sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Guia do título: Corinthians abre vantagem e desponta como favorito

A três rodadas do fim do Brasileirão, Timão aparece com 75% de chances de levar a taça. Fluminense aproxima-se da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Após a vitória sobre o Ceará, na última quarta-feira, a Fiel empolgou-se e gritou “é campeão” no Presidente Vargas, em Fortaleza. Se ainda não é para tanto, o Corinthians deu um importante passo rumo ao pentacampeonato, em uma rodada que viu seu principal concorrente, o Vasco, empatar com o Palmeiras. As chances de título do Timão, que já eram boas, saltaram de 50% para 75%, a três jornadas do fim do Brasileirão, na visão do matemático Tristão Garcia.
- O Corinthians fez a diferença ao conseguir essa vitória fora. É o favorito. Está a duas vitórias e um empate de sagrar-se campeão. Precisa confirmar isso dentro de campo, mas, pela primeira vez, aparece como o grande favorito. E isso a três rodadas do fim - analisou o matemático.
Mesmo após o empate com o Palmeiras, o Vasco continua sendo o principal adversário do Corinthians. Com 62 pontos, a dois do líder, o time carioca teve suas chances de títulos reduzidas a menos da metade - de 43%, caíram para 21%.
- Mas essa vantagem do Corinthians pode se reverter para o Vasco na próxima rodada. Em casa, o Vasco pega o Avaí rebaixado (o time ainda tem uma remota possibilidade de escapar). O Corinthians tem um jogo mais complicado. Apesar de jogar em casa, o Atlético-MG vive um bom momento. O campeonato ainda está aberto - disse Tristão.
Flu: longe do título, mas perto da Libertadores
Apesar da incrível vitória do Fluminense sobre o Grêmio, Corinthians e Vasco ainda são os dois únicos favoritos ao título. O Tricolor carioca segue com os mesmos 3% e distante de repetir o feito da última temporada, na opinião de Tristão.
No entanto, se o título parece cada vez mais distante, a Libertadores é uma realidade próxima. Com 59 pontos, o Fluminense está muito próximo de garantir uma vaga, com 93% de chances de se juntar a Vasco, Santos e Corinthians - os brasileiros que já carimbaram seu passaporte.
- O Fluminense estava atrasado. Conseguiu tirar bastante, mas o tropeço em casa para o America-MG não ficou de graça. Fez uma grande campanha de recuperação buscando o titulo e está perto de levar como prêmio a vaga na Libertadores. Com mais uma vitória, praticamente confirma a classificação.
Nos cálculos de Tristão Garcia, 63 pontos garantem uma vaga. No entanto, com 62 dificilmente um time deixará escapar a Libertadores, e mesmo com 61 as chances são boas. Vale ressaltar que apenas os dois primeiros colocados, além de Vasco e Santos, garantem presença na fase de grupos. Os outros dois terão de disputar a Pré-Libertadores.
E a briga pelas duas vagas restantes têm seis times na disputa. Quarto colocado, o Figueirense deu um importante passo ao empatar fora de casa com o Flamengo. Agora, a possibilidade de disputar pela primeira vez a Libertadores é de 77%.
São boas as chances de o Flamengo garantir a vaga com duas vitórias. Ganhando do Atlético-GO, vai se beneficiar
dos confrontos diretos de
seus concorrentes"
Tristão Garcia
Praticamente fora da disputa do título, o Flamengo desperdiçou a oportunidade de abrir vantagem para seus principais concorrentes na briga por uma vaga na Libertadores: tem agora 50% de chances. Na próxima rodada, seus principais concorrentes se enfrentam. O Botafogo recebe o Inter no Engenhão, e o Fluminense visita o Figueira em Florianópolis.
- São boas as chances de o Flamengo garantir a vaga com duas vitórias. Ganhando do Atlético-GO, no domingo, vai se beneficiar dos confrontos diretos de seus concorrentes. Mas precisa vencer. Apesar do empate em casa, esse pontinho contra o Figueirense foi importante - argumentou Tristão.
Com campanhas desastrosas nas últimas rodadas, Botafogo e São Paulo também são candidatos a uma vaga. Os cariocas, que não ficavam fora da zona de classificação para a Libertadores desde a 15ª rodada, têm 40% de chances. Já os paulistas têm 14%.
Um dos poucos que lutam por uma vaga na Libertadores a vencer na rodada, o Inter voltou forte para a briga e decide seu futuro no Rio de Janeiro. Com 22% de chances, enfrenta Botafogo e Flamengo - adversários diretos - nas duas próximas rodadas.
- A situação é difícil. Mesmo que vença os dois jogos no Rio, vai precisar vencer ou empatar o Gre-Nal na ultima rodada.
O Coritiba, com 4%, corre por fora. Precisa vencer seus três jogos e torcer por uma combinação de resultados para ir à Libertadores.
Domínio paulista
histórico G4 rodada 35 (Foto: ArteEsporte)
Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ter 20 clubes na era dos pontos corridos, em 2006, uma coincidência chama a atenção no topo da tabela. Ao fim da 35ª rodada, em todas as edições, São Paulo ou Corinthians liderava a competição.
Entre 2006 e 2009, o Tricolor estava na ponta a três rodadas do fim, e só não ficou com o título em 2009, quando perdeu a liderança na penúltima jornada para o Flamengo. Já o Corinthians liderava o Brasileirão no ano passado a essa altura com um ponto de vantagem para o Fluminense - que depois se sagrou campeão brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário