quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CBF divulga tabela da Copa Verde,
que garante vaga na Sul-Americana

Competição será realizada de 12 de fevereiro a 9 de abril, com 16 clubes
de 11 estados do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, no sistema de mata-mata

Por Rio de Janeiro
353 comentários
Jose Maria Marin (Foto: Andre Casado)José Maria Marin no lançamento da Copa Verde,
em hotel do Rio de Janeiro (Foto: André Casado)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez o lançamento oficial da Copa Verde na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A competição será realizada de 12 de fevereiro a 9 de abril de 2014, com 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, tendo como representantes os melhores colocados no ranking das federações de 11 estados. O campeão do torneio nacional garantirá vaga na Copa Sul-Americana de 2015. O presidente da CBF, José Maria Marin, estava presente no evento, transmitido pela entidade.
As camisas são as seguintes: Paysandu, Remo, Paragominas, Mixto, Cuiabá, Nacional-AM, Princesa do Solimões, Plácido de Castro, Cene, Desportiva, Interporto, Santos, Vilhena, Náutico, Brasiliense e Brasília representam os estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima, além do Distrito Federal, respectivamente.
A Copa Verde será disputada em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta.  Não haverá confrontos entre clubes do mesmo estado na primeira rodada. Serão 30 jogos no total, com oito rodadas. A competição também tem como atração três estádios construídos para a Copa do Mundo e que sediarão suas partidas antes mesmo do Mundial. São eles a Arena Pantanal, em Cuiabá, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, e a Arena da Amazônia, em Manaus.
Confira os oito grupos da Copa Verde:
Grupo A
Princesa de Solimões (AM) x Paysandu (PA) – Manaus
Paysandu (PA) x Princesa de Solimões (AM) – Belém
Grupo B
Paragominas (PA) x Santos-AP – Paragominas
Santos-AP x Paragominas (PA) – Macapá
Grupo C
Náutico-RR x Remo (PA) – Boa Vista
Remo (PA) x Náutico-RR – Belém
Grupo D
Plácido de Castro (AC) x Nacional-AM – Rio Branco
Nacional-AM x Plácido de Castro (AC) – Manaus
Grupo E
Interporto (TO) x Brasiliense (DF) – Porto Nacional
Brasiliense (DF) x Interporto (TO) – Taguatinga
Grupo F
Vilhena (RO) x Mixto (MT) – Vilhena
Mixto (MT) x Vilhena (RO) – Cuiabá
Grupo G
Desportiva Ferroviária (ES) x Cuiabá (MT) – Cariacica
Cuiabá (MT) x Desportiva Ferroviária (ES) – Cuiabá
Grupo H
Brasília (DF) x Cene (MS) – Gama
Cene (MS) x Brasília (DF) – Campo Grande
Quartas de final:
Grupo I: Vencedor A x Vencedor B
Grupo J: Vencedor C x Vencedor D
Grupo K: Vencedor E x Vencedor F
Grupo L: Vencedor G x Vencedor H
Semifinais:
Grupo M: Vencedor I x Vencedor J
Grupo N: Vencedor K x Vencedor L
Final: Vencedor M x Vencedor N

Dianifer Ferreira substitui Abda Velten como a nova ring girl do HCC 14

Beldade foi a segunda mais votada no concurso que escolheu as novas 'garotas da plaquinha' do maior evento de MMA do Espírito Santo e recebe chance na 14ª edição

Por Vitória, ES
1 comentário
Dianifer Ferreira, nova ring girl do HCC (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Dianifer Ferreira, nova ring girl do HCC (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Uma nova ring girl foi convocada para abrilhantar a festa do maior evento de MMA do Espírito Santo. A bela Dianifer Ferreira é a mais nova "garota da plaquinha" do Haidar Capixaba Combat 14 (HCC 14), que acontece neste sábado, no Ginásio do Clube Álvares Cabral, em Vitória. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 20h, no www.globoesporte.com/es.
De acordo com o manager do HCC, o iraquiano Haidar Kasen Alkadomi, por conta de compromissos profissionais, a ring girl vencedora do concurso feito no HCC 13, Abda Velten, foi substituída pela segunda colocada na mesma votação, Dianifer Ferreira, que recebe uma grande chance nesta 14ª edição do evento de MMA.
- A gente optou essa troca porque a Abda está participando de alguns concursos de beleza, está com muitos compromissos e também não pode comparecer à coletiva de imprensa oficial por causa disso. Então preferimos dar uma oportunidade à Diannifer, que foi a segunda mais votada no último concurso que fizemos. Acho que a galera vai gostar dela também.
Pesagem oficial é aberta ao público
Dudu Bastos bateu o peso e está classificado para as finais do GP peso-pena do HCC (Foto: Divulgação/Haidar Capixaba Combat)Pesagem oficial do HCC 14 acontece nesta sexta e terá entrada franca (Foto: Divulgação/HCC)
Na tarde desta sexta-feira acontece a pesagem oficial do HCC 14, a partir das 16h, no Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória, mesmo local do evento de sábado. Os organizadores da franquia de lutas fizeram questão de anunciar que o momento em que os atletas vão subir na balança será aberto ao público, sem cobrança de ingressos. O vice-presidente e match-maker do HCC, Fábio Prata, faz um convite para que os espectadores compareçam à pesagem, na sexta e possam prestigiar o que a organização está preparando para o evento de sábado.
- A pesagem oficial  vai ser com entrada gratuita, então, convido a todos para comparecer ao Álvares Cabral na tarde de sexta-feira para poder ver os atletas, tirar fotos e poder acompanhar essa parte importante da rotina dos lutadores, antes do HCC 14, no sábado. Além disso, que for assistir à pesagem já vai poder ver de perto toda a estrutura que está sendo montada para o evento, como o octógono e a área das arquibancadas e cadeiras.
A pesagem dos atletas será feita na ordem dos combates, a partir de 16h, no Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória. Lutarão atletas das categorias peso-galo, pena, leve e meio-médio nos confrontos masculinos. Já no feminino, serão duas lutas, sendo uma no peso-mosca, entre Valéria da Silva e Emanuela Ferreira e no card principal, o co-evento principal da noite, acontece o duelo entre Juliana Costa e a norte-americana Chelsea Bailey no peso-galo.
Confira os preços dos ingressos para o HCC 14
Ingressos (8.000 foram colocados à venda)
Arquibancada: R$ 25,00 (2º lote - meia-entrada)
Cadeira: R$ 40,00 (2º lote - meia-entrada)
O GLOBOESPORTE.COM/ES transmite ao vivo (em vídeo) e em tempo real (narração escrita, fotos e vídeos) o evento de MMA Haidar Capixaba Combat 14 (HCC 14), no sábado, dia 30 de novembro, a partir das 20h, direto do Ginásio do Clube Álvares Cabral, em Vitória, com exibição de todas as 10 lutas de MMA do card principal do evento. Todas as informações sobre o show de lutas do Espírito Santo você confere na home exclusiva do HCC 14.
Confira o card oficial do Haidar Capixaba Combat 14
HCC 14
30 de novembro de 2013, Ginásio do Clube Álvares Cabral, em Vitória (ES)
CARD PRINCIPAL
Dudu Bastos x Elvis Silva - luta principal - cinturão peso-pena (até 66 kg)
Juliana Costa x Chelsea Bailey (EUA) - peso-galo feminino (até 54 kg)
Henrique "Sucuri" Batista x Rodrigo "Zói" Lima - peso-leve (até 70,3 kg)
Thiago Rezende x Jonathan Gary (EUA) - peso-leve (até 70,3 kg)
Fabrício Balthar x César "Guerreiro" Barros - peso-meio-médio (até 77,1 kg)
Wkayron "Capoeira" Galdino x Edwin Williams (EUA) - peso-galo (até 61 kg)
Alex "Pit-Bull" x Efraim Coimbra - peso-pena (até 66 kg)
Guilherme Rezende x Jonas Coelho - peso-pena (até 66 kg)
Cláudio Rios x Quemoel "Lobo" Borges - peso-leve (até 70,3 kg)
Willians "Psicopata" Teixeira x Rodolfo Milanezzi - peso-pena (até 66 kg)
CARD PRELIMINAR
Luis Felipe "Jon Jones" x Weverton "Ravengar" Souza - peso-meio-médio (até 77,1 kg)
Emanuela Ferreira x Valéria da Silva - peso-mosca feminino (até 57,1 kg)
Humberto Marques x Paulo "Zé Doido" Machado - peso-pena (até 66 kg)
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Sexta-feira de futebol, esportes de inverno e muito mais no SporTV

Modalidades como basquete, vôlei e judô também têm espaço no Canal Campeão, que mostra ainda a pesagem oficial para o TUF 18, nos EUA

Por Rio de Janeiro
Comente agora
O SporTV preparou uma programação recheada de eventos ao vivo nesta sexta-feira, com atrações desde cedo e opções para amantes de diferentes modalidades, como futebol, basquete, judô, vôlei, MMA e esportes de inverno. As principais notícias ganham espaço nos programas diários do Canal ao longo do dia, com três edições do SporTV News, além de Redação SporTV, É Gol!!!, Arena SporTV e Tá na Área. Confira as transmissões ao vivo e programe-se.
Manhã começa com Grand Slam de Judô
O Grand Slam de Tóquio, a última competição de judô da temporada, começa nesta sexta-feira, no Japão, e o SporTV mostra as disputas, que seguem até domingo, a partir das 5h. A delegação brasileira conta 24 atletas, entre eles a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Rafaela Silva. As lutas terão narração de Clayton Carvalho e comentários de Ângelo Paiva e Daniela Polzin.
Esportes de inverno
Os esportes de inverno ganham espaço ao longo do dia. A primeira transmissão, às 14h45min, mostra as disputas da etapa de Oestersund da Copa do Mundo de biatlo, na Suécia. Cláudio Uchoa narra, com comentários de Aldo Ramos, no SporTV 2.
neve biatlo Jaqueline Mourão (Foto: cbdn)Disputadas da Copa do Mundo de Biatlo ganham espaço na tela do canal nesta sexta (Foto: cbdn)
Às 15h45m, a Copa do Mundo de esqui alpino reserva disputas emocionantes e imagens incriveis. O SporTV mostra as disputas femininas, em Beaver Creek, nos Estados Unidos, com narração de Sérgio Maurício e comentários de André Spínola.
Os esportes de inverno voltam às 23h30m, coma Copa do Mundo de bobsled, direto de Calgary, no Canadá. Daniel Oliveira narra, com comentários de Ricardo Raschini.
Futebol com Campeonato Francês e Série B
O futebol também tem espaço garantido na programação. Às 17h30m, a atração é o duelo entre Olympique de Marselha e Montpellier, na abertura da 15ª rodada do Campeonato Francês. O SporTV transmite com narração de Júlio Oliveira e comentários de Teixeira Heizer.
No Brasil, a rola bola na Série B do Campeonato Brasileiro e o SporTV exibe, ao vivo, Avaí x Boa Esporte, direto da Ressacada, em Florianópolis. A partida terá transmissão para todo o Brasil, menos para o Estado de Santa Catarina, com narração de André Lino, comentários de Paulinho Criciúma e reportagem de Marcos Assmann e Alessandra Flores.
Decisão na Liga Sul-Americana de Basquete
A Liga Sul-Americana de Basquete será decidida nesta sexta-feira, a partir das 21h, e o SporTV 3 transmite a final, direto do Uruguai, a partir das 21h. O Brasília tentará levar a melhor sobre o Atlético Aguada, time da casa, para trazer a taça para o Brasil. Antes da decisão, às 18h45m, o canal mostra a disputa do terceiro lugar. As duas partidas terão narração de Roby Porto, com comentários de Byra Bello.
Giovannoni Brasília x Penãrol pela Liga Sul-Americana de basquete (Foto: Samuel Vélez / FIBA Américas )Brasília, de Giovannoni, entra em quadra em busca do título (Foto: Samuel Vélez / FIBA Américas )
Superliga feminina de vôlei
Rio de Janeiro e Minas entram em quadra nesta sexta-feira pela sexta rodada do primeiro turno da Superliga feminina de vôlei. O SporTV 2 mostra a partida direto do ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, às 21h30m. Jader Rocha narra, com comentários de Nalbert e reportagem de Marina Izidro.
Pesagem do TUF 18
Os lutadores do Tuf 18 Finale se encaram nesta sexta-feira, durante a pesagem oficial, que terá transmissão ao vivo, às 22h, no SporTV 3. O narrador Rhodes Lima conta cada detalhe, direto de Las Vegas (EUA), ao lado da comentarista Kyra Gracie.

TUF 18: Rakoczy derrota Pennington e vai enfrentar Julianna Peña na final

Lutadora da equipe de Ronda Rousey supera favoritismo da adversária e
vence duelo por pontos. Episódio é o último da temporada do reality show

Por Las Vegas, EUA
7 comentários
A canadense Jessica Rakoczy, da equipe de Ronda Rousey, superou Raquel Pennington, do time de Miesha Tate, por decisão unânime e se juntou a Julianna Peña na final feminina da 18ª temporada do TUF, que será disputada no próximo sábado, dia 30 de novembro, em Las Vegas. Com o resultado, as rivais e treinadoras terão atletas nas finais de homens e de mulheres do evento. Enquanto a equipe de Miesha será representada por Peña e Chris Holdsworth, Ronda ficará no córner de Rakoczy e David Grant.
No final do último episódio da temporada do reality show, durante uma pose para encarada ainda dentro do octógono, Miesha Tate voltou a provocar Ronda Rousey e mostrou uma meia com o desenho do dedo médio para a rival.
Jessica Rakoczy e Raquel Pennington TUF 18 luta (Foto: Reprodução)Jessica Rakoczy é declarada vencedora na luta contra Raquel Pennington (Foto: Reprodução)
A última semifinal do TUF 18 mexeu com os ânimos tanto das lutadoras envolvidas no confronto, Jessica Rakoczy e Raquel Pennington, quanto dos companheiros de confinamento. Se todos, inclusive Dana White, deixaram claro que a atleta de Miesha Tate tinha maior potencial no boxe para garantir um lugar na final, Ronda Rousey procurava estimular e controlar mais os nervos da canadense. Para Jessica, a reta final da preparação se tornava ainda mais desgastante, já que a saudade do filho pequeno se traduzia em lágrimas na véspera do decisivo confronto.
Em desvantagem no peso e na confiança de todos na casa, Jessica Rakoczy procurava nos treinamentos aprimorar justamente aquilo onde sua adversária era melhor: o boxe. Acreditando ter que se "reprogramar" em seu estilo de lutar, a canadense buscava treinar cada vez mais forte para chegar mais forte mentalmente na luta. E foi justamente em um desses treinamentos, contra Chris Beal, que Rakoczy ficou mais preocupada. O companheiro de treino a acertou duramente no rosto, o que trouze à tona uma antiga lesão no ombro direito da lutadora, fazendo Ronda Rousey demonstrar preocupação com a completa performance da atleta.
Jessica Rakoczy e Raquel Pennington TUF 18 luta (Foto: Reprodução)Jessica Rakoczy foi melhor no boxe e surpreendeu
Raquel Pennington (Foto: Reprodução)
Do outro lado, as lesões também se mostravam presentes para deixar Raquel Pennington e Miesha Tate apreensivas. Conhecida e elogiada pelas mãos pesadas e pelo bom boxe, a lutadora machucou a mão direita durante os treinamentos, deixando todos preocupados ao afirmar que poderia ter quebrado a mão. Em função da lesão de última hora, Miesha foi incisiva ao afirmar que Pennington deveria finalizar o combate o mais rápido possível, levando em conta seu melhor jogo de wrestling.
Após a pesagem, companheiros da casa ainda apontavam as características de cada uma das lutadoras que disputavam uma vaga na semifinal. Josh Hill, da equipe de Tate, acreditava que Raquel possui um boxe melhor e trabalha mais o ground and pound, o que poderia ser decisivo no chão. Entretanto, apesar de menor, Jessica possui mais agilidade nas mãos, o que poderia ser uma vantagem no final. Focada e confiante, Raquel Pennington chegou a se surpreender com sua calma momentos antes do combate, enquanto Rakoczy pensa que ser mais experiente que a adversária pode ser um fator decisivo em um confronto tão equilibrado.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A LUTA
O combate começou com Raquel Pennington buscando manter-se mais no centro do octógono, enquanto Jessica Rakoczy levava mais perigos com contragolpes certeiros. Com um pisão frontal, a atleta de Miesha Tate buscou surpreender, e a canadense respondeu com um chute baixo de esquerda. Com ambas as atletas demonstrando bom boxe e boa movimentação, durante grande parte do primeiro round, os jabs eram mais do que usados para achar a distância correta para o oponente. Como havia avisado anteriormente, Jessica usava de sua agilidade e bom jogo de pés para atacar e voltar rapidamente, sem dar brechas para um contragolpe de Raquel. Entretanto, o primeiro grande momento de perigo foi quando Rakoczy encaixou uma sequência forte de esquerda e direita, levando Pennington à grade. Assustada, a lutadora da equipe de Miesha cinturou a adversária para buscar uma queda. Mesmo com muita dificuldade, Raquel derrubou Jessica, que logo conseguiu se levantar. Na grade, com Raquel em suas costas, Jessica soltou três fortes cotoveladas na cabeça da adversária. Faltando 20 segundos para o fim do primeiro round, Raquel conseguiu derrubar novamente Jessica, mas que voltou a dar fortes cotoveladas na cabeça da adversária no chão.
Em um combate morno, o segundo round começou ainda com as atletas se estudando e buscando acertar a distância com jabs e chutes baixos no joelho, mas sem nenhum perigo maior para nenhum lado. Jessica novamente encurtou a distância primeiro, porém, dessa vez, logo foi repelida com um bom golpe de encontro de Raquel Pennington. A canadense voltou a levar perigo com um bom direto de esquerda e depois encaixou nova sequência esquerda-direita, fazendo Raquel andar para trás e encostar na grade. A atleta de Ronda Rousey já dominava amplamente o assalto quando acertou novo bom cruzado de esquerda, antes do fim do round.
O último período trouxe uma Jessica Rakoczy ainda mais agressiva, desferindo bons jabs e cruzados de esquerda, enquanto Raquel não conseguia soltar-se no combate. Com poucos chutes baixos, a americana não levava perigo à adversária. Raquel buscou ir no double leg, mas Jessica a afastou com um potente cruzado de esquerda, fazendo a adversária começar a sangrar no nariz. Mais à vontade, Jessica continuou indo para cima com bons socos, quase derrubando Pennington. Novamente faltando 30 segundos para o fim do round, Raquel conseguiu derrubar Rakoczy, porém dessa vez, conseguiu trabalhar bem forte o ground and pound.
Dana White se mostrou decepcionado com a luta, e principalmente, com o fraco desempenho de Raquel Pennington, ao afirmar que as mãos pesadas da americana de nada adiantaram, já que ela não fez "literalmente nada".
As técnicas e rivais, Miesha Tate e Ronda Rousey chamaram a atenção no final do episódio. Ao serem chamadas por Dana White para fazer a última encarada na casa, Miesha Tate provocou a campeã peso-galo do UFC com uma meia que tinha um desenho do dedo médio, repetindo ironicamente o gesto que Rousey fez constantemente no TUF 18. Irritada, a loira tomou a meia da mão da rival e jogou no rosto da desafiante, que deu apenas um beijinho irônico antes de serem apartadas pelo presidente do Ultimate.
TUF 18 Finale
30 de novembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Gray Maynard x Nate Diaz
Julianna Peña x Jessica Rakoczy
Chris Holdsworth x David Grant
Jessamyn Duke x Peggy Morgan
Akira Corassani x Maximo Blanco
Rani Yahia x Tom Niinimaki
Jared Rosholt x Walter Harris
Sean Spencer x Drew Dober
Josh Sampo x Ryan Benoit

Jake Ellenberger se machuca e deve ficar fora do UFC em Cingapura

Americano está escalado para enfrentar o belga Tarec Saffiedine em duelo pela categoria dos meio-médios no dia 4 de janeiro. Lesão ocorreu no treino

Por Rio de Janeiro
9 comentários
O UFC em Cingapura, marcado para 4 de janeiro, está bem perto de sofrer uma importante baixa nos próximos dias. O meio-médio (até 77kg) americano Jake Ellenberger sofreu uma lesão no treino de terça-feira e muito provavelmente não terá condições de enfrentar Tarec Saffiedine na luta principal do evento. A informação foi apurada pelo Combate.com com fontes próximas ao Ultimate.
Jake Ellenberger UFC 162 (Foto: Adriano Albuquerque)Jake Ellenberger nos bastidores do UFC 162 (Foto: Adriano Albuquerque)
Ellenberger se machucou no fim da atividade na academia Kings MMA, em Huntington Beach, na Califórnia, onde costuma fazer seus camps. A lesão, que pode ter sido um estiramento, ocorreu quando ele esticava a perna para executar um movimento. Com dores, ele foi visto mancando bastante na quarta-feira. O tempo de recuperação previsto para esse tipo de problema é de mais de um mês, ou seja, impediria o lutador de estar no card de Cingapura.
UFC: Ellenberger x Saffiedine
4 de janeiro de 2014, em Cingapura
CARD DO EVENTO (até agora):
Jake Ellenberger x Tarec Saffiedine
Tatsuya Kawajiri x Hacran Dias
Hyun Gyu Lim x Kiichi Kunimoto
Kyung Ho Kang x Shunichi Shimizu
Katsunori Kikuno x Quinn Mulhern
Max Holloway x Will Chope
Dustin Kimura x Jon de los Reyes
Royston Wee x David Galera
Mairbek Taisumov x Tae Hyun Bang

Curtinhas: Georges St-Pierre deixa férias de lado para ensinar jiu-jítsu

De Batman, campeão meio-médio reúne lutadores da academia Tristar para aula de jiu-jítsu. CABMMA divulga lista de aprovados em Seletiva Regional

Por Rio de Janeiro
2 comentários
Apesar de alegar problemas pessoais após sua vitória contra Johny Hendricks, no UFC 167, em Las Vegas (EUA), dia 16 de novembro, o campeão meio-médio Georges St-Pierre parece ter deixado de lado suas férias em nome do jiu-jítsu brasileiro. Pela sua conta pessoal no Twitter, o canadense postou nesta quarta-feira uma foto onde aparece vestido com uma camisa do Batman na academia Tristar, onde treina, ensinando jiu-jítsu a alunos e outros lutadores.
No microblog, St-Pierre escreveu que ainda está de férias, mas não pôde resistir para dar aulas de jiu-jítsu brasileiro na academia na última terça-feira. Humilde, o campeão terminou sua mensagem agradecendo aos presentes na aula especial. Na semana do UFC 167, o faixa-preta na arte suave teve como participação especial no seu treino aberto o brasileiro, e primeiro campeão do Ultimate, Royce Gracie.
Georges St-Pierre aula MMA (Foto: Divulgação / Facebook Oficial)Georges St-Pierre interrompe férias para ensinar jiu-jítsu (Foto: Divulgação / Facebook Oficial)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA 
Hugo Wolverine luta no UFC em Chicago
O UFC anunciou através de sua conta no Twitter que o peso-galo brasileiro Hugo Wolverine enfrenta o americano Ramiro "Junior" Hernandez em Chicago (EUA), dia 25 de janeiro, na edição do Ultimate que terá o ex-campeão peso-leve, Ben Henderson, contra Josh Thomson como luta principal da noite. Com o anúncio, o card do evento adiciona mais um atleta do Brasil, já que Gabriel Napão enfrenta Stipe Miocic, e Adriano Martins luta contra Donald Cerrone.
Participante da primeira edição do TUF Brasil, em 2012, Hugo Wolverine chegou à semifinal do reality show, quando perdeu para Rony Jason por decisão unânime. O atleta ficou na equipe de Vitor Belfort e venceu Marcos Vina, do time de Wanderlei Silva, na primeira rodada. Natural de Salvador, Bahia, o lutador possui sete vitórias e uma derrota na carreira. A última vez que ele entrou no octógono foi na derrota para T.J.Dillashaw por nocaute técnico no primeiro round, em abril desse ano.
Já Ramiro Hernandez, de 27 anos, possui 13 vitórias e cinco derrotas como profissional de MMA. Contra Wolverine, o americano fará sua segunda luta no UFC, e a segunda contra brasileiros, já que em sua estreia, o lutador perdeu para Lucas Mineiro, em setembro, no UFC em Belo Horizonte.
CABMMA divulga lista dos primeiros aprovados para Seletiva Nacional 
A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) divulgou o nome dos primeiros lutadores aprovados para a Seletiva Nacional, que irá montar a Seleção Brasileira de MMA amador para disputar a Copa do Mundo do esporte em 2014. Os nomes surgiram após a Seletiva Regional do Centro-Oeste disputada nos dias 23 e 24 de novembro, em Goiânia. Segundo a coordenação da CABMMA, os lutadores surpreenderam pela qualidade técnica e se mostraram confiantes em montar uma boa equipe nacional futuramente.
Resultado oficial: 
Peso-Mosca (56,7kg): Campeão: Lucas Alves / Vice-Campeão: Weverson Silva
Peso-Galo (61,2kg): Campeão: João Pedro Saldanha / Vice-Campeão: Bruno dos Santos
Peso-Pena (65,7kg): Campeão: Antonio G. Sabino / Vice-Campeão: Olivio Acosta Filho
Peso-Leve (70,3kg): Campeão: Vanute Patreve / Vice-Campeão: Daniel Alves
Peso-Meio-Médio (77,1kg): Campeão: João Paulo de Fátima / Vice-Campeão: Leandro Gonçalves
Peso-Médio (83,9kg): Campeão: Horácio Barcelos de Rezende Júnior / Vice-Campeão: Marcelo dos Santos A.Tenorio
Peso-Meio-Pesado (92,9kg): Campeão: David Rios Pedroso Hamu (automaticamente classificado para a Seletiva Nacional)
Peso-Pesado (120kg): Campeão: Victor Hugo do Amaral / Vice-Campeão: Ravan Alves Santos

Pôster do UFC em Jaraguá destaca Machida, Mousasi, Jacaré e Carmont

Brasileiros vão fazer as duas lutas principais contra adversários estrangeiros

Por Rio de Janeiro
55 comentários
Pôster UFC Machida x Mousasi (Foto: Divulgação)Pôster oficial do evento (Foto: Divulgação)
O segundo evento do Ultimate em Jaraguá do Sul-SC está marcado para o dia 15 de fevereiro do ano que vem. Na luta principal, dois pesos-médios brasileiros em busca de vitórias para ganhar mais destaque ainda na categoria. Lyoto Machida vai enfrentar Gegard Mousasi na atração principal, e Ronaldo Jacaré medirá forças com Francis Carmont. Os quatro são os principais destaques do pôster oficial do evento divulgado nesta quinta-feira.
Lyoto Machida estreou no peso-médio em sua última luta, quando derrotou Mark Muñoz. Seu adversário, Gegard Mousasi, vai fazer o mesmo. O atleta nascido no Irã e que hoje tem cidadania armênia e holandesa atuava nos meio-pesados e voltará para a divisão onde atuou em parte da década passada.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ronaldo Jacaré é apontado como um dos candidatos ao título, mas o ex-campeão do Strikeforce terá de brecar a boa fase do francês Francis Carmont, que venceu todas as seis lutas que fez no Ultimate, para ficar mais perto de uma disputa de cinturão.
UFC Fight Night Combate: Machida x Mousasi
15 de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul-SC
CARD DO EVENTO
Lyoto Machida x Gegard Mousasi
Ronaldo Jacaré x Francis Carmont
Francisco Massaranduba x Jesse Ronson
Viscardi Andrade x Nicholas Musoke
Charles do Bronx x Andy Ogle
Cristiano Marcello x Joe Proctor

Massaranduba encara o canadense Jesse Ronson no UFC de Jaraguá

Peso-leve brasileiro está com três vitórias e duas derrotas nas cinco lutas
que fez na organização. Adversário estreou com revés para Michel Trator

Por Rio de Janeiro
48 comentários
Depois da inesperada derrota para o estreante polonês Piotr Hallmann em Belo Horizonte, o folclórico Francisco Massaranduba tentará voltar a vencer no UFC no dia 15 de fevereiro, no evento que será realizado pela segunda vez em Jaraguá do Sul-SC. O adversário do peso-leve (até 70kg) piauiense vai ser o canadense Jesse Ronson. A informação foi confirmada pelo Combate.com com fontes próximas ao Ultimate.
Massaranduba Pesagem UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Francisco Massaranduba na pesagem do UFC em BH (Foto: Rodrigo Malinverni)
Aos 35 anos, Massaranduba tem um cartel de 13 vitórias e três reveses. Desde que entrou no UFC, foram cinco lutas, com três triunfos (sobre Delson Pé de Chumbo, CJ Keith e Mike Rio) e duas derrotas (para Gleison Tibau e Hallmann).
Jesse Ronson, de 27 anos, tem exatamente o mesmo cartel de 13 vitórias e três derrotas. Após uma sequência de oito triunfos, ele estreou no UFC como substituto em cima da hora e perdeu por decisão dividida dos jurados para o brasileiro Michel Trator no UFC 165, no Canadá.
UFC: Machida x Mousasi
15 de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul-SC
CARD DO EVENTO (até agora):
Lyoto Machida x Gegard Mousasi
Ronaldo Jacaré x Francis Carmont
Cristiano Marcello x Joe Proctor
Viscardi Andrade x Nicholas Musoke
Charles do Bronx x Andy Ogle
Francisco Massaranduba x Jesse Ronson

Com três anos de UFC, Do Bronx enfim luta pela primeira vez no Brasil

Inglês Andy Ogle será o adversário do brasileiro em Jaraguá do Sul-SC

Por Rio de Janeiro
29 comentários
Depois de pouco mais de três anos e nove lutas no Ultimate, Charles do Bronx enfim vai lutar pela primeira vez no Brasil desde sua estreia na organização. Ele vai enfrentar o inglês Andy Ogle no dia 15 de fevereiro, em Jaraguá do Sul-SC. Será o quinto combate dele desde que baixou para o peso-pena.
Frankie Edgar x Charles Oliveira UFC 162 (Foto: Getty Images) Charles do Bronx em ação contra Frankie Edgar no UFC 162 (Foto: Getty Images)
A última vez que Charles do Bronx se apresentou no Brasil foi no Warriors Challenge 5, disputado em fevereiro de 2010, em Santa Catarina. Em sua luta seguinte, ele estreou no UFC atuando em San Diego (EUA). Desde então, foram sete duelos em território americano e dois no Canadá.
Charles (16-4-0, 1NC) vem de derrotas para Cub Swanson e Frankie Edgar. No total, foram quatro vitórias e quatro derrotas dentro do Ultimate, além de um "no contest" (luta sem resultado).
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Andy Ogle (9-3) vai lutar pela primeira vez no Brasil em toda a carreira. O inglês de 24 anos tem duas derrotas e uma vitória no Ultimate e vai realizar seu quarto combate dentro da organização.
UFC: Machida x Mousasi
15 de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul-SC
CARD DO EVENTO
Lyoto Machida x Gegard Mousasi
Ronaldo Jacaré x Francis Carmont
Francisco Massaranduba x Jesse Ronson
Viscardi Andrade x Nicholas Musoke
Charles do Bronx x Andy Ogle
Cristiano Marcello x Joe Proctor

Focado em vencer Diaz, Maynard avisa: 'Perder não é uma opção'

Lutadores pesos-leves se enfrentam pela terceira vez neste sábado, na luta principal do card do TUF 18 Finale, em Las Vegas

Por Las Vegas, EUA
20 comentários
A rivalidade entre Gray Maynard e Nate Diaz vai ganhar mais um capítulo neste sábado, quando ambos os lutadores farão o duelo principal do TUF 18 Finale no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, EUA. Os pesos leves já se enfrentaram duas vezes - a primeira na semifinal do TUF 5, em 2007, com vitória de Diaz, e a segunda em 2010, pelo UFC Fight Night Maynard X Diaz, com Gray levando a melhor na decisão dividida dos juízes.
Para o terceiro duelo, Gray Maynard busca motivação para obter uma grande vitória e apagar a derrota sofrida para TJ Grant, em maio deste ano:
- A motivação é enorme. Tenho que vencer para poder voltar ao topo. Ter duas vitórias e uma derrota nas últimas três lutas é melhor do que ter duas derrotas e uma vitória. Isso é matemática, é como você é avaliado no  esporte e você aprende. Eu meio que me apego a isso, estou preparado e quero voltar a brigar pelo cinturão. Essa é uma grande luta. Eu me preparei duro para isso, o Nate tem um bom nome, é um lutador duro, que vai me dar trabalho. Vai vencer quem conseguir desempenhar melhor a sua estratégia e eu espero que seja eu. Vai ser uma guerra! - declarou.
UFC Encaradas TUF (Foto: Evelyn Rodrigues)Gray Maynard e Nate Diaz se encararam em evento com finalistas do TUF 18 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Atual quinto colocado no ranking dos pesos-leves do UFC, o lutador afirma que não se importa muito com sua posição no índice:
-  Eu ainda estou nos top 10, eu ainda sinto que estou perto da chance ao título. Mas essa coisa de ser o número dois ou o número cinco, isso é apenas papel. Eu tenho que ir lá, vencer todo mundo e provar que posso ser campeão. Só quando eu chegar a ser o número um o ranking vai  ser importante. Até lá, trata-se apenas de mais um pedaço de papel.
Questionado sobre a pessão para vencer o duelo e voltar a ficar perto da chance ao cinturão, ele explicou que se sente pressionado em todas as lutas:
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA 
- A pressão sempre existe porque eu odeio perder. Isso não é uma opção. Eu treinei duro, eu me preparei para vencer. Essa é a segunda vez que eu me preparei na AKA (American Kickboxing Academy) e eu mudei algumas coisas, me desenvolvi bastante. É isso que você faz, trabalha com os treinadores e tenta se organizar melhor e desenvolver seus pontos fortes e fracos.  - declarou, explicando que a mudança para San José, na Califórnia, foi fundamental para o seu camp:
monatagem Nate Diaz e Gray Maynard (Foto: Editoria de Arte)A luta no TUF 18 Finale será a terceira entre Nate Diaz e Gray Maynard (Foto: Editoria de Arte)
- É um pouco mais tranquilo lá. Tenho um excelente time, eu adoro a AKA, as pessoas te apoiam mais, a torcida também. Quando eu treinava em Vegas, eu tinha que escolher entre todos esses locais para treinar, academias de jiu-jítsu, de boxe. Você treina com esse cara para uma coisa, com aquele outro para MMA. Aqui tinha muita coisa para se escolher. Onde eu estou eu só tenho a AKA para tudo. É por isso que eu acho que eles fazem um trabalho mais minucioso com você, eles meio que te colocam a marca deles. E isso é bom porque te dá mais segurança. Acho que foi um passo importante para a minha carreira. Eu precisava de um lugar para chamar de casa e eu encontrei.
Maynard também aproveitou para falar sobre outra rivalidade que marcou a sua carreira: as duas lutas pelo cinturão contra Frankie Edgar. E o americano não descarta uma mudança de categoria para enfrentar o ex-rival:
- Uma derrota e um empate? Isso é algo difícil de superar, dói porque não foi uma vitória. Eu gostaria de tentar de novo,  de reverter isso, mas primeiro eu tenho que cuidar do Nate. Se eu pudesse eu tentaria reverter todas as minhas derrotas, a luta que eu perdi para o Frankie Edgar, a luta contra o TJ Grant e até a primeira luta contra o Nate.
Frankie Edgar e Gray Maynard UFC (Foto: Getty Images)Gray Maynard também responder sobre sua rivalidade com Frankie Edgar (Foto: Getty Images)
Perguntado sobre o que achou do duelo entre Georges St-Pierre e Johny Hendricks, o peso-leve afirmou que para ele foi bastante equilibrado, mas fez uma ressalva:
- Depende de como você pontua. Se os juízes não levassem em consideração só os pontos inteiros eu acho que seria melhor para o esporte.  Johny  fez mais naqueles cinco rounds, causou mais estrago, e se os juízes considerassem cada meio ponto, isso ajudaria a escolher quem venceu. O meu empate contra o Frankie Edgar também foi controverso. Talvez se eles tivessem levado em consideração essa regra dos meio-pontos o resultado teria sido diferente. - finalizou.
TUF 18 Finale
30 de novembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Gray Maynard x Nate Diaz
Julianna Peña x Jessica Rakoczy
Chris Holdsworth x David Grant
Jessamyn Duke x Peggy Morgan
Roxanne Modafferi x Raquel Pennington
Akira Corassani x Maximo Blanco
Rani Yahia x Tom Niinimaki
Jared Rosholt x Walter Harris
Sean Spencer x Drew Dober
Josh Sampo x Ryan Benoit

Nate Diaz diz que vai vencer Maynard e 'caçar' luta com Pettis pelo cinturão

Peso-leve protagoniza luta principal do TUF Finale 18 neste sábado e
quer voltar a disputar o cinturão da categoria o mais rápido possível

Por Direto de Las Vegas, EUA
38 comentários
Nate Diaz chegou atrasado ao ‘Media Day’ promovido pelo UFC nesta quarta-feira no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, EUA. Com cara de poucos amigos - e visivelmente desconfortável no início do bate-papo com os jornalistas -, o lutador foi se soltando aos poucos ao falar da rivalidade contra Gray Maynard, seu adversário na luta principal do TUF Finale 18, que acontece neste sábado:
- Estou feliz em voltar a fazer parte de um card do TUF.  Foi no “The Ultimate Fighter” que tudo começou, inclusive a nossa rivalidade - disse ele, lembrando-se das outras duas vezes que já enfrentou Maynard - a primeira pela semifinal do TUF 5, com vitória de Diaz e a segunda em 2010, pelo UFC Fight Night Maynard X Diaz, com Gray levando a melhor na decisão dividida dos juízes.
UFC Encaradas TUF (Foto: Evelyn Rodrigues)Nate Diaz (dir.) encara Gray Maynard em dia de entrevistas para a imprensa (Foto: Evelyn Rodrigues)
- É  a terceira vez que vamos lutar. Eu venci a primeira e acho que venci a segunda. Você pode perguntar a ele se ele venceu a segunda luta e eu aposto que ele não vai te dar uma resposta muito boa! - disse em tom irônico.
- Mas isso não me fez perder o sono. Ele está nesse meio há bastante tempo e eu respeito isso. Há muitos caras lá fora, e eu estou feliz em enfrentar o Gray Maynard. Ele é um adversário digno. Eu prefiro lutar contra ele do que contra algum palhaço tentando fazer nome.
Vindo de duas derrotas seguidas, sendo a última para Josh Thomson, depois de disputar e perder o cinturão dos leves para Benson Henderson, Diaz não gosta de falar de revezes e acredita que ninguém no UFC ainda o derrotou para valer:
- Eu acho que eu perdi algumas lutas no UFC, mas ninguém me derrotou. Acredite em mim, quando eu perder eu vou ficar maluco como um filho da p… Eu estou treinando para vencer e vou lutar para vencer. Algumas pessoas dizem ‘Ah isso é para os fãs’. Isso é uma tremenda basbaquice! Nós estamos aqui para vencer lutas. O que quer que eu tenha que fazer para que isso aconteça, eu vou fazer.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Conhecido por provocar seus adversários dentro e fora do octógono como parte de sua estratégia para vencer uma luta, Nate explica que não se importa em enfrentar lutadores com os quais não tenha tanta rivalidade e que não planeja as provocações:
Todo mundo aqui é lutador treinado, atleta treinado. Eu respeito isso, mas o que quer que aconteça, se as pessoas ficam bravas ou se eu fico bravo, é apenas ali no calor do momento. Eu não planejo essas m…."
Nate Diaz, lutador do UFC
- Eu luto melhor quando alguém realmente quer me enfrentar. Se eu ficar ansioso, animado, isso meio que acontece organicamente. Acontece o que tiver que acontecer. Eu não fico doido para lutar quando vejo as pessoas falando sobre mim e tentando mexer com a cabeça de alguém. Eu penso ‘dane-se’. Todo mundo aqui é lutador treinado, atleta treinado. Eu respeito isso, mas o que quer que aconteça, se as pessoas ficam bravas ou se eu fico bravo, é apenas ali no calor do momento. Eu não planejo essas m…. - diz ele fazendo uma pausa, para depois completar com uma gargalhada:
- Coisas, eu não planejo essas coisas!
Para Nate Diaz uma vitória sobre Gray Maynard neste sábado, atual número 5 no ranking dos pesos-leves do UFC, o coloca de volta à disputa pelo cinturão - algo que ele quer que aconteça e logo!
- Eu vou vencer o Maynard e vou à caça do (Josh)Thomson e do (Anthony) Pettis. Eu vou voltar a lutar pelo título bem rápido! - finalizou.
TUF 18 Finale
30 de novembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Gray Maynard x Nate Diaz
Julianna Peña x Jessica Rakoczy
Chris Holdsworth x David Grant
Jessamyn Duke x Peggy Morgan
Roxane Modafferi x Raquel Pennington
Akira Corassani x Maximo Blanco
Rani Yahya x Tom Niinimaki
Jared Rosholt x Walter Harris
Sean Spencer x Drew Dober
Josh Sampo x Ryan Benoit

Sites noticiam morte de Del Rosario, e empresário se apega a 'milagre'

Após ataque cardíaco, peso-pesado do UFC se mantém vivo com ajuda de aparelhos, mas amigos e Dana White já se despedem nas redes sociais

Por Rio de Janeiro
14 comentários
Um dia após Shane Del Rosario sofrer uma parada cardíaca em casa, sites americanos noticiam a morte do peso-pesado do UFC nesta quinta-feira. Entretanto, Jason House, empresário do lutador, explicou ao site "MMA Fighting" que os médicos ainda o mantêm vivo com ajuda dos aparelhos, após um processo de resfriamento do corpo na expectativa de retorno do funcionamento de seus órgãos vitais e atividade cerebral. Ainda segundo House, as chances são "muito, muito, muito remotas".
Na manhã da última terça-feira, Shane Del Rosario teve um ataque cardíaco em sua casa e foi levado para o Hospital Presbiteriano em Newport Beach, Califórnia (EUA), com parada cardíaca. Segundo informações no Twitter de Jason House, o peso-pesado foi ressucitado na sala de emergência do hospital até voltar ao ritmo cardíaco e à pressão arterial normal. O lutador ficou internado na unidade coronariana para pacientes críticos.
MMA Lutador Shane Del Rosario (Foto: Getty Images)Internado em estado crítico após ataque cardíaco, Shane Del Rosario se mantém com ajuda de aparelhos  (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do MMA e UFC
Segundo o "MMA Fighting", a família de Del Rosario foi aconselhada a se despedir hoje do lutador, que não estaria respondendo ao tratamento e precisaria de um "milagre" para sobreviver. Colin Oyama, um dos treinadores de Del Rosario, publicou uma mensagem de condolências em seu perfil no Facebook:
"A família de Del Rosario e eu, a equipe e amigos agradecemos a todos pelas orações e apoio. Deus tem um caminho diferente para Shane tomar e escolheu tirá-lo de nós para estar com seus antepassados no Céu. Apesar disso nossa fé em Deus permanece inabalada". 
O presidente do UFC, Dana White, também publicou mensagem no Twitter desejando que o peso-pesado "descanse em paz".
Shane Del Rosario, de 30 anos, estava escalado para o UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas, contra o brasileiro Guto Inocente. Entretanto, uma lesão o retirou da luta, que posteriormente foi cancelada, já que o brasileiro também se machucou. Ele possui um cartel de 11 vitórias e duas derrotas.

Raio-X: fã de Romário, Hernane analisa 'brocadas' na Copa do Brasil

Artilheiro da competição, com oito gols, atacante celebra o seu bom aproveitamento em finalizações e revela ter se inspirado no Baixinho

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Hernane gol Flamengo final Copa do Brasil jogo Atlético-PR (Foto: Getty Images)Hernane faz segundo gol da vitória do Fla sobre o
Atlético-PR na Copa do Brasil (Foto: Getty Images)
Diz a linguagem boleira que a grande área é o quintal do artilheiro. No caso de Hernane não é diferente. Do começo difícil à consagração com o título, foram muitos percalços no futebol paulista. O centroavante chegou ao Flamengo em maio de 2012 e ganhou um "sobrenome". Hernane Brocador virou mania entre os rubro-negros e foi um dos grandes destaques da vitoriosa campanha na Copa do Brasil, apresentando eficiência invejável nas finalizações. Os chutes certeiros do camisa 9 do Flamengo, quase sempre, foram de primeira, para estufar a rede adversária. Para marcar oito gols na competição, o atacante precisou, por exemplo, dar apenas 10 toques na bola e raramente resistiu à tentação de chutar a bola direto para o gol. Nesta quinta-feira, o jogador visitou a redação do SporTV e sentenciou: “Humildade e faro de artilheiro, com inspiração em Romário”
- Eu procuro ser um atacante de apenas um toque na área, como o Romário. Às vezes, realmente, não dá para tentar outra coisa. Então, quando tenho alguma oportunidade, faço o possível para definir a jogada com um chute. Até falei que queria fazer um gol de bicicleta, dei um voleio bonito na final, mas o goleiro pegou. É sempre difícil escolher o gol mais bonito. Mas na minha opinião foi o último, que foi o do título.  Agradeço muito ao Jayme de Almeida, que passou muita confiança para mim e para o grupo - afirmou o artilheiro.
Números
 
Jogos: 11
Gols: 8
Primeiro tempo: 4
Segundo tempo: 4
Pé direito: 5
Pé esquerdo: 2
Cabeça: 1
Grande área: 8
Pequena área: 0
Meio do gol: 4
Canto direito: 2
Canto esquerdo: 2
Hernane vive aos 27 anos uma temporada dos sonhos. O bom posicionamento e a competência, aliados à sorte, dão suporte para que o camisa 9 tenha deixado de ser um desconhecido e tenha virado xodó da torcida rubro-negra. A bola parece ter um ímã que a faz procurar a chuteira dele. E, mesmo que ela pare na perna que não é a boa, que o chute saia mascado, ou mesmo venha pelo alto, não tem jeito: procura o caminho das redes. O lugar de Hernane é dentro da área. É lá que o ex-atacante do Atibaia-SP, Rio Preto-SP, Toledo-PR, Paulista-SP, Catanduvense-SP, Paraná, Mogi Mirim-SP se sente mais à vontade.
Na vitória por 2 a 0 sobre o Furacão, na decisão da Copa do Brasil, Hernane se movimentou muito na frente, buscou o jogo e foi sempre perigoso nos ataques do Flamengo. Além de participar da jogada do primeiro gol, marcado por Elias, o Brocador fez outra vítima: deixou sua marca com um bonito chute de pé direito, que, aliás, foi muito utilizado por ele nas 11 partidas que disputou para balançar a rede. Foram cinco desta maneira (três contra o Remo e outro contra o Goiás). Outros dois foram com o pé esquerdo (ambos contra o Botafogo). Na matemática da artilharia rubro-negra, Hernane ainda contabiliza mais um gol de cabeça (também no clássico carioca).
- Procuro sempre treinar mais e mais para aperfeiçoar o meu futebol. Eu sei que isso vai ser importante para mim. Esses gols não saíram por acaso. Estou muito feliz no Flamengo e espero "brocar" muito a rede adversária. Gol de peito, cabeça, de esquerda, direita... Não importa! Tenho que estar sempre bem posicionado para receber a bola e conseguir  o meu objetivo: balançar a rede.
Hernane e Leo Moura comemoram, Flamengo x Atlético-PR (Foto: Andre Durão)Hernane comemora com jogadores gol pelo Flamengo contra o Atlético-PR (Foto: Andre Durão)
Ao longo da arrancada do time na Copa do Brasil, Hernane recebeu sondagens de equipes de fora do país, mas nenhuma proposta. Em setembro do ano passado, o camisa 9 esteve bem perto de deixar a Gávea, mas bateu o pé. O departamento de futebol do clube tentava a contratação do zagueiro Renato Santos e do meia Cleber Santana e ofereceu Hernane, o zagueiro Thiago Medeiros e o atacante Negueba como opções de negócio.
Irredutível, o Brocador não abriu mão de ficar no clube carioca para buscar uma nova chance. Teimou. Queria porque queria colocar seu nome na história do Fla. Estava certo. Em 2013, já tem 34 gols e está na disputa para ser o principal goleador do Brasil na temporada. O resultado que sempre almejou aos poucos vai se tornando realidade. É, desta forma, que ele, o Brocador, vai traçando sua trajetória com muita humildade e foco.
- Aos poucos, as coisas foram acontecendo. Desde que cheguei aqui, eu sempre disse que queria fazer história no Flamengo. Fiquei! Agora, estou colhendo muitos frutos. Tenho contrato com o clube até 2016. Graças a Deus, as coisas estão acontecendo. Amo muito essa torcida. Estou me sentindo em casa.
Flamengo 3 x 0 Remo – 17/04/2013
Após vencer o Fla-Flu pelo Campeonato Carioca, a equipe comandada pelo técnico Jorginho venceu o Remo por 3 a 0, pela Copa do Brasil, no Raulino de Oliveira. O Brocador fez todos os gols do triunfo com o pé direito e chegou a ouvir gritos de "melhor que Neymar" e "Hernane é Seleção". Um jogador não balançava a rede três vezes num mesmo jogo com a camisa do Fla desde novembro de 2011 (87 partidas). O último tinha sido Thiago Neves, na goleada por 5 a 1 sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro.

Flamengo 4 x 0 Botafogo – 23/10/2013
Jogo decisivo, arquibancada lotada e goleada inapelável sobre um grande rival. Para completar a noite perfeita para os rubro-negros, uma exibição de gala de Hernane no Maracanã. Com o pé esquerdo (duas vezes) e de cabeça, o Brocador fez três gols e ainda sofreu o pênalti convertido por Léo Moura na vitória do Flamengo sobre o Botafogo por 4 a 0. Como a partida de ida terminou 1 a 1, qualquer vitória garantiria a vaga neste que foi o primeiro encontro dos rivais na competição nacional.
Flamengo 2 x 1 Goiás - 07/11/2013
Com gol de Hernane (pé direito), o  Flamengo levou a melhor no Maracanã e bateu o Goiás por 2 a 1, repetindo o placar da partida de ida e classificando-se para a final da Copa do Brasil depois de sete anos. O outro gol do jogo foi marcado por Elias, que teve a oportunidade de comemorar no estádio um alívio pessoal - a recuperação de um problema de saúde do filho Davi. O triunfo habilitou o Fla para enfrentar na final o Atlético-PR, que empatou por 0 a 0 com o Grêmio em Porto Alegre depois de vencer por 1 a 0 o primeiro jogo.
Flamengo 2 x 0 Atlético-PR – 28/11/2013
O Flamengo foi da profunda crise à redenção na noite da última quarta-feira. A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR nesta quarta-feira, no Maracanã, foi o último capítulo de uma história que não parecia nada boa para o time carioca em setembro, quando perdeu para o Furacão – resultado que determinou a saída do técnico Mano Menezes. Mas, desta vez, com quase 70 mil pessoas no estádio, Elias e Hernane, autores dos gols do time carioca, comandaram a terceira conquista do clube na competição (1990 e 2006).

Defesa civil prevê retorno em breve das obras interditadas na Arena

Vistoria libera 95% da construção e os outros 5% do estádio não apresentam danos estruturais, apenas nas placas metálicas

Por São Paulo
Comente agora
Na manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil realizou nova vistoria na Arena Corinthians, no local do acidente que resultou na morte de dois operários. Após três horas, o sindicato determinou que apenas 5% do estádio seria interditado e o restante poderia ser liberado. Em respeito aos funcionários da obra, o Timão paralisou os trabalhos até segunda-feira.

Em participação no programa “Arena SporTV” desta quinta, o coordenador da Defesa Civil, Jair Paca de Lima, disse que as obras no local da tragédia devem ser retomadas em breve. Para conseguir a liberação da obra emergencial, a construtora Odebrecht precisa entregar documentos à Prefeitura e aguardar uma análise.

– Acreditamos que a área do acidente não ficará parada muito tempo. Tão logo eles apresentem os documentos, a obra vai continuar. A parte de coluna de vigas não foi afetada, apenas as placas metálicas, que não afetam a estrutura da construção – afirmou o porta-voz da Defesa Civil.
– Foi emitido um auto de interdição, que descreve que as obras emergenciais podem ser feitas. O resto da obra não foi interditado e a construtora pode retomar a hora que quiser – disse o coordenador.

Jair Paca de Lima também informou que a definição da falha será determinada pela polícia técnica e científica. Na tarde da última quarta-feira, um guindaste que colocava uma treliça de 500 toneladas, no prédio leste, caiu sobre três estruturas metálicas da Arena. Essas peças também desabaram e atingiram operários que trabalhavam em parte da obra. O acidente resultou em duas vítima fatais: Ronaldo Oliveira, responsável pela montagem dos assentos, e Fabio Luiz Pereira, operador do guindaste.

Ponte garante final no Pacaembu e coloca ingressos a R$ 10 no tobogã

Diretoria aguarda comunicado da Conmebol para oficializar estádio como palco do primeiro jogo da decisão da Sul-Americana, mas já arma esquema de venda

Por Campinas, SP
90 comentários
Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)Pacaembu será o palco do primeiro jogo da final da Sul-Americana (Foto: Marcos Ribolli)
No aguardo da oficialização da Conmebol, a diretoria da Ponte Preta já dá como certa a realização da primeira partida da final da Sul-Americana no Pacaembu. Sem chance de mandar o duelo no Majestoso devido à capacidade do estádio, a confiança é tanta que o clube já definiu o esquema de ingressos, com promoção para o tobogã, onde os bilhetes vão custar R$ 10. Haverá outros três setores com preços diferentes. Sócio-torcedor terá entrada gratuita.
A cúpula alvinegra vai disponibilizar 11,7 mil lugares para o tobogã. Na cabeceira, os valores serão de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Para as laterais, serão cobrados R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Será neste setor que o Torcedor Camisa 10+ terá direito a ficar. Por fim, as cadeiras sociais custarão R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia).
- O Torcedor Camisa 10+ entrará de graça no Pacaembu, como se fosse no Majestoso, porém ele deverá vir à Sala do T10+ e, mediante apresentação da carteirinha, receberá um ingresso, desde que esteja em dia, claro. Um ingresso por carteirinha – explicou o diretor social da Ponte, Giovanni Dimarzio.
 A diretoria vai fazer todo o possível para que a torcida lote o Pacaembu neste jogo histórico para a Macaca e apoie o time do começo ao fim
Giovanni Dimarzio
 O início das vendas está atrelado à confirmação da Conmebol. Como a diretoria espera receber o comunicado na sexta, a expectativa é que a comercialização comece na manhã de sábado. Os horários e postos ainda serão divulgados pelo clube. Uma carga total de 39,8 mil ingressos deverá ser colocada à disposição. Desse número, praticamente 35 mil ingressos serão destinados à torcida alvinegra.
A quantidade precisa depende do adversário da decisão. Assim que Lanús, da Argentina, ou Libertad, do Paraguai, carimbar a vaga, uma reunião será feita para discutir os detalhes e as porcentagens que os visitantes terão direito, tanto no Pacaembu, quanto no exterior.
Além da promoção no tobogã, a diretoria vai disponibilizar ônibus de graça para São Paulo, a exemplo do que fez na partida de volta da semifinal contra o São Paulo, em Mogi Mirim, na última quarta, quando 57 ônibus formaram a caravana alvinegra.
- Estamos falando de uma final de Sul Americana, com ônibus de graça e ingresso a partir de R$ 10,00. A diretoria vai fazer todo o possível para que a torcida lote o Pacaembu neste jogo histórico para a Macaca e apoie o time do começo ao fim – finalizou Dimarzio.
É a primeira decisão internacional da Macaca, que busca seu primeiro título de expressão em 113 anos. Independentemente do adversário, o jogo de ida será de mando da Macaca, na próxima quarta-feira. A Ponte decide fora de casa, dia 11 de dezembro.

Nilton Santos é enterrado no Rio nos braços da torcida e dos familiares

Enciclopédia do Futebol é carregado ao som do hino do Botafogo e recebe as últimas homenagens

Por Rio de Janeiro
147 comentários
Enterro Nilton Santos (Foto: Fred Huber)Corpo de Nilton Santos chegou em carro aberto
do Corpo de Bombeiros (Foto: Fred Huber)
Cercado de alvinegros, como ele gostava, Nilton Santos foi enterrado na tarde desta quinta-feira no cemitério São João Baptista, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Sob um forte calor, cerca de 200 pessoas tiveram o último contato com a Enciclopédia e fizeram muitas homenagens. O ex-lateral morreu quarta-feira, aos 88 anos após uma infecção pulmonar e uma longa luta contra o mal de Alzheimer.

O corpo de Nilton Santos deixou a sede de General Severiano, onde foi velado, carregado por parentes e torcedores, que ajudaram a subida do caixão no carro do corpo de bombeiros. O mesmo aconteceu na chegada ao cemitério. no caminho até o local onde foi enterrado, o hino do Botafogo rompeu o silêncio do local.
Enterro Nilton Santos (Foto: Fred Huber)Diversos torcedores do Botafogo estiveram presentes no enterro de Nilton Santos (Foto: Fred Huber)
Alguns ex-jogadores e amigos de Nilton Santos estiveram presentes, como Afonsinho. Familiar do ídolo alvinegro, Maurício Queiroz foi um dos que discursou na despedida do craque.

- Nilton Santos deixou General Severiano e chegou ao cemitério com a ajuda de dirigentes, amigos e torcedores. Que a torcida dê mais apoio ao Botafogo nos estádios, em maior número.
O ex-presidente Carlos Augusto Montenegro foi outro que discursou sobre Nilton Santos e fez muitos elogios ao craque.

- O Nilton foi o maior lateral-esquerdo de todos os tempos eleito pela Fifa. Foi um grande profissional, porque cumpriu todos os contratos, e um amador, porque teve o Botafogo como seu único clube. Que seja lembrado para sempre.
Enterro Nilton Santos (Foto: Fred Huber)Ídolo do Botafogo e da seleção brasileira, ex-lateral recebeu muitas homenagens (Foto: Fred Huber)
Atual mandatário do Bota, Maurício Assumpção não pôde estar presente, já que na na quarta havia viajado para a Suíça em uma reunião da Fifa. Durante o velório, muitos amigos foram prestar a última homenagem, como Zagallo, Jairzinho, Amarildo e Carlos Alberto Torres. Pelé mandou uma coroa de flores.

A esposa de Nilton Santos, Célia, que está com a saúde bastante debilitada por causa de um câncer no cérebro, ainda não sabe da morte do marido.

Fifa volta a vetar Fernandinho do Mundial, mas Galo recorrerá outra vez

Diretor do departamento jurídico do clube diz que já esperava decisão, mas garante
inscrição do jogador com base em novos documentos e precedentes da entidade

Por Belo Horizonte
340 comentários
Fernandinho comemoração jogo Atlético-MG x Internacional (Foto:  Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Fernandinho terá que esperar mais para saber se disputa o Mundial (Foto:Bruno Cantini / Site Oficial)
Um parecer preliminar do comitê da Fifa negou nesta quinta-feira a participação de Fernandinho no Mundial de Clubes da Fifa, como a entidade já havia feito no início deste mês. A informação foi confirmada pelo próprio diretor do departamento jurídico do Atlético-MG, Lásaro Cândido da Cunha. Porém, ele afirmou que já esperava esta decisão e reforçou que o atacante estará na lista de 23 inscritos no Mundial, que o Galo divulgará na sexta-feira, pois o clube acredita na reversão do panorama.
- A decisão preliminar já era até certo ponto esperada, e estamos tranquilos com relação ao aproveitamento de Fernandinho no Mundial, tanto que o nome do jogador será enviado à entidade juntamente com os demais 22 jogadores que serão inscritos - disse.
Lásaro Cunha explicou que a decisão preliminar pode ser revertida em outra instância, inclusive pelo fato de o Atlético ter novos documentos com relação à transferência do jogador para o clube mineiro.
- Muitos documentos são analisados e se discute a questão da janela e vários outros pontos. A Fifa se apega à transferência internacional, mas temos decisões que nos embasam. Lógico que o processo de transferência internacional é demorado, mas, se pegarmos o regulamento, ele tem que ser interpretado. O grande interesse da Fifa com isso é vetar que clubes contratem jogadores para disputar exclusivamente o Mundial, o que não é o caso.
Temos agora documentos novos da CBF e outros vários que vamos remeter ao comitê. De toda forma, mesmo se tiver uma negativa final da Fifa, vamos ao tribunal arbitral vinculado à entidade, que é o CAS
Lásaro Cunha
O diretor atleticano informou ainda que, caso a Fifa continue a vetar a inscrição do camisa 11, o Atlético-MG poderá recorrer em última instância à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.
- Houve esta decisão preliminar da Fifa hoje (quinta-feira), mas o caso está submetido a um comitê que julga as inscrições. Temos agora documentos novos da CBF e outros vários que vamos remeter ao comitê. De toda forma, mesmo se tiver uma negativa final da Fifa, vamos ao tribunal arbitral vinculado à entidade, que é o CAS.
Lásaro garantiu que estes documentos serão enviados ainda nesta quinta e o desfecho deve ser rápido.
- A decisão da Fifa deve sair na próxima semana, mas, caso tenhamos que recorrer ao CAS, pode demorar um pouco mais. De toda forma não vai demorar, pois estamos próximos do Mundial.
O advogado explicou ainda que, caso o Atlético não tenha êxito no pedido, poderá inscrever um novo jogador regularizado dentro dos prazos para não ficar no Marrocos com apenas 22 atletas.

Vice de futebol: ‘Teremos um elenco mais qualificado na Libertadores’

Wallim Vasconcellos diz que projeto para a disputa da competição continental já começou e promete contratações que vão satisfazer os torcedores

Por Rio de Janeiro
1369 comentários
A Libertadores da América de 2014 já começou no Flamengo. Foi o que disse o vice de futebol do clube, Wallim Vasconcellos, durante a comemoração rubro-negra pelo tricampeonato da Copa do Brasil. Ainda no gramado do Maracanã, na noite desta quarta-feira, após a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, ele avisou que o projeto de montar um time forte para a competição continental está em curso. A promessa é fazer uma equipe que brigue pelo título.   
- Vamos fazer um Flamengo cada vez mais forte, sólido, para chegar lá em cima. O Flamengo, com a torcida que tem, pode ser um dos melhores times do mundo. O projeto Libertadores está deflagrado, vamos fazer contratações, teremos um elenco mais qualificado para enfrentarmos a Libertadores. Vamos partir para isso – avisou.
Após a partida, Wallim garantiu que o volante Elias será contratado em definitivo. A manutenção de Jayme de Almeida como treinador e a renovação de Léo Moura também são promessas do dirigente. Sobre reforços, o vice de futebol diz que nomes estão na mesa. E, segundo ele, serão aprovados pela torcida.
Wallim Vasconcellos, vice de futebol do Flamengo (Foto: Richard Souza)Wallim Vasconcellos, vice de futebol do Flamengo (Foto: Richard Souza)
- Tem uma lista pronta, vamos ver com o Jayme e com o Pelaipe com calma quais são os atletas que vamos trazer. Temos uma lista interessante. Se conseguirmos,  torcida do Flamengo vai gostar. A gente apanhou muito esse ano, menos da torcida, que sempre confiou. A gente tem que comemorar, mas pensar no ano que vem. Ano que vem vai ser mais dureza ainda do que foi esse ano. Temos planos mais ambiciosos, voos mais altos para o Flamengo.
Wallim também garantiu que Hernane Brocador será o principal atacante rubro-negro em 2014. O camisa 9 tem 34 gols na temporada, 17 deles no Maracanã. É o principal goleador do estádio depois da reforma.
- Libertadores no Maraca serão pelo menos três vitórias garantidas com gol do Hernane (risos) – brincou Wallim.

Grupo do Náutico dá prazo à diretoria
e ameaça não jogar contra o Vasco

Com salários atrasados, elenco se reúne e diz que espera uma resposta. Novo encontro será nesta sexta, e time pode entrar em greve no domingo

Por Recife
510 comentários
Náutico (Foto: Thiago Augustto)Martinez é o porta-voz dos jogadores do Náutico
(Foto: Thiago Augustto)
O clima tenso que tomou conta do treinamento do Náutico nesta quinta-feira foi ampliado no início da noite com um pronunciamento de Martinez. O capitão do time entrou na sala de imprensa do Centro de Treinamento Wilson Campos ao lado de todos os outros jogadores do elenco e cobrou os salários atrasados da equipe. Bastante chateado, ele garantiu que o grupo vai aguardar até esta sexta-feira por uma resposta positiva da diretoria.
– Amanhã (sexta) vamos voltar a nos reunir. Não tem nada definido ainda, e vamos conversar. Não existe greve ainda. Queremos receber e vamos voltar a nos reunir para ver a posição da diretoria. Ninguém está fazendo corpo mole. Treinamos antes de vir dar a coletiva.
Segundo Martinez, a decisão de abrir os problemas do clube para a imprensa e a torcida foi por conta de uma atitude do presidente Paulo Wanderley na última quarta-feira. Logo após as declarações do volante, o mandatário alvirrubro afirmou que não vai obedecer ao prazo dado pelos jogadores do Náutico e desafiou o elenco a fazer greve.
– A gota d'água foi que pagaram (salários para) metade do elenco, e a outra metade não recebeu. Os que receberam ficaram em situação constrangedora, e todo mundo aqui está fechado - destacou o capitão do Náutico.
Náutico (Foto: Thiago Augustto)Atletas do Náutico cobram diretoria e dão prazo para greve (Foto: Thiago Augustto)
O mandatário, inclusive, foi o principal alvo do elenco na coletiva.
– Vimos que o presidente culpava os jogadores. Geralmente, quando perde, são os jogadores que perderam. Quando ganha, foi todo mundo que ganhou. O vemos falando que teve a melhor gestão da história (do clube), mas não pode ser.
Muitos jogadores que já saíram ainda têm salários atrasados. Estamos largados. Eles não dão nenhuma satisfação. Nós gostamos do Náutico. O problema é a administração"
Martinez
Além das cobranças de salários atrasados, o capitão aproveitou a oportunidade para afirmar que problemas externos atrapalharam a temporada do Náutico e acabaram culminando no rebaixamento do clube à Série B do Campeonato Brasileiro.
– Passamos por situações constrangedoras e queremos dar um basta nisso. Muitos jogadores que já saíram ainda têm salários atrasados. Estamos largados. Eles não dão nenhuma satisfação. Nós gostamos do Náutico. O problema é a administração – disse Martinez.
Segundo o jogador, o problema que mais chama a atenção é a relação que o clube tinha com os atletas que estavam no departamento médico.
– Teve um jogador, cujo nome não vou citar, que foi cobrado por mim para ter um pouco mais de vontade. Ele havia acabado de sair do departamento médico e respondeu dizendo que tinha ficado dois meses sem receber, que se forçasse muito poderia se machucar de novo e não queria ficar sem receber salário (porque não estava jogando).
Apesar das cobranças extensas ao presidente Paulo Wanderley, Martinez garante que o grupo também assume a sua parcela de culpa pelas derrotas na Série A.
– Erramos e assumimos. Ninguém aqui está fugindo da responsabilidade. Podia ter feito mais gols, defendido mais e vencido mais jogos, mas não deu também por causa de tumultos criados pela presidência.
Treino Náutico (Foto: Thiago Augustto)Treinou começou com atraso devido a reunião
(Foto: Thiago Augustto)
Antes de iniciar os treinos nesta quinta, os jogadores do Náutico conversaram aproximandamente por 30 minutos enquanto o técnico Marcelo Martelotte esperava no centro do gramado. Depois, eles tiveram uma reunião com a diretoria do clube nos vestiários sobre todas as demandas que têm incomodado os jogadores. Wanderley foi questionado sobre os problemas, mas garantiu que os salários estão em dia e que o Timbu pode jogar com a equipe de juniores diante do Vasco, caso os atletas profissionais realmente deflagrem greve.
A partida entre Vasco e Náutico, no Rio de Janeiro, não vale muito para os pernambucanos, que tentam "apenas" escapar do rótulo de pior campanha do Brasileirão, marca que pertence ao América-RN. No entanto, é de suma importância para os cariocas, que estão na briga contra o rebaixamento.