sábado, 5 de maio de 2012

Decisivo no Chelsea, Ramires faz Brasil voltar a ter 'ator principal'

Artilheiro na Copa da Inglaterra, carrasco do Barça e destaque da temporada, volante encerra 'jejum' que vinha desde sucesso de Kaká em 2007

Por Cahê Mota Direto de Londres
Os holofotes estão novamente em cima de um brasileiro. Acostumado a exportar protagonistas para o futebol mundial, o Brasil viu nos últimos anos seus astros ocuparem papéis de pouco de destaque nos palcos europeus. Desde 2007, quando Kaká levou o Milan ao título da Liga dos Campeões e foi eleito o melhor do mundo pela Fifa, o país se tornou coadjuvante nas conquistas dos grandes clubes. Panorama que mudou na tarde deste sábado, quando Ramires se consolidou como grande nome do Chelsea em uma temporada onde o time já é campeão da Copa da Inglaterra e ainda disputa a final da Champions.
Ramires na partida do Chelsea contra o Liverpool na final da Copa da Inglaterra (Foto: AFP)Ramires na arrancada do primeiro gol do Chelsea na decisão da Copa da Inglaterra (Foto: AFP)
No elenco milionário do russo Roman Abramovich, o volante brasileiro pode não ser o mais badalado, mas é o mais eficiente. Depois de ser algoz do Barcelona na semifinal da Champions, dando passe para o gol da vitória por 1 a 0 em casa e marcando o primeiro no empate em 2 a 2 no Camp Nou, Ramires roubou a cena em Wembley. Com arrancada e finalização típicos de atacante, marcou o primeiro gol no 2 a 1 sobre o Liverpool. Mais um ato para justificar a idolatria da torcida, que o aplaudiu de pé ao ser substituído por Raul Meireles e prometeu criar uma música em sua homenagem em campanha no Twitter durante a última semana.
- Sempre recebi o carinho e o respeito do torcedor, mas é claro que, quando as coisas dão certo, começam a ver a pessoa com outros olhos. É o que está acontecendo. Tenho procurado aproveitar o momento. A torcida até já quer fazer música. O único clube em que vivi isso foi no Cruzeiro. Acho muito legal tudo, mexe bastante comigo.
O gol diante do Liverpool foi o 11ª de Ramires em uma temporada que, mesmo no mau momento do time, sob o comando de André Villas-Boas, ele já se destacava. De gestos simples, o brasileiro creditou o sucesso à dedicação no dia a dia e dividiu os méritos com os companheiros.
- Todo esse status que estou alcançando aqui no Chelsea é fruto de muito trabalho. Tenho que dar crédito a isso. Nunca deixei de trabalhar, de me esforçar. Preciso falar também dos meus companheiros. Não jogo sozinho. É preciso ter humildade. Tenho me dedicado e Deus está sendo bom comigo na hora que o time precisa. Estou aproveitando a fase. Pena que já está acabando a temporada - disse, rindo sobre o fim das competições pela Europa.
Ramires comemora gol do Chelsea contra o Liverpool (Foto: Getty Images)Novo xodó da torcida dos Blues festeja o gol contra o Liverpool (Foto: Getty Images)
O último mês tem sido ainda mais especial para o brasileiro e coincide justamente com a mudança de posição promovida por Roberto Di Matteo. Acostumado a ser segundo ou terceiro homem de meio de campo, Ramires foi deslocado para atuar quase como um ponta direita, como homem mais próximo de Drogba, e respondeu com atuações de gala nos dois jogos contra o Barça, na semifinal da Copa da Inglaterra, contra o Tottenham, e na decisão deste sábado.
- No Benfica, já jogava assim, mas não fiz tantos gols como tenho feito agora. Estou com mais liberdade. O Roberto (Di Matteo) viu que eu podia ajudar a equipe atuando mais pelo lado, me colocou ali e tem dado certo. Tem saído gol, assistência, e isso é importante. O time todo está bem.
Ramires comentou ainda o lado artilheiro que esteve aflorado neste período e disse que os números, que o apontam como artilheiro do time na Copa da Inglaterra, com quatro gols, poderiam ser ainda melhores.
- Não treino muito finalização. Se treinasse, poderia ter até mais gols. Mas as oportunidades são poucas, às vezes só vou ter uma e tenho que fazer. O importante é aproveitar essa chance. Estou me saindo bem.
Chelsea campeão da Copa da Inglaterra (Foto: AFP)É campeão! Capitão John Terry levanta a taça com Frank Lampard (Foto: AFP)
David Luiz prevê sucesso ainda maior
Melhor amigo de Ramires no elenco e companheiro desde os tempos de Benfica, David Luiz fez coro com torcida e imprensa da Inglaterra, que não se cansam de elogiar o camisa 7. Para o defensor, o amigo segue em constante evolução e tem potencial para acompanhar nomes como Messi e Cristiano Ronaldo nas listas dos melhores jogadores do mundo.
- O Ramires é isso aí. Já o conheço há muito tempo. Fico feliz por ele conseguir provar para muita gente que não acreditava no valor que ele tem. É um excelente cara, que merece tudo que está vivendo e vai crescer ainda mais. Já é um craque de bola, humilde, que quer aprender mais, e tenho certeza que chegará ao Top 5 do mundo.
Decisivo em campo, Ramires terá que exercitar seu lado torcedor na partida mais importante da temporada. Suspenso, ele não encara o Bayern de Munique, dia 19 de maio, em Munique, na decisão da Liga dos Campeões da Europa. Antes, porém, tem compromisso pelo Chelsea nas duas últimas rodadas do Campeonato Inglês, contra o próprio Liverpool, terça-feira, e o Blackburn, no dia 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário