sábado, 27 de novembro de 2010

Conca: 'Estou no auge da carreira'


Se dentro de campo Dario Leonardo Conca não demonstra inibição para driblar e estufar as redes adversárias, fora dos gramados o ídolo da torcida tricolor é famoso por sua timidez. Quando raramente aparece na sala de imprensa das Laranjeiras, ele brinca dizendo que só volta em três meses. Mas o argentino mais amado do Brasil, como agora canta a torcida tricolor, quebrou o silêncio a dois jogos do tão sonhado título brasileiro. Ao Jogo Extra, Conca revela estar no auge de sua carreira, disse não guardar mágoas do River Plate, clube que o revelou, aponta seus rivais ao prêmio de “Craque do Brasileirão”, sonha em fazer dupla com Messi na seleção argentina e tranquiliza a torcida tricolor:
— Não vou ficar fora do último jogo de jeito algum. Não vou levar terceiro amarelo.
Qual foram suas maiores dificuldades de adaptação ao Rio de Janeiro?
Não conhecer a cidade e o próprio idioma. Mas o Rio me acolheu muito bem, hoje me sinto em casa.
Por que não se firmou no futebol argentino? Tem mágoa do River Plate?
São coisas que acontecem no futebol, não tenho mágoa do River. Quando era criança sonhava em jogar num time grande da Argentina, era o que mais queria. Nem imaginava jogar no Brasil e ser bem recebido aqui. Isso que está acontecendo é tão bom que supero algumas decepções no passado.
A que atribui o fato de atuar em todas as partidas do Brasileirão até agora?
Não é fácil chegar no fim da temporada nas melhores condições físicas. Eu mesmo sinto dores como qualquer um (NR: Conca deverá ser submetido a cirurgia no joelho esquerdo no fim do ano), mas felizmente estou conseguindo superá-las. Nunca fui de levar muitos cartões e agora a reta final me seguro ainda mais.
Tem medo de ficar fora logo do último jogo por suspensão?
Não quero ficar de fora de jeito algum. Vou continuar jogando como sempre fiz, evitando faltas violentas, reclamações com o arbitro...
Como vai a vida fora de campo? Pensa em se casar?
Sou um cara muito tranquilo, gosto de ficar com minha namorada (a mulher do craque se chama Paula e é brasileira) em casa, vendo filmes. Casar é outro estágio...
E os filhos serão brasileiros ou argentinos?
(Risos) Este é um estágio ainda mais avançado...
Sabemos que você vai a alguns sambas de vez em quando para descontrair. Como é isso? Gosta de dançar? É melhor do que o tango?
Sou muito tímido, mas acho o samba muito bom. Sobre dançar, não me arrisco não... (risos). Mas o nosso tango é insuperável, né?
Por que não usa a camisa 10 no Fluminense? Não gosta do número?
Eu gosto de usar a 11, já me identifiquei com este número. A 10 todos os jogadores querem. Deixo eles escolherem.
Porque acha que o seu conterrâneo Equi Gonzalez não conseguiu se firmar até hoje nas Laranjeiras?
Ele começou bem no ano passado e tem grande qualidade. No futebol tudo muda, de repente no ano que vem ele possa ter mais oportunidades.
Você considera que está no auge de sua carreira? Ou ainda dá para melhorar?
Acho mesmo que estou no meu melhor momento, mas vou seguir trabalhando para melhorar. Ainda tenho outro objetivos e sonhos, como defender a seleção do meu país.
A torcida agora canta “Pqp, é o argentino mais amado do Brasil”. O que acha disso? Algum dia pensou em ser o argentino mais amado do Brasil passando por cima de uma grande rivalidade entre os dois países?
Desde que cheguei no Rio fui muito respeitado pelos torcedores. Vejo outros estrangeiros fazendo sucesso também, como o D’Alessandro, o Montillo, o Loco Abreu. Isso mostra como o brasileiro recebe bem as pessoas.
Já pensa no prêmio de craque do Brasileirão? Quem você acredita que são seus maiores concorrentes?
É sempre bom ter seu trabalho sendo reconhecido. Mas outros grandes jogadores também têm condições de ganhar este prêmio, como o Montillo, o Elias...
O que acha de jogador que sai à noite e exagera na bebida e na farra? Onde você encontrou isso mais vezes: no Brasil ou na Argentina?
Não me preocupo com a vida pessoal de cada um. Essas coisas acontecem em qualquer clube e país do mundo.
Quem foi melhor: Pelé ou Maradona?
Não sei quem foi melhor, mas meu ídolo é o Maradona.
Conca e Messi formariam uma boa dupla na seleção da Argentina?
Seria legal, não? O Messi dispensa comentários, deve ser muito fácil jogar ao lado dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário