terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Após citação da Fifa, Dedé se prepara para ano de projeção internacional

Zagueiro diz que, nà Seleção, achou que 'ninguém tinha noção' do que ele fazia. Diretor de marketing põe vascaíno em patamar abaixo só ao de Neymar

Por Gustavo Rotstein Atibaia, SP
Com prêmios individuais, título da Copa do Brasil e convocações para a Seleção Brasileira, Dedé terminou o ano passado consagrado nacionalmente. E a temporada de 2012 começou com seu nome citado no site da Fifa como um dos jovens a serem observados no mundo do futebol. Somado às especulações de interesse europeu, isso deve fazer deste o ano da projeção internacional do zagueiro.
Aos 23 anos, Dedé tornou-se ídolo do Vasco e ganhou o apelido de Mito. Fora do Brasil, ainda é um jogador a ser observado, mas desde já de talento reconhecido. O zagueiro costuma dizer que tudo vem acontecendo rápido em sua carreira e, por isso, não esconde a expectativa sobre os próximos passos que a fama internacional pode lhe proporcionar.
- Claro que penso nessa projeção, sim, e fico muito feliz com o que está acontecendo. Afinal, não sou de uma posição tão visada como são os atacantes. É muito gratificante para um zagueiro receber essa notícia de que está entre os melhores segundo a Fifa. Assim que cheguei à Seleção, achei que ninguém tinha noção do que eu fazia no futebol. Mas depois percebi que alguns jogadores de fora já me conheciam. Aí começou a cair a ficha, pois vi que algumas pessoas tinham uma visão diferente sobre mim e que, então, eu estava aparecendo para o mundo. Essa situação me faz sentir melhor e me dá confiança - destacou.
Claro que penso nessa projeção, sim, e fico muito feliz com o
que está acontecendo. Afinal,
não sou de uma posição tão
visada como são os atacantes"
Dedé
O Vasco começou a trabalhar a imagem de Dedé na onda da torcida, que o elevou à condição de ídolo à medida que seu futebol crescia de produção. Com a volta da equipe à Libertadores após 11 anos, a figura do zagueiro estará ainda mais difundida internacionalmente, mas o clube entende que o Mito já faz parte de um seleto grupo de atletas brasileiros.
- O clube não esperou o Dedé aparecer nessa lista para se movimentar ou para ter uma visão diferente em relação a ele. Desde o início o Vasco viu que o jogador tinha vários atributos que partiam da questão técnica. A Fifa só está reconhecendo um pouco depois dos vascaínos. Nós mantemos a crença de que, depois do Neymar, o Dedé é o próximo jogador a ser trabalhado pelas grandes empresas - explicou Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco.
Em agosto do ano passado, Dedé assinou contrato com a Mizuno, empresa de material esportivo. No segundo semestre de 2012, caberá a ele o papel de garoto-propaganda de um novo modelo de chuteiras a ser divulgado no Brasil, o que mostra o jogador com papel relevante no cenário comercial.
Mas Dedé lembra que esse ou qualquer tipo de projeção está diretamente relacionado ao seu desempenho em campo, seja com a camisa do Vasco ou da Seleção Brasileira. Por isso, garante estar totalmente concentrado em fazer desta temporada no mínimo igual à que passou.
Nós mantemos a crença de que, depois do Neymar, o Dedé é o próximo jogador a ser trabalhado pelas grandes empresas"
Marcos Blanco, diretor de marketing
- Foi um ano maravilhoso, mas o Dedé tem que correr e não pode vacilar. Do mesmo que a gente sobe, desce. Preciso trabalhar para ao menos manter a forma da última temporada - frisou.
Além de empresas e clubes, Dedé vem sendo observado de perto por jogadores. O equatoriano Carlos Tenorio, seu mais novo companheiro de Vasco, elogiou o desempenho do zagueiro que foi seu adversário no coletivo realizado na última segunda-feira, durante a pré-temporada da equipe em Atibaia (SP).
- Já vi o Dedé jogar e o respeito muito. Tenho certeza de que não vai ficar muito tempo no Vasco, pois muitos clubes da Europa o querem. É um bom cara, mas não vai ser o melhor sem a ajuda dos outros jogadores do time - afirmou o atacante de 32 anos, que disputou duas Copas do Mundo.

Argentino Romagnoli é oferecido ao Vasco, que demonstra interesse

Meio-campo tem aprovação da diretoria e espera aval da comissão técnica. Decisão pode ser tomada até esta quinta-feira

Por Gustavo Rotstein Atibaia, SP
Romagnoli do San Lorenzo (Foto: Divulgação/Site Oficial do San Lorenzo)Romagnoli já tem aprovação da diretoria
(Foto: Divulgação/Site Oficial do San Lorenzo)
Novos ares argentinos rondam Atibaia (SP). O meio-campo ofensivo Leandro Romagnoli foi oferecido ao Vasco e já tem aprovação da diretoria. O jogador de 30 anos joga no San Lorenzo, da Argentina, e teve passagens por Sporting, de Portugal, e Veracruz, do México. A contratação ainda depende do aval da comissão técnica.
A intenção é que até esta quinta-feira o Vasco decida se contrata, ou não, o jogador. No segundo semestre de 2011 ele sofreu uma cirurgia por causa de uma hérnia e ficou dois meses parado, disputando apenas sete partidas do Campeonato Argentino. É considerado um jogador de qualidade, mas de desempenho irregular.
- É um meia-atacante, camisa 10, de boa técnica, mas frágil fisicamente. No Sporting, sofreu um pouco com lesões, mas mostrou técnica, qualidade de passe e inteligência tática. Ele era um jogador mais de detalhes do que propriamente de grande regularidade ou intervenção no jogo. Romagnoli prometeu muito quando começou na Argentina, mas depois estagnou, na minha opinião - afirmou o jornalista Filipe Alexandre Dias, que cobre o Sporting pelo jornal "O Jogo", de Portugal.
Romagnoli foi campeão da Copa Mercosul em 2001 e da Sul-Americana em 2002 pelo San Lorenzo. Depois de passar por México e Portugal, retornou ao clube em 2010. Seu contrato vai até 30 de junho. Pela seleção argentina, o meio-campo conquistou o título da Copa do Mundo sub-20, também em 2001.
O jogador chegou a treinar no San Lorenzo com Chaparro, que atualmente defende o Vasco. Romagnoli disputou 207 jogos e marcou 25 gols pelo clube que o revelou. No Sporting, foram três temporadas com 72 jogos e oito gols. Em um ano no Veracruz, entrou em campo 29 vezes e fez um gol.
Há pouco dias, o Vasco também teve a oferta do argentino Dátolo. No entanto, o técnico Cristóvão Borges e a diretoria não demonstraram interesse pelo meia, afirmando que priorizam a contratação de um centroavante.

Jérôme Valcke põe Fortaleza no topo da lista das cidades-sede da Copa

Em visita ao Centro de Eventos e ao Estádio Castelão, secretário-geral da Fifa se impressiona com estrutura e rasga elogios à capital cearense

Por Diego Morais Fortaleza, CE
Em visita da Fifa, integrantes da entidade e do COL tomam água de coco (Foto: Marília Camelo/Agência Diário)Fifa em Fortaleza: inspeção regada a água de coco
(Foto: Marília Camelo/Agência Diário)
A visita da comitiva da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) a Fortaleza, na manhã desta terça-feira, rendeu à capital cearense uma série de elogios. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o agora membro do COL, Ronaldo Nazário, ficaram impressionados com a agilidade das obras para a Copa do Mundo na cidade.
- Eu tenho uma palavra para vocês: Parabéns. Não tenho nenhuma preocupação específica com Fortaleza. A cidade está no topo da lista das sedes da Copa do Mundo - pontuou Jerôme Valcke, em coletiva à imprensa.
Ele e Ronaldo ficaram impressionados com as obras do Centro de Eventos do Ceará, com mais de 96% da obra concluída, de acordo com o Governo do Estado. As obras avançadas do Estádio Castelão também encheram os olhos da comitiva, que reforçou a importância da Arena para o Mundial.
Jérôme Valcke ainda se mostrou contente com a notícia de que a prefeitura de Fortaleza iniciará as obras de mobilidade urbana. Nesta terça-feira, o Município assinou a Ordem de Serviço da primeira etapa das obras.
- Vocês não poderiam esperar nada de melhor - acrescentou Valcke.
Ronaldo Fenômeno também se mostrou impressionado com as obras de Fortaleza. Assediado desde sua chegada, ele atendeu boa parte dos fãs. E com bom-humor, tomou água de coco e brincou com as altas temperaturas da capital cearense.
- Eu estava conversando com o pessoal aqui e bolando uma estratégia. A gente tem que trazer as principais seleções da Europa para virem jogar aqui nesse calor. É uma brincadeira, claro, mas bem que a gente podia tentar isso - brincou o ex-atleta.
Maravilhado com Centro de Eventos
Durante a coletiva, Valcke não se cansou de ir e vir ao assunto 'obras do Centro de Eventos'. E enquanto elogiava a condição da capital cearense, fez questão de citar o local candidato ao sorteio das chaves da Copa.
- Nós precisamos de um espaço para um evento onde caibam 3 mil pessoas. Lá, dá para 30 mil em um mesmo bloco. Fortaleza se torna assim uma candidata fortíssima - afirmou, lembrando que o Rio de Janeiro, por exemplo, dificilmente, será contemplado por já ter recebido o sorteio das eliminatórias do Copa, no ano passado.
Vista de membros da Fifa e do COL ao Centro de Eventos e ao Castelão (Foto: Marília Camelo/Agência Diário)Visita de membros da Fifa e do COL ao Centro de Eventos e ao Castelão
(Foto: Marília Camelo/Agência Diário)
- Dá para digirir um ônibus lá dentro. Temos que equilibrar os eventos da Copa no Brasil para tentar contemplar as principais sedes com eventos interessantes - voltou a falar, Valcke.

Antes de clássico, Barcelona destaca importância de R10 para o clube

Xavi e Valdés dizem que craque mudou a história do hoje mundialmente admirado Barça, que passou 5 anos sem títulos antes da chegada do brasuca

Por Rafael Maranhão Direto de Zurique, Suíça
Ronaldinho Gaucho e Messi no Barcelona (Foto: Reuters)Ronaldinho Gaucho e Messi no Barça. Argentino
diz que brasileiro foi importante para ele (Reuters)
Há sete anos, o Barcelona já era mais do que um clube, mas não exatamente um time. O famoso lema do Barça ("més que un club", no original, em catalão) soava mais como um grito de orgulho ferido pelos anos à sombra do maior rival do que como manifesto de um clube exemplo a ser seguido. Até o Barcelona ser salvo por um brasileiro. Nas palavras de jogadores, dirigentes e torcedores, o melhor time do mundo de hoje em dia não seria o que é não fosse por Ronaldinho Gaúcho. A dúvida é o que teria acontecido se ele continuasse por lá.
- Nós vínhamos numa sequência muito ruim, de muitos anos sem títulos. Ronaldinho foi muito importante para acabar com essa dinâmica negativa e trazer uma filosofia vencedora ao clube - disse o meia Xavi sobre Gaúcho antes do clássico contra o Real Madrid, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei.
Poucos têm tanta autoridade para falar sobre o Barcelona do que ele, recordista em partidas pelo clube (400) e um dos símbolos do time atual que encanta o mundo. Mas até a chegada de Ronaldinho, atualmente sem saber se continua ou não vestindo a camisa 10 do Flamengo, Xavi havia conquistado apenas um título (o Campeonato Espanhol, em 1999) em seis anos como profissional. No mesmo período, o arquirrival Real Madrid vencera duas Ligas dos Campeões, mais do que o Barça em toda a sua história até então, além de outras quatro taças. Além disso, aplicara um duro golpe nos barcelonistas ao tirar do Camp Nou o português Luís Figo. Ou seja, uma época na qual o Barcelona, diferentemente de hoje em dia, estava "acostumado" a perder para o Real Madrid.
A virada na história do Barcelona começa graças a outro jogador perdido para o Real Madrid. Joan Laporta, eleito presidente do clube catalão em 2003, sonhava com o inglês David Beckham, que acabou assinando com o rival. Para compensar, tirou Ronaldinho do Paris Saint-Germain, com a ajuda do então vice-presidente esportivo Sandro Rosell, hoje presidente do Barça.
Além de Ronaldinho, Laporta e Rosell foram buscar outros jogadores talentosos e experientes para o elenco comandado por um técnico com currículo pouco expressivo, o holandês Frank Rijkaard. Em 2004, chegaram o camaronês Samuel Eto'o, o sueco Henrik Larsson, o brasileiro Edmílson e o também brasileiro naturalizado português Deco.
- Assim como Ronaldinho, Deco, Eto'o e todos os outros que chegaram contribuíram com sua experiência para essa mudança de mentalidade - lembrou Xavi.
Desde o momento em que chegou ao Barça, ele mudou a história do clube"
Valdés, sobre Ronaldinho
Mas os grandes feitos daquela equipe, como ganhar a Liga dos Campeões em 2006 após 14 anos, estão associados diretamente a Ronaldinho. Ou Ronnie, como é conhecido pelos ex-companheiros e pelos torcedores do Barça.
- Desde o momento em que chegou ao Barça, ele mudou a história do clube. Estávamos há anos sem ganhar nada. Chegou Ronnie e ele ajudou, sendo líder daquela equipe, a conseguir outros títulos do Espanhol, Liga dos Campeões. Para mim, foi um companheiro espetacular, um craque em tudo - afirmou o goleiro Víctor Valdés, em entrevista ao SporTV durante a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.
Imagem de baladeiro em segundo plano
Apesar da imagem associada a noitadas e das críticas ao comportamento do gaúcho fora de campo, Ronaldinho também teve papel fundamental nos primeiros anos de Lionel Messi como profissional. Ao lado de outros brasileiros do elenco, como Deco, o lateral-esquerdo Sylvinho e o volante Thiago Motta, o craque sempre deu atenção especial ao argentino, blindado para escapar de críticas nos momentos ruins da equipe.
ronaldinho chuta para marcar, Real Madrid 0 x 3 Barcelona, 19/11/2005 (Foto: Getty Images)Ronaldinho em ação contra o Real Madrid de Roberto Carlos em 2005 (Foto: Getty Images)
Ao contrário de hoje, o Barcelona do início do século passava longe de um exemplo a ser seguido no trabalho com jovens jogadores. Estava mais para um cemitério de talentos, sobretudo estrangeiros que sucumbiram à pressão e ao estilo de então treinador Louis van Gaal, como os argentinos Juan Román Riquelme e Javier Saviola e o português Simão Sabrosa. Nenhum deles tão talentoso quanto Messi, mas o atual melhor jogador do mundo tampouco precisou lidar com um clube desesperado por títulos como eles.
Boneco de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona (Foto: Reprodução )Ítens de Ronaldinho no Barcelona ainda são
vendidos na Catalunha (Foto: Reprodução )
- Messi hoje é o melhor, mas o Barça soube prepará-lo muito bem. Ele sempre esteve cercado por sua família e Rijkaard o protegeu, com os melhores à volta dele: Ronnie, Deco, Xavi... O time atual é uma evolução lógica de um clube que trabalha com a mesma base há anos, mas nós demos o primeiro passo para que isso acontecesse. A pressão era muito maior do que agora - disse, na Espanha, o francês Ludovic Giuly, que atuou no Barça entre 2004 e 2007.
Messi exalta Ronaldinho e Deco
Lionel Messi nunca escondeu a importância de Ronaldinho, e também Deco, para sua carreira. Quando subiu aos profissionais, o argentino escolheu usar o número 30 como forma de homenagear os brasileiros com a soma dos números das camisas de ambos, o 10 de "Ronnie" e o 20 de Deco.
- Eles foram dois amigos que me deram todo apoio dentro do clube - afirmou Messi, que, em recente entrevista, disse ainda manter contato com Ronaldinho.
- Nos falamos de vez em quando para saber como estão as coisas. É uma grande pessoa, que fez coisas muito importantes para o Barcelona.
É uma grande pessoa, que fez coisas muito importantes para o Barcelona"
Messi, sobre Ronaldinho
A frase talvez mais forte sobre Ronaldinho no Barcelona foi dita por Sandro Rosell ao jornal espanhol “El Mundo Deportivo” em 2007, três anos antes de assumir a presidência do clube e antes de Messi virar o número 1 do futebol mundial.
- Ronaldinho provavelmente foi o jogador mais importante da história do clube, porque ele, sozinho, foi capaz de mudar um ciclo.
Mas isso não bastou para evitar a saída do craque um ano depois. Uma despedida que não foi das mais amigáveis, a exemplo do que já acontecera a outros craques brasileiros no clube, como Romário, Ronaldo e Rivaldo. Durante a última temporada de Ronaldinho, a equipe sofreu com problemas extracampo e Rijkaard já não tinha mais controle sobre o elenco. Era preciso uma mudança radical e ela chegou com um treinador cuja experiência profissional resumia-se a uma temporada à frente do Barcelona B, Josep Guardiola.
Quando o técnico assumiu, em junho de 2008, declarou que Ronaldinho, Deco e Eto'o não faziam mais parte de seus planos. Os dois primeiros foram negociados, enquanto o terceiro acabou ficando no clube por mais uma temporada e conquistando a Liga dos Campeões. Ronaldinho seguiu para o Milan, sem fazer grande alarde ou se queixar publicamente de Pep Guardiola.
Nem tudo são flores
Em agosto de 2010, Ronaldinho reencontrou o Camp Nou pelo Milan num amistoso de pré-temporada. Foi ovacionado e reverenciado por torcedores e ex-companheiros, como o zagueiro Carles Puyol. Mas, por maior que fosse a admiração, havia a sensação de que se o brasileiro não estava ali com a camisa blaugrana era por culpa dele mesmo.
- Ronnie amava o Barça, mas não sei o que se passou em sua cabeça e no clube um ano depois de minha saída - afirmou Giuly.
Xavi parece saber. Nas palavras do meia catalão, há espaço para algumas farpas guardadas em meio aos agradecimentos. Sobretudo quando compara ao Barcelona pré-Guardiola à equipe atual.
- A chave do sucesso do nosso time é a presença dos jogadores da casa, que sempre mostram um grau de comprometimento maior pelo clube - disse Xavi.
Ronaldinho Gaúcho posa com o time do Barcelona (Foto: EFE)Ronaldinho Gaúcho, já no Milan, posa com o time do Barcelona em 2010 (Foto: EFE)

Vagner Love avisa ao Flamengo: ‘Não posso mais esperar’

Atacante lembra que janela europeia fecha no fim deste mês e diz que é hora de o Rubro-Negro decidir se tem interesse nele

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
vagner love  atacante (Foto: Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM) Love na saída do fórum ao lado dos advogados
(Foto: Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM)
A vontade de Vagner Love é sabida: retornar ao Brasil e jogar no Flamengo. Porém, há quase um mês no Rio de Janeiro, o atacante teve nesta terça-feira o último compromisso que o impedia de retornar à Rússia – uma audiência na vara de família - e constatou que o calendário correu.
- Eles mandaram uma proposta dia 30 de dezembro e foi recusada. Depois disso passaram-se 18 dias e nada foi feito. O tempo passou. A janela europeia fecha em poucos dias (31 de janeiro) e tenho que retornar. Se o Flamengo realmente tiver interesse, que tome uma posição. Não posso mais esperar – declarou ao GLOBOESPORTE.COM.
O CSKA realiza pré-temporada na Espanha e Love deve embarcar para a Europa até o fim desta semana. O Flamengo ofereceu R$ 14,5 milhões parcelados em cinco anos e o clube russo classificou a proposta como "completamente inadequada".
- Oferecer isso para russo é complicado. Eles são ruços (durões, complicados). Foi, como eles disseram, inadequado - afirmou, rindo.
As notícias da tumultuada pré-temporada do Flamengo chegaram ao Artilheiro do Amor.
- É chato, complicado para o time porque tira a concentração.

Na entrevista coletiva que concedeu na última segunda-feira, a presidente Patricia Amorim disse que a transferência dependia do jogador. Love ficou surpreso e sorriu:
- De mim? O que posso fazer? Só se eu me comprar.

 

Tite barra Adriano do amistoso com a Portuguesa e cobra 'doação a mais'

Após Imperador faltar ao treino desta terça-feira, técnico diz que Imperador precisa querer se recuperar para voltar a jogar em alto nível

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Depois de faltar ao treino desta terça, Adriano está fora do amistoso contra a Portuguesa, quarta-feira, às 21h, no Pacaembu. Em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, o técnico Tite externou sua insatisfação pela ausência do Imperador, que seria utilizado em 45 minutos da partida que marcará a entrega das faixas aos campões das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
– Estávamos dentro da sala eu, Bruno Mazziotti (fisioterapeuta), Fábio Mahseredjian (preparador físico), Cléber Xavier (auxiliar) e Geraldo Delamore (auxiliar) enfocando especificamente o que era melhorar para a preparação do Adriano. Ele estava inicialmente no jogo porque eles entendiam que era melhor esse trabalho para se recuperar. Quando já havia definido, entrou o Edu (Gaspar, gerente de futebol) e informou. A partir disso, está fora – contou.
tite  Corinthians   (Foto: Agência Estado)Tite conversa com Mauri Costa Lima, preparador de goleiros, em treino nesta terça (Foto: Ag. Estado)
Sempre contido nas entrevistas para evitar críticas públicas aos atletas, Tite mostrou que não está contente. O treinador exige mais empenho de Adriano para recuperar a forma e poder ser melhorar aproveitado em 2012. Desde que chegou ao clube no ano passado, o Imperador fez apenas cinco jogos e marcou um gol.
Adriano precisa criar essa força interior maior, ele necessita disso. O trabalho é para todo o grupo retomar o padrão ao qual chegou na conquista do título"
Tite
– Ele tem a vontade básica e precisa mais que isso. É um desafio pessoal. Ele precisa de mais, uma doação a mais, chegar ao limite pessoal para conquistar. É uma dificuldade maior pelo tempo que ficou parado. Posso dizer que o Corinthians quer, o Tite e a comissão querem e ele tem de querer – disse.
O treinador mostra certa preocupação com o que as falhas de Adriano podem trazer de malefício ao elenco. Ele rasgou elogios ao comportamento do grupo que levantou o título brasileiro no ano passado.
– Adriano precisa criar essa força interior maior, ele necessita disso. O trabalho é para todo o grupo retomar o padrão ao qual chegou na conquista do título. Problemas acontecem, eventualmente ter um deslize técnico. O grupo teve um sentido solidário muito forte. Foi por isso que, em um campeonato tão equilibrado (como o Brasileiro), passou 27 de 38 rodadas em primeiro e foi campeão. Essa é uma marca forte. Precisamos ter cuidado com isso. Eu, como técnico, procuro preservar bastante.
Tite evitou comparar os erros. Na segunda-feira, Emerson chegou atrasado também por estar no Rio de Janeiro e chegou ao centro de treinamentos de helicóptero, cerca de 35 minutos depois do início da atividade. Adriano, porém, ainda não chegou a São Paulo e terá de treinar na quarta-feira com os jogadores não relacionados para o amistoso.
– Precisamos ter bastante cuidado. Emerson chegou atrasado, mas compareceu, trabalhou. Ele passou à direção o problema que teve. São diferentes – finalizou.

Fluminense encerra novela e anuncia a contratação do meia Thiago Neves

Tricolor leva a melhor na primeira disputa com o Flamengo no ano que marca o centenário do clássico, e apoiador será apresentado até o fim da semana

Por GLOBOESPORTE.COM Mangaratiba, RJ
O ano que marca o centenário do Fla-Flu começou agitado. E, assim como em 1912, a primeira vitória foi do Fluminense. O clube das Laranjeiras levou a melhor na disputa com o rival e anunciou oficialmente nesta terça-feira a contratação do apoiador Thiago Neves, que defendeu o Rubro-Negro na última temporada e pertencia ao Al-Hilal, da Arábia Saudita. O jogador será apresentado até o fim da semana.
"Agora, é oficial. O Fluminense Football Club comunica o acerto com o jogador Thiago Neves. Todas as negociações financeiras foram concluídas com sucesso, restando apenas os últimos trâmites burocráticos. O atleta deve ser apresentado até o fim da semana. A contratação de Thiago Neves é fruto da parceria Fluminense/Unimed e representa um grande reforço para a temporada. O valor da negociação gira em torno de R$ 16 milhões e o último documento enviado pelo clube árabe confirmando a transação chegou nesta segunda-feira", diz o comunicado emitido pelo Fluminense.
thiago neves fluminense gol 2007 (Foto: Agência O Globo)Thiago Neves comemorando um gol pelo Fluminense em 2007 (Foto: Agência O Globo)
Thiago Neves não escondeu a alegria por estar voltando ao clube. Ele agradeceu ao esforço de todos, garantiu empenho total e disse estar "voltando para casa".
- Agradeço ao presidente Peter Siemsen e ao Celso Barros por estar voltando pra casa. Sinto o conforto, o prazer e a segurança de defender o clube que me ajudou a crescer na profissão. O Fluminense está com um elenco forte, com condições de brigar por todos os títulos e estou chegando para somar. Podem contar com meu empenho - afirmou em nota oficial emitida pela assessoria de imprensa do clube.
Agradeço ao presidente Peter Siemsen e ao Celso Barros por estar voltando pra casa. "
Thiago Neves
Praticamente ao mesmo tempo em que o Fluminense anunciava a contratação de Thiago Neves e o jogador demonstrava a sua alegria, a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, desistia de tentar a renovação do contrato do meia.
- Passadas mais de 24 horas do pronunciamento oficial do empresário Léo Rabello e não tendo uma resposta de Thiago Neves, me sinto bastante confortável em dizer que o Flamengo está fora da negociação para contratar o jogador. Aqui no Flamengo só joga quem quer. Como o mesmo não mostrou interesse em ficar no clube, não faremos mais esforços para mantê-lo. No final da temporada, o jogador disse que sua intenção era ficar no Flamengo mas ele não demonstrou essa vontade. Então estamos fora. O Flamengo é muito maior do que ele - disse Patrícia Amorim, via site oficial do Fla.
Aos 26 anos de idade, Thiago Neves retorna ao Fluminense para a sua terceira passagem. Na primeira, o jogador ficou marcado pelos três gols marcados no clássico contra o Flamengo pela Taça Guanabara de 2008 e comemorados com uma dancinha, à época associada pela torcida tricolor ao "Créu", funk que fazia sucesso no Rio. A diretoria pretende dar ao novo reforço a camisa 10, que hoje pertence a Rafael Moura e já foi usada pelo apoiador nas Laranjeiras.
Espera frustrada em 2011 e veto de Muricy 
Na primeira passagem pelo Flu, o meia - cria do Paraná - também se destacou pelos três gols marcados na segunda partida da final da Libertadores, no vice-campeonato diante da LDU. Foi negociado ao Hamburgo, da Alemanha, mas não obteve o mesmo sucesso e transferiu-se para o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Antes, porém, o jogador pediu para ser emprestado por seis meses ao Tricolor. Após o primeiro semestre de 2009, apresentou-se ao clube árabe, em que voltou a ter destaque.
Em 2011, no retorno ao Brasil, Thiago Neves esperou pelo contato do Tricolor, que não veio, uma vez que o então técnico Muricy Ramalho vetou a contratação, por preferir Souza. O jogador foi então emprestado por um ano ao Flamengo, clube que tem ligações com seu empresário Léo Rabello e que defendeu até dezembro passado.
Com a camisa rubro-negra, Thiago Neves disputou 57 partidas e marcou 21 gols, sendo dois deles contra o próprio Fluminense. No Tricolor, a história do apoiador é mais extensa, com 109 jogos e 39 bolas na rede. Curiosamente, a última partida pelo clube das Laranjeiras foi justamente contra o rival: empate por 0 a 0 pelo primeiro turno do Brasileirão 2009.
ERRATA: o GLOBOESPORTE.COM pede desculpas a seus leitores por ter se precipitado ao anunciar, no dia 6 de janeiro, que Thiago Neves continuaria no Flamengo após acordo com o Al-Hilal.

Corinthians goleia Primeira Camisa e avança para as quartas da Copinha

Maior campeão do torneio, Timão passa com facilidade pelo time de São José dos Campos. Gol sofrido é o primeiro na competição até agora

Por GLOBOESPORTE.COM Jaguariúna, SP
O Corinthians segue 100% e está classificado para as quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta terça-feira, em Jaguariúna, o Timão avançou à próxima fase com uma goleada de 5 a 1 sobre o Primeira Camisa. Esse gol sofrido pelo Alvinegro foi o primeiro contra a equipe na competição.
A equipe que vai encarar o Timão nas quartas, na quinta-feira, será o América-MG, atual campeão brasileiro sub-20. O Coelho bateu o RB Brasil por  3 a 1.
A etapa inicial começou com retranca do Primeira Camisa. Deu certo, porém, até certo ponto. Depois que tentou alguns chutes de fora da área, o Corinthians conseguiu fazer prevalecer seu domínio da posse de bola e em pouco mais de dez minutos, a equipe alvinegra abriu 3 a 0 no time de São José dos Campos.
É verdade que a defesa do Primeira Camisa colaborou, mas o Timão fez por merecer o placar. Aos 25 minutos, Gomes aproveitou falha do time do interior e no rebote abriu o marcador. Depois, aos 27, em nova bobeada dos zagueiros adversários, Leonardo ampliou. E Douglas, aos 36, fez o terceiro.
Copinha - Corinthians comemora gol sobre o Primeira Camisa (Foto: Celio Messias/Agência Estado)Corinthians não teve dificuldade para fazer 5 a 1 no Primeira Camisa (Foto: Celio Messias/Agência Estado)
Já com ótima vantagem, o Corinthians voltou para o segundo tempo apenas administrando a posse de bola. Porém, deu espaço em alguns momentos para contra-ataques do adversário. Aos 14 minutos, aliás, o Primeira Camisa teve a chance de diminuir em pênalti. Mas Gustavo desperdiçou.
O Corinthians, então, aproveitou o abatimento do time do interior e marcou mais dois. Aos 16 minutos, após cruzamento de Clayton, Leonardo completou com categoria. Depois, aos 23, Douglas recebeu ótimo passe e bateu forte de perna direita. O Primeira Camisa diminuiu com Fabrício, aos 25. Mas já era tarde.

Atlético-PR faz 3 a 0 no Olé Brasil e passa para as quartas de final

Rossetto, Taiberson e Júnior marcam os gols do Rubro-Negro, que encara Palmeiras ou Paulista na próxima fase da competição

Por Fernando Freire Curitiba
O Atlético-PR venceu o Olé Brasil por 3 a 0 na tarde desta terça-feira, no Estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto, e avançou para as quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Os gols do Rubro-Negro foram marcados pelo volante Rossetto, em cobrança de pênalti no primeiro tempo, e pelos atacante s Taiberson e Júnior, na etapa final (confira no vídeo ao lado).
Na próxima fase, o Furacão encara quem passar do duelo entre Palmeiras e Paulista, que jogam às 21h (horário de Brasília) desta terça-feira, em Araraquara, com transmissão do SporTV.
Time júnior do Atlético-PR na Copinha (Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)Time júnior do Atlético-PR avança na Copinha (Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)
O Rubro-Negro dominou a etapa inicial. Antes de abrir o placar, o Furacão teve três chances claras, contra apenas uma do Olé Brasil. Primeiro, o atacante Caíque chutou por cima do gol de Hugo. Na sequência, o Furacão ficou no quase após finalizações de Hernani para fora, de Taiberson para boa defesa de Léo e de Jean para nova intervenção do goleiro adversário.
O primeiro gol rubro-negro saiu em um lance polêmico. Hernani invadiu a área e, após dividir com o zagueiro, caiu. O árbitro Camilo Morais Zarpelão marcou o pênalti. Rossetto bateu com qualidade e fez 1 a 0 para o Furacão. Depois do gol, a equipe de Sandro Forner diminuiu o ritmo. O time paranaense voltou a assustar em cabeçada de Hernani e chute por cima de Júnior. Já o Olé Brasil, sem criatividade no meio-campo, praticamente não deu trabalho a Hugo no primeiro tempo.
Depois do intervalo, o time de Alexandre Ferreira voltou melhor e pressionou o Atlético-PR. Em oito minutos, a equipe paulista arriscou quatro chutes de longe - todos, porém, para fora. Na sequência, Willian cobrou falta rasteira e obrigou o goleiro Hugo a fazer difícil defesa. O Olé Brasil arriscou em outras bolas paradas, mas, sem pontaria, não aproveitou as oportunidades.
Mais eficiente, o Furacão definiu o placar em três minutos. Aos 24, Taiberson, destaque da partida, recebeu lançamento na entrada da área, pedalou, deixou um zagueiro no chão e tocou por cima do goleiro. Aos 27, ele mesmo pegou a bola, ajeitou para Rossetto, que deu assistência para Júnior. O camisa 9 tocou no canto, sem chance para Léo.
Nos minutos finais, o Atlético-PR teve chance para ampliar, mas errou o alvo. O Olé Brasil ainda teve duas chances no mesmo lance, mas Hugo defendeu os chutes de Sidnei e Caíque. Essa foi a terceira vitória do Furacão em cinco jogos da Copinha. A equipe, que havia eliminado o Cruzeiro na segunda fase, agora espera o vencedor do confronto entre Palmeiras e Paulista.

Duelo de musas – Barça x Real Madrid


ter, 17/01/12
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
Na próxima quarta-feira, dia 18, tem clássico entre Barcelona e Real Madrid pelas quartas-de-final da Copa do Rei. Se nos gramados desfilarão diversos astros como Messi, Cristiano Ronaldo, Xavi, etc., do lado de fora uma constelação de musas estrelam um duelo proposto pelo site espanhol ‘As’ com celebridades do país. Quem tem as torcedoras mais belas? Barcelona ou Real Madrid? Confira a galeria de imagens dê seu voto!


Brasiliense lança segundo ensaio de musa para maiores de 18 anos


ter, 17/01/12
por bernardo.pombo |
categoria Curiosidades


Empolgado com a grande audiência do site com o lançamento de ensaios de musa para maiores de 18 anos, o Brasiliense lançou nesta terça-feira a segunda coleção de fotos, desta vez da modelo Andreza Silva. Confira algumas imagens, digamos, publicáveis:




Para conferir o ensaio no site oficial do Brasiliense, clique aqui.

Com Falcão, Orlândia tenta quebrar os limites de SP e se apresentar ao Brasil

Ainda com estrutura abaixo do ideal, cidade do interior paulista aposta na chegada do craque para se tornar referência nacional nas quadras de futsal

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Orlândia, SP
A cidade é pequena, mas de ruas espaçosas e casas grandes. E quase não há curvas. Ruas e avenidas, nomeadas em grande maioria por numerais em sequência, se cortam em retas, transformando o centro do município em uma malha de cruzamentos. Ali, o sustento sai do setor industrial e da agricultura. Mas, há pelo menos dois anos, as quadras se tornaram a principal fonte de orgulho de Orlândia. Logo na entrada, uma placa avisa que o visitante está chegando à “capital do futsal paulista”. Os 40 mil habitantes do lugar, porém, agora sonham com mais. Após apresentar Falcão, melhor jogador do mundo, o time local tenta superar a falta de estrutura para quebrar os limites do estado e se transformar também em uma referência nacional.
Futsal Falcão orlândia cartaz cidade (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)Cartaz na entrada da cidade mostra importância do futsal (João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)
Bicampeão paulista e bancado por uma parceria entre uma das principais empresas locais e a prefeitura da cidade, Orlândia viu a chance de crescer em um telefonema de Falcão, recém-saído do Santos, para seu o presidente, Roberto Oliveira. O craque, que fugia das incertezas que rondam os times que têm o futebol como principal foco, disse ter carinho pela equipe, mas a estrutura, ainda longe dos padrões internacionais, parecia ser um entrave na negociação. Os dois lados resolveram apostar no acordo, e agora o clube, sem nenhum título nacional, traça planos maiores para o futuro.
O ginásio, com estrutura para apenas 1.200 pessoas, é o principal problema. Durante a coletiva de imprensa para apresentar o craque, o prefeito Rodolfo Meirelles disse que a cidade já estuda como investir no crescimento do local, bem abaixo do mínimo imposto para abrigar jogos da fase final da Liga de Futsal, de três mil pessoas.
- Hoje, temos dois projetos. Um é de ampliação do ginásio, para que possa chegar a uma capacidade de 3.100 pessoas. E temos um projeto para um ginásio novo, para cinco mil pessoas. Tenho certeza que vamos trazer esse ginásio e que o Falcão vai continuar em Orlândia não só em 2012, mas por muito tempo. Vamos fazer um projeto a longo prazo - garantiu.
Futsal Orlândia Falcão ginásio (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)Ginásio de Orlândia tem capacidade para apenas 1.200 pessoas (João Gabriel /GLOBOESPORTE.COM)
Falcão diz pensar também no legado que sua passagem vai deixar para a cidade. O craque diz ter em mãos a possibilidade de mudar o rumo do esporte em Orlândia.
- Estou feliz por jogar no interior de São Paulo, nunca joguei aqui. É uma coisa que mexe muito comigo. Minha ansiedade é muito grande para vestir essa camisa. Esse é o novo desafio. Essa minha felicidade é a mesma ou maior que as dos torcedores. Achei o projeto muito parecido com os oito anos fantásticos que eu passei em Jaraguá do Sul. Sei da minha importância nesse momento, da tentativa de aumentar ginásio. Quero ser lembrado aqui não só pelos títulos, mas também por ter ajudado em algo bom.
Falcão apresentação Orlândia futsal (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)Falcão beija o escudo do time na apresentação
(João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)
A torcida, presente em cerca de cinco mil pessoas na apresentação do ídolo, encara a chegada de Falcão como um cartão de visitas de Orlândia para o restante do país. Escondido em meio a grandes polos do interior paulista, como Ribeirão Preto e Franca, o munícipio acredita que o futsal pode fazer a cidade crescer também fora da quadra.
- Ele já é muito importante para a cidade. Está levando o nome da cidade para todo o país. Está na hora de o Brasil conhecer Orlândia - disse a estudante Ana Carolina Rossi.
Falcão se diz pronto para a receber a responsabilidade. Depois de anos vitoriosos em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, o craque diz não temer a pressão.
- Eu gosto da cobrança. Vivo de cobranças e gosto de ser cobrado. O fato de jogar numa equipe como essa mexe muito com a população. Em Jaraguá, eram 150 mil pessoas tristes ou felizes, dependendo de como foi o jogo. Aqui, são 40 mil, e vamos fazer 40 mil pessoas felizes ou tristes. Isso tudo que envolveu até aqui já é bacana, aumenta minha responsabilidade, mas não tenho medo dela. Tenho certeza que, no fim, todo mundo vai ser feliz.

Confirmado na F-1, Bruno Senna vê chance de 'brigar de igual para igual'

Brasileiro diz que está será a primeira vez que terá uma preparação completa

Por SporTV.com São Paulo
Confirmado como piloto da Williams no lugar de Rubens Barrichello, Bruno Senna está confiante para temporada 2012. Após uma passagem sem brilho pela equipe Lotus-Renault, o paulista garante que, com o novo carro, terá chance de 'brigar de igual para igual' com os seus adversários.
- Vai ser um ano de pressão, uma condição complicada. A equipe está colocando muita esperança em mim e no Pastor Maldonado (companheiro de Bruno na escuderia). Porém, é um desafio que eu aceito muito bem e é a primeira vez que vou ter uma chance de ter uma situação de igual para igual com os outros pilotos, e de chegar na primeira corrida com a mesma estrutura dos outros pilotos - disse o piloto no "Arena SporTV" desta terça-feira.
Com 28 anos, Bruno Senna fez sua estreia na Fórmula 1 em 2010, pela Hispania. Em 2011 passou pela Renault-Lotus (atual Lotus), disputou oito provas e teve como melhor resultado a nona colocação, na Itália.
Na última temporada, a Williams terminou o Mundial de Construtores na nona colocação, com apenas cinco pontos. De acordo com Bruno, o fraco desempenho fez com que a equipe fizesse muitas mudanças.
- A Williams aprendeu muito com 2011. Todo ano difícil ajuda uma equipe a perceber quais são as falhas e problemas. Eles substituíram algumas pessoas, alguns processos e estão animados para fazer um ano bom. A parte técnica mudou bastante. A equipe está muito motivada e isto faz uma grande diferença - complementou.
Com a chegada de Bruno, a equipe inglesa voltará a ter o sobrenome Senna no seu cockpit. Em 1994, Ayrton Senna, tio do piloto, disputou três provas pela escuderia antes de falecer em um acidente no GP de San Marino. Questionado se este fato poderia atrapalhar sua carreira, Bruno não se mostrou preocupado.
- Sempre, desde o começo de minha carreira, tive pressão. Ano passado, tive uma chance com a Lotus, agora estou com a Williams. Sempre tive muitas comparações, muita nostalgia. Agora tenho que fazer o meu trabalho. Estou motivado para chegar, acelerar com minha equipe e me firmar na Fórmula 1 - concluiu.

Elite do surfe passará por exames antidoping a partir da nova temporada

ASP divulgou mudança, que seguirá normas da Wada, nesta terça-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Coolangatta, Austrália
Surfe Gabriel Medina campeão WQS de Zarautz  (Foto: asp)Gabriel Medina é carregado por Miguel Pupo: elite
terá exames antidoping em 2012 (Foto: asp)
O Circuito Mundial de surfe passará a ter exames antidoping entra os 34 surfistas da elite. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela Associação dos Surfistas Profissionais, que também vai estender a prática para a elite feminina. Os exames seguirão as normas da Agência Mundial Antidoping (Wada).
- Esta política representa um consenso entre os nossos surfistas, promotores dos eventos e administradores, para a evolução do surfe a um nível mais profissional. O desejo de iniciar o antidoping já existia dentro da ASP há vários anos, mas faltava verba. Com a aprovação da alocação de recursos para isso no orçamento, durante a reunião da diretoria em novembro de 2011, temos o prazer de anunciar a sua ativação neste ano. Acreditamos que este seja mais um passo importante para reforçar a imagem do surfe profissional – disse Richard Grellman, diretor-executivo da ASP.
Os representantes dos atletas também aprovaram a nova política antidoping da entidade.
- Nós todos apoiamos a implementação da política antidoping na ASP. É um passo positivo que realça o profissionalismo do surfe competitivo e transmite uma boa imagem para as crianças que olham para nós como ídolos – disse Kieren Perrow, representante dos Top 34 do circuito.