segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Piloto americano morre em treino
para exibição de moto estilo livre

Jim McNeil, de 32 anos, sofreu queda em evento no Texas

Por GLOBOESPORTE.COM Forth Worth, EUA
O americano Jim McNeil morreu neste domingo durante os treinos para uma exibição de moto estilo livre em Forth Worth, no Texas. O evento era parte da 500 Nascar Sprint Cup Series, competição que ele disputava há nove anos.
Segundo os organizadores, McNeil sofreu uma queda durante o treino, foi levado a um hospital local e, lá, a morte foi anunciada.
McNeil competia de moto desde 1987. Entre as principais competições estavam os X Games e os X-Fighters. Era conhecido como “Jumpin Jimmy” e “McNeil the Real Deal”.
Jim McNeil , da moto estilo livre , nos X Games de 2008 (Foto: Getty Images)Jim McNeil durante os X Games de 2008 (Foto: Getty Images)

Gol anulado do Vasco, pênaltis em Uberlândia... Polêmicas da rodada#33

Lance protagonizado por Diego Souza e Danilo na Vila Belmiro gera protestos de vascaínos. América-MG x Corinthians também tem muitas reclamações

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Foi falta de Diego Souza em Danilo, na Vila Belmiro? E no Parque do Sabiá, houve pênalti sobre Kempes e Emerson Sheik? Essas, entre outras, foram as jogadas que deram o que falar na movimentada 33ª rodada do Brasileirão 2011, na qual os árbitros distribuíram 51 cartões amarelos, quatro vermelhos e apitaram três penalidades máximas.
Em Botafogo x Figueirense, o suposto pênalti de Edson Silva em Lucas, não marcado, gerou dúvidas. Na Ressacada, o auxiliar deixou passar uma irregularidade no segundo gol do Ceará na vitória sobre o Avaí. Assista aos vídeos abaixo, com as polêmicas do fim de semana.
Atlético-MG 2 x 0 Grêmio
No primeiro gol do Atlético-MG sobre o Grêmio, no sábado, Fillipe Soutto bateu de fora da área, o goleiro Victor deu rebote, e André apareceu para empurrar para o gol. Os gremistas reclamaram de impedimento do atacante atleticano, mas as imagens mostram: André estava em posição legal na hora do chute de Fillipe Soutto. Confira aqui as explicações do comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba sobre o lance.

Ainda em Galo x Grêmio, outro lance chamou a atenção. No segundo tempo, Neto Berola derrubou Júlio César, que partia para a área. Berola recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. De acordo com Gaciba, o atleticano não teve intenção de cometer a falta, mas a jogada era passível de punição. Aqui, a análise de Gaciba em vídeo.


Botafogo 0 x 1 Figueirense
No início do segundo tempo, o Botafogo reclamou de um pênalti em Lucas. Ao entrar na área, o lateral é tocado no peito por Edson Silva, do Figueirense, e vai ao chão. Gaciba ressalta que houve um contato, mas este não teria sido suficiente para derrubar o jogador do Botafogo. Por isso, ele acredita que a arbitragem acertou ao mandar a jogada seguir. Aqui, o vídeo do comentário de Leonardo Gaciba.

Bahia 4 x 3 São Paulo
No gol de Lulinha, do Bahia, Cícero tropeçou e caiu antes da conclusão da jogada. O são-paulino reclamou ter sido tocado pelo adversário. As câmeras da transmissão, entretanto, não deixam claro se houve ou não contato entre os dois jogadores. Por conta disso, Gaciba preferiu não se posicionar: "Não posso colocar o árbitro (Evandro Rogério Roman) na cruz, já que não há imagem". A análise de Leonardo Gaciba pode ser vista aqui.
Palmeiras 0 x 2 Coritiba
Na Arena Barueri, aos 42 do primeiro tempo, com o Coritiba vencendo por 1 a 0, Jonas é agarrado na área por João Vitor, mas o árbitro Alício Pena Júnior não marca pênalti. Gaciba mostra as imagens da câmera localizada atrás do gol e confirma o puxão, impedindo a progressão do atleta do time paranaense. Para ele, houve infração dentro da área. Veja o vídeo com a análise do lance.

América-MG 2 x 1 Corinthians
Aos 32 do primeiro tempo, em um cruzamento da direita, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima marcou falta de Alessandro em cima de Kempes dentro da área do Corinthians. Gaciba, ao observar a repetição do lance, diz que não consegue ver penalidade.


Ainda no primeiro tempo, aos 44, Emerson levava a bola dentro da área e teve a camisa puxada por Amaral. O árbitro assinalou pênalti a favor do Corinthians. Gaciba considera esta marcação acertada, já que o puxão ficou claro no replay. Veja aqui os comentários.



Avaí 1 x 2 Ceará
Na Ressacada, o Ceará vencia por 1 a 0 aos 12 do segundo tempo quando Daniel Marques, em posição irregular, recebeu a bola na ponta direita e cruzou para Felipe Azevedo marcar o segundo gol do Vovô. Gaciba mostra que o assistente Dilbert Pedrosa estava mal colocado e, por isso, errou ao não levantar a bandeira. Veja a explicação de Gaciba.

Santos 2 x 0 Vasco
Aos 23 do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava empatado em 0 a 0, Diego Souza subiu mais alto que Danilo e cabeceou para o gol. O juiz André Luiz Castro, porém, invalidou o lance, considerando que o vascaíno fez carga no santista. Para José R. Wright, que comentou a partida na Globo, o árbitro agiu corretamente, Gaciba diz que o lance é difícil para o árbitro, mas observa a câmera por trás do lance e avalia que o contato de Diego Souza não é faltoso.
Outro lance duvidoso da partida aconteceu aos 2 do segundo tempo. Fagner cruzou da direita, e a bola bateu na mão de Durval, mas o árbitro considerou o toque do santista acidental. Gaciba ressalta que o defensor levou o braço em direção à bola e, por isso, o pênalti deveria ter sido marcado. Confira aqui a avaliação das duas jogadas.


Internacional 1 x 2 Fluminense
Aos 36 do segundo tempo do jogo no Beira-Rio, Juan, do Inter, reagiu de forma intempestiva a uma marcação de falta em Rafael Sobis, atirando a bola com força no gramado. Leonardo Gaciba explica que a regra prevê que um jogador que contesta a marcação do juiz com palavras ou gestos deve ser punido com cartão amarelo. Como já havia sido advertido antes, o zagueiro acabou expulso pelo árbitro Sandro Meira Ricci. Confira a análise de Gaciba.

PF prende agressores do trio de arbitragem de Timão x América-MG

Com auxílio do circuito interno de câmeras de Congonhas, Polícia Federal identifica os torcedores do Corinthians que agrediram árbitro e auxiliares

Por Juliano Costa e Leandro Canônico São Paulo
Em poucas horas, a Polícia Federal identificou e deteve, nesta segunda-feira, os quatro torcedores corintianos responsáveis pela agressão no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ao trio de arbitragem do jogo entre Timão e América-MG, realizado domingo, em Uberlândia.
Eles prestaram depoimento no posto da Polícia Federal em Congonhas, no final da tarde desta segunda-feira, e foram enquadrados no artigo 41-B do Estatuto do Torcedor, que fala em "promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos: (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010)". Esse artigo tem como pena reclusão de até dois anos e multa, podendo a pena de reclusão ser convertida em pena impeditiva de comparecimento às proximidades dos estádios por até três anos.
Chegaram nos intimidando e, quando já estávamos no saguão, partiram para cima do Jean Pierre. Fui tentar defendê-lo e recebi um pontapé na perna e um soco na cabeça"
Altemir Hausmann, árbitro auxiliar
Os quatro assinaram um termo de compromisso e foram liberados em seguida. Ainda não há data para audiência. A Polícia Fderal não revelou a identidade dos quatro agressores. O árbitro auxiliar Altemir Hausmann, que sofreu um pontapé na perna e um soco na cabeça, disse apenas que seu agressor se chama "Bruno".
Os quatro agressores foram identificados com o auxílio do circuito interno de imagens do aeroporto. Eles estavam no mesmo voo TAM JJ 3239, de Uberlândia para São Paulo, que trouxe o trio formado pelo árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima e pelos auxiliares Altemir Hausmann e Julio Cesar Rodrigues, todos do Rio Grande do Sul. A intimidação começou no ônibus que os levavam da aeronave até o saguão do aeroporto.
– Chegaram nos intimidando e, quando já estávamos no saguão, partiram para cima do Jean Pierre. Fui tentar defendê-lo e recebi um pontapé na perna e um soco na cabeça – relatou, por telefone, o auxiliar Altemir Hausmann, que passou por exame de lesão corporal imediatamente depois do ocorrido, no Instituto Médico Legal.
– Não sei dizer se era uma camisa de torcida organizada, mas, definitivamente, era do Corinthians – emendou Hausmann.
O caso foi registrado no posto da Polícia Federal em Congonhas.
A reclamação dos torcedores era sobre o pênalti assinalado por Jean Pierre, que resultou no primeiro gol do América-MG (veja o lance acima).
 Jean Pierre Gonçalves Lima árbitro agressão corinthians x américa-mg 2 (Foto: Agência Estado) Jean Pierre Gonçalves Lima (ao centro) e os dois auxiliares em Congonhas (Foto: Agência Estado)
Em seu site oficial, o Corinthians publicou uma nota de repúdio ao ocorrido nesta manhã. Veja a íntegra do comunicado:
Em relação aos fatos ocorridos na manhã desta segunda-feira (07), o Sport Club Corinthians Paulista repudia toda e qualquer forma de violência. Este não é o caminho para decisão do ponto de vista esportivo ou de qualquer natureza.
Quando um atleta do maior rival do Corinthians foi agredido por torcedores do próprio clube, o Corinthians além de repudiar o ocorrido foi a público através de seu presidente, Andrés Sanchez, para deixar claro que apoiava a decisão de paralisação do Campeonato e comunicou sua posição ao presidente do Sindicato de Atletas do Estado de São Paulo, Rinaldo Martorelli.
O futebol tem as instituições necessárias para que as posições do clube possam ser comunicadas evitando qualquer ato de violência.

Língua afiada: Pelé canta, cutuca argentinos e aconselha Neymar

Rei do Futebol se mostra à vontade em gravação do Programa do Jô: ‘Os argentinos precisam decidir quem é o melhor deles antes de discutir comigo’

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Pelé está com a língua afiada, seja para cutucar os argentinos ou para soltar a voz em canções de autoria própria. Nesta segunda-feira, o Rei do Futebol foi o convidado do Programa do Jô, da TV Globo, e esbanjou bom humor ao falar dos mais variados assuntos. A íntegra do programa vai ao ar no próximo dia 11, sexta-feira. Durante a gravação, Pelé cantou duas músicas de autoria própria e, em uma delas, acompanhou o sexteto de músicos de Jô Soares no violão, que aprendeu a tocar ainda nos tempos de jogador, “com Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Martinho da Vila”.
pelé jô soares (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Pelé se arrisca no violão: lado musical no Programa do Jô (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)
Em meio às canções, Pelé voltou a falar sobre a velha rivalidade com os argentinos. A recente declaração de Messi, que disse nunca ter visto o Rei atuar, não incomoda o brasileiro, que já respondeu anteriormente que enviaria um DVD do filme “Pelé Eterno” para o craque do Barcelona. Durante o programa, porém, Pelé voltou a cutucar os vizinhos do Brasil.
pelé jô soares (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Pelé canta música sobre seu início no futebol
(Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)
- Isso tem desde o tempo em que Santos e Real Madrid eram os melhores times do mundo. Quando eu comecei, perguntavam se o melhor era eu ou Di Stefano, depois veio Maradona, depois Messi. Aí brinquei com um dos meus empresários, que é argentino. Falei que eles precisam primeiro decidir quem é o melhor da Argentina. Depois vamos discutir – disparou.
Apesar de reconhecer o talento de Messi, Pelé já afirmou que votaria no santista Neymar para a eleição de melhor jogador do mundo em 2011. Acompanhando sempre os jogos de seu “pupilo”, o Rei do Futebol falou da experiência própria para aconselhar o craque do Peixe a se proteger mais das pancadas dos adversários. Apesar de não ter histórico de contusões, Neymar gera preocupações em Pelé.
- Tenho falado para o Neymar aprender a se defender. Como ele é muito habilidoso e o melhor do time, é claro que vai ser sempre muito marcado. Eu aprendi a me defender bem, e tento passar um pouco disso para ele, é um jogador maravilhoso – disse o Rei.
Pelé mostrou descontração em todos os momentos da gravação, com boa parte de sua família convidada e assistindo a tudo da plateia. Em meio às cutucadas, o Rei do Futebol assistiu a filmes dos quais participou fazendo o papel dele mesmo, e também contou histórias dos tempos de Seleção Brasileira.

Guia do título: com a matemática a favor, Flu integra novo 'trio de ferro'

Tricolor carioca quadruplica suas chances, deixa o Botafogo para trás e se junta a Corinthians e Vasco como principais favoritos ao caneco nacional

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Em rodada quase perfeita, em que os até então três favoritos ao título foram derrotados, o Fluminense conseguiu uma vitória expressiva sobre o Inter, no Beira-Rio, e viu as chances de levantar a taça  quadruplicarem - de 5% para 20%, na visão do matemático Tristão Garcia. O Tricolor tomou o posto do Botafogo e agora faz parte do trio de ferro do Brasileirão, a cinco rodadas do fim da competição.
Na última semana, a possibilidade de o caneco ficar entre Corinthians, Vasco e Botafogo era de 91%. Agora, após a 33ª rodada, a porcentagem é a mesma, só que com o Fluminense no lugar do Alvinegro carioca.
- O Fluminense vive um grande momento. É o único time que tem uma média acima de dois pontos por jogo no returno (2,2). Perdeu, em casa, para o Atlético-MG, mas se recuperou com duas vitórias fora de casa - analisou Tristão, que aponta, com uma ressalva, outro ponto a favor do Tricolor nesta reta final:

- O time ainda tem a vantagem da tabela. Praticamente não sai do Rio (tem só um jogo fora, contra o Figueirense). Mas tem os clássicos (dois, contra Vasco e Botafogo). No Rio, os clássicos geralmente terminam empatados, e o Fluminense ainda não venceu um neste campeonato. Se quiser o título, terá de superar isso.
Matemática a favor do Timão
O principal favorito ao título, porém, continua sendo o Corinthians. De acordo com o matemático, suas chances reduziram em relação à última rodada - de 48% para 41%.
- O Corinthians fez um ótimo depósito no primeiro turno. Mas no segundo está em décimo. Tem aproveitamento de Sul-Americana. No entanto, aparece como o principal favorito, principalmente porque os cariocas ainda se enfrentam, e o Corinthians não pega mais ninguém do G-5. A matemática está a favor dele - frisou Tristão.
A derrota para o Santos tampouco teve consequências na caminhada do Vasco rumo ao título, pela menos na visão matemática. Favorecido pelos tropeços de seus principais rivais, o time da Colina viu suas chances de título caírem de 31% para 30%.
- Para o Vasco, a rodada ficou até de bom tamanho. Corinthians e Botafogo eram favoritos, mas perderam seus jogos. O Vasco tinha um jogo difícil fora de casa. Os três perderam.
Fla e Figueira aparecem com chances matemáticas
Dono do placar mais elástico da rodada, o Flamengo goleou o Cruzeiro, mas segue como azarão na briga pelo título. De 1%, suas chances de título subiram para 3%. O baixo número de vitórias (14) e a quinta colocação são os principais pontos negativos na caminhada rubro-negra.
- O Flamengo ainda tem quatro adversários à frente. Além disso, perde para todos no primeiro critério de desempate (número de vitórias). Na realidade, não está a três pontos dos líderes. Precisa de quatro para superá-los. O Luxemburgo já percebeu isso e não fala em título. A favor, só a média de pontos das últimas seis rodadas (1,83). É alta. Está confirmando que o Flamengo é um time de chegada.
Em relação à última rodada, São Paulo e Inter deixaram de vez a briga pelo título, na visão do matemático. Mesmo com a vitória fora de casa sobre o Botafogo, o Figueirense segue com 1%, chance desprezível, segundo Tristão.
- O Figueirense vive o melhor momento no Brasileirão. Dos últimos 15 pontos, conquistou 13. Mas estava muito atrasado e ainda tem muito a tirar. Se continuar com essa campanha, garante uma vaga na Libertadores.
Brasileiro mais disputado dos pontos corridos
Retrospectiva G4 Rodada 33 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Desde 2007, quando o São Paulo garantiu o título antecipado na 34ª rodada, o Campeonato Brasileiro vem sendo marcado pelo equilíbrio até as rodadas finais. Essa edição, porém, vem se superando.
Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ter 20 equipes, nunca a diferença do primeiro para o quarto colocado foi tão pequena, após a 33ª rodada. Hoje, o líder Corinthians está a três pontos do Botafogo (quarto colocado) e do Flamengo (quinto).
Para os flamenguistas, aliás, um alento. Com chances reduzidas (3%) de levantar o caneco, o clube pode se apoiar na campanha de 2009. Na ocasião, a cinco rodadas do fim, a diferença para o líder era maior: quatro pontos. No entanto, o time era o quarto na tabela. Hoje, é o quinto.

Nova geração, velha amizade: no Fla, Thomás e Muralha crescem juntos

Decisivos na goleada por 5 a 1 sobre o Cruzeiro, garotos de 18 anos buscam espaço e avisam: ‘A base vem com força total’

Por Richard Souza Rio de Janeiro
A imagem chamou a atenção e é significativa. Na comemoração do terceiro e do quarto gols do Flamengo na vitória sobre o Cruzeiro, neste domingo, no Engenhão, enquanto Ronaldinho e Thiago Neves dançavam na bandeirinha de escanteio, Thomás e Muralha, a nova geração rubro-negra, festejavam abraçados e aos pulos do outro lado do gramado. Só os dois. O volante, que substituíra Maldonado no intervalo, tornou a saída de bola muito mais veloz e deu as duas assistências para o camisa 7. Uma delas após passe de Thomás, que assim como na partida contra o Grêmio, não se intimidou e perturbou os marcadores com dribles e arrancadas.
- O Muralha é um grande amigo, de bastante tempo, há mais de cinco anos. Fico feliz por ele, e ele feliz com o que estou vivendo. Comemoramos juntos. A felicidade de um é a felicidade do outro – disse Thomás.
Titular pela segunda vez seguida, o camisa 25 ainda tenta se acostumar com a novidade. O jogo contra o Cruzeiro foi apenas o quinto dele como profissional. Na saída do Engenhão, se viu cercado por torcedores com pedidos de fotos e autógrafos.
Muralha Thomás gol Flamengo (Foto: Leandra Benjamin / FlaImagem)Momento só deles: Muralha e Thomás vibram no Engenhão (Foto: Leandra Benjamin / FlaImagem)
- Ainda não me acostumei (risos), é uma novidade para mim que estou começando, mas é bem gostoso esse assédio, o reconhecimento de todo mundo. Na verdade, nem sei se sou titular ainda, a ficha ainda não caiu. Mas aos poucos vai cair.
o garçom do jogo
  • Muralha
    Muralha: 2 assistências contra o Cruzeiro
  • Recordes de assistências em um jogo do Brasileiro
    Marcos Aurélio 2 CFC 5 x 0 BOT
    Mariano 2 FLU 3 x 1 CFC
    Souza 2 FLU 4 x 0 CEA
Muralha está no grupo principal há mais tempo e participou da campanha do título carioca. Decisivo na goleada sobre os mineiros, fez a 13ª partida dele na temporada. Desde a promoção para o time de cima, foi titular três vezes. Mas não tem pressa.
- Estou novo, 18 anos ainda, tenho que esperar o momento certo de entrar no time titular. O importante foi a vitória. O professor (Vanderlei Luxemburgo) pediu para eu ficar ligado, para prestar atenção no jogo que eu ia entrar. Tive a felicidade de dar os dois passes e de o time ter saído com a vitória. Em toda partida tenho que entrar, marcar presença, chegar na frente, marcar, fazer o que eu sei.

Thomás e Muralha foram campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior no início do ano. O entrosamento, segundo eles, está em dia e cada vez melhor.
Thomás Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Cercado por fãs, Thomás ainda se acostuma com o
assédio (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
- A nossa amizade vem desde pequeno, desde o salão. O Thomás me deu o passe e fiz a assistência para o Thiago (Neves). Acontecia direto na base, só que eu dava o passe para ele fazer os gols (risos). É diferente jogar no time de cima, a pressão é maior, tem torcida. Mas temos de estar preparados para fazer o melhor – comentou Muralha.
Pouco a pouco, a dupla começa a mostrar que a geração é talentosa e promissora.
- Fomos campeões da Taça São Paulo e conseguimos espaço no profissional. Thomás, eu, o Lorran já fez parte também, o Luiz Antonio, que se recupera de lesão (operou os dois ombros e só volta em 2012). A base vem como força total.

Carrasco de Slater, Gabriel Medina vence mais uma etapa do Mundial

Assim como na França, brasileiro de 17 anos elimina o hendecacampeão mundial e, depois, Taylor Knox. Na decisão, vitória fácil sobre Joel Parkinson

Por GLOBOESPORTE.COM San Francisco, EUA
Foi um déjà vu para Gabriel Medina. Nas ondas de Ocean Beach, um dia depois de entregar o 11º título mundial a Kelly Slater, o garoto-prodígio deu o troco no americano, 22 anos mais velho. Depois, uma vitória fácil sobre Taylor Knox, 23 anos mais velho. Na decisão, mudou apenas o adversário. Em vez de Julian Wilson, como na França, um outro australiano: Joel Parkinson. O resultado? De novo uma apresentação de gala e mais um título para o surfista de apenas 17 anos. Em San Francisco, a segunda vitória em quatro etapas como integrante da elite mundial.
- É incrível. Na verdade, não sei o que fiz. Não acredito - disse Medina.
Surfe Gabriel Medina campeão Mundial de San Francisco (Foto: ASP)Gabriel Medina: 17 anos e duas vitórias em quatro etapas na elite mundial (Foto: ASP)
Foi quarta vitória brasileira - a terceira seguida - na temporada 2011 do Circuito Mundial. Na França, Medina foi o campeão; em Portugal, Adriano de Souza, o Mineirinho. Em maio, Mineirinho venceu o Rio Pro. A última parada será em Pipeline, no Havaí. O janela de espera vai de 8 a 20 de dezembro. Dois dias depois, Medina completará 18 anos de idade.
Em Hossegor, na França, em sua segunda etapa como surfista da elite, Medina perdeu para Slater nas oitavas, passou pela repescagem e, nas quartas, deu o troco no americano. Nas semifinais, enfrentou Knox, de quem, lá nas ondas francesas, ganhou o apelido de "Medina Airlines". Motivo? Os muitos aéreos. Em San Francisco, a história se repetiu.
No domingo, Slater ergueu a taça depois de mandar Medina e Miguel Pupo à repescagem. Confirmava ali, depois de um erro de contas da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), o 11º título mundial. Nesta segunda, Medina passou pelo australiano Matt Wilkinson e marcou encontro com Slater, agora nas quartas.
Surfe Gabriel Medina quinta fase do Mundial de San Francisco (Foto: ASP)Nas quartas, Medina eliminou Slater (Foto: ASP)
Nem a prancha de cinco quilhas ajudou Slater. O brasileiro venceu o americano e depois eliminou Knox. Do outro lado da chave, Parkinson derrotava Alejo Muniz, impedindo uma final verde-amarela.
Parkinson assistiu a tudo. E, mal entrou na água, viu Gabriel Medina, nos primeiros segundos, emendar quatro manobras em uma onda e tirar 7,50. O aussie demorou cinco minutos para achar a primeira. Entrou, mas não saiu de um tubo.
Medina então remou para uma direita, rabiscou-a de ponta a ponta e arrancou 9,00 pontos. Parko se abateu. Tirou 6,90 em sua melhor. A outra nota era 4,00. Precisava de 9,60. E foi aí que o mar deu uma ajudinha para o Brasil. Marasmo. Quando as ondas enfim reapareceram, um mísero 3,63.

- Quero agradecer à galera do Brasil pelo apoio. Isso me ajudou bastante. Parabéns ao Parko. Ele é um dos meus surfistas preferidos.

Final:
Gabriel Medina BRA 16.50 x 10.90 Joel Parkinson AUS
Semifinais:
1. Gabriel Medina BRA 17.33 x 14.27 Taylor Knox EUA
2. Joel Parkinson AUS 14.97 x 14.34 Alejo Muniz BRA
Quartas de final:
1. Taylor Knox EUA 14.96 x 12.83 Kieren Perrow AUS
2. Gabriel Medina BRA 14.50 x 11.10 Kelly Slater EUA
3. Alejo Muniz BRA 13.83 x 11.83 Brett Simpson EUA
4. Joel Parkinson AUS 16.76 x 10.93 Josh Kerr AUS
Repescagem/quinta fase:
1. Taylor Knox EUA 14.67 x 12.83 Miguel Pupo BRA
2. Gabriel Medina BRA 13.93 x 13.70 Matt Wilkinson AUS
3. Brett Simpson EUA x Patrick Gudauskas EUA (machucado)
4. Joel Parkinson AUS 11.60 x 6.40 Owen Wright AUS

Trio de arbitragem de América-MG x Corinthians é agredido em São Paulo

Jean Pierre Gonçalves Lima e seus auxiliares, Altemir Hausmann e Julio Cesar Rodrigues Santos, receberam pontapés no aeroporto de Congonhas

Por Alexandre Massi São Paulo
O trio de arbitragem do jogo América-MG x Corinthians foi agredido nesta segunda-feira ao desembarcar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Após a polêmica atuação na partida em Uberlândia, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima e seus auxiliares, Altemir Hausmann e Julio Cesar Rodrigues Santos, todos do Rio Grande do Sul, foram cercados por quatro torcedores, dois deles com o uniforme de uma torcida organizada do Corinthians.

A informação foi confirmada pelo auxiliar Altemir Hausmann, que passou por exame de lesão corporal no Instituto Médico Legal (IML) junto com seus companheiros.

- Recebemos alguns pontapés, mas não foi nada grave. Estamos agora no IML fazendo alguns exames e por isso não posso falar muito. Mas dois deles estavam com o uniforme de uma torcida do Corinthians e precisamos ser socorridos pela Polícia Federal e pelos seguranças do aeroporto - explicou o auxiliar, no início da tarde desta segunda-feira.

A torcida do Corinthians reclama do pênalti assinalado por Jean Pierre, que resultou no primeiro gol do América-MG (veja o lance no vídeo acima).

Em seu site oficial, o Corinthians publicou uma nota de repúdio ao ocorrido nesta manhã. Veja a íntegra do comunicado:

Em relação aos fatos ocorridos na manhã desta segunda-feira (07), o Sport Club Corinthians Paulista repudia toda e qualquer forma de violência. Este não é o caminho para decisão do ponto de vista esportivo ou de qualquer natureza.
Quando um atleta do maior rival do Corinthians foi agredido por torcedores do próprio clube, o Corinthians além de repudiar o ocorrido foi a público através de seu presidente, Andrés Sanchez, para deixar claro que apoiava a decisão de paralisação do Campeonato e comunicou sua posição ao presidente do Sindicato de Atletas do Estado de São Paulo, Rinaldo Martorelli.
O futebol tem as instituições necessárias para que as posições do clube possam ser comunicadas evitando qualquer ato de violência.

Guia contra a degola: Raposa entra no Z-4, e risco de queda sobe para 56%

Goleada para o Fla leva o Cruzeiro de volta à zona de rebaixamento após 28 rodadas. Briga, a princípio, será contra Atlético-PR e Ceará

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A derrota para o Flamengo – a 17ª no Campeonato Brasileiro – levou o Cruzeiro de volta à zona de rebaixamento. A ameaça de queda, portanto, nunca foi tão real, uma vez que o time rondava, mas não entrava no Z-4 desde a quinta rodada. A possibilidade de degola disparou de 33% para 56%, na visão do matemático Tristão Garcia, a cinco rodadas do fim da competição.
- A pior campanha do returno é do Cruzeiro. São apenas sete pontos e uma vitória. A média é de 0,5 ponto partida. E qual é a receita do rebaixamento? Empate em casa e derrota fora. O Cruzeiro vem seguindo a cartilha direitinho – ponderou o matemático.
Com as vitórias de Bahia e Atlético-MG, a briga pelo rebaixamento, pelo menos a princípio, restringiu-se a três times. Como Tristão Garcia aponta América-MG e Avaí como virtualmente rebaixados, Ceará, Cruzeiro e Atlético-PR disputam uma vaga na Série A do ano que vem. As probabilidades de dois deles caírem são de 80%.
- É praticamente um triangular, e apenas o vencedor ficará na Série A. Não dá para dizer se é vantagem ou não, mas o Cruzeiro enfrentará os dois. Pega o Altético-PR, em casa, e o Ceará, fora. Decide sua vida aí – frisou o matemático.
Galo e Bahia respiram; Palmeiras, por enquanto, segue tranquilo
Três vitórias seguidas, e o Atlético-MG viu o risco de rebaixamento cair de 53% para 6%. Tristão Garcia acredita que apenas uma tragédia coloca o Galo na Série B em 2012.
- Tem a terceira melhor campanha do returno, atrás apenas de Fluminense e Figueirense. Está praticamente livre do rebaixamento. Tem de fazer muita besteira e tropeçar muito para cair.
Quem também respira mais aliviado nesta segunda-feira é o Bahia. Após a grande virada sobre o São Paulo, no sábado, o time baiano abriu pontos preciosos de diferença para os adversários e tem 11% de possibilidades de cair.
Acima de Atlético-MG e Bahia está o Palmeiras. Aparentemente, o clube paulista não tem com o que se preocupar. São apenas 3% de chances de degola. A sequência de quatro derrotas ainda não chega a preocupar, mas acendeu o sinal de alerta. É bom o time de Felipão tratar logo de pontuar e garantir a permanência na Série A.
- O Palmeiras não consegue eliminar o risco que, por enquanto, é muito pequeno. O time parou na tabela. Tem jogos complicados pela frente, mas, com uma vitória, praticamente garante a permanência - disse o matemático.
Pontuação de corte
Com as vitórias de três times que lutam para não cair, a nota de corte continua sendo 44 pontos. É possível, porém arriscado, escapar com menos. Segundo Tristão Garcia, um clube pode fugir da degola com 43 pontos, mas ainda não é possível garantir o sucesso com essa pontuação.

O exemplo vem do rival

Retrospectiva Z4 Rodada 33 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Com 34 pontos, o Cruzeiro iguala o desempenho da Ponte Preta em 2006, o pior de um time que encabeça o G-4 na 33ª rodada, desde que o Brasileirão tem o formato atual. Em um fim de semana em que nada deu certo, uma vez que foi goleado pelo Flamengo, teve Anselmo Ramon expulso, entrou na zona de rebaixamento após 28 rodadas e, possivelmente, perdeu Montillo para os próximos jogos, a Raposa pode se espelhar no exemplo de seu principal rival para escapar do rebaixamento.
No ano passado, após a rodada #33, o Atlético-MG ocupava a mesma posição da Raposa na tabela: 17º. Com uma arrancada no fim, o time mineiro conseguiu dez pontos nos últimos cinco jogos e, com uma rodada de antecedência, fugiu do rebaixamento.
 

Dramas, superação e peculiaridades marcam final da 4ª Divisão paulista

Jogo entre Capivariano e Independente, em Limeira, reúne histórias de personagens pitorescos, com a cara do futebol do interior de São Paulo

Por Sergio Gandolphi e Wagner Eufrosino Limeira, SP
A final da Quarta Divisão do Campeonato Paulista não foi marcada só por pancadaria. Figuras inusitadas, dramas familiares, rivais unidos, vencedores com futuro incerto e até uma "gastronomia" peculiar também fizeram parte da partida, disputada neste domingo, na cidade de Limeira - e que terminou com o Independente conquistando o título sobre o Capivariano. Denominada pela Federação Paulista de Futebol como Segunda Divisão, ela equivale à Quarta, pois vem depois das séries A-1, A-2 e A-3.
Antes de levantarem a taça, os jogadores do Galo tiveram uma dura batalha e foram obrigados a reverter um placar desfavorável de 2 a 0, do primeiro jogo. Enquanto o Independente lutava, dois torcedores em particular sofriam e tentavam ajudar o time do jeito que podiam. Márcio Luis Venâncio e Conceição Aparecida Pio, pais do zagueiro Márcio, se desesperavam a cada bola que chegava perto do gol da equipe de Limeira.
Ex-jogador de futebol com passagens por clubes de pouca expressão, o autônomo Márcio Luis, que trabalha como faxineiro de obras ao lado da mulher, teve de colocar dinheiro do próprio bolso para o filho continuar a jogar. O zagueiro chegou a ficar quatro meses sem salários no Independente e só voltou a receber porque os jogadores ameaçaram entrar em greve.
4. Divisão do Paulista Márcio Luis, pai do zagueiro Márcio (Foto: Wagner Eufrosino / globoesporte.com) Márcio Luis, pai de Márcio, do Independente, sofre
na torcida (Wagner Eufrosino / Globoesporte.com)
– Foi muito duro. Eles só não passaram fome. Eu moro em Campinas, e muitas vezes ele não tinha dinheiro para vir (até Limeira) treinar. Sei que é muito difícil essa vida, mas ele vai ganhando experiência. Não sei o que vai acontecer no futuro. Ele pode dar sorte, mas, se não acontecer, vai trabalhar comigo – disse o pai do jogador.
Sentada atrás do alambrado coberto por uma faixa da torcida, a mãe do zagueiro Márcio evitava olhar para o campo e se dividia entre momentos de ansiedade e felicidade.
– Eu não consigo assistir a nenhum jogo dele. Tenho medo que se machuque. Sempre foi assim. Mas este é o sonho dele, e sempre vou apoiá-lo. Até o fim – disse Conceição.
Ao fim do jogo, o zagueiro Márcio retribuiu o carinho dos pais. Ele se emocionou ao falar deles e quase foi às lágrimas.
– Sou mais um sonhador e, se eu estou aqui e consegui ser campeão, é por eles, que eu amo tanto – disse o jogador, ao lado do irmão Paulo e da noiva, Maríllia.
Não muito distante do alambrado, uma figura se destacava entre os torcedores do Independente. Com o cabelo estilo moicano, tingido de loiro, brincos nas orelhas e um óculos branco de sol, o garoto Bruno de Oliveira, que também joga futebol, era um sósia perfeito de Neymar.
Neymar Cover 4. Divisão do Paulista (Foto: Wagner Eufrosino / globoesporte.com)Neymar cover marca presença na Quarta Divisão
(Foto: Wagner Eufrosino / globoesporte.com)
O meia-atacante, de 19 anos, que pertence ao Volta Redonda, acompanhava a partida porque seu pai é torcedor do Independente. Apesar de imitar até os trejeitos e a maneira de falar do craque do Santos, as ambições de Bruno são bem menores.
– Agora que o Independente conseguiu o acesso, gostaria muito de jogar aqui na A-3. Meu futebol é alegre e tenho esse jeito moleque de jogar – disse o sósia do Neymar.
Ao contrário do que acontece na capital, quando a rivalidade entre os principais clubes provoca confrontos violentos e até mortes, corintianos e palmeirenses conviviam pacificamente durante a partida e, ao menos desta vez, estavam do mesmo lado. Os dois torciam para o Capivariano.
– Eu nasci em Capivari e estou sempre indo aos jogos do time. Agora que o Palmeiras não está bem, ele ficou em segundo plano – brincou o supervisor Fernando Cardoso, que estava vestindo o uniforme do Verdão.
Animado com a fase do Timão, o corintiano Jéferson de Oliveira se mantém fiel ao Timão, mas já estava preparado para a festa mesmo que o Capivariano não fosse o campeão.
4. Divisão do Paulista Sorvete ituzão (Foto: Wagner Eufrosino / globoesporte.com) Sorvete "Ituzão" faz sucesso no jogo em Limeira
(Foto: Wagner Eufrosino / globoesporte.com)
– O Capivariano fez um campanha muito boa, e os jogadores serão recepcionados no estádio com muito chope, não importa o resultado – disse Jéferson.
Com a alta temperatura que predominou em Limeira, e com o estádio cheio, quem mais comemorava eram os vendedores de espetinhos de pernil, de sanduíches e, principalmente, os que faturavam com o geladinho tamanho gigante: conhecido como "ituzão", de vários sabores. Duas caixas de isopor foram esvaziadas no decorrer da partida.
Dificuldades financeiras e ameaça de greve
Antigo celeiro de bons jogadores para o futebol brasileiro e até mundial, o interior de São Paulo tenta sobreviver a duras penas. O Independente fez a melhor campanha da Quarta Divisão do Campeonato Paulista e se sagrou campeão, mas, durante essa caminhada, o clube atrasou salários e os jogadores ameaçaram entrar em greve.
– Sofremos isso em dois momentos neste ano. Dois empresários da cidade nos ajudaram, e conseguimos quitar os salários. Cheguei a ir para a praça da cidade vender camisa para arrecadar fundos para o clube – contou o presidente do Independente, José Marcelo de Assis.
Antes das finais, o dirigente fez uma campanha para conseguir fechar a folha de pagamento e dar a premiação aos jogadores. Cada torcedor ou empresário poderia colocar seu nome na camisa mediante o pagamento da quantia de R$ 1 mil em cada jogo da decisão.
– Arrecadei R$ 18 mil na primeira partida e mais R$ 18 mil nesse segundo jogo decisivo. Somando isso com o prêmio dado pela Federação Paulista, consegui pagar todos os jogadores – explicou o presidente do Independente.
Apesar da conquista do título, o elenco todo deve ser desmontado porque os contratos da maioria dos jogadores terminam nesta quarta-feira. Poucos devem renovar.
4. Divisão do Paulista camisa apoiadores (Foto: Wagner Eufrosino / Globoesporte.com)Por R$ 1 mil, Independente traz nome de apoiadores nas camisas (Wagner Eufrosino / Globoesporte.com)

Juninho e Felipe recebem suas caricaturas de presente na Colina

Jogadores ficam satisfeitos com a 'ajudinha' dada pelo artista Eddie Souza

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Os jogadores Felipe e Juninho receberam um presente após o treinamento da última sexta-feira, em São Januário. O ilustrador Eddie Souza entregou aos ídolos cruz-maltinos suas caricaturas em um quadro. Felipe disse que gostou bastante do seu desenho, principalmente porque o artista caprichou nos seus cabelos.

- É um trabalho muito bacana, fico muito feliz com a homenagem. Ele fez muito parecido, o gesto da mão que costumo fazer. Esse é vascaíno de verdade, me deu até uma moral colocando um pouquinho mais de cabelo ali para mim – disse o camisa 6 ao site oficial do clube.
 Caricaturas Felipe e Juninho pernambucano vasco (Foto: Divulgação) Caricaturas de Felipe e Juninho (Foto: Divulgação
Também satisfeito com resultado da caricatura, Juninho acredita que ficou mais bonito no quadro do que é realmente.
- Essa moldura vai ficar na sala da minha mãe, lá ela guarda tudo da minha carreira e esse desenho estará lá com certeza. Até porque fiquei muito mais bonito aqui do que na vida real - disse o Reizinho.
O próximo homenageado de Eddie Souza será o zagueiro Dedé.
felipe   pernambucano vasco caricaturas (Foto: Divulgação)Felipe recebe sua caricatura das mãos de Eddie Souza (Foto: Divulgação)

Federação Paulista divulga tabela do campeonato estadual de 2012

Atual campeão, Santos abre o torneio, fora de casa, contra o tradicional XV de Piracicaba, que levou o título da Série A-2 neste ano

Por Julyana Travaglia São Paulo
Presidente da FPF Marco Polo del Nero (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com) Marco Polo del Nero, presidente da FPF
(Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
A Federação Paulista de Futebol divulgou na tarde desta segunda-feira a tabela do Campeonato Paulista de 2012. Todos os jogos estão programados para 22 de janeiro - um domingo -, mas a entidade ainda vai antecipar pelo menos um deles para o dia 21 - um sábado.
O torneio do ano que vem marca o retorno à elite de times tradicionais, como Guarani, XV de Piracicaba e Comercial, que ascenderam este ano da Série A-2. O outro promovido foi a Catanduvense.
Veja a tabela da primeira rodada:
XV de Piracicaba x Santos
Bragantino x Palmeiras
Corinthians x Mirassol
São Paulo x Botafogo
São Caetano x Ponte Preta
Portuguesa x Paulista
Guarani x Oeste
Catanduvense x Mogi Mirim
Comercial x Linense
Ituano x Americana
Para ver a tabela completa no site oficial da Federação Paulista, clique aqui.

  • Americana
    +
  • Botafogo-SP
    +
  • Bragantino
    +
  • Catanduvense
    +
  • Comercial-SP
    +
  • Corinthians
    +
  • Guarani
    +
  • Ituano
    +
  • Linense
    +
  • Mirassol
    +
  • Mogi Mirim
    +
  • Oeste
    +
  • Palmeiras
    +
  • Ponte Preta
    +
  • Portuguesa
    +
  • Santos
    +
  • São Caetano
    +
  • São Paulo
    +
  • XV de Piracicaba
    +