segunda-feira, 14 de março de 2011

União da Ilha vai levar as Olimpíadas de Londres e do Rio para a Sapucaí

Carnavalesco convoca atletas brasileiros para homenagem ao esporte nacional

Por Helena Rebello Rio de Janeiro
Alex Souza União da Ilha (Foto: Divulgação)O carnavalesco Alex Souza já vinha pensando neste
tema há alguns anos (Foto: Divulgação)
Vencedora dos Estandartes de Ouro de melhor enredo e escola de 2011, a União da Ilha vai levar Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e a preparação para a disputa de 2016, no Rio, para a Marquês de Sapucaí no próximo ano. A escola anunciou a escolha do enredo “Era uma vez uma Ilha” com presteza para evitar que outra agremiação aproveitasse o tema, idealizado há alguns meses, mas coincidentemente sugerido publicamente pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, neste fim de semana.
O plano inicial era de montar um carnaval que abordasse a história britânica, focando na cultura popular do país. Mas no ano passado esta ideia ganhou novos contornos para aproveitar o gancho do evento esportivo.
- Já tenho o enredo há alguns anos na minha cabeça, misturando história com realidade, mitos e personagens populares da literatura inglesa, teatro, cinema, moda e esportes. Coisas que o povo pode facilmente identificar, mesmo se tratando de uma cultura estrangeira. Então busquei esse novo foco, até por fazer uma brincadeira pela nossa relação com o futebol, que foi inventado pelos ingleses. Fazer um link entre as Olimpíadas deles e a nossa vai ser como misturar o molho inglês na feijoada carioca, servir caipirinha em um pub inglês. Com certeza vai dar samba – disse o carnavalesco Alex Souza.
Apesar da maior parte do desfile ser pensada e voltada para os Jogos do próximo ano, Alex garante que haverá espaço para mostrar a cara brasileira, e conta com a presença dos atletas canarinhos para abrilhantar a festa na avenida.
- Faremos uma abertura, como se fosse a abertura dos próprios Jogos. Sempre é apresentada a história da cidade anfitriã, do país. Temos que fazer esse desenrolar. Em determinado momento vai aparecer o Rio 2016 como a próxima estação. Já está tudo pronto na minha cabeça, da comissão de frente ao encerramento. Todos os atletas têm que vir conosco, independentemente da torcida particular por uma escola. Todos têm que vestir as cores do Brasil nessa grande homenagem ao esporte nacional – afirmou.
Empolgado com as diversas conexões estabelecidas pelos subtemas que a escola irá apresentar, o carnavalesco lembra que o espírito de união dos povos proposto pela competição é semelhante ao que moveu a comunidade carioca para a reconstrução dos carros alegóricos e fantasias perdidas no incêndio que atingiu o barracão da escola, na Cidade do Samba, no dia sete de fevereiro. Como consequência, União da Ilha, Grande Rio e Portela, prejudicadas pelo fogo, não foram julgadas.
Diego Hypolito Daniele Hypolito carnaval 2007 (Foto: Arquivo / Agência O Globo)Em 2007, Diego e Daniele Hypolito desfilaram pela
Portela (Foto: Arquivo / Agência O Globo)
- O enredo é todo amarrado. Darwin vai voltar para casa (em alusão ao enredo deste ano, “O mistério da vida” e à nacionalidade do naturalista). O fogo que destruiu as fantasias também nos uniu para nos superarmos e fazermos o carnaval. E esse fogo do esporte, a cada quatro anos, une os povos e promove a paz e superação. É a superação de cada atleta para chegar ao lugar mais alto do pódio, como a nossa escola almeja. Fora que somos realmente anfitriões dos atletas, já que o aeroporto por onde as delegações vão chegar (Internacional Tom Jobim) fica na Ilha do Governador. Esse enredo tinha que ser da Ilha.
O esporte já foi tema na Marquês de Sapucaí em outras ocasiões. Em 1993, a Mocidade apresentou um enredo sobre jogos e citou as Olimpíadas. Quatro anos depois, a Mangueira cantou o desejo brasileiro de sediar a disputa em 2004, que acabou sendo em Atenas, na Grécia. Em 2007, a Portela fez enredo em homenagem ao Pan-Americano do Rio de Janeiro. No mesmo ano, a Viradouro desfilou com samba sobre jogos, em que alas e alguns carros retratavam modalidades esportivas. Apesar do histórico, Alex garante que a Ilha será inovadora.
- A forma como cada escola desenvolve e apresenta é única. E nosso contexto é outro. Quero trazer a leveza, a simpatia e graça que voltaram a conquistar o publico em 2010, como foi há décadas atrás. Adoro o humor inglês, e isso vai dar samba. E que o fogo em 2012 seja apenas olímpico.
Canoagem carnaval 2007 (Foto: Reuters)A canoagem e a vela também foram representadas em 2007, em enredo sobre o Pan (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário