terça-feira, 4 de outubro de 2011

Adversário pouco conhecido, Aurora é um clube emergente na Bolívia

Time de Cochabamba tem dois representantes na Seleção, mas técnico Baldivieso acredita que sua equipe deveria ter bem mais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Julio Baldivieso técnico do Aurora (Foto: Reuters)Ex-jogador e agora técnica do Aurora, Baldivieso
confia no potencial do seu time (Foto: Reuters)
Além da altitude de 2.600m de Cochabamba, o Vasco terá pela frente, nesta quarta-feira, que enfrentar um adversário pouco conhecido dos brasileiros. O Aurora, apesar de não ter tanta tradição na Bolívia como o The Strongest, Bolívar e Jorge Wilstermann, é um clube em ascensão. O duelo será às 21h50m (de Brasília), no estádio Félix Cápriles.
A "Equipo del Pueblo" (Equipe do Povo), como é conhecida, tem apenas dois títulos nacionais (1963 e 2008 - Clausura), mas atualmente faz uma boa campanha: é o primeiro de seu grupo no campeonato nacional. Em cinco partidas, o Aurora venceu quatro vezes e perdeu uma. O time chega com moral para encarar o Vasco, já que venceu por 2 a 0 o San José na última partida.

Dois jogadores do Aurora estão convocados para defender e Seleção Boliviana nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014: Augusto Andaveris e Jaime Robles. O primeiro foi liberado para enfrentar o Vasco, mas o segundo desfalcará o time. O técnico do Aurora, Julio César Baldivieso, disse que, pelo potencial que tem, sua equipe deveria ser a base da Seleção.
- O Aurora deveria ser a base da Seleção da Bolívia, quem sabe de futebol deve concordar com isso. Estou surpreso que não seja assim - disse o treinador ao site oficial do clube.
Atualmente, The Strongest (seis), Bolívar (cinco) e Oriente Petrolero (quatro) são os clubes que mais têm jogadores defendendo a Bolívia.
Para o duelo com o Vasco, Baldivieso tem chance de contar com um reforço considerado importante, o meia Fernando Sanjurjo, que se recupera de um problema muscular. O jogador, que não participou da vitória sobre o San José, está confiante de que poderá estar em campo.
- Quero jogar na quarta, fazer parte do time neste compromisso internacional tão importante que temos contra o Vasco da Gama. Sinto apenas um incômodo e acho que estou em condições, mas o professor (Baldivieso) quem vai decidir isto - afirmou ao diário "Los Tiempos".
Vasco já jogou contra o Aurora em Cochabamba
Esta será a primeira vez que o time da Colina enfrenta o Aurora em um jogo oficial. No dia 7 de fevereiro de 1968, os clubes realizaram um amistoso em Cochabamba. O placar foi 1 a 1. Os cruz-maltinos já enfrentaram times bolivianos em sete oportunidades, seis delas em amistosos: foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota (para o Jorge Wilstermann por 3 a 1, em 1968, na Bolívia).
O único confronto oficial do Vasco contra bolivianos aconteceu no Sul-Americano de 1948. O time venceu o El Litoral por 2 a 1. Mais tarde o clube iria conquistar o título daquela competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário