segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Melhor nos 'pontos corridos', Thiago Camilo faz balanço positivo de 2011

Vencedor de três das 12 provas da temporada, mesmo número do campeão Cacá Bueno, piloto da RCM terminou a temporada apenas na 8ª posição

Por Alexander Grünwald São Paulo
Apesar da frustração de terminar a temporada apenas em oitavo lugar, depois de vencer três provas e liderar o campeonato com grande margem, Thiago Camilo considera que 2011 foi seu melhor ano na Stock Car. O piloto da RCM fala isso inspirado numa estatística curiosa, que aponta seu nome como o maior pontuador da categoria na temporada. Ao longo das 12 provas, Thiago marcou nada menos que 154 pontos, contra 150 de Cacá. Destes, 147 foram somados nas oito primeiras corridas do campeonato, que classificam para a SuperFinal.
Thiago Camilo acelera na Stock Car em Brasília (Foto: Carsten Horst)Thiago Camilo foi um dos destaques da temporada 2011 da Stock Car, com três vitórias (Foto: Carsten Horst)
- Este dado representa que tivemos um ano positivo, acima de tudo, e que a equipe me entregou um carro para ser campeão. Não ficamos com a taça porque temos um sistema diferenciado de pontuação na briga pelo título, tem que se entender dessa maneira. Às vezes você é beneficiado, como o Cacá foi neste ano, mas em outras acaba faltando sorte – avaliou o piloto de 27 anos, que chegou à SuperFinal depois de vencer as etapas de Curitiba e Salvador, além da Corrida do Milhão, em São Paulo.
Na Stock Car, os pilotos descartam seus dois piores resultados ao fim da 8ª prova. A partir daí, chega-se aos dez primeiros colocados na tabela, que são repontuados para a disputa do título. A pontuação obtida na primeira fase é então desconsiderada, e a SuperFinal começa com uma diferença de cinco pontos entre o primeiro e o segundo colocado. Como abandonou três das quatro provas da fase decisiva, Thiago terminou o campeonato apenas na oitava colocação.
- É frustrante, mas todo mundo entra no campeonato sabendo como vai funcionar. De qualquer forma, é um campeonato um tanto estranho, porque eu venci três vezes e terminei em oitavo, atrás de diversos pilotos que não venceram uma prova sequer – provoca o piloto do carro 21. Dos sete que terminaram à sua frente, somente Cacá Bueno e Daniel Serra subiram ao alto do pódio nesta temporada.
thiago camilo stock car corrida do milhão (Foto: Luis Moura / Agência Estado)Vitória na Corrida do Milhão foi o grande momento de Thiago Camilo no ano (Foto: Luis Moura / Agência Estado)
Na etapa final, no último domingo, Thiago era o líder virtual da corrida, à frente de Marcos Gomes e de todos os que já haviam parado nos boxes, quando recebeu uma punição por cruzar a faixa de entrada do pit e perdeu as chances de vitória. Mesmo assim, terminou a corrida em nono e marcou seus únicos pontos nesta SuperFinal. Já projetando a próxima temporada, quando fará seu segundo ano pela equipe RCM, Camilo não pensa em mudar a filosofia de trabalho que quase rendeu o título ao time em 2011.
- Foi sem duvida meu melhor campeonato e minha pior SuperFinal. Não há culpados, problemas no carro acontecem. Não imaginávamos chegar com tanta vantagem na primeira fase, ainda mais sendo meu primeiro ano na equipe RCM. Faltou que as coisas se encaixassem nos momentos certos, mas sempre estivemos competitivos, especialmente em ritmo de corrida. É aprender com as coisas que deram errado durante o ano para continuarmos fortes em 2012 – prometeu o vice-campeão de 2009, que detém 11 vitórias, sendo o segundo maior vencedor em atividade da categoria.
Veja como ficaria a classificação do campeonato pelo sistema de pontos corridos:
1. Thiago Camilo, 154 pontos
2. Cacá Bueno, 150
3. Max Wilson, 135
4. Ricardo Mauricio, 116
5. Popó Bueno, 111
6. Átila Abreu, 102
7. Marcos Gomes, 84
8. Allam Khodair, 82
9. Daniel Serra, 81
10. Luciano Burti, 73

Nenhum comentário:

Postar um comentário