terça-feira, 6 de maio de 2014

Humilde, Erick Silva afirma que ainda não está pronto para top 5 do UFC

Capixaba entende que a evolução é lenta e garante que está no caminho correto para chegar ao topo. Neste sábado, enfrenta o perigoso Matt Brown

Por Rio de Janeiro
65 comentários
Com a idade chegando para alguns dos maiores ídolos do MMA no Brasil, como Anderson Silva, Rodrigo Minotauro e Wanderlei Silva, que admitem se aposentar num futuro próximo, é chegada a hora de surgirem novos nomes para representar o país lá no topo, assim como fazem os campeões José Aldo e Renan Barão. O UFC parece apostar muito em Erick Silva, capixaba de 29 anos que fará neste sábado a luta principal do evento em Cincinnati (EUA), contra o americanoMatt Brown. O brasileiro, que vem de um "Nocaute da noite" contra o japonês Takenori Sato em Jaraguá do Sul-SC, em fevereiro, ocupa a 14ª posição do ranking oficial dos meio-médios (até 77kg), enquanto o adversário é o sétimo. Erick é um emergente da categoria, mas mostra humildade ao dizer que acredita não estar pronto ainda para duelar contra um top 5, bolo ocupado por Robbie Lawler, Rory MacDonald, Tyron Woodley, Carlos Condit e Jake Ellenberger, fora o campeão Johny Hendricks. O momento certo está por vir.
erick silva ufc (Foto: Ivan Raupp)Erick Silva posa após treino na XGym, no Rio de Janeiro (Foto: Ivan Raupp)
- Na verdade nem acompanho muito o ranking. Tenho bastante ciência de que essa categoria é muito movimentada e difícil. O top 15 tem muitos caras bons. Não é que nem outras categorias, onde o top 5 tem caras tops e depois vêm caras mais medianos e tal. Vejo isso. Também vejo que estou caminhando bem com meus treinos. Focado e bem treinado, tenho condição de chegar perto desses atletas. Não vou dizer que estou pronto hoje para lutar contra um top 5. Não estou. Mas tenho certeza que, quando tiver a oportunidade, vou estar pronto. As coisas estão indo devagar e calmamente, mas estão andando. Estou fazendo um belo camp e tenho vários parceiros de treino que estão me ajudando bastante. Isso é o mais importante. É um ajudando o outro. É o espírito de equipe - disse, em entrevista ao Combate.com.
Erick Silva é um lutador agressivo, que costuma buscar sempre o nocaute ou a finalização, assim como Matt Brown, que venceu seus últimos seis combates, cinco deles por nocaute ou nocaute técnico. O capixaba aprovou esse choque e disse esperar um duelo dos mais empolgantes:
- O desempenho do atleta e a forma como ele vende as lutas proporcionam muitas coisas boas. O público gosta de ver a luta, e o UFC gosta de atletas mais explosivos. Eu e o Matt Brown temos estilos bem parecidos. Os dois são explosivos e vão para cima para decidir a luta. O UFC viu que o público vai gostar dessa luta e por isso nos deu essa oportunidade. Eu gostei. Acho que o UFC está apostando mesmo em mim, e agora estou muito mais maduro e experiente. Estou num bom momento, e essa luta não poderia vir numa hora melhor, num evento principal.
Mike Pyle Matt Brown ufc fight night (Foto: Agência Getty Images)Matt Brown será o rival do brasileiro em sua primeira
luta como protagonista de um UFC (Foto: Getty Images)
O estilo de Erick contribuiu para que o UFC lhe desse duas boas oportunidades no passado, contra Jon Fitch e Dong Hyun Kim, mas ele saiu derrotado em ambas. Segundo o "Índio", a história agora é outra, e o jogo planejado para dentro do octógono vai ganhando em inteligência com o passar do tempo. Ele também garantiu estar bem preparado para lutar cinco rounds pela primeira vez na carreira:
- Lógico que (a agressividade) é um estilo meu também, não posso negar nem ir contra o que sempre fiz de bom, mas a gente vai amadurecendo, ganhando mais experiência e enxergando coisas que podem encurtar esse caminho. Posso ganhar uma luta com 30 ou 40 segundos com um golpe bem encaixado, assim como posso ganhar a luta com uma estratégia bem traçada, encaixar a mão no momento certo, botar para baixo, ganhar a posição, estabilizar e deixar o tempo passar. A gente está vendo que é uma luta de cinco rounds. Vai ser a primeira vez que vou lutar cinco rounds, e estou treinando para isso. Antes eu sempre treinava para três rounds. O meu corpo respondeu muito bem.
Erick deve sofrer um assédio considerável por parte dos americanos esta semana. Segundo o próprio, a fama nos EUA tem aumentado bastante nos últimos tempos. Em troca, pretende impressioná-los, mas primeiro a quem está mais próximo:
- Não penso em chocar só os americanos. Mas na verdade não vou para a luta pensando nisso. Primeiro quero uma vitória boa, por mim, pela minha equipe e minha família. Quero provar para quem está próximo de mim que eu consigo. Minha família e minha equipe apostam muitas fichas em mim, e vão poder colher frutos disso. Quero provar que sou capaz. Consequentemente, isso acaba refletindo lá fora. O mundo inteiro vai estar assistindo. O fato de lutar fora vai me projetar ainda mais por lá. Os gringos gostam de mim. Toda vez que vou para a feira que tem em Las Vegas fico impressionado, porque a popularidade vai aumentando a cada ano, e os fãs vão gostando mais. Ano passado, quando eu fui, era quase mais parado do que aqui, onde moro. Gosto disso. Vejo que é um carinho que eles têm e que eles reconhecem. Nunca esperava.
O "UFC: Brown x Silva" será realizado na noite deste sábado em Cincinnati (EUA), a partir das 19h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate. O Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real.
UFC: Brown x Silva
10 de maio de 2014, em Cincinnati (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Matt Brown x Erick Silva
Peso-médio: Costa Philippou x Lorenz Larkin
Peso-leve: Erik Koch x Daron Cruickshank
Peso-meio-médio: Neil Magny x Tim Means
Peso-pesado: Soa Palelei x Ruan Potts
Peso-mosca: Chris Cariaso x Louis Smolka
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Ed Herman x Rafael Sapo
Peso-mosca: Kyoji Horiguchi x Darrell Montague
Peso-meio-médio: Yan Cabral x Zak Cummings
Peso-galo: Eddie Wineland x Johnny Eduardo
Peso-pena: Manny Gamburyan x Nik Lentz
Peso-leve: Justin Salas x Ben Wall
Peso-meio-médio: Anthony Lapsley x Albert Tumenov

Nenhum comentário:

Postar um comentário