terça-feira, 27 de setembro de 2016

Marcelo Guimarães confirma chegada de franquia da ATT no Espírito Santo

Lutador peso-médio do UFC está trazendo a academia American Top Team para a cidade de Vila Velha. Inauguração deve acontecer neste mês de outubro

Por Vitória, ES
Marcelo Guimarães está trazendo franquia da American Top Team para o Espírito Santo (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Capixaba Marcelo Guimarães está trazendo uma franquia da academia American Top Team para o Espírito Santo (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Em fase final de recuperação de uma sequência de cirurgias que fez neste ano de 2016, o atleta capixaba do UFC Marcelo Guimarães começa a enveredar por outras áreas no mundo das lutas. "Magrão" está trazendo para o Espírito Santo uma franquia da academia American Top Team, dos Estados Unidos.
A academia ficará localizada no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, próximo ao Shopping Praia da Costa, e a previsão de inauguração é para este mês de outubro. As obras estão aceleradas no local e Marcelo Guimarães revelou alguns detalhes de como será o funcionamento e padronização das atividades.
- Estou trazendo a franquia da American Top Team aqui para o Brasil. Devemos inaugurar na segunda quinzena de outubro. Vamos ter um modelo padrão da ATT, não apenas na estrutura física, como nas periodizações dos treinamentos, modalidades e atividades de intercâmbio com a ATT, na Flórida. Teremos programas kids, babies e aulas simultâneas para pais e filhos. 
Sem lutar desde a derrota por nocaute para Vitor Miranda, no UFC 196, que aconteceu em março deste ano, Marcelo Guimarães não tem uma data certa para o retorno ao octógono. Logo após o combate, "Magrão" operou o joelho, nariz e cotovelo. Mas na sequência, teve que refazer a cirurgia no joelho, por conta de uma infecção. Agora o peso-médio do Ultimate aguarda a sua recuperação física para marcar a sua próxima luta, que deve acontecer mesmo apenas em 2017.
ATT - celeiro de campeões
Fundada no início dos anos 2000, a American Top Team é uma rede de academias norte-americana de propriedade de Ricardo Liborio, Marcus "Conan" Silveira e Marcelo Silveira, que são ex-membros da Brazilian Top Team. A sede da ATT fica em Coconut Creek, na Flórida, mas possui franquias em vários locais dos Estados Unidos.
Em seu plantel, a American Top Team teve e tem grandes nomes do MMA, como Denis Kang, Antônio "Pezão" Silva, Mike Brown, Jeff Monson, Thiago "Pitbull" Alves, Roan "Jucão" Carneiro, Wilson Gouveia, Hector Lombard, Nik Lentz, Jorge Masvidal, Gleison Tibau e Glover Teixeira, entre outros. Além dos campeões do UFC Tyron Woodley (EUA), Amanda Nunes (Brasil) e Joanna Jedrzejczyk (Polônia), que acaba de entrar para a ATT. 
Outra capixaba com ligação com a American Top Team é a lutadora Carina Damm, que treina na academia junto com seu marido, o também lutador Luís "Sapo" Santos. O irmão dela, Rodrigo Damm, também já treinou na ATT, na época em que atuava no UFC.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, acesse www.globoesporte.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Poliana Botelho e Letourneau têm acordo verbal para luta em Toronto

Lutadora da Nova União deve estrear contra ex-desafiante ao título dos palhas

Por Rio de Janeiro
A estreia de Poliana Botelho no UFC não será das mais fáceis. Segundo apurou oCombate.com, a carioca e a canadense Valerie Letourneau têm um acordo verbal para se enfrentarem no UFC 206, que acontece no dia 10 de dezembro, em Toronto (CAN).
Montagem Poliana Botelho x Valerie Letourneau  (Foto: Editoria de arte)Poliana Botelho deve encarar Valerie Letourneau no UFC 206, em Toronto (Foto: Editoria de arte)

Com cinco vitórias e apenas uma derrota no cartel, Poliana é uma promessa do MMA brasileiro. Especialista na trocação, a atleta da Nova União venceu todas as suas lutas por nocaute ou nocaute técnico. 
Experiente, Letourneau vem de duas derrotas seguidas: para a campeã peso-palha Joanna Jedrzejczyk e para Joanne Calderwood. A canadense, que também gosta da luta em pé, tem oito triunfos e cinco reveses no cartel. 

Claudinha Gadelha vai enfrentar Cortney Casey no UFC de São Paulo

Depois da derrota para a campeã Joanna Jedrzejczyk, brasileira volta ao octógono

Por São Paulo
Claudinha Gadelha vai tentar reconstruir seu caminho rumo ao topo. A brasileira, que vem de duas derrotas nas últimas três lutas - ambas para a campeã dos palhas da organização, Joanna Jedrzejczyk, enfrentará a havaiana Cortney Casey no UFC de São Paulo, que acontece no dia 19 de novembro. A divulgação da luta foi feita pelo próprio UFC nesta terça-feira.
montagem_Claudinha-Gadelha-x-Cortney-Casey (Foto: EDITORIA DE ARTE)Cortney Casey vai encarar Claudinha Gadelha no UFC de São Paulo (Foto: EDITORIA DE ARTE)

Casey vive boa fase no Ultimate. Após derrotas para Joanne Calderwood e Seo Hee Ham, a americana se recuperou com duas vitórias seguidas: bateu Cristina Stanciu por nocaute técnico e finalizou Randa Markos com uma chave de braço, ambas no primeiro round.
Mais experiente, Claudinha tem 13 triunfos e dois reveses no cartel. Já Casey, apesar de ser dois anos mais velha (29 anos), tem apenas nove lutas na carreira, com seis vitórias e três derrotas. 
UFC Fight Night
19 de novembro, em São Paulo (SP)
CARD DO EVENTO (até o momento):
Peso-meio-pesado: Alexander Gustafsson x Rogério Minotouro
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Cortney Casey
Peso-médio: Thales Leites x Krzysztof Jotko
Peso-meio-pesado: Marcos Pezão x Gadzhimurad Antigulov
Peso-pesado Luis Henrique KLB x Christian Colombo
Peso-galo: Johnny Eduardo x Manny Gamburyan
Peso-mosca: Yuta Sasaki x Matheus Nicolau
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Michael Graves
Peso-galo: Pedro Munhoz x Justin Scoggins

Dana White jura: Ronda quer lutar com Cyborg, está ficando "sinistra" de novo

Presidente do Ultimate diz que americana "absolutamente, positivamente" deseja enfrentar peso-pena brasileira e que espera que seu retorno saia até o fim deste ano

Por Nova York, EUA
Já se passaram cinco anos desde que Ronda Rousey provocou Cris Cyborg pela primeira vez, quando as duas ainda estavam no finado evento Strikeforce e a brasileira era campeã do peso-pena (até 65,8kg). Desde então, a rivalidade só aumentou, Ronda se tornou a primeira campeã feminina do UFC e passou a exigir que Cyborg descesse ao peso-galo (até 61,2kg) para enfrentá-la, perdeu o cinturão em novembro passado e desapareceu do octógono. A brasileira, por sua vez, estreou no Ultimate este ano, lutando num peso-casado de 63,5kg, entre a sua categoria e a de Ronda, venceu dois combates e aumentou o interesse dos fãs numa resolução da rixa entre as duas.
Ronda Rousey Cris Cyborg UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Ronda Rousey (esq.) e Cris Cyborg: antigas rivais ainda não se enfrentaram (Foto: Evelyn Rodrigues)
Em entrevista ao site "TMZ", o presidente do UFC, Dana White, garantiu que Ronda está interessada em finalmente lutar contra a brasileira, mas não deu detalhes sobre um prazo para isso acontecer, nem se a americana teria mudado sua posição de exigir que o duelo fosse realizado no peso-galo.
- Posso te dizer o seguinte: Ronda quer enfrentar Cyborg. Absolutamente, positivamente, quer enfrentar Cyborg. Vamos ver o que acontece - declarou o mandatário.
White, que nas últimas semanas não foi exatamente uma fonte confiável quanto ao anúncio de lutas (afirmou que Conor McGregor estava descartado e que Eddie Alvarez enfrentaria Khabib Nurmagomedov, e que preferia ver McGregor contra José Aldo, apenas para anunciar na madrugada de terça-feira que o irlandês enfrentaria Alvarez no UFC 205), disse não ter um prazo para o retorno de Ronda, mas que espera que ela consiga livrar sua agenda para lutar ainda em 2016.
- Ela tem muita coisa a fazer. Ronda queria um tempo de folga. A garota ralou por quatro anos e queria um tempo de folga, merecia um tempo de folga. Ela teve um monte de pequenas lesões consertadas que ela precisava tratar. Ela está ficando sinistra de novo, sua cabeça está no lugar certo, e acho que a veremos em breve. Estou torcendo para ela lutar este ano - afirmou.

Cris Cyborg estreia em 15º lugar no ranking peso-por-peso do Ultimate

Lutadora é maior novidade da classificação atualizada dos melhores atletas do UFC

Por Rio de Janeiro
O "atropelo" de Cris Cyborg em cima de Lina Lansberg no último sábado impressionou os jornalistas que integram o painel eleitor do ranking do UFC. A lutadora brasileira apareceu pela primeira vez na classificação peso-por-peso da organização - que reúne os melhores lutadores da companhia, sem restrição de peso - na atualização desta semana, estreando na 15ª colocação. Campeã peso-pena (até 65,8kg) no evento exclusivamente feminino Invicta FC, Cyborg não tem sua categoria de peso no Ultimate e fez até o momento duas lutas pela franquia em peso-casado de 63,5kg, contra atletas da divisão dos galos (até 61,2kg).
Cris Cyborg UFC Brasília (Foto: Getty Images)Cris Cyborg impressionou com sua performance no UFC Brasília, no último sábado (Foto: Getty Images)
A inclusão de Cyborg foi a maior novidade da classificação divulgada nesta semana, após o UFC Brasília de sábado passado. No ranking peso-por-peso, só houve mais uma mudança: Rafael dos Anjos, ex-campeão dos leves, subiu uma posição e agora é o 12º, ultrapassando Luke Rockhold, ex-campeão dos médios.
Nos rankings por categoria de peso, houve mais estreias. Entre os galos, o brasiliense Rani Yahya entrou na 15ª posição, após vencer Michinori Tanaka por decisão unânime. Entre os leves, o piauiense Francisco Massaranduba estreou na 13ª posição, graças ao seu triunfo por nocaute técnico contra Paul Felder. Entre os médios, o polonês Krzysztof Jotko, que não lutou no sábado, entrou no 15º lugar graças à derrota do ocupante prévio da posição, o brasileiro Thiago Marreta, para o americano Eric Spicely em Brasília. E entre os pesados, Antônio Pezão não caiu após a derrota para Roy Nelson e permanece em 15º lugar, mas viu Daniel Omielanczuk estrear no ranking à sua frente, na 14ª colocação.
Confira o ranking atualizado:
ranking atualizado do UFC - 27/09/2016 (Foto: Editoria de Arte)