quarta-feira, 18 de maio de 2011

'Carroça Desembestada' tem bandeira, camisa e provocações a Ronaldinho

Cearenses mostraram criatividade para ironizar os rivais e exaltar o bom momento do time, que começa a decidir com o Coritiba uma vaga na final

Por Fred Huber Fortaleza
Os vendedores de produtos do time do Ceará esbanjaram criatividade na hora de confeccionar objetos para o jogo desta quarta-feira, contra o Coritiba, no Presidente Vargas, no primeiro duelo da semifinal da Copa do Brasil. A principal inspiração foi o apelido "Carroça Desembestada", que o time do Vovô ganhou após eliminar o Flamengo na fase anterior.
O Rubro-Negro carioca, inclusive, virou alvo da ironia dos cearenses. Uma camisa, comercializada por R$ 20, tinha a imagem de uma carroça puxada pelo técnico do Vovô, Vagner Mancini, com Ronaldinho Gaúcho sentado no gramado aplaudindo. Thiago Neves também não foi esquecido. Ele aparece caindo da carroça. O símbolo do Coxa foi colocado na boca do cavalo. Abaixo da figura, havia a transcrição da música cantada nas arquibancadas: "Ah, saio do meio! Sai que a carroça tá sem freio".
Além da camisa, havia uma bandeira, vendida por R$ 15, que trazia o símbolo do Ceará e uma "Carroça Desembestada".
bandeira da torcida do Ceará (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)Cearenses não esquecem a classificação em cima do Flamengo (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)

bandeira da torcida do Ceará (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)Bandeira que lembra a 'Carroça Desembestada' (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)

Rampage esnoba adversário do UFC 130 e diz que preferia Thiago Silva

Brasileiro estava escalado para enfrentar Quinton Jackson antes de ser suspenso por um ano

Por SporTV.com Rio de Janeiro
O cancelamento da luta pelo título dos pesos leves do UFC, por conta de lesões aos dois lutadores, causou a mudança do evento principal do UFC 130, no próximo dia 28, para um combate entre Quinton "Rampage" Jackson e Matt Hamill, o que causou indignação entre muitos fãs que haviam comprado ingressos para o evento. Agora, o próprio Rampage se juntou ao grupo de decepcionados com a luta.
Em entrevista ao programa de internet The MMA Hour, o polêmico Rampage, que derrotou o brasileiro Lyoto Machida em sua última luta, disse que não está empolgado com o seu adversário no evento principal. Jackson estava originalmente escalado para enfrentar outro brasileiro, Thiago Silva, que foi suspenso em abril por um ano por usar esteróides e forjar uma amostra de urina para passar por um exame antidoping antes de sua última luta, no UFC 125.
- Thiago Silva é o tipo de cara que eu adoraria enfrentar, porque ele luta muito bem de pé e vem para o combate a maior parte do tempo, e eu estava ansioso para lutar com um cara assim. Matt Hamill não estava no meu radar, nem um pouco. Não me empolguei nem pouco - disse Jackson, antes de admitir:
- Mas é verdade que poucas coisas me empolgam.
Rampage, que recentemente disse pretender se aposentar em cerca de dois anos para seguir carreira como ator - sua atuação mais famosa foi no filme "Esquadrão Classe A", no ano passado - também respondeu aos comentários de Hamill de que planejava quebrar sua confiança para vencer a luta.
- Ele tem que se enganar para realmente pensar que pode lutar comigo. Se você viu minhas lutas pela história, acho que minha confiança não é quebrada muito frequentemente para alguém dizer isso. Matt Hamill é um ótimo wrestler e tal, mas eu tenho mais experiência que ele e lutei contra gente muito mais dura do que ele lutou. Ele ainda tem muito a viver antes de dizer que pode quebrar a confiança de alguém - provocou Rampage.

Funeral do ciclista belga Wouter Weylandt atrai multidão de fãs

Esportista morreu dia 9 de maio após perder o controle no Giro da Itália

Por GLOBOESPORTE.COM Gent, Bélgica
funeral Wouter Weylandt praça Saint-Pietersplein (Foto: Agência EFE)Fotos de Weylandt dentro da igreja (Agência EFE)
A igreja Saint Peter's, em Gent, na Bélgica, ficou pequena para os amigos e admiradores de Wouter Weyland que compareceram ao funeral do atleta, falecido no último dia 9 após perder o controle de sua bicicleta na terceira etapa do Giro da Itália. O caixão do esportista foi carregado por seus companheiros na equipe Leopard-Trek, Fränk Schleck, Fabian Cancellara, Tom Boonen, Patrick Lefevere, Wilfried Peeters e Eddy Merckx.  Técnico da equipe nacional de ciclismo, Carlos Bomans também participou do cortejo.
Antes da celebração religiosa, que contaria apenas com familiares e amigos próximos dentro da igreja, os fãs puderam se despedir de Weylandt brevemente. Para que todos pudessem acompanhar a cerimônia, foram instalados telões do lado de fora da construção.
Weyland tinha 26 anos e deixou a esposa, Anne Sophie, grávida de cinco meses.
funeral Wouter Weylandt praça Saint-Pietersplein (Foto: Agência EFE)Centenas de fãs e admiradores comparecem ao funeral de Weylandt em Gent (Foto: Agência EFE)
funeral sophie noiva de Wouter Weylandt praça Saint-Pietersplein (Foto: Agência EFE)Anne Sophie, grávida de cinco meses de Wouter Weylandt, se emociona (Foto: Agência EFE)

Corinthians bate Vitória no jogo de abertura da Copa Brasil de Clubes

Timão vence por 4 a 2, com dois gols de André, e sai na frente no Grupo B

Por Igor Christ Manaus
Buru Corinthians Vitória futebol de areia (Foto: Divulgação)Buru, autor de um dos gols do Timão, disputa a
bola com Ivan, do Vitória (Foto: Divulgação)
No jogo de abertura da Copa Brasil de Clubes de Futebol de Areia, em Manaus, o Corinthians venceu o Vitória por 4 a 2, pelo Grupo B. O destaque foi André, autor de dois gols. Benjamim e Buru também marcaram para o Timão, com Souza e Danilo Buiú descontando para o Rubro-Negro baiano.
- O mais importante foi o time entrar bem e concentrado em quadra. O nosso grupo é muito forte e vai longe no torneio. Poder marcar dois gols numa partida de estreia é sempre um bom começo - disse André, que foi o artilheiro do Mundialito pelo Flamengo, em março, e quer repetir a dose, agora pelo Timão.
O primeiro período começou equilibrado, com as duas equipes se estudando. O Vitória assustou primeiro, aos 5m, com Dino Tambaú obrigando Mão, goleiro do Corinthians e da seleção, a fazer sua primeira defesa no torneio. Na sequência, Benjamim respondeu com categoria e mandou de peito na trave.
O Timão abriu o placar aos 6m, quando André chutou rasteiro e o goleiro Márcio aceitou: 1 a 0. Dino Tambaú ainda tentou o empate e obrigou Mão à nova defesa em cobrança de falta. A última chance da primeira etapa foi de Buru, também em cobrança de falta, que passou rente à trave.
O jogo recomeçou morno, com o Vitória buscando mais o ataque. Aos 4m, Dino Tambaú, sempre ele, cobrou falta com perigo. Mas foi o Corinthians que ampliou numa saída rápida de bola: Mão lançou Benjamim, que foi derrubado por Souza na área. O próprio Benjamim, capitão do time, cobrou o pênalti e ampliou.
Aos 6min, o Vitória tentou responder, mas o goleiro Mão abafou o chute de Anderson. A quatro minutos do fim da etapa, Benjamim deu passe açucarado na área para Buru completar de primeira: 3 a 0.
Vitória só balança a rede no último período
No terceiro período, o Vitória diminuiu com Souza logo na saída de bola, com um bomba no cantinho. Com o susto e a vantagem no placar, o Corinthians recuou e passou a apostar nos contra-ataques. A três minutos do fim, o Timão ampliou com André, que arrancou do meio da quadra e bateu sem chances para Márcio. O Vitória ainda diminuiu com Danilo Buiú: final 4 a 2.
O Corinthians volta à quadra nesta quinta para enfrentar o Sampaio Corrêa. Já o Vitória pega o Botafogo.
 

Vélez bate o Libertad de virada e avança às semifinais da Libertadores

Argentinos fazem 4 a 2 em Assunção depois da vitória de 3 a 0 no jogo de ida. Próximo adversário é o vencedor de Peñarol x Universidad Católica

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção
O Libertad bem que tentou, mas depois de perder o jogo de ida das quartas de final da Libertadores por 3 a 0, só um milagre faria com que o time paraguaio eliminasse o Vélez Sarsfield. Nesta quarta-feira, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, os argentinos mostraram ampla superioridade e conseguiram uma bela virada de 4 a 2, ficando com a vaga para enfrentar o vencedor de Peñarol x Universidad Católica, que se enfrentam nesta quinta-feira no Chile. O destaque do jogo foi o baixinho Moralez, autor de dois gols do Vélez. Franco e Fernandez fecharam o placar.
Morales comemora gol do Vélez contra o Libertad  na Libertadores (Foto: EFE)Moralez comemora o primeiro gol dele e do Vélez contra o Libertad em Assunção (Foto: EFE)
Precisando vencer por três gols de diferença, o Libertad tentou sair para o jogo, mas claramente temia os contra-ataques do Vélez, que se fechava bem. O primeiro gol paraguaio só saiu aos 44 minutos, quando o lateral-esquerdo Samudio avançou, deu um drible da vaca  no adversário e cruzou na medida para Rojas, que pegou de primeira, no cantinho, sem chances para o goleiro Marcelo Barovero: 1 a 0.
A torcida do Libertad ainda comemorava quando tomou um baita banho de água fria. Aos 45, a zaga paraguaia saiu jogando mal e o contra-ataque foi rápido, com Moralez recendo e batendo na saída de Vargas para deixar tudo igual: 1 a 1.
Nessa altura, o Libertad precisaria de mais três gols, sem sofrer nenhum, para conseguir a vaga. E a esperança ganhou força aos cinco minutos do segundo tempo, quando Maciel soltou uma bomba cruzada e fez 2 a 1 para o Libertad. Mas o Vélez tem um camisa 10 em grande fase. Aos 21, após uma incrível troca de passes, Moralez recebeu na área e teve toda calma do mundo para empatar o jogo mais uma vez: 2 a 2.
Dependendo de uma vitória de 6 a 2 a pouco mais de 20 minutos para o fim, o Libertad praticamente jogou a toalha. E, aos 36, o Vélez quase ampliou em chute de Ramirez, que ficou no travessão. O time argentino, muito superior, acabou conseguindo a virada aos 41 minutos. Canuto derrubou Franco na área.  Pênalti que o próprio Franco cobrou para fazer 3 a 2.
Entregue em campo, o Libertad ainda sofreu mas um gol, aos 42, quando Fernandez invadiu a área e bateu para dar números finais à partida. Final: 4 a 2.

Vélez bate o Libertad de virada e avança às semifinais da Libertadores

Argentinos fazem 4 a 2 em Assunção depois da vitória de 3 a 0 no jogo de ida. Próximo adversário é o vencedor de Peñarol x Universidad Católica

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção
O Libertad bem que tentou, mas depois de perder o jogo de ida das quartas de final da Libertadores por 3 a 0, só um milagre faria com que o time paraguaio eliminasse o Vélez Sarsfield. Nesta quarta-feira, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, os argentinos mostraram ampla superioridade e conseguiram uma bela virada de 4 a 2, ficando com a vaga para enfrentar o vencedor de Peñarol x Universidad Católica, que se enfrentam nesta quinta-feira no Chile. O destaque do jogo foi o baixinho Moralez, autor de dois gols do Vélez. Franco e Fernandez fecharam o placar.
Morales comemora gol do Vélez contra o Libertad  na Libertadores (Foto: EFE)Moralez comemora o primeiro gol dele e do Vélez contra o Libertad em Assunção (Foto: EFE)
Precisando vencer por três gols de diferença, o Libertad tentou sair para o jogo, mas claramente temia os contra-ataques do Vélez, que se fechava bem. O primeiro gol paraguaio só saiu aos 44 minutos, quando o lateral-esquerdo Samudio avançou, deu um drible da vaca  no adversário e cruzou na medida para Rojas, que pegou de primeira, no cantinho, sem chances para o goleiro Marcelo Barovero: 1 a 0.
A torcida do Libertad ainda comemorava quando tomou um baita banho de água fria. Aos 45, a zaga paraguaia saiu jogando mal e o contra-ataque foi rápido, com Moralez recendo e batendo na saída de Vargas para deixar tudo igual: 1 a 1.
Nessa altura, o Libertad precisaria de mais três gols, sem sofrer nenhum, para conseguir a vaga. E a esperança ganhou força aos cinco minutos do segundo tempo, quando Maciel soltou uma bomba cruzada e fez 2 a 1 para o Libertad. Mas o Vélez tem um camisa 10 em grande fase. Aos 21, após uma incrível troca de passes, Moralez recebeu na área e teve toda calma do mundo para empatar o jogo mais uma vez: 2 a 2.
Dependendo de uma vitória de 6 a 2 a pouco mais de 20 minutos para o fim, o Libertad praticamente jogou a toalha. E, aos 36, o Vélez quase ampliou em chute de Ramirez, que ficou no travessão. O time argentino, muito superior, acabou conseguindo a virada aos 41 minutos. Canuto derrubou Franco na área.  Pênalti que o próprio Franco cobrou para fazer 3 a 2.
Entregue em campo, o Libertad ainda sofreu mas um gol, aos 42, quando Fernandez invadiu a área e bateu para dar números finais à partida. Final: 4 a 2.

Reunião nesta quinta pode definir a saída de Junior Cesar do São Paulo

Sem espaço com Carpegiani, com quem já teve um desentendimento,
lateral está na mira de Flamengo, Grêmio e Cruzeiro para o nacional

Por Marcelo Prado São Paulo
Junior Cesar treino São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Junior Cesar está perto de deixar a equipe do
Morumbi (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Depois do atacante Fernandão e do volante Cleber Santana, o lateral-esquerdo Junior Cesar deve ser o próximo a deixar o São Paulo. O camisa 6, que não tem espaço com o técnico Paulo César Carpegiani, pode definir sua saída do Morumbi nesta quinta-feira. O seu empresário, Paulo Tonieto, terá uma reunião com os dirigentes do Tricolor.
- Amanhã teremos uma definição – disse o jogador rapidamente ao GLOBOESPORTE.COM, logo após o término do treino desta quarta-feira, no CT da Barra Funda.
Junior Cesar perdeu boa parte do início de 2011 por causa de uma ruptura no tendão de Aquiles do pé esquerdo, sofrida em setembro do ano passado, em treino no CT. Até agora, disputou apenas cinco partidas pelo Tricolor na atual temporada. Número muito inferior ao titular absoluto da posição, Juan, que disputou 25 dos 28 jogos.
Irritado com a falta de oportunidades, o jogador entrou em rota de colisão com o treinador após desobedecer uma orientação de Carpegiani durante um treinamento. Desde então, não tem sido nem mais relacionado para as partidas.
A diretoria admite liberar Junior Cesar, mas desde que seja em definitivo e que receba uma compensação financeira. Até agora, três equipes consultaram o Tricolor pelo camisa 6: Flamengo, Grêmio e Cruzeiro. O time carioca já manifestou que poderia envolver dinheiro na negociação. Em qualquer um dos três times, o lateral chegaria para ser titular absoluto da posição.

Após fazer exames no Fluminense, Fabrício acerta com o Atlético-PR

Jogador, que passou por Flamengo, Palmeiras e estava no Cruzeiro, já era dado como certo no Tricolor das Laranjeiras

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Fabrício Carioca Cruzeiro (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)Fabrício, zagueiro, reforço do Furacão
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
O zagueiro Fabrício é o novo reforço do Atlético-PR. O jogador, que estava no Cruzeiro, deve chegar a Curitiba já nesta quinta-feira, conforme apurou a repórter da RPC TV, Nadja Mauad. As informações foram confirmadas pelo diretor de futebol do Furcão, Alfredo Ibiapina.
Fabrício, de 21 anos, negociava também com o Fluminense e chegou a fazer exames médicos no clube carioca na terça e nesta quarta-feira. Ele era esperado em Teresópolis, onde a equipe se prepara para o Brasileirão 2011, nesta quinta.
- O Fluminense atravessou a negociação, mas já tínhamos fechado com o Cruzeiro. Eu conversei com o jogador, e ele chega amanhã (quinta-feira). Ele realmente queria ficar perto de sua família no Rio de Janeiro, mas se encantou com o projeto do Atlético-PR – explicou Ibiapina.
De acordo com o empresário do atleta, Reinaldo Pitta, a ida para o Furacão foi decidida depois que Cruzeiro e Fluminense não se entenderam para selar a negociação.
- Não houve acordo entre Cruzeiro e Fluminense, e como o jogador já tinha essa proposta do Atlético-PR, resolveu aceitar.
Fabrício, apesar da pouca idade, já rodou por diversos times. Ele esteve no Paraná Clube, onde participou da campanha na Taça Libertadores de 2007. O atleta voltou para o Flamengo, onde foi pouco utilizado e foi transferido em seguida para o Palmeiras.  Após atuações apagadas, foi para o Cruzeiro no início deste ano e acabou incluído na lista de dispensa do clube celeste.
 

Kleber coloca ‘malandro’ Palmeiras entre favoritos, mas pede reforços

Gladiador acredita que erros do passado não vão se repetir. Para ele, Verdão pode competir com os badalados Santos e Cruzeiro se mais peças chegarem

Por Diego Ribeiro São Paulo
kleber palmeiras treino (Foto: Agência Estado)Kleber vê elenco preparado para o Brasileiro
(Foto: Agência Estado)
Para o atacante Kleber, o Palmeiras não deve nada aos rivais que o time vai encontrar no Campeonato Brasileiro, que começa neste fim de semana. Mais maduro em relação ao ano passado, o Verdão apresentou consistência em 2011, mas foi eliminado de Campeonato Paulista e Copa do Brasil em situações traumáticas (uma nos pênaltis, para o Corinthians, e outra após goleada de 6 a 0, contra o Coritiba). Apesar dos tropeços, o camisa 30 assegura que o elenco está bem mais preparado para enfrentar o Campeonato Brasileiro e coloca o Palmeiras entre os favoritos ao título.
- Sempre temos de pensar em título. O Palmeiras é grande. Se alguém aqui pensar em lutar contra o rebaixamento, não pode jogar no Palmeiras. É título sempre – disse o atacante.
As eliminações recentes não abalam o Gladiador. Nem mesmo a pior delas, ano passado, contra o Goiás na Copa Sul-Americana. O camisa 30 vê uma diferença fundamental entre aquele Palmeiras e o atual.
- Faltava malandragem, experiência, e agora nosso time está muito mais maduro. É nisso que me baseio. Por isso, acho que nosso time tem mesmo condição de brigar pelo título – assegurou.
No entanto, o Gladiador reconhece que o time precisa de reforços para competir com igualdade com equipes mais badaladas, casos de Santos e Cruzeiro. O lateral-direito Paulo Henrique já chegou, e agora o clube busca mais nomes para compor defesa e meio-campo. Henrique, do Racing Santander-ESP, e Martinuccio, do Peñarol-URU, são os favoritos para os setores. Com cinco desfalques e um elenco curto, Felipão se vira para escalar a equipe que estreia contra o Botafogo, domingo, em São José do Rio Preto.
- Realmente temos um elenco reduzido, tem sido assim há muito tempo, tivemos muitos problemas com lesões. Mas não dá para pensar nisso. Quem entrar, tem de saber da importância de um Campeonato Brasileiro – analisou o atacante.

Emerson Sheik já é do Corinthians e se apresenta segunda, diz empresário

Jogador vai assinar contrato com o clube até o fim de 2013

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
emerson fluminense entrevista (Foto: Eduardo Peixoto/Globoesporte.com)Emerson chega segunda-feira, diz empresário
(Foto: Eduardo Peixoto/Globoesporte.com)
O Corinthians ainda não anunciou oficialmente a contratação do atacante Emerson Sheik, ex-Fluminense. Mas o empresário dele, Reinalto Pitta, confirmou o acerto.
- O Emerson já é jogador do Corinthians. Amanhã (quinta-feira) vou para São Paulo botar tudo no papel.O contrato vai até o fim de 2013. Ele se apresenta na segunda-feira - resumiu o empresário, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
O próprio jogador já havia falado mais cedo, nesta quarta-feira, com a reportagem rapidamente, por telefone: "O caminho é esse, é o Corinthians". O gerente de futebol do Timão, Edu Gaspar, disse, depois do treino da manhã desta quarta, que a contratação de um atacante estava para ser anunciada. Era a pista inicial de que o Sheik estava negociando. Ele virou a opção mais forte depois de os dirigentes corintianos perderem Gilberto, do Santa Cruz, para o Internacional. Como acabou ficando sem este jogador, o Timão só deve anunciar o reforço oficialmente após a assinatura do contrato.
Emerson deixou o Fluminense no mês passado por um ato considerado de indisciplina na opinião da diretoria. Antes de um jogo contra o Argentinos Juniors, pela Libertadores, ele cantou o funk “Bonde do Mengão Sem Freio” no ônibus tricolor. E não teve mais clima para seguir com a camisa do Fluminense na opinião dos dirigentes.
Com 32 anos, Emerson foi revelado pelo São Paulo, em 1998. Ele passou seis anos no futebol japonês (Consadole Sapporo, Kawasaki Frontale e Urawa Red Diamonds) e depois foi para o Al-Sadd, do Qatar, onde passou mais cinco anos. Quando voltou ao Brasil, em 2009, para defender o Flamengo, ganhou o apelido de “Sheik”. Voltou aos Emirados Árabes, em 2010, até chegar ao Fluminense para ajudar o time a ser campeão do último Brasileiro.
 

Comentaristas apontam Cruzeiro e Santos como favoritos ao título

A pedido do GLOBOESPORTE.COM, jornalistas elaboram tabela de classificação do campeonato. Inter também está bem cotado

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
Clubes estáveis, com bons elencos, bons técnicos e jogadores que desequilibram. Essas foram em geral as justificativas utilizadas por comentaristas ao apontarem Cruzeiro e Santos como favoritos ao título do Campeonato Brasileiro, que terá início neste sábado. O time de Neymar chega à competição com o status de único brasileiro vivo na Libertadores e com um título paulista recém-conquistado. A equipe mineira, que também foi campeã estadual no último fim de semana, fez a melhor campanha na primeira fase do torneio continental e caiu em seguida, mas não perdeu o prestígio.
MONTAGEM - Neymar santos e montillo cruzeiro (Foto: Agência EFE e Agência Vipcomm)Neymar e Montillo são os principais destaques de Santos e Cruzeiro (Foto: Agência EFE e Agência Vipcomm)
A convite do GLOBOESPORTE.COM, nove especialistas de vários cantos do país aceitaram a missão de elaborar uma tabela, mostrando como imaginam que ficaria a classificação do campeonato após a última rodada, do primeiro ao último colocado. É um desafio e tanto, dado o equilíbrio entre os times e as mudanças que a maioria sofre ao longo da competição.
Considero Santos e Cruzeiro os melhores times do Brasil. Os campeões paulistas, entretanto, estarão divididos entre a Libertadores e o início do Brasileiro, o que pode lhes
custar pontos preciosos"
Renato Maurício Prado
- Uma coisa é observar o atual momento das equipes, perceber tendências, analisar os elencos e apontar possibilidades. Outra é determinar como acabará uma competição que nem começou. Até tentei ler isso no resto do macarrão, na borra de café, conversei com a água na bacia, no prato, na pia, na caneca, fiz o ritual do copo, psicografei o Polvo… sem sucesso. Meus poderes psíquicos são insuficientes. Então usei o método que me pareceu mais eficaz nessa tentativa: sorteio. Escrevi o nome dos times em pedacinhos de papel e fiz um sorteio. E qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência - brinca o comentarista Bob Faria, único a não apontar Cruzeiro ou Santos como campeão, preferindo o Inter.
Com os nove palpites, elaboramos uma classificação geral. Funciona da seguinte maneira: o primeiro colocado recebe 20 pontos, o segundo, 19, o terceiro, 18, e assim por diante, até o vigésimo, que leva um ponto. O critério de desempate é a favor daquele que tiver recebido a melhor classificação. Deu Cruzeiro em primeiro lugar, com o Santos logo atrás. O Inter completa o pódio, seguido por São Paulo e pela dupla Fla-Flu. Veja ao final do texto os palpites de cada jornalista e a classificação final.
Para o colunista do jornal "O Globo" Renato Maurício Prado, o Cruzeiro leva vantagem em função de o Santos ainda estar disputando a Taça Libertadores:
O Santos tem os dois jogadores mais talentosos do país. E também tem o treinador mais vitorioso"
Tiago Leifert
- Considero Santos e Cruzeiro os melhores times do Brasil. Os campeões paulistas, entretanto, estarão divididos entre a Libertadores e o início do Brasileiro, o que pode lhes custar pontos preciosos. Caso sejam os campeões das Américas, o problema se estenderá para a reta final do nosso campeonato, momento em que a turma da Vila Belmiro começará a pensar no Mundial de Clubes - basta lembrar processo bem semelhante vivido pelo Internacional, no ano passado. Por isso, meu favorito para o título é o Cruzeiro. Mas se o Santos cair na Libertadores...
Já o apresentador do "Globo Esporte" de São Paulo, Tiago Leifert, aposta na equipe comandada pelo tetracampeão Muricy Ramalho, que acumula três título pelo São Paulo e um pelo Fluminense:
- O Santos tem os dois jogadores mais talentosos do país (Neymar e Ganso). E também tem o treinador mais vitorioso. Por isso, tem tudo para dar certo.
Na zona da degola, houve quase um consenso entre os jornalistas: Bahia, América-MG, Figueirense e Atlético-GO foram os mais citados entre os possíveis rebaixados. Mas Botafogo, Avaí, Atlético-PR e Ceará também marcam indesejada presença em algumas listas.

Falcao decide de novo, Porto confirma favoritismo e conquista a Liga Europa

Gol do colombiano, aos 43 do primeiro tempo, dá título ao Dragão em Dublin

Por GLOBOESPORTE.COM Dublin
Se o “dono” do invicto Campeonato Português é o brasileiro Hulk, eleito o melhor da competição, na Liga Europa quem manda é seu companheiro Falcao García. E foi graças a mais uma cabeçada certeira do artilheiro colombiano, no fim do primeiro tempo - a única finalização certa do time nos 90 minutos -, que o Porto conquistou o seu terceiro título na temporada, ao vencer o Braga, em final portuguesa, por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Arena de Dublin, na Irlanda.
porto campeão da liga europa (Foto: Getty Images)Ao lado de Hulk, Helton levanta o troféu da Liga Europa no meio da festa do Porto (Foto: Getty Images)
GALERIA DE FOTOS: veja as melhores imagens da decisão em Dublin
Este é o sétimo título do Porto fora de seu país, que vem de uma década vitoriosa com a antiga Copa da Uefa (e atual Liga Europa), em 2003, e Liga dos Campeões e Mundial, em 2004. Na temporada, é o segundo troféu levantado por Helton, Hulk, Falcao & Cia., que já levou o Campeonato Português de forma invicta e ainda pode conquistar a Taça de Portugal, no próximo domingo, em decisão contra o Vitória de Guimarães, em Lisboa.
BRASIL MUNDIAL F.C.: baixa o wallpaper do Porto campeão da Liga Europa 2010/2011
Garantido na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões, o Porto também irá concentrar seus esforços no mercado de transferências, entre junho e agosto, quando possivelmente receberá propostas por muitos de seus destaques, como Hulk e até o técnico André Villas-Boas.
Falcao do Porto comemora gol contra o Braga (Foto: Reuters)Falcao García extravasa: 17 gols na Liga Europa e muitos deles decisivos, como o desta quarta (Reuters)
Veja a trajetória do Porto no mata-mata da Liga Europa 2010/2011
Falcao García, o 'dono' da Liga Europa
Foram nove os brasileiros que começaram o jogo: Helton, Fernando e Hulk, por parte do Porto, e Arthur, Paulão, Vandinho, Paulo César, Alan e Lima pelo Braga. Marcio Mossoró e Kaká entraram no segundo tempo, enquanto Maicon, Souza, Walter e Leandro Salino ficaram no banco de reservas. Mas a estrela que brilhou foi a de outro sul-americano, e basicamente a mesma dos últimos jogos: a do colombiano Falcao García.
porto x braga hulk (Foto: EFE)Hulk teve grande chance nos minutos iniciais (EFE)
Hulk bem que tentou. Foi dele a grande primeira grande chance do Dragão, aos sete minutos. Na ponta direita, o brasileiro limpou Miguel Garcia com extrema categoria, passou por Rodríguez e chutou cruzado, por cima. A bola tirou tinta do ângulo direito de Arthur. O Braga já havia assustado pouco antes, aos quatro, com Custódio. Ele recebeu nas costas da zaga do Porto e bateu forte, da entrada da área. Passou perto.
Basicamente, foram as duas únicas oportunidades que chamaram a atenção em um primeiro tempo trucado, com um Porto irreconhecível em relação ao que alcançou média de quatro gols por partida no mata-mata da Liga Europa.
Só que quem conta com qualidade acima da média pode se dar a esse luxo. Aos 43, o colombiano Guarín avançou pela direita, cortou a marcação e cruzou na medida. O compatriota Falcao, em condição legal e muito bem colocado, só teve o trabalho de desviar de Arthur com a cabeça. Foi o seu 17º gol na competição, número recorde desde que superou o alemão Klisnmann. A festa parcial era do Porto.
BLOG OLHO TÁTICO: confira a análise de André Rocha
marcio mossoro porto x braga (Foto: Reuters)Marcio Mossoró entrou no segundo tempo e desperdiçou grande chance logo a um minuto (Foto: Reuters)
Mossoró desperdiça chance do empate
O Braga voltou com duas mudanças - uma delas a de outro brasileiro, Mossoró, no lugar de Hugo Viana. E foi dele a chance que poderia mudar o jogo logo no primeiro minuto. Esperto, o meia aproveitou o cochilo de Fernando e roubou a bola com a defesa aberta. Ele avançou até a área e tentou deslocar de Helton, que fez grande defesa com o pé-direito. Um belo presente de aniversário para o goleiro brasileiro, que completou 33 nesta quarta.
O time do Minho jogava melhor, mas não era fácil penetrar na área adversária. E, diante do nervosismo, apelou para a violência desnecessária – na etapa final, foram quatro cartões amarelos para o Braga. Até o fim, houve apenas mais faltas, jogadas truncadas e contra-ataques sem sucesso por parte do Porto. Apesar da exibição não muito brilhante, a campanha falou por si só e o título acabou nas mãos certas.
porto 1 x 0 braga
Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín (Belluschi) e João Moutinho; Hulk, Varela (James Rodríguez) e Falcão. Artur, Miguel Garcia, Paulão, Rodríguez (Kaká) e Sílvio; Vandinho e Salino; Alan, Hugo Viana (Mossoró) e Paulo César; Lima (Meyong).
Técnico: André Villas-Boas. Técnico: Domingos Paciência.
Gols: Falcao García, aos 43 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Hugo Viana, Sílvio, Mossoró, Miguel García, Kaká (Braga); Sapunaru, Helton (Porto).
Estádio: Dublin Arena (Irlanda). Data: 18/05/2011. Árbitro: Carlos Velasco (ESP). Assistentes: Roberto Alonso e Jesús Calvo (ESP)