sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Com 'o que tem de melhor', mas sem Falcão, Brasil enfrentará a Costa Rica

Craque pediu para não ser chamado para amistosos por causa do desgaste. Técnico afirma que ausência do ala não tem a ver com os últimos incidentes

Por Alfredo Bokel Rio de Janeiro
Marcos Sorato seleção brasileira futsal (Foto: Beto Costa/CBFS)Sorato garante que os últimos incidentes com Falcão
não o tiraram da seleção (Foto: Beto Costa/CBFS)
A seleção brasileira de futsal foi convocada para os dois últimos amistosos do ano, contra a Costa Rica, nos dias 14 e 16 de dezembro, em Cartago, a 20 quilômetros da capital costarriquenha, San José. Para estes jogos, o técnico Marcos Sorato poderá contar com o ‘que tem de melhor’, como ele mesmo define, inclusive com jogadores que atuam na Espanha e não participaram da conquista do Grand Prix, no mês passado.
Mas se a lista de 14 convocados, divulgada nesta sexta-feira, tem os principais jogadores, como explicar a ausência do craque Falcão? Segundo Sorato e o próprio ala, a explicação é o desgaste da temporada, simplesmente. A ausência do craque nada tem a ver com o fato de Falcão ter reclamado da reserva durante o Grand Prix ou com a agressão do craque contra o árbitro do primeiro jogo da final da Liga Futsal.
- Estive dando um curso na Inglaterra entre os dias 10 e 17 e entreguei a lista de convocados antes dessa viagem. Só soube do episódio do primeiro jogo da final ontem (quinta), então a ausência do Falcão não tem nada a ver com isso, nem com qualquer outro motivo. Estamos monitorando um grupo de 25 jogadores, de onde sairão os convocados para o Mundial da Tailândia (em novembro de 2012). E o Falcão está entre eles. Ele teve um ano pesado, com problema no joelho, então acho que ele precisa se recuperar de uma temporada desgastante.
Falcão concorda com o treinador e revela, inclusive, que pediu para não ser chamado para os últimos amistosos do Brasil em 2011.
- Já havia resolvido com a comissão técnica da seleção brasileira que não seria convocado desta vez, para que eu pudesse ter este tempo de descanso antecipado para voltar da melhor maneira possível para 2012, ano do Mundial. Estou no meu limite após muitas partidas pela seleção, além dos 52 jogos pelo Santos - disse Falcão.
Falcão seleção brasileira grand prix futsal (Foto: Cristiano Borges/ CBFS)Falcão na final do Grand Prix contra a Rússia, seu
último jogo pelo Brasil (Foto: Cristiano Borges/ CBFS)
Oito dos 14 convocados para enfrentar a Costa Rica participaram do título no Grand Prix. As novidades são cinco jogadores que atuam no forte futsal espanhol - Rafael, Ari, Gabriel, Betão e Wilde - e o fixo Ciço, que joga no Irã e chegou a ser convocado para o Grand Prix, mas se lesionou antes da competição.
Para Sorato, o mais importante dos amistosos contra os costarriquenhos será o tempo que a seleção terá para se dedicar aos treinamentos.
- Primeiro, a Costa Rica nos ofereceu as condições para uma semana de treinamento. Além disso, é uma das melhores seleções da Concacaf, teve um treinador espanhol até bem pouco tempo e vem evoluindo - concluiu o treinador.
Em 2011, o Brasil realizou 30 jogos até o momento, com 26 vitórias, três empates e uma derrota. Além do hexacampeonato do Grand Prix, os brasileiros conquistaram nesta temporada o bicampeonato do Torneio da China e a Copa América de Futsal.
Confira os convocados:
Goleiros
Djony - Santos (SP)
Tiago - São José/Vale Sul Shopping (SP)
Fixos
Ciço - Foolad Maha (Irã)
Neto - Santos (SP)
Rafael - Inter Movistar (Espanha)
Alas
Ari - Barcelona/Alusport (Espanha)
Gabriel - Barcelona/Alusport (Espanha)
Gadeia - Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Jackson - Santos (SP)
Valdin - Santos (SP)
Vinicius - MFK Dinamo (Rússia)
Pivôs
Betão - Inter Movistar (Espanha)
Fernandinho - MFK Dinamo (Rússia)
Wilde - Barcelona/Alusport (Espanha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário