terça-feira, 8 de outubro de 2013

UFC vai instituir limite de tempo para retorno de campeões lesionados

Lutadores que passarem do prazo perderão título para o campeão interino. Apesar da mudança, Dana White defende Dominick Cruz, parado há dois anos

Por Rio de Janeiro
33 comentários
A longa ausência do americano Dominick Cruz, campeão linear dos pesos-galos do UFC, fizeram a organização repensar o quanto está disposta a preservar o cinturão de lutadores afastados devido a lesão. Em teleconferência com a imprensa americana nesta segunda-feira, o presidente da companhia, Dana White, afirmou que vai instituir um limite de tempo para que campeões lesionados retornem sem perder o cinturão para o campeão interino da categoria.
- Nós pensamos nisso, e vamos fazê-lo. Provavelmente vamos fazer isso em breve - afirmou White durante a teleconferência.
Dominick Cruz MMA UFC (Foto: agência Getty Images)Cruz não luta desde outubro de 2011 e tem previsão de retorno para fevereiro de 2014 (Foto: Getty Images)
A mudança é motivada pela situação da divisão peso-galo, que tem dois campeões desde o ano passado: Dominick Cruz, parado desde 1º de outubro de 2011 por causa de uma série de lesões, e o brasileiro Renan Barão, que conquistou o cinturão interino em 21 de julho de 2012 ao derrotar o americano Urijah Faber no UFC 149. Desde então, Barão já defendeu o título duas vezes, contra Michael McDonald e Eddie Wineland, o que aumentou as reclamações de que ele deveria ser promovido a campeão linear (da cronologia oficial da categoria).
Antes de Cruz, houve um campeão do UFC que teve seu cinturão retirado em menos tempo de afastamento: Frank Mir, que perdeu o título dos pesos-pesados após 419 dias de inatividade, aproximadamente um ano e dois meses, causada por um acidente de moto que quase encerrou sua carreira. Apesar disso, White defende a postura da companhia com o campeão peso-galo, e deixa aparente que a nova restrição não o afetará ainda.
- Essa é uma daquelas situações em que... Dominick Cruz é um bom garoto. Ele é um grande campeão. Ele deveria lutar com Urijah Faber no final daquela (15ª) temporada do The Ultimate Fighter. Ele é um campeão, ele recebe parte do pay per view. Aquela luta deveria estar no card do Anderson Silva x Chael Sonnen, que era um golaço para ele. Era literalmente um bilhete premiado de loteria. É uma combinação de eu me sentindo muito mal por ele, e ele ser uma pessoa tão boa... Eu sinto que deixamos isso rolar por muito tempo? Talvez. Mas eu vejo quem o campeão é, e digo que não. Eu me sinto mal pelo garoto - disse White.
O dirigente permanece confiante no retorno de Cruz no começo de 2014 para unificar os cinturões contra Barão, mas reiterou que, caso o americano não volte, vai retirar seu título.
- Ele está treinando. Ele está muito confiante de que vai voltar no início do ano. E acho que deixamos bem claro o que vai acontecer se ele não voltar - concluiu o dirigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário