quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Vasco faz pagamento ao Cruzeiro e garante permanência de Bernardo

Roberto Dinamite confirma que clube efetuou depósito referente à metade dos direitos do meia, que assinará contrato válido por quatro anos

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
bernardo vasco x universidad do chile (Foto: AP)bernardo vasco x universidad do chile (Foto: AP)
O Vasco tem confirmado mais um importante nome para a próxima temporada. Nesta quinta-feira o clube efetuou o pagamento ao Cruzeiro dos cerca de R$ 3,5 milhões referentes à metade dos direitos econômicos de Bernardo. Com isso, o meia está garantido em São Januário pelos próximos quatro anos.
De acordo com o presidente Roberto Dinamite, o Vasco já depositou o dinheiro referente aos direitos de Bernardo. O prazo para o pagamento era este sábado, mas o clube se antecipou e cumpriu o compromisso.
- Está tudo ok - limitou-se a dizer Dinamite.
Bernardo já havia assinado um pré-contrato com o Vasco e agora vai firmar vínculo válido por quatro anos. O meia foi um dos destaques da equipe na última temporada, sendo o artilheiro com 18 gols.

Joia 2012: comparado a Mauro Galvão, Luan sonha ser novo Dedé

Após sentar no banco em 2011, capitão dos juniores do Vasco quer dar seus primeiros passos como profissional pegando carona no sucesso do Mito

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
A idolatria da torcida vascaína com Dedé aponta uma nova tendência em São Januário. Ao invés de vibrarem com os artilheiros ou os criadores do meio-campo, os torcedores exaltam o desempenho de um zagueiro. E as promessas da base querem pegar carona neste sucesso. Luan é um deles. Capitão do time de juniores e figurinha carimbada nos treinos dos profissionais, o zagueiro se inspira no companheiro de clube para realizar o sonho de construir sua carreira na Colina começando já em 2012.
Luan lembrou o início complicado de Dedé no Vasco, quando passou meses sem nem pensar em ser relacionado. Mesmo assim o Mito vascaíno nunca desanimou e hoje colhe os frutos dessa persistência. E é nesta força de vontade que ele se inspira em todos os momentos da própria vida.
luan vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Luan se inspira na trajetória de Dedé para se firmar no Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
- Além de ser um companheiro de clube, o Dedé se tornou um amigo. Quando subi, ele me me acolheu e me tratou muito bem sempre me dando conselhos. E não tem como não se inspirar em sua história. Ele chegou desacreditado, ouviu muita coisa depois do episódio em que acabou machucando o Carlos Alberto durante um treino e mesmo assim conseguiu brilhar quando teve a oportunidade. Agora, ele é o principal jogador do Vasco e um dos melhores do Brasil. É um guerreiro que luta e dá a vida pelo Vasco - afirmou.
Apesar da referência e principal fonte de inspiração estar tão perto do seu convívio, outro grande nome que brilhou com a camisa vascaína no passado é lembrado pelos que acompanham Luan em campo. Alto, magro, ágil e técnico, o zagueiro costuma ser comparado, não só no estilo de jogo como também na aparência, a Mauro Galvão. A lembrança deixa a jovem promessa de 18 anos muito orgulhoso, mas ao mesmo tempo ele não quer criar rótulos e sonha em caminhar com as próprias pernas.
Ser relacionado foi a realização de um sonho.  Cheguei lá tímido, nervoso, apertando a mão de todos aqueles jogadores que eu apenas via na televisão. Depois fui relaxando. E veio a viagem, que foi inesquecível. A estrutura é completamente diferente da base. É aquilo que sempre sonhamos"
Luan
- Falam muito isso pelo estilo. Vejo os vídeos dos jogos dele e reconheço algumas coisas, além de considerá-lo um grande zagueiro. Ouvir esta comparação é uma responsabilidade grande para mim. Mas pego as coisas boas e guardo comigo para ajudar. O resto descarto. É legal, só que o que quero mesmo é ser o Luan - afirmou o zagueiro, que também se inspira em Thiago Silva.
Luan sabe que está no caminho certo para realizar o sonho. Na última temporada, conseguiu as primeiras etapas que são treinar entre os profissionais, ser relacionado para o grupo que viaja e ficar no banco de reservas. Só faltou mesmo entrar em campo. Este agora é o prinicipal sonho. Mas antes de voltar a treinar no grupo de cima, foi convocado para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Capitão da equipe, ele quer confirmar a boa fase e mostrar para a dupla Ricardo Gomes e Cristóvão Borges que merece mesmo a oportunidade de fazer parte dos profissionais.
- Vai ser uma grande oportunidade para mim e para os meus companheiros também. Nosso time está bem preparado e tem tudo para buscar este título - afirmou o jogador, lembrando como foi não só o dia em que treinou pela primeira vez com o grupo principal, mas também quando fez sua primeira viagem e foi relacionado.
- Foi a realização de um sonho. Nos três primeiros jogos do Brasileiro eu fui convocado e em dois fiquei no banco. Espero nunca mais sair. Pelo contrário, agora quero jogar e fazer minha história. Cheguei lá tímido, nervoso, apertando a mão de todos aqueles jogadores que eu apenas via na televisão. Depois fui relaxando. E veio a viagem, que foi inesquecível. A estrutura é completamente diferente da base. É aquilo que sempre sonhamos - relembrou.
No Vasco desde 2006, aprendeu a jogar com firmeza
luan vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Luan divide no alto com Leandro em treino do
Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Luan nasceu em Vitória, mas foi criado em Fundão, interior do Espírito Santo. Filho de vascaínos, jogava bola em escolinhas até que após uma competição local recebeu o convite para ir até o Rio de Janeiro fazer um teste. Confiante, já foi com a papelada toda, ciente de que poderia continuar na cidade grande. E foi o que aconteceu. Entrou para o mirim, foi bem acolhido e iniciou a carreira. Mas, a cada vez que subia de categoria, recebia conselhos valiosos.
O principal deles era que tinha de mesclar técnica com força. Luan primava pela saída de bola com qualidade e era raramente visto chegando com mais firmeza nos rivais. Hoje em dia garante que sabe a hora em que tem de "dar uma porradinha".
- Eu era técnico demais. Não dava porrada. Hoje sei que tenho de chegar junto e dar chutão quando se faz necessário. Acredito que estou bem mais completo, mas sempre ciente de que a vida no futebol é um aprendizado constante - lembrou Luan, que namora e fora de campo diz ser tranquilo.
Seleção Brasileira é a cereja do bolo
Além de se firmar no Vasco, Luan traçou outro objetivo em sua cabeça para esta temporada: Seleção Brasileira. O zagueiro nunca chegou a ter uma oportunidade nas seleções de base. Mas sabe que assim que começar a aparecer na Colina as portas vão se abrir mais facilmente.
- É o caminho natural das coisas. A Seleção Brasileira é sim um grande sonho, mas mantenho sempre os pés no chão. O primeiro passo é aparecer aqui no Vasco. Quem sabe no futuro eu não consigo fazer como fez o Dedé? Trabalho e força de vontade não vão faltar - finalizou.
Nome: Luan Garcia Teixeira
Nascimento: 10/05/1993
Naturalidade: Vitória, Espírito Santo (ES)
Posição: Zagueiro
Altura: 1,88 m
Peso: 85 kg
Contrato até: 30/6/2015

Auxiliar do Vasco confia na força dos novos talentos para 2012

Gaúcho lembra sucesso de Allan e Romulo e aposta em jovens como Luan para reforçar a equipe na próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
allan vasco treino (Foto: André Portugal / Fotocom.net)Allan é exemplo de talento revelado pelo Vasco
(Foto: André Portugal / Fotocom.net)
Enquanto a equipe principal brilhou, a base foi alvo de polêmica no Vasco. O ex-diretor executivo Rodrigo Caetano deixou o clube sem esconder a insatisfação com a forma como a qual as divisões inferiores vinham sendo conduzidas. No entanto, para quem fica, a promessa é de uma geração que dará alegrias ao clube, o que pode acontecer já em 2012. Para o auxiliar-técnico Gaúcho, o time cruz-maltino está bem servido de novos talentos.
Segundo ele, jogadores como Allan e Romulo são a prova de que o Vasco possui uma boa fábrica de jogadores. Gaúcho também aposta em revelações como o meia Marlone para ajudar a equipe na próxima temporada.
- O Allan e o Romulo se destacaram e chegaram à Seleção Brasileira. O Vasco está no caminho certo, apostando nos jovens mesclados com os mais experientes. Procuro dentro de tudo que aprendi no futebol passar para os atletas que eles devem consolidar a carreira deles. Aposto em grandes promessas para 2012. O Marlone é um jogador que vem evoluindo - disse ele à Rádio Brasil.
Gaúcho ainda lembrou que o elenco que terminou 2011 conta com jogadores que ainda poderão despontar na próxima temporada.
- O Max teve sua situação atrapalhada por várias lesões. O Jonathan é outro que vai jogar também esse ano. O Luan é um zagueiro que você pode colocar no time sem problema. Tem o Alessandro, Diogo, que são jovens com futuro, que não estão de passagem pelo Vasco, mas terão carreiras sólidas - apostou.

Alecsandro aposta em experiência para triunfo do Vasco na Libertadores

Campeão em 2010, atacante lembra que Juninho, Felipe e Diego Souza podem transmitir tranquilidade ao time que disputará a competição

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Alecsandro comemora gol do Vasco contra o Fluminense (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)Alecsandro e Diego Souza: experiência do Vasco na
Libertadores (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)
Depois de 11 anos o Vasco retorna à Libertadores enfrentando adversários considerados difíceis. Por isso, a experiência daqueles que já conquistaram a competição poderá ser um fator decisivo. Campeão em 2010 com o Internacional, Alecsandro lembra que os jogadores mais rodados terão papel importante no desempenho da equipe nas partidas contra Nacional do Uruguai, Alianza Lima e Libertad do Paraguai ou El Nacional do Equador.
- É um torneio muito complicado, com clubes de tradição e difíceis de se enfrentar. Mas nosso elenco tem jogadores experientes, como o Juninho e o Felipe, que também foram campeões da Libertadores, e o Diego Souza, que foi finalista. Certamente vamos passar o que já vivemos aos que ainda não tiveram a chance de jogar essa competição. Temos time para lutar por mais essa taça - afirmou o atacante.
Com seis gols em oito partidas disputadas – sendo que dois na final –, Alecsandro foi um dos nomes do Vasco na conquista da Copa do Brasil. O atacante, que chegou ao clube prometendo títulos, espera que em 2012 a equipe siga construindo uma trajetória de sucesso.
- Cheguei com a ideia de recolocar o clube onde ele merece estar, e todo o grupo de jogadores também queria isso. A Copa do Brasil foi um título muito importante, acho que pode ter sido um marco para um novo Vasco. Demonstramos espírito vencedor e isso foi o diferencial numa competição eliminatória e com muitas equipes qualificadas. O prêmio de artilheiro me deixou muito satisfeito, ainda mais sabendo que contribuí nas decisões - disse Alecsandro, que fechou a temporada com 13 gols em 38 partidas pelo Vasco.

Oferecido ao Vasco, argentino cogitou aposentadoria aos 26 anos

Matías Abelairas está sem jogar uma partida oficial há seis meses, desde que não teve contrato renovado pelo River Plate

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Matías Abelairas River Plate (Foto: Getty Images)Matías Abelairas é observado pelo Vasco
(Foto: Getty Images)
De olho no mercado sul-americano para reforçar a equipe, o Vasco procura alguns nomes e diariamente tem outros oferecidos. Um deles é do argentino Matías Abelairas, meio campo criado no River Plate, o qual defendeu até junho. Há seis meses sem atuar num jogo oficial, o meia, que vem sendo observado pela diretoria cruz-maltina, tem fatos curiosos em seu histórico. Além de ter barrado Conca no início da carreira, chegou a pensar em aposentadoria aos 26 anos.
Abelairas ficou sem clube desde que seu contrato com o River Plate terminou, em 30 de junho, e o clube decidiu não renovar. Em agosto, fez um desabafo no Twitter. Ao comentar as ofertas que recebeu, explicou o porquê de, segundo ele, não ter assinado com ninguém.
- A razão de não ter aceitado a oferta do clube do Chile e de nenhuma outra tem a ver com tudo isso: não sei se vou seguir jogando - publicou.
Em setembro, o meia esteve na Escócia realizando alguns treinos com o Glasgow Rangers, mas não ficou. Em agosto do ano passado o jogador sofreu uma operação no joelho quando já não tinha mais oportunidades no River Plate.
Nesta quinta-feira, o jornal chileno "La Tercera" publicou um possível interesse do Vasco no zagueiro Osvaldo González, do Universidad de Chile. No entanto, o zagueiro afirmou que pretende disputar a Libertadores de 2012 pela equipe campeã da última Copa Sul-Americana.

RETROSPECTIVA 2011: Cacá reage ao domínio de Camilo e fatura o tetra

Piloto da RCM vence Corrida do Milhão, ganha vantagem na SuperFinal, mas quebra em momentos cruciais e vê o rival faturar o quarto título na Stock

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Com provas movimentadas do início ao fim, a temporada 2011 da Stock Car teve dois momentos claramente distintos. Na primeira fase, domínio absoluto de Thiago Camilo, da RCM, que venceu três das oito etapas – incluindo a Corrida do Milhão, que teve a ilustre participação do campeão mundial de Fórmula 1 Jacques Villeneuve – e abriu uma vantagem tão grande que chegaria à SuperFinal em primeiro lugar mesmo que não pontuasse na corrida que definiu os dez classificados para disputar o título. Já nas quatro corridas decisivas, tudo deu errado para Thiago, que viu o rival Cacá Bueno andar forte para faturar seu quarto título na categoria.
Stock Car: carros aceleram na largada (Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação)A Stock teve uma temporada competitiva, com muitas ultrapassagens (Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação)
Marcada por um grande número de ultrapassagens durante as provas, reflexo direto do "push to pass", um botão que gera uma potência extra no motor durante alguns segundos, a temporada teve ainda cenas fortes. Além da capotagem de Xandinho Negrão nos testes da pré-temporada, muita gente prendeu a respiração com o incêndio no carro de Tuka Rocha. O piloto escapou da morte ao saltar do carro em chamas logo nas primeiras voltas da sexta etapa, no Rio de Janeiro. O ano também foi de muitas confusões com o regulamento, que de tão criticado foi simplificado para o próximo ano, eliminando os descartes e o sistema de playoffs adotado nas últimas seis temporadas.
Cacá Bueno
Dono de seis poles e três vitórias nesta temporada, Cacá Bueno consolidou-se em 2011 como o mais bem sucedido piloto em atividade na Stock Car. Além de dominar com larga margem estas estatísticas entre os pilotos do atual grid, ele também se transformou, aos 35 anos, no segundo maior campeão da história. Somando a conquista deste ano às de 2006, 2007 e 2009, Cacá igualou o número de títulos de Paulão Gomes, uma das lendas da categoria.
Stock Car: Cacá Bueno comemora o tetra no Velopark (Foto: Duda Bairros/ Stock Car)Cacá Bueno comemorou em 2011 o tetracampeonato da Stock Car (Foto: Duda Bairros/ Stock Car)
Defendendo a RBR Mattheis, do consagrado engenheiro Andreas Mattheis, o carioca foi um dos pilotos mais combativos deste ano. Depois de vencer na segunda etapa, em São Paulo, ele passou por alguns problemas, como uma punição equivocada por excesso de velocidade nos boxes na quinta prova, em Campo Grande, e um pit stop desastrado seguido por falhas no motor de seu carro durante Corrida do Milhão, válida como a sétima etapa. Tanto que se classificou apenas em quarto lugar para a fase SuperFinal.
Àquela altura, seu principal rival era Thiago Camilo, que faturou o prêmio milionário e que chegaria ao fim do ano como o piloto que mais somou pontos em todo o campeonato. Mas como os ‘pontos corridos’ só voltarão à Stock em 2012, quem se deu bem foi Cacá, mesmo envolvendo-se em um acidente com Marcos Gomes na última corrida da temporada.
Após a prova decisiva, disputada no autódromo Velopark, nos arredores de Porto Alegre, a expressão mais ouvida no paddock era uma referência à famosa narração do pai de Cacá, o narrador Galvão Bueno. Mecânicos e familiares comemoraram com o piloto aos gritos de “é tetra!”, imitando o que foi dito por Galvão quando a Seleção Brasileira venceu a Copa do Mundo de Futebol, em 1994. Até um cartaz foi improvisado pela então noiva do piloto, Talita Stoppazzolli, com quem ele se casou no fim de dezembro. Aliviado com a conquista, o piloto considerou seu quarto título um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Stock Car.
Talita Stopazzoli, comemora o tetra do noivo Cacá Bueno na Stock Car (Foto: Carsten Horst)Talita Stoppazzolli comemorou o tetra do noivo Cacá Bueno na Stock Car (Foto: Carsten Horst)
Tuka Rocha
Tuka Rocha na StockCar (Foto: Miguel Costa Jr.)Tuka Rocha foi o melhor estreante da
Stock Car em 2011 (Foto: Miguel Costa Jr.)
Dono de um bom currículo em corridas de monopostos, Tuka Rocha ingressou numa das categorias mais competitivas do planeta sem qualquer experiência anterior em carros de turismo. A missão era bem complicada, já que a Stock Car não permite treinos particulares e, com isso, ele correria em algumas pistas desconhecidas com um carro cheio de 'manhas', que exige muita experiência. Tudo isso tendo como parâmetro um companheiro de equipe jovem e vencedor, o competitivo Allam Khodair.
Mas Tuka, de 28 anos, não se intimidou. Após um começo difícil, no qual sofreu especialmente nos treinos classificatórios, ele sobreviveu ao maior susto de sua vida (um incêndio em seu carro durante a etapa do Rio de Janeiro) e a partir daí começou uma série de boas corridas. Chegou a liderar em Salvador, na oitava etapa, e passou a levar o carro da Vogel aos pontos constantemente. Assim, sagrou-se o melhor estreante da temporada, à frente de Eduardo Leite, Rodrigo Navarro e Denis Navarro, os outros que disputaram todas as provas de 2011. Mais experiente, ele integrará a partir do ano que vem a equipe FTS, chefiada pelo engenheiro Maurício Ferreria, e pode surpreender.
9ª etapa - Santa Cruz do Sul, RS
Após uma sequência incrível de bons resultados, com três vitórias em oito corridas, Thiago Camilo passou toda a primeira fase sem saber o que era cruzar a linha de chegada fora dos quarto primeiros lugares. Um retrospecto que o colocava como o maior favorito para a fase SuperFinal, composta por quatro provas, onde ele deveria administrar a liderança para se tornar o mais jovem campeão da Stock Car. Foi quando, de uma hora para outra, sua sorte então mudou.
Stock Car: Thiago Camilo desolado após abandonar a etapa de Santa Cruz do Sul (Foto: Carsten Horst / Stock Car)Thiago Camilo desolado após abandonar a etapa de Santa Cruz do Sul (Foto: Carsten Horst / Stock Car)
Logo na segunda volta da etapa de Santa Cruz do Sul, que abria a SuperFinal, o campeonato começou a escapar das mãos de Camilo. A quebra de um componente mecânico deixou o piloto do carro 21 sem pontos e o jogou para a quarta posição na tabela de classificação. Entre seus rivais na briga pelo título, quem se deu melhor naquela prova foi justamente o pole position Cacá Bueno, que depois disso ainda venceria duas vezes e eliminaria qualquer chance de ser superado por Camilo.
Jacques Villeneuve na Corrida do Milhão
Entre os mais de dez pilotos que estrearam na Stock Car em 2011, um deles chamou muita atenção. Não pelo que fez a bordo de um carro da categoria, mas por suas declarações polêmicas e sua história no automobilismo. Campeão Mundial de Fórmula 1 em 1997, Jacques Villeneuve competiu como convidado na Corrida do Milhão, em agosto. E sofreu para se adaptar ao carro vermelho número 27.
Villeneuve acelera na pista de Interlagos (Foto: Carsten Horst)Jacques Villeneuve foi o primeiro a experimentar a nova chicane de Interlagos (Foto: Carsten Horst)
O canadense ainda teve direito a uma sessão de treinos só para ele no início das atividades. Desta forma, foi ele o primeiro a experimentar a nova chicane do autódromo de Interlagos, construída na altura da Curva do Café. Villeneuve correu pela Mico’s Racing, onde abriu mão de regalias e largou numa distante 27ª posição. Por conta de uma estratégia diferente, até liderou a corrida, mas terminou a prova em 18º lugar. Depois da bandeirada, ele autografou o macacão e doou a peça para um leilão em benefício da campanha Criança Esperança.
Confusões no regulamento
Não foram poucas as vezes em que o regulamento da Stock Car confundiu a cabeça dos fãs ao longo da temporada 2011. Uma das principais mancadas foi a regra que punia os competidores que não tivessem a quantidade mínima de combustível para a vistoria técnica ao fim de cada prova. Na segunda etapa, em Interlagos, São Paulo, Felipe Maluhy teve seu 11º lugar e os respectivos pontos mantidos. Mas, por não conseguir retirar o etanol do tanque sem ajuda externa, perdeu 30 pontos na classificação geral. Mais do que uma vitória, já que o primeiro lugar vale 25 pontos na Stock Car.
stock car alceu feldmann santa cruz do sul (Foto: Fabio Oliveira)Alceu Feldmann venceu pela primeira vez na Stock, mas não levou os pontos (Foto: Fabio Oliveira/ divulgação)
Maluhy teria seus pontos devolvidos antes do fim da temporada, mas o efeito desta punição foi uma chiadeira dos pilotos, que pressionaram a Confederação Brasileira de Automobilismo até que a regra mudasse. Assim, aconteceram situações inusitadas, como na etapa de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Alceu Feldmann e Marcos Gomes, os dois primeiros colocados, não tinham o mínimo de combustível exigido para análise após a bandeirada, mas subiram ao pódio normalmente. Tampouco foram desclassificados ou perderam seus troféus. No entanto, seus pontos não foram computados, o que fez com que o primeiro piloto a pontuar naquela corrida fosse o terceiro colocado, Cacá Bueno. Muita gente questionou o resultado, mas poucos entenderam que tudo estava perfeitamente dentro do regulamento.
Stock Car: princípio de incêndio no carro de Max Wilson na etapa de Nova Santa Rita, RS (Foto: Carsten Horst)Max Wilson teve problemas na etapa final e perdeu
o vice-campeonato (Foto: Carsten Horst)
Outra regra que causou polêmica foi a dos descartes. Cada piloto deveria eliminar seus dois piores resultados na primeira fase, composta por oito provas, e um dos resultados da SuperFinal, composta por quatro corridas. Além de Thiago Camilo sair de mãos abanando depois de somar mais pontos no geral, isso fez com que apenas dois pilotos chegassem à última prova em condições de ficar com o título. Só que Max Wilson, único que poderia deter Cacá Bueno nesta briga, não foi bem na corrida final e ironicamente terminou o campeonato em quarto, atrás do companheiro Ricardo Maurício, o vice, e de Popó Bueno, que também chegou à última corrida sem chances de título.
O principal efeito desta série de confusões foi uma mudança nas regras para a temporada 2012. A partir do próximo ano, a SuperFinal será extinta e o campeonato será definido pela soma dos 12 resultados, em pontos corridos, sem descartes.
Asfalto soltando na 10ª etapa, em Londrina, PR
Stock Car (Foto: Divulgação/Carsten Horst)Asfalto solto provocou o cancelamento dos treinos
em Londrina, PR (Foto: Divulgação/Carsten Horst)
Após as confusões da nona etapa, em Santa Cruz do Sul, tudo o que a Stock precisava era uma corrida sem problemas para embalar a disputa pelo título. Porém, ao chegar a Londrina, que recebia a categoria para segunda rodada da SuperFinal, as atividades de pista tiveram que ser canceladas na sexta-feira porque o asfalto, recém-colocado, estava se soltando.
Um atraso na licitação da Prefeitura, responsável pela conservação da pista, fez com que a reforma do traçado só ficasse pronta às vésperas da corrida. Sem que houvesse tempo suficiente para o asfalto ‘curar’, foi preciso realizar uma operação de emergência antes do treino classificatório, viabilizando assim a realização da prova. No domingo, o clima mais frio ajudou a sanar o problema e o asfalto aguentou toda a corrida, inclusive com um pega sensacional entre Cacá Bueno e Ricardo Maurício nas últimas voltas. Mas o estrago na imagem do evento já estava feito.
R$ 1 milhão 3 4
Esta foi a quantia que Thiago Camilo e a equipe RCM faturaram após a vitória na Corrida do Milhão, sétima etapa da temporada, disputada em agosto na pista de Interlagos Arrasador na primeira fase do campeonato, Camilo tornou-se o primeiro piloto a vencer três provas num mesmo ano com o atual chassi da Stock Car, que estreou em 2009 Ao conquistar seu quarto título na categoria, Cacá Bueno tornou-se o segundo maior campeão da Stock, ao lado de Paulo Gomes e atrás de Ingo Hoffmann, que tem 12 títulos

thiago camilo stock car corrida do milhão (Foto: Carsten Horst / Stock car)Com o anel e o troféu, Thiago Camilo comemora vitória na Corrida do Milhão (Foto: Carsten Horst / Stock Car)
Críticas de Marcos Gomes a Cacá Bueno
Contrariado por causa de uma manobra que tirou os dois pilotos da corrida quando disputavam a vitória na última volta da etapa de encerramento da temporada, no Rio Grande do Sul, Marcos Gomes não poupou críticas a Cacá Bueno, que terminou o ano como campeão. Enquanto celebrava o título, o piloto da RBR Mattheis colocou no rival a culpa pela batida. Foi quando o piloto de Ribeirão Preto, filho do tetracampeão Paulo Gomes, chamou o adversário de 'chorão'.
- Ele me passou usando o botão de ultrapassagem, mas escapou e deixou a porta aberta. Coloquei o carro, e vou colocar sempre que ele der bobeira, mas ele voltou e me acertou. Cacá é um campeão chorão. A culpa pela batida foi toda dele. Olhando as imagens aéreas, a responsabilidade dele fica ainda mais clara – argumentou o piloto do carro 80, em resposta às críticas do rival, que o havia chamado de 'irresponsável' por causa do acidente.
Marcos Gomes (carro azul), trava duelo com Cacá Bueno pela liderança na última corrida da Stock Car 2011 (Foto: Miguel Costa Jr.)Marcos Gomes, no carro 80, duelou com Cacá Bueno na última etapa de 2011 (Foto: Miguel Costa Jr.)
Após o toque entre os dois pilotos, uma mangueira de fluidos do carro de Marquinhos escapou, deixando a pista bastante escorregadia. Isso causou um acidente múltiplo, que deixou nove carros na área de escape e deu a vitória a Daniel Serra, companheiro de equipe de Cacá Bueno.
Incêndio na etapa do Rio de Janeiro
A cena foi forte. Logo nas primeiras voltas da sexta etapa, no Rio de Janeiro, um princípio de fogo no sistema de escapamento transformou-se, em poucos segundos, num incêndio de grandes proporções no carro 25, de Tuka Rocha. Sem conseguir enxergar e muito menos respirar por causa da fumaça, o piloto arrancou a porta e saltou do veículo em movimento, diante do pit lane, onde os integrantes das equipes observavam atônitos.
Salvo por milagre, Tuka ainda se levantou e acenou para o público, mas em seguida caiu no chão e esteve próximo de perder os sentidos. Apesar da gravidade da situação, que deixou seu equipamento de segurança completamente chamuscado, o piloto sofreu apenas algumas escoriações e machucou as costas por causa do impacto no momento em que deixou o cockpit.
Tuka Rocha pula do carro e se libra do fogo (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Incêndio fez Tuka Rocha saltar do carro em movimento na sexta etapa (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)
Um dia depois da experiência traumática, Tuka chorou ao rever as imagens e disse que nasceu de novo. A partir da etapa seguinte, seu carro ganhou um detalhe a mais na pintura: o desenho estilizado de uma fênix, o pássaro da mitologia grega que ressurgiu das próprias cinzas.
Pedro Boesel
Stock Car: Pedro Boesel fora do carro (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Pedro Boesel fará sua estreia na divisão principal
da Stock em 2012 (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Ao contrário de muitos pilotos de sua geração, o carioca Pedro Boesel nunca pensou em atuar nos monopostos, formando-se nas categorias de acesso da Stock Car, onde iniciou sua trajetória em 2006. Sobrinho de Raul Boesel, que correu na Fórmula 1 e na Indy, Pedro é um piloto consistente e fará sua estreia em 2012 na divisão principal pela equipe JF Racing, comandada pelo experiente preparador Jorge de Freitas, campeão da categoria em 2002. Seu companheiro será o amazonense Antônio Pizzonia, que acumula passagens em diversas categorias do automobilismo internacional, incluindo participações em 20 corridas de F-1 pelas equipes Jaguar e Williams.

RETROSPECTIVA 2011: Cacá reage ao domínio de Camilo e fatura o tetra

Piloto da RCM vence Corrida do Milhão, ganha vantagem na SuperFinal, mas quebra em momentos cruciais e vê o rival faturar o quarto título na Stock

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Com provas movimentadas do início ao fim, a temporada 2011 da Stock Car teve dois momentos claramente distintos. Na primeira fase, domínio absoluto de Thiago Camilo, da RCM, que venceu três das oito etapas – incluindo a Corrida do Milhão, que teve a ilustre participação do campeão mundial de Fórmula 1 Jacques Villeneuve – e abriu uma vantagem tão grande que chegaria à SuperFinal em primeiro lugar mesmo que não pontuasse na corrida que definiu os dez classificados para disputar o título. Já nas quatro corridas decisivas, tudo deu errado para Thiago, que viu o rival Cacá Bueno andar forte para faturar seu quarto título na categoria.
Stock Car: carros aceleram na largada (Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação)A Stock teve uma temporada competitiva, com muitas ultrapassagens (Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação)
Marcada por um grande número de ultrapassagens durante as provas, reflexo direto do "push to pass", um botão que gera uma potência extra no motor durante alguns segundos, a temporada teve ainda cenas fortes. Além da capotagem de Xandinho Negrão nos testes da pré-temporada, muita gente prendeu a respiração com o incêndio no carro de Tuka Rocha. O piloto escapou da morte ao saltar do carro em chamas logo nas primeiras voltas da sexta etapa, no Rio de Janeiro. O ano também foi de muitas confusões com o regulamento, que de tão criticado foi simplificado para o próximo ano, eliminando os descartes e o sistema de playoffs adotado nas últimas seis temporadas.
Cacá Bueno
Dono de seis poles e três vitórias nesta temporada, Cacá Bueno consolidou-se em 2011 como o mais bem sucedido piloto em atividade na Stock Car. Além de dominar com larga margem estas estatísticas entre os pilotos do atual grid, ele também se transformou, aos 35 anos, no segundo maior campeão da história. Somando a conquista deste ano às de 2006, 2007 e 2009, Cacá igualou o número de títulos de Paulão Gomes, uma das lendas da categoria.
Stock Car: Cacá Bueno comemora o tetra no Velopark (Foto: Duda Bairros/ Stock Car)Cacá Bueno comemorou em 2011 o tetracampeonato da Stock Car (Foto: Duda Bairros/ Stock Car)
Defendendo a RBR Mattheis, do consagrado engenheiro Andreas Mattheis, o carioca foi um dos pilotos mais combativos deste ano. Depois de vencer na segunda etapa, em São Paulo, ele passou por alguns problemas, como uma punição equivocada por excesso de velocidade nos boxes na quinta prova, em Campo Grande, e um pit stop desastrado seguido por falhas no motor de seu carro durante Corrida do Milhão, válida como a sétima etapa. Tanto que se classificou apenas em quarto lugar para a fase SuperFinal.
Àquela altura, seu principal rival era Thiago Camilo, que faturou o prêmio milionário e que chegaria ao fim do ano como o piloto que mais somou pontos em todo o campeonato. Mas como os ‘pontos corridos’ só voltarão à Stock em 2012, quem se deu bem foi Cacá, mesmo envolvendo-se em um acidente com Marcos Gomes na última corrida da temporada.
Após a prova decisiva, disputada no autódromo Velopark, nos arredores de Porto Alegre, a expressão mais ouvida no paddock era uma referência à famosa narração do pai de Cacá, o narrador Galvão Bueno. Mecânicos e familiares comemoraram com o piloto aos gritos de “é tetra!”, imitando o que foi dito por Galvão quando a Seleção Brasileira venceu a Copa do Mundo de Futebol, em 1994. Até um cartaz foi improvisado pela então noiva do piloto, Talita Stoppazzolli, com quem ele se casou no fim de dezembro. Aliviado com a conquista, o piloto considerou seu quarto título um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Stock Car.
Talita Stopazzoli, comemora o tetra do noivo Cacá Bueno na Stock Car (Foto: Carsten Horst)Talita Stoppazzolli comemorou o tetra do noivo Cacá Bueno na Stock Car (Foto: Carsten Horst)
Tuka Rocha
Tuka Rocha na StockCar (Foto: Miguel Costa Jr.)Tuka Rocha foi o melhor estreante da
Stock Car em 2011 (Foto: Miguel Costa Jr.)
Dono de um bom currículo em corridas de monopostos, Tuka Rocha ingressou numa das categorias mais competitivas do planeta sem qualquer experiência anterior em carros de turismo. A missão era bem complicada, já que a Stock Car não permite treinos particulares e, com isso, ele correria em algumas pistas desconhecidas com um carro cheio de 'manhas', que exige muita experiência. Tudo isso tendo como parâmetro um companheiro de equipe jovem e vencedor, o competitivo Allam Khodair.
Mas Tuka, de 28 anos, não se intimidou. Após um começo difícil, no qual sofreu especialmente nos treinos classificatórios, ele sobreviveu ao maior susto de sua vida (um incêndio em seu carro durante a etapa do Rio de Janeiro) e a partir daí começou uma série de boas corridas. Chegou a liderar em Salvador, na oitava etapa, e passou a levar o carro da Vogel aos pontos constantemente. Assim, sagrou-se o melhor estreante da temporada, à frente de Eduardo Leite, Rodrigo Navarro e Denis Navarro, os outros que disputaram todas as provas de 2011. Mais experiente, ele integrará a partir do ano que vem a equipe FTS, chefiada pelo engenheiro Maurício Ferreria, e pode surpreender.
9ª etapa - Santa Cruz do Sul, RS
Após uma sequência incrível de bons resultados, com três vitórias em oito corridas, Thiago Camilo passou toda a primeira fase sem saber o que era cruzar a linha de chegada fora dos quarto primeiros lugares. Um retrospecto que o colocava como o maior favorito para a fase SuperFinal, composta por quatro provas, onde ele deveria administrar a liderança para se tornar o mais jovem campeão da Stock Car. Foi quando, de uma hora para outra, sua sorte então mudou.
Stock Car: Thiago Camilo desolado após abandonar a etapa de Santa Cruz do Sul (Foto: Carsten Horst / Stock Car)Thiago Camilo desolado após abandonar a etapa de Santa Cruz do Sul (Foto: Carsten Horst / Stock Car)
Logo na segunda volta da etapa de Santa Cruz do Sul, que abria a SuperFinal, o campeonato começou a escapar das mãos de Camilo. A quebra de um componente mecânico deixou o piloto do carro 21 sem pontos e o jogou para a quarta posição na tabela de classificação. Entre seus rivais na briga pelo título, quem se deu melhor naquela prova foi justamente o pole position Cacá Bueno, que depois disso ainda venceria duas vezes e eliminaria qualquer chance de ser superado por Camilo.
Jacques Villeneuve na Corrida do Milhão
Entre os mais de dez pilotos que estrearam na Stock Car em 2011, um deles chamou muita atenção. Não pelo que fez a bordo de um carro da categoria, mas por suas declarações polêmicas e sua história no automobilismo. Campeão Mundial de Fórmula 1 em 1997, Jacques Villeneuve competiu como convidado na Corrida do Milhão, em agosto. E sofreu para se adaptar ao carro vermelho número 27.
Villeneuve acelera na pista de Interlagos (Foto: Carsten Horst)Jacques Villeneuve foi o primeiro a experimentar a nova chicane de Interlagos (Foto: Carsten Horst)
O canadense ainda teve direito a uma sessão de treinos só para ele no início das atividades. Desta forma, foi ele o primeiro a experimentar a nova chicane do autódromo de Interlagos, construída na altura da Curva do Café. Villeneuve correu pela Mico’s Racing, onde abriu mão de regalias e largou numa distante 27ª posição. Por conta de uma estratégia diferente, até liderou a corrida, mas terminou a prova em 18º lugar. Depois da bandeirada, ele autografou o macacão e doou a peça para um leilão em benefício da campanha Criança Esperança.
Confusões no regulamento
Não foram poucas as vezes em que o regulamento da Stock Car confundiu a cabeça dos fãs ao longo da temporada 2011. Uma das principais mancadas foi a regra que punia os competidores que não tivessem a quantidade mínima de combustível para a vistoria técnica ao fim de cada prova. Na segunda etapa, em Interlagos, São Paulo, Felipe Maluhy teve seu 11º lugar e os respectivos pontos mantidos. Mas, por não conseguir retirar o etanol do tanque sem ajuda externa, perdeu 30 pontos na classificação geral. Mais do que uma vitória, já que o primeiro lugar vale 25 pontos na Stock Car.
stock car alceu feldmann santa cruz do sul (Foto: Fabio Oliveira)Alceu Feldmann venceu pela primeira vez na Stock, mas não levou os pontos (Foto: Fabio Oliveira/ divulgação)
Maluhy teria seus pontos devolvidos antes do fim da temporada, mas o efeito desta punição foi uma chiadeira dos pilotos, que pressionaram a Confederação Brasileira de Automobilismo até que a regra mudasse. Assim, aconteceram situações inusitadas, como na etapa de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Alceu Feldmann e Marcos Gomes, os dois primeiros colocados, não tinham o mínimo de combustível exigido para análise após a bandeirada, mas subiram ao pódio normalmente. Tampouco foram desclassificados ou perderam seus troféus. No entanto, seus pontos não foram computados, o que fez com que o primeiro piloto a pontuar naquela corrida fosse o terceiro colocado, Cacá Bueno. Muita gente questionou o resultado, mas poucos entenderam que tudo estava perfeitamente dentro do regulamento.
Stock Car: princípio de incêndio no carro de Max Wilson na etapa de Nova Santa Rita, RS (Foto: Carsten Horst)Max Wilson teve problemas na etapa final e perdeu
o vice-campeonato (Foto: Carsten Horst)
Outra regra que causou polêmica foi a dos descartes. Cada piloto deveria eliminar seus dois piores resultados na primeira fase, composta por oito provas, e um dos resultados da SuperFinal, composta por quatro corridas. Além de Thiago Camilo sair de mãos abanando depois de somar mais pontos no geral, isso fez com que apenas dois pilotos chegassem à última prova em condições de ficar com o título. Só que Max Wilson, único que poderia deter Cacá Bueno nesta briga, não foi bem na corrida final e ironicamente terminou o campeonato em quarto, atrás do companheiro Ricardo Maurício, o vice, e de Popó Bueno, que também chegou à última corrida sem chances de título.
O principal efeito desta série de confusões foi uma mudança nas regras para a temporada 2012. A partir do próximo ano, a SuperFinal será extinta e o campeonato será definido pela soma dos 12 resultados, em pontos corridos, sem descartes.
Asfalto soltando na 10ª etapa, em Londrina, PR
Stock Car (Foto: Divulgação/Carsten Horst)Asfalto solto provocou o cancelamento dos treinos
em Londrina, PR (Foto: Divulgação/Carsten Horst)
Após as confusões da nona etapa, em Santa Cruz do Sul, tudo o que a Stock precisava era uma corrida sem problemas para embalar a disputa pelo título. Porém, ao chegar a Londrina, que recebia a categoria para segunda rodada da SuperFinal, as atividades de pista tiveram que ser canceladas na sexta-feira porque o asfalto, recém-colocado, estava se soltando.
Um atraso na licitação da Prefeitura, responsável pela conservação da pista, fez com que a reforma do traçado só ficasse pronta às vésperas da corrida. Sem que houvesse tempo suficiente para o asfalto ‘curar’, foi preciso realizar uma operação de emergência antes do treino classificatório, viabilizando assim a realização da prova. No domingo, o clima mais frio ajudou a sanar o problema e o asfalto aguentou toda a corrida, inclusive com um pega sensacional entre Cacá Bueno e Ricardo Maurício nas últimas voltas. Mas o estrago na imagem do evento já estava feito.
R$ 1 milhão 3 4
Esta foi a quantia que Thiago Camilo e a equipe RCM faturaram após a vitória na Corrida do Milhão, sétima etapa da temporada, disputada em agosto na pista de Interlagos Arrasador na primeira fase do campeonato, Camilo tornou-se o primeiro piloto a vencer três provas num mesmo ano com o atual chassi da Stock Car, que estreou em 2009 Ao conquistar seu quarto título na categoria, Cacá Bueno tornou-se o segundo maior campeão da Stock, ao lado de Paulo Gomes e atrás de Ingo Hoffmann, que tem 12 títulos

thiago camilo stock car corrida do milhão (Foto: Carsten Horst / Stock car)Com o anel e o troféu, Thiago Camilo comemora vitória na Corrida do Milhão (Foto: Carsten Horst / Stock Car)
Críticas de Marcos Gomes a Cacá Bueno
Contrariado por causa de uma manobra que tirou os dois pilotos da corrida quando disputavam a vitória na última volta da etapa de encerramento da temporada, no Rio Grande do Sul, Marcos Gomes não poupou críticas a Cacá Bueno, que terminou o ano como campeão. Enquanto celebrava o título, o piloto da RBR Mattheis colocou no rival a culpa pela batida. Foi quando o piloto de Ribeirão Preto, filho do tetracampeão Paulo Gomes, chamou o adversário de 'chorão'.
- Ele me passou usando o botão de ultrapassagem, mas escapou e deixou a porta aberta. Coloquei o carro, e vou colocar sempre que ele der bobeira, mas ele voltou e me acertou. Cacá é um campeão chorão. A culpa pela batida foi toda dele. Olhando as imagens aéreas, a responsabilidade dele fica ainda mais clara – argumentou o piloto do carro 80, em resposta às críticas do rival, que o havia chamado de 'irresponsável' por causa do acidente.
Marcos Gomes (carro azul), trava duelo com Cacá Bueno pela liderança na última corrida da Stock Car 2011 (Foto: Miguel Costa Jr.)Marcos Gomes, no carro 80, duelou com Cacá Bueno na última etapa de 2011 (Foto: Miguel Costa Jr.)
Após o toque entre os dois pilotos, uma mangueira de fluidos do carro de Marquinhos escapou, deixando a pista bastante escorregadia. Isso causou um acidente múltiplo, que deixou nove carros na área de escape e deu a vitória a Daniel Serra, companheiro de equipe de Cacá Bueno.
Incêndio na etapa do Rio de Janeiro
A cena foi forte. Logo nas primeiras voltas da sexta etapa, no Rio de Janeiro, um princípio de fogo no sistema de escapamento transformou-se, em poucos segundos, num incêndio de grandes proporções no carro 25, de Tuka Rocha. Sem conseguir enxergar e muito menos respirar por causa da fumaça, o piloto arrancou a porta e saltou do veículo em movimento, diante do pit lane, onde os integrantes das equipes observavam atônitos.
Salvo por milagre, Tuka ainda se levantou e acenou para o público, mas em seguida caiu no chão e esteve próximo de perder os sentidos. Apesar da gravidade da situação, que deixou seu equipamento de segurança completamente chamuscado, o piloto sofreu apenas algumas escoriações e machucou as costas por causa do impacto no momento em que deixou o cockpit.
Tuka Rocha pula do carro e se libra do fogo (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Incêndio fez Tuka Rocha saltar do carro em movimento na sexta etapa (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)
Um dia depois da experiência traumática, Tuka chorou ao rever as imagens e disse que nasceu de novo. A partir da etapa seguinte, seu carro ganhou um detalhe a mais na pintura: o desenho estilizado de uma fênix, o pássaro da mitologia grega que ressurgiu das próprias cinzas.
Pedro Boesel
Stock Car: Pedro Boesel fora do carro (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Pedro Boesel fará sua estreia na divisão principal
da Stock em 2012 (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Ao contrário de muitos pilotos de sua geração, o carioca Pedro Boesel nunca pensou em atuar nos monopostos, formando-se nas categorias de acesso da Stock Car, onde iniciou sua trajetória em 2006. Sobrinho de Raul Boesel, que correu na Fórmula 1 e na Indy, Pedro é um piloto consistente e fará sua estreia em 2012 na divisão principal pela equipe JF Racing, comandada pelo experiente preparador Jorge de Freitas, campeão da categoria em 2002. Seu companheiro será o amazonense Antônio Pizzonia, que acumula passagens em diversas categorias do automobilismo internacional, incluindo participações em 20 corridas de F-1 pelas equipes Jaguar e Williams.

Jean Todt defende Massa de críticas: 'É um bom piloto e vai se recuperar'

Presidente da FIA acredita em volta por cima do brasileiro, em má fase na F-1

Por GLOBOESPORTE.COM Milão
felipe massa ferrari gp da índia (Foto: Agência EFE)<assa não atravessa boa fase (Foto: Agência EFE)
A fase de Felipe Massa não é das melhores há algum tempo. Ainda assim, o brasileiro conta com o apoio de gente importante no mundo da Fórmula 1. Em entrevista ao jornal italiano “Corriere dela Serra”, o piloto da Ferrari foi defendido e elogiado por Jean Todt, presidente da FIA e ex-homem forte da Scuderia.
- Ele teve problemas com a transição para os pneus Pirelli, mas ainda é um bom piloto e vai se recuperar – disse Todt.
Massa não vence uma corrida desde o GP do Brasil de 2008, quando por pouco não conquistou o título mundial. Desde então, enfrentou um grave acidente no GP da Hungria, em 2009. No mesmo período, Massa, que sequer subiu ao pódio em 2011, viu o companheiro Fernando Alonso vencer seis provas. Todt, no entanto, diz que o espanhol não pode ser parâmetro.
- Alonso é um ponto de referência injusto não só para Massa, mas para todo mundo. Felipe ficou três décimos atrás dele, e não três segundos.
Apesar do domínio da RBR em 2011, Todt acredita que a Ferrari não fez um papel ruim na temporada.
- Disseram que a Ferrari não teve um carro competitivo, mas eu não concordo. A Ferrari não foi tão boa quanto a RBR, mas ainda assim teve um bom carro.
 

Cristiano Ronaldo é premiado em congresso nos Emirados Árabes

Craque luso recebe troféus por ter sido o jogador que mais vezes fez dois ou mais gols em uma partida no ano

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes
Cristiano Ronaldo e namorada em congresso nos Emirados (Foto: Reprodução / A Bola)Acompanhado da namorada Irina, Cristiano Ronaldo
recebe prêmio em Dubai (Foto: Reprodução / A Bola)
A destacada performance como artilheiro rendeu a Cristiano Ronaldo uma premiação no Congresso Globe Soccer Awards que está sendo realizado em Dubai, nos Emirados Árabes. Acompanhado de sua namorada Irina Shayk, o atacante do Real Madrid recebeu troféus por ter sido o jogador que mais vezes marcou dois ou mais gols em uma só partida.

Disputando sua terceira temporada pelo time merengue, Cristiano Ronaldo detém marca destacada quando o assunto é gol. Até o momento, o atacante já marcou 112 vezes, disputando o mesmo número de atuações, o que vale a impressionante marca de um por jogo. No corrente Campeonato Espanhol, o jogador luso é o atual goleador, com 20 tentos (em 16 partidas), três a mais que Lionel Messi, do Barcelona, e oito à frente do companheiro Gonzalo Higuaín, o terceiro colocado até o momento.
 

Cristiano Ronaldo é premiado em congresso nos Emirados Árabes

Craque luso recebe troféus por ter sido o jogador que mais vezes fez dois ou mais gols em uma partida no ano

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes
Cristiano Ronaldo e namorada em congresso nos Emirados (Foto: Reprodução / A Bola)Acompanhado da namorada Irina, Cristiano Ronaldo
recebe prêmio em Dubai (Foto: Reprodução / A Bola)
A destacada performance como artilheiro rendeu a Cristiano Ronaldo uma premiação no Congresso Globe Soccer Awards que está sendo realizado em Dubai, nos Emirados Árabes. Acompanhado de sua namorada Irina Shayk, o atacante do Real Madrid recebeu troféus por ter sido o jogador que mais vezes marcou dois ou mais gols em uma só partida.

Disputando sua terceira temporada pelo time merengue, Cristiano Ronaldo detém marca destacada quando o assunto é gol. Até o momento, o atacante já marcou 112 vezes, disputando o mesmo número de atuações, o que vale a impressionante marca de um por jogo. No corrente Campeonato Espanhol, o jogador luso é o atual goleador, com 20 tentos (em 16 partidas), três a mais que Lionel Messi, do Barcelona, e oito à frente do companheiro Gonzalo Higuaín, o terceiro colocado até o momento.
 

Messi envia carta de apoio a Cristina Kirchner, que será operada

Atacante espera que a presidente da Argentina tenha ânimo durante a recuperação após a retirada de um tumor

Por Agência de notícias Rosário, Argentina
Messi no desembarque do Barcelona (Foto: EFE)Messi crute férias em Rosário (Foto: EFE)
O atacante Lionel Messi enviou nesta quinta-feira suas "energia positivas" e seu desejo de rápida recuperação para a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, que na próxima quarta-feira será operada de um tumor na tireoide.
- Lionel Messi e família, junto com toda a equipe de sua fundação, enviam uma mensagem de força, apoio e sincero afeto à presidente Cristina Kirchner - afirmou o astro do Barcelona por meio de uma carta, reproduzida pelo site "Infobae".
Na carta, datada na cidade de Rosário, onde o jogador passa suas férias, Messi enviou "energias positivas e ânimo para enfrentar um tratamento rápido e bem-sucedido e uma recuperação saudável".
Nesta quarta-feira, Juan Román Riquelme, do Boca Juniors, também transmitiu uma mensagem de apoio a Cristina, que será operada em um hospital particular de Pilar, na província de Buenos Aires. Os médicos informaram que a presidente poderá se recuperar plenamente e levar uma vida normal depois de submeter-se à operação para extirpar um carcinoma papilar detectado na tireoide.

Modelo suíça atrai os olhares de Boateng em Miami


qua, 28/12/11
por Jessica Mello |
categoria Sem categoria
Boateng está aproveitando as folgas de final de ano em Miami, nos Estados Unidos. Mesmo sozinho, já que sua namorada Melissa Satta precisou ficar em Milão à trabalho, o jogador do Milan encontrou com o que se entreter na praia.
A modelo suíça Nena Ristic também está curtindo o sol de Miami e atraiu os olhares do meio-campista na beira da praia.


Dentinho e Mulher-Samambaia desfilam em praia no Sul


qui, 29/12/11
por meiodecampo |
O atacante Dentinho, do Shakhtar Donetsk, trocou a gélida Ucrânia pelas deslumbrantes praias de Jurerê em Santa Catarina.
Acompanhado da amada Dani Souza, a Mulher-Samambaia, o boleiro aproveitou o dia ensolorado à beira mar. Eles permanecem de férias no Brasil, juntos da família e amigos, até o próximo dia 7 de Janeiro.
Atencioso, Dentinho posou para fotos, jogou frescobol e, claro, mergulhou no mar.



Fotos de Juliana Vicente/Globoesporte.com

Tudo certo


qui, 29/12/11
por thiago lavinas |
categoria Fluminense
Rodrigo Caetano
Rodrigo Caetano já disse sim para a diretoria do Fluminense e deve se apresentar junto com o elenco no dia 4 de janeiro. Mas o anúncio oficial não vai acontecer agora. Apenas em 2012. O acordo é verbal, não está no papel ainda.
Rodrigo Caetano também teve sondagens do São Paulo e do Cruzeiro, mas preferiu continuar trabalhando no Rio de Janeiro. Foi um pedido da família – que já está adaptada à Cidade Maravilhosa -  diante da proposta tricolor.
Uma das preocupações de Rodrigo Caetano é não associar a sua saída do Vasco ao acerto com o Fluminense. O namoro com o Tricolor era antigo e quase se concretizou no meio do ano. Mas o título da Copa do Brasil e o vazamento da negociação por parte da diretoria tricolor  fizeram o executivo permanecer em São Januário.
Desde então, o Fluminense não o procurou mais. A conversa só retornou após o dirigente se desligar do Vasco por não concordar com a situação das categorias de base e ver que não teria verba para reforçar o time para a Libertadores nem a garantia de que os salários seriam pagos em dia em 2012. Rodrigo Caetano sabia que a cobrança, por causa do ano vitorioso cruz-maltino, seria bem maior em 2012.

Odone perde esperança sobre Carlos Eduardo: 'Está fora da rota, acabou'

Grêmio depende da liberação do presidente do Rubin Kazan, que já afirmou desejar contar com o meia para 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
Carlos Eduardo volta a atuar, depois de mais de ano (Foto: Diego Guichard  / GLOBOESPORTE.COM)Carlos Eduardo praticamente foi descartado por
Odone (Diego Guichar /GLOBOESPORTE.COM)
O otimismo do empresário Jorge Machado não bastou para Paulo Odone. Segundo o presidente do Grêmio, Carlos Eduardo está longe do Olímpico. A demora em conseguir a liberação do meia com o seu clube, o Rubin Kazan, levou o mandatário tricolor a praticamente descartar o reforço.
- O Carlos Eduardo não existe na nossa rota. Tenho sérias dúvidas de que venha. Para mim, está fora da rota, acabou. Não tem Carlos Eduardo - anunciou Odone, em entrevista à Rádio Guaíba.
O pessimismo de Odone encontra respaldo na postura do presidente do Rubin Kazan, que espera contar com Carlos Eduardo em 2012. Em entrevista à jornalista Julie Yakovleva, do site Sovetskiy Sport, Dmitriy Samarenkin freou a boa perspectiva de Machado. O dirigente considera Carlos Eduardo uma "esmeralda", e conta com o ex-jogador do Grêmio na pré-temporada.
O período de treinos se inicia dia 10 de janeiro, quando o grupo russo embarca para a Turquia. Samarenkin garante a presença de Carlos Eduardo nos primeiros jogos de 2012.
- Carlos Eduardo é uma esmeralda do nosso time. Não tenho dúvida que ele vai jogar pelo Rubin nas primeiras partidas oficiais do ano novo. Ele tinha uma lesão grave, por isso o técnico decidiu dar mais tempo para se recuperar - afirmou.
O meia vem de cirurgia no joelho e já conversou com o técnico Kurban Berdyev sobre a vontade de passar um ano mais perto de casa. Atualmente, o meia está passando férias em Novo Hamburgo antes de se reapresentar ao clube russo.