sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Werdum pega Browne ou Barnett, diz Dana: 'Vamos pressioná-lo a lutar'

Presidente do UFC também fala sobre Spider e afirma que luta com Roy Jones Jr. terá de esperar: ‘Se Anderson vencer, enfrenta Vitor depois'

Por Sacramento, EUA
150 comentários
MMA fabricio werdum e minotauro (Foto: Agência Getty Images)Werdum terá de fazer uma luta antes de pegar
Velasquez (Foto: Agência Getty Images)
Próximo desafiante ao cinturão dos pesos-pesado do UFC, Fabricio Werdum não quer lutar antes da recuperação do campeão Cain Velásquez, que passou por uma cirurgia no ombro na última terça-feira. Porém, caso continue insistindo na espera, ‘Vai Cavalo' pode acabar perdendo a chance ao título. Pelo menos é o que o presidente do UFC, Dana White, deu a entender durante entrevista ao Combate.com após a coletiva de imprensa desta quinta-feira em Sacramento, nos EUA. Dana não gostou nada de saber que Werdum afirmou que tinha 99% de certeza de que não iria enfrentar o vencedor da luta entre Josh Barnett e Travis Browne, marcada para o próximo dia 28.
- Eu conversei com o Werdum ontem e ele vai lutar contra o vencedor de Browne x Barnett. Esperar é ridículo! Eu não estou interessado se ele quer esperar, ele vai lutar!  - declarou o mandatário.
A última luta de Fabricio Werdum foi em junho, quando finalizou Rodrigo Minotauro no duelo de treinadores do TUF Brasil 2.  Já Velásquez deve ficar pelo menos nove meses fora de ação e Dana acredita que a divisão não pode parar:
- As coisas vão chegar a um ponto em que já faz tanto tempo que ele lutou que ninguém mais dá a mínima. Você começa a desaparecer, ninguém se importa com você, e as pessoas passam a falar sobre outros pesos-pesados e vão se perguntar: "Por que esse cara está disputando o cinturão? Ele nem lutou." Então nós vamos pressioná-lo para lutar sim. - completa.
White também comentou o futuro da divisão dos pesos-médios e garantiu que Vitor Belfort vai disputar o cinturão, apesar das novas especulações sobre um possível duelo entre Anderson Silva contra Roy Jones Jr, caso Spider retome o título de campeão no dia 28 de dezembro:
UFC - Encarada de Anderson Silva e Vitor Belfort (Foto: Getty Images)Dana confirmou que se Spider vencer a revanche contra Weidman, pegará Belfort novamente (Foto: Getty Images)


- Se Anderson vencer Weidman, sua próxima luta será contra o Belfort. A luta com Roy Jones Jr. seria um duelo de boxe, não seria nas regras do MMA, isso se ela um dia acontecer. Não seria uma luta de 12 rounds. Esses caras só querem lutar boxe. Se Anderson vencer, ele enfrenta Vitor Belfort. E acho que o Vitor ficaria muito tempo sem lutar se tivesse que esperar pela revanche entre Anderson e Weidman e pela luta entre Anderson e Roy Jones Jr.  Acredite, eu não consigo fazer o Vitor lutar pelo título rápido o suficiente, não importa quem vença a revanche entre Anderson e Weidman.
O chefão também aproveitou para falar sobre a nova divisão peso-palha feminina - com a realização de um TUF só com mulheres nos EUA para coroar a primeira campeã da categoria - , o futuro de Maurício “Shogun” Rua e muito mais. Confira:

Combate.com: O UFC acaba de anunciar a divisão peso-palha (até 52,2 kg) e um TUF só com mulheres nos EUA para coroar a nova campeã da categoria. Você pode falar como tudo aconteceu?
Dana White:  A negociação aconteceu em mais ou menos um mês. Nós estávamos trabalhando para trazer essas lutadoras para o UFC, o tempo estava passando e elas não poderiam entrar no TUF,  porque nós não íamos começar a gravar o programa até maio. E eu pensei : "Vamos sentar aqui, conversar e fazer isso funcionar”, e foi o que fizemos. Nós não aceitamos não como resposta e acreditamos que nada é impossível. Então, encontramos um jeito, e eu não sei como as pessoas não estão tão animadas quanto eu com a novidade. E, para o Brasil, há duas lutadoras brasileiras no card.  O problema com televisão, seja nos EUA ou no Brasil, é quando você não fala. Se você não participa muito do programa e das coisas, você pode ser meio que excluído socialmente. Então essas meninas vão precisar abrir a boca para poderem conquistar o público daqui, mas tem tudo para ser sensacional. Vamos ter muitas estrelas nesse TUF 20! As meninas da divisão peso-palha têm personalidades muito fortes e lutam bem. Além disso, vamos coroar a campeã da nova divisão e nós nunca fizemos isso antes. Pela primeira vez na história do TUF uma final será, também, uma luta pelo título da divisão.
O TUF 20 será transmitido também no Brasil?
Nós estamos estudando ainda um jeito de transmitir o TUF para o Brasil. Eu não posso falar muito sobre isso, mas estamos trabalhando nisso.
Algumas pessoas criticaram a forma como a nova divisão vai ser implementada porque, na prática, o UFC vai absorver a categoria inteira de 52,2 kg do Invicta FC...
Por mais que os donos de outras organizações de MMA não queiram acreditar ou entender, essas outras companhias são um trampolim para o UFC. Todo mundo que não abraça essa realidade acaba perdendo muito dinheiro. Você pode aceitar essa realidade ou perder dinheiro, mas você tem que tocar o seu negócio de forma profissional. O próprio Bellator é de uma empresa pequena e, nesse caso, ou você toca o seu negócio como uma empresa de verdade ou você vai falir. E o que é mais maluco é que eles não olham para o passado e não aprendem com os erros dos outros. Em vez disso, continuam insistindo nesses erros. Mas no caso do Invicta, elas têm um conceito único que muita gente acreditou que era ridículo. "Ok, você vai iniciar uma organização feminina de luta, quando as mulheres  nem sequer lutam no UFC? Quanto você acha que realmente pode crescer?" E veja o que acabou acontecendo. E elas têm um nicho muito específico. Eu tirei a divisão peso-palha inteira do Invicta, mas eles vão criar uma divisão inteira novamente. E as meninas que forem lutar no Invicta agora podem olhar e dizer, "Nós vamos lutar no UFC um dia".
Mais Combate.com: confira notícias do MMA e do UFC
Falando sobre o Fabricio Werdum. Ele publicou nas redes sociais uma foto da reunião entre vocês ontem e depois surgiram reportagens dizendo que o UFC teria pedido para ele lutar antes de enfrentar o Cain Velásquez, que operou o ombro essa semana e deve ficar fora até outubro do ano que vem. O UFC realmente quer que ele lute antes?
Eu conversei com o Werdum ontem. Ele vai lutar contra o vencedor do duelo entre Travis Browne e Josh Barnett.  Esperar é ridículo. Eu não estou interessado se ele quer esperar.
Mas Werdum disse que tem 99% de chances de não enfrentar o vencedor desse duelo porque prefere esperar a sua chance ao cinturão…
As coisas vão chegar num ponto em que já faz tanto tempo que ele lutou que ninguém mais dá a mínima. Você começa a desaparecer, ninguém se importa com você, e as pessoas passam a falar sobre outros pesos-pesados e vão se perguntar: "Por que esse cara está disputando o cinturão? Ele nem lutou". Então nós vamos pressioná-lo para lutar sim.
A revanche entre Chris Weidman e Anderson Silva está quase aí. Quais são suas expectativas para o card do UFC 168?
Eu não consigo parar de pensar nesse duelo.  E chegou a um ponto que está tão intenso que, apesar de Ronda x Miesha ser uma luta excelente, eu não consigo parar de pensar nessa revanche. Ontem eu falei com o Ed Soares, e ele me disse que o Anderson está muito confiante para essa luta, treinando feito louco porque está naquela fase em que pensa: "Eu devia ter vencido da primeira vez". E isso só me deixa mais e mais motivado, porque eu conheço o Chris Weidman. Ele passou por um procedimento no joelho para estar 100% para essa luta. Chris Weidman não podia dobrar o joelho antes. Ele fez o procedimento na Alemanha, na mesma época em que eu estive lá. Agora o joelho dele está zerado, e tudo está conspirando para que essa revanche seja épica.
Com o UFC 168 tão próximo, já voltaram a circular notícias de que, se Anderson vencer, ele vai enfrentar Roy Jones Jr. Você acha que ele ainda está reticente em enfrentar Vitor Belfort pela segunda vez, caso retome o cinturão?
Na verdade, Ed Soares estava me dizendo ontem (quarta-feira) que Anderson acredita piamente que Vitor Belfort merece a chance ao título. Então os rumores de que ele não quer enfrentar o Vitor não são verdadeiros. Se Anderson vencer Weidman, sua próxima luta será contra o Belfort. A luta com Roy Jones Jr. seria um duelo de boxe, não seria nas regras do MMA, isso se ela um dia acontecer. Não seria uma luta de 12 rounds. Esses caras só querem lutar boxe. Se Anderson vencer, ele enfrenta Vitor Belfort. Depois da última performance do Vitor, eu fiquei ainda mais abismado com ele. Fora que, se o Anderson não vencer essa luta, aí o Vitor pegaria o Chris Weidman, então Vitor vai sim disputar o cinturão logo. O que está acontecendo agora é que eu estou naquela posição em que, não é só o Anderson Silva pedindo para realizar o sonho de enfrentar o Roy Jones Jr, eu também tenho o Roy me ligando, e nós somos amigos, eu o conheço desde que tinha 19 anos. E acho que o Vitor ficaria muito tempo sem lutar se tivesse que esperar pela revanche entre Anderson e Weidman e pela luta entre Anderson e Roy Jones Jr.  Acredite, eu não consigo fazer o Vitor lutar pelo título rápido o suficiente, não importa quem vença a revanche entre Anderson e Weidman.
Para o Anderson Silva, essa é uma luta que pode definir o seu legado?
A única coisa que você precisa lembrar é que Anderson tem 40 anos (nota do editor: na verdade, Anderson tem 38 anos). Se ele entrar lá e vencer o Chris Weidman, o seu legado entra num outro nível. Se ele perder, a idade pode contar. É uma daquelas situações infelizes... Por melhor que o Anderson Silva seja, ele tem 40 anos de idade e é inacreditável que ele tenha estado apto a lutar nesse nível até agora. Eu tenho 44 anos e é duro para mim correr na esteira, OK? Anderson Silva está treinando como um monstro todos os dias e enfrentando os caras mais duros do planeta e tem sido o melhor. Quando o cara começa a ficar velho, veja o que acontece. Chamaram o Urijah Faber de velho hoje na coletiva. Faber tem 34 anos! Quando eu tinha 34 anos, tinha muita coisa que eu podia fazer. Quando você chega aos 40, as coisas mudam muito. Quando você chega aos 37, elas já ficam num ritmo muito mais lento. Não acho que o legado do Anderson se resume ao que ele é capaz de fazer hoje, não mesmo! Você tem que olhar para tudo o que ele conquistou e ele tem sido um atleta incrível!
Você estava muito animado no Twitter depois do duelo entre Antonio Pezão e Mark Hunt no UFC da Austrália. Você já falou com eles depois da luta?
Falei com o Mark Hunt pelo Twitter, mas não falei com o Pezão. É ridículo dizer, mas eu não tenho o telefone dele (risos). Eu não tenho palavras suficientes para dizer o respeito que eu tenho por ele e pelo Mark Hunt e por tudo o que eles fizeram na Austrália. Aquela luta não saiu da minha mente por quatro dias. Todos os dias, quando eu abria os olhos, a primeira coisa que vinha na minha cabeça era aquele duelo. Eu amei aquela luta! É o tipo de combate que deveria inspirar outros lutadores e outros seres humanos. É o tipo de luta que me inspira.  Eu estava tão maluco aquele dia que até disse que compraria uma ilha para cada um! Foi sensacional!
Pezão x Hunt, UFC Fight Night (Foto: Getty)O épico embate entre Hunt e Pezão não sai da retina do chefão do UFC (Foto: Getty)

Você também ficou muito impressionado com o nocaute do Maurício Shogun sobre o James Te Huna...
Eu descrevi o nocaute do Shogun sobre o Te Huna como o nocaute do século. É claro que as pessoas começaram a me questionar na internet. Eu quero que você me diga a última vez em que você viu um nocaute como esse. Shogun acertou o Te Huna e, ao meu ver, sabe quando você desliga um robô? Parecia que ele tinha um controle remoto e desligou o Te Huna. A cabeça do James balançou para os dois lados antes de ele se espatifar no chão. Talvez você nunca mais vá ver um nocaute como aquele na sua vida. Talvez veja uma vez mais e olhe lá.  E aí eu ouvi um monte de gente desmerecendo a performance dele, ou falando, "Ah, ele fez isso com o Te Huna, quem é Te Huna?" Bom, você viu alguém reclamando? Aquela era uma luta perigosa para o Shogun. Se ele fosse para a decisão, perdendo ou ganhando, se ele fosse para uma decisão dividida, você poderia dizer que o Shogun estava acabado. Se eu tivesse feito aquela luta há três anos e o Te Huna estivesse na mesma posição em que está hoje, as pessoas iriam dizer, "Oh meu Deus, Te Huna vai ser assassinado naquele octógono!" Não só as pessoas não estavam mais enaltecendo o Shogun, como ele não era nem o favorito para vencer o duelo. Onde o Shogun está agora? Alguém pode até discordar, mas ele foi lá e derrotou o Te Huna da forma como a lenda Shogun faria no seu auge. Ele está de volta, teve uma luta perfeita e deu tudo de si naquele combate. Shogun está saudável e, se tudo acontecer da forma como deve, ele pode enfrentar qualquer um dos top 8. Ele venceu o Te Huna da forma como faria há três anos.
O que você acha que mudou no Shogun que enfrentou o Te Huna?
O problema com um cara como o Shogun é que ele é muito talentoso e, eu não estou falando isso porque eu sei de alguma coisa, mas parecia que antes ele se apoiava apenas no seu talento, como se só isso bastasse. E o esporte mudou tanto e se profissionalizou tanto que ele teve que passar a se esforçar muito mais para ter boas performances. Olhe o Vitor Belfort, muita gente o critica pelo TRT, mas não quero entrar nessa questão, eu quero dizer que Belfort sempre foi aquele tipo de cara que fazia seus camps em locais onde eu poderia ser um dos seus sparrings. Ele treinava na garagem e fazia coisas desse tipo. Hoje ele faz parte de um time profissional, com muitos bons treinadores, bons sparrings. Eu não ligo se você faz uso de TRT, essa terapia não te ensina a soltar chutes daquele jeito, não te faz um lutador mais forte mentalmente. O Vitor mudou tanto porque hoje ele está rodeado de profissionais. Ele treina duro, está fazendo tudo aquilo que deveria fazer e está mentalmente forte porque sabe que está fazendo tudo o que pode para ser o melhor do mundo. Ele é um lutador completamente diferente pela forma como está treinando e encarando sua carreira nos dias de hoje e eu acho que a mesma coisa pode acontecer com o Shogun.
O UFC está mesmo negociando Rodrigo Minotauro x Roy Nelson?
Sim estávamos conversando com Minotauro para ele enfrentar o Roy Nelson, mas ainda não temos nada decidido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário