terça-feira, 4 de junho de 2013

Ginásio Paulo Sarasate já se prepara para o TUF Brasil 2 Finale de sábado

Local da primeira edição do UFC no nordeste do Brasil já vê carretas com equipamentos e rua parcialmente interditada no entorno

Por Fortaleza
19 comentários
O Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, começa a ser preparado para o TUF Brasil 2 Finale, que acontece no próximo sábado. Carretas com toneladas de equipamentos e até a interdição parcial de uma rua no entorno do local já aparecem. Pôsteres com os pesos-pesados Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum, treinadores do reality show que farão a luta principal do evento, e avisos sobre preços de ingressos e setores já esgotados já podem ser vistos no local.
MMA TUF Ginásio Paulo Sarasate (Foto: Adriano Albuquerque)Carreta com material do UFC no Ginásio Paulo Sarasate (Foto: Adriano Albuquerque)
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ainda em fase de montagem, o palco da pesagem de sexta-feira e o octógono mais famoso do mundo ainda não podem ser vistos. Um esquema de segurança impede que os preparativos sejam fotografados. Funcionários exigem credenciais especiais para deixar que qualquer pessoa entre o ginásio. Mas a movimentação já atrai olhares de moradores da região que passam pelo local.
MMA TUF Ginásio Paulo Sarasate (Foto: Adriano Albuquerque)Pôster indica valor dos ingressos do evento de sábado (Foto: Adriano Albuquerque)
- Ainda bem que esse evento veio para cá. Reformaram o ginásio, que está ficando muito mais bonito. Achei os ingressos caros, mas é um show, né? - disse um pedestre enquanto a equipe do Combate.com fotografava o local.
MMA TUF Ginásio Paulo Sarasate (Foto: Adriano Albuquerque)Bilheteria para retirada dos ingressos (Foto: Adriano Albuquerque)
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
William Patolino x Léo Santos
Thiago Silva x Rafael Feijão
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Erick Silva x Jason High
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Ronny Markes x Derek Brunson
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith
MMA TUF Ginásio Paulo Sarasate (Foto: Adriano Albuquerque)Parte da rua interditada para movimentação dos caminhões do UFC (Foto: Adriano Albuquerque)

Rampage assina com o Bellator, principal concorrente do Ultimate

Lutador de 34 anos fez sucesso no Pride e no UFC. Neste último, teve
problemas de relacionamento com Dana White e deixou a organização

Por Rio de Janeiro
55 comentários
Rampage Jackson Bellator (Foto: Divulgação)Rampage: camisa do Bellator (Foto: Divulgação)
Quinton "Rampage" Jackson tem nova casa após mais de quatro meses de indefinição: o Bellator. O veterano peso-meio-pesado americano assinou contrato com o principal concorrente do UFC e ainda não tem previsão de estreia. Ele dará uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira em Los Angeles, onde é esperado que sejam revelados detalhes da negociação. A informação foi publicada primeiro pelo site "News MMA" e posteriormente anunciada de forma oficial pelo Bellator.
Aos 34 anos, a estrela do MMA que fez carreira no Pride e no UFC tem um cartel de 32 vitórias e 11 derrotas. Rival histórico de Wanderlei Silva, ele perdeu as três últimas lutas, para o campeão Jon Jones, Ryan Bader e o brasileiro Glover Teixeira, e deixou o Ultimate após ter problemas de relacionamento com o presidente Dana White.

Amanda Nunes x Sheila Gaff vai ser a primeira luta feminina do UFC no Brasil

Atletas brasileira e alemã se enfrentam no UFC Rio 4, no dia 3 de agosto

Por Direto de Fortaleza
74 comentários
O Brasil vai ver pela primeira vez uma luta entre mulheres pelo UFC no dia 3 de agosto, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. A peso-galo (até 61kg) brasileira Amanda "Leoa" Nunes vai enfrentar a alemã Sheila Gaff no UFC 163, também chamado de UFC Rio 4. A informação foi confirmada pelo Combate.com nesta terça-feira com fontes ligadas à organização.
MMA Montagem Amanda Nunes X Sheila Gaff (Foto: Getty Images)Amanda Nunes (E) enfrenta Sheila Gaff no Rio de janeiro (Foto: Getty Images)
Aos 25 anos, a baiana Amanda tem um cartel de 7 vitórias e três derrotas. Ela vem de um revés diante de Sarah D'Alelio no Invicta FC e fará sua estreia na nova casa. Dois anos mais nova, a atleta conhecida como "O Tanque Alemão" tem dez vitórias, cinco derrotas e um empate na carreira. Ela estreou no UFC 159 e perdeu para Sara McMann por nocaute técnico.
Uma semana antes disso, Jessica Andrade se tornará a primeira brasileira a disputar uma luta pelo Ultimate, a não ser que haja alguma mudança de última hora. Ela será a adversária da americana Liz Carmouche no "UFC: Johnson x Moraga", dia 27 de julho, em Seattle (EUA).
UFC 163
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO (até agora)
José Aldo x Anthony Pettis
Lyoto Machida x Phil Davis
Demian Maia x Josh Koscheck
Clint Hester x Cezar Mutante
Serginho Moraes x Neil Magny
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Thales Leites x Tom Watson
Amanda Nunes x Sheila Gaff

Em ascensão, Iuri Marajó deve enfrentar ex-desafiante Urijah Faber

Imprensa americana divulga que duelo será no dia 17 de agosto. Brasileiro
já aceitou o duelo, falta apenas o 'sim' do Califórnia Kid

Por Rio de Janeiro
20 comentários
Com apenas uma derrota nas últimas 16 lutas, Iuri Marajó segue firme em seu caminho rumo ao topo do peso-galo e tem tudo para encarar o seu maior desafio na carreira em sua próxima apresentação no Ultimate. De acordo com o site "Las Vegas Sun", o paraense  enfrentará o ex-campeão peso-pena do WEC e ex-desafiante peso-galo do UFC Urijah Faber no dia 17 de agosto, em Boston (EUA). O Combate.com apurou que Marajó foi procurado pela organização para a realização do combate e aceitou o desafio. Faltaria apenas o "sim" do americano.
Urijah Faber e Iuri Marajó (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Urijah Faber e Iuri Marajó: duelo do peso-galo em Boston (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Iuri Marajó tem um cartel com 28 vitórias, quatro derrotas e um "no contest" (luta sem resultado). O paraense de 32 chegou ao Ultimate em 2011 e disputou cinco combates (3-1-0, 1NC). Ele fez três apresentações como peso-pena e há duas está nos galos.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Urijah Faber tem uma carreira com com o mesmo número de vitórias em relação a Iuri (28), mas tem mais derrotas (seis ao todo). Entretanto, o americano está sempre enfrentando os melhores lutadores tanto do peso-galo quanto do peso-pena, como José Aldo, Renan Barão, Mike Brown e Eddie Wineland. Ele vem de triunfos sobre Scott Jorgensen e Ivan Menjivar.
UFC
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD DO EVENTO
Mauricio Shogun x Chael Sonnen*
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó*
Matt Brown x Thiago Pitbull
Joe Lauzon x Michael Johnson
Uriah Hall x Nick Ring
Andy Ogle x Conor McGregor
Mike Brown x Akira Corassani
Magnus Cedenblad x Bubba McDaniel*
* Lutas não confirmadas oficialmente

UFC contrata mais um campeão mundial de jiu-jítsu: Robert Drysdale

Americano, filho de mãe brasileira, foi criado em terras tupiniquins, onde aprendeu a arte suave. Ele estreia contra Ednaldo Lula no UFC Rio 4

Por Rio de Janeiro
43 comentários
Depois das recentes aquisições de dois dos maiores nomes do jiu-jítsu mundial, Roger Gracie e Ronaldo Jacaré, o UFC acertou a contratação de mais um campeão mundial na arte suave. Trata-se de Robert Drysdale, americano nascido em Provo (EUA), mas que foi criado no Brasil, onde chegou aos seis anos, trazido pelo pai, também americano, e pela mãe brasileira. A informação foi divulgada pelo "Las Vegas Review-Jornal" e confirmada pela organização.
Robert Drysdale MMA (Foto: Divulgação)Robert Drysdale foi campeão mundial de jiu-jítsu em 2005 (Foto: Divulgação)
Robert Drysdale tem 32 anos e foi campeão mundial de jiu-jítsu na categoria até 94kg em 2005. Ele também venceu o absoluto do ADCC em 2007. No MMA, a carreira de Drysdale teve início em 2010. Desde então, disputou seis lutas e venceu todas por finalização no primeiro round.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A estreia do americano no Ultimate será no dia 3 de agosto, no UFC Rio 4 (UFC 163), contra Ednaldo Lula. O baiano já disputou um combate no Ultimate e perdeu para Gabriel Napão no UFC 142, em janeiro de 2012. Desde então, sofreu com lesões - incluindo duas fraturas no braço - e não conseguiu mais lutar. Ele vai fazer sua estreia no peso-meio-pesado.
Rani Yahia x Josh Clopton
Uma outra luta está acertada para o UFC Rio 4. Pelo peso-pena, Rani Yahia vai fazer sua quinta luta no UFC após três vitórias e uma derrota. Será diante de Josh Clapton, lutador que está fora dos eventos do Ultimate desde dezembro de 2011 e tem um cartel de 6-1-1. A informação foi revelada pelo blog "Na Grade do MMA" e também confirmada depois pela organização.
UFC 163
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO
José Aldo x Anthony Pettis
Lyoto Machida x Phil Davis
Demian Maia x Josh Koscheck
Clint Hester x Cezar Mutante
Serginho Moraes x Neil Magny
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Thales Leites x Tom Watson
Robert Drysdale x Ednaldo Lula
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Rani Yahia x Josh Clopton

Jason High esbanja confiança para luta com Erick Silva: 'Posso finalizá-lo'

Americano é companheiro de equipe do cearense Thiago Pitbull, mas não
tem ajuda de brasileiros em luta pelo TUF Brasil 2 Finale

Por Fortaleza
1 comentário
O americano Jason High foi escalado originalmente para enfrentar o paraense Ildemar "Marajó" Alcântara no TUF Brasil 2 Finale, mas devido a uma lesão sofrida por John Hathaway, acabou remanejado para um desafio ainda mais duro: o capixaba Erick Silva, considerado um dos projetos de ídolo do UFC no Brasil. Para o "Kansas City Bandit", no entanto, não faz diferença. Ele acredita numa vitória marcante no próximo sábado, em Fortaleza.
- (A mudança) Não me afetou muito. Tivemos muito tempo antes para mudar, não tínhamos feito uma estratégia ainda, então não foi uma grande mudança de planos. Vou colocar pressão nele e buscar terminar a luta. Acho que posso finalizá-lo, com certeza - afirmou High ao Combate.com.
montagem Erick Silva x Jason High UFC (Foto: Editoria de Arte)Erick Silva x Jason High está no card principal do TUF Brasil 2 Finale (Foto: Editoria de Arte)
A confiança do americano vem de uma sequência de sete vitórias desde sua última derrota, em sua primeira passagem pelo UFC, uma decisão unânime a favor de Charlie Brenneman, ex-vítima de Erick. Desde então, High ganhou experiência, venceu três lutas no Strikeforce e passou a treinar na American Top Team, onde conta com pesos-meio-médios de elite como companheiros de treino, como Thiago "Pitbull" Alves, Robbie Lawler, Tyron Woodley e Hector Lombard.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Pitbull, inclusive, é natural de Fortaleza e deveria vir à cidade para ajudá-lo nos treinos, mas desistiu por ter luta marcada contra Matt Brown em agosto. Sua presença poderia ajudar a virar um pouco da torcida a favor de High. Outro brasileiro de sua equipe, Roan "Jucão" Carneiro, está em Fortaleza acompanhando Raphael Assunção, mas não lhe deu nenhuma orientação sobre Erick, em respeito à sua amizade com o capixaba e ao seu relacionamento com a Team Nogueira. O americano, todavia, não está preocupado nem com o apoio dos brasileiros, nem com a diferença no clima para Kansas City, de onde vem.
- Já lutei com caras na casa deles antes, não estou preocupado com isso. O clima é mais ou menos o mesmo. Parece um pouco com Kansas City no verão, 100% de umidade, quente, não estou muito preocupado com o tempo - disse.
O canal Combate e o Combate.com transmitem ao vivo a pesagem do TUF Brasil 2 Finale na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), na íntegra. No sábado, o Combate transmite ao vivo e na íntegra, direto de Fortaleza, o TUF Brasil 2 Finale, a partir de 17h. O Combate.com fará a cobertura de todo o evento em Tempo Real, transmitindo a primeira luta do card preliminar, entre Antônio Braga Neto e Anthony Smith. A TV Globo transmitirá as principais lutas do evento ao vivo.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
William Patolino x Léo Santos
Thiago Silva x Rafael Feijão
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Erick Silva x Jason High
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Ronny Markes x Derek Brunson
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith

Maratona Neymar tem choro de Marquezine e até 'toiss' de Rosell

Craque tem 'dia de maluco' em novo clube. Enquanto isso, namorada se emociona, amigos viram famosos na Espanha e 'atingem' até presidente

Por Cassio Barco e Marcelo Hazan Barcelona, Espanha
1396 comentários
Maratonas viraram rotina na vida de Neymar, mas a do dia 3 de junho de 2013 ficará marcada para sempre. O craque realizou um sonho de criança e foi apresentado como jogador do Barcelona, no Camp Nou, ovacionado por 56 mil torcedores. Enquanto isso, sua namorada, Bruna Marquezine, atriz da TV Globo, os amigos e familiares o acompanhavam para todos os lados.
Foram emoções fortes, a tal ponto que o craque confessou ao fim do dia que tinha se segurado muito para não chorar. Não foi o caso de sua namorada Bruna Marquezine. No momento em que o atacante posou para fotos em frente ao escudo do Barcelona, na fachada do estádio catalão, sua amada não se conteve e foi às lágrimas. Ela voltaria a chorar diante de todos durante a apresentação no gramado do Camp Nou. Do banco de reservas, ficou com os olhos marejados e os enxugou, entre um sorriso e outro de orgulho.
Bruna Marquezine apresentação Neymar choro (Foto: Getty Images)Do banco de reservas do Camp Nou, Bruna Marquezine fica com os olhos marejados ao assistir à apresentação de Neymar no campo e enxuga as lágrimas em mais um choro no dia (Foto: Getty Images)
Nos bastidores, Neymar foi recebido como ídolo e teve atenção total do presidente Sandro Rosell. Tratado com pompa, ele também fez questão de aprender a falar algumas palavras em catalão, para agradar os fãs do Barça. Mas durante a apresentação no Camp Nou não atendeu aos insistentes pedidos dos fanáticos, que berravam: "Beije o escudo". Provavelmente por não entender do que se tratava, ou por constantemente ressaltar seu amor ao Santos.
Ao longo do dia, ele não parou. Primeiro, posou para fotos na sede administrativa do Barcelona, no Camp Nou. Depois, realizou exames médicos em duas partes: primeiro em um hospital local e depois no centro de treinamento do clube catalão. Em seguida, retornou ao estádio, onde assinou contrato de cinco anos e novamente posou para fotos, desta vez acompanhado de dirigentes. Após a apresentação, ele concedeu entrevista coletiva de aproximadamente uma hora. Depois de tudo isso, Neymar ainda deu um banho de champanhe no agente Marcos Malaquias e no pai, em um jantar no próprio estádio.
Se o marketing em volta do craque aumentou com a sua ida para o Barça, os "parças" não ficaram para trás. O clube catalão atendeu o pedido do jogador de trazer seus amigos e deu a todos tratamento vip. Eles ganharam camisas do Barcelona, com o nome "toiss" e um 11 nas costas - o número do atacante ainda não foi oficializado. Famosos por aparecerem com o atleta nas redes sociais, eles viraram celebridades na Espanha e deram entrevistas para explicar a gíria.
Reprodução marcos malaquias e o andre cury amigos de Neymar camisa barcelona 11 (Foto: Reprodução / Instagram)Amigos de Neymar posam com camisa 'personalizada' do Barça (Foto: Reprodução / Instagram)
A brincadeira, aliás, contagiou até o presidente Rosell, que entrou na onda de Neymar e repetiu o famoso gesto criado pelo atacante e seus amigos.
Caso a eficiência de Neymar nos gramados com a camisa do Barcelona tenha a mesma intensidade de seu primeiro dia no novo clube, os fãs do mundo todo poderão criar boas expectativas. Ao menos fora de campo, ele já faz sucesso e dita moda.
Marcos Malaquias e Sandro Rosell Barcelona Neymar (Foto: Reprodução / Instagram)Rosell faz o 'Toiss': presidente do Barça entrou na brincadeira de Neymar (Foto: Reprodução / Instagram)
  •  
Amigos Neymar Toiss Barcelona (Foto: Marcelo Hazan)'Parças' de Neymar com a camis do Barça; à esquerda, amigo dá entrevista a jornalista (Foto: Marcelo Hazan)

Com um ano de Galo, R10 agradece
à torcida e fala em 'fazer muito mais'

Meia, que há um ano assinou com o Atlético-MG, lembra que carinho
dos atleticanos foi fundamental no 'momento mais difícil da carreira'

Por Lucas Catta Prêta e Gabriel Medeiros Belo Horizonte
197 comentários
Um casamento que deu certo. Com um ano de Atlético-MG, o meia Ronaldinho Gaúcho, ídolo do momento da torcida, agradeceu à massa alvinegra pelo tempo no clube e pelo carinho recebido. O meia, em uma postagem em uma rede social, lembrou que foi o apoio recebido no Galo que o fez desistir da ideia de abandonar o futebol.
O craque cogitou "pendurar as chuteiras" por causa da doença que dona Miguelina, mãe do jogador, enfrentava. Em entrevista, quando anunciou que a mãe estava curada, chorou e fez questão de enfatizar que o suporte recebido no clube, dentro e fora de campo, foi fundamental (relembre no vídeo ao lado). Ele ainda citou a campanha que resultou no vice-campeonato brasileiro, do título mineiro – o primeiro dele com a camisa do Galo – e a campanha na atual edição da Libertadores. E promete: quer fazer ainda mais.
Ronaldinho Gaúcho e dona Miguelina (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)Ronaldinho Gaúcho e dona Miguelina: apoio dos atleticanos (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)
Veja, na íntegra, a mensagem de Ronaldinho Gaúcho para os torcedores atleticanos:
"Hoje é um dia muito especial pra mim. Faz um ano que assinei com o Atlético. Nesse um ano esse clube e essa torcida me abraçaram de uma maneira muito especial. No momento mais difícil da minha carreira a massa atleticana me deu uma demonstração de carinho que me fez desistir da ideia de abandonar o futebol. De lá pra cá fizemos um bom Brasileirão, conseguimos o bi estadual e estamos nas semifinais da Libertadores, e ainda quero fazer muito mais por essa torcida maravilhosa. Obrigado ao presidente que confiou no meu trabalho, obrigado massa atleticana por me apoiar e me dar força. Por isso é de coração que eu falo AQUI É GALOOOOOO !!!!!"
O primeiro contrato de Ronaldinho Gaúcho foi até dezembro de 2012. Na renovação, foi acertada a permanência do jogador até o fim desta temporada.

Histórias Incríveis: caça-fantasmas vão a estádio tentar 'espantar' crise

Casal de paranormais 'encontra' espíritos no estádio da Ferroviária e os convence a sair para time voltar à elite paulista após 18 anos

Por Cleber Akamine Araraquara, SP
122 comentários
Nem sempre o manual adotado pela maioria dos dirigentes de futebol funciona. A demissão do treinador, a reformulação do elenco e até mesmo a troca do presidente, válvula de escape para muitas crises, caíram em descrédito na Ferroviária. A fórmula, repetida nos últimos 18 anos pelo clube de Araraquara, que luta para retornar à elite do futebol paulista, deu lugar à superstição de alguns torcedores e funcionários que trabalham na Arena da Fonte Luminosa, onde a Locomotiva manda seus jogos. Inconformados com as seguidas temporadas de insucesso, resolveu-se abrir os portões do estádio para que o casal de paranormais Rosa Maria Jacques e João Tocchetto de Oliveira, também conhecidos como “Os caça-fantasmas”, pudesse encontrar uma resposta para os seguidos anos de insucesso.
Munidos de um aparelho medidor de campo eletromagnético, duas câmeras filmadoras e muita sensibilidade - bem diferente dos Ghostbusters do famoso filme de 1984, com Bill Murray-, eles identificaram, logo nos primeiros passos, na entrada do estádio, a presença de uma energia pesada. Um ex-jogador, ídolo da torcida, conversou com Rosa Maria e explicou que estava ali para ajudar o clube.
- Esses espíritos ficam aqui porque se sentem em casa, dizem que este espaço é deles. Não é uma ciência, uma religião, um materialista que vai explicar esse fenômeno. É preciso sensibilidade para se comunicar, entender e explicar essa situação. Não são espíritos ruins. Mas a presença deles cria uma energia, uma responsabilidade a mais aos jogadores que aqui estão, e acaba comprometendo o trabalho de todo mundo - comentou a paranormal Rosa Maria Jacques.
Caça-fantasmas Arena da Fonte Ferroviária Araraquara (Foto: Moisés Schini / Tribuna Impressa)'Caça-fantasmas' analisam túnel de entrada ao campo na Fonte (Foto: Moisés Schini / Tribuna Impressa)
Os “Caça-Fantasmas” percorreram todo o gramado, principalmente a região da pequena área e as traves, e também os vestiários da nova Arena da Fonte. A cada sinal luminoso ou sonoro disparado pelo equipamento de medição do campo magnético, uma pausa, uma conversa, uma reflexão e a resposta para os recentes fracassos da Ferroviária.
- Sabe por que eles ficam aqui? Porque ninguém pede para que eles deixem esse local, nunca conversaram com eles. Eles estavam achando que a presença deles poderia ajudar. Mas não. Agora eles entenderam que deixar o clube é melhor para todos - comentou Rosa Maria, que foi até o vestiário dos árbitros, habitado por aqueles que muitos torcedores consideram "os responsáveis" por alguns resultados negativos. Apesar das reclamações de muitos torcedores, ela garante que nada foi encontrado.
Por outro lado, quando Rosa Maria se preparava para voltar ao gramado, ocorreu o momento mais sublime de sua visita. Emocionada, a paranormal confessou que teve vontade de chorar.
- A sala de árbitro é um ambiente sério. Nada foi encontrado, apesar das contestações. Já o túnel (que dá acesso ao gramado) é muito carregado de emoção, muita energia, muitos já passaram por aqui e deixaram suas histórias. Todos esses espíritos entenderam a frustração desses anos passados. A partir de agora, isso vai ser diluído - comentou Rosa Maria.
Caça-fantasmas Arena da Fonte Ferroviária Araraquara (Foto: Moisés Schini / Tribuna Impressa)Dupla percorreu gramado com equipamento que
mede campo magnético (Foto: Moisés Schini / Tribuna)
Na base da conversa, ela garante que conseguiu afastar três espíritos que estavam presentes na Arena da Fonte. Além de um ex-jogador, um massagista e um jornalista bastante crítico entenderam o diálogo. O trio, segundo Rosa Maria, acreditou em suas palavras e foi convencido a deixar o local para que a Ferroviária possa retomar seus trabalhos e, quem sabe em 2014, voltar à primeira divisão do Paulistão.
- Quero deixar bem claro que a atual diretoria, que eu nem conheço, faz um bom trabalho, são excelentes profissionais. O problema não são eles. Minha sensibilidade diz que essas pessoas que um dia fizeram história no clube, e que querem ajudar, acabam atrapalhando. Elas entenderam e vão acompanhar o crescimento do clube lá de cima - declarou Rosa Maria, que torce para o Grêmio e também para o Palmeiras, que esteve na Arena da Fonte, em Araraquara, quando o time foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Não. Segundo a paranormal, o fato de o estádio da Ferroviária estar carregado não influenciou negativamente o Verdão.
- O Palmeiras tem a ver com a história deles, não com a da Ferroviária. O problema do Palmeiras é a influência energética, é o momento. As pessoas precisam entender que existem ciclos, e nem sempre tu estás bem. Nem sempre precisa ganhar. O Palmeiras não está num ciclo positivo, e precisa trabalhar na área prática, com o grupo. O Palmeiras está sofrendo de alma, não é espiritual - afirmou Rosa Maria, que se colocou à disposição da diretoria alviverde para identificar possíveis problemas que estejam atrapalhando a equipe dentro de campo. Desde que haja sigilo.
Ao final da visita à Arena da Fonte, Rosa Maria demonstrou otimismo. Mesmo não dando garantias, ela afirmou que o caminho para o sucesso está livre, e todos poderão trabalhar em paz para que os resultados e conquistas possam retornar à torcida afeana.
- Não é possível dizer que o time vai conseguir o objetivo no ano que vem, como todos desejam. Mas tenho certeza que o peso em cima dos jogadores, da diretoria, será menor, o caminho estará mais livre. Espero que dê tudo certo e o time consiga voltar à primeira divisão - afirmou Rosa Maria.
Presidente acredita em trabalho, não em espíritos
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM conversou com o presidente da Ferroviária, Welson Alves Ferreira Júnior, mais conhecido como Juninho, sobre a visita dos Caça-Fantasmas à Arena da Fonte. Bastante cético, o mandatário preferiu atribuir os fracassos dos últimos anos ao trabalho que vinha sendo executado dentro e fora de campo, e não às interferências paranormais.
- Acho que cada um tem sua crença, e respeito. Mas o que cabe à diretoria da Ferroviária é fazer um trabalho sério, um planejamento, que é o que estamos fazendo. Se não aconteceu até agora, não foi por mau-olhado ou força de espíritos. Prefiro deixar isso para a torcida - disse Juninho, que foi informado sobre a visita dos Caça-Fantasmas ao estádio pelo GLOBOESPORTE.COM, pois acabava de chegar de uma viagem, e não fora consultado sobre a visita do casal paranormal. Como o estádio é administrado pela Prefeitura Municipal de Araraquara, o mandatário não possui total controle sobre o que acontece internamente na Arena da Fonte Luminosa.
Como a "consulta" não passou pelo crivo de Juninho, resta aos torcedores da Locomotiva torcerem para que os espíritos realmente tenham deixado o clube em paz. E se o time realmente subir em 2014? Será que o presidente da Ferroviária passará a acreditar nas forças exteriores?
- Não acredito. Mas não sei se posso deixar de acreditar. Nós vamos subir com um trabalho bem feito na parte financeira, na administrativa, a cidade vai se unir em prol desse objetivo. A Ferroviária tem camisa, está reconstruindo seu patrimônio. Muita gente ainda vive da estrada de ferro, daquele time que era rico. Eram outras épocas. A Ferroviária, que quase faliu em 2003, precisa se reestruturar. Estamos recuperando o clube, e não foi um trabalho de fantasmas, de espíritos. Hoje, a Ferroviária é respeitada - declarou o presidente.
Quem viver, verá. E aqueles que não estão vivos, e deixaram a Arena da Fonte, também poderão ver. Segundo a dupla “caça-fantasma”, claro.
Caça-fantasmas Arena da Fonte Ferroviária Araraquara (Foto: Moisés Schini / Tribuna Impressa)Dupla de 'caça-fantasmas' garante ter afastado espíritos da Fonte (Foto: Moisés Schini / Tribuna Impressa)

Com David Luiz poupado, Felipão dá ênfase à marcação em treino

Técnico mantém quase todo sistema defensivo do jogo contra Inglaterra, mas troca zagueiro titular por Dante e volta a insistir em compactar espaços

Por Alexandre Lozetti, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Goiânia
239 comentários
Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, Dante e Filipe Luís; Luiz Gustavo e Paulinho. Foi com essa defesa que Luiz Felipe Scolari começou o treino da tarde desta terça-feira, em Goiânia. Uma mudança apenas em relação ao time que empatou com a Inglaterra no último domingo. David Luiz apenas correu em volta do gramado. Foi substituído pelo zagueiro do Bayern de Munique.
Não é um indício de que David tenha perdido a posição, embora todos os outros atletas tenham permanecido. Até porque Felipão só manteve essa formação por pouco mais de dez minutos. Foi exatamente a mesma atividade realizada na quarta-feira da semana passada, ainda na Urca, no Rio de Janeiro, com vistas ao amistoso contra a França, no próximo domingo, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Felipão Scolari treino Seleção Brasil (Foto: Wander Roberto/Vipcomm)Felipão quer compactar espaços na defesa brasileira (Foto: Wander Roberto/Vipcomm)
Nela, o técnico exige compactação do seu sistema defensivo, para dificultar que os adversários penetrem na grande área ou tenham espaço para finalização. Já quem está no ataque é obrigado a procurar o jogo pelos lados e trocar passes com paciência.
Logo, Felipão deixou apenas Dante e Filipe Luís, que, em tese, são reservas de seu time ideal, e trocou todo o resto. Após a partida do Maracanã, ele disse que manteria pelo menos 90% da equipe para o amistoso contra a França, e deu a entender que Marcelo é seu titular na lateral esquerda. Só não jogou os 90 minutos por não estar bem fisicamente. Tanto que, em determinado momento desta tarde, apenas correu em volta do gramado, acompanhado pelo preparador físico.
Além da movimentação defensiva, o treino foi marcado pelos escanteios. Com Jadson nas cobranças, principalmente pelo lado direito, o ataque levou a melhor constantemente. Réver e Hulk deram cabeçadas fatais.
Houve também uma bolada fortíssima de Thiago Silva no rosto de Luiz Gustavo, que deixou o volante tonto por um bom tempo, e a “divisão de tarefas” do preparador físico Paulo Paixão, que mandou que alguns jogadores orientassem o alongamento. Bernard, Marcelo, Oscar e Daniel Alves foram os líderes.
Por fim, Luiz Gustavo, Fernando, Filipe Luís, Hulk, Jean, Jadson, Leandro Damião e Lucas treinaram fundamentos: passes, cruzamentos e finalizações. Foi o último ato de um treino leve, mas Paixão, durante a atividade, deu o recado:

- Amanhã vai ser mais pesado!

Neymar tem que fazer diferença, mas grupo deve dividir peso, diz Dani Alves

Lateral cita exemplo de Messi e afirma que cobranças não podem ficar todas em cima do camisa 10 do Brasil. ‘A Seleção é muito grande para ele’

Por Alexandre Lozetti, Leandro Canônico e Marcelo Baltar Goiânia
309 comentários
Jogador mais badalado do futebol brasileiro, Neymar carrega nas costas, aos 21 anos, o peso de comandar a Seleção, em casa, na Copa de 2014. Por mais que repita constantemente se sentir apenas mais um no grupo, o atacante é a principal esperança dos brasileiros na Copa das Confederações e, principalmente, no Mundial. Responsabilidade enorme, mesmo para um jovem que vem correspondendo a expectativas desde a adolescência.
Daniel Alves sabe da qualidade do companheiro e quer ajudar. Um dos jogadores mais experientes da Seleção e futuro companheiro de Neymar no Barcelona, o lateral acredita que o grupo precisa dividir responsabilidades. Para ele, Neymar tem que fazer a diferença em campo, mas não pode carregar sozinho todas as cobranças nas costas.
Daniel Alves coletiva seleção brasileira (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Daniel Alves coletiva seleção brasileira (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
- Hoje, o peso da Seleção está no Neymar, um jogador de 21 anos. Esse peso não pode ser do Neymar. A seleção brasileira é muito grande para o Neymar carregar esse peso. Nós, mais experientes e com uma trajetória maior na Seleção, também temos de ser responsáveis pelas coisas positivas e negativas e tentar repartir esse peso. Converso muito com ele. Sempre falo que ele tem que ser diferente, não o responsável. A diferença ele tem que fazer pelo dom que Deus lhe deu – disse Dani Alves.
O lateral ainda citou o exemplo de Messi no Barcelona para explicar como a pressão na seleção brasileira deve ser dividida por todos.
- É mais ou menos como fazemos no Barcelona. O Messi faz a diferença em campo, mas a responsabilidade é de todos.
Após ser apresentado pelo Barcelona, nesta segunda, Neymar retornou ao convívio da delegação brasileira. Na tarde desta terça, ele desembarcou de helicóptero em Goiânia e participou normalmente do treino da tarde no CT do Goiás. O craque estará em campo no próximo domingo, quando a Seleção fará amistoso contra a França, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Verdão vence no sufoco, acaba com invencibilidade do Avaí e volta ao G-4
Mesmo sem jogar bem, Palmeiras consegue a recuperação em Itu. Time catarinense faz golaço, mas termina a rodada fora do grupo de acesso
 
 
A CRÔNICA
por Marcelo Prado
247 comentários
Não foi uma grande atuação, mas o Palmeiras fez as pazes com a vitória no Campeonato Brasileiro da Série B. Pressionado pela derrota que havia sofrido no último sábado, para o América-MG, o Verdão não foi bem. Teve claros problemas no setor de marcação do meio-campo e na criação de jogadas. Mesmo assim, venceu o Avaí por 2 a 1, em jogo realizado na noite desta terça-feira, no estádio Novelli Júnior, em Itu.
Além de alcançar a reabilitação, o Verdão acabou com a invencibilidade do adversário, que tinha duas vitórias e um empate até então. O Avaí equilibrou a partida na maior parte do tempo, mas foi castigado pela falta de ambição na etapa complementar, quando jogou para empatar. Ronny e Leandro marcaram para o Verdão. Márcio Diogo descontou numa linda jogada individual.
Com o resultado, o time alviverde voltou ao G-4 da competição e assumiu a vice-liderança, com nove pontos, atrás do líder Chapecoense, que tem dez. O Avaí tem sete pontos e termina a rodada fora do grupo de acesso, em quinto lugar.  Os dois times voltarão a campo no final de semana. No sábado, o Palmeiras enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife. Já o time catarinense terá pela frente o Joinville, em Florianópolis.
Caio e Eduardo Costa, Palmeiras x Avaí (Foto: Miguel Schincariol/Agência Estado)Caio e Eduardo Costa disputam ogada no meio de campo (Foto: Miguel Schincariol/Agência Estado)
Gol relâmpago e pintura à la Neymar
O Palmeiras entrou em campo diferente. Após a derrota para o América-MG, sábado passado, o técnico Gilson Kleina mudou uma peça e o esquema tático. Com a saída de Wesley e a entrada de Caio, o Verdão saiu do 4-4-2 para o 4-3-3. Na teoria, um time mais ofensivo. Do outro lado, Ricardinho apostava em um meio-campo experiente, com Eduardo Costa, Cleber Santana e Marquinhos, para ter mais a bola e se aproveitar de alguma brecha do adversário.
A princípio, a estratéria palmeirense deu certo. Com mais atacantes, o Palmeiras abriu o placar em seu primeiro ataque, aos três minutos. Leandro aproveitou cruzamento de Vinícius e chutou de primeira, no canto esquerdo de Diego. Com a vantagem, a equipe verde tomou conta da partida. Os três atacantes voltavam para ajudar a marcação e, quando recuperava a bola, o Palmeiras apostava na rapidez de Leandro, pela esquerda e Vinícius, pela direita.
Mesmo com seu meio de campo rodado, o Avaí apenas assistia à partida, sem ameaçar. Até que, aos 20, Márcio Diogo deu uma de Neymar: ganhou dividida de Ayrton, no meio de campo e partiu em direção ao gol. No caminho, tirou Henrique para dançar. Depois, invadiu a área e bateu sem chance para Bruno: 1 a 1. A torcida palmeirense, que era só apoio ao time, mudou e passou a ofender alguns jogadores.
Os últimos 15 minutos foram de extremo equilíbrio. O Palmeiras, visivelmente nervoso, tinha posse de bola, mas faltava qualidade para levar perigo. Kleina inverteu Leandro e Vinícius, mas o time não correspondeu. Já os catarinenses, com Marquinhos ditando o ritmo no meio-campo, souberam controlar o jogo, o que fez o alviverde sair de campo no intervalo sendo muito criticado por sua torcida.
Ronny sai do banco e vira o herói da vitória
Insatisfeito com o desempenho da equipe no primeiro tempo, Gilson Kleina mexeu no intervalo, sacando Tiago Real e colocando Fernandinho. O time voltou a todo vapor e, com cinco minutos, já havia obrigado Diego a fazer grandes defesas, em cabeçadas de Caio e Charles. O Avaí, acanhado nos primeiros minutos, aos poucos conseguiu colocar a bola no chão e sair para o jogo. Aos 14, os catarinenses assustaram em chute de fora da área de Cleber Santana.
Percebendo a nova queda do time, o Kleina agiu rápido e colocou Serginho na vaga de Vinícius. A torcida não gostou e chamou o treinador de burro. No Avaí, Ricardinho mexeu no ataque, com a entrada de Reis na vaga de Márcio Diogo. O tempo passava, o panorama do jogo não mudava e os jogadores palmeirenses ficavam cada vez mais nervosos. A torcida, então...
Kleina tentava de tudo. Leandro foi recuado e passou a jogar como armador. Não resolveu. Na sequência, o treinador partiu para o tudo ou nada, com a entrada do meia-atacante Ronny na vaga do volante Charles. Em seu primeiro lance, Ronny recebeu em velocidade e, na saída de Diego, fez 2 a 1. O técnico, que vinha sendo muito criticado pela torcida, vibrou muito no banco.
Em desvantagem, o Avaí acordou. Tauã, que havia acabado de entrar na vaga de Marquinhos, obrigou Bruno a fazer grande defesa em chute de pé direito. O Verdão passou a ter o contra-ataque à sua disposição, mas faltava qualidade no último passe. Aos 39, Leandro Silva assustou em cobrança de falta. Mesmo passando sufoco, o alviverde conseguiu segurar a vitória até o fim.

Ranking com pontuação #5


seg, 03/06/13
por ultimmato |
categoria MMA, UFC
Por Klima Pessanha
Em um mês de maio com apenas dois eventos nas principais organizações do MMA mundial, Glover Texeira foi quem mais se deu bem no ranking com pontuação criado pelo Blog UltiMMAto. O mineiro de Sobrália enfim completou os pré-requisitos básicos para entrar na lista (no seu caso eram precisos quatro lutas seguidas no Ultimate) e de cara já chegou ao segundo lugar no peso-meio-pesado e 14º no peso por peso.
Quem voltou para o top 20 peso por peso foi Junior Cigano. Com a vitória sobre Mark Hunt, o catarinense ganhou quatro posições e agora é o 17º. No peso-pesado, voltou ao segundo lugar, ficando atrás apenas do campeão do último Grand Prix do Strikeforce, Daniel Cormier. Cain Velásquez, que era o sétimo no peso-pesado, faturou 250 pontos com o nocaute técnico diante de Antônio Pezão e agora é o terceiro.
A vitória em Jaraguá do Sul também beneficiou Vitor Belfort. Fora do top 10 do peso-médio com um cartel de 4-2 nos últimos quatro anos, o carioca abocanhou 155 pontos (125 pelo nocaute + 30 pelo triunfo sobre um top 10) e agora tem 555 pontos.
E como prometido no último ranking, o Blog UltiMMAto traz pela primeira vez um ranking do peso-galo feminino, única categoria presente no UFC. Como já era de se esperar, Ronda Rousey lidera. O que chama a atenção é a vantagem da loura. Com 1.140 pontos, ela tem quase o dobro da segunda colocada, Sarah Kaufman, que tem 650.
Confira as pontuações (variação das posições entre parênteses):
Peso por peso
1 – Jon Jones: 1.850 pontos
2 – Anderson Silva: 1.550
3 – José Aldo: 1.460
4 – Ben Henderson: 1.435
5 – Daniel Cormier: 1.230
6 – Georges St-Pierre: 1.230
7 – Renan Barão: 1.180
8 – Shinya Aoki: 1.160
9 – Michael Chandler: 1.140
10 – Demetrious Johnson: 1.080 (-1)
11 – Pat Curran: 1.055 (+1)
12 – Ben Askren: 1.030 (-2)
13 – Johnny Hendricks: 1.025 (-2)
14 – Glover Teixeira: 1.010*
15 – David Rickels: 1.000 (-1)
16 – Chad Mendes: 1.000 (-1)
17 – Junior Cigano: 1.000 (-4)
18 – Daniel Straus: 960
19 – Hector Lombard: 960 (+7)
20 – Gegard Mousasi: 955 (+7)
* Completou quatro lutas seguidas no UFC e entrou no ranking agora
Peso-pesado:
1 – Daniel Cormier: 1.230
2 – Junior Cigano: 1.000 (-1)
3 – Cain Velásquez: 925 (-4)
4 – Travis Browne: 880 (+2)
5 – Alistair Overeem: 800 (+1)
6 – Stefan Struve: 725
7 – Shawn Jordan: 580 (+2)
8 – Matt Mitrione: 500
9 – Fabrício Werdum: 475
10 – Roy Nelson: 450
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Alexander Volkov (610 – precisa de mais três lutas no Bellator para entrar)
Peso-meio-pesado:
1 – Jon Jones: 1.850
2 – Glover Teixeira: 1.010*
3 – Gegard Mousasi: 955 (+1)
4 – Phil Davis: 745
5 – Alexander Gustafsson: 700 (+2)
6 – Ovince St-Preux: 670 (+1)
7 – Dan Henderson: 565
8 – James Te Huna: 465 (+2)
9 – Rashad Evans: 325 (-9)
10 – Ryan Bader: 300 (-1)
* Completou quatro lutas seguidas no UFC e entrou no ranking agora
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Atila Vegh (1.120 – precisa de mais uma luta no Bellator para entrar); Jimi Manuwa (560 – precisa de mais duas lutas no UFC para entrar); Emanuel Newton (430 – precisa de uma luta no Bellator para entrar)
Peso-médio
1 – Anderson Silva: 1.550
2 – Hector Lombard: 960
3 – Francis Carmont: 830
4 – Ronaldo Jacaré: 765 (-4)
5 – Chris Weidman: 705
6 – Costa Phillippou: 640 (-1)
7 – Luke Rockhold: 600 (+3)
8 – Mark Muñoz: 575 (-1)
9 – Vitor Belfort: 555 (-5)
10 – Tim Kennedy: 485
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Ronny Markes (600 – precisa de mais uma luta no UFC para entrar); Derek Brunson (500 – precisa de mais uma luta no UFC para entrar)
Peso-meio-médio:
1 – Georges St-Pierre: 1.230
2 – Ben Askren: 1.030
3 – Johnny Hendricks: 1.025
4 – Douglas Lima: 865
5 – Rick Hawn: 805 (-1)
6 – Nick Diaz: 805 (-1)
7 – Jake Ellenberger: 790 (+2)
8 – Mike Pyle: 675 (-9)
9 – Tyron Woodley: 610 (+1)
10 – Mike Pierce: 575 (-1)
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Andrey Koreshkov (840 – precisa de mais uma luta no Bellator para entrar)
Peso-leve:
1 – Ben Henderson: 1.435
2 – Shinya Aoki: 1.160
3 – Michael Chandler: 1.140
4 – David Rickels: 1.000
5 – Khabib Nurmagomedov: 900*
6 – Gilbert Melendez: 825 (+1)
7 – Donald Cerrone: 810 (-1)
8 – Edson Barbosa: 800 (+2)
9 – Jim Miller: 800 (+2)
10 – Anthony Pettis: 705 (+1)
* Completou quatro lutas seguidas no UFC e entrou no ranking agora
Peso-pena:
1 – José Aldo: 1.460
2 – Pat Curran: 1.055
3 – Chad Mendes: 1.000
4 – Daniel Straus: 960
5 – Alexandre Popó: 690 (-1)
6 – Nik Lentz: 675 (-3)
7 – Frankie Edgar: 675 (+2)
8 – Dennis Siver: 650
9 – Dennis Bermudez: 600 (-10)
10 – Tatsuya Kawajiri: 585 (+3)
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Magomedrasul Khasbulaev (780 – precisa de mais duas lutas no Bellator para entrar)
Peso-galo:
1 – Renan Barão: 1.180
2 – Dominick Cruz: 930
3 – Bibiano Fernandes: 810
4 – Iuri Marajó: 630 (-4)
5 – TJ Dillashaw: 620 (+1)
6 – Urijah Faber: 575 (+1)
7 – Michael McDonald: 575 (+1)
8 – Brad Pickett: 390 (+1)
9 – Eddie Wineland: 355
10 – Luis Betão Nogueira: 330
Fora da lista até superar todos os pré-requisitos: Erik Perez (750 – precisa de mais uma luta no UFC para entrar); Dudu Dantas (670 – precisa de mais duas lutas no Bellator para entrar)
Peso-mosca***:
1 – Demetrious Johnson: 1.080
2 – John Moraga: 910
3 – Sean Santella: 780 (-2)
4 – John Lineker: 770 (+1)
5 – Joseph Benavidez: 745 (+1)
6 – Darrel Montague: 460 (-2)
7 – Mitsuhisa Sunabe: 510 (+1)
8 – John Dodson: 480 (+1)
9 – Joshua Sampo: 460
10 – Jussier Formiga: 435 (-1)
Peso-galo feminino****:
1 – Ronda Rousey: 1.140
2 – Sarah Kaufman: 650
3 – Sarah McMann: 555
4 – Cat Zingano: 550
5 – Liz Carmouche: 540
6 – Jessica Andrade: 500
7 – Miesha Tate: 465
8 – Alexis Davis: 455
9 – Lauren Taylor: 450
10 – Sarah D’Alelio: 320
Relembrando os critérios:
Disputas de título no UFC e dos pesados do Strikeforce e superluta entre campeões do UFC:
- Em caso de vitória: + 200 pontos (+ 50 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota*: – 200 pontos (- 50 pontos em caso de finalização ou nocaute)
* Em disputas de cinturão, o desafiante que for derrotado não perde pontos pelo revés, apenas os pontos relativos ao bônus. No caso de campeão x campeão, o derrotado só terá descontado 200 pontos se perder o cinturão. Se não perder, o valor da derrota é – 140 (- o bônus por nocaute ou finalização, se houver).
Superluta (de campeões do UFC contra não campeões) do UFC, disputa de cinturão interino do UFC ou disputa de título no Bellator, no Strikeforce, no WEC, no Sengoku e no Dream:
- Em caso de vitória: + 140 pontos (+ 35 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 140 pontos (- 35 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Luta sem valer título no UFC e no peso-pesado do Strikeforce:
- Em caso de vitória: + 100 pontos (+ 25 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 100 pontos (- 25 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Luta no Bellator, Strikeforce, WEC, Sengoku ou Dream:
- Em caso de vitória: + 75 pontos (+ 15 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 75 pontos (- 15 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Luta de outros eventos:
- Em caso de vitória: + 60 pontos (+ 10 pontos em caso de finalização ou nocaute)
- Em caso de derrota: – 60 pontos (- 10 pontos em caso de finalização ou nocaute)
Mais quatro itens importantes:
- Em caso de empate, o lutador vai receber 50% da pontuação que receberia se tivesse vencido. Em “no contests” não há pontuação.
- Para entrar na lista são precisos pelo menos quatro lutas seguidas no UFC nos últimos quatro anos ou seis seguidas nos eventos listados na segunda faixa de mais importantes do mundo. Se houver combates intercalados entre as organizações principais e outras menores, vou analisar caso a caso, dando sempre preferência aos melhores eventos do mundo.
- Também para entrar no ranking, o lutador precisará ter obrigatoriamente 50% dos pontos conquistados no UFC, no Bellator, no Strikeforce, no WEC, no Sengoku, no Dream e no One FC (este último passa a contar a partir de janeiro de 2013). Por exemplo, se o atleta fez 200 pontos no UFC e 700 em outros eventos, a sua pontuação no ranking será 400 (200 do UFC + 200 dos eventos menores, descartando 500 pontos que ficaram fora dos 50%). Isso evita um pouco que lutadores que faziam um combate por mês contra atletas de menor gabarito levem vantagem sobre os dos principais eventos, que lutam bem menos e pegam adversários mais fortes.
- Atletas que mudarem de categoria só aparecem na nova divisão depois que fizeram uma luta.
Desde fevereiro também temos o seguinte:
- Devido à parceria com o Dream, o One FC se consolida de vez como principal organização de MMA asiática e também passa a fazer parte do segundo escalão. Ou seja, vitórias em disputa de título podem valer até 175 (140 pelo triunfo mais 35 pelo nocaute ou finalização) ou 90 (75 + 15) em lutas “normais”.
- Vitórias sobre lutadores do Top 20 peso por peso vão render mais 50 pontos de bonificação. Vitórias sobre atletas Top 10 de cada categoria valerão mais 30 pontos. Só é possível ter um desses dois bônus, com prioridade para o maior, é claro.
*** Como o peso-mosca é bem recente no UFC, tem poucos lutadores e não existe no Bellator, não usei o critério dos 50% dos pontos obrigatórios conquistados e mínimo de lutas disputadas nas principais organizações no ranking da categoria. Entretanto, para entrar no peso por peso, os critérios valem, e por isso o Moraga ficou fora (teria 500 pontos).
**** No peso-galo feminino, os eventos top de linha – os que geram pontuação máxima – são UFC, Strikeforce, Bellator e Invicta FC.
Para quem ainda não entendeu, o ranking elaborado é como o ranking de entrada da ATP, a Associação de Tenistas Profissionais. No próximo mês, vou publicar a atualização, e os atletas que tiveram vitórias em junho de 2009, por exemplo, vão perder pontos. Assim como os que sofreram derrotas naquele mês vão recuperar os que perderam. E por aí vai. O ranking será dinâmico e pode mudar a posição do lutador. Mesmo quando ele não lute, mas sim por causa de um resultado de quatro anos atrás.
Curiosidades sobre pontuações de lutadores fora da lista, dúvidas, sugestões e críticas, estou no @kli_MMA no Twitter.

Sob a sombra de argentino, Patolino e Léo mostram bom humor pré-final

Ponzinibbio, que deu lugar a Léo após se machucar, é elogiado em coletiva de imprensa do evento: ‘Seria legal por ser combate entre Brasil e Argentina’

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
163 comentários
A sombra de Santiago Ponzinibbio ainda estava ali. Depois do último episódio do The Ultimate Fighter Brazil, o argentino, que venceu a semifinal, mas, lesionado, dará lugar a Léo Santos na decisão, ainda é assunto frequente. Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, em São Paulo, o hermano foi diversas vezes elogiado. Os finalistas, no entanto, não parecem se importar. Com muito bom humor, Léo e William Patolino mostraram-se confiantes para levar o título da segunda edição brasileira do programa, no próximo sábado, em Fortaleza. Os treinadores Fabricio Werdum e Rodrigo Minotauro, que farão o evento principal do card, também participaram do evento.
TUF 2 evento Minotauro Patolino Leo Werdum UFC (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Minotauro, Patolino, Léo Santos e Fabricio Werdum (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Patolino chegou à decisão depois de nocautear Viscardi Andrade na semifinal do programa, exibido na noite de domingo. Apontado como maior revelação desta edição, o lutador lamentou a ausência de Santiago, mas elogiou o novo rival.
- Seria legal por ser um combate entre Brasil e Argentina. Agora, tanto faz. Os dois são atletas duríssimos, vieram para vencer. Qualquer um dos dois, tanto faz. Santiago é duríssimo, Léo é duríssimo – afirmou.
Léo, por sua vez, foi avisado que lutaria a final há um mês. Quando saiu da casa, manteve o treinamento à espera de um convite da organização. Chegou a temer ficar fora, mas aceitou a chamada assim que recebeu o telefonema.
TUF 2 evento Patolino UFC (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Patolino faz a barba durante evento em São Paulo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
- Eles estavam dando tempo para se recuperar. Eu mantive contato com os atletas do TUF. Mas ninguém falava nada. Faltando um mês, eles me ligaram. Não pensei se o Patolino estava de férias ou gastando os R$ 15 mil (que recebeu em aposta com Minotauro). Eu foquei, oportunidade de ouro. Travar uma batalha daquelas contra o argentino e ter a chance de voltar. Quando acabou a nossa luta (contra Santiago), os dois foram para o hospital, um xingando o outro de brincadeira (risos). E ele falou que ia ter que operar, que havia quebrado o braço. Eu continuei treinando. Demorou tanto, e eu sem notícia. Foi me dando agonia. Mas eu já tinha cabeça que poderia voltar.
A menos de uma semana para a luta, porém, os dois se mostraram entrosados. Integrantes da mesma equipe no programa, Patolino e Léo Santos brincaram o tempo inteiro entre si. Quando falava da possibilidade de ser o campeão mais jovem da história do TUF, Patolino foi interrompido pelo rival.
- Fica tranquilo que isso não vai acontecer. Vai ser o finalista mais jovem e só – disse Léo, arrancado gargalhadas dos outros lutadores.
Os dois também falaram da dificuldade dentro da casa. Para Patolino, a maior dificuldade foi manter-se no peso durante todo o programa.
- Mais difícil foi ter de controlar muito o peso, eu ficava muito debilitado. Peso 93 kg, chegar ao 82  é muito difícil. Gosto de comer, encher a barriga (risos). Tendo que manter o peso, não conseguia treinar bem, porque ficava debilitado. Foi o mais difícil para mim.
Léo, por sua vez, sentiu o tempo que ficou longe da família. O lutador, que tem um filho de três anos, passou algumas noites no banheiro, chorando devido à saudade.
TUF 2 evento Patolino Leo UFC (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Adversários da final do TUF mostram bom humor (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
- Eu entrei, foi uma oportunidade e não poderia virar as costas. Não tive esse problema de bater peso. O que mais mexeu com a minha cabeça foi a distância, tenho um filho de três anos. É uma fase linda. Ele estava aprendendo a rezar. Mesmo quando eu estava treinando, falava pelo telefone: “Te amo, pai. E mete a porrada” (risos). Já estou criando um psicopata. Eu ia para o banheiro, me trancava e ficava chorando. São coisas que fazem falta. Foi uma coisa que me deu força. Não vai adiantar ficar chorando, tenho de mostrar que sou forte.
Werdum e Minotauro evitaram falar da própria luta.  Os dois, no entanto, não pouparam elogios aos finalistas do TUF.
- Léo tem muita experiência, já traz uma boa bagagem. Leo conseguiu fazer muito fácil a transição entre o jiu-jítsu e o MMA. Tem a cabeça muito boa, experiência com luta. Patolino chega pela vontade. É um cara brincalhão, corre atrás, tem vontade de crescer – disse Werdum.
- Eu já vejo o Leonardo há muito tempo treinando. Tem seriedade, postura dentro da competição. Do outro lado, a juventude do Patolino, a vontade. Ele levou muito a sério, teve muita atitude dentro do octógono. Sempre para cima, nunca anda para trás. Experiência com a atitude. Vamos ter uma grande luta – completou Minotauro.

Ring girl brasileira do UFC intensifica malhação para brilhar em Fortaleza

Camila Oliveira foca nos exercícios de perna antes do TUF Brasil 2 Finale

Por Rio de Janeiro
22 comentários
Única ring girl brasileira do UFC, Camila Oliveira está investindo na malhação para seguir brilhando no octógono e, consequentemente, chamando a atenção do público masculino. A paulista de apenas 22 anos tirou fotos exclusivamente para o Combate.com mostrando um pouco de sua rotina na academia, com foco nos exercícios de perna. Ela se prepara para o evento deste sábado, o TUF Brasil 2 Finale, que será realizado no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.
Camila Oliveira ring girl brasileira (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Camila Oliveira malha na academia (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

Nada de cinturão: Lyoto Machida vai enfrentar Phil Davis no UFC Rio 4

Presidente Dana White não cumpre promessa de colocar lutador brasileiro disputando título. Evento vai ocorrer no Rio de Janeiro, dia 3 de agosto

Por Rio de Janeiro
218 comentários
MMA Montagem Lyoto Machida e Phil Davis (Foto: Reprodução/Site Oficial do UFC)Lyoto Machida e Phil Davis vão se enfrentar no
UFC Rio 4 (Foto: Reprodução / Site Oficial do UFC)
A promessa de Dana White de que Lyoto Machida seria o próximo da fila na disputa do cinturão meio-pesado do Ultimate não vai se concretizar. Em vez de ser escalado para enfrentar o campeão Jon Jones, o brasileiro vai encontrar no octógono o americano Phil Davis, no UFC 163 (também chamado de UFC Rio 4), na Arena da Barra, no Rio de Janeiro, dia 3 de agosto. A informação foi publicada primeiro pelo site "Portal do Vale-Tudo" e confirmada depois pelo staff do UFC na Austrália.
Aos 35 anos, Lyoto tem um cartel de 19 vitórias e três derrotas. Ex-campeão da categoria, ele teve a chance de recuperar o título contra Jones no UFC 140, em dezembro de 2011, mas foi derrotado por finalização no segundo round. Desde então, ele venceu Ryan Bader e Dan Henderson.
Davis, por sua vez, tem 28 anos e 11 vitórias, uma derrota e um "no contest" (luta sem resultado) na carreira. Ele vem de triunfos sobre dois brasileiros: Wagner Caldeirão e Vinny Magalhães.
UFC 163
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO (até agora)
José Aldo x Anthony Pettis
Lyoto Machida x Phil Davis
Demian Maia x Josh Koscheck
Cezar Mutante x Clint Hester
Serginho Moraes x Neil Magny
Vinny Magalhães x Anthony Perosh
Tom Watson x Thales Leites

Lutadores criticam postura de Ninja
na casa do TUF: 'Queimou a fita dele'

Segundo finalistas e treinadores, Juliano Wandalen, que foi expulso da equipe de Fabricio Werdum, desrespeitou a todos durante o programa

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
25 comentários
Fabricio Werdum TUF (Foto: Marcos Ribolli)Fabricio Werdum não gostou da postura de Ninja
dentro da casa (Foto: Marcos Ribolli)
Juliano Wandalen, conhecido como Ninja, passou pelo The Ultimate Fight Brasil 2 como um tornado. Expulso da equipe amarela, ganhou a inimizade de seu treinador, Fabrício Werdum, por uma série de problemas dentro da casa. Chegou, inclusive, a ser acusado de passar fezes no vestiário do time rival. Nesta segunda-feira, os participantes criticaram a postura do lutador catarinense durante o programa, que chegou ao fim na noite de domingo.
- Ele não se enquadrou. Temos muito talentos no Brasil, e o programa poderia ter dado uma oportunidade a quem realmente queria estar lá. Ele queimou a fita dele, mostrou a personalidade dele. Eu vejo que tem muito potencial no país para estar lá dentro – disse Werdum.
Léo Santos, que derrotou o rival por decisão unânime dos juízes, foi além. O finalista do TUF afirma que Ninja perdeu a cabeça dentro da casa.
- Venho de uma equipe muito unida. No jiu-jítsu, temos o respeito. Se o cara está acima de você, tem de ter respeito. Quando entramos, sabíamos que estaríamos em treinamento e sob as ordens do técnico. Mesmo quando me diziam em um treinamento para fazer algo que eu achava que fazia melhor, mantinha a boca fechada. É hierarquia, é ter respeito pelo seu professor. O Ninja passou do ponto nesse quesito. E dentro da casa não tinha para onde correr. Depois daquela derrota, ele surtou, perdeu a cabeça. Aquela casa não era para ele.
Patolino, outro finalista do programa, também criticou a postura de Ninja. O lutador do Rio de Janeiro diz, inclusive, ter se afastado do catarinense dentro da casa.
- Foi uma experiência muito louca. A gente não tinha o que falar e comentava dele. Era um cara gente boa, mas deixou se levar pelo jeito dele, pelo desrespeito aos técnicos. Ele desrespeitou toda a equipe. Foi muito chato por esse motivo. Eu até me afastei dele, isso poderia trazer energia ruim. Ele teve oportunidade de mostrar sua personalidade e se mostrou louco. Ele falava e, na atitude, se mostrava completamente diferente. Fiquei muito chateado por isso. Não sei se ele tem esse distúrbio ou algo do tipo - afirmou.
Patolino e Léo Santos farão a final do TUF 2 no próximo sábado, em Fortaleza. Treinadores das equipes, Fabricio Werdum e Rodrigo Minotauro farão o evento principal.
TUF - Juliano Ninja x Henrique Sucuri (Foto: Divulgação/ UFC)Ninja (de bermuda vermelha) foi criticado por lutadores e treinadores (Foto: Divulgação/ UFC)

Problema com o visto de Sonnen adia luta contra Shogun para 17 de agosto

Americano tem problemas para conseguir o documento a tempo para luta em Winnipeg, no Canadá. Duelo deve ser o principal do evento em Boston

Por Rio de Janeiro
2 comentários
A luta entre Maurício Shogun e Chael Sonnen não durou mais de um dia no card do UFC 161. Sem revelar os motivos, o brasileiro postou na noite desta segunda-feira, no Twitter, que o duelo não será mais disputado em Winnipeg, no dia 15 de junho. O Combate.com apurou com fontes próximas à organização que Sonnen teve problemas com o visto para o Canadá e que com isso brasileiro e americano devem fazer ser a atração principal do show do Ultimate em Boston, nos Estados Unidos, cerca de dois meses depois.
- Acabamos de saber que a luta contra o Chael também caiu. Queria pedir desculpa aos fãs, fiz o que pude para lutar. Voltarei no dia 17 de agosto  - postou Shogun.
MMA Maurício Shogun e equipe (Foto: Reprodução/Instagram)Maurício Shogun estudava vídeos de Sonnen quando soube do adiamento (Foto: Reprodução/Instagram)

Minutos depois, Shogun mostrou que levou a situação com bom humor. Ele postou uma foto no Instagran em que revelava todo o "desapontamento" por saber do adiamento justamente no momento em que estavam estudando vídeos de Chael Sonnen.
- Hoje à noite, eu estava em casa com minha equipe estudando as lutas do meu novo adversário para o UFC 161quando recebo a triste noticia que meu oponente, Chael Sonnen, nao poderá comparecer ao evento. Queria agradecer aos fãs do mundo todo o carinho e o apoio - escreveu.
Maurício Shogun é o quarto dos seis principais lutadores que inicialmente estavam agendados para lutar no UFC 161. O evento principal seria Renan Barão x Eddie Wineland, mas o brasileiro se machucou, e ambos saíram do card. Depois, Rogério Minotouro também se lesionou e deixou a luta contra Shogun, sendo substituído por Sonnen. Só sobraram Rashad Evans e Dan Henderson, que vão fechar a noite em Winnipeg.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com duas lutas a menos, o UFC 161 passa a ter 11 ao todo. Já o evento do Ultimate em Boston agora tem oito combates. Confira os dois cards:
UFC
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD DO EVENTO
Mauricio Shogun x Chael Sonnen*
Alistair Overeem x Travis Browne
Matt Brown x Thiago Pitbull
Joe Lauzon x Michael Johnson
Uriah Hall x Nick Ring
Andy Ogle x Conor McGregor
Mike Brown x Akira Corassani
Magnus Cedenblad x Bubba McDaniel*
UFC 161
15 de junho de 2013, em Winnipeg (CAN)
CARD PRINCIPAL
Rashad Evans x Dan Henderson
Roy Nelson x Stipe Miocic
Alexis Davis x Rosi Sexton
Pat Barry x Shawn Jordan
CARD PRELIMINAR
Jake Shields x Tyron Woodley
Sam Stout x James Krause
Ryan Jimmo x Igor Pokrajac
Sean Pierson x Kenny Robertson
Roland Delorme x Edwin Figueroa
Mitch Clarke x John Maguire
Yves Jabouin x Dustin Pague
* Lutas não confirmadas oficialmente

Giro do Motor: morte no kart, pato na pista, zebra solta e casco de tartaruga

Fim de semana de velocidade é marcado por tragédia em PE, quedas na MotoGP, piada de Rossi, brilho brasileiro no exterior e problemas na Stock

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
1 comentário
FRAME - Acidente kart em Carpina (Foto: Reprodução)Acidente matou piloto durante corrida de kart em
Carpina, Pernambuco (Foto: Reprodução)
O fim de semana teve uma variedade impressionante de categorias competindo pelos quatro cantos do planeta, algumas delas com vitórias brasileiras, como a primeira de Luiz Razia ao volante de um McLaren GT. Mas também houve cenas inusitadas, como uma invasão de uma família de patos em um treino da Indy, ou o capacete em forma de casco de tartaruga adotado pelo ídolo da MotoGP, Valentino Rossi. Por outro lado, também ocorreram episódios lamentáveis, como uma reforma mal feita que quase cancelou os treinos da Stock Car em Brasília e quedas feias no Mundial de Motovelocidade. Mas nada superou a morte de um piloto de 32 anos em uma corrida de kart nas ruas de uma cidade pernambucana, evento considerado clandestino pela federação local. Um episódio lamentável em tempos que segurança extrema no esporte a motor.
Header_Tristeza (Foto: arte esporte)
Morte de piloto de kart
Um piloto de kart morreu durante uma corrida disputada neste domingo nas ruas da cidade pernambucana de Carpina, que fica a pouco mais de 50 km da capital Recife. Fernando Lopes se chocou contra um poste e foi removido para um hospital local, mas não resistiu ao impacto. Logo após a batida assustadora, diversas pessoas que assistiam ao evento na beira da pista cercaram o local do acidente, dificultando o trabalho de resgate. O evento, chamado de Carpina Kart Racing, foi suspenso logo após a fatalidade. A Federação Pernambucana de Automobilismo emitiu uma nota oficial classificando o evento como "clandestino".
Clique aqui e assista ao acidente fatal por dois ângulos diferentes.
Header_Crash (Foto: arte esporte)
Tombos de Márquez e Rossi marcam etapa da MotoGP
Sensação da atual temporada da MotoGP, o espanhol Marc Márquez, de 20 anos, sofreu um sério acidente durante o segundo treino livre para a etapa de Mugello, na Itália. O jovem piloto perdeu o controle de sua moto ao frear na no fim da reta principal, onde os pilotos chegam a mais de 300 km/h. Ele caiu e deslizou sobre a grama até parar na brita. Sem lesões graves, o piloto da Honda correu no domingo e fazia uma grande prova, quando se empolgou e caiu a poucas voltas para o final, quando perseguia o líder Jorge Lorenzo, que venceu a corrida. Outro que caiu no fim de semana foi Valentino Rossi, que se envolveu em um toque com Alvaro Bautista ainda na primeira volta. Estampando a barreira de pneus, os dois deixaram a prova.
Motogp Marc Marquez queda treino (Foto: Agência AFP)Marc Márquez sofreu uma queda a mais de 300 km/h nos treinos (Foto: Agência AFP)
Newey arrebenta uma Lamborgini
Gênio nas pranchetas, mas apenas esforçado como piloto, o projetista da RBR na Fórmula 1 sofreu um acidente constrangedor na etapa de Silverstone do europeu da Lamborghini Super Trofeo. Adrian Newey, que corre em dupla com Alberto Sabbatini, perdeu o controle de seu Lamborghini Gallardo LP 570-4 na volta de apresentação da segunda corrida do fim de semana, acertou o muro da reta do Hangar e teve de abandonar. Este não é o primeiro acidente de Newey em corridas desse tipo. Em 2010, ele destruiu uma Ginetta G50 em Snetterton, na Inglaterra, e chegou até a ser levado para o hospital.
Confira os vídeos dos acidentes de Adrian Newey no blog Voando Baixo.
Header_Mico (Foto: arte esporte)
Pilotos observam reparos nas zebras de Brasília (Foto: Luca Bassani / divulgação)Pilotos observam reparos nas zebras de Brasília
(Foto: Luca Bassani / divulgação)
Deu zebra na reforma do autódromo
Um problema nas zebras de duas curvas do anel externo de Brasília quase comprometeu os treinos classificatórios da Stock Car em Brasília. Uma reforma feita nos dutos de escoamento de água na parte externa do circuito, que era para ajudar a drenagem em caso de chuva, acabou se tornando um transtorno desde a primeira sessão livre, causando diversas paralisações ao longo do dia. Depois de reparos emergenciais feitos pelos organizadores, inclusive durante o intervalo entre as duas partes do treino de definição do grid, o treino classificatório enfim foi realizado.
O problema gerou críticas até de Felipe Massa, que se manifestou pelas redes sociais detonando a CBA e o Governo do DF, classificando o resultado da reforma como “vergonha”. Menos de 24 horas depois, a corrida foi disputada sem problemas, porque os organizadores optaram simplesmente por cimentar a área de escoamento durante a madrugada. Algo que resolveu o problema de maneira mais imediata, mas que causaria transtornos em caso de chuva.
Zebra causou problemas no treino da Stock Car em Brasília (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Problema com bueiros que se soltavam quase cancelou os treinos (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Header_O-Cara (Foto: arte esporte)

Cacá Bueno de novo no topo
Cacá Bueno está de volta à liderança do campeonato na Stock Car. Largando da terceira posição em Brasília, o pentacampeão da categoria se aproveitou da má largada do pole Thiago Camilo e de uma punição por queima de largada aplicada a Marcos Gomes, que completava a primeira fila. A chegada foi sob bandeira amarela, após uma prova cheia de emoções e acidentes que provocaram três entradas do carro de segurança. Numa dobradinha da equipe RBR Mattheis, Daniel Serra foi o segundo.
Caca bueno stock car etapa de brasília (Foto: Bruno Terena / Red Bull Racing)Cacá Bueno faturou a etapa de Brasília e voltou a liderar na Stock Car (Foto: Bruno Terena / Divulgação)
- A vitória me dá ânimo para a disputa do hexa. Eu tinha sentido o golpe nas últimas três corridas, mas hoje deu para ganhar e estamos firmes na briga pelo título. O Cadu trouxe sorte, felicidade, alegria - disse o pentacampeão, referindo-se ao primeiro filho, nascido em maio. O piloto havia vencido na abertura da temporada, em Interlagos, mas viu seu companheiro faturar as duas corridas seguintes.
Cacá conquistou no DF a 31ª vitória de sua carreira, a segunda neste ano, e agora tem 97 pontos, uma mais que Ricardo Maurício, da equipe RC. Daniel Serra tem 94. Veja aqui a classificação completa do campeonato.
header holofotes (Foto: Arte esporte)
O novo 'casco' de Valentino Rossi
Item indispensável na segurança dos pilotos de qualquer categoria do esporte a motor, o capacete é chamado de “casco” em italiano. Para a etapa deste fim de semana da MotoGP, em Mugello, o multicampeão Valentino Rossi levou a nomenclatura ao pé da letra. Competindo diante de sua torcida, o piloto de 34 anos trouxe de volta um de seus velhos mascotes: uma simpática tartaruga. Uma forma sutil que o carismático piloto encontrou para dizer aos fãs que ainda pode lutar pelo título mundial contra os velozes espanhóis Jorge Lorenzo, Marc Márquez e Dani Pedrosa.
Capacete tartaruga Valentino Rossi MotoGP Motovelcidade (Foto: MotoGP)Capacete de Valentino Rossi imita casco de tartaruga e mostra rivais na Motovelcidade (Foto: MotoGP)
Mantendo o tradicional bom humor do piloto, a pintura feita pelo designer Aldo Drudi dá outra clara demonstração de que Rossi quer personificar a conhecida fábula do coelho e da tartaruga. Em uma das laterais do “casco”, aparecem três bonecos correndo velozmente, enquanto um quarto boneco, de cor amarela (a mais usada pelo italiano) tenta alcançá-los.
Header_Parabens (Foto: arte esporte)
Robert Kubica WRC2 Grécia (Foto: Getty Images)Robert Kubica faturou a etapa do WRC2 na Grécia
(Foto: Getty Images)
Após diversos acidentes, Kubica enfim vence a primeira no rali
O ex-piloto de Fórmula 1 Robert Kubica já havia provado que podia ser rápido no Campeonato Europeu de Rali. No entanto, o polonês sempre acabava sendo mais veloz do que podia controlar, não conseguia transformar a rapidez em resultados e acabava se envolvendo em acidentes. Desta vez foi diferente e Kubica conquistou sua primeira vitória correndo o Mundial de Rali. O feito foi realizado na classe WRC2 – a segunda divisão do Mundial – na etapa da Acrópole, considerada a mais difícil da temporada, na Grécia, neste domingo.
- Finalmente, após problemas no carro e acidentes, conseguimos um resultado excelente. Este é um dia fantástico e estamos atingindo um ótimo nível de evolução. Eu sei que preciso aprender muito durante as próximas etapas. Serei muito melhor, mas ainda há um longo caminho a percorrer para chegar onde quero – afirma.
header sai da frente (Foto: Arte esporte)
FRAME - treino Indy patos na pista (Foto: Reprodução)Treino da Indy foi paralisado porque uma família de
patos atravessava a pista (Foto: Reprodução)
Patos na pista paralisam treino
Um lance no mínimo curioso marcou os treinos da Fórmula Indy para a rodada dupla da categoria em Detroit, nos Estados Unidos. Durante uma das sessões livres, a bandeira vermelha – que interrompe a atividade – foi acionada não por causa de um acidente em um dos diversos muros do circuito urbano, mas sim porque uma família de patos atravessava a pista. Os carros diminuíram a velocidade e tiveram que desviar da mãe e de seus cinco filhotes, que passeavam tranquilamente. A sessão foi retomada somente depois que os fiscais retiraram a família penosa do circuito.
Assista à invasão da família de patos no circuito de Detroit!
Header_Rumo-à-F1 (Foto: arte esporte)
Bruno Bonifácio Fórmula Renault Spa-Francorchamps (Foto: Divulgação)Bruno Bonifácio conquistou um pódio na F-Renault
em Spa-Francorchamps (Foto: Divulgação)
Pódio do Bruno Bonifácio em Spa
O brasileiro Bruno Bonifácio continuou neste fim de semana sua boa sequência de resultados na Fórmula Renault 2.0. no torneio europeu, o piloto subiu ao pódio na segunda corrida, terminando em terceiro lugar no difícil e tradicional circuito de Spa-Fracorchamps, na Bélgica.  Os outros brasileiros na prova ficaram em posições intermediárias: Guilherme Silva foi o 12º, imediatamente à frente de Victor Franzoni.
Na World Series, que também correu em Spa, nenhum dos quatro brasileiros chegou ao pódio. André Negrão terminou a primeira corrida do fim de semana em sétimo, ao passo que, na segunda prova da rodada, o melhor foi Pietro Fantin. Além de Negrão, nem Lucas Foresti e Yann Cunha completaram a primeira volta. Pela Fórmula 3 Europeia, Pipo Derani finalizou no top 10 mais uma vez, somando pontos com um oitavo lugar.
Header_Brilho-Brasileiro (Foto: arte esporte)

Razia e Suzuki vencem no GT Open
Dois brasileiros que viveram recentemente momentos de incertezas em suas carreiras conquistaram vitórias no automobilismo neste fim de semana. Correndo com uma McLaren de Gran Turismo no GT Open Internacional em dupla com o holandês Chris van der Drift, Luiz Razia venceu uma prova e foi o segundo colocado na outra corrida da rodada de Nurburgring, na Alemanha. Isso porque a outra dupla da equipe Bhai Tech, formada pelo brasileiro Rafael Suzuki e pelo italiano Giorgio Pantano, foi a vencedora na segunda prova do fim de semana, depois de completar a dobradinha na primeira.
Giorgio Pantano Rafael Suzuki Chris van der Drift Luiz Razia McLaren GT Open bandeira brasileira no pódio (Foto: FotoSpeedy / divulgação)Luiz Razia e Rafael Suzuki levaram a bandeira brasileira ao pódio no GT Open (Foto: FotoSpeedy / divulgação)
- Ainda é tudo novo para mim, mas foi muito bom ganhar a primeira corrida para a equipe. Temos ótimos pilotos e trabalhamos bastante nas últimas corridas, então esse é um resultado muito merecido para toda a equipe. Agora estamos na liderança do campeonato. Vamos continuar trabalhando bastante para manter uma boa sequência nas próximas etapas - disse Razia após a etapa alemã.
Eric Granado Moto3 Mugello Motovelocidade (Foto: Divulgação)Disputando a Moto3, Eric Granado marcou pontos no Mundial de Motovelocidade (Foto: Divulgação)
Na Moto3, a primeira das divisões de acesso que levam à MotoGP, Eric Granado se tornou o primeiro brasileiro a marcar pontos no Mundial de Motovelocidade desde a etapa de encerramento da temporada 2007. Naquele dia, em Valência, o já veterano Alexandre Barros fez sua última corrida na categoria principal. Neste domingo, em Mugello, Eric alcançou o nono lugar após largar em 15º. O espanhol Luis Salom venceu a prova.
Header_Pelo-Brasil (Foto: arte esporte)
Estreia do Brasileiro de Turismo
A Stock Car passou a ter uma nova divisão de acesso a partir deste fim de semana. Com chassis tubulares, os carros do Campeonato Brasileiro de Turismo foram projetados especialmente para a categoria de formação de pilotos. A exemplo do Stock Car, o carro tem tração traseira e motor dianteiro V8, mas com uma potência de 350 cavalos (o da categoria principal ultrapassa os 500) e câmbio sequencial de cinco marchas para frente e uma ré.
Largada da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo em Brasília (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Largada da nova divisão de acesso da Stock em Brasília (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)
Entre os 18 carros que alinharam nesta prova inaugural, em Brasília, estavam alguns pilotos com passagens pela Stock, como Pedro Boesel, Fábio Carreira e Norberto Gresse. Boesel subiu ao pódio na capital federal, em terceiro lugar, atrás de Gabriel Casagrande e do vencedor, Felipe Fraga. O piloto de Tocantins, que também fez a pole position, corria nas categorias de base da Fórmula 1 até o início deste ano.
Felipe Fraga vencedor da primeira corrida do Campeonato Brasileiro de Turismo (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Felipe Fraga, vencedor da primeira corrida do Brasileiro de Turismo (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)