sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Benavidez quer conquistar cinturão para acabar com piadas sobre 'vice'

Lutador diz que universo está 'conspirando a favor do time Alpha Male' e acredita que título aumentaria o reconhecimento do trabalho de sua equipe

Por Direto de Sacramento, EUA
31 comentários
O time Alpha Male vem ganhando um estigma incômodo no UFC: o de vice-campeão. Apesar de ser uma das equipes mais respeitadas do mundo, a academia de Sacramento, na Califórnia, coleciona derrotas em disputas de cinturão no Ultimate: Urijah Faber perdeu duas, Chad Mendes perdeu uma, Joseph Benavidez perdeu outra. Este último, porém, tem a chance de se redimir e acabar com a "má fama" neste sábado, quando terá direito a uma revanche contra o campeão dos pesos-moscas, Demetrious Johnson, no evento principal do UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez. Ele admite que conquistar o primeiro título do UFC da equipe e calar os críticos que duvidam da sua capacidade de ser campeão é uma grande motivação.
treino aberto do UFC - Joseph Benavidez (Foto: Evelyn Rodrigues)Joseph Benavidez está otimista que pode encerrar sequência de 'vices' de seu time (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Todos os meus companheiros de equipe me ajudaram muito e são uma inspiração constante. Uma parte de mim quer trazer esse cinturão para cá por causa deles, em reconhecimento por tudo o que fizeram por mim, e também para meio que calar a boca das pessoas que fazem piadinhas do tipo, "Eles são um grande time, mas nunca conseguiram o cinturão, nunca tiveram um campeão." Não que esses comentários alterem a nossa dinâmica e, enfim, no fim do dia esse é um esporte individual e quem tem que entrar lá e vencer o duelo sou eu, sozinho. Mas é claro que eu também gostaria de me tornar campeão pelo meu time, pela minha família, para deixá-los orgulhosos. Trazer o cinturão para a academia certamente vai ajudar na credibilidade do nosso trabalho e vai fazer com que as pessoas nos respeitem mais ainda - disse Benavidez em entrevista ao Combate.com, durante os treinos abertos do evento, realizados na quarta-feira no próprio QG do time Alpha Male, em Sacramento, nos EUA.
O tabu não é só da Alpha Male, mas também do próprio Benavidez. Antes de perder para "Super Mouse" no UFC 152, em setembro de 2012, ele foi derrotado em sua primeira disputa de cinturão, um duelo pelo título peso-galo do extinto WEC, contra Dominick Cruz. Na terceira tentativa de conquistar um título, porém, "Joe Jitsu" garante não ter mais uma "obsessão" pela conquista do cinturão, e deve muito disso à postura de seu adversário, a quem considera um amigo fora do octógono e com quem aprendeu após sua derrota por decisão dividida.
- Achei que, da última vez que nos enfrentamos, eu estava obcecado em conquistar o título e o Demetrious estava com uma postura mais, "Ah, é apenas mais um dia como qualquer outro." Eu lembro que pensei: "Esse cara não está nem ligando, como pode?" Mas hoje eu entendo que todo mundo é diferente. Algumas pessoas não têm qualquer tipo de emoção, outras ficam muito sérias, outras obcecadas, como eu estava. Pessoas como o Demetrious têm que pensar que é apenas um dia como qualquer outro, mas eu acho que é a forma como ele realmente encara as coisas. Eu sei que para mim significa muito, mas também sei o quanto estava obcecado da outra vez. Então, eu acho que tenho que ter um pouco essa postura de "é apenas mais um dia", mas, ao mesmo tempo, estou sim animado com a possibilidade de me tornar campeão, fiz tudo o que estava ao meu alcance para me preparar bem, mas é uma luta pelo título. Eu só preciso ir lá, relaxar e lutar com a mente aberta. É assim que você faz quando quer ter um resultado positivo.
Joseph Benavidez e Demetrious Johnson encarada UFC (Foto: Getty Images)Benavidez reconhece que estava 'obcecado' em
primeiro confronto com Johnson (Foto: Getty Images)
Além da mentalidade, outra coisa mudou para Benavidez desde sua última luta contra Johnson: a equipe Alpha Male passou a ser comandada por Duane "Bang" Ludwig, ex-lutador do UFC conhecido por seu alto nível no muay thai. Desde sua chegada, o índice de vitórias do time no Ultimate subiu 40%, de acordo com o site especializado em estatísticas "Fightnomics". Benavidez venceu três lutas seguidas sob seu comando, as duas últimas com nocautes devastadores.
- Eu acho que posso falar sobre tudo o que mudou fisicamente e mentalmente, mas eu acho que os resultados estão aí e eu acredito que pareci muito melhor nas minha últimas três lutas. Eu acho que o Duane realmente me mudou mentalmente, fisicamente e tecnicamente. Hoje eu sou um lutador melhor e, desde a entrada dele no time, eu tenho treinado duro para vencer o Demetrious e eu me sinto bem com relação a isso. Eu perdi a primeira luta numa decisão dividida e tenho certeza de que dessa vez será diferente - completou.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Neste sábado, "Joe Jitsu" estará lutando praticamente em casa, na Sleep Train Arena, em Sacramento. É a cidade em que o peso-mosca mora e treina, e onde praticamente iniciou sua carreira de MMA, após um encontro com Urijah Faber, que faz o coevento principal da noite. A história parece coisa do destino:
- Em 2007, eu vim do Novo México para assistir ao UFC em Sacramento. Eu queria ver a luta entre Georges St-Pierre e Matt Hughes e vim com um amigo. Naquela época, eu já vinha treinando um pouco, então eu queria treinar enquanto estivesse aqui. E eu e o meu amigo estávamos de zoeira, com o nariz estourado, assistindo à luta na Sleep Train Arena, sem saber que, seis anos depois, eu faria a luta principal no mesmo ginásio para disputar o cinturão dos pesos-moscas. Isso é maravilhoso! Ainda vou lutar no mesmo card que o Faber, que eu conheci depois disso. Eu perdi meu voo, consegui localizar a academia dele, nós treinamos e ele disse, "Cara, você pode vir para cá ser meu parceiro de treino." Por um bom tempo, erámos só eu e o Faber treinando, agora nós estamos lutando na mesma arena, no mesmo card. É sensacional! Tudo está no seu lugar e o universo parece estar conspirando a favor. Mas eu sei que, apesar de ser uma mistura de sentimentos muito positivos, não posso levar nada disso para dentro do octógono. Lá, tenho que estar tranquilo - contou Benavidez.
O UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez acontece neste sábado em Sacramento, EUA. O Combate transmite o evento a partir de 19h30m (horário de Brasília) e o Combate.com acompanha em Tempo Real, com vídeo ao vivo da primeira luta do evento, entre Alp Ozkilic e Darren Uyenoyama. Na sexta-feira, o canal e o site transmitem ao vivo a pesagem oficial do torneio, a partir de 22h. Confira o card completo:
UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez
14 de dezembro de 2013, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson x Joseph Benavidez
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Joe Lauzon x Mac Danzig
CARD PRELIMINAR
Court McGee x Ryan La Flare
Danny Castillo x Edson Barboza
Bobby Green x Pat Healy
Scott Jorgensen x Zach Makovsky
Sam Stout x Cody McKenzie
Abel Trujillo x Roger Bowling
Alp Ozkilic x Darren Uyenoyama

Nenhum comentário:

Postar um comentário