. Brasileiro Luiz Razia é o 12º no somatório do dia

    Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes
    Daniel Ricciardo dominou mais uma vez os testes de jovens no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. A aposta da RBR melhorou seu tempo de terça-feira e deixou para trás seus rivais mais uma vez. Pela manhã, Com 1m39s548, ele foi apenas 0s154 mais lento que Sebastian Vettel no treino classificatório do último GP, quando ficou com a pole que lhe abriu as portas para o título na Fórmula 1. À tarde, no entanto, deixou a marca para trás e fez 1m38s102.
    Daniel Ricciardo no teste de pilotos em Abu DhabiDaniel Ricciardo no teste de pilotos em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

    O segundo mais rápido pela manhã foi o francês Jules Bianchi, com a Ferrari. À tarde, no entanto, o lugar foi do belga Jerome D’Ambrosio, com a Renault. O terceiro melhor tempo do dia foi Sam Bird, com a Mercedes, seguido por Gary Paffett, com a McLaren. Bianchi fez o quinto tempo.
    O brasileiro Luiz Razia, piloto reserva da VRT, fez o décimo tempo pela manhã, atrás do venezuelano Pastor Maldonado, que treinara pela Hispania na terça e, nesta quarta, correu pela Williams. À tarde, no entanto, caiu para a 12ª colocação, com 1m43s525.
    Confira os tempos:
    1. Daniel Ricciardo RBR 1m38s102 77 voltas
    2. Jerome D'Ambrosio Renault 1m38s802s 83 voltas
    3. Sam Bird Mercedes 1m39s220 82 voltas
    4. Gary Paffett McLaren 1m39s760 84 voltas
    5. Jules Bianchi Ferrari 1m39s916 93 voltas
    6. Sergio Perez Sauber 1m40s543 91 voltas
    7. Paul di Resta Force India 1m40s901 27 voltas
    8. Pastor Maldonado Williams 1m40s944 81 voltas
    9. Jean-Eric Vergne STR 1m40s974 61 voltas
    10. Yelmer Buurman Force India 1m41s178 67 voltas
    11. Davide Valsecchi Hispania 1m43s013 32 voltas
    12. Luiz Razia VRT 1m43s525 70 voltas
    13. Josef Kral Hispania 1m44s143 61 voltas
    14. Rodolfo Gonzalez Lotus 1m44s312 41 voltas
    15. Vladimir Arabadzhiev Lotus 1m45s723 49 voltas

    Confiante, Artur Neto não se alarma por Palmeiras descansado e favorito

    Treinador do Goiás ressalta determinação da própria equipe e diz que favoritismo acaba quando a bola rola. Duelo é às 21h50m, no Serra Dourada

    Por Carolina Elustondo Goiânia
    Artur Neto novo técnico do GoiásArtur Neto espera Goiás aguerrido em campo nesta
    quarta-feira Foto: Divulgação / Site Oficial do Goiás)
    Nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), Goiás e Palmeiras se enfrentarão no Serra Dourada pelo primeiro jogo das semifinais da Copa Sul-Americana. A previsão é de tempo chuvoso, o que deixaria o campo pesado. O visitante tem uma vantagem, pelo menos na teoria: mandou o time reserva para enfrentar o Atlético-GO e perdeu por 3 a 0 no último domingo, pelo Brasileiro. Mas está descansado para o confronto desta quarta. O anfitrião, por sua vez, foi com força máxima para o empate por 1 a 1 com o Fluminense no mesmo dia, no Engenhão. Enfrentou chuva, torcida contra e tirou dois pontos do então líder do campeonato. O técnico Artur Neto acha que o Palmeiras vai tentar usar o desgaste do Goiás como trunfo em campo, mas acredita que seu time vencerá todas as adversidades.
    - Domingo jogamos com chuva, tivemos um desgaste grande. O Palmeiras não, não mandou o time principal, ficou descansando e esperando. Agora contra o Fluminense isso também aconteceu, o time deles passou a semana toda se preparando e nós não. Mas seguramos a onda. Tenho certeza que o Palmeiras vai tentar explorar isso, um campo pesado por possível chuva, mas em um momento assim toda dificuldade tem que ser superada: sol, chuva, calor, frio... O jogo vai ser duríssimo pros dois. O que tiver um pouco mais de tranquilidade para aproveitar os melhores momentos da partida vai vencer - explicou o treinador.
    O fato de o Goiás não ter sido considerado favorito em nenhum confronto desta Copa Sul-Americana não preocupa o comandante esmeraldino. Para ele, o favoritismo não é levado em conta quando a bola rola.
    - Pode ter certeza de que o favorito é o Palmeiras, mas independentemente de ser ou não, o nosso time se superou. Você coloca o favoritismo em um duelo por causa do clube, da camisa, dos jogadores, mas futebol se decide na hora, no campo - acrescentou.

    Jobson quebra o silêncio: 'Se dormi muito é sinal de que não descansei'

    Em entrevista exclusiva ao Globo Esporte, atacante conta o que aconteceu na manhã em que faltou ao treino e se dispõe a fazer qualquer exame médico

    Por Rafael Pirrho Rio de Janeiro
    As polêmicas em torno de Jobson se sucedem em velocidade superior à de suas arrancadas. Pior para ele e para o Botafogo. Aos 22 anos, o atacante já é notícia mais pelo que faz fora do campo do que dentro dele.

    A última pisada de bola foi na sexta-feira. Jobson tinha treino marcado para às 9h em General Severiano, mas acordou às 10h30m. Decidiu faltar. Foi punido pela diretoria e afastado da equipe. Na semana do confronto decisivo contra o Internacional, trabalha longe dos companheiros, sempre pela manhã. Titular nas últimas sete partidas, ainda não tem presença certa no confronto de domingo.
    - Se eu dormi muito é sinal de que não descansei – reconhece, em entrevista exclusiva ao Globo Esporte. - Vi o tamanho do erro, ainda mais em um clube como o Botafogo, que me acolheu. Não vou fazer de novo.
    Mas o técnico Joel Santana não parece tão convicto de que o atacante mudou. Na terça-feira, Joel disse que Jobson "não pode jogar por água abaixo o futebol que tem". A paciência do Botafogo parece no limite e Jobson sabe disso.
    - Tenho que mudar, não fazer merda, né? No ano passado tive uma grande experiência na minha vida, não posso entrar em uma decepção de novo.
    Jobson se refere à punição por uso de cocaína, no final de 2009. O jogador admitiu que usou crack e acabou suspenso por seis meses. O Botafogo topou renovar seu contrato até o final de 2015 e Jobson garante que nunca mais se envolveu com drogas.
    - Fico muito triste quando falam que eu voltei a usar droga. Não me recuso a fazer exames, de sangue inclusive. Não tenho peso na consciência em relação a isso. Nesse período em que eu fiquei machucado a imprensa achou que eu voltei a usar droga, que o Botafogo estava me preservando. Mas não era isso. Tinha exame, tinha tudo provando a lesão. São coisinhas que se tornam coisonas - lamenta.
    Um dos últimos problemas aconteceu em Florianópolis, no início do mês. Após o jogo contra o Avaí, um torcedor o denunciou por ter mostrado a genitália dentro do ônibus do Botafogo que deixava o estádio. Jobson se justifica argumentando que havia sido provocado.
    - Não vou fazer um gesto assim à toa. Foi grave (o que o torcedor fez), me ofendeu demais. Eu não vou responder a todo torcedor que faz um gesto pra mim, senão vou ficar louco da cabeça, mas naquele momento foi uma coisa dentro do ônibus. Achei que não fosse dar nada e de repente vem essa notícia toda... Minha família fica triste também. Eles ligam lá do Pará para saber o que aconteceu comigo. Só sabem pela imprensa e ficam pensando "será que ele está fazendo uma cagada de novo mesmo?"
    As respostas sugerem um garoto que varia entre o arrependimento e o sentimento de perseguição, entre a sinceridade e o desconforto diante de tantas polêmicas. Fato é que Jobson hoje é o marcador implacável dele mesmo.
    - É muita notícia ruim pra cima de uma pessoa só. Tenho o objetivo de chegar à Libertadores e não quero ficar fora desses últimos três jogos. Com certeza sou uma peça que pode ajudar.

    Fifa sinaliza que Inter não precisará rebaixar gramado

    Comitê Organizador Local aceita projeto com arquibancadas elevadas, diz dirigente colorado

    Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
    painel obras estádio beira rio internacionalGramado do Beira-Rio não precisará ser rebaixado
    (Foto: Alexandre Alliatii / Globoesporte.com)
    O Inter ainda não pode dar certeza absoluta de que o Beira-Rio será a sede gaúcha da Copa do Mundo de 2014, mas o estádio ficou um pouco mais perto de receber o Mundial depois de reunião entre dirigentes do clube gaúcho e integrantes do Comitê Organizador Local da Fifa, nesta terça-feira. No encontro, solicitado pelos colorados, foi amenizada a rusga envolvendo o gramado do Gigante. Segundo o Inter, a Fifa aceitou retirar a exigência de rebaixamento do campo.
    O Inter foi representado na reunião por seu presidente, Vitório Piffero, e por Pedro Affatato, primeiro vice-presidente do clube. Os dirigentes apresentaram aos membros do Comitê uma proposta de elevação das arquibancadas. Como a Fifa sugeriu o rebaixamento do campo para dar maior visibilidade ao público, o Inter argumentou que o problema estará resolvido com os degraus mais altos do que atualmente.
    - Mostramos uma fotografia de como serão as arquibancadas. A questão está resolvida. Eles ainda não tornaram isso oficial, mas aceitaram nossa proposta – disse Affatato.
    O impasse no gramado colocava em risco a Copa no Beira-Rio. Se a Fifa mantivesse a exigência, o Inter, provavelmente, não receberia o Mundial. O clube alegava que o estádio, por ser erguido na beira do rio Guaíba, não tem limite para rebaixamento do campo, que fica em cima de um lençol freático. A obra ficaria muito cara, longe das possibilidades financeiras do clube.
    Agora, falta resolver a questão financeira. O Inter está redesenhando seu orçamento para apresentá-lo ao Comitê. A Fifa não aceitou que as reformas do estádio sejam bancadas com recursos próprios. A diretoria precisará ir atrás de garantias financeiras. O empréstimo, diz Affatato, será pago com recursos que o próprio estádio, quando estiver remodelado, disponibilizará.