domingo, 11 de maio de 2014

Marlon Moraes se despede Friburgo e mira defesa de cinturão do WSOF

Campeão dos galos tem luta marcada para setembro e será contra Cody Bollinger ou Pablo Alfonso. Por enquanto, friburguense rechaça chance de migrar para o UFC

Por Nova Friburgo, RJ
1 comentário
Marlon Moraes, WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)Marlon Moraes não quer soltar o cinturão (Foto: Evelyn Rodrigues)
Depois de menos de um mês na terra natal, o lutador de MMA e campeão dos galos do WSOF, Marlon Moraes, se despediu de Nova Friburgo. No último sábado, o atleta viajou para os EUA onde fará a preparação para a primeira defesa de cinturão do “Mágico”, em 13 de setembro, ainda sem local ainda definido. O adversário vai sair da luta entre os americanos Cody Bollinger e Pablo Alfonso, em 21 de junho, nos EUA. O primeiro participou da casa do TUF 18, mas foi expulso por não bater o peso. O segundo vem de vitória no WSOF em outubro de 2013.
Avaliando o crescimento na carreira, o friburguense espera ansiosamente pelo adversário, e hoje, não se considera um lutador completo, mas preparado para superar quem vier.
- Eu me sinto preparado para lutar com qualquer um em qualquer área do MMA. Não digo completo, pois esse é o cara que já sabe tudo. Não acho que sou um lutador completo, mas digo que sou um lutador pronto.
Mesmo com o sucesso, Marlon Moraes tem os pés no chão. Ele espera construir uma imagem e fazer história no WSOF antes de pensar em qualquer mudança. Para Marlon, UFC é um sonho, mas não para agora.
- O UFC é um sonho, mas a gente tem que pensar na nossa família. Eu venho de uma família muito pobre, e eu tenho que ajudar os meus pais, minha esposa. Eu estou muito novo e pretendo defender meu cinturão. Eu agora estou com meus pés no chão. Na minha primeira luta do contrato do WSOF eu estava pensando muito em UFC, agora eu me vejo mais na organização em que estou.
Apesar de estar concentrado para o combate nos EUA, nos próximos meses o coração vai ficar ainda mais ligado no Brasil com a Copa do Mundo. O lutador reconhece que o MMA é muito mais popular nos EUA do que no Brasil e que essa realidade não vai mudar. Entretanto, Marlon se orgulha de ter nascido por aqui e afirma que a torcida será grande.
- É impossível. Não tem nem chance do MMA alcançar o futebol. Eu tenho muito orgulho do Brasil ser o país do futebol, sou apaixonado, vamos torcer pro Brasil ganhar a Copa do Mundo.
contra renan barão?
Mesmo com uma improvável mudança para o UFC, Marlon Moraes reconhece que seria interessante uma luta com o detentor do cinturão da mesma categoria do UFC, Renan Barão. A comparação entre os dois acaba sendo inevitável. Ao falar sobre o hipotético combate, o friburguense dá um direto no discurso neutro e afirma que teria boas chances de sair vencedor desse eventual combate.
- Seria uma luta muito dura, mas eu me vejo com chance de vencê-lo. Conheço o Renan, já fomos parceiros de treino, sempre torci muito por ele. Ele é humilde, trabalhador. Mas, dentro do ringue, ele vai defender o trabalho e a família dele e eu vou defender o meu. Eu me vejo vencendo ele sim, e tenho condições, mas minha realidade hoje é outra, vamos deixar mais pra frente. Se um dia acontecer, eu vou treinar duro - concluiu.

Erick Silva se desculpa com torcida após derrota: "Sei que decepcionei"

Lutador brasileiro admite estar ainda longe dos "cascas grossas" do UFC, mas promete seguir lutando. Foto ao lado de irmão o mostra recuperado

Por Cincinnati, EUA
1 comentário
Após sair derrotado da melhor luta da noite no "UFC: Brown x Silva", o peso-meio-médio brasileiro Erick Silva foi às redes sociais neste domingo à tarde para pedir desculpas aos fãs pelo revés contra o americano Matt Brown. O lutador aproveitou para acalmar os seguidores que estavam preocupados com seu estado após vê-lo sair do octógono numa maca.
O presidente do UFC, Dana White, disse na coletiva de imprensa pós-evento que o capixaba tinha suspeitas de concussão e de fratura na mandíbula, mas nenhum dos dois se concretizou. Erick posou de óculos escuros para esconder os ferimentos nos olhos, junto a um de seus irmãos, em foto publicada no Twitter por um de seus patrocinadores, seu fornecedor de protetor bucal.
Erick Silva posa com irmão em Cincinnati (Foto: Reprodução/Twitter)Erick Silva posa com irmão em Cincinnati
(Foto: Reprodução/Twitter)

Erick Silva deixa luta de maca com suspeita de concussão e fratura na mandíbula


dom, 11/05/14
por ultimmato |
categoria Erick Silva, UFC
O peso-meio-médio brasileiro Erick Silva foi levado de maca, direto para o hospital, após sua derrota por nocaute técnico para Matt Brown no “UFC: Brown x Silva” na madrugada deste domingo. Segundo Dana White, presidente do UFC, o lutador capixaba tinha suspeitas de concussão e de fratura na mandíbula.
- Erick está a caminho do hospital e ele é um cara duro! Ele levou muitas cotoveladas, socos e joelhadas – afirmou Dana White, que reconheceu o esforço do brasileiro.
O editor do site “Sherdog”, Greg Savage, publicou nas redes sociais foto do momento em que Erick Silva era retirado do octógono na maca. Pouco depois, o empresário de Erick, Wallid Ismail, publicou no Twitter que o seu cliente passava bem.
- O guerreiro Erick Silva já está bem. Uma batalha se foi, mas a guerra continua – escreveu Wallid.
ATUALIZAÇÃO: Pouco depois da publicação deste post, Wallid Ismail voltou a atualizar o status do lutador e disse que não havia fratura.
- Erick Silva não quebrou nada e já está conversando normalmente, obrigado aos aliados que estavam preocupados. Vai voltar mais forte – escreveu.

Alvarez sofre concussão e adia trilogia contra Chandler no Bellator 120

Luta pelo cinturão dos pesos-leves é retirada do card, que ainda terá Rampage x King Mo pelo título do Grand Prix dos meio-pesados

Por Rio de Janeiro
28 comentários
O terceiro duelo entre os pesos-leves Eddie Alvarez e Michael Chandler, válido pelo cinturão da categoria que aconteceria no Bellator 120, foi oficialmente adiado neste sábado. Segundo o site "Sherdog", Alvarez sofreu uma concussão durante os treinos para encarar o campeão e foi obrigado a deixar o card do evento, que acontece dia 17 de maio, na cidade de Southaven, no estado do Mississippi, nos EUA. A disputa seria a luta principal do evento, que estava programado para ser o primeiro da organização a ser transmitida em pay-per-view.
luta Eddie Alvarez e Michael Chandler (Foto: Facebook do Bellator)Luta entre Eddie Alvarez e Michael Chandler é retirada do card (Foto: Facebook do Bellator)
O confronto entre Alvarez e Chandler é tido como um dos maiores clássicos do MMA atual. Com uma vitória para cada um nos dois primeiros duelos, as lutas foram consideradas duas das melhores do MMA nos últimos tempos.
Com a lesão de Alvarez, a luta principal do evento passa a ser a final do Grand Prix dos meio-pesados, entre os veteranos Quinton "Rampage" Jackson e King Mo Lawal. Outra atração do card é a presença do campeão peso-médio Alexander Shlemenko, que sobe para os meio-pesados para encarar o também veterano Tito Ortiz.
Confira o card completo do Bellator 120:
Quinton "Rampage" Jackson x "King Mo" Lawal
Alexander Shlemenko x Tito Ortiz
Will Brooks x Nate Jolly
Ricky Rainey x Michael Page
Cheick Kongo x Eric Smith
Alexander Volkov x Blagoi Ivanov
Shahbulat Shamhalaev x Fabricio Guerreiro
Goiti Yamauchi x Mike Richman
Austin Lyons x Zach Underwood
Justin Frazier x Mike Wessel
Ben Brewer x Andy Uhrich
Anthony Lemon x Codie Shuffield
Brian Hall x Cortez Phelia

Rafael Natal faz luta equilibrada, mas perde para Ed Herman em Cincinnati

Peso-médio brasileiro acumula sua segunda derrota seguida; Yan Cabral é derrotado pelo também americano Zak Cummings e perde invencibilidade

Por Cincinnati, EUA
19 comentários
Em uma luta equilibrada e com poucos momentos de emoção, o peso-médio americano Ed Herman venceu o brasileiro Rafael Natal por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28) neste sábado, em Cincinnati, no encerramento do card preliminar do "UFC: Brown x Silva". Natal sofreu sua sexta derrota em 23 lutas como profissional -  a segunda seguida no UFC. Já Herman conquistou sua 22ª vitória em 33 lutas na carreira

A luta começou com Rafael Natal se movimentando e buscando os golpes longos contra Herman, que buscava aproveitar a maior envergadura para manter o brasileiro à distância. Na primeira tentativa de levar a luta para o chão, Natal foi feliz e caiu por cima do americano, mas na sua guarda. Buscando usar os cotovelos e os socos de direita, o brasileiro mantinha Herman sob controle e tentava, após bater, ganhar a meia-guarda. O americano conseguiu usar a grade para se levantar e, em uma distração de Natal, derrubou-o e ficou por cima no chão. Mais forte fisicamente, Herman tentava aplicar golpes de cima para baixo, na maioria defendidos pelo brasileiro.
Ed Herman x Rafael Natal ufc CINCINNATI  (Foto: Getty Images)Ed Herman venceu Rafael Natal por decisão unânime no card preliminar em Cincinnati (Foto: Getty Images)
Ed Herman voltou para o segundo round acertando golpes duros em Rafael Natal, que não conseguia evitá-los totalmente. O americano buscava a luta enquanto o brasileiro se deslocava, evitando ser atingido, até que conseguiu a derrubada após bloquear um chute lento de Herman. Por cima no chão, Natal não era muito ativo, e o árbitro mandou que a luta voltasse a ser disputada em pé. Com as costas na grade, Natal sofria golpes do americano, principalmente joelhadas nas costelas, mas revidava com socos altos.
No terceiro e último round, já desgastado, Rafael Natal buscava as entradas nas pernas de Ed Herman sem muita velocidade, facilitando a defesa. Com um ferimento aberto na testa, o brasileiro era mais acertado pelo americano, que se mantinha andando para a frente e buscando o combate. Natal tentava golpes de efeito, como chutes altos e socos rodados, sem sucesso. Herman mostrava resistência, e tentava encurtar a distância para manter o brasileiro na grade. Os dois comemoraram asim que soou o sinal de fim da luta, mas o americano acabou levando a melhor.
Confira as demais lutas do card preliminar do evento:

Veloz, Kyoji Horiguchi derrota o favorito Darrell Montague por decisão unânime
O peso-mosca japonês Kyoji Horiguchi aumentou sua sequência de vitórias para sete ao derrotar o americano Darrell Montague, 15º no ranking oficial do UFC por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 29-28). Com uma movimentação intensa e uma estratégia de luta focada na velocidade e na entrada e saída do raio de ação do rival, que tinha maior envergadura, Horiguchi se impôs no combate, saindo vencedor.
A luta começou com Montague aproveitando sua grande envergadura e deixando Horiguchi à distância, aproveitando a melhor hora para conseguir a derrubada. Na guarda do japonês, o americano tentou golpear no solo, mas a luta acabou voltando a ser disputada em pé. Se movimentando bastante, Horiguchi acertava bons golpes com a tática de entrar e sair do raio de ação do americano. Montague ainda tentou acuar Horiguchi, mas não conseguiu até o intervalo.
Darrell Montague x Kyoji Horiguchi ufc CINCINNATI  (Foto: Getty Images)Kyoji Horiguchi usou a velocidade para derrotar Darrel Montague em Cincinnati (Foto: Getty Images)
Montague voltou mais agressivo no segundo round, tentando aplicar um katagatame em pé logo no começo, e depois buscando uma guilhotina montado no japonês, que se mantinha fiel à tática de bater e sair o mais rápido que pudesse. Na metade do round, Horiguchi acertou bons golpes em sequência em Montague, que sentiu e por muito pouco não sofreu o knockdown. Melhor na luta, o japonês acertou uma bela joelhada no americano, derrubando-o e iniciando uma sequência de golpes, castigando o rival. Montague conseguiu levantar-se, mas foi derrubado novamente, sofrendo mais golpes. Em pé, Horiguchi castigava impiedosamente Montague, que sentia os golpes na costela a ponto de, no fim do round, não conseguir andar ereto ate o seu córner.
No terceiro round, aparentando estar recuperado, Montague voltou disposto a assumir a vantagem na luta. Após tentar joelhadas altas, o americano executou um chute alto, mas foi derrubado por Horiguchi, que ficou por cima no chão e golpeou constantemente, dificultando que o americano se levantasse. Inteiro na luta, Horiguchi mantinha uma movimentação intensa, e também a velocidade dos golpes. Com muita calma, o japonês manteve a postura até o fim da luta.

Yan Cabral perde a invencibilidade e é derrotado por Zak Cummings
Em uma luta muito movimentada, o peso-meio-médio americano Zak Cummings venceu o brasileiro Yan Cabral por decisão unânime dos juízes (29-28). Enquanto teve gás, Cabral conseguiu se impôr ao americano. Mas, após se desgastar muito no round inicial, Cabral cansou e foi dominado pelo rival, sofrendo sua primeira derrota em 12 lutas na carreira. Já Cummings chegou à 17ª vitória em 20 lutas como profissional.
Yan Cabral x Zak Cummings ufc CINCINNATI  (Foto: Getty Images)Zak Cummings mostrou mais preparo físico e venceu o brasileiro Yan Cabral em Cincinnati (Foto: Getty Images)
A luta começou com Yan Cabral sofrendo um duro golpe de direita de Cummings, que o abalou, e foi levado para o chão pelo americano. No solo, o especialista em jiu-jítsu encaixou um triângulo, mas Cummings conseguiu livrar-se do golpe, voltando a lutar em pé. O brasileiro encurtou a distância e imprensou Cummings na grade, executando a derrubada e ficando por cima do americano, buscando sempre uma posição para tentar a finalização. No intervalo, o campeão do TUF Brasil 2, Léo Santos, instruiu Cabral a não andar para trás com o queixo alto.
No segundo round Yan Cabral tentou um chute alto, mas Cummings defendeu e jogou o brasileiro no chão, passando a dar chutes nas pernas até que Cabral se levantasse. Com mais confiança, o americano passou a golpear Cabral seguidamente, dificultando a luta para ele. Na primeira oportunidade que teve, o brasileiro tentou levar a luta para o chão e, mesmo com a defesa do americano, acabou colocando-o na sua guarda. Atento para o triângulo que quase sofreu no round anterior, Cummings ficou na defesa, impedindo que Cabral trabalhasse seu forte jogo de chão. De volta à luta em pé, o americano aplicava chutes fortes nas costelas. Já aparentando cansaço, o brasileiro não conseguia evoluir no combate e era dominado pelo adversário, terminando o round por baixo, no chão.
No terceiro e último round, ainda mostrando lentidão pelo cansaço, Yan Cabral não conseguia agredir Zak Cummings, que desenvolvia seu jogo com tranquilidade. A luta foi para o chão, e mesmo tentando atacar o joelho do americano, Cabral não tinha força para controlar o rival, que passou a controlar as suas costas e ensaiou um mata-leão, que foi defendido pelo brasileiro. Sem forças para reverter a posição, Cabral se defendia e buscava espaço para se livrar da pressão do americano. Após conseguir sair do ataque de Cummings, o brasileiro tentou encaixar uma kimura, também defendida pelo americano. Com mais gás no fim da luta, o americano reverteu a posição e terminou a luta por cima no chão.

Nik Lentz mostra superioridade e vence Manny Gamburyan por decisão unânime
Nono colocado no ranking oficial dos pesos-penas do UFC, o amercano Nik Lentz mostrou superioridade em toda a luta e venceu o armênio naturalizado americano Manny Gamburyan por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Lentz não foi ameaçado nenhuma vez no combate e manteve o controle das ações durante os três rounds. Esta foi a 25ª vitória de Lentz em 34 lutas como profissional. Já Gamburyan sofreu sua oitava derrota em 22 lutas na carreira.
 Manny Gamburyan x Nik LentzCINCINNATI ufc (Foto: Getty Images)Nik Lentz (esq.) venceu Manny Gamburyan por decisão unânime dos juízes (Foto: Getty Images)
A luta começou com Gamburyan tentando encurralar Lentz na grade, mas uma combinação de jab e cruzado afastaram o armênio naturalizado americano. Após ambos tentarem aplicar cruzados que passaram no vazio, Lentz conseguiu pressionar Gamburyan na grade, encaixando duas joelhadas nas costelas. Gamburyan conseguiu levantar-se, mas não conseguiu tirar as costas da grade. Lentz aplicou mais uma joelhada e um gancho que pegou na região genital do adversário. O árbitro interrompeu a luta, dando tempo para a recuperação.  Na volta ao combate, os dois lutadores partiram para a trocação aberta, mas Lentz novamente levou a disputa para a grade, golpeando seguidamente Gamburyan e dominando a luta até o intervalo.
Gamburyan voltou para o segundo round mais agressivo, e dois cruzados certeiros abalaram Lentz, que sentiu os golpes, mas ganhou tempo para se recuperar após o rival não dar sequência ao castigo. Já recuperado, ele voltou a levar Gamburyan para a grade, mantendo o adversário sob controle e acertando socos no rosto, que aos poucos já deixavam o olho direito de Gamburyan quase fechado. No último segundo do round, ainda na grade, Lentz acertou uma bela joelhada no olho machucado de Gamburyan, que acusou o golpe.

O teceiro e último round, mesmo em vantagem clara nos dois primeiros rounds, Lentz partiu para o ataque, aplicando chutes altos e golpes em sequência em Gamburyan, que não conseguia conter seu avanço para levá-lo para a grade. Mesmo pressionado, Gamburyan conseguiu encaminhar uma chave de braço, que foi muito bem defendida por Lentz. Livre da pressão, Lentz estava em posição de vantagem, mas errou na movimentação e permitiu que o rival revertesse a posição e colocasse suas costas no chão, ficando por cima até que o árbitro mandasse a luta voltar a ser disputada em pé. Após uma troca de chutes na linha de cintura, a luta voltou para a grade, e Lentz manteve a vantagem, pressionando o rival e mantendo a pressão até o fim do combate.

Justin Salas aplica nocaute em Ben Wall e também vence no primeiro round
A segunda luta da noite também terminou com um belo nocaute. O peso-leve americano Justin Salas mostrou total superioridade e não deu chances ao australiano Ben Wall, vencendo-o por nocaute aos 2m41s do primeiro round após dominar a luta desde o começo. Esta foi a segunda derrota de Ben Wall na carreira - e no UFC - em dez lutas. Já Justin Salas conquistou seu 12º triunfo em 17 lutas como profissional, recuperando-se da derrota para o brasileiro Thiago Tavares em Goiânia, em novembro de 2013.
 Ben Wall x Justin Salas ufc CINCINNATI (Foto: Getty Images)Justin Salas nocauteou o australiano Ben Wall na segunda luta em Cincinnati (Foto: Getty Images)
A luta começou com Salas encurtando a distância e buscando a derrubada, e Wall defendendo e se movimentando bem. Na segunda tentativa, o americano manteve o australiano na grade, tentando aplicar uma guilhotina, sem sucesso. Ambos mostravam velocidade e um bom arsenal de golpes, mas Salas conseguia atingir o rival com mais efetividade. Na metade do round, após um cruzado de direita que abalou Wall, Salas acertou um soco em linha de esquerda que derrubou o rival. Totalmente tonto, Wall não conseguiu evitar a sequência de golpes do americano no solo, que forçaram o árbitro a parar a luta.-
- Todos conhecem o meu wrestling, mas acho que tudo é sobre como você se sente na luta. Eu estava tentando colocá-lo para baixo, mas senti que ele estava deixando a guarda baixa e decidi investir na trocação - disse Salas após o combate.

Albert Tumenov vence Anthony Lapsley com nocaute devastador no primeiro round
O UFC: Brown x Silva, em Cincinnati, começou com um belo nocaute aplicado pelo peso-meio-médio russo Albert Tumenov sobre o americano Anthony Lapsley com um cruzado curto de esquerda aos 3m56s do primeiro round. Atuando com mais tranquilidade e buscando os golpes certeiros, Tumenov teve em Lapsley um adversário afoito e parecendo não saber que estratégia adotar na luta. A vitória foi a primeira de Tumenov em duas lutas no UFC, e sua 13ª em 15 combates como profissional. Já Lapsley sofreu sua sétima derrota em 30 lutas na carreira.
Albert Tumenov Anthony Lapsley CINCINNATI ufc (Foto: Getty Images)Albert Tumenov acerta o golpe que nocauteou Anthony Lapsley no UFC em Cincinnati (Foto: Getty Images)
A luta começou com Lapsley tentando levar a luta para o chão, e Tumenov defendendo com um sprawl o ataque do americano. Lapsley em seguida tentou um chute na altura da cintura, mas teve a perna presa pelo russo, que aplicou um cruzado de esquerda que derrubou o rival. Lapsley levantou-se rapidamente, e tentou uma nova queda, novamente impedida por Tumenov. Mais tranquilo na luta, o russo era mais preciso nos seus golpes, que abalavam Lapsley seguidamente.  A 1m04s do fim do round, Tumenov conseguiu acertar um cruzado curto de esquerda no rosto de Lapsley, que desabou já sem sentidos, forçando o árbitro Keith Pierson a interromper a luta imediatamente.

Erick Silva e Johnny Eduardo ganham prêmios de R$ 115 mil em Cincinnati

Capixaba recebe premiação pela luta da noite e carioca é agraciado por uma das duas melhores performances da noite. Matt Brown ganha dois prêmios

Por Cincinnati, EUA
48 comentários
A derrota para Matt Brown não apagou a bela atuação de Erick Silva na luta principal do "UFC: Brown x Silva" na madrugada deste domingo, em Cincinnati. O brasileiro, que foi levado para o hospital com suspeita de concussão e fratura na mandíbula, foi agraciado com o prêmio de luta da noite, ao lado de Matt Brown, e recebeu US$ 50 mil (cerca de 115 mil). Os outros prêmio de performance da noite foram para Matt Brown e Johnny Eduardo, que conquistou uma importante vitória por nocaute sobre Eddie Wineland, atual quarto colocado no ranking dos galos do UFC, por nocaute. Matt Brown somou, por ter acumulado dois prêmios, US$ 100 mil (cerca de R$ 230 mil).
A vitória de Johnny Eduardo foi expressiva, porque aconteceu após quase dois anos de ausência do octógono, por estar às voltas com lesões, e também por ter se dado contra Eddie Wineland, que chegou a disputar o cinturão da categoria contra o também brasileiro e companheiro de equipe de Eduardo, Renan Barão.



CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DAS LUTAS EM CINCINNATI
Matt Brown venceu Erick Silva por nocaute técnico aos 2m11s do R3
Costa Philippou venceu Lorenz Larkin por nocaute aos 3m47s do R1
Daron Cruickshank venceu Erik Koch por nocaute técnico aos 3m21s do R1
Neil Magny venceu Tim Means por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Soa Palelei venceu Ruan Potts por nocaute aos 2m20s do R1
Chris Cariaso venceu Louis Smolka por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

Ed Herman venceu Rafael Natal por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Kyoji Horiguchi venceu Darrell Montague por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Zak Cummings venceu Yan Cabral por decisão unânime (triplo 29-28)

Johnny Eduardo venceu Eddie Wineland por nocaute aos 4m37s do R1
Nik Lentz venceu Manny Gamburyan por decisão unânime (triplo 30-27)
Justin Salas venceu Ben Wall por nocaute aos 2m41s do R1
Albert Tumenov venceu Anthony Lapsley por nocaute aos 3m56s do R1

Johnny Eduardo volta ao UFC com nocautaço sobre Eddie Wineland

Parado desde maio de 2012, carioca não se intimida com adversário, quarto colocado no ranking do UFC, e vence com dois belos cruzados de direita

Por Cincinnati, EUA
83 comentários
As dificuldades enfrentadas pelo peso-galo carioca Johnny Eduardo - sem lutar há quase dois anos por conta de seguidas lesões e tendo, em sua volta o quarto colocado no ranking dos pesos-galos do UFC - pareceram aumentar a sua vontade de mostrar que está longe de ser carta fora do baralho na divisão. Com uma atuação muito tranquila e focada no americano Eddie Wineland, o brasileiro superou o favoritismo do americano e, com dois cruzados certeiros de direita, nocauteou o rival aos 4m37s do primeiro round e chegando à sua 27ª vitória em 36 lutas. Já Wineland sofreu sua 11ª derrota em 33 lutas na carreira.
Johnny Eduardo x Eddie Wineland ufc (Foto: Getty Images)Johnny Eduardo acerta um cruzado de direita em Eddie Wineland no UFC em Cincinnati (Foto: Getty Images)
- Uau! Foi um diretão, ele já caiu (apagado). Só tenho a agradecer ao Eddie Wineland, um grande atleta, quarto do ranking! Isso significa que agora sou o número 4 do ranking! Amo o UFC, não quero sair daqui! Só tenho a agradecer ao UFC pelas oportunidades de me deixar aqui, fazer meu trabalho. Hoje estou muito melhor, mais concentrado e experiente. Isso é o resultado de treinar na minha equipe com dois campeões e muitos atletas que têm me ajudado - disse o brasileiro, que foi aplaudido por todos presentes ao evento após levantar o braço de Wineland, reconhecendo o valor do seu adversário.
A luta começou com os dois lutadores se movimentando muito. O brasileiro se deslocava e aplicava chutes baixos enquanto o americano o buscava pelo octógono e tentava os socos altos, que eram defendidos por Eduardo. Com o passar do tempo, o brasileiro começou a acertar a distância, e buscava aplicar golpes aproveitando o erro de posicionamento do queixo de Wineland nas suas aproximações, sempre mais alto que a linha do ombro.
Quando a luta já se encaminhava para o intervalo, Johnny Eduardo acertou um belçíssimo cruzado de direita que deixou Wineland tonto. Um novo cruzado derrubou o americano, que ainda sofreu dois golpes no chão antes que o árbitro Herb Dean encerrasse a luta.

Matt Brown vira luta e nocauteia Erick Silva no terceiro round em Cincinnati

Americano começa perdendo no primeiro round, mas mostra muita resistência e demole o brasileiro após castigá-lo duramente em pé e no chão

Por Cincinnati, EUA
577 comentários
Erick Silva esteve muito próximo de vencer sua primeira luta principal no UFC após ter um primeiro round espetacular. Mas Matt Brown não é chamado de "Imortal" à toa. Mostrando uma imensa resistência física e muito poder nas mãos, o peso-meio-médio americano voltou das cinzas e conseguiu dominar o brasileiro de forma inquestionável, vencendo a luta principal do UFC em Cincinnati por nocaute técnico aos 2m11s do terceiro round e pedindo a chance de disputar o cinturão da categoria após sete vitórias consecutivas. Diante de sua torcida - é nascido no estado de Ohio -  ele perguntou em alto e bom som:
- Cincinnati, quem vocês querem que lute pelo título em seguida? Falem com o Dana White, ele está sentado logo ali! - sendo respondido com gritos e aplausos de todos presentes ao ginásio.
Perguntado se havia realmente sentido a região da cintura após os golpes do brasileiro, Brown foi direto:
- Ele não acertou minha costela, acertou meu estômago e eu me machuquei bastante. Mas quando eu consegui me encontrar, não dei mais chances e fiz o que eu faço normalmente.
Matt Brown bate Erick Silva (Foto: Getty Images)Matt Brown castiga duramente Erick Silva em sua vitória na luta principal em Cincinnati (Foto: Getty Images)
A luta

A luta começou com Erick Silva conseguindo derrubar Brown, que foi ágil e reverteu a posição. O brasileiro foi rápido e levantou-se. Com muita concentração, o capixaba acertou um belo chute de esquerda nas costelas do americano, que sentiu e acabou caindo na grade. Erick foi para cima do rival e aplicou diversos golpes, mas Brown aguentou o castigo. Com muita agilidade, Erick buscou as costas do americano e quase encaixou um estrangulamento. Matt Brown conseguiu livrar-se e, ao voltar a lutar em pé, reverteu completamente o panorama da luta. Aplicando golpes socos, cotoveladas e chutes seguidos e duríssimos, o americano abalou duramente o brasileiro, acabando o round sob aplausos do público, que assistia o duelo de pé.
Na volta para o segundo round, Matt Brown continuou a aplicar golpes duros, mas Erick novamente conseguiu um chute na linha de cintura que o americano acusou novamente ter sentido. Mesmo assim, o brasileiro preferiu buscar golpes em outras áreas do rival, aos quais ele resistia melhor. Erick Silva ainda acertou mais duas vezes a cintura do americano, mas Brown foi inteligente, e levou a luta para o chão. Já sem resistência física, o brasileiro sofria um duro castigo no chão, livrando-se de um triângulo invertido, de um triângulo e de uma chave de braço. No fim do round, mesmo por cima de Brown no chão, Erick Silva parecia não ter mais forças para lutar.
No terceiro round, mesmo alertado por seu córner de que o caminho para igualar a luita seria golpear a linha de cintura do americano, Erick Silva continuou buscando os golpes na cabeça. Brown manteve o castigo, e levou a luta novamente para o chão, dificultando ainda mais os golpes na linha de cintura. Já muito desgastado, o brasileiro apenas se defendia, e sofria todo tipo de golpes na cabeça e nas costelas. Após ter um ferimento aberto na testa após diversas cotoveladas, Erick parecia estar no seu limite, e virou-se de lado no chão. Neste momento, o árbitro Herb Dean encerrou o combate, decretando o nocaute técnico do brasileiro.
Confira as demais lutas do card principal do evento:
Costa Philippou aplica nocaute brutal sobre Lorenz Larkin
Na penúltima luta da noite, o peso-médio cipriota Costa Philippou conseguiu um belíssimo nocaute diante do americano Lorenz Larkin aos 3m47s do primeiro round com uma sequência de cruzado e direto. A luta foi um autêntico "duelo de bombas" de parte a parte, que deu a certeza a todos que ela não terminaria por pontos. Philippou, atualmente o número 12 do ranking oficial do UFC, chegou à sua vitória de número 13 em 18 lutas na carreira. Já Lorenz Larkin sofreu sua terceira derrota também em 18 lutas como profissional.

A luta começou com os dois lutadores trocando golpes fortíssimos. Primeiro Philippou sentiu um cruzado de Larkin, e depois foi a vez de Larkin se desequilibrar com um direto de Philippou. Após alguns pisões de Philippou nos pés do rival quando ambos estavam na grade, a luta voltou para o centro do octógono. Os socos desferidos mostravam que a luta dificilmente iria para a decisão dos juízes, e foi o que aconteceu. A pouco mais de um minuto para o fim do round, Philippou encurralou Larkin na grade e acertou um cruzado de esquerda seguido de um direto de direta que derrubaram o americano imediatamente, forçando o árbitro Keith Peterson a encerrar o combate.

Daron Cruickshank acerta chute alto e nocauteia Erik Koch no primeiro round
Na luta que era apontada como a maior candidata a melhor da noite, o peso-leve Daron Cruickshank não deu chances a Erik Koch e, com um belo chute alto, iniciou o nocaute técnico que completou com uma sequência fortíssima de golpes no chão aos 3m21s do primeiro round. Cruickshank chegou à sua 15ª vitória em 19 lutas, enquanto Koch somou sua quarta derrota em 18 combates profissionais.
- Foi uma grande luta para mim, nós dois trouxemos tudo, e eu consegui o nocaute. Caramba, bebê... Apagou a luz para ele. Eu vou para cima, vou para matar. Sei que pertenço ao UFC e à elite dos pesos-leves - disse Cruickshank após a luta.

A luta começou com Koch encurtando a distância e buscando golpear Cruickshank, que se defendeu com chutes altos, mantendo o rival à distância. A luta era tensa, com os dois atletas buscando espaços na defesa do adversário. Após algumas tentativas de golpes, Cruickshank acertou um belo chute alto de perna esquerda que acertou a cabeça de Koch, derrubando-o imediatamente. Cruickshank partiu para o ataque no chão e desferiu vários golpes até forçar o árbitro a encerrar a luta, decretando o nocaute técnico

Neil Magny vence luta burocrática contra Tim Means por decisão unânime
Em uma luta morna e com poucas emoções, o meio-médio americano Neil Magny derrotou o compatriota Tim Means por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27). Foi a décima vitória de Magny em 13 lutas, enquanto Means acumulou sua sexta derrota em 27 combates como profissional.

A luta começou com os dois lutadores trocando chutes, e Means controlava o centro do octógono, cercando Magny, buscando encurralá-lo na grade. Magny igualou a luta ao andar para frente e diminuir o conforto do seu rival no combate. Com poucas trocas de golpes e muito estudo, o duelo não empolgava o público. Após aplicar um soco rodado, Means recebeu um cruzado de esquerda de Magny e perdeu o equilíbrio, caindo e sendo imediatamente pressionado na grade, onde ficou até o intervalo.
No segundo round trouxe os dois lutadores igualmente cautelosos e evitando se expor. Por cerca de três minutos os lutadores circularam pelo octógono e pouco se agrediram. A dois minutos do intervalo, Means conseguiu segurar um chute de Magny e e levou para o chão, onde aplicou uma rara joelhada na panturrilha do adversário. O combate se mantinha burocrático e o público vaiava no intervalo.
No terceiro e último round a luta ganhou em movimentação, e Tim Means conseguiu atacar Neil Magny, assumindo o controle da luta por algum tempo, e também, ao levar o combate para o chão, quase encaixou um estrangulamento, defendido pelo rival. A 1m30s do fim da luta, Magny conseguiu uma boa derrubada, quase encaixando o mata-leão, e depois montando e desferindo golpes com pouca potência em Means. O duelo ficou mais movimentado no fim, mas não empolgou o público, que vaiou após o seu encerramento.

Soa Palelei não toma conhecimento do estreante Ruan Potts e vence por nocaute
A estreia do peso-pesado sul-africano Ruan Potts no UFC não aconteceu da forma como ele imaginava. Primeiro lutador de seu país a atuar no evento, ele foi nocauteado pelo australiano Soa Palelei aos 2m20s do primeiro round, aumentando a sequência de vitórias de Palelei para 11 - três no UFC - e todas por nocaute, e chegando a 21 vitórias em 24 lutas. Potts sofreu sua segunda derrota em dez lutas. Na entrevista após a luta, Palelei cantou antes de falar sobre o combate.
- Potts é um adversário duro, e não é fácil estrear no UFC. Acho que fui bem, e espero receber mais bons adversários daqui para frente - disse Palelei.

A luta começou com Potts buscando os chutes, enquanto Palelei encurtava a distância, buscando as pernas do sul-africano, que rapidamente tentou um estrangulamento, do qual Palelei saiu com alguma dificuldade. Por cima no chão, o australiano trabalhava o ground and pound, mas Potts tentava aplicar um triângulo. No entanto, bem ao seu estilo, Palelei conseguiu a montada e aplicou três golpes - um de direita e duas de esquerda - nocauteando o sul-africano e, após a interrupção, dando dois beijos na cabeça do árbitro Keith Peterson.

Chris Cariaso tira invencibilidade de Louis Smolka e vence por decisão dividida
No duelo de pesos-moscas que abriu o card principal do evento, Chris Cariaso venceu - e tirou a invencibilidade - de Louis Smolka por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28). Cariaso chegou à 17ª vitória em 22 lutas na carreira, enquanto Smolka sofreu a primeira derrota em oito lutas como profissional.
A luta começou com os dois lutadores buscando os chutes, e Smolka, pela vantagem da diferença de altura, tentava acertar a cabeça de Cariaso, que se esquivava bem. A luta foi para a grade, e Smolka mantinha Cariaso pressionado, aplicando joelhadas sem muita força. Com a luta novamente no meio do octógono, Cariaso usava a velocidade para tentar acertar o adversário. Smolka usava a força para tentar prender Cariaso sem espaço, mas em uma desatenção, Cariaso conseguiu encaixar um bom triângulo de mão e, no fim do round, ainda acertou golpes seguidos.
No segundo round, Smolka errou uma entrada nas pernas de Cariaso, que aproveitou para dominar as costas do adversário e tentar um estrangulamento. Na técnica, Smolka saiu da posição e reverteu a posição, ficando por cima no chão, mas na guarda de Cariaso.  Os dois trocaram posições no chão, mas a luta voltou a ser disputada novamente em pé. Após algumas trocas de golpes, Cariaso voltou a derrubar Smolka, mas não teve contundência nem domínio, permitindo que o rival voltasse a se levantar. Ambos trocaram golpes em pé até que Cariaso mais uma vez encaixou um triângulo de mão, e se manteve com o golpe encaixado até o fim do round.
O panorama não se alterou no início do terceiro e último round. Smolka manteve a postura de pressionar Cariaso, e conseguiu derrrubar o adversário, mas desta vez montando de frente, passando a aplicar golpes seguidos. Cariaso se defendia e tentava fugir o quadril para evitar se manter na posição de desvantagem. A luta voltou a ser disputada em pé, e Smolka buscava a trocação, mas Cariaso se defendia e aplicava chutes baixos - um deles chegou a derrubar o rival. A luta terminou com ambos partindo para a trocação franca, e com Cariaso pressionando na grade.
CONFIRA OS RESULTADOS DO CARD PRELIMINAR
Ed Herman venceu Rafael Natal por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Kyoji Horiguchi venceu Darrell Montague por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Zak Cummings venceu Yan Cabral por decisão unânime (triplo 29-28)

Johnny Eduardo venceu Eddie Wineland por nocaute aos 4m37s do R1
Nik Lentz venceu Manny Gamburyan por decisão unânime (triplo 30-27)
Justin Salas venceu Ben Wall por nocaute aos 2m41s do R1
Albert Tumenov venceu Anthony Lapsley por nocaute aos 3m56s do R1