quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dante e Luiz Gustavo embarcam para se apresentarem à seleção brasileira

Zagueiro e meio-campo são liberados pelo Bayern de Munique

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha
11 comentários
Após o fim da queda de braço entre a CBF e o Bayern de Munique, os jogadores brasileiros Dante e Luiz Gustavo embarcaram de Munique rumo ao Rio de Janeiro para se apresentarem à seleção brasileira. Os dois jogadores devem chegar ao Rio, no Aeroporto Internacional Tom Jobim. por volta das 5h da manhã desta sexta-feira.
Em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (hora do almoço na Alemanha), foi oficializada a liberação dos dois jogadores. Inicialmente, os bávaros não haviam liberado os atletas por causa da final da Copa da Alemanha, contra o Stuttgart, no próximo sábado. A CBF, no entanto, recorreu à Fifa, que exige que todos os atletas se apresentem 14 dias antes do início da Copa das Confederações, no sábado. Caso não se apresentassem, Luiz Gustavo e Dante não teriam condições legais de disputar o torneio.
Dante embarque Brasil seleção (Foto: Divulgação)Dante e Luiz Gustavo no embarque rumo ao Brasil para se apresentarem a Felipão (Foto: Divulgação)
Dante e Luiz Gustavo foram liberados para se apresentar à seleção brasileira, mas o Bayern não ficou nada satisfeito com a forma como o assunto foi conduzido. Em declarações à imprensa alemã, o executivo-chefe dos bávaros, o ídolo Karl-Heinz Rummenigge, criticou a postura da CBF e classificou como “terror psicológico” o ultimato dado aos jogadores para se apresentarem até sexta-feira.
- Nós vamos liberar os dois jogadores, mas eu acho que isso é desumano, impiedoso, injusto e inaceitável – disparou Rummenigee, em declarações reproduzidas pelo jornal “Süddeutsche”.
- Não podemos abrir mão do Dante e do Luiz Gustavo. Todas as medidas foram tomadas. O Bayern mandou uma carta muito educada pedindo a liberação, e nós mandamos outra carta, também muito educada, deixando clara a nossa posição. Recorremos à Fifa, que nos deu todo o respaldo. Assunto encerrado – disse na quarta-feira o coordenador da Seleção, Carlos Alberto Parreira.
Assim, a dupla se reuniu com dirigentes do Bayern na quinta-feira e conseguiu a liberação para se apresentar no tempo previsto.

Às vésperas do Jungle 53, Wallid dá palestra para crianças em Japeri-RJ

Presidente da organização anuncia parceria para a criação da primeira
escola de MMA no estado para jovens. Prefeito quer mais eventos no local

Por Japeri-RJ
1 comentário
Com o Jungle Fight 53 marcado para este sábado, a semana em Japeri, na Baixada Fluminense, tem sido bem agitada. Com o MMA em forte crescimento no Brasil inteiro, o presidente da organização, o ex-lutador Wallid Ismail, participou de uma palestra para mais de 500 alunos do município na Escola Municipal Ary Schiavo. Ele reforçou a importância dos estudos, bem como da prática de esportes, e anunciou uma parceria para a criação da primeira escola de MMA no estado para jovens de Japeri e cidades vizinhas.
Wallid Ismail dá palestra para crianças (Foto: Divulgação)Wallid Ismail dá palestra para crianças em Japeri, na Baiada Fluminense (Foto: Divulgação)
Para o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos, conhecido como Timor, o evento foi necessário para ressaltar junto aos mais jovens a união entre a educação e o esporte. Ele se mostrou animado quanto a possíveis novas idas do Jungle ao município:
- Japeri está crescendo e vamos trabalhar para que a educação e o esporte caminhem juntos a fim de darmos mais oportunidades aos nossos jovens. Esse será o primeiro de muitos eventos.
Os canais Combate e SporTV farão a transmissão do Jungle 53 ao vivo, a partir das 22h (de Brasília). O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, as duas primeiras lutas do evento: Rodrigo Delegado x Alex Oliveira, pela divisão dos penas, e Luis Japeri x Felipe Gabriel, pelos leves. A pesagem oficial ocorre nesta sexta-feira, a partir das 16h.
JUNGLE FIGHT 53
1º de junho de 2013, em Japeri-RJ
CARD DO EVENTO
Arinaldo da Silva x Rayner Silva - moscas
Salomão Ribeiro x Rodney Wallace - meio-pesados
Vlamir Bidu Lazaro x Guilherme Kyoto - leves
Mario Israel x Nildo Catchal - galos
Warlley Alves x Otavio Javali - meio-médios
Luis Japeri x Felipe Gabriel - leves
Rodrigo Delegado x Alex Oliveira - penas

Vinny admite: precisa de vitória 'convincente' sobre Perosh no Rio

Brasileiro está na terceira luta de seu contrato e quer grande triunfo em sua primeira luta de MMA no país para garantir emprego e renegociar com UFC

Por Rio de Janeiro
7 comentários
O peso-meio-pesado brasileiro Vinny Magalhães vive um momento crucial em sua carreira no MMA: está na metade de seu segundo contrato com o UFC e, com uma vitória e uma derrota, precisa de um resultado positivo em sua próxima luta para se firmar e garantir sua permanência na organização. Cerca de um mês após uma derrota para Phil Davis, oitavo colocado no ranking da categoria no Ultimate, uma oportunidade de ouro caiu no colo do carioca: um combate com o veterano australiano Anthony Perosh em sua cidade-natal, Rio de Janeiro, no UFC 163, ou UFC Rio 4, marcado para o dia 3 de agosto, na Arena da Barra. Vinny se vê como favorito na luta, mas sabe que precisa fazer mais do que simplesmente vencer.
Phil Davis x Vinny Magalhaes UFC 159 (Foto: Getty Images)Vinny Magalhães (dir) contra Phil Davis, no UFC 159: brasileiro busca recuperação (Foto: Getty Images)
- Na minha situação atual no UFC, não importando com quem eu vá, eu só posso pensar em chegar lá e vencer, não só vencer, mas também convencer, afinal, essa é a minha terceira luta no meu contrato de quatro lutas. E logo depois dessa luta é que começa o período de renegociação de um contrato novo, então essa luta tem um valor até mais importante do que apenas manter meu emprego - admitiu Vinny em entrevista ao Combate.com.
No papel, a luta é favorável ao brasileiro, que é 12 anos mais jovem que o australiano. Os dois são faixas-pretas de jiu-jítsu, mas Vinny tem títulos mundiais no submission (estilo de luta agarrada sem quimono), enquanto Perosh foi medalha de bronze em dois Mundiais.
- O Anthony nunca foi finalizado, não teve muitas lutas contra outro lutador de solo do mesmo calibre ou melhor que ele, e quando teve (Jeff Monson), perdeu de nocaute técnico, no solo. Ou seja, quando a oportunidade surgir, eu vou encerrar essa luta antes dos 15 minutos, de uma maneira ou de outra - afirmou o carioca.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Confira a entrevista com Vinny Magalhães na íntegra abaixo:
COMBATE.COM: Por que você aceitou a luta com o Perosh?
Vinny Magalhães: Na verdade eu sempre prefiro lutar nesse ritmo, sempre ter uma luta atrás da outra, e não ter que esperar seis meses para ter uma luta. Porém, como eu estou vindo de derrota, eu não estou na posição de ficar pedindo pra lutar com ninguém. Por minha sorte, dois dias depois da minha luta, o Anthony Perosh deu uma entrevista para um site australiano, dizendo que gostaria de lutar comigo no Brasil, pois seriam dois faixa-pretas de jiu-jítsu lutando na terra do jiu-jítsu. Eu não poderia recusar.
E o que espera dessa luta? O Perosh é faixa-preta, mas seu currículo é mais vistoso...
Na minha situação atual no UFC, não importando com quem eu vá, eu só posso pensar em chegar lá e vencer, não só vencer, mas também convencer, afinal, essa é a minha terceira luta no meu contrato de quatro lutas. E logo depois dessa luta é que começa o período de renegociação de um contrato novo, então essa luta tem um valor até mais importante do que apenas manter meu emprego. Em relação a como eu caso com ele nessa luta, eu acredito que eu tenha vantagens em outras áreas sobre ele, não só no jiu-jítsu. Então tudo pode acontecer... A meu favor!
ufc 152 Vinny Magalhaes e Igor Pokrajac (Foto: Agência AP)Vinny Magalhães finalizou Igor Pokrajac em sua
penúltima luta (Foto: AP)
E lutar em casa, como vai ser? Você nunca lutou MMA no seu país, quanto mais na sua cidade. Está ansioso?
Na verdade, se eu tivesse saído do meu contrato com a M-1 Global a tempo, a minha estreia era para ter sido no segundo evento do UFC no Rio. Porém, como eu tive um problema e tive que esperar o término do meu contrato, acabou que nunca aconteceu. Acho que essa luta está acontecendo no Rio na hora certa, pois essa é uma luta de muita importância pra minha permanência no UFC, então vai ser bom contar com o apoio dos meus amigos e familiares, que provavelmente irão comparecer ao evento. Ansiedade existe, mas nao é muito diferente de qualquer outra luta. Não importa a localidade da luta, o que importa é quando as portas se fecham ali no octógono, e quando isso acontece a sensação é a mesma em qualquer lugar do mundo.
Você vai vir mais cedo pro Rio pra treinar e se aclimatar? Vai ficar na casa da família?
Não decidi isso ainda, mas não existe vantagem alguma em ir mais cedo para acostumar com o clima do Rio, o fuso é curto, de apenas quatro horas, e o Rio é no nível do mar, então se fosse o contrário, sair do Rio para lutar me Vegas, onde a altitude é de 2.500 pés, talvez eu fosse mais cedo, porém de Vegas para o Rio, não tem tanta vantagem assim. Se eu decidir algo do tipo, provável que não seja por um período longo, talvez 10 dias antes da luta.O UFC geralmente manda os lutadores cinco dias antes.
E o que você viu da sua luta com o Phil Davis que vai ter que mudar e melhorar para essa luta?
Toda luta tem algo a te ensinar, e essa última não foi diferente, e qualquer necessidade de mudança não passou despercebida, porém eu prefiro não comentar no que eu acho que faltou ou não na última luta, esses ajustes a gente faz dentro do academia.
Para terminar, tem alguma previsão para a luta? Nocaute, finalização?
Como falei, só vencer não adianta, tenho que convencer. Então, vou querer encerrar a luta antes da decisão. O Anthony nunca foi finalizado, não teve muitas lutas contra outro lutador de solo do mesmo calibre ou melhor que ele, e quando teve (Jeff Monson), perdeu de nocaute técnico, no solo. Ou seja, quando a oportunidade surgir, eu vou encerrar essa luta antes dos 15 minutos, de uma maneira ou de outra.

Thays Leão, musa do Inter, será ring girl do Smash Fight 2, dia 13 de julho

Com grande card, evento será realizado no ginásio do Tarumã, em Curitiba

Por Rio de Janeiro
15 comentários
O Smash Fight não investiu pesado somente no card para a segunda edição do evento, dia 13 de julho, em Curitiba. A organização contratou Thays Leão, que foi a representante do Internacional do concurso Musa do Brasileirão de 2010, para ser ring girl. A bela morena tem larga experiência na função por já ter atuado em diversos eventos de MMA.
Ring girl Thays Leão (Foto: Alexandre Lops)A colorada Thays Leão em ensaio para o concurso Musa do Brasileirão em 2010 (Foto: Alexandre Lopes)
Com alguns dos melhores lutadores do país, o torneio acontecerá no ginásio do Tarumã, que tem capacidade para 7000 pessoas, na capital paranaense, e terá transmissão ao vivo do canal Combate. Um dos destaques é a luta entre dois dos melhores pesos-leves nacionais: Ivan Batman enfrentará Flávio Álvaro em uma das semifinais do GP da categoria. Na outra semifinal, lutarão Rodrigo Cavalheiro e Alexandre Sangue. Os vencedores lutarão pelo cinturão na mesma noite.
Ring girl Thays Leão (Foto: Montagem com fotos de Cris Medeiros e Walmor de Oliveira)Outros ensaios mais atuais de Thays (Foto: Montagem com fotos de Cris Medeiros e Walmor de Oliveira)
Veja o card do evento (até agora):
Flávio Álvaro x Ivan Batman
Rodrigo Cavalheiro x Alexandre Sangue
Gilmar Manaus x adversário a ser anunciado
Wendell Negão x Elizeu Capoeira
Toninho Fúria x adversário a ser anunciado
Luis Sapo x adversário a ser anunciado
Gustavo Ximu x Ariel Machado
Matheus Buffa x Rodney Wallace
Rafael Carvalho x Luiz Henrique KLB

Anderson Silva: 'Temos que respeitar Weidman. Ele ganhou algumas lutas'

Spider espera que adversário tente usar o wrestling para vencê-lo e acha que larga experiência vai contar a seu favor: 'Faço isso desde que tinha oito anos'

Por Rio de Janeiro
352 comentários
Anderson Silva por muito tempo afastou a possibilidade de enfrentar Chris Weidman, mas a luta acabou se confirmando e foi marcada para o UFC 162, dia 6 de julho, em Las Vegas. Se antes dizia que o americano ainda era um garoto, agora o Spider afirma que ele tem seu valor. E, assim como viu Chael Sonnen fazer duas vezes, espera que Weidman venha com a estratégia de usar o wrestling para tentar colocá-lo para baixo.
- Temos que respeitar Weidman. Ele venceu algumas lutas e provou que pode estar onde está. Ele é dez anos mais novo e vai chegar com muito gás e muita força para tentar me agarrar, tenho certeza. Temos que respeitá-lo. Ele ganhou algumas lutas - disse ao site "MMA Junkie".
Anderson Silva, Pesagem UFC RIo 3 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Anderson na pesagem do UFC Rio 3, quando venceu Bonnar (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Enquanto Anderson tem 38 anos, Weidman é uma década mais novo e está com 28. Mas essa diferença toda de idade não vai fazer qualquer diferença na luta, na opinião do brasileiro:
- Dizer que é um cara mais novo não faz muito sentido. Estou sempre treinando com caras mais novos. Treino com um campeão mundial de jiu-jítsu que tem 20 anos. Treino com um campeão de kickboxing que é bem mais novo. Sempre estou treinando com caras bem mais novos e muito atléticos, então isso realmente não faz diferença.
UFC Chris Weidman (Foto: Adriano Albuquerque / Globoesporte.com)Chris Weidman (Foto: Adriano Albuquerque)
Se a diferença de idade vai pesar a favor de alguém, Spider acredita que será a favor dele mesmo, uma vez que tem muito mais experiência e começou a treinar quando Weidman ainda não era nem nascido:
- Você realmente não pode discutir com o talento, e cada pessoa tem seus próprios talentos. Mas tenho feito isso desde que tinha oito anos, e a nova geração tem que ver o que eu fiz e onde estive. Não sou alguém que comecei a treinar na adolescência ou com meus 20 anos. Faço isso há muito tempo, então estar lá é algo natural e que eu me sinto confortável fazendo. É o que eu sempre fiz. Luta é luta. Minha experiência vai contar quando eu estiver lá. Faço isso desde que tinha oito anos e acho que isso influencia muito quando você está dentro da jaula.
Contra Weidman, Anderson tentará a 34ª vitória da carreira. Atualmente, o Spider tem um cartel impressionante de 33 triunfos, sendo 20 por nocaute ou nocaute técnico, e apenas quatro derrotas. Já o americano ainda está invicto, tendo vencido todas as nove lutas que fez até hoje.
UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Chan Sung Jung x Ricardo Lamas
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Dennis Siver x Cub Swanson
CARD PRELIMINAR
Tim Keneddy x Roger Gracie
Chris Leben x Andrew Craig
Seth Baczynski x Brian Melancon
Dave Herman x Shane Del Rosario
John Makdessi x Edson Barboza
Kazuki Tokudome x Norman Parke
Mike Pearce x David Mitchel

Thales Leites retorna ao Ultimate contra Tom Watson em agosto, no Rio

Carioca, um dos dois únicos lutadores a conseguir ir para a decisão dos jurados contra Anderson Silva no UFC, retorna à organização após 4 anos

Por Rio de Janeiro
4 comentários
No último dia 23, o COMBATE.COM revelou que Thales Leites tinha assinado contrato para voltar ao UFC. Exatamente uma semana depois, o lutador carioca já está com luta marcada. O blog "Na Grade do MMA" publicou nesta quinta-feira que Thales vai enfrentar o inglês Tom Watson no UFC 163, no Rio de Janeiro, dia 3 de agosto. O staff do Ultimate na Inglaterra confirmou a informação pouco depois.
montagem UFC Tom Watson e Thales Leites (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Thales Leites e Tom Watson vão se enfrentar no Rio, em agosto (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Thales Leites tem 31 anos de idade e dez anos de carreira no MMA profissional. Após nove vitórias consecutivas para iniciar a carreira, o carioca assinou com o UFC em 2006 e estreou com derrota para Martin Kampmann. Em seguida, encaixou cinco vitórias consecutivas e recebeu uma chance de disputar o cinturão contra Anderson Silva, na qual foi derrotado por decisão unânime, em abril de 2009. Somente ele e Demian Maia conseguiram a façanha de levar a luta contra o Spider até o fim do tempo regulamentar.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Na luta seguinte, Leites foi derrotado novamente, desta vez pelo italiano Alessio Sakara, em decisão dividida, e foi demitido do UFC. Desde então, já se passaram mais de três anos, e o carioca venceu seis de sete lutas, incluindo as últimas três. No total, ele reúne 20 vitórias e quatro derrotas no cartel.
Tom Watson tem 30 anos e 16-5 no cartel. O inglês fez apenas duas lutas no UFC, com uma vitória sobre Stanislav Nedkov, em sua última apresentação, e uma derrota para Brad Tavares na estreia. Ao contrário de Thales, que é especialista em jiu-jítsu, Watson prefere a trocação e conquistou metade de suas vitórias por nocaute.
UFC 163
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO
José Aldo x Anthony Pettis
Demian Maia x Josh Koscheck
Cézar Mutante x adversário a ser divulgado *
Serginho Moraes x Neil Magny*
Vinny Magalhães x Anthony Perosh*
Tom Watson x Thales Leites
* Lutas não confirmadas oficialmente

Feijão discorda de declaração de Thiago Silva: 'Não somos amigos'

Lutador comenta afirmação do próximo adversário de que eles seriam 'muito amigos'. 'Acho que ele quis dizer amigo na forma de ser compatriota', diz

Por Rio de Janeiro
22 comentários
Rafael Feijão treino MMA (Foto: Divulgação)Rafael Feijão na Team Nogueira (Foto: Divulgação)
Thiago Silva afirmou, na semana passada, que conhece Rafael Feijão "há muito tempo" e que os dois são "muito amigos", mas defendeu o profissionalismo no MMA (leia a matéria aqui), uma vez que eles vão se enfrentar no TUF Brasil 2 Finale, dia 8 de junho, em Fortaleza. A visão de Feijão sobre esse relacionamento é um pouco diferente. O ex-campeão do extinto Strikeforce se mostrou um pouco surpreso com a declaração de Thiago e tentou interpretá-la de outra maneira:
- Não somos amigos. Ele é meu conhecido, temos amigos em comum, mas não tenho ligação nenhuma de amizade com ele. Acho que ele quis dizer amigo na forma de ser compatriota. Ninguém gosta de lutar contra brasileiro, mas é nosso trabalho - disse ao Combate.com.
A expectativa em cima da luta entre os meio-pesados é grande por conta do estilo agressivo de ambos. Feijão duvida que o duelo dure três rounds e chegue até a decisão dos jurados:
- Essa é luta que tem 90% de chances de não acabar na decisão dos juízes. Ambos os atletas são bem agressivos e tem cartéis de muitos nocautes e finalizações. A gente vai estar preparado para dar um show. Vai ser uma lutaça!
Além de Rafael Feijão x Thiago Silva, o card terá grandes lutas, como Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum, Erick Silva x Jason High, Rony Jason x Mike Wilkinson, e a final da segunda temporada do reality show The Ultimate Fighter Brasil. O evento será no ginásio Paulo Sarasate.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
TUF Brasil 2: finalista 1 x finalista 2
Thiago Silva x Rafael Feijão
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Erick Silva x Jason High
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Ronny Markes x Derek Brunson
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith

Rony Jason não acredita em vaias da torcida do Ceará: 'Eles sabem separar'

Torcedor do Fortaleza e patrocinado pelo clube, lutador vai atuar em sua
terra natal dia 8. Polêmica com conterrâneo Diego Brandão é esclarecida

Por Rio de Janeiro
19 comentários
Rony Jason terá o privilégio de lutar duplamente em casa no TUF Brasil 2 Finale. Primeiro, por ser no Brasil. Segundo, por ser em Fortaleza, sua terra natal. Para os mais ligados em futebol, o campeão peso-pena da primeira edição do reality show vai levantar uma parte da torcida em especial, já que é torcedor do Fortaleza e atleta patrocinado pelo clube. Mais uma vez ele vai entrar com a bandeira tricolor e o adesivo do escudo na máscara do personagem de filmes de terror que lhe dá o apelido. Mas o que os torcedores do rival Ceará acham disso? Para Rony, os alvinegros saberão separar as coisas e torcerão por ele no duelo contra o inglês Mike Wilkinson:
- É tranquilo. Eu também tenho muitos torcedores do Ceará e às vezes eles brincam: "Mesmo você sendo Fortaleza, vou torcer um pouco por você" (risos). Eles sabem separar. O Fortaleza está me apoiando financeiramente e vou poder defender o estado por inteiro. Independentemente de torcida, Fortaleza, Ceará, Ferroviário e outros times do Nordeste, todos eles torcem pelo estado do Ceará. Tento colocar o Ceará no lugar mais alto. Não só o Ceará, como o Rio Grande do Norte também, já que defendo Mossoró e Natal - disse ao Combate.com.
Rony Jason UFC máscara Fortaleza (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Rony Jason com a bandeira do Fortaleza e o adesivo na máscara (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Por falar em Ceará, Jason se viu envolvido em uma polêmica recente com o conterrâneo Diego Brandão, que se tornou o primeiro brasileiro campeão do TUF ao vencer a 14ª edição do programa nos Estados Unidos. Diego chegou a provocá-lo pelas redes sociais, e Rony explicou a confusão:
- Não tenho nada contra ele. Deve ter havido um mal-entendido. Sempre falei que fui o primeiro campeão do TUF no Brasil. Ele deve ter lido alguma matéria que não colocava a parte do "no Brasil" e disse que foi o primeiro campeão brasileiro. Pode ter tido uma discórdia nesse ponto. Mas torço por ele, que leva o nome do Brasil para cima e também o do estado, já que ele é cearense.
O TUF Brasil 2 Finale será realizado no dia 8 de junho, no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. Além de Rony Jason x Mike Wilkinson, o card contra com mais grandes duelos: Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum, Thiago Silva x Rafael Feijão, a final do reality, entre outros.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
TUF Brasil 2: finalista 1 x finalista 2
Thiago Silva x Rafael Feijão
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Erick Silva x Jason High
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Ronny Markes x Derek Brunson
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith

Rashad quer usar o wrestling contra Hendo: 'Quero derrubá-lo 50 vezes'

Americanos vão se enfrentar na luta principal do UFC 161, no dia 15 de junho

Por Rio de Janeiro
2 comentários
Rashad Evans e Dan Henderson são reconhecidamente dois dos principais nocauteadores do peso-meio-pesado do UFC. Mas ambos também conseguem usar bem o wrestling em suas lutas e deram declarações ao site oficial do Ultimate prometendo usar a tática de derrubar o adversário quando se enfrentarem, no dia 15 de junho, em Winnipeg (CAN), durante o UFC 161.
- Eu sei o que quero fazer para obter os resultados que desejo. Confio em mim. Quero derrubá-lo 50 vezes nessa luta. 50 vezes. Se pegá-lo no chão, quero usar o ground and pound até acabar com tudo - declarou o campeão do TUF 2.
Rashad Evans e Dan Henderson mma ufc (Foto: Getty Images)Rashad Evans e Dan Henderson vão se enfrentar no dia 15 de junho (Foto: Getty Images)
Derrubar Dan Henderson, porém, não será tarefa fácil. Foi exatamente no wrestling que Hendo deu seus primeiros passos no esporte. Nas Olimpíadas de 1996, ele foi representante dos Estados Unidos na disputa da luta greco-romana, uma das modalidades do wrestling. O ex-campeão do Pride também pretende usar as quedas para vencer Rashad Evans.
- Eu vou usar as melhores ferramentas que tenho para tentar vencer essa luta, e nocauteá-lo é uma dessas coisas, uma das minhas melhores ferramentas. Eu vou começar tentando derrubá-lo, colocá-lo com as costas no chão e tentar desgastá-lo - disse Hendo também ao site do Ultimate.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A luta principal do UFC 161 seria entre Renan Barão e Eddie Wineland, válida pelo título interino do peso-galo, mas o brasileiro se machucou, e o duelo foi cancelado. Com isso, Rashad Evans x Dan Henderson passou a ser a principal da noite. O evento também terá o confronto entre Mauricio Shogun e Rogério Minotouro.
UFC 161
15 de junho de 2013, em Winnipeg (CAN)
CARD PRINCIPAL
Rashad Evans x Dan Henderson
Mauricio Shogun x Rogério Minotouro
Roy Nelson x Stipe Miocic
Alexis Davis x Rosi Sexton
Pat Barry x Shawn Jordan
CARD PRELIMINAR
Jake Shields x Tyron Woodley
Sam Stout x James Krause
Ryan Jimmo x Igor Pokrajac
Sean Pierson x Kenny Robertson
Roland Delorme x Edwin Figueroa
Mitch Clarke x John Maguire
Yves Jabouin x Dustin Pague

Thales Leites retorna ao Ultimate contra Tom Watson em agosto, no Rio

Carioca, um dos dois únicos lutadores a conseguir ir para a decisão dos jurados contra Anderson Silva no UFC, retorna à organização após 4 anos

Por Rio de Janeiro
4 comentários
No último dia 23, o COMBATE.COM revelou que Thales Leites tinha assinado contrato para voltar ao UFC. Exatamente uma semana depois, o lutador carioca já está com luta marcada. O blog "Na Grade do MMA" publicou nesta quinta-feira que Thales vai enfrentar o inglês Tom Watson no UFC 163, no Rio de Janeiro, dia 3 de agosto. O staff do Ultimate na Inglaterra confirmou a informação pouco depois.
montagem UFC Tom Watson e Thales Leites (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Thales Leites e Tom Watson vão se enfrentar no Rio, em agosto (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Thales Leites tem 31 anos de idade e dez anos de carreira no MMA profissional. Após nove vitórias consecutivas para iniciar a carreira, o carioca assinou com o UFC em 2006 e estreou com derrota para Martin Kampmann. Em seguida, encaixou cinco vitórias consecutivas e recebeu uma chance de disputar o cinturão contra Anderson Silva, na qual foi derrotado por decisão unânime, em abril de 2009. Somente ele e Demian Maia conseguiram a façanha de levar a luta contra o Spider até o fim do tempo regulamentar.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Na luta seguinte, Leites foi derrotado novamente, desta vez pelo italiano Alessio Sakara, em decisão dividida, e foi demitido do UFC. Desde então, já se passaram mais de três anos, e o carioca venceu seis de sete lutas, incluindo as últimas três. No total, ele reúne 20 vitórias e quatro derrotas no cartel.
Tom Watson tem 30 anos e 16-5 no cartel. O inglês fez apenas duas lutas no UFC, com uma vitória sobre Stanislav Nedkov, em sua última apresentação, e uma derrota para Brad Tavares na estreia. Ao contrário de Thales, que é especialista em jiu-jítsu, Watson prefere a trocação e conquistou metade de suas vitórias por nocaute.
UFC 163
3 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO
José Aldo x Anthony Pettis
Demian Maia x Josh Koscheck
Cézar Mutante x adversário a ser divulgado *
Serginho Moraes x Neil Magny*
Vinny Magalhães x Anthony Perosh*
Tom Watson x Thales Leites
* Lutas não confirmadas oficialmente

Botafogo-PB vence Treze por 3 a 0 e conquista o título após dez anos

Com gols de Wanderley, Hércules e Ferreira, Alvinegro de João Pessoa volta a ser campeão estadual, desta vez na casa do rival, no estádio Amigão

Por GLOBOESPORTE.COM Campina Grande
65 comentários
Demorou dez anos. Foi sofrido. E ao longo de toda uma década o Botafogo-PB passou por todo tipo de dificuldades. Mas no início do ano, a diretoria prometeu: “o jejum acaba em 2013”. E para isto fez um grande investimento. Como tudo nesta última década, o título saiu, mas de forma sofrida. Muito sofrida. Mas também de forma épica. Na casa do adversário, após perder a primeira final por 1 a 0 e precisando vencer o Treze por dois gols de diferença para ser campeão. Poucos acreditavam. Mas o Botafogo conseguiu. E fez até mais. Venceu o Treze na tarde desta quinta-feira por 3 a 0, no estádio Amigão, em Campina Grande, e conquistou seu 26º título estadual de sua história.
Após um primeiro tempo sem gols e depois de levar pressão no início do segundo tempo, o Belo foi para cima. Tinha que ir se quisesse ser campeão. E conseguiu. Marcou dois gols, aos 22, com Wanderley e aos 26, nos pés de Hérculoes, e mesmo com o resultado que lhe dava o título não recuou. Permaneceu jogando para frente e mesmo correndo riscos seguiu atacando. Já nos acréscimos, liquidou a tarefa. De pênalti, com Ferreira, fez 3 a 0 e sacramentou a volta do clube ao rol dos campeões paraibanos.
campeonato paraibano, treze, botafogo-pb, taça, campeão (Foto: Larissa Keren / Globoesporte.com/pb)Dez anos depois, o Botafogo levanta o troféu de campeão paraibano (Foto: Larissa Keren / Globoesporte.com/pb)

Equilíbrio no primeiro tempo
O jogo já começou equilibrado, mas com o Treze claramente na defensiva. Tal como no primeiro jogo, o Botafogo tinha mais posse de bola, tentava atacar, mas sem muita efetividade. Tinha dificuldade de superar a boa zaga trezeana e se aproveitava mais das bolas paradas, quando tinha faltas em seu favor.
O primeiro lance de perigo do clube pessoense saiu exatamente desta forma. Celico cobrou falta para dentro da área. A bola foi para Hércules, que cabeceou com perigo. A bola saiu por pouco e assustou a torcida galista que lotava o Estádio Amigão.
Um minuto depois, contudo, era o Treze quem respondia. Após reposição de bola rápida por parte de Beto, Daniel Costa recebeu a bola na área. Ele chutou para a perna direita e soltou uma bomba, obrigando Genivaldo a fazer uma difícil defesa. Era a primeira vez que o torcedor trezeano se incendiava nas arquibancadas.
Depois disto, o Belo chegou mais duas vezes. Novamente a partir de lances de bola parada. Na primeira, a bola passou raspando a trave. Em seguida, Beto defendeu em favor do Treze. O Botafogo seguia com mais posse de bola, mas o Treze, dono da melhor defesa da competição, ia com segurança mantendo o resultado que lhe favorecia.
Treze x Botafogo-PB pela final do Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)Botafogo precisava vencer por dois gols de diferença, mas goleou o Treze no Amigão (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
Três gols e festa do Belo na casa do rival
O Botafogo precisava fazer dois gols para ser campeão paraibano. Mas no início do jogo, quem procurava o gol era o Treze. Evandro Russo soltou uma bomba logo aos dois minutos e Daniel Costa no minuto seguinte chutou outra. O goleiro Genivaldo chegou a fazer duas belas defesas, e Sandoval levou perigo com uma cabeçada.
O Belo chegou pela primeira vez aos nove minutos de segundo tempo. Wanderley recebeu bola na área e deu de cabeça, mas Beto já tinha saído nela e acabou atrapalhando o atacante. A bola acabou indo para fora. Depois deste lance, o clube de João Pessoa aos poucos foi melhorando em campo.
Mas o tempo ia passando e a situação ficava cada vez mais difícil. Thuram recebeu cruzamento, cabeceu, mas Beto defendeu de novo. No lance seguinte, o técnico Vica tirou o atacante Kauê e colocou Ênio. Dava mostras claras de que o Treze iria se fechar.
Treze x Botafogo-PB pela final do Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)Time de João Pessoa não se abateu com vantagem do Treze e fez um jogo foi duro e disputado (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
Foi quando aconteceu o que poucos ainda acreditam. Dois gols relâmpagos em favor do Botafogo. Aos 22 minutos, Ferreira cobrou escanteio para Wanderley, que só deu um toquinho para gol. A bola passou pelas pernas de Beto e entrou. Mas ainda faltava mais um. Este saiu quatro minutos depois. Hércules recebeu cruzamento e de perna esquerda ampliou: 2 a 0.
Festa da minoria botafoguense no Estádio Amigão. No entanto, ainda restava a segunda metade da etapa complementar. O Treze inverteu a lógica, avançou sua equipe e passou a atacar. O Botafogo, contudo, não se intimidou e continuou atacando. Jogando de igual para igual, continuou de forma ofensiva mesmo já tendo o resultado ao seu favor.
A recompensa saiu já nos acréscimos, aos 47 minutos do segundo tempo. Thiaguinho avançou e tocou para Edgar, que foi derrubado por Beto dentro da área. Ferreira foi para a cobrança e colocou no canto direito de Beto. Mais um gol. Placar irreversível. E festa botafoguense em plena casa trezeana.

Leonardo leva nove meses de suspensão por empurrar árbitro

Comitê Disciplinar da Liga Francesa decide punir o dirigente brasileiro e também tira três pontos do PSG na próxima edição do campeonato nacional

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
36 comentários
O empurrão de Leonardo ao árbitro do duelo entre Paris Saint-Germain e Valenciennes, no dia 5 de maio, rendeu ao diretor técnico uma suspensão de nove meses. O Comitê Disciplinar da Liga Francesa divulgou sua decisão sobre o caso nesta quinta-feira. Durante o tempo de punição, o brasileiro fica impedido de ficar no banco de reservas, ir aos vestiários e exercer suas funções oficiais de dirigente.
Além da suspensão ao dirigente, a Liga Francesa decidiu aplicar uma punição ao clube de Paris: os atuais campeões entrarão na próxima edição do Campeonato Francês com três pontos negativos. O PSG anunciou que entrará com recurso contra a decisão.
- Diante do material apresentado aos membros do Comitê Disciplinar, o Paris Saint-Germain considera a decisão sem justificativa e extremamente rigorosa. Sendo assim, em solidariedade ao diretor esportivo, o Paris Saint-Germain irá apelar contra essa decisão - declarou o clube, através de nota oficial.
Embora tenha admitido que as imagens não demonstravam que o empurrão tenha sido intencional, o presidente da Comissão Disciplinar da Liga Francesa, Pascal Garibian, decidiu pela punição por conta do depoimento do árbitro.
Ao final da partida entre Paris Saint-Germain e Valenciennes, válida pela 35ª rodada do Campeonato Francês, Leonardo deu uma trombada no árbitro do jogo, Alexandre Castro. O ato repercutiu negativamente na imprensa francesa, embora o dirigente tenha garantido que o gesto não tenha sido intencional.
- O que aconteceu não foi nada como a imprensa está falando. Eu simplesmente tentei falar com o juiz no intervalo, e o delegado do jogo é que me empurra, e eu esbarro no árbitro logo em seguida. O delegado tentou abrir espaço para o juiz passar e veio contra mim. Vocês podem ver nas imagens que o juiz nem tem uma reação de quem estava sendo agredido. O que estão falando não representa a realidade – disse Leonardo ao GLOBOESPORTE.COM, após o jogo.
Leonardo se encontrou com o árbitro para tentar falar sobre os lances polêmicos do jogo, que acabou empatado em 1 a 1. O principal motivo das reclamações do dirigente foi a expulsão do zagueiro Thiago Silva por reclamação.
A suspensão de Leonardo pode dar fim à possibilidade do brasileiro se tornar o treinador do Paris Saint-Germain. Com a iminente saída de Carlo Ancelotti do clube, o ex-jogador vinha sendo especulado como uma das opções da diretoria para a próxima temporada. Inclusive, o clube pode adiar a liberação do técnico italiano, para que haja tempo hábil para encontrar uma nova opção - o que poderia comprometer o planejamento do Real Madrid, considerado o destino provável de Ancelotti.

Leonardo teria se reunido com Dunga e Zico para assumirem PSG, diz jornal

'Le Parisien' afirma que dirigente brasileiro já busca um substituto caso o treinador italiano Carlo Ancelotti deixe o clube e assine com o Real Madrid

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
217 comentários
Dunga quer receber tudo relacionado ao futebol por escrito (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Dunga treina o Inter desde o início do ano
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
A solução caso o Paris Saint-Germain perca o seu atual técnico pode vir do Brasil. De acordo com informações do jornal "Le Parisien", o diretor Leonardo esteve no Brasil no início da semana para conversar com dois possíveis substitutos do italiano Carlo Ancelotti: Dunga e Zico.
Segundo a publicação, a preferência seria por Zico, já que está desempregado desde que deixou o comando do Iraque, em novembro de 2012. Já Dunga, comandante do Internacional, estaria em evidência ainda por conta de sua passagem pela seleção brasileira, entre 2007 e 2010. Na Copa do Mundo da África do Sul, ele levou a equipe até as quartas de final.
Companheiros na conquista do Mundial de 1994, nos Estados Unidos, Dunga e Leonardo mantêm uma relação extensa. Quando deixou o Inter de Milão, em 2011, Leo já havia indicado o antigo volante para o seu cargo. No Inter, ele se sagrou campeão gaúcho em 2013 e, até o momento, soma 15 vitórias, seis empates e uma derrota.
Leonardo, no entanto, tratou de negar as especulações. O seu foco é conseguir resistir à investida do Real Madrid e segurar Ancelotti. Uma reunião nesta sexta-feira, inclusive, pode selar a permanência do italiano. O clube merengue também tem alternativas, como o alemão Jupp Heynckes, campeão com o Bayern de Munique do Alemão e da Liga dos Campeões na atual temporada.

Fred teria dito a zagueiro do Olimpia: 'É fácil jogar futebol, ganho 1 milhão'

Em entrevista à rádio local, Salustiano Candia diz que atacante foi soberbo em campo. Auxiliar: 'Defensores deixaram as unhas bem grandes para ele'

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção
949 comentários
O Olimpia venceu o Fluminense, por 2 a 1, na última quarta-feira, e conseguiu avançar às semifinais da Taça Libertadores da América. Mas não sem colecionar algumas polêmicas, especialmente entre os seus defensores e o atacante Fred antes de faltas para a área e escanteios. Em entrevista à "Rádio Cardinal 730 AM", do Paraguai, o zagueiro Salustiano Candia afirmou que o camisa 9 tricolor e da seleção brasileira mostrou soberba no gramado e tornou-se vítima de uma manobra que definiu como legal por parte dos paraguaios.
- Fred queria se agigantar sobre nós e falava de dinheiro. Ele disse a Hernán Pérez (volante do time) que era fácil jogar futebol, pois ganhava um milhão.
Miranda, Candia e Manzur esta semana não foram à manicure. Deixaram as unhas bem grandes para esperar por Fred"
Iván Almeida, auxiliar-técnico do Olimpia
Candia contou, então, como o Olimpia tratou de anular a principal arma ofensiva do Tricolor, que passou em branco nos dois jogos - na ida das quartas de final, os dois times empataram por 0 a 0 em São Januário.
- Fred ficou com a pior parte, nos revezamos para bater nele. O Manzur deu uma forte, menos mal que o árbitro não viu. Não precisa ser sujo nem mal intencionado, mas as manhas valem muito - definiu o camisa 19 do time paraguaio.
O auxiliar-técnico do clube, Iván Almeida, também deixou claro qual foi a postura de seus zagueiro contra o centroavante.
- Miranda, Candia e Manzur esta semana não foram à manicure. Deixaram as unhas bem grandes para esperar por Fred.
Classificado à semifinal, o Olimpia aguarda o fim da Copa das Confederações para iniciar os confrontos contra o Independiente Santa Fé, da Colômbia. No outro lado da chave, o Atlético-MG e Tijuana decidem nesta quinta-feira quem será o adversário do Newell's Old Boys, da Argentina.
Fred jogo Olimpia e Fluminense (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)Fred em um de seus entreveros com a defesa do Olimpia (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)

Kalil: 'Será muito difícil manter o
Bernard depois da Libertadores'

Alexandre Kalil afirma que meia não deve permanecer no Atlético-MG e
que europeus estão trocando 'tapa e pescoção' para ter o jogador

Por SporTV.com Belo Horizonte
196 comentários
Apesar das especulações sobre o interesse do Borussia Dortmund, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil afirmou que dificilmente o meia Bernard permancerá no clube, mesmo depois do fim da Taça Libertadores. Em entrevista ao "Arena SporTV", o dirigente afirmou que o jogador deve ser negociado nos próximos meses.
- Nós temos cinco interessados no Bernard. Não vou falar quanto eu quero, porque aí eu vou ganhar menos do que isso. Mas será muito difícil manter o Bernard depois da Libertadores - afirmou o presidente do Galo.
De acordo com Alexandre Kalil, a disputa está acirrada entre os clubes, que pretendem ter o jogador em seus elencos na próxima temporada europeia.
- Ele é um dos jogadores mais perigosos do Brasil. Estão dando tapa e "pescoção" na Europa para vir aqui conversar com o Atlético-MG. É o jogador mais badalado da Europa. O Neymar já está negociado há quatro anos. É a minha modesta opinião. O Bernard ainda não está acertado com ninguém, tem que ser vendido.
Bernard, Atlético-Mg x Cruzeiro (Foto: Pedro Vilela/Agência Estado)Bernard dificilmente permanece no Galo, afirma Alexandre Kalil (Foto: Pedro Vilela/Agência Estado)
De acordo com a imprensa alemã, o atual vice-campeão europeu estaria disposto a pagar € 12 milhões (aproximadamente R$ 31,5 milhões) pelo camisa 11 do Galo. Bernard foi eleito a revelação do Brasileirão do ano passado e tem contrato com o Atlético-MG até 2017.
Depois de o próprio jogador ter reconhecido que não esteve bem nas últimas partidas, Alexandre Kalil saiu em defesa de Bernard. Para o dirigente, além de uma contusão no ombro, as especulações atrapalham o rendimento do meia.
- A insegurança já passou. O Bernard não tem mais nada no ombro. Ele teve uma lesão e está se recuperando. O jogador tem todas as informações. O Bernard sabe o que está acontecendo na Europa. Isso afeta o jogador, ele é um ser humano. Isso tudo influencia. Ele é excepcional, ajuizado, bom menino. Mas houve uma revolução na vida dele e nós precisamos entender isso.
Nesta quinta-feira, o Atlético-MG enfrenta o Tijuana, pelas quartas de final da Libertadores. O Galo precisa de um empate por 0 a 0 ou por 1 a 1 para ir às semifinais. O SporTV transmite a partida ao vivo, em alta definição, a partir das 21h30m (de Brasília), com narração de Milton Leite e comentários de Belletti e de Maurício Noriega.

Militares elogiam liderança de Felipão e preveem ‘família Scolari’

No último treino na escola de Educação Física do exército, Felipão bota a mão na massa: carrega cones, tabela com atletas, e é elogiado como comandante

Por Alexandre Lozetti, Marcelo Baltar e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
3 comentários
O cenário para o treino da seleção brasileira não poderia ser mais bonito: a praia do Forte, montanhas, o Pão de Açúcar, e a escola de Educação Física do exército. Os militares acompanharam de perto a atividade comandada por Luiz Felipe Scolari, e aprovaram seu método. O técnico meteu a mão na massa. Comandou, orientou, carregou cones, distribuiu coletes, e até correu atrás dos atletas. Ganhou elogios até do major.
- Ele exerce uma liderança, trata a todos da mesma forma, não tem um que é estrela ou diferente. Ele tem essa função de gerenciar um grupo, e faz isso muito bem. Acho que ele vai conseguir formar uma nova família Scolari - analisou o major Viveiros, que deu até uma patente a Felipão:
- Ele é nosso comandante (risos).
Felipão treino seleção brasileira (Foto: EFE)Felipão comanda a Seleção no treino da Escola de Educação Física do Exército (Foto: EFE)
O gaúcho iniciou o treino com estilo mineiro. Quietinho, no canto, apenas observou o aquecimento e os testes físicos comandados por Paulo Paixão. Enquanto isso, conversou longamente com o coordenador Carlos Alberto Parreira, e depois com o auxiliar Murtosa. Tudo mudou quando Felipão descruzou os braços e distribuiu os coletes. Foram várias intervenções no campo reduzido. Os volantes Fernando e Paulinho foram os que mais ouviram orientações.
Com auxílio dos goleiros, principalmente o alto tom de voz de Julio César, o comandante Scolari cobrou que os atacantes abrissem o jogo pelas laterais. Por outro lado, exigiu compactação dos zagueiros com o meio-campo.
Em seguida, utilizando todo o gramado, quase se transformou em mais um jogador. Com uma bola na mão, correu junto com Hernanes na saída de jogo. Pediu dinâmica, velocidade. E lembrou os antigos militares do local.
- Se você entrar num desses prédios, no nosso museu, vai encontrar um monte de gente igual a ele - brincou Roni, um dos responsáveis pela comunicação do local.
Seleção presta homenagem aos militares do exército (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Após treino, Seleção recebe homenagem do Exército na Urca  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Em frente ao campo onde a seleção brasileira treinou fica o prédio fundado na década de 1930 por Getúlio Vargas. Ali se formou a primeira turma de Educação Física do Brasil, sem falar em militares de países vizinhos que cursavam na escola do Rio de Janeiro. Bem próximo a ele, na linha de fundo, Felipão quase se encostou nas traves no ato final do treino, de fundamentos: cruzamentos e finalizações.
O técnico chamou atenção de Hernanes e, com as mãos, ensinou o jeito certo de bater na bola. Logo em seguida, usou pela enésima vez seu apito e interrompeu a atividade quando Marcelo recebeu um passe completamente torto. Tudo isso observado por Parreira, sentado num banco na linha de fundo.
Mas quem pensa que Felipão é só broncas, está enganado. Ao menos é o que jura o major Viveiros, seu novo fã.
- Ele até brinca com a gente, cumprimenta a todos, fala do cabelão do Marcelo. Disse que ele vai ser preso aqui no exército (risos). Deixou uma imagem bem diferente daquela que ele tinha no início da carreira, de ser durão. Ele sabe comandar.
Prova disso foi a gargalhada em meio ao grupo, que aplaudiu quando o goleiro Jefferson se sentou ao lado de Julio César, e encerrou os chutes a gol. Em seguida ele brincou com Parreira, que discursou, e se esqueceu de entregar a camisa da Seleção ao general Brasil.
O treino desta quinta foi o último da seleção brasileira no local, ao menos nessa fase de preparação para a Copa das Confederações. Na sexta-feira a atividade será feita na Gávea. No sábado, a delegação vai reconhecer o Maracanã para o jogo de domingo contra a Inglaterra, e na segunda-feira embarca para Goiânia. Os militares vão sentir saudade do comandante Scolari.

Justiça suspende Brasil x Inglaterra; CBF diz ter laudos, e governo recorre

Juíza alega 'que estádio não oferece segurança', e RJ culpa falha burocrática por não ter enviado laudo da PM. 'Vamos jogar na praia', brinca inglês

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1479 comentários
Uma liminar da Justiça suspendeu nesta quinta-feira o amistoso entre Brasil e Inglaterra, domingo, no Maracanã, por "considerar que o estádio não oferece segurança para o público", após pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (leia a íntegra no final do texto). A informação foi publicada pelo jornal "Estado de S. Paulo". A CBF afirmou ter conhecimento da ação, mas garantiu ter todos os laudos necessários para a realização da partida. Em nota, o governo do Rio de Janeiro afirmou que já recorreu da decisão.
"Todos os requisitos de  segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj", diz o comunicado. O secretário de Esporte e Lazer do Rio, André Lazaroni, garante que o amistoso será realizado:
- Temos um laudo parcial do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios) e entre hoje (quinta) e amanhã (sábado) está sendo feito o laudo para o amistoso de domingo. Já conversamos com o comandante do GEPE e ele fará o laudo final agora liberando o estádio. O estádio está 100% pronto para receber o cidadão brasileiro e pronto para a Copa das Confederações - disse Lazaroni à Rádio Tupi.
Obras no maracana, funcionários correm contra o tempo (Foto: Janir Junior)Já entregue à Fifa, Maracanã ainda tem muita obra ao redor do estádio (Foto: Janir Junior)
Todos os ingressos para a partida, que marcaria a reabertura do Maracanã, estão vendidos (cerca de 70 mil pessoas eram esperadas no amistoso). Durante o treino da Seleção na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, a assessoria de imprensa da CBF disse que o diretor jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes, vai enviar os laudos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar à juíza da 13.ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, que assinou a liminar.
Na concentração da Inglaterra, Gary Neville, auxiliar do treinador Roy Hodgson, ficou surpreso com a possibilidade do cancelamento do jogo e chegou a brincar antes da entrevista coletiva:
- Esse jogo? De domingo? Vamos jogar na praia então - disse, rindo.
Representantes da federação inglesa se reuniram em uma sala do hotel, no Leme, após serem comunicados por jornalistas do problema na Justiça. Em seguida, a assessoria de imprensa afirmou que não há ordem para a suspensão do amistoso e que a partida será realizada.
De acordo com a liminar, a CBF, o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo e o presidente das duas entidades, José Maria Marin, terão de pagar multa de R$ 1 milhão caso o jogo seja realizado.
vistoria segurança Maracanã jogo (Foto: Reuters)O interior do Maracanã: por dentro, estádio está quase pronto para receber partidas (Foto: Reuters)
O MP entrou com a ação alegando que os laudos não foram entregues, "apesar das inúmeras solicitações feitas". Assim, a juíza alegou que o estádio não teria os "requisitos mínimos necessários para a realização de jogos ou eventos". O único laudo apresentado pela Policia Militar é datado de 27 de maio de 2013 e "demonstra que o estádio ainda está em fase de construção".
Apesar de o governo do Rio garantir que o Maracanã já está 100% pronto e de o estádio já ter sido entregue para a Fifa, ainda há muitas obras ao redor do palco da final da Copa das Confederações. A existência de pedras, pedaços de calçadas e restos de obras, considerados materiais perigosos podem ser utilizados em brigas de torcedores, entrou no relatório da Justiça.
- Não vamos ter confusão nenhuma, tenho certeza. A Prefeitura está finalizando o entorno agora. As obras estão sendo finalizadas até sexta-feira, como foi combinado com a Fifa. Vamos conseguir mostrar ao MP e à juíza que concedeu a liminar que o Maracanã está pronto a receber o jogo da seleção brasileira - finalizou Lazaroni.
Veja a íntegra da liminar, divulgada pelo SporTV.com:
"Ação Civil Pública com Pedido Liminar Processo nº. 0183843-09.2013.8.19.0001 Autor: Ministério Público Réu: Confederação Brasileira de Futebol - Comitê Organizador Brasileiro Ltda. - COL e José Maria Marin DECISÃO O Ministério Público interpôs Ação Civil Pública em face da Confederação Brasileira de Futebol - Comitê Organizador Brasileiro Ltda. - COL e José Maria Marin alegando, em resumo, que, no intuito de garantir a segurança, no Maracanã, dos torcedores, pretende a proibição da realização de jogos e eventos, no referido estádio, inclusive o agendado para o próximo dia 02 de junho de 2013, até que sejam apresentados, em sua integralidade, os laudos técnicos que comprovem que o estádio está em condições de sediar jogos e eventos, com segurança, tudo em conformidade com o artigo 23 da Lei 10.671/2003. Pretende ainda o Ministério Público, no mérito da ação, a destituição do então Presidente da entidade organizadora diante da postura de permitir a realização de jogos sem os referidos laudos de segurança. Alega o Ministério Público que é público e notório que, no próximo dia 02 de junho, o estádio será reinaugurado com a realização de um jogo entre Brasil e Inglaterra, mesmo sem a apresentação dos laudos que garantam que o estádio está em condições de sediar tal partida de futebol. O Ministério Público ainda informa, na petição inicial, que até a presente data, não foram entregues os laudos de vistoria de engenharia, de prevenção e combate a incêndio, condições sanitárias e de higiene, fundamentais para se atestar a segurança e viabilidade do estádio para realização de eventos. Na petição inicial, ainda ressalta o Ministério Público que, até o mês de abril de 2013, a vistoria realizada pela Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, indicava que o Maracanã não estava apto a receber público para eventos, em virtude das inúmeras restrições. Alega ainda que o próprio jogo realizado no dia 27 de abril, último, mostrou que haviam inúmeros problemas, conforme amplamente divulgado na imprensa. No dia 29 de maio de 2013, o Ministério Público recebeu laudo de segurança encaminhado pela Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, datado de 27 de maio de 2013, informando que o estádio ainda estaria em fase de construção. A parte autora informa, conforme certidão datada de 29 de maio de 2013, que, até o final do referido expediente forense (29 de maio de 2013, ontem), não haviam sido encaminhados os laudos comprovando que o estádio está em condições de sediar eventos/jogos no tocante a engenharia, prevenção/combate a incêndio, condições satisfatórias nos quesitos de higiene, motivando a propositura da presente. É O RELATÓRIO. PASSO A DECIDIR: O Ministério Público pretende que o estádio do Maracanã fique interditado para realização de eventos e jogos até que se comprove por meio de apresentação dos respectivos laudos de que o referido estádio está apto, nos quesitos segurança e higiene, não apresentando riscos para a saúde e vida dos seus freqüentadores. Apesar das inúmeras solicitações feitas pelo Ministério Público, os laudos não foram entregues em sua totalidade, não havendo, até o momento, a comprovação de que o estádio apresenta os requisitos mínimos necessários para a realização de jogos ou eventos. O único laudo apresentado pela Policia Militar de 29 de maio de 2013, demonstra que o referido estádio ainda esta em fase de construção, apresentando riscos para a segurança do evento de inauguração já agendado para o próximo dia 02 de junho, jogo entre Brasil e Inglaterra. O item 25 do laudo apresentado informa que: ´ Existem materiais perigosos (pedras, pedaços de calçadas, restos de obras, hastes metálicas, outros), que possam ser utilizados em tumultos e confrontos de torcedores? Sim, devido às obras em diversos setores. Foi constatado, também pisos soltos, mal fixados, como nos acabamentos das calçadas em volta de árvores, jardins e muros...´. O item 26 do mesmo documento informa que: ´...Existem obstáculos que dificultem a invasão de torcedores da arquibancada para o campo (alambrado, grades, fosso)? Quais os pontos frágeis e as medidas de prevenção a invasões? Não. O único obstáculo é um muro de aproximadamente 1 (um) metro de altura que não dificulta a invasão de campo, o que demanda um forte emprego de efetivo no local...´. A própria conclusão do Laudo indica que o estágio está aprovado com restrições, não tendo sido apresentados os demais laudos para uma conclusão final acerca da segurança no evento de reinauguração, no próximo dia 02 de junho. O laudo informa que existem pendências e que as mesmas deveriam ser sanadas em até 04 dias antes da reinauguração do estádio, ou seja, até o dia 01 de junho de 2013, véspera da partida entre Brasil e Inglaterra. Ocorre que até o presente momento não se tem notícia de que as restrições foram sanadas ou ainda se teve acesso aos demais laudos, indispensáveis, para a verificação da viabilidade de inauguração com a segurança que se espera. Deveriam os réus terem agido de forma diligente no sentido de informar as autoridades, entregando os laudos solicitados pelo Ministério Público, comprovando a viabilidade de inauguração do estádio com segurança para todos lá presentes ao evento, sejam, convidados, torcedores ou atletas. Sendo assim, diante da desídia dos responsáveis, no caso, os réus, não há como permitir que o estádio seja reinaugurado sem a comprovação de que está em condições satisfatórias de segurança e higiene. O pedido de liminar feito pelo Ministério Público exige o exame dos requisitos da plausibilidade, da urgência e, ao entender deste Julgador, do perigo invertido da demora. Na hipótese, a verossimilhança dos fatos alegados está comprovada pela farta prova documental apresentada pelo ilustre representante do Ministério Público que aguardou até o último minuto do expediente forense de ontem para a comprovação dos requisitos necessários que comprovem que está garantida a segurança no evento agendado para o próximo dia 02 de maio. Vislumbra-se, ainda, neste Juízo de delibação, suficiente densidade nos alegados fundamentos dos requisitos legais, que devem estar sempre associados ao requisito do periculum in mora inverso, ou seja, da proporcionalidade entre o provimento pretendido e o valor posto em debate. Afinal, a não concessão da liminar requerida se afiguraria bem mais gravosa do que seu deferimento, já que o jogo seria realizado sem se averiguar se há condições satisfatórias nos quesitos de segurança e higiene, podendo colocar em risco a segurança dos que lá estiverem. Frise-se ainda que em sendo comprovada tal garantia de segurança e de higiene do local, até a data do evento agendado para o próximo dia 02 de junho, a liminar perderá sua fundamentação, podendo ser revogada, realizando-se, então, o evento como já noticiado na mídia. Ante tais considerações, defiro o pedido de liminar formulado, na inicial, pelo Ministério Público para determinar a suspensão de competições/ jogos/eventos, inclusive a agendada inauguração para o próximo dia 02 de junho de 2013, até que sejam apresentados laudos técnicos expedidos pelos órgãos e autoridades competentes para vistoria das condições de segurança, ou seja, a apresentação de Laudo de vistoria de Engenharia; de Prevenção e Combate de Incêndio; de Condições Sanitárias e de Higiene, que comprovem a viabilidade da reinaguração do estádio do Maracanã, sob pena de multa de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais) por jogo/evento, irregularmente realizado, nos termos do item ´a´ do rol de pedidos. Citem-se e intimem-se. Dê-se ciência ao Ministério Público. Rio de Janeiro, 30 de maio de 2013. Adriana Costa dos Santos Juíza de Direito"

Justiça suspende Brasil x Inglaterra; CBF diz ter laudos, e governo recorre

Juíza alega 'que estádio não oferece segurança', e RJ culpa falha burocrática por não ter enviado laudo da PM. 'Vamos jogar na praia', brinca inglês

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1461 comentários
Uma liminar da Justiça suspendeu nesta quinta-feira o amistoso entre Brasil e Inglaterra, domingo, no Maracanã, por "considerar que o estádio não oferece segurança para o público", após pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (leia a íntegra no final do texto). A informação foi publicada pelo jornal "Estado de S. Paulo". A CBF afirmou ter conhecimento da ação, mas garantiu ter todos os laudos necessários para a realização da partida. Em nota, o governo do Rio de Janeiro afirmou que já recorreu da decisão.
"Todos os requisitos de  segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj", diz o comunicado. O secretário de Esporte e Lazer do Rio, André Lazaroni, garante que o amistoso será realizado:
- Temos um laudo parcial do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios) e entre hoje (quinta) e amanhã (sábado) está sendo feito o laudo para o amistoso de domingo. Já conversamos com o comandante do GEPE e ele fará o laudo final agora liberando o estádio. O estádio está 100% pronto para receber o cidadão brasileiro e pronto para a Copa das Confederações - disse Lazaroni à Rádio Tupi.
Obras no maracana, funcionários correm contra o tempo (Foto: Janir Junior)Já entregue à Fifa, Maracanã ainda tem muita obra ao redor do estádio (Foto: Janir Junior)
Todos os ingressos para a partida, que marcaria a reabertura do Maracanã, estão vendidos (cerca de 70 mil pessoas eram esperadas no amistoso). Durante o treino da Seleção na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, a assessoria de imprensa da CBF disse que o diretor jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes, vai enviar os laudos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar à juíza da 13.ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, que assinou a liminar.
Na concentração da Inglaterra, Gary Neville, auxiliar do treinador Roy Hodgson, ficou surpreso com a possibilidade do cancelamento do jogo e chegou a brincar antes da entrevista coletiva:
- Esse jogo? De domingo? Vamos jogar na praia então - disse, rindo.
Representantes da federação inglesa se reuniram em uma sala do hotel, no Leme, após serem comunicados por jornalistas do problema na Justiça. Em seguida, a assessoria de imprensa afirmou que não há ordem para a suspensão do amistoso e que a partida será realizada.
De acordo com a liminar, a CBF, o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo e o presidente das duas entidades, José Maria Marin, terão de pagar multa de R$ 1 milhão caso o jogo seja realizado.
vistoria segurança Maracanã jogo (Foto: Reuters)O interior do Maracanã: por dentro, estádio está quase pronto para receber partidas (Foto: Reuters)
O MP entrou com a ação alegando que os laudos não foram entregues, "apesar das inúmeras solicitações feitas". Assim, a juíza alegou que o estádio não teria os "requisitos mínimos necessários para a realização de jogos ou eventos". O único laudo apresentado pela Policia Militar é datado de 27 de maio de 2013 e "demonstra que o estádio ainda está em fase de construção".
Apesar de o governo do Rio garantir que o Maracanã já está 100% pronto e de o estádio já ter sido entregue para a Fifa, ainda há muitas obras ao redor do palco da final da Copa das Confederações. A existência de pedras, pedaços de calçadas e restos de obras, considerados materiais perigosos podem ser utilizados em brigas de torcedores, entrou no relatório da Justiça.
- Não vamos ter confusão nenhuma, tenho certeza. A Prefeitura está finalizando o entorno agora. As obras estão sendo finalizadas até sexta-feira, como foi combinado com a Fifa. Vamos conseguir mostrar ao MP e à juíza que concedeu a liminar que o Maracanã está pronto a receber o jogo da seleção brasileira - finalizou Lazaroni.
Veja a íntegra da liminar, divulgada pelo SporTV.com:
"Ação Civil Pública com Pedido Liminar Processo nº. 0183843-09.2013.8.19.0001 Autor: Ministério Público Réu: Confederação Brasileira de Futebol - Comitê Organizador Brasileiro Ltda. - COL e José Maria Marin DECISÃO O Ministério Público interpôs Ação Civil Pública em face da Confederação Brasileira de Futebol - Comitê Organizador Brasileiro Ltda. - COL e José Maria Marin alegando, em resumo, que, no intuito de garantir a segurança, no Maracanã, dos torcedores, pretende a proibição da realização de jogos e eventos, no referido estádio, inclusive o agendado para o próximo dia 02 de junho de 2013, até que sejam apresentados, em sua integralidade, os laudos técnicos que comprovem que o estádio está em condições de sediar jogos e eventos, com segurança, tudo em conformidade com o artigo 23 da Lei 10.671/2003. Pretende ainda o Ministério Público, no mérito da ação, a destituição do então Presidente da entidade organizadora diante da postura de permitir a realização de jogos sem os referidos laudos de segurança. Alega o Ministério Público que é público e notório que, no próximo dia 02 de junho, o estádio será reinaugurado com a realização de um jogo entre Brasil e Inglaterra, mesmo sem a apresentação dos laudos que garantam que o estádio está em condições de sediar tal partida de futebol. O Ministério Público ainda informa, na petição inicial, que até a presente data, não foram entregues os laudos de vistoria de engenharia, de prevenção e combate a incêndio, condições sanitárias e de higiene, fundamentais para se atestar a segurança e viabilidade do estádio para realização de eventos. Na petição inicial, ainda ressalta o Ministério Público que, até o mês de abril de 2013, a vistoria realizada pela Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, indicava que o Maracanã não estava apto a receber público para eventos, em virtude das inúmeras restrições. Alega ainda que o próprio jogo realizado no dia 27 de abril, último, mostrou que haviam inúmeros problemas, conforme amplamente divulgado na imprensa. No dia 29 de maio de 2013, o Ministério Público recebeu laudo de segurança encaminhado pela Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, datado de 27 de maio de 2013, informando que o estádio ainda estaria em fase de construção. A parte autora informa, conforme certidão datada de 29 de maio de 2013, que, até o final do referido expediente forense (29 de maio de 2013, ontem), não haviam sido encaminhados os laudos comprovando que o estádio está em condições de sediar eventos/jogos no tocante a engenharia, prevenção/combate a incêndio, condições satisfatórias nos quesitos de higiene, motivando a propositura da presente. É O RELATÓRIO. PASSO A DECIDIR: O Ministério Público pretende que o estádio do Maracanã fique interditado para realização de eventos e jogos até que se comprove por meio de apresentação dos respectivos laudos de que o referido estádio está apto, nos quesitos segurança e higiene, não apresentando riscos para a saúde e vida dos seus freqüentadores. Apesar das inúmeras solicitações feitas pelo Ministério Público, os laudos não foram entregues em sua totalidade, não havendo, até o momento, a comprovação de que o estádio apresenta os requisitos mínimos necessários para a realização de jogos ou eventos. O único laudo apresentado pela Policia Militar de 29 de maio de 2013, demonstra que o referido estádio ainda esta em fase de construção, apresentando riscos para a segurança do evento de inauguração já agendado para o próximo dia 02 de junho, jogo entre Brasil e Inglaterra. O item 25 do laudo apresentado informa que: ´ Existem materiais perigosos (pedras, pedaços de calçadas, restos de obras, hastes metálicas, outros), que possam ser utilizados em tumultos e confrontos de torcedores? Sim, devido às obras em diversos setores. Foi constatado, também pisos soltos, mal fixados, como nos acabamentos das calçadas em volta de árvores, jardins e muros...´. O item 26 do mesmo documento informa que: ´...Existem obstáculos que dificultem a invasão de torcedores da arquibancada para o campo (alambrado, grades, fosso)? Quais os pontos frágeis e as medidas de prevenção a invasões? Não. O único obstáculo é um muro de aproximadamente 1 (um) metro de altura que não dificulta a invasão de campo, o que demanda um forte emprego de efetivo no local...´. A própria conclusão do Laudo indica que o estágio está aprovado com restrições, não tendo sido apresentados os demais laudos para uma conclusão final acerca da segurança no evento de reinauguração, no próximo dia 02 de junho. O laudo informa que existem pendências e que as mesmas deveriam ser sanadas em até 04 dias antes da reinauguração do estádio, ou seja, até o dia 01 de junho de 2013, véspera da partida entre Brasil e Inglaterra. Ocorre que até o presente momento não se tem notícia de que as restrições foram sanadas ou ainda se teve acesso aos demais laudos, indispensáveis, para a verificação da viabilidade de inauguração com a segurança que se espera. Deveriam os réus terem agido de forma diligente no sentido de informar as autoridades, entregando os laudos solicitados pelo Ministério Público, comprovando a viabilidade de inauguração do estádio com segurança para todos lá presentes ao evento, sejam, convidados, torcedores ou atletas. Sendo assim, diante da desídia dos responsáveis, no caso, os réus, não há como permitir que o estádio seja reinaugurado sem a comprovação de que está em condições satisfatórias de segurança e higiene. O pedido de liminar feito pelo Ministério Público exige o exame dos requisitos da plausibilidade, da urgência e, ao entender deste Julgador, do perigo invertido da demora. Na hipótese, a verossimilhança dos fatos alegados está comprovada pela farta prova documental apresentada pelo ilustre representante do Ministério Público que aguardou até o último minuto do expediente forense de ontem para a comprovação dos requisitos necessários que comprovem que está garantida a segurança no evento agendado para o próximo dia 02 de maio. Vislumbra-se, ainda, neste Juízo de delibação, suficiente densidade nos alegados fundamentos dos requisitos legais, que devem estar sempre associados ao requisito do periculum in mora inverso, ou seja, da proporcionalidade entre o provimento pretendido e o valor posto em debate. Afinal, a não concessão da liminar requerida se afiguraria bem mais gravosa do que seu deferimento, já que o jogo seria realizado sem se averiguar se há condições satisfatórias nos quesitos de segurança e higiene, podendo colocar em risco a segurança dos que lá estiverem. Frise-se ainda que em sendo comprovada tal garantia de segurança e de higiene do local, até a data do evento agendado para o próximo dia 02 de junho, a liminar perderá sua fundamentação, podendo ser revogada, realizando-se, então, o evento como já noticiado na mídia. Ante tais considerações, defiro o pedido de liminar formulado, na inicial, pelo Ministério Público para determinar a suspensão de competições/ jogos/eventos, inclusive a agendada inauguração para o próximo dia 02 de junho de 2013, até que sejam apresentados laudos técnicos expedidos pelos órgãos e autoridades competentes para vistoria das condições de segurança, ou seja, a apresentação de Laudo de vistoria de Engenharia; de Prevenção e Combate de Incêndio; de Condições Sanitárias e de Higiene, que comprovem a viabilidade da reinaguração do estádio do Maracanã, sob pena de multa de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais) por jogo/evento, irregularmente realizado, nos termos do item ´a´ do rol de pedidos. Citem-se e intimem-se. Dê-se ciência ao Ministério Público. Rio de Janeiro, 30 de maio de 2013. Adriana Costa dos Santos Juíza de Direito"