terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

MP entra com ação para suspender organizadas de Fluminense e Vasco

Integrantes da Young Flu e Força Jovem do Vasco se envolveram em briga antes
do clássico entre os clubes no Engenhão, no último domingo

Por Rio de Janeiro, RJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro anunciou que vai entrar com uma ação civil pública no Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, requerendo a proibição da presença das torcidas organizadas Young Flu e da Força Jovem do Vasco nos estádios. O MP também vai solicitar que os torcedores identificados na briga do último domingo seja impedidos de entrar nas arenas e a proibição da venda de material dessas torcidas.
A ação anunciada pelo Ministério Público nesta terça-feira foi motivada pela briga em que as duas uniformizadas se envolveram no Méier (Zona Norte), no último domingo, antes do clássico entre Fluminense e Vasco, pela sexta rodada do Campeonato Carioca, no Engenhão. O jogo terminou com vitória vascaína por 1 a 0, gol de Luan, de pênalti.
Segundo balanço das polícias civil e militar do Rio de Janeiro, 99 pessoas foram presas em flagrante e ficarão detidas. Há ainda 19 jovens que foram encaminhados ao Juizado de Menores.
Torcedores Presos no Engenhão (Foto: Edgard Maciel)Torcedores presos por conflito antes de Fluminense x Vasco no Engenhão (Foto: Edgard Maciel)

O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) havia detido, no domingo, 127 pessoas. A primeira ação ocorreu poucas horas antes do clássico: 87 torcedores se envolveram em um confronto na estação de trem do Méier. O local é historicamente conhecido por encontros violentos entre organizadas de Fluminense e Vasco. Depois, dois grupos rivais da Força Jovem  tentaram entrar em confronto. Mais 40 foram detidos.
No caso da torcida do Vasco, trata-se da segunda penalização pedida no ano. O próprio MP já havia encaminhado pedido de suspensão, além de iniciar uma investigação por conta de conflitos internos motivados por disputas políticas na própria facção. A situação ocasionou uma nota do presidente do clube, Eurico Miranda, declarando não reconhecer mais a torcida organizada.
Confira abaixo a nota do Ministério Público do Rio:
"O Ministério Público ingressará com ação civil pública no Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, requerendo a suspensão de comparecimento aos estádios das torcidas organizadas envolvidas no tumulto ocorrido no último domingo (22/02), a Young Flu e a Força Jovem do Vasco, além da proibição da venda de material dessas torcidas e do impedimento de entrada nos jogos dos torcedores identificados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário