domingo, 20 de abril de 2014

Adilson Batista questiona calendário do futebol e critica até partido político

Técnico vascaíno cita fatores que impediram uma boa exibição do Vasco na estreia pela Série B e sobra até para o partido da presidente Dilma Rousseff: "Sou anti PT"

Por Rio de Janeiro
159 comentários
A pergunta era sobre a exibição abaixo da média na estreia do Vasco no Campeonato Brasileiro. Fatores como a ausência de jogadores importantes (como Guiñazu, Rodrigo, Pedro Ken e Edmilson) e até mesmo a punição de jogar com os portões fechados atrapalharam o Cruz-Maltino. Mas a resposta do técnico Adilson Batista gerou risadas na sala de imprensa de São Januário após o empate em 1 a 1 com o América-MG, na tarde do último sábado. Depois de o treinador questionar o calendário do futebol nacional, sobrou até para o partido político da presidente Dilma Rousseff.
Adilson Batista Vasco (Foto: Luciano Belford / Ag. Estado)Adilson na estreia do Vasco na Série B: desfalques atrapalharam o Vasco contra o Coelho (Foto: Luciano Belford / Ag. Estado)


- Não vi um futebol tão abaixo assim como estão falando no primeiro tempo. Enfrentamos um adversário fechado que dificultou nosso jogo. Mas pelo menos gostei da postura. Aí entra a qualidade, o entrosamento, uma série de fatores. Tivemos desgaste na final, na Copa do Brasil. E volta a tecla que sempre bati desde os tempos de jogador. Só o Brasil tem estadual. O mundo tem pontos corridos há 200 anos, nós há 10. Há 300 anos os gramados são 100m x 68m, aqui jogamos com 120m x 90m. É muita coisa errada, estamos engatinhando. Eu tento fazer a minha parte. Confesso a você que não é o ideal. O porquê disso tudo nós precisamos analisar. O jogo contra o Resende precisava ser em Manaus? É muita coisa junto que nem adianta falar. Não consegui falar tudo isso. E tem gente que acha que o Brasil está bom. Sou anti PT - frisou.

Momentos antes, Adilson já havia criticado a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao Vasco. Em razão da briga de torcedores na última rodada do Brasileirão 2013, o clube de São Januário estreou na Série B com portões fechados. Foi a primeira da série de três partidas sem torcedores em sua casa na competição. Depois, o clube ainda terá de disputar mais três jogos com seu mando a pelo menos 100km da cidade do Rio de Janeiro.

- É difícil. Confesso que não gostei, mas precisamos cumprir o que foi determinado. É desagradável. Para eles, para nós, para o espetáculo, para quem está vendo, até para vocês que precisam trabalhar. Não gostei da experiência. E temos mais duas ainda. Vamos lá - reclamou.

Depois de uma semana com jogos pelo Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro, o Vasco deu dois dias de folga para seu elenco. A reapresentação está marcada para a próxima terça-feira. A equipe volta a jogar pela Série B no próximo sábado, contra o Luverdense, na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 16h20 (de Brasília).

Treze estuda transferir jogo contra o Vasco para algum 'estádio de Copa'

Medida vem sendo estudada para que time fature com Copa do Brasil, já que o PV é 'estádio pequeno' e o Amigão, em obras, vem funcionando com capacidade reduzida

Por Campina Grande e João Pessoa
59 comentários
Eduardo Medeiros, presidente do Treze (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)Eduardo Medeiros, presidente do Treze
(Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)
O presidente do Treze, Eduardo Medeiros, declarou neste domingo que o clube está estudando a possibilidade de “vender” o jogo do time contra o Vasco, pela segunda fase da Copa do Brasil, para algum estádio de Copa do Mundo. A medida aconteceria para que o time pudesse faturar mais com o confronto, já que o estádio do clube, o Presidente Vargas, comporta menos de 10 mil torcedores; e o Estádio Amigão, a outra opção da cidade, está em obras e funcionando com capacidade reduzida.
A ideia não chega a ser nova. E na primeira fase da competição nacional aconteceu com o próprio Vasco, quando o carioca Resende mandou o jogo de ida na Arena da Amazônia, em Manaus, justamente para pegar carona na popularidade vascaína.
Eu não posso fechar os olhos para a situação financeira do clube atualmente"
Eduardo Medeiros
 Eduardo Medeiros pondera, no entanto, que ainda não tem uma definição sobre caso. Admite inclusive que uma medida como estas provocaria desconforto nele. Mas ao mesmo tempo se diz consciente de que uma boa renda viria em boa hora para o Galo.
- Ainda vamos ter uma conversa definitiva com todos os diretores do Treze. Para valiar o caso. Sei que é uma medida complicada. Mas eu não posso fechar os olhos para a situação financeira do clube atualmente – declarou.
O dirigente não revelou qual seria o estádio que substituiria as opções paraibanas para o jogo, mas a ideia seria colocar o jogo ou em alguma das arenas do Nordeste ou na própria Arena da Amazônia, onde aconteceu o jogo Resende x Vasco.
Pela tabela da Copa do Brasil, o jogo de ida da Copa do Brasil vai acontecer no dia 30 de abril e está inicialmente prevista para o Estádio Amigão. Já a volta, caso o Vasco não vença o primeiro confronto por dois ou mais gols de diferença, está prevista para 14 de maio.
estádio amigão em obras csp x sport campina (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com/pb)Estádio Amigão: obras e capacidade reduzida (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com/pb)

Hamilton vence com tranquilidade na China; Massa prejudicado em pit stop

De ponta a ponta, inglês triunfa pela terceira vez seguida em 2014; Rosberg completa dobradinha da Mercedes e mantém liderança no campeonato; brasileiro chega em 15º

Por Xangai, China
Comente agora
Se na corrida anterior, no Bahrein, Lewis Hamilton teve que suar para conter as investidas de Nico Rosberg e sair vitorioso, no GP da China deste domingo, o britânico da Mercedes não deu a mínima chance para os adversários. Largando na pole position, faturou a prova com extrema facilidade, de ponta a ponta, com 18s de vantagem. Um "chocolate" de Páscoa. Com o terceiro triunfo seguido em quatro corridas, o campeão mundial de 2008 chegou aos 79 pontos no campeonato, mas mesmo assim não assumiu a liderança do campeonato, pois seu companheiro Nico Rosberg completou a dobradinha das Flechas de Prata. O alemão, que se recuperou após ter caído para a sétima posição na largada, passou a prova sem que a equipe pudesse ler os dados da telemetria de seu carro. Com o 25º triunfo na carreira, Hamilton ultrapassou a lenda Juan Manuel Fangio e se igualou a outros dois gigantes, Jim Clark e Niki Lauda, como o oitavo piloto com mais vitórias na Fórmula 1. No primeiro GP sob o comando do novo chefe da Ferrari, Marco Mattiacci, o espanhol Fernando Alonso, com uma atuação consistente, levou o carro vermelho a um inédito pódio em 2014. Confira os melhores momentos no vídeo acima.
Williams faz lambança em pit de Massa
Felipe Massa, que chegou a ser tocado por Alonso na largada, poderia estar brigando com o espanhol por um lugar no pódio, mas uma lambança da Williams em seu primeiro pit stop, na volta 11, prejudicou completamente sua corrida. Os mecânicos trocaram os pneus traseiros entre si. Ao perceber o equívoco, eles se corrigiram, mas tiveram muita dificuldade para fixar as rodas corretamente por as terem forçado antes. Com isso, o brasileiro ficou uma “eternidade” nos boxes, caindo para a última posição. No fim, completou em 15º, longe da zona de pontuação. Confira a explicação detalhada do erro da Williams.
hamilton gp china fórmula 1 (Foto: EFE)Lewis Hamilton celebra sua terceira vitória consecutiva na temporada 2014 (Foto: EFE)

Quem ameaçou o pódio de Alonso foi um - mais uma vez - inspirado Daniel Ricciardo. O australiano da RBR chegou a ser superado por Sebastian Vettel no início, mas imprimiu um bom ritmo e forçou o tetracampeão mundial, pela segunda prova seguida, a receber ordem dos boxes para abrir caminho. O alemão chegou em quinto, seguido por Nico Hulkenberg (Force India) e Valtteri Bottas (Williams). Novamente discreto, Kimi Raikkonen completou a prova na oitava posição. Sergio Pérez (Force India) e Daniil Kvyat (STR) completaram a zona de pontuação.
Comissário erra e dá bandeirada para Hamilton no fim da penúltima volta
Uma lambança da direção de prova por pouco não causou uma grande confusão. O comissário mostrou a bandeira quadriculada para Hamilton na penúltima volta. De acordo com o regulamento, se a bandeirada é mostrada equivocadamente antes do previsto, o resultado final é determinado pelo fim da volta anterior. Com isso, foi levada em consideração a classificação da 54ª das 56 voltas. Por sorte, o erro não teve grandes consequências: a única alteração foi a inversão das posições de Kamui Kobayashi e Jules Bianchi, que haviam completado em 17º e 18º, respectivamente.
Após uma etapa na Oceania e três na Ásia, a Fórmula 1 volta daqui a três semanas para a chamada "temporada europeia" com oito das nove próximas corridas disputadas no "velho continente". O GP da Espanha está marcado para o dia 11 de maio, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Massa é tocado por Alonso na largada
Partindo de sexto, Massa largou bem mais uma vez. O brasileiro colocou por dentro do pelotão, e vinha ganhando posições até levar um toque involuntário de Alonso, não saindo da prova por pouco. Hamilton manteve a ponta, enquanto Vettel passou Ricciardo e assumiu o segundo lugar. O australiano da RBR também perdeu a posição para Alonso. A decepção ficou por conta de Rosberg. Com problemas de leitura na telemetria de seu carro, o alemão da Mercedes foi engolido pelos rivais, caindo para sétimo e tocando em Bottas.
Felipe Massa é tocado por Fernando Alonso na largada do GP da China (Foto: AFP)Felipe Massa é tocado por Fernando Alonso na largada do GP da China (Foto: AFP)

Com o bom carro da Mercedes, Rosberg recuperou terreno rapidamente. Primeiro, deixou Hulkenberg para trás. Pouco tempo depois, ultrapassou Massa e assumiu a quinta posição. O primeiro abandono da prova ficou por conta de Adrian Sutil, na volta 7, com problemas em sua Sauber. Lá na frente, Hamilton voava, abrindo quase 10 segundos para Vettel em dez voltas.
Problema em pit stop atrapalha Massa
Felipe Massa foi para os boxes na volta 11 e teve problemas em seu pit stop. Primeiro, os mecânicos inverteram os pneus traseiros da parada. Na sequência, tiveram muita dificuldade para fixar a roda traseira esquerda, fazendo o brasileiro ficar uma “eternidade” esperando. Ele retornou à pista em último, mais de dez segundos atrás do penúltimo colocado, com a corrida completamente prejudicada.
Enquanto Hamilton e Ricciardo adiavam ao máximo suas primeiras paradas, Alonso ganhou a posição de Vettel nos boxes. Líder, o britânico da Mercedes, enfim, fez seu pit stop na volta 18, pouco depois de dar uma escapadinha de pista com os já desgastados pneus macios. Ele voltou 3s à frente do espanhol da Ferrari. Rosberg foi outro que ganhou colocação na parada, empurrando Ricciardo para o quinto lugar. Após 20 voltas, Hulk, Bottas, Raikkonen, Grosjean e Pérez completavam o top 10. Nesse momento, Massa era o 19º.
Vettel ignora ordem da RBR e tenta segurar Ricciardo
Rosberg chegou rapidamente em Vettel. Mas o alemão da RBR vendeu caro a terceira posição para o compatriota da Mercedes. No embalo, Ricciardo também se aproximou do tetracampeão. Sebastian, então, ouviu no rádio, pela segunda corrida seguida, a ordem para abrir passagem para o companheiro. Mas Vettel não deu muita bola para a mensagem e resistiu a duas investidas do australiano, que conseguiu ganhar a posição na segunda tentativa. Lá atrás, sem a quarta marcha, Grosjean tinha dificuldades para se manter na pista e recolheu para os boxes.
Com metade da prova completada, Hamilton sobrava, 15s à frente de Alonso. Enquanto isso, Rosberg forçava o ritmo para se aproximar do piloto espanhol. Ricciardo vinha em quarto, abrindo de Vettel, o quinto. Em corrida de recuperação, Massa era o 16º.
Ultrapassado por retardatário, Vettel reclama
Em cena inusitada, Vettel – com pneus desgastados – foi deixado para trás pela Caterham de Kobayashi, que estava uma volta atrás. Pelo rádio, o alemão reclamou de ter sido ultrapassado pelo retardatário: “Está de brincadeira. Ele me passou porque está com pneus melhores. Duas voltas depois isso vai mudar”.
Massa fez sua segunda parada e, dessa vez, não teve problemas, voltando na 17ª posição. Após a rodada de pit stops, Alonso manteve a segunda posição, à frente de Rosberg, enquanto Hamilton seguiu confortavelmente na ponta.
Rosberg, enfim, colou em Alonso e conseguiu a ultrapassagem sem dificuldades na volta 42, assumindo a segunda posição. Hamilton seguia na ponta com folga, com 15s de vantagem. O espanhol passou então a ser caçado por Ricciardo.
O australiano não teve tempo para alcançar o espanhol da Ferrari, que terminou no pódio. E se tivesse, um erro do fiscal responsável pela bandeirada poderia ter lhe prejudicado. Pelo rádio, Hamilton disse ter visto a bandeira quadriculada na penúltima volta. Não era impressão. Segundo o regulamento, quando há um erro na sinalização do fim da corrida, é levada em consideração a a classificação da volta anterior. Com isso, o resultado final foi considerado após o fim da 54ª das 56 voltas. Assim, Haimilton venceu com 18s de vantagem para Rosberg, fechando a terceira dobradinha da Mercedes no ano. Massa completou a prova na 15ª posição.
hamilton  gp china fórmula 1 (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton comemora a vitória no pódio do GP da China (Foto: Getty Images)
Confira o resultado final do GP da China (após 54 das 56 voltas previstas*):
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h33m26s338 (25 pontos)
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +18s0   (18)
3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +23s6     (15)
4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +27s1    (12)
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +47s8    (10)
6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +54s3    (8)
7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +55s7     (6)
8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)  +1m16s3   (4)
9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1m22s6   (2)
10) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1 volta    (1)
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1 volta
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +1 volta
13) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1 volta
14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
15) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1 volta
16) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta
17) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1 volta
18) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) +1 volta
19) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +2 voltas
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) +2 voltas
Abandonaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 27 voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 4 voltas
Volta mais rápida: Nico Rosberg, com 1m40s402 na volta 39
* Como a bandeira quadriculada foi mostrada para o líder ao fim da 55ª das 56 voltas, o resultado final levou em consideração a classificação da 54, como previsto no artigo 43.2 do regulamento desportivo
Circuito Circuito GP da China (Foto: Editoria de arte)Circuito Internacional de Xangai, palco do GP da China (Foto: Editoria de arte)


Parecia que o GP da China tinha começado bem para Felipe Massa e para a Williams. O brasileiro caprichou mais uma vez na largada e, apesar do toque lateral de Fernando Alonso (incidente de corrida, a meu ver), conseguiu se colocar bem entre os cinco primeiros colocados da prova. Tudo corria bem para Massa até o primeiro pit stop da prova, quando a equipe inglesa jogou sua corrida no lixo.
Tudo começou quando os mecânicos da roda traseira esquerda não conseguiram trocar o pneu de forma correta. Toda a operação demorou mais de um minuto até a equipe, finalmente, conseguir colocar os dois pneus traseiros no lugar e devolver Massa à pista. O problema na parada estragou de vez a corrida do brasileiro. Ele foi jogado da sexta para a última posição, muito longe do penúltimo, e passou o resto da prova com a inglória tarefa de se recuperar, algo quase impossível nestas circunstâncias: terminou só em 15º.

Felipe Massa pit stop Williams GP da China

Durante a corrida, a Williams chegou a dizer que a falha foi ocasionada pelo toque de Fernando Alonso na largada. Só que, se olharmos o vídeo do pit stop com atenção, é fácil notar que a equipe inglesa cometeu um erro primário, quase amadorístico. A desgraça começou com a inversão dos pneus traseiros antes da parada: os mecânicos tentaram encaixar o direito no lado esquerdo e vice-versa. Com isso, as porcas esgarçaram com a força das pistolas. Em seguida, eles trocaram os pneus de lado, colocando-os nos lugares corretos. Aí foi a vez das porcas não funcionarem, já que elas tinham sido forçadas.

- Tentamos colocar o pneu esquerdo no lado direito e vice-versa. Assumo a culpa, é parte de minha posição na equipe - disse Rob Smedley, chefe de desempenho da Williams, após a corrida.

Perdidos, os mecânicos resolveram substituir a porca da roda do lado esquerdo, a que mais demorou a ser trocada. E, então, o encaixe ocorreu rapidamente. Uma falha inadmissível para uma equipe experiente como a Williams. E por que a tese de um dano causado pelo toque com Alonso não é plausível? Simples: se algo tivesse ocorrido, os mecânicos já teriam problemas na hora de retirar a roda e essa parte do processo foi realizada com certa facilidade. Para completar, o segundo pit de Massa ocorreu sem falhas.

Felipe Massa Williams GP da China

No comunicado após a corrida, a equipe admite um erro no pit stop, apesar de não entrar no mérito exato do que aconteceu. O fato é que Massa já teve seu início de campeonato comprometido. E por erros de terceiros. Além da falha no pit stop desta corrida, o brasileiro foi abalroado na largada da abertura do campeonato pela Caterham de Kamui Kobayashi. Quando completou as corridas, sempre chegou à frente do companheiro, o finlandês Valtteri Bottas. A pontuação da temporada, entretanto, é cruel e não corresponde à realidade na pista: Bottas tem 24 pontos contra apenas 11 de Massa. Mais que o dobro.

Apesar de grande, o prejuízo não é definitivo. Mas Massa terá de continuar a acelerar, exatamente como está fazendo neste início de ano, para tentar recuperar terreno. E, claro, torcer para que a Williams não cometa mais erros primários ou que outros pilotos não batam em seu carro.

Thiago Pitbull ganha prêmio de "Luta da Noite" com vitória sobre Baczynski

Após dois anos sem entrar no octógono, brasileiro retorna embolsando cerca de R$ 112 mil. Donald Cerrone e Alex White levam "Performances da Noite"

Por Direto de Orlando, EUA
21 comentários
Depois de dois anos sem lutar, Thiago Pitbull foi premiado em seu retorno ao octógono. Além de vencer Seth Baczysnki de forma dominante, por decisão unânime, neste sábado, no UFC: Werdum x Browne, em Orlando, o brasileiro vai embolsar mais US$ 50 mil (cerca de R$ 112 mil), junto com o americano, por terem feito a "Luta da Noite". O meio-médio foi superior durante os três rounds, recuperando-se da derrota para Martin Kampmann, em 2012.
Thiago Alves x Seth Baczynski UFC MMA (Foto: Getty Images)Thiago Pitbull e Seth Baczynski fizeram a Luta da Noite (Foto: Getty Images)
Além de Pitbull e Baczynski, Donald Cerrone e Alex White faturaram o mesmo valor ao serem premiados pela "Performance da Noite". O Cowboy foi o autor da única finalização do evento, após começar em desvantagem contra o brasileiro Edson Barboza e conseguir inverter a situação com um jab que derrubou o friburguense, abrindo caminho para o mata-leão. Já White nocauteou Estevan Payan em 1m28s de luta, em sua estreia no Ultimate.
Confira os resultados completos do UFC: Werdum x Browne:

Fabrício Werdum venceu Travis Browne por decisão unânime
Miesha Tate venceu Liz Carmouche por decisão unânime
Donald Cerrone venceu Edson Barboza por finalização (mata-leão) aos 3m15s do primeiro round
Yoel Romero venceu Brad Tavares por decisão unânime
Khabib Nurmagomedov venceu Rafael dos Anjos por decisão unânime
Thiago "Pitbull" Alves venceu Seth Baczynski por decisão unânime
Jorge Masvidal venceu Pat Healy por decisão unânime

Alex White venceu Estevan Payan por nocaute técnico a 1m28s do primeiro round
Caio Monstro venceu Luke Zachrich por nocaute técnico aos 44s do primeiro round

Jordan Mein venceu Hernani Perpétuo por decisão dividida
Dustin Ortiz venceu Ray Borg por decisão dividida
Mirsad Bektic venceu Chas Skelly por decisão majoritária
Derrick Lewis venceu Jack May por nocaute técnico aos 4m23s do primeiro round

Miesha Tate supera Carmouche por pontos e vence a primeira no UFC

Após duas derrotas seguidas na organização, Cupcake se recupera com triunfo por decisão unânime no UFC: Werdum x Browne, em Orlando

Por Orlando, EUA
42 comentários
Miesha Tate, enfim, conseguiu uma vitória no Ultimate. Após perder as duas primeiras, contra Cat Zingano e Ronda Rousey, ela superou Liz Carmouche por decisão unânime (triplo 29-28), na noite deste sábado, no UFC: Werdum x Browne, pelo peso-galo, em Orlando. Este foi o 14º triunfo do cartel da Cupcake, que também tem cinco derrotas. Já Carmouche perdeu a segunda seguida, já que vinha de revés contra Alexis Davis, que será a próxima desafiante do cinturão que pertence a Ronda. Agora, são nove vitórias e seis derrotas na carreira da Girl-rilla.
As lutadoras trocaram chutes baixos no início da luta. Miesha andava mais para a frente e acertou um bom chute na linha de cintura, mas Carmouche foi para o clinche. Na grade, Tate inverteu a posição, mas a Girl-rilla voltou a ficar em posição de domínio e aplicou a queda no double leg. A Miesha Tate ficou sentada, com as costas na grade, dando cotoveladas na lateral da cabeça da adversária. A Cupcake conseguiu se levantar, mas cedeu as costas e foi derrubada novamente. Miesha se levantou e tentou uma kimura em pé, mas não conseguiu ajustar a posição. Ela tentou outra vez, mas Carmouche fez a defesa corretamente e caiu por cima, ficando até o fim do round.
Miesha Tate x Liz Carmouche UFC MMA (Foto: Getty Images)Miesha Tate venceu Liz Carmouche na decisão unânime (Foto: Getty Images)
Após ser dominada no primeiro assalto, Tate buscou o combate logo no início do segundo, mas Carmouche voltou a pressioná-la contra a grade. A Cupcake conseguiu inverter a posição, mas as lutadoras se soltaram do clinche. Após ir para cima novamente, Miesha precisou defender outra tentativa de queda da rival, que teve sucesso com o single leg. Carmouche não estabilizou a posição e permitiu que a adversária se levantasse, mas aplicou o double leg para derrubar. Por baixo, Tate foi para a guilhotina. Na tentativa de se defender, Liz Carmouche ficou por baixo e passou a ser pressionada, mas, ao se levantar, inverteu a posição e pegou as costasda adversária, derrubando pouco antes de acabar o round.
Tate voltou para o terceiro round indo para o tudo ou nada e conectou duas combinações de jab e direto. Depois da segunda, aplicou a queda e caiu de guarda passada, trabalhando no ground and pound. Tentando se levantar, Carmouche deu as costas, e Miesha mochilou. Ela golpeava para abrir espaço para o mata-leão e colocou os dois ganchos. Carmouche chegou a ficar de pé, e Tate encaixou o mata-leão, fazendo muita força, mas a Girl-rilla conseguiu sobreviver. Miesha ainda ameaçou fazer a transição para uma chave de braço e terminou o combate golpeando.
Confira os resultados completos do UFC: Werdum x Browne:

Fabrício Werdum venceu Travis Browne por decisão unânime
Miesha Tate venceu Liz Carmouche por decisão unânime
Donald Cerrone venceu Edson Barboza por finalização (mata-leão) aos 3m15s do primeiro round
Yoel Romero venceu Brad Tavares por decisão unânime
Khabib Nurmagomedov venceu Rafael dos Anjos por decisão unânime
Thiago "Pitbull" Alves venceu Seth Baczynski por decisão unânime
Jorge Masvidal venceu Pat Healy por decisão unânime

Alex White venceu Estevan Payan por nocaute técnico a 1m28s do primeiro round
Caio Monstro venceu Luke Zachrich por nocaute técnico aos 44s do primeiro round

Jordan Mein venceu Hernani Perpétuo por decisão dividida
Dustin Ortiz venceu Ray Borg por decisão dividida
Mirsad Bektic venceu Chas Skelly por decisão majoritária
Derrick Lewis venceu Jack May por nocaute técnico aos 4m23s do primeiro round

UFC anuncia luta entre Werdum e Velásquez pelo cinturão dos pesados

Organização casa duelo após vitória contundente do brasileiro sobre o americano Travis Browne, neste sábado, em Orlando, na Flórida (EUA)

Por Orlando, EUA
155 comentários
Logo após a incontestável vitória de Fabricio Werdum sobre Travis Browne, por decisão unânime, no UFC: Werdum x Browne, em Orlando, na noite deste sábado, o Ultimate anunciou através de sua conta no Instagram que o brasileiro terá pela frente o campeão dos pesos-pesados, Cain Velásquez, pelo cinturão da categoria.
- Estou ansioso para lutar com Cain Velásquez. O título é tudo neste esporte e estou empolgado por ter a oportunidade de mostrar que posso ser campeão - disse Werdum, após o combate.
As últimas cinco lutas de Cain Velásquez foram contra brasileiros, sendo três delas contra Junior Cigano e duas contra Antônio Pezão. O americano perdeu a primeira contra Cigano, mas depois emplacou uma sequência de quatro vitórias seguidas, todas valendo o cinturão dos pesados.
velasquez x werdum (Foto: Instagram)Velásquez e Werdum vão se enfrentar pelo cinturão dos pesados (Foto: Instagram)
Confira os resultados completos do UFC: Werdum x Browne:

Fabrício Werdum venceu Travis Browne por decisão unânime
Miesha Tate venceu Liz Carmouche por decisão unânime
Donald Cerrone venceu Edson Barboza por finalização (mata-leão) aos 3m15s do primeiro round
Yoel Romero venceu Brad Tavares por decisão unânime
Khabib Nurmagomedov venceu Rafael dos Anjos por decisão unânime
Thiago "Pitbull" Alves venceu Seth Baczynski por decisão unânime
Jorge Masvidal venceu Pat Healy por decisão unânime

Alex White venceu Estevan Payan por nocaute técnico a 1m28s do primeiro round
Caio Monstro venceu Luke Zachrich por nocaute técnico aos 44s do primeiro round

Jordan Mein venceu Hernani Perpétuo por decisão dividida
Dustin Ortiz venceu Ray Borg por decisão dividida
Mirsad Bektic venceu Chas Skelly por decisão majoritária
Derrick Lewis venceu Jack May por nocaute técnico aos 4m23s do primeiro round

Encontro de pesos-pesados


dom, 20/04/14
por ultimmato |
categoria Fabricio Werdum
Por: Ivan Raupp e Evelyn Rodrigues
Direto de Orlando (EUA)

O peso-pesado brasileiro Fabricio Werdum aproveitou a coletiva pós-luta de sua vitória sobre Travis Browne, no UFC em Orlando, para tietar o ex-jogador de basquete Shaquille O’Neal, que estava presente no Amway Center para assistir ao evento e foi aos bastidores com o presidente da companhia, Dana White. Shaq parabenizou Werdum pela vitória, e o brasileiro, sempre irreverente, disse que iria comemorar vitória na mansão do pivô, que foi sede de uma coletiva de imprensa do UFC no meio da semana. (Fotos: Ivan Raupp)

Duas fraturas


dom, 20/04/14
por Klima Pessanha |
categoria Travis Browne
Depois de ser dominado por Fabrício Werdum em um duelo de cinco rounds no “UFC: Werdum x Browne”, que aconteceu neste sábado em Orlando, EUA, Travis Browne saiu do combate sem a chance ao cinturão de Cain Velásquez e com fraturas na mão e nas costelas. A informação foi confirmada por um dos treinadores do havaiano, que divulgou nas redes sociais uma foto do Raio-x da mão do peso-pesado:
“Acabamos de sair do hospital e viemos direto para o aeroporto. Aqui está o estrago na mão do Travis depois que ele derrubou o Werdum no primeiro round. Todos os méritos ao Werdum por ter se recuperado daquele knockdown. A mão e as costelas vão sarar e Travis Browne vai voltar mais forte do que nunca e não deixará ninguém ficar entre ele e o cinturão do UFC”, escreveu o treinador Ricky Lundell no Facebook.
Confia a imagem divulgada pelo treinador:

Werdum faz grande luta, domina Browne e se credencia para o título

Brasileiro vai bem no gás e na trocação e é superior ao americano na luta principal do UFC em Orlando. Próximo adversário será Cain Velásquez

Por Direto de Orlando, EUA
446 comentários
Fabricio Werdum se credenciou para disputar o cinturão peso-pesado do UFC em grande estilo. O brasileiro fez grande luta em Orlando (EUA), na noite deste sábado, dominou Travis Browne e derrotou o americano por decisão unânime dos jurados (49 a 46, 50 a 45 e 50 a 45) após cinco rounds. Oriundo do jiu-jítsu, Werdum mostrou uma trocação de primeira linha, gás duradouro e corpo resistente, já que absorveu bem as pancadas que levou do adversário. O resultado coloca o gaúcho na cara do gol pelo título, contra o campeão Cain Velásquez.
Aos 36 anos, Fabricio Werdum se manteve invicto desde que retornou ao Ultimate. Antes, havia vencido Roy Nelson, Mike Russow e Rodrigo Minotauro. Ele chegou a um cartel de 18 triunfos, cinco derrotas e um empate. Já Travis Browne, de 31 anos, agora tem 16 triunfos, dois reveses e um empate. O americano vinha de "Nocautes da noite" diante de Gabriel Napão, Alistair Overeem e Josh Barnett.
Fabricio Werdum x Travis Browne UFC MMA (Foto: Getty Images)Fabricio Werdum e Travis Browne em momento de trocação em Orlando (Foto: Getty Images)
No início da luta, Browne chutou baixo, e Werdum contra-atacou com um golpe de encontro de raspão. O americano clinchou e deu joelhadas, mas o brasileiro não sentiu. Werdum reclamou de um dedo no olho, e Browne se aproveitou para ir para cima. Ele aplicou uma sequência com Werdum no chão, mas o gaúcho resistiu bravamente e se ajustou para agarrar o rival e quedá-lo, levando o público ao delírio. Werdum ficou por cima, soltando alguns socos e manteve Browne assim por alguns instantes, mas o americano se levantou e começou a soltar chutes frontais. Werdum deu bom chute na linha de cintura, e Browne fez sinal de que não sentiu. O brasileiro se invocou e deu um cruzado na barriga. Browne acertou um chute alto, e os dois trocaram socos fortes. Werdum encaixou um gancho no queixo, depois um chute no corpo. No finzinho, acertou socos e brincou ao fingir partir para cima de Travis quando soou o gongo.
Werdum acertou mais chutes no corpo no começo do segundo round e voltou a botar para baixo. Ele pegou as costas de Browne e o pressionou contra a grade. Já por cima, tentou ajustar uma posição e aplicou socos e cotoveladas no rosto do americano. Werdum prendeu o braço de Browne, ouviu de seu treinador Charles Cobrinha o pedido de calma e puxou para finalizar, mas o americano foi esperto e achou espaço para se levantar. Werdum acertou um jab, e Browne baixou a guarda para provocar. Browne encaixou um cruzado, e o round se encerrou.
Fabricio Werdum x Travis Browne UFC MMA (Foto: Getty Images)Fabricio Werdum tem o braço levantado após ser declarado vencedor (Foto: Getty Images)
Werdum foi quem provocou no terceiro round e acertou uma combinação de golpes após baixar a guarda e chamar o rival para o combate. Ele jogou bom soco rodado. Na sequência, desequilibrou-se em um momento e chamou Browne para o chão. Werdum se levantou com um pulo e soltou outra combinação, levando a torcida de novo ao delírio. Mas Browne também acertou bom golpe. Werdum clinchou e atacou mais. Ele tentou a queda, mas Travis desta vez se defendeu. O americano acertou um cruzado, e Werdum contra-atacou com um soco rodado. O brasileiro soltou uma joelhada, um gancho e um jab, e Browne mostrou ter sentido.
O duelo perdeu um pouco em ritmo no quarto assalto. Werdum seguiu alternando seu jogo em pé com chutes e socos. Ele jogou um chute frontal e mandou Travis para a grade. O americano deu um chute nos "países baixos" de Werdum, que precisou de alguns segundos para se recuperar. Browne encaixcou um direto, e Werdum tentou a queda, que foi defendida. Travis tentou chutes altos no fim, mas em vão.
Os dois se cumprimentaram antes do início do quinto assalto, e Browne logo foi para cima para tentar um último suspiro. Werdum foi paciente, quedou, mas não o manteve no chão. O americano acertou chutes frontais na barriga, e Werdum respondeu com dois diretos. O gaúcho encaixou mais uma boa combinação em pé. Browne jogou chutes altos, e Werdum se esquivou. No finzinho, o americano tentou dar o gás derradeiro, mas nao achou Werdum, que ainda respondeu muito bem por cima. Na decisão dos jurados, unanimidade a favo de Werdum. Vitória clara do brasileiro.
Confira os resultados completos do UFC deste sábado:
UFC: Werdum x Browne
19 de abril de 2014, em Orlando (EUA)
CARD PRINCIPAL
Fabricio Werdum venceu Travis Browne por decisão unânime
Miesha Tate venceu Liz Carmouche por decisão unânime
Donald Cerrone venceu Edson Barboza por finalização (mata-leão) aos 3m15s do round 1
Yoel Romero venceu Brad Tavares por decisão unânime
CARD PRELIMINAR
Khabib Nurmagomedov venceu Rafael dos Anjos por decisão unânime
Thiago "Pitbull" Alves venceu Seth Baczynski por decisão unânime
Jorge Masvidal venceu Pat Healy por decisão unânime

Alex White venceu Estevan Payan por nocaute técnico a 1m28s do round 1
Caio Monstro venceu Luke Zachrich por nocaute técnico aos 44s do round 1

Jordan Mein venceu Hernani Perpétuo por decisão dividida
Dustin Ortiz venceu Ray Borg por decisão dividida
Mirsad Bektic venceu Chas Skelly por decisão majoritária
Derrick Lewis venceu Jack May por nocaute técnico aos 4m23s do round 1

Dana: Werdum lutou com segurança e poderia ter terminado o duelo antes

Presidente do UFC também afirma que Fabricio ainda não mostrou todas
as suas armas. Brasileiro admite que se segurou para evitar correr riscos

Por Direto de Orlando, EUA
187 comentários
A vitória de Fabricio Werdum sobre Travis Browne credenciou o brasileiro para a disputa do cinturão dos pesos-pesados do Ultimate, que pertence atualmente a Cain Velásquez. A boa atuação do "Vai, Cavalo" rendeu elogios do presidente do UFC, Dana White, mas o chefão também disse que ele poderia ter terminado o combate antes de ir para a decisão dos árbitros. Dana fez um alerta ao gaúcho para o duelo pelo título.
- Acho que ele podia ter terminado a luta, mas jogou seguro porque sabia que estava vencendo. Isso deixa dúvidas: o que ele faria? Ele finalizaria? Você sabe o que o Cain vai fazer. São 100 milhas por hora indo para o ataque - afirmou, na coletiva de imprensa.
Dana também declarou que acredita não ter visto todas as armas de Werdum e revelou que Browne pode ter sofrido uma fratura na costela. O presidente do UFC elogiou o queixo do gaúcho, após ter resistido ao ataque do americano no primeiro round.
Fabricio Werdum x Travis Browne UFC MMA (Foto: Getty Images)Fabricio Werdum dominou Travis Browne nos cinco rounds (Foto: Getty Images)
- Ele é muito perigoso e acho que não vimos todas as ferramentas do Werdum. Ele o machucou no primeiro round e agora sabemos que ele (Browne) talvez tenha uma costela quebrada, o que mostra que ele é muito duro. Mas Werdum lutou bem e se credenciou. E vou dizer: qualquer dúvida sobre o queixo do Werdum acabou quando ele tomou aquele soco no queixo no primeiro round. Achei que a luta ia terminar naquela hora, mas ele se recuperou e venceu - declarou.
Werdum concordou com Dana White ao afirmar que evitou correr riscos, pois não queria ficar exposto à mão pesada de Browne:
- Eu não queria correr muito risco porque sabia que ele tinha a mão pesada, senti isso. Fiz uma luta esperta porque sabia da importância dela. Era parte do meu plano explorar seu cardio. Sabia que seria difícil finalizar, e que teria de levar dois ou três rounds para isso. Travis Browne é duríssimo, dificilimo, é muito difícil lutar com um cara tão alto como ele. Foi a vez que treinei mais duro na vida, pois sabia que esta luta era a mais importante - finalizou.
Confira os resultados completos do UFC: Werdum x Browne:

Fabrício Werdum venceu Travis Browne por decisão unânime
Miesha Tate venceu Liz Carmouche por decisão unânime
Donald Cerrone venceu Edson Barboza por finalização (mata-leão) aos 3m15s do primeiro round
Yoel Romero venceu Brad Tavares por decisão unânime
Khabib Nurmagomedov venceu Rafael dos Anjos por decisão unânime
Thiago "Pitbull" Alves venceu Seth Baczynski por decisão unânime
Jorge Masvidal venceu Pat Healy por decisão unânime

Alex White venceu Estevan Payan por nocaute técnico a 1m28s do primeiro round
Caio Monstro venceu Luke Zachrich por nocaute técnico aos 44s do primeiro round

Jordan Mein venceu Hernani Perpétuo por decisão dividida
Dustin Ortiz venceu Ray Borg por decisão dividida
Mirsad Bektic venceu Chas Skelly por decisão majoritária
Derrick Lewis venceu Jack May por nocaute técnico aos 4m23s do primeiro round

Miesha Tate admite: "Não estava confiante que venci Liz Carmouche"

Lutadora diz que esperava que Carmouche fosse anunciada vencedora, mas que acredita que venceu por ter cometido mais "estrago" no segundo round

Por Direto de Orlando, EUA
38 comentários
Miesha Tate e Liz Carmouche fizeram um duelo muito equilibrado no coevento principal do "UFC: Werdum x Browne", em Orlando, EUA, neste sábado. Grande parte da mídia especializada apontou vitória de Carmouche, mas os três juízes laterais decretaram Tate vitoriosa nos dois rounds finais, o que determinou seu triunfo. Carmouche questionou a decisão em post endereçado ao Ultimate e seu presidente, Dana White, nas redes sociais. Para surpresa de todos, a própria Tate admitiu que, antes de ouvir o announcer Bruce Buffer anunciar seu nome, achava que perderia.
- Eu não estava confiante que ganhei, para ser perfeitamente sincera. Eu achava que a Liz provavelmente venceria a luta porque teve mais tempo por cima, mas não assisti à luta. O que passou pela minha cabeça era que ela venceu o round 1, e no round 2 ela simplesmente me segurou lá por um tempo. Pelo que ouvi das pessoas, a razão pela qual os juízes disseram que eu venci o segundo round foi que eu fiz mais danos, eu tentei me manter ocupada e jogar cotoveladas, enquanto ela estava me segurando. Tive uma tentativa de finalização, tive uma raspagem, fiz alguns estragos. Venci porque cometi mais danos - afirmou Tate na coletiva.
Miesha Tate UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Miesha Tate sorri na coletiva pós-luta do UFC: Werdum x Browne (Foto: Evelyn Rodrigues)
"Cupcake", conhecida por lutar com intensidade desde o início, desta vez perdeu o primeiro round e pareceu demorar a entrar no ritmo da luta. A americana admitiu que começou devagar, mas negou ter se surpreendido com o jogo de Carmouche, que investiu no wrestling.
- Esperava que a Liz fosse capaz de levar a luta a qualquer lugar. Depois do primeiro round, imaginei que ela faria a mesma coisa nos dois rounds seguintes, e uma vez que descobri isso e entrei em modo de luta, foi quando virei tudo e transformei no meu tipo de luta. Na próxima vez, vou começar mais cedo. O plano não era necessariamente derrubar a Liz. Eu venho trabalhando muito na luta em pé e queria mostrar isso. Foi frustrante, porque a Liz não quis fazer isso por algum motivo, ela quis me sufocar e derrubar, então lutamos assim - explicou.
Dana White admitiu ter pontuado a luta a favor de Liz Carmouche, mas não pareceu contrariado pela decisão dos juízes.
- Eu achei que Liz venceu os rounds 1 e 2 e Miesha venceu o  terceiro. Mas se você vir o segundo round, Liz não fez nenhum estrago, derrubou e a segurou. Se você der pontos a Miesha por tentativas de finalização, não é loucura dar a vitória a Miesha.  Se você quer garantir uma vitória, tire das mãos dos juízes. Eu digo isso o tempo todo. Eu sei que muita gente aqui vai dizer que Liz também venceu a luta, mas se você olhar para o que a Liz fez na luta, só ficou por cima e não fez estrago, não é loucura dizer que a vitória poderia ser da Miesha - analisou o dirigente.

Werdum esquece parte da luta e lamenta ficar sem bônus: "Merecia"

Brasileiro não se lembra de knockdown, apesar de ter resistido bem, e diz: "Acho que aguento bastante porrada porque não levei muitas na vida ainda"

Por Direto de Orlando, EUA
20 comentários
Fabricio Werdum se apresentou muito bem na noite de sábado, em Orlando (EUA), e conquistou uma vitória dominante sobre o americano Travis Browne após cinco rounds de luta. O peso-pesado brasileiro, no entanto, não foi agraciado com o bônus de US$ 50 mil para as duas melhores performances da noite, que o UFC deu para Donald Cerrone e Alex White. De forma bem-humorada, ele lamentou a decisão e disse que merecia o prêmio:
- Pô, fiquei chateado. Eu estava empolgadão, porque eu lutei bem, né? É difícil falar agora porque não vi a luta, e sempre quando você vê a luta depois é outra coisa. Eu queria ter ganhado. É um dinheiro a mais. Sempre é bom, né? Acho que eu merecia. Vamos ver se o Dana de repente me enxerga uma mixaria (risos) - afirmou, em entrevista ao Combate.com.
O único momento de perigo para Werdum ocorreu na metade do primeiro round, quando sofreu um knockdown após levar socos de Browne em pé e conseguiu inverter a situação, caindo por cima de forma brilhante. Mas o gaúcho, curiosamente, não se lembra muito bem do que aconteceu:
- Eu não me lembro disso aí, velho. Ele veio e "bum!", e eu chamei na raspada (inverter a posição no solo). Para você ver só. Essa movimentação a gente está fazendo direto com o Cobrinha - declarou, referindo ao seu preparador físico e treinador de jiu-jítsu Charles Cobrinha.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Fabricio Werdum x Travis Browne UFC MMA (Foto: Getty Images)Fabricio Werdum comemora vitória sobre Travis Browne (Foto: Getty Images)
O brasileiro contou que, depois de levar os primeiros golpes de Browne na luta, sentiu que não seria nocauteado e ressaltou sua boa absorção:
- Eu estava bem confiante. Sem subestimar o Travis, senti que a pancada dele é muito forte, mas vi que não iria me nocautear. Claro que, se pega uma em cheio, é óbvio que nocauteia, isso é uma coisa óbvia. Mas eu senti que podia aguentar, porque a minha tolerância é muito boa. Sem ser prepotente, acho que aguento bastante porrada porque não levei muitas na vida ainda, então não estou muito "sonado", como a gente diz, que é quando o cara toma um tapa e já lembra de tudo o que passou. Estou muito feliz, a luta foi muito boa. Os três primeiros rounds foram bem emocionantes, a galera estava indo à loucura mesmo.
Sempre irreverente, Werdum comemorou o momento em que estava no chão e fez uma acrobacia para ficar de pé. Segundo ele, foi resultado de muito treino:
Fabricio Werdum x Travis Browne UFC MMA (Foto: Getty Images)Fabricio Werdum fecha os olhos para soltar o
golpe em Travis Browne (Foto: Getty Images)
- Pude fazer uma coisa que estava louco para fazer. Botei na cabeça que iria fazer aquela levantada. Eu nunca tinha feito e sempre via os caras mais leves da academia fazendo. Aí falei para o Cobrinha que eu queria fazer também. Ele falou para a gente treinar então. Comecei a treinar, vi que estava mais forte a parte abdominal e, quando vi, consegui fazer uma, duas, três. Fiquei muito feliz. Comecei a fazer várias seguidas. Quando rolou a oportunidade na luta, aí "hey! Nem me viu!" - disse, usando um de seus bordões.
Outra situação inusitada do duelo ocorreu no intervalo dos rounds. Werdum notou um problema no adversário e brincou com o árbitro central "Big" John McCarthy:
- Eu cheguei no córner e falei para o árbitro: "Acho que ele quebrou o nariz. Não quer parar a luta?" (risos).
E Werdum mais uma vez escolheu uma música que é sucesso da atualidade no Brasil para entrar no octógono. A de sábado foi o "Lepo Lepo", hit do cantor Psirico:
- A galera curtiu o Lepo Lepo, que é moda no Brasil. Foi só para me identificar e a galera curtir, achar engraçado. Já estou fazendo isso tem um tempo. Sempre boto a música do momento no Brasil. Acho que o Lepo Lepo estava no momento mesmo.
A próxima luta de Fabricio Werdum será contra o campeão Cain Velásquez. O UFC já havia confirmado que o combate será no México, mas ainda não há cidade nem data definidas. Existe a possibilidade de os dois serem os treinadores do primeiro The Ultimate Fighter no México, conforme disse o presidente da organização, Dana White, na coletiva de imprensa pós-evento.

Choro e gratidão de Maguila e Virna marcam adeus a Luciano do Valle

Embalado por hino oficial da Ponte Preta, corpo de narrador deixa câmara para ser enterrado nesta tarde de domingo, em Campinas. Amigos aproveitam para se despedir

Por Campinas, SP
319 comentários
O corpo de Luciano do Valle foi enterrado no fim da tarde deste domingo, no Cemitério Parque Flamboyant, em Campinas, cidade em que nasceu. O narrador, que morreu no sábado em Uberlândia após sentir-se mal durante o voo, partiu em uma cerimônia cheia de momentos emocionantes. Aproximadamente 200 pessoas acompanharam o sepultamento até o fim e puxaram uma salva de palmas para o jornalista.
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO ADEUS DE LUCIANO DO VALLE!
Enterro Luciano do Valle Campinas (Foto: Fernando Pacífico)Coroas de flores se destacam na despedida de Luciano do Valle ao lado de amigos e família (Foto: Fernando Pacífico)


O enterro encerrou um dia de intensas despedidas que começou desde o velório, realizado na Câmara dos Vereadores de Campinas. O corpo de Luciano do Valle recebeu a visita de colegas de profissão, amigos, familiares e admiradores do trabalho, que dividiram histórias. Ex-esportistas, como Hortência e Neto, fizeram questão de homenagear o locutor, um dos principais da história da televisão brasileira. No fim do velório, gritaram o seu nome e embalaram a despedida com o hino da Ponte Preta, clube para o qual ele torcia.
Virna chorou ao comentar sobre morte do narrador Luciano do Valle (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)Virna chora ao comentar morte do narrador(Foto: Fernando Pacífico)
A cena se repetiu no enterro. Cinco motos e dois carros da Guarda Municipal escoltaram o corpo da câmara até o cemitério. Lá, as dezenas de coroas de flores (enviadas por José Maria Marin, Federação Paulista de Futebol, clubes e veículos de comunicação) ganharam destaque em meio a multidão. A ex-jogadora de vôlei Virna, que mora em Campinas, emocionou-se ao falar do amigo, que ajudou na popularização do esporte no Brasil.

– Chegou a hora dele descansar. Aquele grito de "Viiiiiirna" vai ficar para sempre. Na semana passada estávamos juntos para assistir a uma partida de vôlei no Rio de Janeiro. E ele estava lá, torcendo, sofrendo. Parece que foi minha despedida com ele aí. Que descanse em paz. O céu hoje está em festa – disse a ex-atleta, que, com ajuda de Luciano do Valle, iniciou a trajetória de comentarista nas últimas edições dos Jogos Olímpicos.
Maguila se emocionou na despedida ao narrador Luciano do Valle (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)Ex-boxeador Maguila se emociona na despedida ao narrador Luciano do Valle, em Campinas (Foto: Fernando Pacífico)

Na semana passada estávamos juntos para assistir a uma partida de vôlei no Rio de Janeiro. E ele estava lá, torcendo, sofrendo. Parece que foi minha despedida com ele"
Virna
Outro esportista que brilhou na voz do campineiro também prestou homenagem. O ex-boxeador Maguila, bastante emocionado, demonstrou toda a tristeza por assistir ao enterro do jornalista e amigo.

– Momento de muita dor, de muita tristeza, por tudo que a gente fez junto. O Luciano era, antes de um amigo. É uma hora muito doída. Ele era um grande jornalista, um grande locutor. Para mim não tem outro igual no Brasil. Só tinha ele. Agora ficou um vazio – disse o ex-lutador.

A despedida mexeu bastante com a família. Esposa e filha foram as que mais choraram nos últimos momentos do enterro. O grupo presente ao sepultamento puxou o nome de Luciano do Valle como forma de agradecer por tudo o que o locutor fez pelo Brasil. Tal qual esses gritos, a voz do eterno narrador nunca será esquecida.
Enterro Luciano do Valle Campinas (Foto: Fernando Pacífico)Corpo de Luciano do Valle é enterrado no Cemitério Parque Flamboyant, em Campinas (Foto: Fernando Pacífico)

Vice? Benfica bate Olhanense, acaba com seca e é campeão português

Após três vices seguidos para o Porto e três títulos perdidos na temporada passada, time de Jorge Jesus vence com dois gols de Lima e conquista o 33º título nacional

Por Lisboa, Portugal
96 comentários
A torcida do Benfica estava acostumada a morrer na praia nos últimos anos. Mas a seca acabou neste domingo de Páscoa: com dois gols do brasileiro Lima, o time de Jorge Jesus bateu o Olhanense por 2 a 0, no Estádio da Luz, e conquistou o Campeonato Português com três rodadas de antecipação.
Benfica campeão 2013/2014 (Foto: EFE)Capitão, zagueiro Luisão levanta a taça do Campeonato Português conquistada pela Benfica neste domingo (Foto: EFE)

As últimas temporadas foram de sofrimento para os "adeptos" do Benfica: três vezes seguidas em segundo lugar vendo o Porto ser tricampeão nacional (2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013);. e três vices na temporada passada (Português, Taça de Portugal e Liga Europa).
- É maravilhoso. Só quem vive o clube no dia a dia é que sente tudo isto. O início da temporada foi difícil, mas o presidente acreditou e isso foi muito importante. Trabalhamos muito e somos campeões com muito mérito. Este público é incrível. Não tenho palavras para descrever o apoio dos benfiquistas. Demorou um pouco podermos festejar, mas temos todo o mérito - disse o capitão Luisão.
Lima Benfica (Foto: Reuters)Lima vibra com um dos gols marcados no Estádio da Luz: campeão após três vices seguidos para o Porto (Foto: Reuters)

O último título português do Benfica havia sido em 2009/2010, também sob o comando de Jorge Jesus. Agora, o time de Lisboa soma 33 conquistas do campeonato, seis a mais que o Porto. O Sporting foi campeão 18 vezes.
O resultado no Estádio da Luz deixou o Benfica com 73 pontos, contra 66 do Sporting e 55 do Porto. Nas últimas duas rodadas, o time de Jesus enfrentará o Vitória de Setúbal (casa) e o Porto (fora). A equipe encarnada fará ainda a final da Taça de Portugal (18 de maio contra o Rio Ave) e está na semifinal da Taça da Liga (enfrenta o Porto no próximo domingo).
Gols só no segundo tempo
Benfica Comemoração (Foto: AP)Jogadores do Benfica comemoram o título no gramado do Estádio da Luz (Foto: AP)


Empurrado pela torcida, o Benfica começou a partida pressionando muito o Olhanense no Estádio da Luz. Porém, os gols só saíram no segundo tempo, ambos com ajuda do goleiro esloveno Belec.
Aos 12, o atacante Rodrigo (brasileiro naturalizado espanhol) entrou pela esquerda da área e rolou para o argentino Gaitán, que chutou para a defesa de Belec. Porém, o goleiro deu rebote e Lima, na linha da pequena área, tocou para o fundo da rede: 1 a 0.
O segundo gol também foi do atacante brasileiro, dessa vez com uma ajuda ainda maior de Belec: após arrancar pela direita, Lima ganhou da zaga na velocidade, entrou na área, bateu cruzado e o goleiro aceitou por entre as pernas.
Jesus, que estava suspenso e não ficou na beira do gramado, escalou outro brasileiro como titular do Benfica: o capitão Luisão. O banco de reservas contou com o goleiro Artur e o zagueiro Jardel.
Torcida Benfica (Foto: AP)Torcida do Benfica faz bela festa para comemorar o 33º título português da história do clube (Foto: AP)

Vettel ignora ordem da RBR. Ricciardo minimiza: 'Não quero iniciar conflitos'

Com ordem para deixar companheiro passar, alemão resiste no início, mas acaba cedendo a posição. Australiano é superior a tetracampeão em corridas e treinos

Por Xangai, China
Comente agora
Se no GP do Bahrein, a RBR ordenou a Sebastian Vettel que abrisse caminho para Daniel Ricciardo, que estava mais rápido, neste domingo, na etapa da China, a incômoda mensagem surgiu no rádio do tetracampeão mais uma vez. O alemão assentiu, mas, na pista, tentou resistir às investidas do companheiro, que tinha pneus mais novos e era mais veloz, desobedecendo às ordens da equipe - como fez em 2013 na Malásia. Contudo, a resistência se mostrou sem sucesso, já que o australiano realizou a ultrapassagem na segunda tentativa e chegou em quarto, uma colocação à frente do atual campeão.
- Eu não sabia o que ele estava falando no rádio durante a prova. Também não sabia qual era a estratégia, mas eu o ultrapassei. Não quero iniciar nenhum tipo de conflito.
Vettel, por sua vez, admitiu ter resistido inicialmente, mas garantiu que deixou o companheiro ultrapassá-lo assim que descobriu estarem em estratégias diferentes.
- Eu abri para Daniel assim que soube que estávamos em estratégias diferentes. Quando me pediram da primeira vez, não entendi, já que estávamos com os mesmos pneus, diferentemente do Bahrein. Por isso chequei duas vezes. Quando a equipe disse que estávamos com táticas diferentes, eu decidi deixá-lo passar, além de perceber que não conseguiria mais segurá-lo.
Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo no GP da China de 2014 (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo no GP da China de 2014 (Foto: Getty Images)

Já Ricciardo reconheceu não ter certeza se o alemão cedeu ou não a posição.
- Para ser honesto, eu não sei. Só fiquei sabendo o que a equipe disse para ele agora, então, eu não sabia disso durante a prova. Por isso, não sei se ele errou ou se deixou espaço, mas consegui passá-lo e segui meu caminho.
A verdade é que a situação está ficando tensa na RBR, já que o australiano tem completa vantagem sobre o companheiro. Até o momento, o piloto recém-chegado na escuderia austríaca leva vantagem sobre Vettel em treinos classificatórios (3 x 1) e corridas (2 x 1), mas fez questão de minimizar o episódio e dizer que, independentemente das disputas, não quer iniciar conflitos com o parceiro de time. O tetracampeão mundial admite que ainda não encontrou o ajuste ideal de seu carro:
- Eu ainda não estou onde gostaria com o carro. Mas esse é um processo em desenvolvimento. Espero que nas próximas corridas eu dê passos na direção correta – admitiu.
Circuito Circuito GP da China (Foto: Editoria de arte)