terça-feira, 14 de maio de 2013

Sistemas de iluminação, som e vídeo do novo Mané Garrincha são testados

Equipamentos entram em funcionamento simultâneo pela primeira vez; inauguração do estádio está marcada para o próximo sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília
6 comentários
A cinco dias da inauguração, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha passou na noite desta segunda-feira pelo primeiro teste compartilhado dos sistemas de iluminação, som e vídeo. Palco da abertura da Copa das Confederações deste ano, a nova arena da capital federal será aberta para o público no próximo sábado, com a decisão do campeonato candango.
- É um teste importante, porque são elementos que funcionam de forma integrada. A ideia de ter uma arena como essa é que o público esteja no estádio como se fosse em um teatro. Que a iluminação seja perfeita, que o som seja perfeito, e que o placar seja perfeito - afirmou o secretário extraordinário da Copa no DF, Cláudio Monteiro.
Teste de Luz Mané Garrincha (Foto: Fabricio Marques)Iluminação, som e vídeo foram testados simultaneamente nesta segunda (Foto: Fabricio Marques)
Os sistemas de iluminação, som e vídeo são controlados por uma mesma central. Ambos já tinham passado por testes isolados na última semana, mas foram ligados simultaneamente pela primeira vez nesta segunda-feira. Todos os 446 refletores responsáveis pela iluminação do campo foram acesos. Cada ponto de luz tem capacidade de 2.000 watts e foi cuidadosamente posicionado de maneira a evitar sombras.
Também foram ligados os dois conjuntos de painéis eletrônicos, que ficam atrás dos gols. Cada conjunto é formado por uma tela principal, de 90 m², e uma secundária, de 27 m². A tela secundária é posicionada por trás da principal, evitando "pontos cegos" para torcedores que se sentarem nas arquibancadas superiores do estádio.
Veja outras fotos do novo Mané Garrincha iluminado
Já o sistem de som do novo Mané Garrincha é composto por 16 conjuntos de caixas. Cada conjunto conta com oito módulos de equipamentos, somando 32 amplificadores ao todo. O sistema é capaz de gerar uma potência de até 110 decibéis.
- Ainda são necessários alguns ajustes. Vamos continuar testando os sistemas durante toda a semana, para que esteja tudo funcionando perfeitamente na estreia - explicou a engenheira responsável pela obra, Maruska Lima.
A inauguração do novo Mané Garrincha está marcada para o próximo sábado, às 16h, com a partida entre Brasiliense e Brasília, pela decisão do campeonato candango. Mas cedo, pela manhã, uma cerimônia formal de entrega da obra será realizada com a presença de autoridades e convidados.
Seguindo recomendação da Fifa, a partida de inauguração do estádio não contará com a ocupação total dos 70 mil lugares. Apenas 30% da capacidade será liberada. O primeiro evento-teste com lotação máxima do novo Mané Garrincha deve ser o jogo entre Santos e Flamengo, no dia 26 de maio, pela rodada de abertura do Brasileirão.
Teste de Luz Mané Garrincha (Foto: Fabricio Marques)Inauguração do novo Mané Garrincha será no próximo sábado (Foto: Fabricio Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário