quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Festa após vitória levou Mario Fernandes a perder voo para Belém

Jogador não se apresentou para viajar com a Seleção Brasileira na segunda

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
mario fernandes grêmio (Foto: Agência Estado)Lateral treina normalmente após perder o voo
(Foto: Agência Estado)
A principal causa da ausência de Mário Fernandes na apresentação dos jogadores convocados pelo técnico Mano Menezes tem endereço fixo em região boêmia. Segundo uma fonte ligada ao Grêmio, logo após a vitória do sobre o Avaí, em Florianópolis, o lateral-direito tricolor dirigiu-se ao Be Happy, casa noturna localizada na Cidade Baixa, bairro próximo ao Centro de Porto Alegre, no fim da noite deste domingo.
- Ele foi para o Be Happy e perdeu a hora. Foi isso - disse a fonte.
Segundo um funcionário da casa, Mário Fernandes frequenta o local aos domingos com relativa assiduidade. É a tradicional noite do sertanejo universitário no calendário de festas promovidas pela casa.
No último fim de semana, entretanto, havia uma alteração na rotina. Às 5h, Mário Fernandes precisava embarcar de Porto Alegre rumo a São Paulo, onde faria conexão a Belém, local da partida desta noite de quarta-feira, contra a Argentina.
Mesmo assim, Mário Fernandes arriscou visitar a casa. E lá, com os amigos - entre eles um companheiro de Grêmio - e a namorada, permaneceu descontraído. Resultado: perdeu o voo. Para remediar a situação, quando a notícia se tornou pública, o Grêmio divulgou uma nota oficial atribuindo a ausência de Mário Fernandes a uma "recusa devido a problemas particulares".
Cogitaram-se questões psicológicas, porque Mário Fernandes já havia "fugido" do Grêmio no início de 2009, quando chegou do São Caetano, permanecendo durante um mês na casa de parentes até ser convencido a voltar. Mas o motivo para a falta era mais simples: a diversão na festa o fez esquecer-se de cuidar do relógio.
Os dirigentes do Grêmio e seu empresário conhecem os detalhes da história. Ainda na segunda pela manhã tentaram embarcá-lo em um voo às 13h para Belém, mas a versão oficial foi mantida - e o próprio jogador não queria mais seguir viagem.
Sem uma punição ao jogador, ele voltou a treinar normalmente na terça e segue participando das atividades. A ideia no clube é acompanhar mais de perto os passos de Mário Fernandes e evitar que ele se envolva com "más influências". A versão oficial será mantida, também, para evitar uma desvalorização do jogador, que há muito desperta o interesse de grandes clubes europeus.

Felipe revela ansiedade para renovar: ‘Teria me comprado quando cheguei’

Goleiro tem contrato de empréstimo com o Fla até o fim desta temporada e aguarda o contato do clube para ampliar o vínculo

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Felipe no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Felipe sorri em treino do Flamengo
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Na má fase do Flamengo, Felipe se transformou no principal jogador do time no Campeonato Brasileiro. Até mais do que Ronaldinho Gaúcho. O goleiro, que havia se destacado na conquista do Carioca, em muitos momentos evitou o pior para a equipe na sequência de dez partidas sem vitória (cinco derrotas e cinco empates), recorde negativo do clube em quatro décadas do nacional.
- Quando o goleiro aparece, as coisas não estão muito boas. Em uma partida ou outra é legal, mas quando acontece em todos os jogos fica preocupante. Mostra que a equipe está deixando a bola chegar, o que não acontecia, pelo menos até o meio do ano. Mas goleiro está aí para ajudar a equipe – disse.
O camisa 1 disputou todas as partidas do time na temporada. No Brasileirão, sofreu 34 gols. O bom momento aumenta a expectativa dele pela renovação de contrato. O vínculo atual, por empréstimo, termina em 31 de dezembro. Fosse um dirigente do clube, ele diz que já teria feito o investimento.
- Teria me comprado no dia da minha chegada (risos).
O clube tem a opção de compra dos direitos federativos do atleta (ele pertence a um grupo de empresários e 25% são do Bragantino).
- Houve algumas conversas, mas não foi nada resolvido. Até 31 de dezembro dá para esperar, mas o ano vai acabando e não resolve. Vou me concentrar nos 12 jogos que faltam para provar que eu mereço ficar. Quando cheguei, sabia que tinha de encarar cada jogo como uma decisão, pois tenho contrato curto. Até agora foi assim. Vou me dedicar ao máximo para ajudar o Flamengo e depois quero fazer um contrato longo aqui. Fui bem recebido, tenho o carinho de todos, me identifiquei com o clube.
No contrato de Felipe, assim como de todos os jogadores, há uma cláusula que prevê rescisão em caso de problemas disciplinares. Uma exigência da presidente Patricia Amorim a partir do caso Bruno. Antes da contratação, a mandatária telefonou para o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, para se informar sobre o atleta (ele passou quase quatro anos por lá). Não ouviu boas referências do dirigente do Timão, já que ele e Felipe tiveram alguns desentendimentos.
Foi o técnico Vanderlei Luxemburgo quem bancou a chegada do goleiro e convenceu Patricia. Passados nove meses, o Rubro-Negro pretende exercer a opção de compra.
- Temos interesse e vamos trabalhar nisso – disse Patricia Amorim.
 

No último teste antes da reestreia, Luis Fabiano marca em jogo-treino

Na única bola que recebeu, atacante mostrou categoria ao fazer o gol que garantiu o 1 a 1 com o Audax-SP, no CT da Barra Funda

Por Marcelo Prado São Paulo

Após seis meses de espera, Luis Fabiano está pronto para reestrear com a camisa do São Paulo. Na tarde desta quarta-feira, ele foi o responsável pelo gol de empate em 1 a 1 com o Audax-SP, em jogo-treino realizado no CT da Barra Funda. O visitante vencia até o camisa 9 mostrar categoria, driblar o goleiro e tocar para a rede, selando a aprovação no último teste antes do duelo deste domingo, contra o Flamengo, no Morumbi, pelo Brasileiro (assista ao vídeo com os melhores momentos de Luis Fabiano no jogo-treino).
O teste foi exatamente da maneira que a comissão técnica esperava. Luis Fabiano sofreu com a marcação em cima. Em alguns lances, até três adversários ficavam na cola do Fabuloso. No primeiro tempo, sofreu duas faltas. Aos 14 minutos de jogo, ele deu seu primeiro chute a gol. Após arremate cruzado errado de Jean, o camisa 9 dominou na área, girou rapidamente e bateu por cima do gol adversário.
No banco de reservas, além do técnico Adilson Batista, toda a diretoria de futebol observava atentamente o desempenho do atleta: o presidente, Juvenal Juvêncio; o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes; o vice-presidente, Carlos Augusto de Barros e Silva; e o diretor de futebol, Adalberto Baptista. Ainda no primeiro tempo, Luis Fabiano se destacou em uma assistência para Marlos, mas a auxiliar, corretamente, marcou impedimento. Após 38 minutos de jogo, fim da primeira etapa e muita conversa com o jogador no intervalo.
Veio a etapa complementar, e Adilson Batista aproveitou para fazer alterações. Sacou Marlos, Henrique e Rivaldo para colocar Fernandinho, Willian José e Dener. Logo no primeiro lance do ataque são-paulino, Luis Fabiano roubou uma bola no meio-campo, avançou e, de pé direito, fez bela assistência para Fernandinho, que invadiu a área e bateu à direita do goleiro, perdendo grande chance. Aos oito, Willian José sofreu falta na entrada da área, pelo lado esquerdo. O camisa 9 pediu para fazer a cobrança, mas bateu fraco, facilitando as coisas para o
defensor adversário.
Com 21 minutos de jogo, seguindo programação da comissão técnica, Luis Fabiano deixou o campo. Após conversar com o preparador Zé Mário Campeiz, sentou no banco de reservas e tomou água. Cinco minutos depois, Fernandinho sentiu novamente dores na perna direita e deixou o gramado. Foi então que o camisa 9 retornou ao gramado. Nesse momento, o Audax vencia por 1 a 0, gol marcado pelo lateral-esquerdo Rafael Foster.
No último lance da partida, porém, Henrique Miranda fez brilhante jogada pela esquerda, passou por três marcadores, invadiu a área e tocou para o Fabuloso, que dominou, driblou o goleiro com muita categoria e bateu de pé direito para o gol vazio. Todos do banco de reservas levantaram para comemorar. O jogador foi muito cumprimentado após o apito que encerrou a partida.
Luis Fabiano se apresentou ao São Paulo em abril com uma lesão em um tendão próximo ao joelho direito, o que o obrigou a passar por uma cirurgia. Em seguida, teve de se submeter a um outro procedimento porque um dos pontos da primeira operação não cicatrizou.
No teste desta quarta-feira, ele mostrou que, se ainda não está 100%, tem tudo para ser a referência ofensiva que o São Paulo tanto carece para ter condições de brigar pelo título brasileiro.
luis fabiano são paulo x aldax-sp (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Arbitragem aproveita para tirar foto com Luis Fabiano (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Anzhi demite treinador, e Roberto Carlos vira técnico-jogador do clube

Lateral-esquerdo assume cargo interinamente após saída de Gadzhi Gadzhiev. Ronaldo anuncia pelo Twitter e zagueiro do time russo confirma

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Amigo de Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno deu a notícia pela internet nesta quarta-feira: o lateral-esquerdo é o novo técnico do Anzhi, que demitiu Gadzhi Gadzhiev. Em contato por telefone com o GLOBOESPORTE.COM, o zagueiro João Carlos confirmou que o pentacampeão atuará como jogador e técnico do time russo até a contratação de um novo comandante.
- Ele vai ficar acumulando a função de jogador e treinador até a chegada de um novo técnico para ficar de frente, o que não deve demorar - disse João Carlos.
Segundo a imprensa russa, Roberto vai dividir o comando do Anzhi com Andrey Gordeyev, que era auxiliar de Gadzhiev. João Carlos explicou que o técnico foi demitido na terça e, como nesta quarta foi folga no clube, os jogadores ainda não tiveram contato com o novo “chefe”.
Roberto Carlos comemorando gol pelo Anzhi (Foto: Reprodução)Roberto Carlos é capitão, jogador e treinador do Anzhi a partir desta quarta-feira (Foto: Reprodução)
O clube tem mais dois brasileiros no elenco, o volante Jucilei e o atacante Diego Tardelli. Pelo Twitter, o ex-artilheiro do Atlético-MG comemorou a mudança no comando:
- Agora sim um treinador de verdade! Good luck ("boa sorte") RC3.
Responsável pela ida de Roberto Carlos para o Corinthians em novembro de 2009, Ronaldo trabalha com o mesmo empresário do lateral, o agente Fabiano Farah. Também pelo Twitter, o Fenômeno explicou o link da notícia que publicou:
Roberto Carlos na partida do FC Anzhi contra o Spartak de Moscou (Foto: EFE)Roberto Carlos vai estrar no domingo como técnico
do Anzhi contra o Lokomotiv (Foto: EFE)
- Para quem não entendeu, o Anzhi demitiu o treinador e colocou o Roberto Carlos como treinador e jogador - escreveu.
Na semana passada, em entrevista ao GLOOESPORTE.COM, o pentacampeão contou que sempre é consultado pelo bilionário russo Suleyman Kerimov, dono do clube, sobre reforços e que poderia até virar dirigente do Anzhi após o término do contrato. O lateral chegou a indicar as contratações de Neymar e Paulo Henrique Ganso.
- Eu tenho um ano e meio de contrato. Depois vamos ver. Não sei ainda se vou virar dirigente. Tenho que conversar muito com o Suleyman Kerimov. Vamos ver. Mas nós temos uma relação excelente. Ele me pede opinião, conversamos muito. Aqui está tudo muito bom, está gostoso. Estou muito feliz - disse.
O Anzhi, que fica em Makhachkala na região do Daguestão, foi comprado no início do ano por  Kerimov. Além de Roberto Carlos, que tem atuado como volante, o empresário investiu alto também para tirar Samuel Eto'o do Inter de Milão e Zhirkov do Chelsea.
Nos últimos meses, a imprensa europeia especulou os nomes de vários treinadores como alvos do Anzhi. Entre eles, José Mourinho, do Real Madrid, Guus Hiddink, da seleção turca, e Avram Grant, ex-Chelsea e West Ham. Após a demissão de Gadzhiev, Grant tem aparecido como favorito nos sites russos para assumir o clube.
Apesar do alto investimento de Kerimov, o Anzhi já foi eliminado da Copa da Rússia e está na sétima posição do Campeonato Russo com 41 pontos, 11 a menos que líder Zenit. O primeiro compromisso do time com Roberto Carlos como jogador-treinador será no domingo contra o Lokomotiv, em casa.
Equipe do Anzhi, com Roberto Carlos (Foto: Divulgação)Roberto Carlos com os companheiros do Anzhi: lateral agora será técnico também (Foto: Divulgação)

Adriano treina com o grupo, mas está
fora da partida contra o Vasco no Rio

Imperador realiza sua primeira atividade com bola na companhia dos outros jogadores, porém, estreia continua marcada para 9 de outubro contra Dragão

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
adriano treino Corinthians (Foto: Ag. Estado)Adriano treina finalização (Foto: Ag. Estado)
Adriano realizou nesta quarta-feira à tarde seu primeiro treino com bola na companhia de todo o elenco do Corinthians. Na reta final de recuperação pela cirurgia no tendão do pé esquerdo, o Imperador foi colocado em uma atividade técnica, no CT Joaquim Grava, mas a participação dele na partida contra o Vasco, domingo, às 16h, em São Januário, está descartada. Assim, ele estreará diante do Atlético-GO, dia 9 de outubro, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.
Os jogadores fizeram um trabalho de posse de bola, em campo reduzido, sem a presença dos goleiros. O elenco foi dividido em três, com o centroavante fazendo parte do grupo que vestia colete vermelho. Ele participou dos 50 minutos de atividade e, em seguida, passou por um treino de finalizações, como aconteceu nos dias anteriores.
Esta foi a primeira vez que Adriano participou de um trabalho com os demais jogadores. Na semana passada, além dos chutes a gol, ele chegou a realizar o aquecimento no gramado do Parque Ecológico do Tietê, mas acabou retornando à sala de fisioterapia.

A expectativa é de que o Imperador volte a campo nesta quinta-feira à tarde, período em que o técnico Tite começará a ensaiar a equipe que enfrenta o Vasco. A presença de Adriano, porém,  depende de uma avaliação do corpo clínico para detectar se não houve nenhuma intercorrência pela atividade desta quarta.
Mesmo se estiver no gramado, Adriano não será relacionado para a partida do fim de semana. O departamento médico do Corinthians entende que o jogador ainda precisa superar algumas etapas do tratamento para jogar. O atacante faz fortalecimento no tornozelo esquerdo, antigo problema dos tempos de Inter de Milão e Roma, e na panturrilha esquerda.
O diretor de futebol Edu Gaspar chegou a cogitar nesta quarta-feira a possibilidade de relacionar Adriano para o jogo se tivesse o aval dos médicos. O clube não descarta levar o jogador para o Rio de Janeiro como forma de ambientá-lo ainda mais e motivar o elenco, como aconteceu na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, domingo passado, em São Paulo.

Messi faz dois, se iguala a Kubala, e Barcelona goleia em ritmo de treino

Craque argentino chega aos 194 gols com a camisa do clube catalão, mesmo número do lendário ex-jogador húngaro

Por GLOBOESPORTE.COM Minsk, Bielorrússia
Antes do duelo contra o Barcelona, o jovem técnico do BATE Borisov, Viktor Goncharenko, disse que não tinha medo do rival. O problema é que ele não avisou isso aos seus comandados. Em ritmo de treino e aproveitando falhas individuais do time bielorrusso causadas claramente pelo temor de encarar Messi e companhia, o clube catalão goleou por 5 a 0 e se isolou na liderança do Grupo H da Liga dos Campeões com quatro pontos. Para não perder o costume, o camisa 10 argentino foi o destaque da partida realizada em Minsk, marcou dois gols e se tornou o segundo maior artilheiro da história do Barça ao lado do lendário László Kubala.
Em outro jogo da chave, o Milan recebeu o Viktoria Plzen, da República Tcheca, e, após um primeiro tempo tenebroso, no qual foi bastante ameaçado, fez 2 a 0 na etapa final e garantiu a primeira vitória no torneio. Cassano e Ibrahimovic anotaram os gols da equipe rossonera, vice-líder do Grupo H com quatro pontos, mas pior saldo de gols que o Barcelona.
Confira a classificação atualizada e os próximos jogos da Liga dos Campeões
Diante de um recuado BATE Borisov, o Barcelona começou a partida do jeito de sempre, ou seja, tocando a bola e buscando abrir espaços na defesa adversária. Aos seis, o brasuca-espanhol Thiago Alcântara, escalado na vaga do contundido Iniesta, deu o primeiro chute a gol. Bem colocado, o goleiro Gutor fez a defesa.
‘Fogo amigo’ fura a retranca
Com quase todos os jogadores da intermediária da defesa para trás – apenas o experiente sérvio Kezman lutava na frente contra os defensores do Barça -, o time bielorrusso até conseguia evitar penetrações de Messi, Villa, Pedro e companhia na área. Mas não o “fogo amigo”. Após cruzamento despretensioso de Daniel Alves pela direita, o zagueirão Volodko se desesperou com Messi no seu “cangote” e acabou marcando contra: 1 a 0 para o Barcelona.
Pedro na partida do Barcelona contra o BATE (Foto: AFP)Pedro, de cabeça, fez o 2º do Barça (Foto: AFP)
Três minutos depois, em jogada parecida, mas pelo lado esquerdo, Pedro foi mais rápido que a defesa do BATE e, de cabeça, ampliou.
Com a vantagem, o Barcelona ficou mais sossegado na partida e, aos 37, fez mais um em nova falha bisonha dos anfitriões. Thiago Alcântara fez bela jogada pela ponta direita e cruzou fraco. O arqueiro Gutor se enrolou e espalmou a bola na cabeça de Messi que só teve o trabalho de escorar para o fundo das redes.
Messi iguala marca de Kubala
No segundo tempo, sem esforço algum, o Barcelona ia criando uma oportunidade atrás da outra e, aos dez, fez mais um. Daniel Alves achou Messi na altura do pênalti. Com a 
habilidade que lhe é peculiar, o craque argentino dominou e acertou uma bomba no ângulo.
Com o tento, Messi chegou aos 194 gols com a camisa do Barcelona e se igualou ao húngaro László Kubala que, entre 1950 e 1961, fez história no Barça. Ambos agora estão apenas atrás de César Rodríguez que marcou 235 gols entre 1939 e 1955.
A goleada no placar diminuiu ainda mais o ritmo do Barcelona que, no restante da segunda etapa, seguiu "treinando" e, mesmo assim, anotou mais um com David Villa aos 44 após uma falha da zaga do BATE que saiu jogando errado (assista no vídeo ao lado).
Messi comemora gol do Barcelona contra o BATE (Foto: AFP)Messi comemora gol do Barcelona contra o BATE (Foto: AFP)

Porto anuncia lesão de Kléber e diz que atacante está fora da Seleção

Atacante sofreu lesão na clavícula esquerda em jogo pela Liga dos Campeões e fica fora dos amistosos do Brasil contra Costa Rica e México

Por GLOBOESPORTE.COM São Petersburgo, Rússia
  •  
kleber porto contundido (Foto: Reprodução/A Bola)Contundido, Kléber cai no gramado: ficará fora dos
amistosos da Seleção (Foto: Reprodução/A Bola)
Uma das novidades do técnico Mano Menezes para os amistosos da Seleção Brasileira contra México e Costa Rica, o atacante Kléber, do Porto, sofreu uma contusão na clavícula esquerda na partida desta quarta-feira diante do Zenit, pela Liga dos Campeões. Ele deverá ficar ausente dos gramados por duas semanas.
O jogador se machucou ainda no primeiro tempo do jogo em São Petersburgo (Rússia), pelo grupo G A equipe portuguesa perdeu de 3 a 1.
Segundo informações da imprensa portuguesa, o Porto enviará um comunicado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciando que o jogador estará impossibilitado de defender a Seleção.
Kléber já desfalca o Porto na partida do fim de semana diante do Académica, pelo Campeonato Português, e só deve retornar dia 19 de outubro, em compromisso do clube pela Taça de Portugal.

A seleção dos piores jogadores do Campeonato Brasileiro até a 26ª rodada


qua, 28/09/11
por bernardo.pombo |
categoria Curiosidades, Listas


Como já é tradição no blog, pegamos mais uma vez as notas mais baixas do Troféu Armando Nogueira para fazer a seleção dos piores jogadores do Campeonato Brasileiro. O mínimo de partidas para entrar na disputa, nesta altura da competição (26ª rodada), é nove. Lembrando que cada jogo é visto por um jornalista que dá nota para todos os jogadores. Essas notas fazem parte de um rico banco de dados que nos dá o retrato do desempenho de cada um. A apuração é do craque Rodrigo Breves.
Confira a seleção dos jogadores com as piores notas – em média – até a 26ª rodada:
Goleiro: Flávio (América-MG) – 5,85

Lateral-direito: Daniel (Avaí – também defendeu o Inter) – 5,25

Zagueiro: Welton Felipe (Avaí) – 5,00

Zagueiro: Ronaldo Angelim (Flamengo) – 5,03

Lateral-esquerdo: Márcio Careca (Vasco) - 5,11

Volante: Edenilson (Corinthians) – 5,16

Volante: Batista (Avaí) – 5,17

Meia: Lúcio (Grêmio) – 5,03

Meia: Mancini (Atlético-MG) – 5,12

Atacante: Guilherme (Atlético-MG) – 5,00

Atacante: Nieto (Atlético-PR) – 5,05

Romário elogia Mano, critica Zagallo e vê Ganso à frente de Neymar e Lucas

Para o ex-jogador, o Velho Lobo foi fraco como técnico. Deputado federal deixa Messi fora do 'top 10 mundial' e diz ter sido melhor que Maradona

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, o ex-atacante Romário resolveu soltar o verbo em entrevista ao programa do jornalista Jorge Kajuru, no Canal Esporte Interativo.A primeira vítima? Zagallo. Questionado sobre o comando da Seleção Brasileira, ele elogiou o treinador Mano Menezes, mas lembrou a época em que o Velho Lobo esteve na comissão técnica.
- Em relação a técnico, eu acredito que o Mano seja bom, como muitos outros na Seleção foram, e alguns ruins foram também, e conseguiram ser campeões do mundo. Zagallo, por exemplo. Como treinador, na minha opinião, foi um dos mais fracos que já tive. Mas o Mano tem feito umas convocações que, 80, 90% dos jogadores, eu também convocaria - relatou.

Romário analisou também o momento da Seleção Brasileira. Segundo ele, há grandes promessas no Brasil, como Neymar, Lucas e Ganso, o melhor dos três em sua opinião, mas, por enquanto, nenhum deles pode ser chamado de craque.

- O Neymar pode vir a ser craque, pode vir a ser o grande nome da Copa de 2014. O Lucas, do São Paulo. Acredito mais, inclusive, no Ganso. Se for aquele jogador de antes da primeira operação, é um dos mais completos do Brasil. Não sei se a palavra é gênio. Nenhum deles pode ser comparado ao Messi.
O Baixinho elogiou o futebol do camisa 10 do Barcelona, mas não colocou o argentino no rol dos dez melhores da história. Para ele, é preciso ganhar uma Copa do Mundo, título que Messi ainda não conseguiu alcançar.

- É o mais completo com a camisa de um time. Nos últimos anos, tem sido o melhor do mundo. Mas eu não posso dizer que o Messi faz parte da galeria de dez maiores da história. Para isso, tem que ter vencido uma Copa do Mundo. O rendimento é outro no Barcelona, mas o Barcelona jogou para mim, para o Rivaldo, e joga para o Messi. Na seleção, há uma individualidade.

O deputado federal fez questão de listar os dez maiores da história e se colocou à frente de Diego Armando Maradona. Segundo o Baixinho, Ronaldinho Gaúcho, a quem há sete anos  chamou de "último romântico do futebol", teve uma queda, e foi ultrapassado pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

- Coloco Pelé, Romário, Maradona... pulei o Maradona porque fiz mais gols, tive mais títulos, então posso me colocar sim depois do Pelé. Com todo respeito. Aí vem o Ronaldo Fenômeno. Eu tinha falado do Gaúcho, há sete anos, citei que era o 'último romântico' do futebol. Mas a gente vê que alguma coisa aconteceu. O Gaúcho não é mais aquele jogador de sete anos atrás, mas com essa nova chance na Seleção, no Flamengo, jogando o futebol que a gente gosta, acho que ele pode voltar.

Romário ainda falou sobre sua relação com Ronaldo Fenômeno e o fim da carreira do ex-jogador do Corinthians. O Baixinho também criticou os gastos públicos e obras para a Copa do Mundo de 2014, além de apontar os favoritos a conquistar o torneio que será disputado no Brasil.

Confira outros trechos da entrevista de Romário:

Relação com Ronaldo Fenômeno e Edmundo

- O Fenômeno, a gente nunca foi amigo, mas está longe de ser inimigo. A gente se fala pouco, ele tem a vida dele em São Paulo, eu tenho a minha em Brasília e no Rio. Sempre quando a gente se vê a gente se cumprimenta. Não tenho nada para falar dele. Posso dizer que o Edmundo, em uma época da minha vida, foi meu único amigo entre os grandes jogadores. Hoje, a gente não tem essa amizade. Mas os problemas já resolvemos.
Ricardo Teixeira e a ausência na Copa de 2002
- Ele apertou a minha mão e falou que eu iria à Copa do Mundo (2002). Eu falei: 'Presidente, o treinador é o Felipão'. E ele falou pra mim: 'Mas quem manda sou eu'. 'Então tá bom, vou acreditar na sua palavra' (...) E segundo ele, o motivo que ele ficou com raiva, aborrecido, é que ele achou que eu tivesse combinado com a Rede Globo para ir lá no final do encontro, para a Rede Globo dar esse furo. Então no dia da convocação, da final, ele falou para o Felipão: 'Fica à vontade, faz a convocação que você quiser'.
Aposentadoria própria e do Ronaldo

- Eu estava melhor quando parei. Mas ele deixou de jogar futebol a partir do momento em que ele sentiu que estava na hora. E eu parei de jogar futebol porque meu corpo não acompanhava meu raciocínio. Essa foi a diferença. Como ele falou, foram anos maravilhosos, tenho certeza que nós aproveitamos bastante.

Favoritos ao Mundial de 2014

- Quando se fala de Copa, se não acontecer nada diferente do normal, eu coloco por ordem Brasil, Itália, Alemanha, Espanha, Argentina, e o Uruguai, por um crescimento que vem acontecendo no futebol uruguaio. Outras seriam surpresas. Nem mais a França eu colocaria.

Ganhar uma Copa do Mundo "nas costas"

- Copa ganha nas costas vai ser muito difícil ver. O futebol hoje é muito coletivo. A individualidade não é mais respeitada pelos próprios companheiros como era antes, na minha época. A parte física tomou conta, tanto é que você vê jogadores aí que muitos dizem que são craques, mas não são técnicos como dizem. Só porque são diferentes, a nossa imprensa já acha que o cara é um craque.

Gastos públicos com estádios para 2014

- O que mais me agride é esse gasto de dinheiro público em relação aos estádios. Por exemplo, tem estádios que vão chegar a mais de dois bilhões de reais em gastos. Estádios esses que, com certeza, vão ter apenas dois ou três jogos, e virarão aquela 'frase' que todos nós falamos: Verdadeiro elefante branco.

Aeroportos para a Copa

- Aeroportos que vão gastar milhões, ou até bilhões, e que depois da Copa, essas cidades não vão receber tantas pessoas. Apesar que, em algumas cidades, talvez nem recebam tantas pessoas quanto eles acham na Copa, dependendo do grupo que vai cair.

Orçamentos altos e críticas ao desperdício


- Alguns orçamentos aumentaram em 20%. As obras nem começaram, nenhum tijolo. Ou seja, o gasto é uma brincadeira, e ninguém faz nada, ninguém toma uma decisão. E a conta que foi feita há dois anos, de que o custo da Copa do Mundo seria de 52 bilhões de reais, se a gente colocar o trem-bala, já passou dos 60. E detalhe: vão gastar tudo isso, e quem vai ao estádio ver futebol? No caso, no Brasil, é a classe C, D e E. Infelizmente, pelos preços que tenho ouvido aí, vai bater 450 reais, e vai ser a Copa no Brasil e não vai ser a Copa para o brasileiro. E os nossos hospitais? Nossas escolas públicas? Nossas entidades como APAE, Pestalozzi e outras muitas? No Rio de Janeiro, o Benjamim Constant, uma entidade de pessoas com deficiência visual, está para fechar porque não tem ajuda do governo.

Oleg: ‘Ginástica brasileira evoluiu. Há dez anos, não sabiam nem dar mortal’

Técnico, cujo trabalho é mais reconhecido no Brasil do que na Rússia, conta os motivos que o fizeram voltar ao país para comandar projeto em Curitiba

Por Alexandre Massi São Paulo
Oleg Ostapenko (Foto: Divulgação)Oleg Ostapenko durante apresentação de projeto
para difundir a ginástica no país (Foto: Divulgação)
Há exatos dez anos, Oleg Ostapenko chegava ao Brasil para comandar a ginástica artística. Uma modalidade pouco difundida e sem locais de treinamento adequados. O susto inicial não o intimidou. Entre 2001 e 2008, foi o principal responsável pela formação de uma seleção permanente, que transformou o país na quinta força do mundo.
Após três anos treinando a seleção juvenil da Rússia, encontrou em sua volta uma realidade bem diferente.
- A ginástica brasileira evoluiu bastante. Quando chegamos (ele e a esposa Nadja Ostapenko), as meninas não sabiam dar mortal ou abrir espacate. Não sabiam nada. Agora, meu Deus! Elas têm estilo e técnica. Estão muito melhores – confessou Oleg.
Os elogios não se restringiram às atletas. Os treinadores também foram mencionados.
- Eles cresceram muito. Aprenderam mais do que poderíamos imaginar – completa o ucraniano.
O susto talvez se deva ao pequeno contato que tiveram com as ginastas durante o período em que estiveram na Europa. Segundo Nadja, eles não acompanharam o trabalho que vinha sendo feito aqui desde 2008 e só tiveram contato com a seleção brasileira em uma ocasião.
- Não mantivemos contato os atletas. Nos encontramos numa etapa da Copa do Mundo, em Moscou. Demos as boas-vindas e só.
Porém, com Vicélia Florenzado e Eliane Martins, as conversas foram frequentes. Em nenhum momento, as dirigentes aceitaram sua saída.
- Falávamos por Skype direto com eles. Oleg tinha contrato com a Rússia, ganhava tudo por lá, e pensávamos que não voltaria. Mas enviamos conselheiros do LiveWright (grupo de empresários que apoia a ginástica brasileira e pagará os salários da dupla) várias vezes para a Europa. Eles apresentaram o projeto ao Oleg – revela Eliane, coordenadora do Centro de Excelência de Ginástica, em Curitiba.
Nadja e Oleg Ostapenko (Foto: Divulgação)Nadja é mais do que mulher de Oleg: é também tradutora e parceira de trabalho (Foto: Divulgação)
Um dos segredos para atrair o técnico foi corrigir os erros cometidos com a seleção permanente. A partir de agora, as meninas não ficarão concentradas tanto tempo. Isso gerou um grande desgaste na relação técnico e atletas. Além disso, as ginastas, muito jovens, ainda não estavam preparadas para ficar longe da família. De acordo com Eliane, alguns pais visitavam as filhas apenas uma vez por ano.
A Nadja já me falou que ele é mais famoso no Brasil do que na Rússia"
Eliane Martins, coordenadora do CEGIN
Outro trunfo para sensibilizar Oleg foi a oportunidade de prepará-las desde o início da carreira.
- Quando a Eliane nos ligou e perguntou se o Oleg gostaria de trabalhar com meninas de 11, 12 anos. Na hora, ele disse: “Quero! Quero! Quero!” – conta Nadja, arrancando um sorriso do marido.
Por fim, um terceiro elemento foi determinante para a volta de Oleg: o reconhecimento do seu trabalho pelos brasileiros.
- A Nadja já me falou que ele é mais famoso aqui no Brasil do que na Rússia. Lá, ele é um bom treinador, mas existem vários como ele. Já existe uma tradição. Aqui ele é muito valorizado por um quinto lugar no mundial – conta Eliane.
Com tantos pontos favoráveis, o casal Ostapenko pensa em repetir o sucesso da primeira passagem.
- Gostamos do projeto. Temos ainda mais vontade de trabalhar e ganhar medalhas para as atletas brasileiras. O resultado é importante. E resultado significa medalha – finaliza Nadja.

'Pilotos' disputam tradicional corrida de cortadores de grama na Inglaterra

Prova de 12 horas é disputado no mesmo esquema das 24h de Le Mans

Por GLOBOESPORTE.COM Billingshurst, Inglaterra
A pequena cidade de Billingshurst é movimentada desde 1973 por uma inusitada prova de esportes a motor: as 12 Horas para cortadores de grama. A ideia dos organizadores era criar uma corrida que fosse acessível a todos, sem marketing ou patrocinadores, sem prêmios em dinheiro e com modificações proibidas nos motores. Os trofeus são doados por empresas e nomes famosos como Stirling Moss, lenda da Fórmula 1, já disputaram o evento.

brasileirão série a 2011

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vasco
49
26
14
7
5
41
28
13
62.8
2
Corinthians
47
26
14
5
7
37
26
11
60.3
3
São Paulo
46
26
13
7
6
41
30
11
59
4
Botafogo
45
25
13
6
6
40
28
12
60
5
Fluminense
41
26
13
2
11
34
31
3
52.6
6
Flamengo
41
26
10
11
5
42
34
8
52.6
7
Internacional
40
26
10
10
6
43
33
10
51.3
8
Palmeiras
39
26
9
12
5
32
25
7
50
9
Coritiba
36
26
10
6
10
44
34
10
46.2
10
Figueirense
36
26
9
9
8
32
33
-1
46.2
11
Santos
35
24
10
5
9
36
37
-1
48.6
12
Atlético-GO
35
26
9
8
9
32
29
3
44.9
13
Grêmio
33
25
9
6
10
29
33
-4
44
14
Ceará
30
26
8
6
12
33
44
-11
38.5
15
Bahia
30
26
7
9
10
29
33
-4
38.5
16
Cruzeiro
29
26
8
5
13
31
33
-2
37.2
17
Atlético-MG
25
26
7
4
15
32
44
-12
32.1
18
Atlético-PR
24
26
5
9
12
25
38
-13
30.8
19
Avaí
22
26
5
7
14
30
54
-24
28.2
20
América-MG
19
26
3
10
13
32
48
-16
24.4
  • Sab 01/10/2011 - 18h00 Canindé
    PAL
    AMG
  • Sab 01/10/2011 - 18h00 Raulino de Oliveira
    FLU
    SAN
  • Sab 01/10/2011 - 18h00 Pituaçu
    BAH
    AVA
  • Dom 02/10/2011 - 16h00 Morumbi
    SPO
    FLA
  • Dom 02/10/2011 - 16h00 São Januário
    VAS
    COR
  • Dom 02/10/2011 - 16h00 Arena do Jacaré
    CAM
    CEA
  • Dom 02/10/2011 - 16h00 Orlando Scarpelli
    FIG
    CFC
  • Dom 02/10/2011 - 16h00 Arena da Baixada
    CAP
    INT
  • Dom 02/10/2011 - 18h00 Olímpico
    GRE
    CRU
  • Dom 02/10/2011 - 18h00 Serra Dourada
    ATG
    BOT
Taça LibertadoresSul-AmericanaRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento