sexta-feira, 29 de abril de 2011

'Lindo', Ronaldo vai atuar como embaixador esportivo do Rio de Janeiro

Ex-jogador ouve elogios e rouba a cena no evento em que a Prefeitura do Rio anunciou parcerias com a NBA e o Barcelona para incentivar o esporte

Por Lydia Gismondi e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Ronaldo Fenômeno já deixou os campos, mas segue engajado em projetos para o desenvolvimento do esporte no país. Nesta sexta-feira, o ex-jogador do Corinthians foi destaque em evento no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, que discutiu a importância do legado e da transformação social através das atividades esportivas.
Como de costume, o Fenômeno roubou a cena. Logo no início da cerimônia, a secretária de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Lins, arrancou gargalhadas da plateia ao dizer que Ronaldo será o embaixador do esporte mais bonito do mundo.
RONALDO fenômeno NO PALACIO DA CIDADE (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)Ronaldo no evento no Palácio da Cidade (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)
- Até de lindo já fui chamado aqui. Nunca fui chamado dessa maneira. Nem minha mulher me chama assim – brincou Ronaldo.
Mas logo o Fenômeno trocou o tom do discurso para usar a sua história como exemplo de transformação social através do esporte.

- Nasci em uma comunidade carente do Rio. Mas o futebol me fez fugir da criminalidade e do tráfico de drogas. Desde muito cedo me viro sozinho, pegando ônibus e trens para ir treinar e me dedicar ao meu sonho. O esporte foi uma grande oportunidade para mim. Com isso, criei meu futuro desde pequeno. Essa iniciativa de levar a cada comunidade um espaço de lazer e esporte é fantástica. Isso dará aos jovens a oportunidade de se afastar dos problemas.
O ídolo brasileiro destacou a importância do povo acreditar que o país pode se desenvolver com a realização da Copa e das Olimpíadas. Ele reforçou a ideia de que o esporte terá papel de destaque no futuro.
- A Copa e as Olimpíadas darão aos brasileiros a oportunidade fantástica de mostrar o orgulho de nascer nesse país. Todos acreditam muito nesses dois eventos e precisamos acreditar também. Precisamos aproveitar ao máximo as obras de infraestrutura, sempre as associando a programas comunitários de incentivo ao esporte. O esporte é o futuro. Já temos uma grande fábrica de talentos de futebol e isso pode ser ainda mais potencializado em outros esportes.
Na cerimônia, foram firmadas parcerias entre um banco privado, a prefeitura do Rio de Janeiro, o Barcelona e a NBA, liga americana de basquete, para o fortalecimento de projetos de desenvolvimento do esporte na cidade. A preocupação com o possível legado deixado pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas do Rio de 2016 foi um dos principais temas do evento.
leandrinho esporte como legado social  (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Leandrinho fala da experiência da NBA com projetos
sociais (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
- Estou muito feliz de estar aqui. É uma honra muito grande poder ajudar. A NBA já faz bastante isso de ajudar comunidades pobres. Então, tenho certeza que ela será um grande fator nesse projeto. Tudo o que nós fazemos lá queremos fazer aqui também - disse Leandrinho.
O objetivo do projeto é melhorar as 14 Vilas Olímpicas existentes na cidade e criar outras quatro em comunidades carentes, como o Complexo do Alemão, por exemplo. Antes da implantação, porém, será feito um estudo sobre as necessidades financeiras e estruturais. Enquanto o Banco Interamericano dará o suporte econômico, a NBA e o Barcelona entrarão com o capital humano, como uma espécie de consultores pelas experiências de sucesso com projetos sociais.
- A coisa mais importante no esporte é a criação de valores. No Barcelona, isso é um princípio que consideramos muito. Nós temos sucesso por que temos valores. Nós desenvolvemos isso desde a juventude. No Barcelona, ensina-se futebol nas escolinhas, mas ensinam-se valores também – disse Ramon Pont, vice-presidente do Barcelona.

Além de Ronaldo Fenômeno e Leandrinho, o evento contou ainda com a participação de autoridades dos governos Municipal e Estadual e representantes da NBA e do clube catalão. O prefeito Eduardo Paes, que na manhã desta sexta inaugurou o projeto "Cidade Olímpica", tinha um compromisso em Brasília com a presidente Dilma Rousseff e não pôde estar presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário