Fórmula 1 |
---|
Temporada atual |
Temporada de Fórmula 1 de 2011 |
Artigos relacionados |
História da Fórmula 1 Regulamento da Fórmula 1 Fórmula 1 TV |
Listas |
Pilotos (campeões) Construtores (campeões) Países campeões • Mulheres pilotos Grandes Prêmios • Autódromos Recordes • Vencedores Outras pessoas • Acidentes fatais |
Ver artigo principal: História da Fórmula 1 O campeonato mundial de Fórmula 1 se originou com as corridas de Grandes Prémios disputadas na Europa, desde antes da Segunda Guerra Mundial. Com a guerra as corridas cessaram e só retornariam em 1950. Nesse ano foi instituído o campeonato de Fórmula 1, que teria regularidade anual.
Ao longo da história houve enormes mudanças no desporto, tanto no que diz respeito a carros como no que toca a circuitos, regras e segurança. Por diversas vezes ao longo de sua história, regras foram alteradas com a finalidade de aumentar a segurança e a competitividade nas pistas. Também foram feitas diversas alterações em circuitos, como melhorias nos guard-rails, nas áreas de escape, colocação de chicanes, entre outras, principalmente após as mortes dos pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no Grande Prêmio de San Marino, em 1994.
Pilotos e equipes
GPs e respectivos autódromos
Bandeiras[1]
Quando algo que ocorre na pista necessita da atenção de todos os pilotos, são exibidas bandeiras coloridas próximas a linha de chegada/largada. Os pilotos também podem ser avisados pelo rádio, pelos chamados spotters, mas como estes avisos normalmente são críticos e o rádio pode apresentar problemas durante um Grande Prêmio, usa-se o método das bandeiras que é mais prático e seguro.As bandeiras são mais habitualmente usadas para avisar os pilotos sobre a entrada ou a saída do safety car na pista. As bandeiras usadas até 2010 são:
Bandeira | Descrição |
---|---|
Bandeira amarela Perigo logo a frente. Proibido ultrapassar. Reduza a velocidade. | |
Bandeira azul Dê passagem (o retardatário) a um carro mais veloz que quer ultrapassar. Pelas regras de 2009, o piloto deverá permitir a passagem até três curvas após lhe ser mostrada a bandeira ou arrisca penalizações (geralmente essa punição se dá através da passagem pelo box sem parada, ou parada de 10 segundos). | |
Bandeira verde Pista livre após incidente. | |
Bandeira vermelha Corrida paralisada devido a acidente nas duas primeiras voltas, ou devido a problemas meteorológicos ou acidentes particularmente graves[2] | |
Bandeira listrada em amarelo e vermelho Cuidado. Óleo na pista ou pista escorregadia. | |
Bandeira branca Carro lento na pista. Pode ser uma ambulância ou qualquer outro carro de serviço na pista. | |
Bandeira xadrez (ou quadriculada) Fim da prova. | |
Bandeira metade preta, metade branca na diagonal Vem acompanhada com o número do piloto. Ele tomou alguma atitude antidesportiva, a qual deve ser corrigida o mais rápido possível para não haver desclassificação. | |
Bandeira preta Desclassificação do piloto ao qual foi indicada. | |
Bandeira preta com um círculo laranja Vem acompanhada com o número do piloto. Indica que há algum problema técnico. O piloto deverá voltar aos boxes. |
Sistema de pontuação
A Temporada 2010 marca o início de um novo esquema de pontuação que passa a premiar até o 10º colocado em cada Grande Prêmio.[3]
Sistema de pontuação | ||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Temp./Pos. | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º |
1950-1959 | 8 | 6 | 4 | 3 | 2 | |||||
1960 | 8 | 6 | 4 | 3 | 2 | 1 | ||||
1961-1990 | 9 | 6 | 4 | 3 | 2 | 1 | ||||
1991-2002 | 10 | 6 | 4 | 3 | 2 | 1 | ||||
2003-2009 | 10 | 8 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 | ||
2010 | 25 | 18 | 15 | 12 | 10 | 8 | 6 | 4 | 2 | 1 |
Referências
- ↑ Bandeiras - RFEDA ,. Tradução da FIA (2008), Appendix H to the International Sporting Code. [S.l.]: Real Federación Española de Automovilismo (ed.), 2008. Artigo 4. Pg 8.
- ↑ Já houve cinco grandes prémios interrompidos desta maneira: GP de Espanha de 1975 (29/75 voltas), GP da Áustria de 1975 (29/54 voltas), GP do Mónaco de 1984 (31/77 voltas), GP da Austrália de 1991 (14/81 voltas) e GP da Malásia de 2009 (33/56 voltas). Veja-se [1].
- ↑ "FIA aprova novo sistema de pontuação". amigosdavelocidade.uol.com.br. . (página da notícia visitada em 04 de Fevereiro de 2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário