terça-feira, 4 de junho de 2013

Com David Luiz poupado, Felipão dá ênfase à marcação em treino

Técnico mantém quase todo sistema defensivo do jogo contra Inglaterra, mas troca zagueiro titular por Dante e volta a insistir em compactar espaços

Por Alexandre Lozetti, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Goiânia
239 comentários
Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, Dante e Filipe Luís; Luiz Gustavo e Paulinho. Foi com essa defesa que Luiz Felipe Scolari começou o treino da tarde desta terça-feira, em Goiânia. Uma mudança apenas em relação ao time que empatou com a Inglaterra no último domingo. David Luiz apenas correu em volta do gramado. Foi substituído pelo zagueiro do Bayern de Munique.
Não é um indício de que David tenha perdido a posição, embora todos os outros atletas tenham permanecido. Até porque Felipão só manteve essa formação por pouco mais de dez minutos. Foi exatamente a mesma atividade realizada na quarta-feira da semana passada, ainda na Urca, no Rio de Janeiro, com vistas ao amistoso contra a França, no próximo domingo, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Felipão Scolari treino Seleção Brasil (Foto: Wander Roberto/Vipcomm)Felipão quer compactar espaços na defesa brasileira (Foto: Wander Roberto/Vipcomm)
Nela, o técnico exige compactação do seu sistema defensivo, para dificultar que os adversários penetrem na grande área ou tenham espaço para finalização. Já quem está no ataque é obrigado a procurar o jogo pelos lados e trocar passes com paciência.
Logo, Felipão deixou apenas Dante e Filipe Luís, que, em tese, são reservas de seu time ideal, e trocou todo o resto. Após a partida do Maracanã, ele disse que manteria pelo menos 90% da equipe para o amistoso contra a França, e deu a entender que Marcelo é seu titular na lateral esquerda. Só não jogou os 90 minutos por não estar bem fisicamente. Tanto que, em determinado momento desta tarde, apenas correu em volta do gramado, acompanhado pelo preparador físico.
Além da movimentação defensiva, o treino foi marcado pelos escanteios. Com Jadson nas cobranças, principalmente pelo lado direito, o ataque levou a melhor constantemente. Réver e Hulk deram cabeçadas fatais.
Houve também uma bolada fortíssima de Thiago Silva no rosto de Luiz Gustavo, que deixou o volante tonto por um bom tempo, e a “divisão de tarefas” do preparador físico Paulo Paixão, que mandou que alguns jogadores orientassem o alongamento. Bernard, Marcelo, Oscar e Daniel Alves foram os líderes.
Por fim, Luiz Gustavo, Fernando, Filipe Luís, Hulk, Jean, Jadson, Leandro Damião e Lucas treinaram fundamentos: passes, cruzamentos e finalizações. Foi o último ato de um treino leve, mas Paixão, durante a atividade, deu o recado:

- Amanhã vai ser mais pesado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário