sábado, 7 de setembro de 2013

Kleber marca em pênalti polêmico, e Grêmio bate a Portuguesa na Arena
Lusa consegue o empate após levar 2 a 0, mas Gladiador decide o jogo após lance polêmico
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
302 comentários
Sábado, 21h, feriado de 7 de setembro, noite quente e tempo firme. Todos os ingredientes recomendavam um programa familiar, até mesmo um passeio longe de Porto Alegre. Mas milhares de gremistas renegaram todos os argumentos e escolheram a Arena como o programa de sábado à noite. E foram recompensados, mas com muito nervosismo. Em um final de partida polêmico e conturbado, o Grêmio venceu a Portuguesa por 3 a 2 pela 19ª rodada e colou novamente na ponta de cima da tabela do Brasileirão.

O gol da vitória da equipe de Renato Gaúcho foi originado em um lance confuso. Depois de abrir 2 a 0 com gols de Barcos e Zé Roberto, os donos da casa cederam o empate para a Lusa, que marcou com Bruninho e Luís Ricardo. Porém, aos 36 minutos do segundo tempo, Kleber se enroscou com Rogério e o árbitro Jaílson Macedo Freitas assinalou pênalti. Os jogadores da Portuguesa se revoltaram e, na confusão, Bruninho e Valdomiro acabaram expulsos. O último chegou a trocar socos com integrantes da equipe de arbitragem.
Com o resultado, o Grêmio chegou aos 34 pontos e se consolidou no G-4. O time do técnico Renato Gaúcho está a apenas três pontos do líder Cruzeiro, que joga neste domingo, no Mineirão, contra o Flamengo. Já a Portuguesa estacionou nos 19 pontos e segue entre os quatro na zona de rebaixamento.

Blitz sem sucesso

O primeiro tempo começou como se esperava. O Grêmio pressionando e a Portuguesa esperando o melhor momento para tentar assustar em contragolpe. Usando muito os laterais Alex Telles e Pará, os donos da casa dominavam o campo de ataque, mas tinham dificuldade em finalizar. Aos 11 minutos, porém, uma baixa no Grêmio. Após uma forte dividida com o centroavante Diogo, Werley sentiu o tornozelo e não resistiu. Teve de ser substituído por Gabriel.
Kleber e Barcos comemoram gol do Grêmio contra a Portuguesa (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Kleber e Barcos comemoram gol do Grêmio contra a Portuguesa (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
O primeiro lance de real perigo surgiu aos 19 minutos. Alex Telles recebeu com liberdade dentro da área na esquerda, bateu cruzado e a bola passou raspando o poste. O zagueiro Bressan se esticou todo e a bola passou muito perto do seu pé direito. Seria o primeiro gol do Grêmio.

Depois de 25 minutos sem sair do seu campo de defesa, a Portuguesa enfim se arriscou no campo de ataque do Grêmio. Foram três escanteios seguidos cobrados por Souza e alguns minutos de alívio. Porém, a partir dos 30 minutos, a equipe de Renato voltou a carga.

Com a defesa da Portuguesa muito sólida, restou ao Grêmio arriscar de longe. Alex Telles e Ramiro tentaram, sem sucesso. Mas o único que fez o goleiro Lauro trabalhar foi o zagueiro Rhodolfo, que minutos antes mancava e deixava no ar a possibilidade de mais uma mudança na zaga. Ele pegou a bola na intermediária e mandou uma bomba, no canto direito do arqueiro da Lusa, que se esticou todo para conter a força da bola.

Em um duelo particular, Kleber e Valdomiro brigavam palmo a palmo por todas as bolas. Em uma dessas disputas veio o lance mais polêmico do primeiro tempo. O Gladiador ia avançando área adentro e se enroscou com o zagueiro. Jogadores e torcida do Grêmio pediram pênalti no lance. Mas o árbitro Jaílson Macedo Freitas mandou o lance seguir e deu apenas um minuto de desconto antes de encerrar a primeira etapa.

Definição rápida no segundo tempo

O início do segundo tempo indicava tempos difíceis para o Grêmio. Logo aos dois minutos, Pará cruzou da direita e Kleber desviou milimetricamente para as redes. O gol, no entanto, foi anulado e causou apreensão na Arena. Mas era só impressão. Apenas quatro minutos depois, Alex Telles cobrou escanteio, Souza desviou de cabeça e Barcos, livre, só escorou de cabeça para o gol vazio: 1 a 0 para o Grêmio.
Zé Roberto jogo Grêmio contra Portuguesa (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Zé Roberto domina a bola jogo Grêmio contra Portuguesa (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)
A partir daí, só deu o time de Renato. Aos 12 minutos, Kleber recebeu na esquerda, se livrou da marcação e centrou na área. Zé Roberto, 39 anos, ingressou no meio da defesa como um raio e bateu colocado, sem chance para o goleiro Lauro. Explodia a Arena. Um minuto depois, após cruzamento de Pará, Barcos, completamente livre, em frente a Lauro, bateu por cima da meta e perdeu um gol incrível.

Reação da Lusa e polêmica

A marcação do terceiro gol poderia render um restante de jogo mais tranquilo ao Grêmio...A Portuguesa passou a sair mais para o jogo e incomodou a defesa tricolor. Até chegar ao seu gol, aos 25 minutos do segundo tempo. Bruninho, que entrou no lugar de Bruno Henrique havia sete minutos, recebeu lançamento na área e bateu. Dida fez boa defesa, mas a bola rebateu em Rhodolfo e entrou.

O gol de confiança para a Portuguesa, que depois de um escanteio cobrado por Ferdinando, conseguiu o empate. Luís Ricardo se antecipou a Dida e mandou para o gol. Mas quando parecia que o jogo ficaria em 2 a 2, veio a polêmica.

Aos 36 minutos do segundo tempo, Kleber se enroscou com Rogério e o árbitro Jaílson Macedo Freitas assinalou pênalti. Os jogadores da Portuguesa se revoltaram e, na confusão, Bruninho e Valdomiro acabaram expulsos. Incontrolável, o zagueiro partiu para cima de Jaílson e chegou a trocar socos com integrantes da equipe de arbitragem, que eram protegidos por escudos de policiais militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário