sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lindsey se recupera e vence fácil em pista onde foi vetada no masculino

Americana tetracampeã da Copa do Mundo conquista em Lake Louise o primeiro triunfo da temporada e pode se tornar a segunda maior vencedora

Por GLOBOESPORTE.COM Lake Louise, Canadá
Comente agora
Lindsey Vonn queria competir em Lake Louise contra homens, mas teve o pedido vetado. Nesta sexta-feira, duas semanas depois de ter sido internada com dores intestinais, mostrou que, na pista canadense, está muito acima de qualquer uma das adversárias. A tetracampeã geral da Copa do Mundo venceu a primeira das duas corridas de downhill com quase dois segundos de vantagem. Foi a primeira vitória dela na temporada.
Neste fim de semana, Lindsey poderá se tornar a segunda maior vencedora de etapas da Copa do Mundo. Tem agora 54 triunfos, terceira maior marca da história - está atrás apenas da suíça Vreni Schneider (55) e da austríaca Annemarie Moser-Proell (62), ambas já aposentadas.
Foi a 12ª vitória de Lindsey em Lake Louise, quinta no downhill. Nos últimos três anos ela venceu as três corridas por lá: duas de downhill e uma de slalom gigante.
esqui alpino Lindsey Vonn vence Copa do Mundo de downhill em Lake Louise (Foto: Reuters)Lindsey Vonn voa para a primeira vitória do ano (Foto: Reuters)
Sem competir há dois anos, a britânica Chemmy Alcott retornou a Lake Louise, pista onde se acidentou. E ficou em 25º. A etapa também marcou o retorno de Larisa Yurkiw, que não competia havia três anos. Ela fez uma "vaquinha" online para poder disputar o circuito. Terminou em 44º.

Neblina quase cancela prova

A prova em lake Louise teve um quê de tensão. Por conta da neblina, poucas esquiadoras se arriscaram. Lindsey completou a prova em 1m52s61 e ficou torcendo para que ao menos 30 atletas descessem a montanha - é a quantidade mínima para um resultado ser homologado pela Federação Internacional de Esqui (FIS).
esqui alpino Lindsey Vonn vence a Copa do Mundo de lake Louise (Foto: AP)Lindsey Vonn no pódio em Lake Louise (Foto: AP)
A também americana Stacey Cook fez 1m54s34, 1s73 mais lenta, tempo suficiente para garantur a ela o primeiro pódio de sua carreira. Foi a primeira vez desde 2006 que os Estados Unidos fizeram uma dobradinha no downhill - em Val d'Isere, na França, com Lindsey e Julia Mancuso.
A terceira colocação em Lake Louise ficou com a alemã Maria Hoefl-Riesch, campeã geral em 2010/2011, e Tina Weirather, de Lichtenstein, empatadas com 1m54s35. A eslovena Tina Maze, líder da temporada, ficou em 15º, com 1m55s87.
A musa americana do esqui alpino abriu a temporada com uma queda na estreia, em Söelden (AUT). Logo depois, recebeu um "não" como resposta ao pedido de competir contra homens. Abriu mão de ir a Levi, na Finlândia, para treinar melhor para Aspen, única etapa americana da Copa do Mundo. Na semana da competição, porém foi levada a um hospital por conta de dores intestinais. Ficou dois dias internada. Ainda assim disputou o slalom gigante. Cruzou a linha de chegada exausta, em 21º. Ela ocupava até então a 53ª posição do ranking.

No masculino, a quarta etapa da temporada está sendo disputada em Beaver Creek, nos Estados Unidos. A vitória no downhill ficou com o italiano Christof Innerhofer, com 1m41s69. Líder do ranking geral o norueguês Askel Lund Svindal ficou em segundo (1m41s92). O terceiro colocado foi o norueguês Kjetil Jansrud (1m42s19). No sábado será disputada a prova de supergigante e, no domingo, de slalom gigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário