terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Carioca 2011: pouco badalado, Vasco aposta na base contra o jejum

Com reforços pontuais e perda de apenas um titular do time de 2010, equipe está otimista para levantar a taça que não conquista desde 2003

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Já faz tempo que os torcedores vascaínos não sabem o que é conquistar o Campeonato Carioca. A última vez foi em 2003, quando a equipe tinha, entre outros, Marcelinho Carioca, Léo Lima e Souza. De lá para cá, o clube vive um incômodo jejum. Mesmo que de forma velada e cautelosa, existe um grande otimismo interno de que as coisas podem melhorar para o Gigante da Colina. O primeiro desafio será nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), contra o Resende.
Menos badalado do que os rivais, o Vasco aposta na manutenção da base de 2010 e na chegada de reforços em posições que se mostraram carentes na última temporada, como um centroavante. Os grandes nomes seguem sendo Felipe, Carlos Alberto e Eder Luis. Após o bom último ano, Dedé também é certeza de segurança na zaga.
Enquete: o Vasco será o campeão carioca?
Sim 76%
Não 24%
Apesar do otimismo da diretoria, comissão técnica e dos jogadores, os torcedores vascaínos foram os que se mostraram menos confiantes no título em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM. Foram 76% apostando no título, menos do que flamenguistas (93%), tricolores (89%) e botafoguenses (80%).
Pela primeira vez, cruzmaltinos e rubro-negros estarão no mesmo grupo, que terá ainda o América, Boavista, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Americano e Resende.
Carlos Alberto no treino do VascoCarlos Alberto tenta se livrar da rotina de lesões do ano passado (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)
A formação tática:
tática 90x56
A formação tática do Vasco para este início de temporada será bastante parecida com a de 2010. Pela forma que armou o time até agora, o técnico Paulo César Gusmão vai escalar uma linha com quatro jogadores atrás, dois volantes, dois meias e dois atacantes. A principal novidade para 2011 é a presença de um homem de referência na frente: Marcel. Com a presença de dois jogadores pouco marcadores no meio de campo (Felipe e Carlos Alberto), PC já avisou que somente um lateral deve atacar de cada vez.

Os destaques da pré-temporada:
Anderson Martins Vasco
A equipe fez a pré-temporada em Atibaia, e todos deixaram o interior de São Paulo satisfeitos com o trabalho realizado. Quem aproveitou bem este período e se encheu de moral no grupo foi o zagueiro Anderson Martins, que veio do Vitória e já garantiu a vaga entre os titulares. Carlos Alberto, que chegou "fininho", também se destacou, apesar de ter levado uma pancada no joelho direito e perdido algumas atividades.

Quem chegou e quem saiu:
chamada Vai e Vem do Mercado 2010 - 140x110
Do time titular, apenas o volante Rafael Carioca saiu do clube. Com a manutenção do elenco, a diretoria contratou quatro reforços em posições carentes: o zagueiro Anderson Martins, o volante Eduardo Costa e os atacantes Marcel e Misael. Enrico, Jeferson e Marcio Careca voltaram de empréstimo. Outros atletas que deixaram São Januário: Tiago, Titi, Ernani, Carlinhos, Magno, Bruno Paulo, Nunes e Rafael Coelho (fora dos planos).

A expectativa do técnico Paulo César Gusmão:
pc gusmão vasco treino atibaia
"Nós temos um grupo comprometido, consciente do que é vestir a camisa do Vasco. O mais importante será equilibramos as nossas finanças, este seria o nosso maior reforço. O grupo é de qualidade. Já tínhamos uma base e fizemos contratações pontuais. O objetivo é buscar o campeonato."

A opinião do blogueiro torcedor:
blog do torcedor vasco
Julio Cesar: "Fila de espera grande, falta de grana, reforços não muito badalados, pressão e falta de paciência da torcida. Várias são as razões para se imaginar que o Vasco não irá bem nesse Carioca. Mas o que todos esquecem é que a razão tem muito pouca influência no futebol. É por isso que acredito que o Gigante da Colina fará um bom estadual e brigará pelo título. A equipe manteve a base, os problemas físicos de 2010 parecem ser coisa do passado, e o elenco mostra uma motivação como há muito não se vê. Falem o que quiserem, mas um time com Prass, Fagner, Dedé, Ramon, Eduardo Costa, Felipe, Carlos Alberto e Eder Luis pode brigar de igual para igual com qualquer time do país. Tenha ele Conca, Fred, Loco Abreu ou Ronaldinho Gaúcho. Pode aguardar, torcida: o Vasco esse ano vai surpreender e acabar com o jejum de títulos!" (Confira o blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário