domingo, 20 de abril de 2014


Parecia que o GP da China tinha começado bem para Felipe Massa e para a Williams. O brasileiro caprichou mais uma vez na largada e, apesar do toque lateral de Fernando Alonso (incidente de corrida, a meu ver), conseguiu se colocar bem entre os cinco primeiros colocados da prova. Tudo corria bem para Massa até o primeiro pit stop da prova, quando a equipe inglesa jogou sua corrida no lixo.
Tudo começou quando os mecânicos da roda traseira esquerda não conseguiram trocar o pneu de forma correta. Toda a operação demorou mais de um minuto até a equipe, finalmente, conseguir colocar os dois pneus traseiros no lugar e devolver Massa à pista. O problema na parada estragou de vez a corrida do brasileiro. Ele foi jogado da sexta para a última posição, muito longe do penúltimo, e passou o resto da prova com a inglória tarefa de se recuperar, algo quase impossível nestas circunstâncias: terminou só em 15º.

Felipe Massa pit stop Williams GP da China

Durante a corrida, a Williams chegou a dizer que a falha foi ocasionada pelo toque de Fernando Alonso na largada. Só que, se olharmos o vídeo do pit stop com atenção, é fácil notar que a equipe inglesa cometeu um erro primário, quase amadorístico. A desgraça começou com a inversão dos pneus traseiros antes da parada: os mecânicos tentaram encaixar o direito no lado esquerdo e vice-versa. Com isso, as porcas esgarçaram com a força das pistolas. Em seguida, eles trocaram os pneus de lado, colocando-os nos lugares corretos. Aí foi a vez das porcas não funcionarem, já que elas tinham sido forçadas.

- Tentamos colocar o pneu esquerdo no lado direito e vice-versa. Assumo a culpa, é parte de minha posição na equipe - disse Rob Smedley, chefe de desempenho da Williams, após a corrida.

Perdidos, os mecânicos resolveram substituir a porca da roda do lado esquerdo, a que mais demorou a ser trocada. E, então, o encaixe ocorreu rapidamente. Uma falha inadmissível para uma equipe experiente como a Williams. E por que a tese de um dano causado pelo toque com Alonso não é plausível? Simples: se algo tivesse ocorrido, os mecânicos já teriam problemas na hora de retirar a roda e essa parte do processo foi realizada com certa facilidade. Para completar, o segundo pit de Massa ocorreu sem falhas.

Felipe Massa Williams GP da China

No comunicado após a corrida, a equipe admite um erro no pit stop, apesar de não entrar no mérito exato do que aconteceu. O fato é que Massa já teve seu início de campeonato comprometido. E por erros de terceiros. Além da falha no pit stop desta corrida, o brasileiro foi abalroado na largada da abertura do campeonato pela Caterham de Kamui Kobayashi. Quando completou as corridas, sempre chegou à frente do companheiro, o finlandês Valtteri Bottas. A pontuação da temporada, entretanto, é cruel e não corresponde à realidade na pista: Bottas tem 24 pontos contra apenas 11 de Massa. Mais que o dobro.

Apesar de grande, o prejuízo não é definitivo. Mas Massa terá de continuar a acelerar, exatamente como está fazendo neste início de ano, para tentar recuperar terreno. E, claro, torcer para que a Williams não cometa mais erros primários ou que outros pilotos não batam em seu carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário