terça-feira, 1 de março de 2011

Do céu à terra, Adriano Gabiru busca nova chance no Corinthians-PR

Responsável pelo gol que deu o título de campeão Mundial de Clubes pelo Internacional, jogador busca nova vida no timãozinho paranaense

Por Luciano Balarotti Curitiba
Adriano Gabiru gol Corinthians-PR (Foto: Ag. Estado)Do gol do mundial para Corinthians-PR, Gabiru
rodou muito sem se firmar (Foto: Ag. Estado)
Acostumado com os holofotes e com os títulos, o meia-atacante Adriano Gabiru vive em 2011 a experiência do recomeço de um profissional. Após quase um ano afastado dos gramados e com uma história no futebol que inclui ter vivido a emoção de fazer o gol que deu o título para o Internacional no Mundial Interclubes de 2006, o jogador de 33 anos voltou a atuar profissionalmente com a camisa corintiana.
Mas, diante da nova realidade de sua carreira, seu clube não é o centenário Corinthians Paulista e sim o pequeno Corinthians Paranaense. E mesmo longe dos dias gloriosos de conquistas como as do Campeonato Brasileiro de 2001, pelo Atlético Paranaense, da Libertadores da América e do Mundial Interclubes, o jogador não esconde a alegria de estar jogando.
- É muito bom, fiquei muito tempo parado e graças a Deus tive esta chance. Estou muito feliz em um time que me deu oportunidade de voltar a fazer o que mais gosto.
Em um clube menor do que quase todos os outros que defendeu na carreira, Gabiru não desfruta dos bônus da fama, mas também não enfrenta as pressões e cobranças da torcida, talvez a maior diferença da filial curitibana do Timão em comparação à matriz.
- Tem clube aí em que eu joguei que não tem o que tem o Corinthians Paranaense. Joguei no Atlético, no Inter e no Cruzeiro, que têm estruturas muito boas, mas passei por outros que não têm esta estrutura toda.
Fiquei parado até dar tudo certo aqui no
Corinthians-PR"
Adriano Gabiru
Aparentando uma humildade franciscana nesta retomada da carreira, Gabiru, que já chegou a defender a seleção e foi campeão pré-olímpico em 2000, só não esconde certa mágoa pela falta de oportunidade no período de quase um ano em que viveu no ostracismo.
- Não apareceu nenhum time, não tive nenhuma oportunidade. Fiquei parado até dar tudo certo aqui no Corinthians Paranaense.
A conquista de um novo espaço começa dentro do Corinthians-PR, pois o jogador não tem sido relacionado para todas as partidas. A velocidade que outrora ficou conhecido também não é mais a mesma, mas ele se diz satisfeito.
- Lógico que não é a mesma coisa que há vinte anos, porque eu corria muito mais. Hoje vou mais pela experiência, pelos atalhos do campo. E trabalhando cada vez mais forte para ajudar o Corinthians.
Neste retorno aos gramados, Gabiru revela algo inusitado que o deixa feliz.
- Agora estou recomeçando tudo de novo. Estou muito feliz de voltar ao campo, de sentir o aroma do vestiário. Você fica parado e não vê nada disso, então agora estou muito feliz. Aqui o grupo é muito jovem, a garotada é muito boa, me tratou muito bem quando eu cheguei e estou muito feliz.
Uma história de indas e vindas
Adriano Gabiru Internacional arquivo (Foto: AP)Momento mais importante da carreira de Gabiru: Ele fez o gol que deu o Mundial para o Inter (Foto: AP)

Adriano Gabiru repete em sua carreira a sina de muitos jogadores que obtiveram status, foram para a Europa, estiveram em equipes vencedoras, levantaram títulos, mas não conseguiram reverter esse histórico em reconhecimento. Atualmente no Corinthians-PR, ele esteve por seis meses no Olympique de Marselha-FRA e voltou para o Atlético-PR.
-Daí eu fui rodando, primeiro fui para o Cruzeiro, emprestado por dois anos. Depois voltei para o Atlético e em seguida acertei com o Internacional, onde fui campeão da Libertadores e do Mundial. Depois passei por Goiás, Figueirense e Sport, já que não considero o tempo no Mixto de Cuiabá como uma passagem.
Fui muito feliz de entrar naquele jogo"
Adiriano Gabiru
Nestas andanças, Gabiru alternou dias de consagração com outros de desconfiança da torcida. Principalmente nos tempos em que vestiu a camisa do Internacional. Alvo constante de vaias da torcida colorada, ele deu a volta por cima no dia mais importante da história do clube gaúcho.
Na final do Mundial Interclubes de 2006, diante do poderoso Barcelona, que dominava a partida, Gabiru entrou no jogo aos 31 minutos da etapa final para marcar o gol que garantiu o cobiçado título.
- Fui muito feliz de entrar naquele jogo, contra aquela que era considerada a maior equipe do mundo, com grandes jogadores. Foi muito importante ter feito aquele gol porque estava sendo muito criticado e vaiado pela torcida.
Esta página heroica, no entanto, não foi suficiente para que o atleta se firmasse entre os titulares do Inter, encerrando logo depois sua passagem pelo clube gaúcho.
- O torcedor do Inter sempre se lembra do gol, e me trata muito bem quando eu vou para lá. Felizmente fiz o gol do título mundial lá e isto vai ficar marcado para mim, para os meus filhos, mas isto aí já é passado e agora e estou jogando aqui e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário