quarta-feira, 16 de março de 2011

Seleção japonesa confirma participação na Copa América

Federação assegura equipe nacional no torneio, mas cancela amistosos contra Montenegro e Nova Zelândia

Por GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias Tóquio
A federação japonesa de futebol confirmou a participação da seleção nacional na Copa América, em julho, na Argentina, apesar da tragédia no país, que sofreu um terremoto seguido de tsunami, na última sexta-feira, deixando milhares de mortos e feridos.

Os rumores sobre a desistência da participação dos japoneses no torneio aumentaram após a interrupção do Campeonato Japonês, por tempo indeterminado. Mas o presidente da federação, Junji Ogura, assegurou que os japoneses vão se apresentar para disputar a primeira fase no dia 2 de julho, no Grupo A, contra a Colômbia. O grupo ainda tem a anfitriã Argentina e a Bolívia.

- Estaremos na Copa América, apesar da terrível situação que atravessamos - afirmou Ogura.

O secretário da Conmebol, Eduardo Deluca, confirmou o contato dos japoneses.

- Ogura me ligou e confirmou o time na competição - disse.

Terremoto no Japão (Foto: Reuters)Japão se recupera da tragédia da última sexta-feira, mas joga Copa América (Foto: Reuters)
A participação do Japão havia sido garantida pelo presidente da organização do torneio, Jose Luis Meiszner, no início da semana, mas a JFA ainda não havia se pronunciado. A seleção entrou como convidada na competição por ter conquistado a Copa da Ásia, em janeiro. O Brasil entra em campo no dia 3 de julho, contra a Venezuela. O Grupo B ainda tem Paraguai e Equador.

Nesta quarta-feira, a federação japonesa também anunciou o cancelamento dos amistosos contra Montenegro e Nova Zelândia, que seriam disputados ainda em março, em solo japonês.
- Tomamos essa decisão levando em conta fatores como a extensão dos danos, medo com as necessidades básicas, como a eletricidade, confusão nos transporte público e segurança do estádio e dos espectadores - informou a entidade.

O terremoto de 8.9 graus na escala Richter atingiu o Japão na última sexta-feira, e gerou uma tsunami, além de novos tremores. Milhares de pessoas morreram e outras ficaram feridas no país. Depois da tragédia, o país asiático agora se preocupa com as explosões em usinas nucleares e a exposição à radiação (saiba mais no G1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário