sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Neymar no 'Altas Horas': Timão um passo à frente; Dedé é o mais 'chato'

Craque do Santos participa do programa deste sábado, canta e dança com Exaltasamba, fala do seu momento e analisa a reta final do Brasileirão 2011

Por Zé Gonzalez São Paulo
O atacante Neymar é uma das atrações do programa "Altas Horas", que será exibido na madrugada de sábado para domingo. Durante a gravação, realizada nesta sexta-feira na sede da TV Globo em São Paulo, o craque cantou e dançou com os amigos do Exaltasamba, analisou o seu momento e o do Santos às vésperas do Mundial de Clubes no Japão, ouviu gritos histéricos das fãs e falou da reta final do Campeonato Brasileiro. Para ele, o líder Corinthians está um passo à frente na briga pelo título. Já o Vasco, segundo colocado e outro dos concorrentes à taça, tem o zagueiro mais “chato” do país: Dedé.
Com 52 pontos ganhos e em nono lugar, o Peixe virou um mero espectador nesta reta final da competição nacional. Sem chance de título e sem risco de rebaixamento, o Alvinegro está usando as rodadas finais como preparação para o Mundial. No Japão, o Santos jogará a semifinal no dia 14 de dezembro - contra o ganhador de Monterrey, do México, e o vencedor do duelo entre Auckland, da Nova Zelândia, e o campeão japonês, que ainda não está definido . Se vencer, volta a campo no dia 18 para a decisão.
Então, Neymar, quem ganha o Brasileirão?
- O Corinthians está um passo à frente dos demais - disse o jogador, para delírio dos corintianos que estavam na plateia e chegaram a pedir para o craque futuramente jogar no Timão.
Confira as atrações do programa no site do Altas Horas
Entre as muitas perguntas que respondeu – sobre moicano, concentração, prêmio de melhor do mundo, contrato até 2014... –, Neymar também teve de eleger um “chato”. Uma das questões feitas pelo apresentador Serginho Groisman foi sobre a dura marcação que o atacante sempre recebe. Assim, qual marcador ele considera o mais implacável.
- Tem muito zagueiro chato por aí, mas o mais chato de todos é o Dedé, do Vasco. Ele é o melhor zagueiro do Brasil.
Neymar na gravação do Altas Horas (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Neymar observa Serginho Groisman no Altas Horas
A participação de Neymar no "Altas Horas", que ainda teve a presença de Rodrigo Pimentel, da jogadora de vôlei Jaqueline e do cantor Mr. Catra, se dividiu entre futebol e bola - de vôlei, inclusive, com a qual fez algumas embaixadinhas sentado. Assim que entrou em cena, o atleta já empunhava um microfone e cantarolava a música “Fugidinha” durante a apresentação do Exaltasamba. Em todas as canções do grupo, que está se despedindo da atual formação, Neymar ficou de pé, cantou, dançou e até chegou a embalar a plateia. Ele é fã de Thiaguinho, Péricles e cia.
- Quando a gente joga bola, ele adora me driblar. Quero ver vir aqui cantar comigo - desafiou Thiaguinho.
Neymar aceitou o desafio e cantou. Um pouco desafinado. Mas cantou.
- Gosto muito de Exaltasamba. Adoro ir ao show deles. Cantar com eles é maravilhoso. O grupo está acabando e para mim é uma honra estar perto nesses momentos finais.
Sobre a preparação do Santos para o Mundial, com o técnico Muricy Ramalho mesclando alguns jogos com titulares e outros com reservas nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, Neymar acredita que o planejamento está correto.
- Dessa forma a gente consegue descansar sem perder o ritmo de jogo. O Muricy está fazendo o certo para que o Santos chegue ao Japão no melhor condicionamento possível.
Durante o programa, o astro assistiu à reportagens antigas, de quando ainda era uma promessa de 14 anos das categorias de base da Vila Belmiro. Ao ser questionado se na infância gostava de outros esportes, ele lembrou que chegou a jogar vôlei e a participar de campeonatos de basquete no colégio. Hoje em dia, fica feliz em ver a garotada imitando o seu corte de cabelo nas ruas.
- Estão todos ficando mais bonitos com esse penteado.

Guia do título: Corinthians abre vantagem e desponta como favorito

A três rodadas do fim do Brasileirão, Timão aparece com 75% de chances de levar a taça. Fluminense aproxima-se da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Após a vitória sobre o Ceará, na última quarta-feira, a Fiel empolgou-se e gritou “é campeão” no Presidente Vargas, em Fortaleza. Se ainda não é para tanto, o Corinthians deu um importante passo rumo ao pentacampeonato, em uma rodada que viu seu principal concorrente, o Vasco, empatar com o Palmeiras. As chances de título do Timão, que já eram boas, saltaram de 50% para 75%, a três jornadas do fim do Brasileirão, na visão do matemático Tristão Garcia.
- O Corinthians fez a diferença ao conseguir essa vitória fora. É o favorito. Está a duas vitórias e um empate de sagrar-se campeão. Precisa confirmar isso dentro de campo, mas, pela primeira vez, aparece como o grande favorito. E isso a três rodadas do fim - analisou o matemático.
Mesmo após o empate com o Palmeiras, o Vasco continua sendo o principal adversário do Corinthians. Com 62 pontos, a dois do líder, o time carioca teve suas chances de títulos reduzidas a menos da metade - de 43%, caíram para 21%.
- Mas essa vantagem do Corinthians pode se reverter para o Vasco na próxima rodada. Em casa, o Vasco pega o Avaí rebaixado (o time ainda tem uma remota possibilidade de escapar). O Corinthians tem um jogo mais complicado. Apesar de jogar em casa, o Atlético-MG vive um bom momento. O campeonato ainda está aberto - disse Tristão.
Flu: longe do título, mas perto da Libertadores
Apesar da incrível vitória do Fluminense sobre o Grêmio, Corinthians e Vasco ainda são os dois únicos favoritos ao título. O Tricolor carioca segue com os mesmos 3% e distante de repetir o feito da última temporada, na opinião de Tristão.
No entanto, se o título parece cada vez mais distante, a Libertadores é uma realidade próxima. Com 59 pontos, o Fluminense está muito próximo de garantir uma vaga, com 93% de chances de se juntar a Vasco, Santos e Corinthians - os brasileiros que já carimbaram seu passaporte.
- O Fluminense estava atrasado. Conseguiu tirar bastante, mas o tropeço em casa para o America-MG não ficou de graça. Fez uma grande campanha de recuperação buscando o titulo e está perto de levar como prêmio a vaga na Libertadores. Com mais uma vitória, praticamente confirma a classificação.
Nos cálculos de Tristão Garcia, 63 pontos garantem uma vaga. No entanto, com 62 dificilmente um time deixará escapar a Libertadores, e mesmo com 61 as chances são boas. Vale ressaltar que apenas os dois primeiros colocados, além de Vasco e Santos, garantem presença na fase de grupos. Os outros dois terão de disputar a Pré-Libertadores.
E a briga pelas duas vagas restantes têm seis times na disputa. Quarto colocado, o Figueirense deu um importante passo ao empatar fora de casa com o Flamengo. Agora, a possibilidade de disputar pela primeira vez a Libertadores é de 77%.
São boas as chances de o Flamengo garantir a vaga com duas vitórias. Ganhando do Atlético-GO, vai se beneficiar
dos confrontos diretos de
seus concorrentes"
Tristão Garcia
Praticamente fora da disputa do título, o Flamengo desperdiçou a oportunidade de abrir vantagem para seus principais concorrentes na briga por uma vaga na Libertadores: tem agora 50% de chances. Na próxima rodada, seus principais concorrentes se enfrentam. O Botafogo recebe o Inter no Engenhão, e o Fluminense visita o Figueira em Florianópolis.
- São boas as chances de o Flamengo garantir a vaga com duas vitórias. Ganhando do Atlético-GO, no domingo, vai se beneficiar dos confrontos diretos de seus concorrentes. Mas precisa vencer. Apesar do empate em casa, esse pontinho contra o Figueirense foi importante - argumentou Tristão.
Com campanhas desastrosas nas últimas rodadas, Botafogo e São Paulo também são candidatos a uma vaga. Os cariocas, que não ficavam fora da zona de classificação para a Libertadores desde a 15ª rodada, têm 40% de chances. Já os paulistas têm 14%.
Um dos poucos que lutam por uma vaga na Libertadores a vencer na rodada, o Inter voltou forte para a briga e decide seu futuro no Rio de Janeiro. Com 22% de chances, enfrenta Botafogo e Flamengo - adversários diretos - nas duas próximas rodadas.
- A situação é difícil. Mesmo que vença os dois jogos no Rio, vai precisar vencer ou empatar o Gre-Nal na ultima rodada.
O Coritiba, com 4%, corre por fora. Precisa vencer seus três jogos e torcer por uma combinação de resultados para ir à Libertadores.
Domínio paulista
histórico G4 rodada 35 (Foto: ArteEsporte)
Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ter 20 clubes na era dos pontos corridos, em 2006, uma coincidência chama a atenção no topo da tabela. Ao fim da 35ª rodada, em todas as edições, São Paulo ou Corinthians liderava a competição.
Entre 2006 e 2009, o Tricolor estava na ponta a três rodadas do fim, e só não ficou com o título em 2009, quando perdeu a liderança na penúltima jornada para o Flamengo. Já o Corinthians liderava o Brasileirão no ano passado a essa altura com um ponto de vantagem para o Fluminense - que depois se sagrou campeão brasileiro.

Vasco perde mando de campo e pode pagar punição contra o Fla

Equipe foi punida por causa de hostilidades ao árbitro da partida contra o São Paulo. Cruz-maltinos prometem entrar com recurso

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Vasco foi julgado nesta sexta-feira pela Quarta Comissão Disciplinar do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa do relato da súmula da partida contra o São Paulo, em São Januário. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro informou que foi hostilizado por "funcionários que trajavam camisas do clube". O time da Colina foi punido com a perda de um mando de campo e multado em R$ 10 mil. As informações são do site Justiça Desportiva.
A punição não vale para a partida contra o Avaí, neste sábado, em São Januário, pois não há mais tempo hábil para a mudança. Ela valeria para o jogo contra o Flamengo, na última rodada. O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, disse que a única possibilidade de a punição não ser aplicada no clássico é a partir de alguma decisão judicial.
- A punição acontece a partir de uma carência de cinco dias. Qual é o jogo seguinte a isto em que o Vasco é o mandante? A última rodada? Então tem que cumprir a pena de mando de campo. A CBF não pode escolher jogo. A única possibilidade de não ser neste jogo é a partir de alguma decisão judicial - garantiu.
Aníbal Rouxinol, vice-jurídico do Vasco, ficou descontente com a decisão do STJ. Ele disse que o clube irá entrar com o recurso na segunda-feira e que prefere não acreditar que esta tenha sido uma forma de solucionar o problema de mando de campo para o clássico da última rodada.
- Não vamos nos precipitar com suposições. Mas que é estranho, é. Não houve nada disso em São Januário, onde todos são tratados com carinho. A administração Roberto Dinamite prima pelo amor aos visitantes. Estranhamos muito a atitude do árbitro ao colocar isso na súmula. O recurso está aí e vai derrubar isso. Temos dúvida em relação ao jogo contra o Flamengo, parece uma solução para resolver esse problema. Não quero acreditar que a CBF jogaria dessa maneira com a gente. Ela tem sido parceira e irmã do Vasco. Vamos analisar com calma e entrar com recurso na segunda-feira - disse à Rádio Globo.

De acordo com o regulamento da CBF, o novo local da partida terá que ser anunciado em até dois dias úteis após o julgamento. A cidade da partida deverá ser a uma distância mínima de 100km daquela prevista inicialmente para o jogo. Existe a possibilidade de o duelo ser realizado em outro estado.

O que diz o regulamento da CBF em caso de perda de mando de campo:
Artigo 69 - Nos casos em que um clube for punido com perda de mando de campo caberá exclusivamente à DCO (Diretoria de Competições) determinar o local onde a partida deverá ser disputada.
Parágrafo 1º - A cidade do estádio substituto deverá ser situada a uma distância superior a 100km daquela originalmente prevista para a partida, observado os padrões rodoviários oficiais.
Parágrafo 2º - O estádio substituto poderá situar-se em outro estado, na inexistência de alternativa aceitável do estádio de origem, mediante análise e aprovação da DCO.
Parágrafo 3º - A DCO somente executará a pena de perda de mando de campo na partida que venha a ocorrer após decorridos cindo dias úteis da decisão da Justiça Desportiva que a impuser, tendo em vista os prazos necessários para as ações logísticas relacionadas com a mudança do local da partida, inclusive emissão e venda de ingressos, considerando os prazos estabelecidos pela Lei nº 10.671, e ainda considerando as necessidades de reservas de voos e hospedagem das delegações dos clubes envolvidos.
Parágrafo 4º - A DCO deverá comunicar formalmente o novo local da partida de resultante de cumprimento da pena da perda do mando de campo, no prazo de dois dias úteis decorridos do julgamento.
 

Patricia abraça R10 e diz que astro não era obrigado a fazer marketing

Presidente conta com a permanência do jogador: 'Estão supervalorizando'

Por Richard Souza e Thiago Correia Rio de Janeiro
Patricia e Ronaldinho do Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Patricia espera que Ronaldinho fique no clube
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
A presidente Patricia Amorim esteve na tarde desta sexta-feira no hotel em que o Flamengo costuma se concentrar, na Barra da Tijuca. No saguão, encontrou Ronaldinho Gaúcho e deu um forte abraço no jogador, que seguia para a viagem a Goiânia. Apesar do mal-estar causado pelo fato de o astro não ter vestido uma camisa promocional antes do jogo contra o Figueirense, a dirigente garante que a relação com seu principal jogador não está abalada.
- Você está bem? - indagou Patricia no abraço.
- Estou - respondeu Ronaldinho.
- Ah, então também estou bem - completou a presidente.
Patricia disse que Ronaldinho não era obrigado a participar da ação de marketing bolada pelo patrocinador principal do clube.
- Era uma homenagem (pelos 30 anos do título mundial). Fui ao vestiário tranquilamente e deixei os jogadores à vontade para usar ou não a camisa. O Ronaldinho nesse ponto é diferente, tem uma outra visão. Era uma decisão pessoal. Claro que seria importante que ele usasse, mas não era uma obrigação. Talvez não tenha ficado à vontade para usar por haver uma turbulência - disse, numa referência aos três meses de salários atrasados do jogador (cerca de R$ 2 milhões).
Patricia também negou preocupação com uma possível saída de Ronaldinho. O jogador está sem receber a parte salarial que cabe à Traffic, parceira do Flamengo na contratação do camisa 10, pois as partes ainda discutem o formato do contrato que será assinado. O impasse continua, e o Panathinaikos surge como interessado em tirar R10 da Gávea.
- Eu ouço todas as propostas. Como presidente do Flamengo, eu tenho obrigação de ouvir tudo. Mas nós trabalhamos para que ele fique. Trouxemos o Ronaldinho e queremos que ele permaneça aqui. Ele tem contrato (até o fim de 2014). Não é apenas um jogador de futebol, é muito mais. Me incomoda o fato de ele não estar recebendo, isso me incomoda. Tenho participado de todas as reuniões, estou acompanhando. Acho que estão supervalorizando. O Ronaldinho é jogador do Flamengo e tem cumprido todas as obrigações. Mas não falo sobre nada disso com ele. Se tenho de falar, ligo para o Assis (irmão e empresário do jogador). Neste momento não cabe falar sobre isso. Quando acabar o campeonato, eu sento no dia 5 (de dezembro) e falo sobre todos os problemas.
A presidente disse ainda que, se o Flamengo se mantiver no G-5, não há motivo para lamentações no fim do ano.
- Chegar na Libertadores é motivo de orgulho. Claro que como torcedora quero que o Flamengo sempre vença. Mas o ano não pode ser considerado uma decepção. Revelamos uma geração com muita competência. Acho que o torcedor deve fazer essa análise também.
Já se o Flamengo não for para a Libertadores, Patricia admite que será um duro golpe.
- Não é determinante, mas a Libertadores proporciona uma outra realidade para o clube contratar e manter jogadores, para patrocínios. É um plus.
Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Atlético-GO, no Serra Dourada, às 17h (de Brasília). O time de Vanderlei Luxemburgo está em quinto, com 56 pontos.

Dodô isenta Bolívar e lamenta: 'Foi como se tivessem tirado meu chão'

Lateral do Bahia vai passar por cirurgia no joelho e deve ficar fora de campo por seis meses

Por Eric Luis Carvalho Salvador
dodô sai de campo após sofrer falta de bolivar contra o internacional (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia Divulgação)Dodô sai de campo após sofrer falta de Bolívar
(Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia Divulgação)
O sorriso no rosto que se tornou uma marca registrada do lateral-esquerdo Dodô na sua passagem pelo Bahia nesta temporada não foi visto nesta sexta-feira. De muletas e com lágrimas nos olhos, o jogador chegou à sala de imprensa do clube deixando transparecer que fazia um grande esforço para estar ali.
Com um rompimento total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, Dodô  terá de passar por uma cirurgia. A operação, ainda sem data definida, será realizada em São Paulo, pela equipe médica do Corinthians, clube que detém os direitos federativos do jogador, e o período previsto para recuperação é de seis meses.
Durante a entrevista coletiva, Dodô se emocionou diversas vezes. O lateral contou que ficou muito abalado após tomar conhecimento da gravidade da lesão, e lembrou o começo da carreira, quando partiu em busca do sonho de jogar futebol.
- O começo foi muito pior. Quando o doutor me ligou e falou, foi como se tivessem tirado meu chão. O máximo que eu tinha ficado sem jogar na minha carreira foi um mês, quando tive uma contusão no quadril. Então esse é o maior período que vou ficar longe do futebol. Passa um filme na cabeça. Lembrei de quando saí de casa, com 11 anos, para jogar no Cruzeiro. Deixei tudo o que eu conhecia na minha vida - amigos, familiares, escola - para viver esse sonho de jogar futebol. Então quando você recebe uma notícia como essa é difícil – disse o lateral-esquerdo.
Segundo Dodô, seu ânimo melhorou após uma conversa com diretor de futebol do Bahia, Paulo Angioni. O lateral também procurou apoio nas mensagens de carinho que recebeu.
- Conversei com o Angioni, e ele me mostrou o outro lado da moeda, que é esse carinho da torcida, dos colegas, dos familiares, de jogadores de outros times. Angioni disse que isso é Deus me dando a oportunidade de ver o quanto sou querido. Agradeço muito a todos que me enviaram mensagens, e pode ter certeza de que cada palavra, cada ligação, cada apoio recebido, me ajudou a ter coragem e força para estar aqui hoje. Quero ter a mesma força que tive para buscar meu sonho quando tinha 11 anos. Quero usar essa mesma força para voltar a jogar. Minha carreira não acabou. Quero ter essa força para voltar o quanto antes, e voltar bem – afirmou.
Perdão a Bolívar
Apesar da polêmica no lance que originou a sua contusão - uma entrada dura de Bolívar, classificada pelo Bahia como “criminosa” -, Dodô disse que não guarda mágoas do zagueiro do Internacional.
- Eu não sei se estou sendo inocente, mas não acredito que o jogador vá para machucar um colega de profissão desta forma. Prefiro acreditar que ele não teve essa intenção. Não vou guardar mágoa dele. Não vou ficar com ódio no coração. Até porque qualquer sentimento ruim que eu tiver não vai me ajudar. O perdão a ele me faz bem. Vou deixar meu coração aberto para as coisas boas. Só estou pensando na cirurgia e na recuperação. Cada dia que passa é um dia a menos para retornar. Já estou ansioso para voltar – disse.
Carinho da torcida
Neste domingo, na partida contra o Palmeiras, Dodô será homenageado pelo Bahia. O lateral, que estará no estádio, afirmou que espera retribuir o carinho da torcida.
- Eu acho que vai ser legal para retribuir o carinho que a torcida do Bahia me deu. O clube acreditou em mim. Mesmo em um momento difícil e de desconfiança, as pessoas aqui dentro me ajudaram, e eu cresci com isso. Eu não tinha muita experiência com certas coisas, e o Bahia me deu muitas. Receber esse carinho da torcida no domingo será mais uma experiência nova. Espero retribuir a maturidade, a alegria, o carinho, e todo aprendizado que recebi do clube ao longo desse ano. Hoje eu sou mais um torcedor do Bahia. Quem jogou aqui sabe que o time tem uma torcida apaixonada, inconsequente e cega. Para ela, só o Bahia interessa, e hoje eu me sinto assim. Respeito muito esse clube pela história que tem, e tenho muita admiração pelas pessoas daqui. Torço muito para que o Bahia não saia nunca do lugar dele, que é a Série A – declarou.
Dodô fica em Salvador até a próxima segunda-feira, quando segue para São Paulo.

Pelé rebate Romário: 'Já me candidatei a rei faz tempo e ganhei'

Atleta do Século evita se alongar em polêmica com o Baixinho, que insinuou, na semana passada, que ele recebe dinheiro da CBF

Por Wagner Eufrosino São Paulo
Pelé durante entrevista (Foto: Wagner Eufrosino / Globoesporte.com)Pelé evitou se alongar em polêmica com Romário
(Foto: Wagner Eufrosino / Globoesporte.com)
Patrono de uma rede de ensino desportivo, Pelé participou de encontro no Museu do Futebol onde foi discutido projeto sobre a formação de novos profissionais para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas de 2016. Exibindo o bom humor que lhe é peculiar, o Rei deu sugestões, elogiou a iniciativa e não quis entrar em polêmicas.
Na semana passada, o deputado federal e ex-jogador Romário fez duras críticas ao Atleta do Século e chegou a insinuar que ele recebe dinheiro da CBF para não questionar a entidade que comanda o futebol brasileiro e nem seu presidente, Ricardo Teixeira.
Sugeriu até que o Rei do Futebol se candidatasse a algum cargo para conhecer leis. Pelé foi sutil ao responder a Romário.
– Eu já me candidatei a rei faz tempo e ganhei. Realmente não sei nada sobre o Ricardo Teixeira e, se existe algo real, sei que boatos existem – respondeu Pelé.
Ao contrário de Romário, que sempre que pode dispara contra ele, Pelé foi contido e não quis entrar em conflito com o deputado. Deu apenas uma cutucada leve.
– Sou um admirador do Romário, foi um excelente jogador. Independentemente de ele ter sido o artilheiro que foi e de agora estar na política, o Romário é muito mal informado – declarou Pelé.
Na próxima semana, Pelé e Romário poderiam se encontrar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Pelé foi convidado para discutir sobre a Lei Geral da Copa, mas, por compromissos pessoais, não poderá comparecer à audiência.
– Eu cheguei de viagem e tinha uma consulta sobre essa possibilidade, mas vou estar comprometido na data e infelizmente não poderei ir – avisou Pelé.

De Renato Gaúcho a Victor Ramos: a seleção dos boleiros que já namoraram capas da Playboy


sex, 18/11/11

por bernardo.pombo |
categoria Curiosidades


Namorar uma capa da Playboy não é para qualquer um. São poucos os que conseguem esse troféu, ainda mais no mundo do futebol. O último da lista é o zagueiro Victor Ramos, do Vasco, que conquistou o coração de musa Nicole Bahls. Entre os boleiros, alguns se destacam por ter mais de uma capa na coleção, casos de Ronaldo, Roger e Renato Gaúcho. Outros mantêm longos relacionamentos, como Radamés, que namora a modelo Viviane Araújo há algum tempo.
O blog fez uma seleção dos boleiros que já namoraram ou namoram capas da Playboy e apresenta agora. Lembrando que só entram na lista relacionamentos confirmados e divulgados. Em alguns casos, a musa em questão conseguiu a capa graças ao namoro com o jogador, como aconteceu com as Ronaldinhas. Veja a lista e comente: afinal, quem se deu melhor neste campeonato à parte?
Renato Gaúcho (ex-jogador) – Luma de Oliveira

Renato Gaúcho (ex-jogador) – Solange Gomes

Juninho (Ex-jogador) – Mari Alexandre

Roger (Cruzeiro) – Deborah Secco
Roger (Cruzeiro) – Adriane Galisteu
Ronaldo (Ex-jogador) – Lívia Lemos
Ronaldo (Ex-jogador) – Nadia França e Vivi Brunieri
Radamés (sem clube) – Viviane Araújo
Edmundo (ex-jogador) – Cristina Mortágua
Paulo Nunes (ex-jogador) – Liz Vargas
Sidney (ex-jogador) – Cristiana Oliveira
Jardel (Ex-jogador) – Karen Matzenbacher
Dentinho (Shaktar-Ucrânia) – Dani Souza – Mulher Samambaia

Victor Ramos (Vasco) – Nicole Bahls

Quer mandar sugestões, críticas ou colaborações? Escreva para:

Bruno Xavier e DDI vibram com boa fase e chance na seleção brasileira

Jogadores de Espírito Santo e Maranhão estarão em lados opostos na final
da Copa dos Campeões, mas não escondem a alegria de defender o Brasil

Por Igor Gonçalves Serra, ES
Bruno Xavier futebol de areia (Foto: Pauta Livre/Divulgação)Bruno Xavier é só alegria nos treinos da seleção do
Espírito Santo (Foto: Pauta Livre/Divulgação)
No sábado, Bruno Xavier, do Espírito Santo, e Fernando DDI, do Maranhão, estarão em lados opostos na decisão da Copa dos Campeões, na Serra (ES). Porém, seja qual for o resultado da partida, vai ser difícil tirar o sorriso do rosto dos dois atletas. Tudo porque na última terça-feira, ambos foram convocados pelo técnico Guga Zloccowick para defender a seleção brasileira na disputa do Torneio Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 22 e 26 de novembro.
O capixaba teve um ano de afirmação na carreira. Desde a conquista do Mundial de Clubes pelo Vasco, passando pelas grandes atuações em campeonatos pela Itália e Rússia, e culminando na convocação para a seleção. Sem esconder a felicidade, o ala admite que vai ser difícil esquecer a temporada de 2011.

- É um ano que está sendo maravilhoso. Com muito trabalho, eu fui contemplado com essa convocação pelo técnico Guga. Tenho certeza de que o trabalho dele vai ser bem feito e só tenho a agradecer a todos os meus técnicos neste ano e aos meus familiares, que estão sempre comigo - afirmou Bruno Xavier.

Ainda podendo ser considerado um novato na seleção, Bruno Xavier não esconde de ninguém que seu objetivo é passar a ser presença constante no grupo de Guga. Para isso, o jogador sabe que precisa ir bem em Dubai. Confiante, ele se diz motivado para o desafio.

- O importante é dar continuidade no trabalho. A oportunidade está sendo dada, e espero agarrar com todas as forças para continuar na seleção. No mais é seguir fazendo o que a gente gosta de fazer, que é jogar futebol de areia. Lá terão grandes jogadores como o Sidney, DDI, Betinho, entre outros, e é fácil jogar do lado deles. É só alegria - brincou.

Fernando DDI também comemora ser chamado após uma boa temporada na Rússia. Como já conhece Guga de outros trabalhos, revela que sabe o que fazer para agradar o novo técnico da seleção brasileira e, quem sabe, permanecer um longo tempo vestindo a amarelinha.
Fernando DDI futebol de areia Maranhão (Foto: CBBS/divulgação)Fernando DDI (de vermelho) em ação pelo Maranhão contra o Rio Grande do Norte (Foto: CBBS/divulgação)
- Fiquei feliz com a convocação. Quero fazer um bom trabalho nessa final (da Copa dos Campeões) e viajar tranquilo para Dubai, com toda confiança do treinador. Já trabalhei com ele, não em seleção, mas em outros lugares, e sei mais ou menos do que ele gosta. Estou bem confiante para o torneio - declarou.

Em Dubai, o Brasil pode ter pela frente novamente a Rússia, algoz da seleção na final da última Copa do Mundo, e DDI pode ser um grande trunfo para uma possível revanche.

- Na verdade, não tenho muito essa de revanche, não. Mas acho que minha vantagem pode ser porque eu joguei contra os russos durante seis meses no campeonato lá e já os conheço. Isso pode ajudar em um eventual duelo - encerrou o atleta.
As seleções capixaba e maranhense disputam o título da Copa dos Campeões neste sábado, às 9h, com transmissão ao vivo da TV Gazeta (somente para o Espírito Santo).

Com 'o que tem de melhor', mas sem Falcão, Brasil enfrentará a Costa Rica

Craque pediu para não ser chamado para amistosos por causa do desgaste. Técnico afirma que ausência do ala não tem a ver com os últimos incidentes

Por Alfredo Bokel Rio de Janeiro
Marcos Sorato seleção brasileira futsal (Foto: Beto Costa/CBFS)Sorato garante que os últimos incidentes com Falcão
não o tiraram da seleção (Foto: Beto Costa/CBFS)
A seleção brasileira de futsal foi convocada para os dois últimos amistosos do ano, contra a Costa Rica, nos dias 14 e 16 de dezembro, em Cartago, a 20 quilômetros da capital costarriquenha, San José. Para estes jogos, o técnico Marcos Sorato poderá contar com o ‘que tem de melhor’, como ele mesmo define, inclusive com jogadores que atuam na Espanha e não participaram da conquista do Grand Prix, no mês passado.
Mas se a lista de 14 convocados, divulgada nesta sexta-feira, tem os principais jogadores, como explicar a ausência do craque Falcão? Segundo Sorato e o próprio ala, a explicação é o desgaste da temporada, simplesmente. A ausência do craque nada tem a ver com o fato de Falcão ter reclamado da reserva durante o Grand Prix ou com a agressão do craque contra o árbitro do primeiro jogo da final da Liga Futsal.
- Estive dando um curso na Inglaterra entre os dias 10 e 17 e entreguei a lista de convocados antes dessa viagem. Só soube do episódio do primeiro jogo da final ontem (quinta), então a ausência do Falcão não tem nada a ver com isso, nem com qualquer outro motivo. Estamos monitorando um grupo de 25 jogadores, de onde sairão os convocados para o Mundial da Tailândia (em novembro de 2012). E o Falcão está entre eles. Ele teve um ano pesado, com problema no joelho, então acho que ele precisa se recuperar de uma temporada desgastante.
Falcão concorda com o treinador e revela, inclusive, que pediu para não ser chamado para os últimos amistosos do Brasil em 2011.
- Já havia resolvido com a comissão técnica da seleção brasileira que não seria convocado desta vez, para que eu pudesse ter este tempo de descanso antecipado para voltar da melhor maneira possível para 2012, ano do Mundial. Estou no meu limite após muitas partidas pela seleção, além dos 52 jogos pelo Santos - disse Falcão.
Falcão seleção brasileira grand prix futsal (Foto: Cristiano Borges/ CBFS)Falcão na final do Grand Prix contra a Rússia, seu
último jogo pelo Brasil (Foto: Cristiano Borges/ CBFS)
Oito dos 14 convocados para enfrentar a Costa Rica participaram do título no Grand Prix. As novidades são cinco jogadores que atuam no forte futsal espanhol - Rafael, Ari, Gabriel, Betão e Wilde - e o fixo Ciço, que joga no Irã e chegou a ser convocado para o Grand Prix, mas se lesionou antes da competição.
Para Sorato, o mais importante dos amistosos contra os costarriquenhos será o tempo que a seleção terá para se dedicar aos treinamentos.
- Primeiro, a Costa Rica nos ofereceu as condições para uma semana de treinamento. Além disso, é uma das melhores seleções da Concacaf, teve um treinador espanhol até bem pouco tempo e vem evoluindo - concluiu o treinador.
Em 2011, o Brasil realizou 30 jogos até o momento, com 26 vitórias, três empates e uma derrota. Além do hexacampeonato do Grand Prix, os brasileiros conquistaram nesta temporada o bicampeonato do Torneio da China e a Copa América de Futsal.
Confira os convocados:
Goleiros
Djony - Santos (SP)
Tiago - São José/Vale Sul Shopping (SP)
Fixos
Ciço - Foolad Maha (Irã)
Neto - Santos (SP)
Rafael - Inter Movistar (Espanha)
Alas
Ari - Barcelona/Alusport (Espanha)
Gabriel - Barcelona/Alusport (Espanha)
Gadeia - Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Jackson - Santos (SP)
Valdin - Santos (SP)
Vinicius - MFK Dinamo (Rússia)
Pivôs
Betão - Inter Movistar (Espanha)
Fernandinho - MFK Dinamo (Rússia)
Wilde - Barcelona/Alusport (Espanha)

Reta final no Rio anima o Vasco na busca pelo título do Brasileirão

Aproveitamento em partidas diante de sua torcida ao longo da competição motiva jogadores, apesar da desvantagem em relação ao Corinthians

Por Gustavo Rotstein e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
sao januário setores vasco x corinthians (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Vasco aposta na força de sua torcida para vencer
(Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
São dois pontos de desvantagem para o líder Corinthians e nove em disputa até o fim do Campeonato Brasileiro. Mas o Vasco se diz ainda confiante na conquista do título. Grande parte da certeza de um final feliz vem pela perspectiva de disputar todas as suas últimas partidas no Rio de Janeiro. Em casa, o time cruz-maltino conta com um retrospecto extremamente positivo, que, se repetido na reta final, pode resultar na realizaçãdo do sonho.
Neste sábado o Vasco enfrenta o Avaí em São Januário, onde perdeu apenas uma vez em 15 partidas disputadas no Campeonato Brasileiro – foram ainda nove vitórias e cinco empates. Nas duas últimas rodadas, os vascaínos pegam Fluminense e Flamengo. O primeiro duelo será no Engenhão, e o segundo ainda terá local a ser confirmado pela CBF.
O Vasco tem até o momento 19 partidas disputadas no Rio de Janeiro pelo Brasileirão, com dez vitórias, sete empates e apenas duas derrotas. A última aconteceu em 7 de agosto, quando o Botafogo impôs uma goleada por 4 a 0 no Engenhão. Em São Januário, o único revés foi o 3 a 0 do Cruzeiro, em 29 de junho.
A campanha do Vasco no Rio de Janeiro no Brasileiro representa 64,9% de aproveitamento dos pontos disputados. Além disso, a equipe não perde na cidade há 11 partidas (seis vitórias e cinco empates), ou pouco mais de três meses. Os números dão aos jogadores a confiança de que será diante de sua torcida que o time alcançará o objetivo de ser mais uma vez campeão nacional.
- Esse é realmente um dado importante para um passo importante que podemos dar. Sabemos da nossa força quando jogamos com a torcida do nosso lado. Temos que nos preparar como nunca para vencer esses três jogos que vamos disputar aqui no Rio - observou o meia Diego Souza.
O atacante Alecsandro lembrou que neste momento o Vasco não pode se prender ao local, mas unicamente ao resultado de suas últimas partidas da temporada 2011.
- Chegamos à reta final com chances de sermos campeões. Independentemente de onde for, temos que pensar positivamente. São três finais no Brasileiro e mais quatro que buscaremos fazer na Copa Sul-Americana. Esperamos vencer tudo.

'Olheiro', Robinho recomenda Leandro Damião e Dedé ao Milan

Em entrevista ao 'Corriere della Sera', brasileiro fala sobre retorno à equipe italiana, além de elogiar o atacante do Internacional e o zagueiro do Vasco

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
Robinho vive grande fase com a camisa do Milan - e o moral dele está tão em alta que até já atua como "olheiro" do clube. Em entrevista ao jornal italiano "Corriere della Sera", o jogador  recomendou dois reforços para o elenco do atual campeão italiano: o atacante Leandro Damião, do Internacional, e o zagueiro Dedé, do Vasco.
montagem Dedé Leandro Damião (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM) Robinho elogia Dedé, do Vasco, e Leandro Damião, do Inter (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
- Leandro Damião está atuando muito bem. Ele tem as características, inclusive físicas, para jogar aqui na Itália - comentou o atacante, que poderia chegar para o lugar de Cassano, que ficará afastado por tempo indeterminado por conta de um AVC.
Sobre Dedé, Robinho disse que é um defensor de boa qualidade e "rápido", mas não se compara a Thiago Silva, que já conquistou a torcida italiana:
- Não, não. Este é um fenômeno - afirmou o brasileiro, que foi lembrado pelo "Corriere" que o diretor esportivo do clube, Ariedo Braida, está no Brasil para observar jogadores.
Robinho disse ainda que a pubalgia que o tirou do início desta temporada já está superada, e que o "melhor dele ainda está por vir". O jogador espera terminar o ano na liderança do Campeonato Italiano - está a um ponto de Udinese e Lazio, que ocupam a ponta - e classificado em primeiro lugar em seu grupo na Liga dos Campeões, que tem o Barcelona como rival.
Confira a classificação do Campeonato Italiano
robinho milan x catania (Foto: Getty Images)Robinho vem sendo um dos destaques da
recuperação do Milan no Italiano (Getty)
- O clube não depende só de mim, todo o elenco está em uma boa fase. Temos de pensar em um passo de cada vez. Respeitamos os nossos adversários, esta é a nossa mentalidade - disse.
O jogador disse não estar incomodado em estar atuando mais atrás, encostado nos atacantes, a pedido do técnico da equipe, Massimiliano Allegri.
- Comecei como segundo atacante, mas aceitei com prazer a missão de me adaptar a um novo papel - explicou Robinho, que deve formar o trio ofensivo na partida de sábado contra a Fiorentina em Florença, pelo Campeonato Italiano, ao lado do sueco Ibrahimovic e do brasileiro Alexandre Pato.

Estádio do Barcelona terá cemitério para 20 mil corpos, afirma jornal

Obra no Camp Nou, avaliada em € 10 milhões (quase R$ 24 milhões), já
teria recebido sinal verde de Sandro Rosell, presidente do clube catalão

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
camp nou barcelona x real madrid (Foto: Getty Images)Camp Nou, estádio do Barcelona (Getty Images)
A devoção de alguns torcedores do Barcelona pelo clube poderá se prolongar após a morte.  Mas o clube catalão arrumou uma forma nada convencional para isso. De acordo com o jornal espanhol "AS", o Barça pretende construir um cemitério anexado ao Camp Nou, seu estádio, e cobrará entre € 1,5 mil e € 3 mil (algo em torno de R$ 3,6 mil e R$ 7,2 mil) por tumba.
O local, que na realidade seria um columbário, destinado ao depósito de cinzas oriundas de cremação e também restos mortais, ainda é apenas um projeto revelado nesta semana pelo diário. De acordo com a publicação, as tumbas serão divididas nas categorias individual, família e comunitária, com capacidade para até 20 mil corpos.
O custo da obra está avaliado em € 10 milhões (quase R$ 24 milhões) e o projeto já teria recebido o sinal verde de Sandro Rosell, presidente do clube, como informa o jornal. Apesar de um tanto quanto diferente, a iniciativa do Barcelona não é novidade. Em 2006, o Boca Juniors, da Argentina, também inaugurou um cemitério para abrigar exclusivamente os corpos de seus torcedores. Assim como o Hamburgo, da Alemanha, em 2008.
Além do projeto, o Barcelona também estaria disposto a preparar-se para ser herdeiro em testamentos de torcedores com o objetivo de aumentar ainda mais o faturamento do time azul-grená, que é de aproximadamente € 400 milhões (cerca de R$ 955 milhões) anuais.

Erros graves no Beira-Rio marcam
as polêmicas do apito na rodada #35

Comentarista da TV Globo Arnaldo Cezar Coelho comenta lances e faz duras críticas ao árbitro Paulo César de Oliveira: 'Pior atuação da carreira'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
confusão paulo cesar de oliveira árbitro internacional e bahia (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)Bate-boca em Inter x Bahia: péssima atuação de
Paulo C. de Oliveira (Foto: Edu Andrade/Ag.Estado)
A rodada #35 do Campeonato Brasileiro foi uma das mais conturbadas no que diz respeito aos homens do apito. Pênaltis não marcados, gol mal anulado e impedimentos que não aconteceram foram alguns dos pontos observados por Arnaldo Cezar Coelho, comentarista da TV Globo na análise das polêmicas dos jogos de quarta e quinta-feira. Porém, uma partida chamou mais a atenção. Após três erros no duelo entre Internacional e Bahia, Paulo César de Oliveira recebeu duras críticas.
- Foi a pior arbitragem que eu vi na carreira do Paulo César de Oliveira. Ele inventou aquele tiro livre indireto no lance do Bolívar com o Dodô, se acomodou. Esteve mal posicionado. Foi uma péssima atuação - disse o comentarista de arbitragem da TV Globo, Arnaldo César Coelho.
Além do confronto no Beira-Rio, Arnaldo também comentou mais nove lances polêmicos da rodada. Confira as imagens e a análise do comentarista:
América-MG 2 x 1 Botafogo
Herrera recebe lançamento de Marcelo Mattos e chuta para as redes. O assistente João Patrício de Araújo, porém, invalida o gol, marcando impedimento do atacante. No entanto, quem estava em posição irregular era Loco Abreu, que, no meio, não participou da jogada. O zagueiro William Rocha dava condição para Herrera.
Comentário do Arnaldo: “Foi uma precipitação do assistente. A orientação é sempre esperar para ver qual será a direção da bola. Ele não esperou, marcou e induziu o árbitro ao erro. Na posição em que o árbitro fica, não dá para perceber. Foi um erro do assistente”.
Maicosuel faz boa jogada individual pela direita, invade a grande área e, quando tenta driblar o marcador, cai, pedindo pênalti. O árbitro considera que o jogador se jogou e aplica o cartão amarelo por simulação.
Comentário do Arnaldo: “Esse lance, para mim, ainda é duvidoso, não fica muito caracterizado o pênalti. Agora, o cartão amarelo não deveria ter sido dado, já que houve o contato. Esse recurso está sendo mal usado pelos árbitros, virou uma muleta. Cartão amarelo só se dá quando há realmente uma infração clara”.
Fluminense 5 x 4 Grêmio
Deco faz longo lançamento para Fred na direita, que domina e chuta para marcar o segundo gol tricolor. Jogadores do Grêmio reclamam de impedimento do atacante. Árbitro Francisco Carlos do Nascimento valida o lance.
Comentário do Arnaldo: “Não vi nenhuma imagem que me dê a certeza do impedimento”.

Após lançamento de Lúcio, Marquinho, do Flu, se antecipa ao atacante e tira a bola da grande área. Jogadores do Grêmio reclamam que o meia usa a mão para dominar. Árbitro interpreta como um lance involuntário.
Comentário do Arnaldo: “Lance claro de bola na mão. Não houve intenção”.

Deco cobra falta, Leandro Euzébio sobe junto com Brandão para cabecear e dar assistência para o quinto gol do Flu. Após Fred mandar a bola para as redes, os jogadores do Grêmio correm em direção ao árbitro para reclamar de uma falta de Leandro Euzébio em Brandão.
Comentário do Arnaldo: “O Leandro Euzébio já tinha conseguido o espaço para cabecear. É o Brandão que, todo sem jeito, tenta se jogar em cima dele. Não teve nada, o Brandão que não soube marcar”.
Palmeiras 1 x 1 Vasco
Jumar cruza para Diego Souza, que ajeita para Felipe na grande área. Jogador recebe marcação de João Vitor, não domina e cai, pedindo pênalti. Árbitro Leandro Vuaden entende como lance normal (no vídeo ao lado, José R. Wright, que comentou o jogo, afirma que marcaria o pênalti).
Comentário do Arnaldo: “O Felipe está de costas e é agarrado. Ele já estava desequilibrado, a falta não fica muito caracterizada. Dá para ver que o Felipe foi puxado, mas ele também se projeta. É muito difícil para o árbitro marcar isso ao vivo”.
Internacional 1 x 0 Bahia
Dodô avança pela esquerda, dá lençol em Nei e, quando entra na área, recebe dura falta de Bolívar. Árbitro Paulo César de Oliveira dá lance perigoso e cartão amarelo para o capitão colorado.
Comentário do Arnaldo: “Foi uma falta clara. Paulo César inventou ao marcar o tiro livre indireto. É pênalti e expulsão. Se é no meio de campo, é falta e cartão vermelho também. Acho que ele acabou levando um susto, porque ninguém imagina que um zagueiro vá entrar de uma forma tão violenta na pequena área. Ele se acomodou ao marcar o tiro indireto, essa é a palavra, acomodação”.
D’Alessandro cruza para Leandro Damião pela esquerda. O atacante cabeceia, e Fabinho impede o gol, tirando a bola com as duas mãos. Jogadores do Inter reclamam muito, mas o árbitro não marca o pênalti.
Comentário do Arnaldo: “Outro erro grosseiro. O árbitro estava mal posicionado. Ficou parado na intermediária e não viu”.

 No último lance da partida, D’Alessandro cobra escanteio, e Diego Jussani corta o cruzamento com o braço esquerdo. Árbitro nada marca, e dá o apito final, iniciando a revolta dos jogadores do Inter, que correm para reclamar com ele.
Comentário do Arnaldo: “Pênalti claro. Mais uma demonstração da péssima arbitragem do Paulo César na noite de quarta-feira”.
Flamengo 0 x 0 Figueirense
Thiago Neves passa para Ronaldinho Gaúcho, que recebe a bola ainda no campo do Flamengo e sai em velocidade, sem marcação. Árbitro Evandro Roman para a jogada, marcando impedimento.
Comentário do Arnaldo: “Esse é um lance para o assistente, o árbitro não tem visão de profundidade. O Ronaldinho saiu, sim, do campo do Flamengo, mas estava muito perto da linha. Infelizmente, o assistente não teve a precisão que a TV teve no lance”.
 

Torcida do Corinthians esgota ingressos para partida contra o Galo

Uma rodada após abrir vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro, Pacaembu vai receber grande público no próximo domingo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Líder isolado do Campeonato Brasileiro faltando apenas três rodadas para o término da competição, o Corinthians vai ter casa cheia no fim de semana, diante do Atlético-MG. A empolgação do torcedor corintiano após a boa vitória fora de casa contra o Ceará, fora de casa, é tanta que todos 36 mil ingressos colocados à venda para a partida do próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu, foram esgotados no início da tarde desta sexta-feira.
torcida corinthians pacaembu (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Fiel corintiana já esgotou ingressos para a partida de domingo (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
Depois de voltar de Fortaleza com os três pontos, o elenco corintiano passou a fazer campanha pela presença em grande número da torcida corintiana nas rodadas finais da competição. O lateral-esquerdo Fábio Santos afirmou que o apoio da arquibancada será fundamental para o Timão rumo ao título nacional.
Antes mesmo da abertura das bilheterias, na última quinta-feira, 26 mil entradas já haviam sido comercializadas antecipadamente pela diretoria do Timão pela internet. Para o torcedor que comprou através do site www.fieltorcedor.com.br/ingressos, a troca pode poderá ser feita no sábado, até as 17h, no portão 6 do Pacaembu, nas bilheterias do Parque São Jorge e na rua Passalaqua.
No domingo, dia do jogo, as trocas poderão ser realizadas apenas no estádio Paulo Machado de Carvalho, das 10h às 16h. Os dois mil ingressos destinados aos torcedores estarão disponíveis para compra apenas no domingo, por questões de segurança, nas bilheterias do portão 22 do Pacaembu.

R10 não acende estrela, e relação do Fla com patrocinador sofre abalo

Craque foi o único que não entrou em campo com a camisa especial em homenagem ao Mundial de 81. Executivos da 9ine e da P&G se irritam

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
A estrela da companhia não brilhou. Nem em campo, nem na ação de marketing do patrocinador principal do Flamengo. Na entrada no gramado do Engenhão para o jogo contra o Figueirense, os jogadores titulares e reservas do Rubro-Negro vestiam duas camisas. Exceto Ronaldinho. Por baixo, a normal de jogo, com a marca Gillette no peito e Duracell às costas. Por cima, um modelo comemorativo. A estrela acima do escudo ganhou uma pequena lâmpada. Ela foi acesa em homenagem aos 30 anos do título mundial rubro-negro. Pilhas em um dos braços dos atletas faziam a estrela brilhar. Pouco antes de a partida começar, o modelo especial fora retirado (assista ao vídeo).
O vice de marketing do clube, Henrique Brandão, não soube explicar o fato de R10 não ter participado e disse que a Procter & Gamble não pagou nenhum valor adicional pela iniciativa.
- É a nossa patrocinadora principal e esta foi uma ação pontual. Está dentro do nosso contrato. Talvez ninguém tenha orientado o Ronaldo a usar a camisa e a acender a estrela. Mas o importante foi que o time usou – disse, após o jogo.
Ronaldinho na entrada de campo do Flamengo (Foto: Alexandre Loureiro / VIPCOMM)Ronaldinho foi o único a entrar em campo sem a camisa comemorativa (Foto: Alexandre Loureiro / VIPCOMM)
Os executivos da P&G não viram assim. Muito pelo contrário. Vindos de São Paulo num jatinho particular, aguardaram com ansiedade a entrada do time em campo e não gostaram nada de ver o principal jogador do Flamengo sem a camisa especial. Detalhe: eles pretendiam oferecer um contrato pessoal para que Ronaldinho virasse garoto-propaganda da marca Gillette. Inconformados, acabaram desistindo.
Jogador que mais fez faltas
  • Ronaldinho Gaúcho
    Ronaldinho Gaúcho: 5 infrações cometidas
  • Recordes de faltas cometidas em um jogo - Brasileirão 2011
    Fábio Rochemback 9 GRE 2 x 2 PAL
    Dudu Cearense 8 INT 2 x 1 CAM
    Diones 8 CAP 0 x 2 BAH
O GLOBOESPORTE.COM apurou que o Gaúcho não participou da ação por conta de seus compromissos com patrocinadores pessoais e da relação com a Traffic. O acerto com o anunciante master não passou pela empresa de marketing esportivo, parceira do Flamengo na contratação do atacante. Foi a agência 9ine, que tem Ronaldo Fenômeno como um dos sócios, que intermediou o negócio de R$ 6,6 milhões por quatro meses. Do valor total, 15% ficaram para a empresa do ex-corintiano – o vínculo termina em 31 de dezembro deste ano. No jogo, Ronaldinho não foi bem e saiu vaiado. Nas estatísticas, foi "destaque" apenas nas faltas cometidas: 5 no total.
Tentativa de veto, croquetes e irritação dos parceiros
Deivid na entrada de campo do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Deivid na entrada do time em campo
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
A ação funcionou, mas gerou polêmica nos bastidores. Ao longo da semana, o gerente de futebol Isaías Tinoco tentou vetar a ideia. Ele alegou que não seria o momento ideal para algo do tipo, já que a equipe entrou em campo pressionada pela necessidade de vitória para voltar à zona de classificação da Libertadores - o jogo contra o Figueira terminou sem gols.
Outro problema: a camisa especial trazia a marca Duracell no peito, mas a mudança no uniforme sequer passou pela avaliação do Conselho Deliberativo do clube.
Além da decisão de Ronaldinho, os parceiros do Flamengo não gostaram do tratamento que receberam no Engenhão. Marcus Buaiz, um dos sócios da 9ine, e Thiago Icassati, diretor de marketing da Duracell, deixaram o estádio contrariados 20 minutos antes do fim da partida. Muito irritados, reclamaram da postura do clube, que só decidiu usar as camisas com a lâmpada momentos antes de a equipe entrar no campo.
A dupla veio ao Rio para assistir ao jogo no camarote da presidente Patricia Amorim, mas ficou, em pé, no mesmo local dos jogadores não relacionados. A convite de alguns funcionários do clube, eles se acomodaram. Enquanto isso, o vice de marketing Henrique Brandão e o coordenador Cláudio Fontenelle comiam croquetes no local sem perceber a insatisfação dos convidados. Segundo relatos de quem circulava por ali, Marcus Buaiz fez uma ligação, desabafou em voz alta e deu a entender que a parceria corre o risco de não se repetir na próxima temporada.
- Acabou, chega. É uma palhaçada. Estamos fora. Ano que vem, estamos fora.
Patrícia Amorim posa com detalha na camisa do Flamengo (Foto: Fernando Azevedo / FlaImagem)Marcus Buaiz, Patricia Amorim e Thiago Icassati posam com a camisa especial (Foto: Fernando Azevedo /

Gol de Neymar contra o Flamengo concorre ao Prêmio Puskas da Fifa

Obra-prima do craque santista no primeiro turno do Brasileirão disputa com outros nove golaços a premiação. Messi, Rooney e Ibrahimovic estão na lista

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça
O atacante Neymar não está apenas concorrendo à Bola de Ouro da Fifa, em parceria com a revista francesa "France Football". Nesta sexta-feira, a entidade máxima do futebol divulgou a lista dos dez golaços que disputam o Prêmio Puskas de 2011 e o craque brasileiro está nela com a obra-prima que marcou contra o Flamengo, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, na derrota por 5 a 4, na Vila Belmiro (veja ao lado).
BLOG BRASIL MUNDIAL F.C.: assista aos golaços que concorrem ao Prêmio Puskas 2011
Na ocasião, no dia 27 de julho, Neymar recebeu a bola no lado esquerdo, próximo ao meio-campo, se livrou de dois marcadores, tabelou com Borges e ainda deu um drible desconcertante no zagueiro Ronaldo Angelim até tocar para o fundo das redes. Tudo com a sua habitual classe. Ele ainda marcaria outros dois gols.
O Prêmio Puskas é uma homenagem ao ex-jogador Ferenc Puskas, capitão e ídolo da seleção húngara nos anos 50. Ele foi criado em 2009 e é entregue na cerimônia de gala da Fifa. O português Cristiano Ronaldo levou no ano de estreia, enquanto o turco Altintop conquistou em 2010 - Neymar, àquela época, chegou perto com o gol marcado contra o Santo André.
Principal candidato à Bola de Ouro, o argentino Lionel Messi, atual duas vezes melhor do mundo, também foi um dos escolhidos com o golaço que anotou sobre o Arsenal, no Camp Nou, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, no dia 8 de março. Ele recebeu passe de Iniesta e, quase na pequena área, deu um chapéu no goleiro Almunia. O atacante inglês Wayne Rooney, do Manchester United, e o sueco Zlatan Ibrahimovic, do Milan, são outros concorrentes.
  messi arsenal x barcelona (Foto: Agência Reuters) Lionel Messi comemora com Andrés Iniesta após marcar um golaço contra o Arsenal (Foto: Agência Reuters)
Na atual edição, há uma "intrusa" do sexo feminino: Heather O’Reilly, da seleção dos Estados Unidos, contra a Colômbia, pela Copa do Mundo da Alemanha. Os outros nove são homens, sendo dois mexicanos (Giovani dos Santos e Julio Gómez) e dois argentinos (Messi e Lisandro López, do Arsenal de Sarandí). O belga Benjamin de Ceulaer, do Lokeren, e o sérvio Dejan Stankovic, do Inter de Milão, completam a lista.
Premiação da Bola de Ouro
Criado pela Fifa em 1991, o prêmio de melhor jogador do mundo teve 14 vencedores até hoje, sendo os recordistas Ronaldo (1996/97/2002) e Zidane (1998/2000/03). Com duas inidicações, Lionel Messi pode se juntar este ano à dupla de astros. Caso conquiste o tri, o craque argentino entrará para a história como o primeiro a levar a Bola de Ouro três vezes consecutivamente.
Neymar, por sua vez, pode ser o primeiro a atuar fora da Europa a ficar entre os três primeiros. A entidade divulgará os finalistas no próximo dia 5 de dezembro. A cerimônia será no dia 9 de janeiro, no Palácio de Congressos, em Zurique (Suíça).
Além do Fenômeno, outros quatro brasileiros conquistaram o prêmio: Ronaldinho Gaúcho (2004/05), Romário (1994), Rivaldo (1999) e Kaká (2007). Completando a lista de 'melhores do mundo', vêm o alemão Lothar Matthäus (vencedor da primeira edição), o holandês Marco Van Basten (1992), o italiano Roberto Baggio (1993), o liberiano George Weah (1995), o português Luis Figo (2001), o italiano Fabio Cannavaro (2006) e o português Cristiano Ronaldo (2008).
Em 1995 e 1996, Romário também quase fez história ao aparecer entre os melhores atuando no Brasil. Com a camisa do Flamengo, o camisa 11 foi o quarto colocado no ano do centenário do clube, em eleição apenas da Fifa na época. Em 1996, quando também defendeu o Valencia, terminou em 10º.
Entre os dez concorrentes a melhor técnico, novamente os favoritos são o espanhol Pep Guardiola, do Barcelona, e o português José Mourinho, do Real Madrid. O também luso André Villas-Boas, que conquistou quatro títulos pelo Porto e assumiu o Chelsea recentemente, é uma das novidades. Óscar Tabárez, da seleção uruguaia, é outro importante nome. Entre as mulheres, a brasileira Marta está garantida na lista final e deverá figurar entre as três melhores no dia 5.
Confira todos os candidatos:
Benjamin de Ceulaer (Bélgica, Lokeren-BEL)
Giovani dos Santos (México, México)
Julio Gómez (México, México sub-17)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia, Milan-ITA)
Lisandro López (Argentina, Arsenal-ARG)
Lionel Messi (Argentina, Barcelona-ESP)
Neymar (Brasil, Santos-BRA)
Heather O’Reilly (Estados Unidos, Estados Unidos feminino)
Wayne Rooney (Inglaterra, Manchester United-ING)
Dejan Stankovic (Sérvia, Inter de Milão)

Vasco deverá ter Juninho e Felipe juntos em formação ofensiva

Técnico Cristóvão Borges admite mudança na escalação para pressionar o Avaí e seguir na luta pelo título do Campeonato Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Juninho e Felipe com Cristóvão no treino do Vasco (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)Juninho debate com Cristóvão no treino do Vasco
(Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)
Em vez de um time contido, uma formação mais ofensiva. Ao contrário do que aconteceu nas duas últimas partidas, quando o Vasco atuou com três volantes e sem um homem de área, a promessa é de uma equipe mais leve contra o Avaí, neste sábado, em São Januário. Quem garante é o técnico Cristóvão Borges, que, mesmo sem confirmar nomes, deixou claro que Felipe e Juninho Pernambucano têm grandes chances de atuarem juntos desde o início.
Com a necessidade de vencer seus últimos três compromissos no Brasileiro e torcer para ao menos um tropeço do Corinthians se quiser conquistar o título, Cristóvão não enxerga outra saída a não ser formar uma equipe que pressionará o Avaí desde o início.
- O Vasco precisa do resultado. E independentemente da formação, tem de pressionar o adversário. Jogar como fizemos nos dois últimos jogos era uma forma de proteção. A diferença é que contra o Botafogo a bola entrou. Contra o Palmeiras, não - explicou o técnico.
Mas a principal diferença entre os jogos, na verdade, foi o número de finalizações do adversário. Contra o Botafogo, o Vasco finalizou 11, e o adversário, cinco. No Pacaembu, foram 13 do Vasco e 16 do Palmeiras.
Suspense até a hora do jogo
Em apenas sete oportunidades no Campeonato Brasileiro Felipe e Juninho atuaram juntos no  Vasco. Seis iniciando como titulares (contra Corinthians, Internacional, Atlético-PR, Bahia e Palmeiras, todos no primeiro turno) e em outra, o camisa 8 entrou no segundo tempo (contra o Botafogo, dia 7 de agosto). A última delas no empate em 0 a 0 com o São Paulo, dia 30 de outubro. Critóvão Borges preferiu manter o mistério, mas deixou claro que, para o que pretende diante do Avaí, conta com a dupla experiente.
- Com os dois juntos o time ganha em qualidade na saída e no toque de bola. Perde um pouco de força na marcação, mas isso nós podemos compensar com outros jogadores. Os dois estão bem.
O técnico reconheceu que o degaste físico da dupla é uma questão a ser considerada, mas afirmou que Felipe e Juninho estão prontos. O primeiro foi titular nas duas últimas partidas e o segundo foi poupado no jogo contra o Palmeiras.
O Vasco deve enfrentar o Avaí com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Dedé e Jumar; Romulo, Juninho Pernambucano, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Élton.

Leão desmente Dagoberto e diz que Juvenal não interferiu na escalação

Treinador disse que sacou o atacante do jogo contra o Atlético-PR por uma questão tática e confirma que jogador voltará em outra função neste sábado

Por Marcelo Prado São Paulo
Depois de ter sido sacado da equipe na partida contra o Atlético-PR, na última quarta-feira, em Curitiba, o atacante Dagoberto voltará a ser titular no São Paulo no duelo deste sábado, contra o América-MG, no estádio do Morumbi. A necessidade da vitória fez o técnico Emerson Leão utilizar um esquema ousado, com quatro homens de frente: Lucas, Dagoberto, Luis Fabiano e Fernandinho.
O jogador voltará a começar uma partida envolvido em nova polêmica. Com pré-contrato assinado para defender o Internacional a partir de abril de 2012, o atacante disse no desembarque da delegação são-paulina na última quinta-feira que o veto na partida contra o Furacão partiu do presidente Juvenal Juvêncio. Leão fez questão de desmentir isso na entrevista concedida nesta sexta.
Dagoberto no treino do São Paulo (Foto: João Neto / VIPCOMM)Atacante voltará ao time titular na partida deste sábado, no estádio do Morumbi  (Foto: João Neto / VIPCOMM)
- O Dagoberto sabia que iria para lá [Curitiba] porque ele estava no grupo. No ensaio já tinha perdido a titularidade, pois no treino mantivemos dois flancos marcadores e ele não sabe fazer essa função. Falei para ele antes de levá-lo, ontem no dia do jogo, hoje também, que o presidente não interferiu em absolutamente nada [na escalação]. A responsabilidade é minha – afirmou Leão.
Dagoberto será titular em uma nova função. Dos quatro homens de frente, ele será o que atuará um pouco mais recuado, com liberdade para vir buscar a bola no meio-campo. Leão acredita que essa mudança fará o atleta voltar a crescer. Artilheiro do time em 2011, com 22 gols, ele não balança as redes adversárias há seis jogos. Seu último tento ocorreu no dia 5 de outubro, no duelo contra o Cruzeiro, disputado em Sete Lagoas-MG (empate por 3 a 3).
- Agora ele volta para outra função. Ele pode ser o homem que chega na área, ele gosta de render assim porque se desgasta menos – ressaltou o treinador.

Cartola do Verdão garante Pierre em 2012 e mostra otimismo com reforços

César Sampaio diz que volante, emprestado ao Atlético-MG, voltará ao Verdão, e com aval de Felipão. Contratações seguem tratadas com sigilo

Por Sergio Gandolphi São Paulo
Pierre no treino do Atlético-MG (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Volante Pierre está emprestado ao Atlético-MG
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Emprestado ao Atlético-MG até o fim do ano, o volante Pierre está nos planos do Palmeiras e do gerente de futebol César Sampaio para a próxima temporada. A diretoria já conta com o retorno do jogador no planejamento de 2012 e deve relacioná-lo para a reapresentação do elenco alviverde em janeiro, depois das férias. Com convicção, Sampaio afirmou que Pierre voltará a vestir a camisa do Verdão.
– Ele tem contrato com o Palmeiras até 2013 e vai voltar no ano que vem. É um jogador que quero ver outra vez vestindo a camisa do Palmeiras – afirmou Sampaio, que atuava na mesma posição em sua época de jogador.
Depois do jogo contra o Vasco, na quarta-feira, Luiz Felipe Scolari foi questionado sobre a importância de Pierre e seu possível retorno. Satisfeito com o desempenho do volante no Galo, Felipão reforçou a tese da direção de que o jogador é parte do planejamento para o ano que vem. Com 199 jogos pelo clube, Pierre terá, finalmente, a oportunidade de completar 200 com a camisa do Palmeiras.
– Emprestado para um outro clube o Pierre teria a oportunidade de ganhar uma sequência de jogos. Ele sempre foi bem recebido por aqui. Quando terminar o contrato, bom para nós, ele vai voltar com personalidade e sem problemas de lesões. Em princípio ele tem de voltar, é jogador nosso – disse Felipão.
Pierre, porém, é o único jogador comentado abertamente pela diretoria, já que pertence ao próprio Palmeiras. Outras contratações são mantidas em sigilo, mas César Sampaio adianta que tem boas conversas com três jogadores de bom nível para a próxima temporada. Otimista, o dirigente diz que ainda não percebeu rejeição de qualquer jogador a propostas do Verdão – a crise interna e constantes confusões poderiam afastar bons nomes do Palestra Itália.
– Temos conversas adiantadas com três jogadores para 2012, mas a ordem é não divulgar nenhum nome até o final do Campeonato Brasileiro, porque temos uma situação que ainda não está definida no campeonato – avisou Sampaio.
– Não vejo rejeição de atletas para jogar pelo clube. Pelo contrário. Por dia, recebo três indicações de atletas que gostariam de jogar pelo Palmeiras. Vamos fazer uma análise do nosso elenco também, ver os contratos que terminam, os contratos que são mais longos, para saber quais jogadores serão aproveitados e quais serão emprestados – completou o dirigente.