quinta-feira, 9 de junho de 2016

Bate-Estaca celebra vitória em estreia no novo peso: "Estou no lugar certo"

Lutadora brasileira conta que se sentiu mais rápida no peso-palha, promete novos nocautes na nova categoria e pede que UFC mantenha novo protocolo de pesagem

Por Los Angeles
Jéssica Andrade, Jéssica Bate-Estaca, MMA, UFC 199 (Foto: Evelyn Rodrigues)Jéssica Andrade sorri após vitória sobre Jessica Penne: lutadora quer "entrar de cara" no peso-palha (Foto: Evelyn Rodrigues)
A brasileira Jéssica "Bate-Estaca" Andrade teve uma estreia de gala na divisão peso-palha (até 52,2kg), na noite de sábado, no UFC 199, em Inglewood (EUA): derrotou Jessica Penne, sexta colocada do ranking e ex-desafiante número 1, de forma dominante, com um nocaute técnico no segundo round. Nada mal para uma lutadora que teve de baixar nove quilos a mais do que batia para lutar no peso-galo (até 61,2kg), onde chegou a integrar o top 15, mas sofreu duas derrotas em suas três lutas mais recentes. A última delas, contra Raquel Pennington, abriu os olhos de Andrade para a necessidade de mudar de categoria.
- Quando eu entrei no UFC, a categoria de 52kg ainda não existia, e o meu medo maior era baixar de divisão e perder muita força, velocidade, então eu fui adiando isso, adiando, até a derrota contra a Raquel. Foi isso que me fez ver que o 61kg estava ficando muito difícil, que minhas adversárias estavam ficando muito mais pesadas. O gás acabou e nunca tinha acabado antes, foi isso que me fez tentar na categoria de baixo. E aí, graças a Deus, deu certo, o peso foi super tranquilo, que era a minha principal preocupação, a força continuou a mesma, e a velocidade aumentou. Então agora está 10 - comentou Bate-Estaca após a vitória sobre Penne.
A diferença para o peso-galo foi clara: Jéssica Andrade sentiu que machucou a adversária com seus golpes logo no primeiro round, e eventualmente conquistou seu primeiro nocaute técnico no UFC - não nocauteava ninguém desde outubro de 2012. A atleta da PRVT avisa aos fãs para esperarem mais vitórias desta forma.
- Eu estou me sentindo muito bem, acho que nessa categoria nova vão sair muitos nocautes, muitas finalizações e acho que agora estou no lugar certo. Já fazia muito tempo que eu não nocauteava ninguém, que eu não conseguia impor a força, o meu jeito, e hoje (sábado) foi o marco que fechou para entrar de cara na categoria e fazer sempre esse show que foi hoje.
Jessica Andrade Jessica Penne UFC 199 (Foto: Getty Images)Jéssica Bate-Estaca esteve certeira contra Jessica Penne no UFC 199 (Foto: Getty Images)
Um fator que pode ter sido determinante também foi o sistema diferente de pesagem adotado pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC, na sigla em inglês), órgão que regulamentou o UFC 199. Em vez de se pesarem frente às câmeras e ao público à tarde, como de praxe, os atletas foram pesados pela manhã, ainda no hotel fechado pela organização, e depois participaram de uma pesagem "encenada" pela tarde, onde foram lidos os pesos registrados pela comissão. Para Andrade, o novo sistema ajudou na recuperação e contribuiu para o alto nível das lutas do evento, bastante elogiado pelos fãs e críticos.
- Gostei muito. Espero que o Dana (White, presidente do UFC) coloque todas as pesagens desse jeito. É muito bom você pesar de manhã e ter quase dois dias para se recuperar. Acho que hoje (sábado) todas as lutas estão sendo ótimas por isso, porque teve o tempo certo de recuperação, o tempo de você se reidratar para chegar na hora da luta e você estar como você treina. Acho que isso foi essencial para chegar ali e fazer uma grande luta - afirmou a brasileira.

Curtinhas: WWE quer luta de Ronda em seu maior evento do ano que vem

Organização espera que, com a liberação de Brock Lesnar para lutar no UFC 200, o Ultimate permita que suas estrelas participem dos eventos de luta coreografada

Por Rio de Janeiro

Ronda Rousey com o The Rock (Foto: Divulgação / WWE)Ronda Rousey com o The Rock em sua primeira aparição no WWE, em 2015 (Foto: Divulgação / WWE)
O retorno do ex-campeão dos pesados, Brock Lesnar, ao UFC vai acontecer a partir de um acordo entre o Ultimate e o WWE (evento de lutas coreografadas que é sucesso nos EUA).
Segundo a revista Forbes, os detalhes da parceria estão sendo mantidos em sigilo, mas o WWE espera que, em troca de liberar Lesnar para participar do UFC 200, o Ultimate ofereça algum tipo de promoção para divulgação de seus eventos e permita que algumas estrelas da organização participem das competições ensaiadas.
O WWE espera, mais especificamente, que possa contar com a presença de Ronda Rousey no "WrestleMania 33", marcado para 17 de abril ,em Orlando. Dessa vez, no entanto, em vez de apenas uma interação com os lutadores, como a que a ex-campeã peso-galo fez em abril do ano passado, a expectativa é que Ronda faça uma luta no maior evento da organização no ano que vem.
ALGOZ DE TOQUINHO TEM ESTREIA MARCADA NO UFC
O nocaute avassalador sobre Rousimar Toquinho, no último dia 21, no modesto Venator FC 3, na Itália, rendeu a Emil Weber Meek um contrato com a maior organização de MMA do mundo, o UFC. O norueguês fará sua estreia no Ultimate no dia 3 de setembro, em edição marcada para acontecer em Hamburgo, na Alemanha. O adversário de Meek será outro estreante: Jessin Ayari, que irá lutar em casa.
O triunfo sobre Toquinho em apenas 46s foi a maior da carreira de Meet, que acumula oito vitórias, duas derrotas e um empate.
WWE ESTÁ DE OLHO EM PAIGE VANZANT
Queridinha do UFC, a peso-palha Paige VanZant tem chamado a atenção também fora do octógono. Após ficar com o vice-campeonato no programa americano "Dancing With The Stars", ela pode se tornar uma estrela do WWE, evento de lutas coreografadas que faz muito sucesso nos EUA. O empresário da lutadora, Mike Roberts, disse ao "Fox Sports" que o WWE tem interesse em que a atleta participe do evento "SummerSlam", que acontece no dia 21 de agosto, em Nova York.

Diretor de filme sobre José Aldo prevê sequência após revanche com Conor

Em pré-estreia de "Mais Forte que o Mundo", Afonso Poyart acredita que história pode ter continuação. Ex-campeão do UFC diz ter chorado ao assistir pela 1ª vez

Por Rio de Janeiro

"Mais Forte que o Mundo", filme sobre a vida de José Aldo, estreia no dia 16 de junho nos cinemas. Entretanto, nesta quinta-feira, em evento de pré-estreia da obra no Rio de Janeiro, o diretor Afonso Poyart já comentou a possibilidade de lançar uma continuação. A motivação, claro, é uma eventual vitória do brasileiro sobre seu desafeto Conor McGregor, caso a revanche venha a acontecer após o confronto contra Frankie Edgar no UFC 200, 9 de julho.
- É uma biografia de um cara novo ainda, que tem muita história pela frente. Acho que sim (pode-se pensar em uma continuação), acho que podem ter muitos filmes aí. De repente uma luta contra o McGregor seria o segundo filme, com certeza. Só ela já dá um filme. Todo esse conflito dele com o McGregor dá um spin-off, no mínimo. Então quem sabe a gente não faz algo, pode ser. Depois que acontecer a revanche, o McGregor seria um bom arquirrival para o Aldo - afirmou, em conversa com a imprensa.
Lançamento do filme de José Aldo (Foto: André Durão)Lançamento do filme de José Aldo aconteceu nesta quinta-feira no Rio de Janeiro (Foto: André Durão)
No que depender de Aldo, o "Mais Forte que o Mundo 2" vai acontecer e terá final feliz. O ex-campeão dos pesos-penas do Ultimate, inclusive, comparou seu filme com os de Rocky Balboa.
- Acho que retomando o cinturão, essa história iria ficar show de bola, iria casar bem a gente batendo nele e recuperando o cinturão. Meu foco é o cinturão, acho que é nisso que eu estou focado agora. E assim que eu reconquistar o cinturão, vencendo o Frankie Edgar, aí sim eu vou pensar em algumas coisas porque a gente tem algumas contas para acertar, sim. A gente está conversando por ter uma história muito grande pela frente. Assim como filme do Rocky, que tem vários. Se isso acontecer para mim, meu irmão, aí o céu é o limite mesmo, porque a gente vai conseguir todos os objetivos na vida - prometeu.
Aldo não escondeu a satisfação por poder ver sua história virar filme e revelou ter chorado na primeira vez que assistiu.
- Realmente eu só tenho a agradecer ao Afonso, ao elenco inteiro pela emoção que eu senti ao ver a minha história contada no cinema. Ficou muito show. Acho que, sendo fã de luta, ou não, vai se emocionar com o filme porque ele é bastante forte. A primeira vez que vi foi uma emoção muito grande pelo fato de que eu não procurei ver muito como filme. Na segunda eu assisti mais tecnicamente e vi que estava lindo. Na primeira vez eu tive uma emoção muito grande e não observei tanto. Mas na segunda eu vi que estava tudo perfeito e, meu irmão, só tenho a agradecer por tudo que eles passaram. Não tem como não chorar. Chegou no fim do filme e acho que não só eu, mas todos que assistirem vão chorar. - disse.
José Loreto e José Aldo (Foto: André Durão)José Loreto e José Aldo simularam encarada para os fotógrafos (Foto: André Durão)
Também teve espaço para as brincadeiras de Aldo, que não perdoou o companheiro de equipe Marlon Sandro, interpretado por Alex Gazé, treinador de muay thai. Ao ser questionado sobre quem ficou pior entre ele, Dedé e Marlon, a resposta veio de forma imediata.
- O Marlon, irmão. Caraca, ver o Marlon ser interpretado pelo Gazé ficou muito engraçado. Até hoje a gente fica zoando ele, porque eu acho que se eu pedisse alguma coisa para Deus, pediria para ser bonito. Eu consegui, porque foi o Loreto que me interpretou, então... O Dedé praticamente empatou porque, meu irmão, o maluco (Milhem Cortaz) é show de bola, agora, o Marlon foi o melhor (risos).
LORETO: "CADA MURRO QUE TOMEI, VALEU A PENA
Interpretar José Aldo não foi fácil para José Loreto. Por outro lado, ele evita dizer que foi difícil. Prefere chamar de "estimulante". E o resultado final deixou o ator satisfeito, mesmo tendo levado diversos golpes no rosto durante as gravações, para simular da forma mais próxima possível as lutas do atleta.
- Foi estimulante. Alguns diriam que é difícil, mas eu digo que é estimulante porque é um personagem complexo, além da luta. Ele tem uma força dentro dele que ele bota dentro do octógono e eu fiz um trabalho de imersão total. Eu virei um lutador. Eu esqueci que era ator e virei um lutador para fazer esse filme. Eu acho que ficou incrível por causa da dedicação. Eu acho que o Aldo tem essa característica que me inspira tanto: da dedicação, do guerreiro, da arte marcial. Eu usei isso para o filme, usei na minha preparação. Foi muito intensa, muito desgastante, mas valeu. Cada murro que eu tomei na cara, valeu à pena - afirmou Loreto.
José Loreto e José Aldo (Foto: André Durão)José Loreto disse que interpretar José Aldo foi estimulante pela complexidade do personagem (Foto: André Durão)
O protagonista de "Mais Forte que o Mundo" ainda revelou que os golpes recebidos nas gravações foram ideia dele, que não quis receber "soco técnico". Mas, claro, ele também golpeou os atores que contracenaram com ele.

- Nesse filme eu tomei muito soco porque eu pedi também. Eu me preparei como um lutador, então nas cenas de luta eu não tinha porque fazer aquele soco técnico. Eu fui para dentro mesmo. Machuquei muita gente e me machucaram bastante. Mas eu chegava à noite, entrava na banheira de gelo e no dia seguinte eu estava pronto de novo. Foi uma vida de atleta. Mas eu torci o pé, me machuquei bastante. Tem dores no meu corpo que eu acho que vou carregar por um bom tempo - contou.
MÃE DE ALDO GANHA SURPRESA PARA VER PRÉ-ESTREIA
Mãe de Aldo, Dona Rocilene ganhou de surpresa do filho a viagem para o Rio de Janeiro para ver a pré-estreia do filme. Emocionada por ver retratada no cinema a história da vida de seu herdeiro, ela garantiu que José Aldo não deu trabalho para ela na infância.
- Pelo contrário. Os outros é que mexiam com ele e ele não fazia nada. Naquela época não batia em ninguém (risos) - brincou, contando que a saudade do filho é grande.
- É difícil porque vem a saudade, mas ele sempre está em comunicação com a gente. Comigo, com as irmãs dele, se preocupa muito conosco. Depois que pai dele partiu, ele carrega essa responsabilidade de cuidar de mim e das irmãs dele. É gratificante.
Lançamento do filme de José Aldo (Foto: André Durão)Mãe de José Aldo, entre Loreto e Aldo (Foto: André Durão)
Amigos de fora da luta também prestigiaram o evento, como foi o caso do atacante Emerson Sheik, do Flamengo.
- Estou ansioso porque, além de ser muito fã do Aldo, ele é um amigo pessoal, um cara que tenho um carinho enorme, cara que aprendi a gostar, irmãozão mesmo. Acompanhei o pedacinho do trailer e conta exatamente a história dele. Tenho certeza absoluta que o publico vai gostar e se emocionar muito - declarou, antes de a sessão começar - concluiu, antes de ver o filme.

Ferguson provoca Khabib e afirma: "Sou muito assustador para a divisão"

Para o número três dos leves, russo preferiu enfrentar um gerente de produção do que esperar que ele se recuperasse de lesão no pulmão e diz que vai "limpar a categoria"

Por Los Angeles, EUA
Tony Ferguson UFC 199 (Foto: Evelyn Rodrigues)Tony Ferguson disse que Khabib Nurmagomedov preferiu enfrentar um "gerente de produção" do que ele (Foto: Evelyn Rodrigues)
Com apenas duas semanas faltando para o esperado duelo entre Tony Ferguson e Khabib Nurmagomedov, o americano teve que desistir de uma luta pela primeira vez na carreira. De acordo com o número três no ranking dos leves do UFC, o russo não quis esperá-lo e preferiu enfrentar Darrell Horcher dia 16 de abril. Segundo ele, que teve filho no fim do mesmo mês que lutaria, o nascimento do herdeiro e a vitória do “Águia” geraram vários sentimentos.
- Foi feliz e meio louco. Foi uma mistura de sentimentos quando eu vi Khabib ser o número um no ranking do UFC. Fiquei muito chateado por ele ter pegado a luta contra um gerente de produção e não ter esperado algumas semanas para ter uma luta de verdade, que os fãs, os chefes e todo mundo gostaria de assistir. Eu quero essa luta, mas, infelizmente não aconteceu. Nossos cronogramas são diferentes e eu sou um adversário muito assustador para a divisão.
Amigo de Brock Lesnar, Ferguson contou que o peso-pesado não revelou nada a ele sobre a volta para o Ultimate. Como luta principal do evento de 13 de julho, contra Michael Chiesa, o lutador disse que tem vontade de voltar a entrar no octógono o mais rápido possível e que o futuro oponente foi o único corajoso.
- Ele é um grande adversário. Eu liguei para o Joe (Silva, matchmaker do UFC) e mandei mensagem para o Dana dizendo que queria ficar ativo e eles concordaram, ainda mais depois do que aconteceu com a luta contra o Khabib. Eu queria voltar logo e o único cara que teve a coragem de aceitar foi Michael Chiesa. Eu vou fazer o meu trabalho, vou para cima. É matar ou morrer. Essa é a primeira vez que o UFC vai estar na Dakota do Sul. Tenho certeza que vamos fazer uma boa luta.
Edson Barboza (Foto: Evelyn Rodrigues)Última luta de Tony Ferguson foi a vitória contra Edson Barboza, em dezembro do ano passado (Foto: Evelyn Rodrigues)
Perguntado como ele acha que vai terminar o duelo entre Rafael dos Anjos e Eddie Alvarez, 7 de julho, o lutador afirmou que não se preocupa com o embate que vai definir o campeão dos leves, mas acredita na vitória do brasileiro. Segundo Ferguson, ninguém é melhor do que ele entre os atletas até 70,3kg e pode sobrar também para os que pesam até 77,1kg.
- Não me importa quem vai vencer. Eu vou limpar toda a categoria. Por isso que não tenho medo de enfrentar qualquer um que me desafie. Se precisar eu vou até para o meio-médio.
UFC: Ferguson x Chiesa
13 de julho de 2016, Sioux Falls (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-leve: Tony Ferguson x Michael Chiesa
Peso-galo: Michael McDonald x John Lineker
Peso-médio: Tim Boetsch x Josh Samman
Peso-leve: Scott Holtzman x Cody Pfister
Peso-meio-médio: Kyle Noke x Keita Nakamura
Peso-pena: Ryan Hall x Alex White
Peso-mosca: Ben Nguyen x Louis Smolka
Peso-pesado: Alexey Oleinik x Daniel Omielanczuk
Peso-pesado: Devin Clark x Alex Nicholson
Peso-galo: Rani Yahya x Matthew Lopez