domingo, 30 de setembro de 2012

Thiago Camilo vence em Tarumã e embola o campeonato da Stock Car

Pole, Khodair tem pneu furado e sai da briga pela vitória. Cacá Bueno chega em quinto e mantém a ponta na tabela por apenas dois pontos

Por Alexander Grünwald Viamão, RS
Comente agora
Na volta de Tarumã ao calendário da Stock Car, o segundo maior vencedor em atividade na categoria mostrou que está vivo na briga pelo seu primeiro título. Com uma largada agressiva e gerenciando o consumo de pneus ao longo dos mais de 40 minutos de corrida, Thiago Camilo venceu a nona etapa da temporada e subiu para a quarta posição no campeonato, que ainda é liderado por Cacá Bueno. O piloto da RBR Mattheis, que havia largado em 11º, fechou a prova em quinto lugar. Átila Abreu e Daniel Serra, que também brigam pelo título, completaram o pódio. Quarto colocado neste domingo, Ricardo Maurício manteve a segunda posição no campeonato, e agora está a apenas dois pontos de Cacá.
Stock Car - Thiago Camilo comemora a vitória em Tarumã, nona etapa da temporada 2012 (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Thiago Camilo comemora a vitória em Tarumã, nona etapa de 2012 (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)

- Pela situação do asfalto, não descartávamos a chance de um pit stop, mas como eu assumi a ponta lá pela metade, ficaria difícil ser a cobaia, e parar sem ninguém ter trocado ainda. Eu tinha um ritmo melhor no início, e mas consegui poupar os pneus para chegar até o final. Já persigo esta vitória em Tarumã desde 2004, quando conquistei aqui a minha primeira pole na Stock, e isso mostra que estamos na briga - disse o vencedor, que já na largada pulou de quinto para terceiro.
Um elemento que assustava os pilotos antes mesmo da largada acabou sendo determinante para o resultado: na 23ª volta, o pole position Allam Khodair, que liderava sem problemas desde a primeira curva, teve o pneu traseiro direito furado devido ao abrasivo asfalto gaúcho e precisou ir aos boxes para fazer um pit stop forçado. De volta à pista, o piloto do carro 18 precisaria da entrada de um safety car para se aproximar novamente do primeiro pelotão. Mas a prova transcorreu inteiramente em bandeira verde e o máximo que o “japonês voador” conseguiu foi chegar na 11ª posição.
Outros pilotos também tiveram problemas com os pneus, como Rodrigo Sperafico, Pedro Boesel, Duda Pamplona, Claudi Ricci e David Muffato. Segundo colocado, Átila Abreu disse que fez a corrida mais conservadora em toda a sua carreira na Stock Car. E que temeu por seus compostos quando viu Khodair entrando nos boxes com um pneu rasgado.
A próxima etapa da Stock Car está marcada para a pista de Curitiba, no dia 21 de outubro, e deve marcar a estreia de Rubens Barrichello na categoria. O piloto, que anunciou sua participação apenas para a Corrida do Milhão, a última da temporada, testará um carro da equipe Full Time na semana anterior à prova paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário